Futebol australiano
Informações de fundo
Crianças SOS oferecem um download completo desta seleção para as escolas para uso em escolas intranets. Todas as crianças disponíveis para apadrinhamento de crianças de Crianças SOS são cuidadas em uma casa de família pela caridade. Leia mais ...
A bola-up em um jogo entre Essendon e Hawthorn durante o 2007 temporada AFL. | |
Maior corpo diretivo | AFL Comissão |
---|---|
Apelido (s) | Futebol, footy, Aussie rules |
Primeiro jogado | 1859 em Melbourne , Austrália |
Jogadores registrados | 693.052 (total) (2008) 130.000 (adulto) (2007) |
Clubes | 2659 |
Características | |
Contato | Contacto total |
Membros da equipe | 22 (18 onfield) |
Gênero misto | Solteiro (a nível de altos) |
Categorização | Ao ar livre |
Equipamento | Futebol |
Olímpico | Esporte de demonstração, Jogos Olímpicos de Melbourne 1956 |
Futebol Australiano, oficialmente conhecido como o futebol australiano, também chamado de futebol, footy ou Aussie regras (e em algumas regiões é comercializado como AFL, após a Australian Football League, o único totalmente profissional campeonato de futebol australiano) é um esporte jogado entre duas equipes de 18 jogadores no campo de cada um Campo de futebol australiano, um modificados campo de críquete ou similar tamanho recinto desportivo.
O objetivo do jogo é mover a bola downfield e chutar a bola para o objetivo da equipe. A principal forma de marcar pontos é por chutar a bola entre os dois postes altos. A equipe com a pontuação mais elevada no final do jogo ganha a menos que qualquer um desenhar está declarado ou um tie-break é usado.
Durante a reprodução geral, os jogadores podem posicionar-se em qualquer lugar no campo e usar qualquer parte de seus corpos para mover a bola. Os principais métodos são chutando, handballing e correr com a bola. Existem regras sobre como a bola pode ser tratada: por exemplo, os jogadores correndo com a bola deve intermitentemente saltar ou tocá-lo no chão. Jogando a bola não é permitido e os jogadores não devem ficar presos segurando a bola. A posse da bola está em disputa em todos os momentos, exceto quando um chute ou marca livre é pago. Uma característica distintiva do jogo é o marca, onde os jogadores em qualquer lugar do campo que pegar uma bola de um tiro (com condições específicas) são concedidos posse. Futebol australiano é um esporte de contato, no qual os jogadores podem atacar usando as mãos ou usar todo o seu corpo para obstruir adversários. Contato físico perigoso (como empurrando um adversário na parte de trás), a interferência quando marcar e deliberadamente retardando o jogo estão desanimados com pontapés livres, penalidades distância ou suspensão por um certo número de jogos, em função da gravidade da infracção. Concursos físicos freqüentes, espetacular marcação, movimento rápido de ambos os jogadores e da bola e alta pontuação são os principais atributos do jogo.
Detalhes da As origens do jogo na Austrália são obscuros e ainda o assunto de muito debate. Futebol australiano tornou-se organizado em Melbourne maio 1859, quando a primeira leis do jogo foram publicadas pela Melbourne Football Club.
Futebol australiano é o principal esporte de participação e espectador na Austrália. O esporte também é jogado em nível amador em muitos países e em diversas variações.
A mais prestigiada competição é a Australian Football League (AFL), culminando na anual AFL Grand Final, atualmente o evento championship clube participou mais alta no mundo. O regras do futebol australiano são regidas pelo Comissão AFL com o conselho do Estatuto Social da AFL do Comitê de jogo.
Leis do jogo
Campo
Tanto a bola eo campo de jogo são de forma elíptica. Não mais do que 18 jogadores de cada equipe estão autorizados a estar em campo a qualquer momento.
Até quatro interbancárias (reserva) jogadores podem ser trocados para aqueles no campo a qualquer momento durante o jogo. Em Regras australianas terminologia, esses jogadores esperar para substituição "no banco" -uma área com uma fileira de assentos na linha lateral. Os jogadores devem trocar através de um intercâmbio "gate" designado com penalidades rígidas para muitos jogadores de um lado no campo. Além disso, algumas ligas como a AFL têm cada equipa designar um jogador como um substituto que pode ser usado para fazer uma única troca permanente dos jogadores durante um jogo.
Não há regra de impedimento nem existem definir posições nas regras; ao contrário de muitas outras formas de futebol, jogadores de ambas as equipes podem se dispersar por todo o campo antes do início do jogo. No entanto, uma estrutura típica no campo consiste em seis para a frente, seis defensores ou "backmen" e seis meio-campistas, geralmente dois alas, uma centro e três seguidores, incluindo um ruckman, ruck-rover e rover. Apenas quatro jogadores de cada equipe são permitidos dentro da praça central (50 metros (55 km)) em cada salto centro, que ocorre no início de cada trimestre, e para reiniciar o jogo depois de um gol é marcado. Há também outras regras relativas a posições dos jogadores permitidos durante o set execuções (que é depois de uma marca ou livre) e durante kick-ins após a marcação de um para trás.
Duração jogo
Um jogo consiste de quatro quartos e um cronometrista oficia a sua duração. Quarters estão a 20 minutos de duração a nível profissional. O relógio pára se uma equipa marca, a bola estiver fora de jogo ou a critério do árbitro. O árbitro sinaliza tempo-off para parar o relógio, por várias razões, tais como o jogador de posse a ser abordados no chão e de liderança a desempenhar estagnada como nenhum lado pode recuperar a bola. Tempo é retomada quando o árbitro assinala-time diante. O relógio oficial do jogo só é conhecido no campo pelos cronometristas. Tempo oficial do jogo não é exibido para os jogadores ou o público; o único conhecimento que têm do tempo é quando as sirenes soam para marcar o início eo fim de cada trimestre. Tempo oficial pode ser aproximada por emissoras para apresentar para o público de televisão. Equipes trocam de lado no final de cada trimestre.
Jogo Geral
Os jogos são presidida pelo árbitros. Futebol australiano começa após a primeira sirene, o árbitro bate a bola no chão (ou lança-o no ar, se a condição do solo é fraco), e os dois ruckmen (normalmente os jogadores mais altos de cada equipe), batalha para a bola no ar em seu caminho de volta para baixo. Isto é conhecido como a bola-se. Certas disputas durante o jogo também pode ser resolvido com uma bola-up a partir do ponto de discórdia. Se a bola nunca sai de campo (para além da linha de fronteira oval em torno da borda do campo), um árbitro de fronteira vai ficar de costas para o campo interno e devolver a bola em jogo com um lançamento de linha lateral, uma alta trás atirar de volta para o campo de jogo.
A bola pode ser movido em qualquer direcção por meio de um pé, mão fechada (chamada handball ou handpass) ou mão-aberta da torneira, mas ele não pode ser jogado em qualquer circunstância. Uma vez que um jogador tem a posse da bola, ele deve descartá-lo por qualquer chutando ou handballing-lo. Qualquer outro método de eliminação é ilegal e irá resultar em um tiro livre para a equipe adversária. Isso geralmente é chamado de "descarte incorreto", "deixar cair a bola" ou "jogar". Se a bola não se encontra na posse de um jogador que pode ser deslocada em com qualquer parte do corpo.
Um jogador pode executar com a bola, mas ele deve ser saltado ou tocou no chão, pelo menos uma vez a cada 15 metros. Jogadores oposição pode colisão ou combater o jogador obter a bola e, quando abordados, o jogador deve descartar a bola de forma limpa ou o risco de ser penalizado por segurando a bola. O portador da bola só pode ser combatida entre os ombros e joelhos. Se o jogador oposição vigorosamente contatos um jogador nas costas enquanto performing um tackle, o jogador oposição será penalizado por um empurrar nas costas. Se a oposição ataca o jogador com posse abaixo dos joelhos (a baixo tackle ou uma viagem) ou acima dos ombros (a alta tackle), a equipe com a posse da bola recebe um livre indireto.
Se um jogador tem a posse da bola, que viajou mais de 15 metros (16 yd) de um pontapé de outro jogador, por meio de um prendedor, afirma-se como um marca (o que significa que o jogo pára enquanto ele se prepara para lançar a partir do ponto em que ele marcou). Como alternativa, ele pode optar por "jogar on": perdendo o conjunto baleado na esperança de pressionar uma vantagem para sua equipe (em vez de permitir a oposição para reposicionar enquanto ele se prepara para o pontapé-livre). Uma vez que um jogador tenha escolhido para jogar, reprodução normal será retomada eo jogador que levou a marca é novamente capaz de ser combatida.
Existem diferentes estilos de chutar, dependendo de como a bola é segurado na mão. O estilo mais comum de visto chutando no jogo de hoje, principalmente por causa de sua precisão superior, é o gota punt, onde a bola cair das mãos para baixo, quase até o chão, para ser chutado para que a bola gira em uma extremidade oposta sobre o movimento final à medida que viaja através do ar. Outros chutes comumente usados são o Punt torpedo (também conhecido como a espiral, tambor, ou Punt parafuso), em que a bola é realizada mais plana em ângulo em todo o corpo, o que faz com que a bola de rotação em torno do seu eixo mais longo no ar, o que resulta em uma maior distância (semelhante ao movimento tradicional de um Punt futebol americano), ea punt checkside ou "banana", chutou através da bola na parte externa do pé é usado para curvar a bola (para a direita, se expulso do pé direito) para as metas que estão em um ângulo. Há também a "pressão", que é quase a mesma como um pontapé checkside, excepto que é expulso do interior do pé e curvas na direcção oposta. Também é possível chutar a bola para que ele salta ao longo do chão. Isto é conhecido como um "enxada". Grubbers pode saltar em linha reta ou uma curva para a esquerda ou para a direita.
Além de pontapés livres, marcas ou quando a bola está na posse de um árbitro por uma bola para cima ou para jogar, a bola está sempre em disputa e qualquer jogador de qualquer lado pode tomar posse de bola.
Scoring
A meta, no valor de 6 pontos, é marcado quando a bola é propulsionado dentro das balizas em qualquer altura (incluindo acima da altura dos posts) por meio de um chute da equipe atacante. Pode voar através "em abundância" (sem tocar o chão) ou saltar através, mas não deve ter sido tocado, no caminho, por qualquer jogador de qualquer equipe. A meta não pode ser marcado a partir do pé de uma oposição (defesa) jogador.
A atrás, vale 1 ponto, é marcado quando a bola passa entre um poste e um posto atrás, em qualquer altura, ou se a bola bate um cargo do objetivo, ou se qualquer jogador envia a bola entre os postes da baliza por tocá-lo com qualquer parte do corpo que não seja a pé. Um trás também é concedido à equipe atacante se a bola toca qualquer parte de um jogador da oposição, incluindo o pé, antes de passar entre os postes da baliza. Quando um jogador deliberadamente oposição obteve uma média de trás para a equipa atacante (em geral, como um último recurso, por causa do risco de sua pontuação um objetivo), este é considerado um apressado para trás. Antes do início da temporada de 2009, não havia nenhuma penalidade adicional imposta por correndo um atrás, em comparação com qualquer outro para trás. No entanto, para o início da temporada de 2009 foi anunciada uma nova regra de atribuição de um livre indireto contra qualquer jogador que deliberadamente corre atrás de um.
O objetivo árbitro sinaliza um gol com as duas mãos levantadas na altura do cotovelo, um atrás com uma mão, e em seguida, confirma o sinal com o outro árbitro meta agitando bandeiras acima de sua cabeça.
A equipe que marcar mais pontos no final do jogo ganha o jogo. Se as pontuações estão empatados em pontos no final do jogo, então o jogo é um empate; tempo extra aplica-se apenas durante jogos da fase final em algumas competições.
Como um exemplo de um relatório de pontuação, considere um jogo entre Collingwood e St Kilda. A pontuação de Collingwood de 16 gols e 12 traseiros equivale a 108 pontos. A pontuação de St Kilda de 7 gols e 10 traseiros equivale a um registro 52 ponto. Collingwood ganha o jogo por uma margem de 56 pontos. Tal resultado seria escrito como:
- " Collingwood 16,12 (108) derrotado St Kilda 7.10 (52). "
E disse:
- "Collingwood, 1612, cento e oito, derrotou St Kilda 7-10, cinquenta e dois".
Além disso, pode-se dizer que:
- "Collingwood derrotado St Kilda por cinqüenta e seis pontos".
A equipa da casa normalmente é listado em primeiro lugar e visitar o lado está listado segundo. O placar está escrito no que respeita à equipa da casa.
Por exemplo, Port Adelaide venceu em semanas sucessivas, uma vez que a equipa da casa e uma vez que o lado visitar. Estes seriam escrito assim:
- " Port Adelaide 23,20 (158) derrotado Essendon 8,14 (62). "
- " Costa Ocidental 17,13 (115) derrotado por Port Adelaide 18,10 (118). "
Estrutura e concursos
A temporada de futebol, propriamente dita, é de março a agosto (início do outono para o inverno atrasado na Austrália) com finais sendo realizadas em setembro e outubro. Nos trópicos , o jogo é às vezes tocada no estação das chuvas (outubro a março). Concursos de pré-temporada em sul da Austrália geralmente começam no final de fevereiro.
O AFL é reconhecido pela Australian Sports Comissão como sendo a Organização Nacional Sporting para o futebol australiano. Há também sete organizações baseadas em território estadual / na Austrália, a maioria dos quais estão agora quer sejam de propriedade ou afiliados à AFL.
A maioria destes prender competições de clubes semi-profissionais anuais, enquanto os outros supervisionar mais de uma liga. Organizações e competições semi-profissionais ou amadores locais muitas vezes são filiados às suas organizações estatais.
O AFL é a de facto órgão directivo do mundo para o futebol australiano. Há também uma série de organizações filiadas que rege clubes amadores e competições ao redor do mundo.
Para competições regras clube quase todos australianos o objetivo é ganhar a Premiership. A Premiership é sempre decidido por uma série final. As equipas que ocupam os mais altos cargos na escada jogar fora em um "semi-knockout" séries finais. Desde a década de 1930 a série final foi geralmente contestadas pelos quatro melhores equipes (3 contra 4 (Primeira semifinal); primeiro contra 2 (Segunda semifinal); vencedor do Primeiro contra o perdedor de segunda (último Preliminar), o vencedor do segundo lugar contra o vencedor de jogo preliminar no Grand Final para o premiership). Muitas ligas têm adotado uma série final envolvendo cinco, seis ou oito equipes com uma variedade de métodos usados para determinar o vencedor. O Sistema finais AFL é contestada pelas oito melhores equipes.
Ao contrário de muitos associação de futebol competições há geralmente não "liga" separado e troféus "cálice". A equipa terminando em primeiro lugar sobre a escada é muitas vezes referido como um "primeiro menor", embora este tem pouca ou nenhuma importância. No AFL, esta é a McClelland Trophy e é considerado um prêmio de consolação. A equipa que termina na parte inferior da escada no final da estação recebe o " colher de pau ".
É incomum para promoção e despromoção de ocorrer em competições de nível estadual futebol australiano, embora seja comum entre ligas suburbanas (como o Eastern Football League e Amateur Victorian Football Association em Melbourne).
História
Origins
Prova tão cedo quanto 1841, não está documentada de "foot-ball" que está sendo jogado na região metropolitana e país Victoria, bem como menção de partidas antecipadas em Adelaide (1843) e do sul Terra de Van Diemen (Tasmânia). Enquanto as regras exatas que está sendo jogado nestas partidas são desconhecidas podem ter semelhanças e influências compartilhada.
Em 1858 Jogos de futebol de escolas públicas inglesas começaram a ser jogado em Melbourne e distritos circunvizinhos. O primeiro tal conhecido jogo foi jogado em 15 de junho de 1858 entre Scotch College e Melbourne Grammar School no St Kilda costa.
Uma carta por Tom Wills foi publicado em A vida de Bell no Victoria & Sporting Chronicle em 10 de Julho de 1858, apelando a uma "club foot-ball", ou algum outro "jogo atlético", com um "código de leis" para manter os jogadores de críquete ajuste durante o inverno. Esta carta é considerado por muitos historiadores como sendo um catalisador para o desenvolvimento de um novo código de futebol em 1859, hoje conhecido como o futebol australiano.
Em 31 de julho, um jogo de knock-a-bout em Yarra Park foi jogado entre um "St Kilda equipe do zero "e" Melbourne equipe do zero ". As árvores foram usadas para balizas e não havia limites eo jogo durou de 13:00 até o anoitecer. Não havia regras e brigas freqüentemente estourou. Melbourne sendo uma cidade relativamente jovem, a maioria dos primeiros jogadores eram migrantes e os meios de comunicação da época observou que os participantes de cada nacionalidade jogou o jogo à sua maneira distinta: o Inglês jogado de uma forma que se assemelhava futebol de rugby , os escoceses jogaram de forma imprudente, e os irlandeses jogado de uma forma que assemelhava-se o esporte irlandês de Futebol gaélico. Como os galeses jogado é desconhecida.
Outro marco significativo no desenvolvimento do esporte foi um jogo entre Melbourne Grammar School e Scotch College, que começou no dia 07 de agosto de 1858 em Richmond Park, foi arbitradas por Wills e Macadam, e que envolveu também diretor Scotch Colégio Thomas H. Smith. Um segundo dia de jogo teve lugar no dia 21 de agosto e uma terceira, e última, dia 4 de Setembro. Enquanto as regras completos que foram utilizados é desconhecida, alguns detalhes do jogo sobreviveram. Ele foi tocada com uma bola redonda, a distância entre as metas foi de aproximadamente metade de uma milha (cerca de quatro vezes mais longa do que a moderna Melbourne Cricket Ground jogando superfície), havia 40 jogadores de cada lado e um gol cada lado foi marcado com o jogo a ser declarado um empate. As duas escolas competiram anualmente desde então para o Cordner-Eggleston Cup.
Primeiras regras
As regras Melbourne Football Club de 1859 são o mais antigo conjunto sobrevivente de leis para o futebol australiano. O dez regras simples foram elaboradas em 17 de maio, em uma reunião foi presidida por Wills e estiveram presentes jornalistas WJ Hammersley e JB Thompson. Contas das pessoas diretamente envolvidas diferem. Algumas fontes afirmam que Thomas H. Smith, Alex Bruce e ou HCA Harrison também estavam presentes. A reunião foi realizada no Parade Hotel, East Melbourne hospedado pelo proprietário e membro Melbourne Cricket Club Jerry Bryant. O publicano era um amigo de Tom Wills com um interesse pessoal na introdução de futebol para escolas de Melbourne. Bryant tinha desempenhado um papel na organização de jogos de futebol no início de Richmond Park nas proximidades e seu filho foi um dos primeiros jogadores. As regras foram assinados por Tom Wills, William Hammersley, J. Sewell, JB Thompson, Alex Bruce, T. Butterworth e Thomas H. Smith. É importante ressaltar que as regras foram amplamente divulgados e distribuídos.
Concorrência no início de Victoria
Em 1859, vários novos clubes de futebol formado incluindo o Castlemaine Football Club, Geelong Football Club (que Wills ajudou com a forma) e do Melbourne University Football Club. Enquanto muitas partidas pontuais são registrados para ter ocorrido entre várias equipes de primeiros subúrbios e país de Melbourne Victoria (como a Ballarat e Geelong competições), nos primeiros dias, muitos ainda não tinha formado clubes em competição regular.
O primeiro troféu nunca para de futebol australiano, o 1861 Challenge Cup, foi ganho em 1862 sob as regras de Melbourne University por mais de Melbourne. A competição continuou até a década de 1860 com a adição de outras equipes de subúrbios de Melbourne. Duas outras competições, o South Yarra Challenge Cup (que tinha evoluído a partir dos Jogos Caledônia) e "Second Vinte" foram realizadas na década de 1860 e 1870.
Algumas regras rivais, eventualmente, deu lugar a uma aceitação das regras de Melbourne. Em 1860, o Football Club Melbourne reformulado suas regras após a entrada de vários outros clubes. O requisito para devolver a bola durante a execução foi introduzido em uma reformulação significativa das regras de Melbourne em 1866 por HCA Harrison e suas regras comitê para satisfazer próprio conjunto de regras muito diferentes de Football Club a Geelong. Atrás de mensagens, introduzidas neste momento, são também acreditava ter vindo diretamente das regras de Geelong. As novas regras se tornaram conhecidos como as regras vitorianos, que se tornou mais amplamente adotadas. Em 1869, um limite de tempo de 100 minutos foi introduzido para o jogo pela primeira vez. Anterior a esta, vencedores foram decididas em um número de maneiras, mas é mais comum que o primeiro lado para chutar dois objectivos.
A relação com cricket veio principalmente de co-existência e muitos dos fundadores do futebol eram os jogadores de críquete. Como resultado, o esporte compartilha algumas terminologias (ou seja, "árbitros" e "limite"). No entanto as autoridades de críquete inicialmente não permitir que o futebol a ser jogado em suas terras e nos primeiros anos de futebol foi jogado principalmente em parques. O primeiro jogo de futebol disputado no Melbourne Cricket Ground (MCG) não foi até 1876. autoridades Cricket logo viu a oportunidade de capitalizar sobre o rápido crescimento do futebol australiano, no entanto, e em breve a maioria de terras em Victoria foram expandidos para acomodar a dupla finalidade, uma situação que continua até hoje .
Partidas de futebol entre 1859 e 1899 foram jogados em um formato de 20-por-lado.
Se espalhar para outras colônias
Aos poucos, no início como "regras Melbourne" do conhecido jogo tornou-se "regras vitorianos" e depois "Australian Rules" ou "regras Australásia" raízes adquiridas em outras colônias Australásia, começando com Austrália do Sul (1860), Tasmania (1864), Queensland (1866), e Nova Zelândia (1871). Em 1877, o primeiro do esporte órgãos sociais, a South Australian Football Association ea Associação de Futebol Victorian foram formados em 30 de Abril e 17 de Maio, respectivamente. O jogo começou a ser jogado em Nova Gales do Sul em 1877, em Austrália Ocidental em 1881 (durante o 1880, homens jovens enviados para a escola em Adelaide trouxe o jogo em casa quando tinha terminado a sua educação, mais veio dos estados do leste mais tarde na corrida do ouro WA) eo Australian Capital Territory em 1911. Em 1916, o jogo foi jogado pela primeira vez no Território do Norte, estabelecendo uma presença permanente em toda a Australian Estados e territórios continentais.
O South Australian National Football League (SANFL), anteriormente denominada Associação de Futebol da Austrália do Sul, eo West Australian Football League (WAFL), anteriormente chamado a Associação de Futebol da Austrália Ocidental, eram fortes, competições separadas por década de 1890. No entanto, no final do século o código começou a declinar em New South Wales e Queensland, em grande parte devido à concorrência com outros códigos de futebol mais populares, bem como rivalidades interestaduais ea falta de fortes órgãos de governo locais. No caso de Sydney, negação de acesso a terras ea perda de jogadores profissionais de futebol a outros códigos diretamente inibiu o crescimento do jogo.
O primeiro intercolonial jogo tinha sido jogado entre Victoria e South Australia em 02 de agosto de 1879.
Emergência do VFL
Em 1896, os delegados dos clubes-Carlton VFA mais fortes e mais ricos, Collingwood, Essendon, Fitzroy, Geelong, Melbourne, St Kilda e South Melbourne-met para formar uma competição separatista e em 1897, o Victorian Football League (VFL), nasceu como uma competição oito equipas. Popularidade do VFL cresceu rapidamente e em 1925 com 12 equipes, tinha-se tornado o campeonato mais importante no jogo e iria dominar tantos aspectos do esporte a partir desse ponto.
Efeitos das duas guerras mundiais
Ambos I Guerra Mundial ea Segunda Guerra Mundial teve um efeito devastador sobre o esporte do futebol australiano e no esporte australiano em geral. Enquanto jogos scratch foram tocadas pelo australiano " diggers "em locais remotos ao redor do mundo, o jogo perdeu muitos de seus grandes jogadores para serviço de guerra. Algumas competições nunca se recuperou totalmente. Entre 1914 e 1915 foram realizadas negociações para uma proposta de fusão com a liga do rugby , o código predominante de futebol em New South Wales e Queensland foi considerado e testado. Primeira Guerra Mundial viu o jogo na Nova Zelândia entrar em recesso por três quartos de século. Em Queensland, o campeonato estadual entrou em recesso para a duração da guerra. VFL clube University deixou a liga e entrou em recesso devido a acidentes graves. O WAFL perdeu dois clubes eo SANFL foi suspenso por um ano em 1916 devido a perdas clube pesados. O confronto Dia ANZAC é um exemplo de como a guerra continua a ser lembrado na comunidade do futebol.
Futebol Interstate eo australiano Conselho Nacional de Futebol
O papel principal do Conselho Nacional de Futebol australiano foi para governar o jogo a nível nacional para facilitar o representante interestadual e clube competição.
O ANFC corria o Campeonato da Austrália, o primeiro clube competição nacional, que teve início em 1888 e viu clubes de diferentes estados competir em um campo aberto. Durante este tempo, o Port Adelaide conquistou um recorde de quatro campeonatos nacionais de clubes. Embora os clubes de outros estados foram, por vezes, convidado, a final foi quase sempre entre os primeiros-ministros das duas competições estaduais mais fortes do tempo South Australia e Victoria-e a maioria das partidas foram disputadas em Adelaide, a pedido do SAFA / SAFL. Na década de 1960, como clubes VFL cada vez recrutados os melhores jogadores de outros estados, eles começaram a dominar a competição ea última partida foi disputada em 1976, com North Adelaide sendo o último vencedor não-Victorian em 1972. Entre 1977 e 1987, o Conselho de futebol australiano (AFC) em conjunto com o VFL correu um Série noite, que convidou os clubes e os lados representativos de todo o país para participar do "National Football League" para a Copa do Wills, no entanto lados vitorianos ainda dominado.
Com a falta de concorrência internacional, representativas partidas entre as equipes estaduais eram vistos com grande importância. Originário das partidas intercoloniais início, estes testes continuou bem depois Federação da Austrália em 1901 e as coordenadas carnavais interestaduais regulares do Conselho de futebol australiano. Em 1908, um Jubileu Australásia Carnaval de Futebol foi realizada para comemorar 50 anos de futebol australiano. O carnaval incluído equipas representativas Victoria, Sul da Austrália, Queensland, New South Wales, Tasmânia, Western Australia e Nova Zelândia. Mais uma vez, devido principalmente ao VFL recrutar os melhores jogadores, Victoria dominado partidas interestaduais por três quartos de século. Representante de futebol foi mantido vivo por mais tempo do que a competição nacional clube com a introdução de Estado de regras de origem em 1977. As novas regras significam que, em vez de representar o estado do seu clube aprovada, os jogadores iriam voltar a jogar para o estado em que foram recrutados pela primeira vez em. Isso quebrou instantaneamente estrangulamento de Victoria sobre títulos estaduais e Austrália Ocidental e Austrália do Sul começou a ganhar muitos de seus jogos contra Victoria. Ambos Nova Gales do Sul e Tasmânia marcou vitórias surpresa em casa contra o Vitória, em 1990.
Rumo a uma competição nacional clube
Em 1978, o termo Linha Barassi foi usado para descrever a dicotomia que existe na cultura do futebol da Austrália, onde o futebol australiano foi mais popular em todos os estados bar de Nova Gales do Sul e Queensland. Esta descrição solicitado as primeiras sugestões de clube competição interestadual regular e de superação da dicotomia e institui uma liga nacional.
Em 1980, a forma como o jogo foi jogado mudou drasticamente devido às táticas de treinamento inovadores, com a eliminação progressiva de muitas das chutando estilos do jogo e do uso crescente de handebol; enquanto apresentação foi influenciado pela televisão.
Em 1982, em um movimento que anunciava grandes mudanças dentro do esporte, um dos clubes VFL originais e agora lutando, South Melbourne, mudou-se para Sydney e ficou conhecido como o Sydney Swans. No final de 1980, devido à má situação financeira de muitos dos clubes do Victorian, o VFL seguiu uma competição mais nacional. Dois clubes mais vitorianos não, o West Coast Eagles eo Ursos Brisbane começou a tocar em 1987. Em seus primeiros anos, os clubes de Sydney e Brisbane lutou tanto dentro quanto fora de campo, porque as receitas de TV substanciais eles gerados por jogar em um domingo foi para o VFL. Para proteger essas receitas do VFL concedida projectos de concessões significativas e ajuda financeira para mantê-los competitivos. Cada clube foi obrigado a pagar uma taxa de licença que permitiu que os clubes baseados vitorianos para sobreviver.
O campeonato mudou seu nome para o Australian Football League (AFL) após a temporada de 1989. Em 1991, ganhou sua primeira equipe australiana do Sul, Adelaide, que pagou cinco milhões de dólares para entrar no AFL. Durante os próximos cinco anos, mais duas equipes não vitorianas, Fremantle e Port Adelaide, entrou para a liga. De 2011 para 2012, duas novas equipes foram adicionados aos da competição-Suns Gold Coast em 2011 e os Greater Western Sydney Giants em 2012. A AFL, atualmente com 18 clubes membros, é competição de elite do esporte e do corpo mais poderoso e continua a buscar novas oportunidades de expansão para novos mercados.
Na sequência do surgimento da Australian Football League, o SANFL, WAFL e outras ligas estaduais diminuiu rapidamente a um status secundário. Para além destes, existem muitas ligas semi-profissionais e amadores de todo Austrália, onde eles desempenham um papel muito importante na comunidade, e particularmente assim em áreas rurais. A VFA, ainda na existência de um século após o cisma original, fundiu-se com o ex-VFL reservas competição em 1998. A nova entidade adotou o nome de VFL e manteve-se uma competição, principalmente baseado no estado.
Estado de origem jogos também diminuiu em importância, especialmente depois de um número crescente de denúncias por jogadores AFL. A AFL virou seu foco para a representação de um relatório anual Normas Internacionais Series contra a Irlanda , em 1998, antes de abolir Estado de origem em 1999. As ligas estaduais de segunda linha e territoriais ainda disputar partidas representativos interestaduais.
Embora Tasmanian AFL Bid tem sido contínuo, o foco da AFL tornou-se ganhando marketshare em direitos lucrativos e de radiodifusão em dois estados australianos populosos, a introdução de clubes na Costa do Ouro ( Gold Coast Football Club) e em Greater Western Sydney ( Greater Western Sydney Football Club). A AFL regularmente horários pré-temporada de exposições encontrados em todos os estados e territórios australianos como parte do Desafio Regional. A AFL tem sinalizado uma maior expansão, programando um jogo competição na Nova Zelândia 2013 e até três jogos de competição em 2014 tocou em Wellington.
Futebol australiano internacionalmente
Futebol australiano é jogado em um nível amador em vários países ao redor do mundo. Mais de 50 países são o lar de clubes ou ligas que jogam regularmente. Vinte países participaram da Copa do Euro e 22 países participaram na Copa Internacional com ambas as competições que proíbem jogadores australianos. Mais de 20 países têm ou afiliação ou acordos de trabalho com a AFL. Houve vários jogadores do VFL / AFL que nasceram fora da Austrália e, desde 1982, um número crescente de jogadores foram recrutados de fora da Austrália através de iniciativas como o Experiência irlandesa e, mais recentemente, programas de bolsas internacionais.
No final dos anos 19 e início do século 20, o jogo se espalhou com o Diaspora Australian a áreas como a Nova Zelândia e África do Sul; no entanto, este crescimento entrou em rápido declínio seguinte a Primeira Guerra Mundial Depois da Segunda Guerra Mundial, o esporte sofreu uma pequena quantidade de crescimento na região do Pacífico, particularmente em Nauru, Papua Nova Guiné e, posteriormente, Nova Zelândia.
A maioria dos clubes e ligas amadoras atuais na existência se desenvolveram desde a década de 1980, quando ligas começaram a ser estabelecido em América do Norte, Europa e Ásia. Como o tamanho da diáspora australiano aumentou, assim que tem o número de clubes fora da Austrália. Esta expansão tem sido mais auxiliado pelo multiculturalismo e assistido por partidas de exibição, bem como a exposição gerada através de jogadores que se converteram ao e de outros códigos do futebol. Em Papua Nova Guiné, Nova Zelândia, África do Sul e os Estados Unidos há muitos milhares de jogadores.
A AFL tornou-se o governante de facto corpo quando ele empurrou para o encerramento do Conselho Internacional de Futebol da Austrália em 2002. O Australian Football International Cup é atualmente o mais alto nível de competição internacional sénior.
As regras internacionais de futebol
Desde 1967 tem havido muitos jogos entre equipas de futebol australiano (principalmente da Austrália) e Equipas de futebol gaélico (principalmente da Irlanda), sob vários conjuntos de híbrido, regras de compromisso conhecido como Futebol regras internacionais. Em 1984, os primeiros jogos oficiais representativas das regras internacionais foram jogados, e estes foram jogados anualmente em cada outubro entre a AFL ea Gaelic Athletic Association, também conhecido como o GAA, entre 1998 e 2006. Estes eram parte do funcionário Regras Internacional Series, que atraiu grandes multidões e media interesse na Irlanda e Austrália. Em 2007 a série de regras internacionais foi abandonada por causa da agressão e da gravidade da equipe australiana no ano anterior, mas em 2008, no âmbito de novas regras para proteger o jogador com a bola, ele retomou na Austrália.
Cultura do futebol australiano
Futebol australiano é um esporte rico em tradição ereferências culturais da Austrália, especialmente em torno dos rituais de gameday para jogadores, funcionários e torcedores.
Futebol australiano atraiu o interesse mais geral entre os australianos (medida pelo relatório Sweeney Sports) do que qualquer outro código de futebol, e, quando comparado com todos os esportes em todo o país, tem consistentemente classificada em primeiro lugar nos relatórios de inverno, e mais recentemente em terceiro lugar atrásde críqueteenadar no verão.
Em 2006, 615.549 participantes inscritos jogou futebol australiano na Austrália. Participação aumentou 7,84% entre 2005-06. O australianos estatísticas da Comissão Sports mostram um aumento de 64% no número total de participantes durante o período de 10 anos entre 2001-2010.
Futebol australiano é jogado em mais de 30 países ao redor do mundo. Em 2004, havia mais de 25.000 participantes de fora da Austrália. Esta cresceu para cerca de 35.000 pessoas em 32 países jogando em competições estruturadas fora da Austrália. O Australian governa é o esporte nacional de Nauru .
Muitos jogos relacionados surgiram a partir de futebol, principalmente com variações de contato para incentivar uma maior participação. Estes incluem pontapé-de-pontapé (e suas variantes, tais como "End to End Footy" e "Marcadores Up"), Auskick, Rec Footy, regras australianas da Mulher futebol, Footy 9-a-side, competições Mestres australiano futebol, handebol e mais longa-Kick. Jogadores fora da Austrália, por vezes, participar em jogos relacionados, os campos disponíveis, como o Metro Footy (jogado em campos de futebol americano) e Regras Samoa (jogado em campos de rugby).
Australian Football Hall of Fame
Para o centenário do VFL / AFL em 1996, a Australian Football Hall of Fame foi criada. Naquele ano, 136 identidades foram empossados, incluindo 100 jogadores, 10 técnicos, 10 árbitros, 10 administradores e seis representantes da mídia.
As seleções têm causado alguma controvérsia, principalmente por causa da predominância de jogadores VFL à custa de quem jogou em outros campeonatos nos anos anteriores houve uma competição nacional.
A eliteLegendstatus foi concedido a 12 membros do Hall of Fame, em 1996:Ron BARASSI,Haydn Bunton Idosas,Roy Cazaly,John Coleman,Jack Dyer,Polly fazendeiro,Leigh Matthews,John Nicholls,Bob Pratt,Dick Reynolds,Bob Skilton eTed Whitten (veja lista acima para mais detalhes).
Os doze membros seguintes foram promovidos ao status de "Legend" a partir de 1996:Ian Stewart (1997),Gordon Coventry (1998),Peter Hudson (1999),Kevin Bartlett (2000),Barrie Robran (2001),Bill Hutchison ( 2003),Jock McHale (2005),Darrel Baldock (2006),Norm Smith (2007),Alex Jesaulenko (2008),Kevin Murray (2010) eBarry Cable (2012).