Conteúdo verificado

Temporada de furacões do Atlântico 2003

Assuntos Relacionados: Desastres Naturais

Informações de fundo

Crianças SOS têm produzido uma seleção de artigos da Wikipédia para escolas desde 2005. Clique aqui para saber mais sobre apadrinhamento de crianças.

Temporada de furacões do Atlântico 2003
Temporada mapa resumo
Primeira tempestade formada 20 de abril de 2003
Última tempestade se dissipou 11 de dezembro de 2003
Strongest tempestade Isabel - 915 mbar ( hPa) (27,03 inHg), 165 mph (270 km / h)
Total de depressões 21
Total de tempestades 16
Furacões 7
Furacões principais ( Gato. 3+) 3
Total de mortes 92 total de
Os danos totais 4,4 bilhões dólares (2003 USD )
Temporadas de furacões do Atlântico
2001, 2002, 2003, 2004 , 2005

A temporada de furacões no Atlântico de 2003 foi um ativo Atlântico temporada de furacões com atividade tropical antes e depois dos limites oficiais da temporada - a primeira tal ocorrência em 50 anos. A temporada produziu 21 tempestades tropicais , das quais 16 evoluíram para tempestades nomeadas; sete ciclones atingiram o status do furacão, dos quais três atingiram furacão major. Com tempestades dezesseis, a temporada foi amarrado para o sexto mais ativos Temporada de furacões no Atlântico no registro. O mais forte furacão da temporada foi Furacão Isabel, que atingiu Categoria 5 na Saffir-Simpson Hurricane Scale nordeste do Antilhas; Isabel depois golpeou Carolina do Norte como um furacão de categoria 2, causando $ 3,6 bilhões em dano (2003 USD , 4,04 bilhões dólares USD 2007) e um total de 51 mortes em toda a região meio-Atlântico dos Estados Unidos.

A temporada começou com Tempestade Subtropical Ana em 20 de abril de antes do início oficial da temporada; os limites da estação são de 1 de Junho a 30 de novembro, o que convencionalmente delimitar o período de cada ano, quando formam os ciclones tropicais mais na bacia do Atlântico. No início de setembro, Furacão Fabian atingiu Bermudas como um Furacão de categoria 3, onde ele foi o pior furacão desde 1926; na ilha que causou quatro mortes e US $ 300 milhões em danos (2003 USD 336 milhões dólares americanos, 2007 USD). Furacão Juan causou uma destruição considerável para Nova Scotia, particularmente Halifax, como um furacão de categoria 2, o primeiro furacão de força significativa para bater a província desde 1893. Além disso, furacões Claudette e Erika golpeou Texas e Tamaulipas, respectivamente, como um furacão mínimo.

Previsões sazonais

Previsões de atividade tropical na temporada de 2003
Fonte Data Tropical
tempestades
Furacões Major
furacões
CSU Média (1950-2000) 9.6 5,9 2.3
NOAA Média 11 6 2
NOAA 19 de Maio de 2003 11-15 6-9 2-4
CSU 4 de abril de 2003 12 8 3
CSU 30 de maio de 2003 14 8 3
CSU 6 de Agosto de 2003 14 8 3
Atividade real 16 7 3

Outlook pré-temporada

Em 19 de Maio de antes do início da época, Os meteorologistas da NOAA emitiu uma probabilidade de 55% da atividade acima do normal. Os meteorologistas previram 11-15 tempestades tropicais, 6-9 desses furacões se tornando e 2-4 desses furacões atingindo, pelo menos, de categoria 3 na força Escala de Saffir-Simpson Hurricane. A actividade normal acima foi previsto devido à probabilidade de La Niña desenvolvimento na temporada.

Especialista em furacões, observou o Dr. William M. Gray em 04 de abril previu doze tempestades nomeadas, com a força do furacão atingir oito e três dos oito atingindo categoria 3 força. A previsão emitida em 30 de maio foi semelhante, aumentando as tempestades nomeadas para catorze anos. O padrão sinótico da temporada antes da 01 de junho se assemelhava outras temporadas anteriores, com o 1952, 1954, 1964 1966, e 1998 temporadas considerados os melhores análogos para a temporada. A previsão também incluiu uma probabilidade de 68% para uma furacão a terra firme ao longo do Estados Unidos .

Mid-season outlook

Em 6 de agosto de Dr. Gray anunciou que tinha mantido a sua previsão anterior; com um começo ativo da temporada, o resto da temporada foi previsto para ter sido apenas ligeiramente acima da média, devido a um ambiente global menos favorável antecipado através do Oceano Atlântico. Um dia depois, NOAA lançou uma previsão atualizada, bem como, com uma probabilidade de 60% da atividade normal acima, com 12-15 tempestades nomeadas, 7-9 furacões e 3-4 grandes furacões esperados.

Uma temporada normal, tal como definido pela NOAA, tem 6-14 tempestades tropicais, 8/4 dos quais atingem a força do furacão, e 1-3 daqueles atingindo categoria 3 força.

Storms

Abril a julho

Pré-temporada tempestade tropical Ana em 22 de abril

O início oficial da temporada foi no 1 de Junho de 2003 , embora Tempestade Subtropical Ana formado em 20 de Abril, bem antes do início de temporada. Quando Ana transferida para um ciclone tropical no dia seguinte, tornou-se a primeira tempestade tropical do Atlântico registrado no mês de abril. A tempestade causou duas mortes na Flórida do aumento das ondas e correntes de retorno.

Começando na temporada, o Centro Nacional de Furacões começou a emitir previsões de cinco dias, que se estende desde as previsões de três dias emitidas desde 1964. Funcionários realizou testes durante as duas temporadas anteriores, indicando as novas previsões de cinco dias seria tão precisos quanto as previsões de três dias foram 15 anos anterior. Os trópicos estavam ativos e bem à frente de climatologia na parte inicial da temporada, com a sétima depressão tropical formando até o final de julho.

Na primeira semana do início oficial da temporada, uma onda tropical deixou a costa da África, e em 11 de junho desenvolveu-se em depressão tropical Dois; condições desfavoráveis prevaleceu, e dissipada dentro de 24 horas de desenvolvimento.

Até o final de junho, a terceira depressão tropical da temporada desenvolvido perto do Yucatán Peninsula; que seguia para o norte, fortalecendo em Bill tempestade tropical antes de atingir o sul Costa da Louisiana em Junho 30. A tempestade causou chuvas moderadas e um surto tornado em todo o sul dos Estados Unidos, resultando em quatro mortes e US $ 30 milhões em danos (2.003 dólares, 35 milhões dólares de 2007 USD).

Claudette no Texas landfall

Em 08 de julho, uma onda tropical bem organizada no Mar do Caribe organizado em Tempestade tropical Claudette. A sua intensidade oscilou durante a travessia da bacia, atingir o status de furacão antes de se enfraquecer e impressionante península de Yucatán como uma tempestade tropical. Claudette re-intensificou ao status de furacão e atingiu sudeste Texas em 15 de julho, causando um total de três mortes, uma das quais directamente, e US $ 180 milhões em danos (2003 USD, $ 200,000,000 2,007 USD).

Furacão Danny formado em 16 de julho de uma onda tropical bem a leste de Bermuda . Isso fortaleceu enquanto o rastreamento em torno de um anticiclone, eo status de furacão atingiu mais ao norte do que qualquer outro ciclone tropical do Atlântico, em julho. Ele virou-se para o leste e se dissipou sem afetar terras.

A depressão tropical Seis desenvolvido em 19 de julho no Oceano Atlântico tropical, e foi inicialmente prevista para atingir o status de furacão. No entanto, ele rastreou rapidamente para o oeste, e degenerou em uma onda tropical aberto em 21 de julho perto da Pequenas Antilhas.

A onda tropical que gerou a depressão tropical anterior desenvolveu uma área de convecção mais ao norte, que organizou a depressão tropical Sete no 25 de julho ao largo da costa da Flórida. Ele não conseguiu desenvolver, e fez a terra firme em Georgia como uma depressão tropical antes de se dissipar em 27 de julho.

Agosto

Furacão Fabian perto Bermuda

Depois de uma curta pausa na atividade, uma perturbação tropical para o oeste em movimento organizado perto de Florida e desenvolvido em Tempestade tropical Erika no Golfo do México em 14 de agosto Ele continuou rapidamente em todo o corpo de água, e fez a terra firme no estado mexicano de Tamaulipas como um furacão em Agosto 17. O furacão causou duas mortes por afogamento água da enchente no México, bem como pequenos danos no sul do Texas.

A depressão tropical Nove formado em 21 de agosto no Mar do Caribe Oriental a partir de uma onda tropical. Apesar das previsões de que a intensificação de uma tempestade tropical forte, ele não conseguiu fortalecer devido à forte cisalhamento do vento, e em 22 de agosto a depressão se dissipou.

Furacão Fabian desenvolvido a partir de uma onda tropical em 27 de agosto no Oceano Atlântico tropical. Acompanhando a oeste-noroeste, em torno do alta subtropical, ele encontrou condições favoráveis, e progressivamente intensificada para alcançar ventos máximos de 145 mph (230 km / h) em Setembro 1. Fabian virou-se para o norte e gradualmente enfraquecido, passando a oeste de Bermuda em 05 de setembro como um grande furacão. Em 08 de setembro, tornou-se um ciclone extratropical depois de causar quatro mortes e US $ 300 milhões (2003 USD 336 milhões dólares americanos, 2007 USD) nos danos em Bermuda; lá, ele foi considerado o pior furacão em quase 80 anos. Em outros lugares, ondas fortes do furacão matou um surfista em Carolina do Norte e três pescadores fora Terra Nova.

Uma perturbação tropical organizado em Graça tempestade tropical no Golfo do México em 30 ago; com uma vizinha de nível superior baixo causando erosão do vento desfavorável, a tempestade não conseguiu organizar de forma significativa, e moveu-se em terra ao longo Texas. A tempestade caiu chuvas moderadas em grande parte do sul dos Estados Unidos.

Setembro

Henri, Fabian, e Isabel em 7 de Setembro

A tempestade tropical Henri formado no Golfo do México em 03 de setembro, e cruzou região central da Flórida, sem causar danos significativos ou inundações. Em 08 de setembro, ele degenerou em uma área de baixa pressão remanescente, que caíram chuvas fortes no Estados Mid-Atlantic. Inundações a partir de restos da tempestade causou cerca de 19.600 mil dólares em danos (2003 USD, 22 milhões dólares USD 2007), que foi agravada pelos efeitos do furacão Isabel, uma semana depois.

Uma onda tropical gerou Furacão Isabel em 06 de setembro no Oceano Atlântico tropical. Encontrando condições favoráveis, ele se intensificado gradualmente enquanto o rastreamento geralmente a oeste-noroeste, e em 11 de setembro Isabel atingiu ventos máximos de 165 mph (270 km / h), a mais forte tempestade da temporada. Depois de flutuação de intensidade para os subsequentes quatro dias, ele enfraqueceu e atingiu Carolina do Norte como um furacão de categoria 2 na escala de furacões de Saffir-Simpson. Através de Costa Leste dos Estados Unidos, Isabel causou um total de 51 mortes e US $ 3,6 bilhões em dano (2003 dólares, 4,04 bilhões dólar 2.007 USD).

Breve Depressão tropical Catorze formada sobre 08 de setembro ao largo da costa da África. Um de nível superior baixo dificultado o seu desenvolvimento e mudou seu movimento para o norte-noroeste, e em 10 de setembro a depressão dissipada depois de passar perto das Cabo Verde ilhas.

Em 24 de setembro uma depressão tropical desenvolvido ao sudeste de Bermuda, e enquanto o rastreamento norte-lo rapidamente intensificou a tornar-se Furacão Juan. Juan manteve a sua força como ele acelerou em direção ao norte, e em 29 de setembro golpeou Halifax, Nova Escócia, com ventos de 100 mph (160 km / h). O furacão causou um total de 8 mortes, bem como US $ 150 milhões em danos (2003 USD 2007 USD 170 milhões dólar). Foi considerado um dos piores furacões no registro moderno em Halifax.

Uma onda tropical gerou uma depressão tropical em 25 de Setembro, que acompanhou northwestward antes de virar para o nordeste e tornando-se Furacão Kate. O furacão, em seguida, virou-se bruscamente para o oeste, atingindo Status grande furacão antes de se virar para o norte e tornando-se extratropical em Outubro 7. Ele não teve um efeito significativo sobre a terra.

Outubro a dezembro

Tempestade Tropical Pedro perto pico de intensidade

Um tempestade extratropical formado na Baía de Campeche em 30 de setembro e permanecendo quase estacionário que a transição para A tempestade tropical Larry por Outubro 1. A tempestade afastou o sul, atingindo ventos máximos de 65 mph (100 mph) antes de passar em terra ao longo do estado mexicano de Tabasco. Larry causou cinco mortes no México, assim como fortes chuvas e deslizamentos de terra.

Em 10 de outubro, uma perturbação tropical organizado em A tempestade tropical Mindy ao largo da costa nordeste da República Dominicana . Após mover-se para noroeste, ele virou-se bruscamente para o leste e dissipou-se em 14 de outubro, depois de cair mais cedo luz para chuva moderada em toda a Grandes Antilhas.

A tempestade tropical Nicholas desenvolvido a partir de uma onda tropical em 13 de outubro no Oceano Atlântico tropical. A tempestade fortaleceu a intensidade quase de furacão antes de se enfraquecer enquanto liga o norte e depois para o noroeste. Em 24 de outubro de Nicholas transferida para um extratropical baixa, o que, depois de executar um loop anticyclonic, serpenteava de forma irregular antes de ser absorvido por uma baixa não-tropical ao sudoeste de Bermuda em 01 de novembro.

No início de novembro, o sistema que absorveu Nicholas rastreados para o oeste através do Oceano Atlântico, quase tornando-se um ciclone subtropical antes de cruzar a Flórida e se dissipando em Novembro 5. A temporada terminou oficialmente em 30 de novembro de 2003 , embora a tempestade tropical Odette formado em 04 de dezembro para o noroeste da Colômbia a partir de uma perturbação tropical; tornou-se a segunda tempestade tropical dezembro no registro para formar no mar do Caribe, depois de um furacão em 1822.

A tempestade final da temporada, Tempestade Tropical Pedro, formado em 07 de dezembro, no leste do Oceano Atlântico. Fortaleceu a um status quase furacão, mas rapidamente enfraquecido devido ao aumento da erosão do vento e dissipou-se em 11 de dezembro.

Impacto e registros

Inundação do furacão Isabel

Sem ciclones na temporada teve um impacto significativo na América do Sul ou da América Central . No entanto, um total de oito ciclones feita a terra firme o México a partir de qualquer Atlântico ou no Oceano Pacífico, que foi o maior total desde o recorde de nove 1971. Um total de sete mortes ocorreram no México a partir de furacões no Atlântico. Grande parte do Caribe deixou de receber impacto significativo de ciclones tropicais durante a temporada. No entanto, a tempestade tropical Odette causou oito mortes diretas, bem como duas mortes indiretas, quando ele cruzou a República Dominicana em dezembro. A tempestade danificou ou destruiu mais de 1.000 casas, e danos pesados foi relatado para a cultura da banana.

Seis ciclones tropicais atingiu a costa ao longo da costa do Estados Unidos durante a temporada, incluindo dois furacões. O primeiro, Claudette, causou danos pesados em localmente sudeste do Texas, em julho; dois óbitos foram notificados no estado, enquanto no início da sua duração causou uma morte indireta de ondas fortes na Flórida. Em setembro, Furacão Isabel causou mortes e danos da Carolina do Norte, passando pelo sul do Canadá. O pior dano do furacão ocorreu em Virginia, onde ele foi o desastre mais caro na história do estado; lá, danos totalizou 1,85 bilhões dólar (USD 2,003, 2,08 bilhões dólares USD 2,007), e houve 32 mortes, dez das quais causadas diretamente pelo furacão. Furacão Isabel causou mortes em sete estados e uma província canadense, e cerca de 6 milhões de pessoas ficaram sem energia elétrica como resultado da tempestade.

Danos do furacão Fabian

Vários ciclones impactado Bermuda durante a temporada, mais significativamente Furacão Fabian. Na ilha, a sua passagem provou ser o mais caro e resultou na primeira morte desde um furacão em 1926. O furacão matou quatro na ilha quando suas ondas fortes e maré de tempestade lavados dois carros off a calçada entre Freguesia de São Jorge e Ilha de St. David. Os danos causados pelo furacão totalizaram US $ 300 milhões (USD 2.003, 2.007 USD 336 milhões dólares). Em outros lugares, Furacão Juan foi considerado entre os mais prejudiciais na história da Halifax, Nova Escócia, onde os ventos fortes derrubaram milhares de árvores e deixaram áreas baixas inundadas de um aumento recorde de tempestade para a cidade. O furacão causou um total de oito mortes e danos estimados em US $ 200 milhões (2003 CAD, $ 150.000.000 2003 USD, $ 170,000,000 2,007 USD).

A temporada é um dos apenas quatro com uma tempestade antes e depois dos limites oficiais da temporada; os outros são 1887, 1953, e 2007. Quando Tempestade Tropical Pedro formada sobre 07 de dezembro, a temporada se tornou o segundo no registro com duas tempestades dezembro. A temporada foi amarrado para o sexto mais ativo no registro, por trás do 2005 , 1933, 1995, 1887, e 1.969 estações, e empatado com o 1936 temporada.

Temporada impacto

2003 Estatísticas do furacão do Atlântico
Tempestade
nome
Datas ativos Tempestade categoria

a intensidade de pico

Max
vento

(Mph)

Min.
imprensa.
( mbar)
Landfall (s) Dano
(milhões
USD )
Mortes
Onde Quando Vento

(Mph)

Ana Abril 20 24 de abril Tempestade tropical 60 994 nenhum 0 2
Dois 11- junho 12 de junho Depressão tropical 35 1008 nenhum 0 0
Projeto de lei 28 de junho- 02 de julho Tempestade tropical 60 997 Terrebonne Parish, Louisiana 30 de junho 60 50.5 4
Claudette Julho 8- 17 de julho Furacão de categoria 1 90 979 Puerto Morelos, Quintana Roo 11 de julho 50 181 1 (2)
Matagorda Island, Texas 15 de julho 90
Danny Julho 16 21 de julho Furacão de categoria 1 75 1000 nenhum 0 0
Seis 19- julho 21 de julho Depressão tropical 35 1010 nenhum 0 0
Sete 25- julho 27 de julho Depressão tropical 35 1016 St. Catherines Island, Georgia 26 de julho 30 0 0
Erika 14- agosto 17 de agosto Furacão de categoria 1 75 986 Do nordeste Tamaulipas 16 de agosto 75 .01+ 2
Nove 21- agosto 22 de agosto Depressão tropical 35 1007 nenhum 0,02 0
Fabiano 27- agosto 08 de setembro Furacão da categoria 4 145 939 Bermuda (batida direta, sem a terra firme) 05 de setembro 115 300 8
Graça Agosto de 30 02 de setembro Tempestade tropical 40 1007 Galveston Island, Texas 31 de agosto 40 .1 0
Henri Setembro 3- 08 de setembro Tempestade tropical 60 997 Clearwater, Florida 06 de setembro 35 20,6 0
Isabel 6- setembro 19 de setembro Furacão de categoria 5 165 915 Tambor Inlet, Carolina Do Norte 18 de setembro 105 3600 16 (34)
Catorze 8- setembro 10 de setembro Depressão tropical 35 1007 nenhum 0 0
Juan Setembro 24 29 de setembro Furacão de categoria 2 105 969 próximo Halifax, Nova Scotia 29 de setembro 100 150 4 (4)
Kate 25 Setembro- 07 de outubro Furacão da categoria 3 130 952 nenhum 0 0
Larry 1- outubro 06 de outubro Tempestade tropical 65 993 próximo Paraíso, Tabasco 05 de outubro 60 53,6 5
Mindy Outubro 10 14 de outubro Tempestade tropical 45 1002 nenhum .05 0
Nicholas 13- outubro 23 de outubro Tempestade tropical 70 990 nenhum 0 0
Odette Dezembro 4- 07 de dezembro Tempestade tropical 65 993 Sul República Dominicana 06 de dezembro 60 8 8 (2)
Peter 7- dezembro 11 de dezembro Tempestade tropical 70 990 nenhum 0 0
Agregados temporada
21 ciclones 21- abril 11 de dezembro 165 915 12 landfalls 4400 48 (44)

Nomes de tempestade

Os seguintes nomes foram usados para tempestades que se formaram no Atlântico norte em 2003. Os nomes não aposentados a partir dessa lista será usada novamente no Temporada 2009. Este é o mesmo utilizado para a lista Temporada de 1997. Tempestades foram nomeados Larry, Mindy, Nicholas, Odette, Peter e pela primeira vez em 2003. Os nomes que não foram atribuídas são marcadas em cinza.

  • Ana
  • Projeto de lei
  • Claudette
  • Danny
  • Erika
  • Fabiano
  • Graça
  • Henri
  • Isabel
  • Juan
  • Kate
  • Larry
  • Mindy
  • Nicholas
  • Odette
  • Peter
  • Rose (não utilizado)
  • Sam (não utilizado)
  • Teresa (não utilizado)
  • Victor (não utilizado)
  • Wanda (não utilizado)

Aposentadoria

O Organização Meteorológica Mundial aposentou três nomes na primavera de 2004: Fabian, Isabel e Juan. Serão substituídos na Temporada 2009 por Fred, Ida, e Joaquin respectivamente.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=2003_Atlantic_hurricane_season&oldid=201740731 "