Partido Comunista
Sobre este escolas selecção Wikipedia
Os artigos desta seleção Escolas foram organizados por tópico currículo graças a voluntários Crianças SOS. Patrocinar uma criança para fazer uma diferença real.
|
No uso moderno, o partido comunista termo é geralmente usado para identificar qualquer governo que adotou a ideologia comunista . No entanto, a leninista conceito de um partido comunista inclui não só a orientação ideológica, mas também um amplo conjunto de políticas organizacionais.
O partido comunista é, pelo menos de acordo com a teoria leninista, o partido de vanguarda da classe operária. Teorias de Lênin sobre o papel do partido comunista foram desenvolvidos como o russo Democracia Social foi bifurcada em Bolcheviques e Mencheviques. Lenin, que era o líder do bolchevique ('maioria') facção argumentou que o partido revolucionário deve ser um partido bem unidos vanguardista com um comando político centralizado e uma rigorosa política de quadros Considerando que o menchevique ('minoria') facção argumentou que a partido deve ser um movimento de massas de base ampla. O partido bolchevique, que eventualmente transformado no Partido Comunista da União Soviética, tomou o poder na Rússia após a Revolução de Outubro . Com a criação do Internacional Comunista, o conceito leninista do Partido edifício foi copiado por emergentes partidos comunistas em todo o mundo.
Hoje, também existem centenas, se não milhares, de partidos comunistas, grandes e pequenos, em todo o mundo. Suas taxas de sucesso variam muito: alguns são de crescimento; outros estão em declínio. Em cinco países ( China , Cuba , Coreia do Norte , Laos e Vietnã ) partidos comunistas manter o domínio sobre o estado. Veja a Lista de partidos comunistas para obter detalhes sobre os partidos comunistas de hoje.
Estrutura dos partidos comunistas
- Veja: centralismo democrático.
Em teoria, uma congresso do partido iria eleger um Comitê Central para executar a vontade do Congresso entre as reuniões. O Comité Central elegeriam um muito menor Politburo para eleger um secretário geral e pega as operações do dia-a-dia. Na prática, em muitos países onde os partidos comunistas estavam no governo, o fluxo de energia tornou-se muitas vezes o contrário: o Politburo tornou-se auto-perpetuar, e controlou a composição do Comité Central, que por sua vez controlava os congressos do partido.
Alguns partidos comunistas contemporâneos ainda mantêm a tradição centralista democrática. Outros abandonaram o centralismo democrático, muitas vezes acompanhado por uma renúncia de Marxismo-leninismo em geral.
Organizações de massas
Como os membros do partido comunista em si era para ser limitada a quadros ativos, houve a necessidade de redes de organizações separadas para mobilizar o apoio em massa para o partido. Normalmente partidos comunistas construíram várias organizações de fachada, cuja composição é muitas vezes aberto a não-comunistas. Em muitos países, a única organização frente mais importante dos partidos comunistas tem sido a sua ala jovem. Durante o tempo da Internacional Comunista das ligas juvenis eram organizações comunistas explícitas, usando o nome de "Jovens Comunistas '. Mais tarde, o conceito da liga da juventude foi alargado em muitos países, e foram adotados nomes como "Liga da Juventude Democrática '.
Outras organizações, muitas vezes ligados a partidos comunistas inclui sindicatos , estudantes, mulheres, camponeses e organizações de culturais. Tradicionalmente, essas organizações de massa foram politicamente subordinado à liderança política do partido. No entanto, em muitos casos contemporâneos organizações de massa, fundada por comunistas tenham adquirido um certo grau de independência. Em alguns casos, as organizações de massa sobreviveram os partidos comunistas em questão.
A nível internacional, a Internacional Comunista organizou várias organizações internacionais dianteiros (que ligam organizações de massas nacionais uns com os outros), tais como o Internacional Comunista Jovem, Profintern, Krestintern, Ajuda Vermelha Internacional, Sportintern, etc .. Estas organizações foram dissolvidos no processo de desconstrução da Internacional Comunista. Após as Segunda Guerra Mundial, foram criados novos organismos de coordenação internacionais, tais como a Federação Mundial da Juventude Democrática, União Internacional de Estudantes, Federação Sindical Mundial, Womens Federação Internacional Democrática e Conselho Mundial da Paz.
Base da organização comunista
1. Organização Comunista deve ser adaptado às circunstâncias históricas específicas do país em que opera, e as condições e finalidades da sua actividade específicos. (Não adianta, por exemplo, espera trabalhadores industriais a liderar a revolução em uma nação composta de pequenos agricultores e comerciantes).
2. comum a todos organização comunista é a luta da classe trabalhadora. Em outras palavras, a tarefa política fundamental da classe trabalhadora é lutar pelos seus direitos, contra a burguesia, que detêm os meios de produção, distribuição e troca.
3. A tarefa básica de organização de um Partido Comunista é tornar-se o líder do movimento revolucionário da classe trabalhadora através de ter laços mais fortes com a própria classe trabalhadora. Sem estes laços, a liderança não vai levar as massas, mas, na melhor das hipóteses, cauda atrás deles.
4. atividade comunista precisa ser centralizada. Isso não quer dizer formal, centralização mecânica, mas sim a construção de uma liderança que é forte, rápido a reagir, e flexível. Caso contrário, as massas verá centralização como a burocratização, e vai se opor a liderança e disciplina.
5. Um Partido Comunista deve evitar a separação ou afastamento entre a liderança eo povo.
6. O trabalho do partido deve ser uma escola de trabalho do marxismo revolucionário, através do trabalho coletivo do dia-a-dia na organização. Cada membro deve ser esperado para dedicar tempo e energia para o Partido, e sempre dar o melhor em serviço.
7. Os membros do Partido Comunista deve comparecer às reuniões, a qualquer nível, regularmente. Isso deve ser casado com tarefas concretas, a ser realizada de tal forma que os quadros ver seu trabalho como útil, desejável e possível. Caso contrário, mesmo a participação mais enérgica nas lutas operárias deixará de influenciar essas lutas.
8. comunistas devem informar atempadamente o Partido sobre o trabalho político que fizeram.
9. propaganda comunista inclui: discussão individual, a participação no movimento sindical e suas lutas, e através da imprensa e da literatura do partido. Deve aumentar o entendimento político ea militância de quem a ouve.
10. Como parte de sua luta contra todas as relações sociais capitalistas, um Partido Comunista deve torná-lo uma prioridade para desenvolver uma consciência de gênero abrangente entre os seus quadros e da classe trabalhadora como um todo. Isto deve ser refletida no trabalho do Partido, nas relações entre os quadros, e como um componente central de sua propaganda.
Nomeando
Um esquema de nomenclatura uniforme dos partidos comunistas foi adotada pela Internacional Comunista. Todas as partes foram obrigadas a usar o nome "Partido Comunista de (nome do país) '. Hoje, há uma abundância de casos foram as antigas seções da Internacional Comunista mantiveram esses nomes. Em outros casos, os nomes foram alterados. As causas mais comuns para a mudança na nomenclatura eram ou se move para evitar a repressão estatal ou como medidas para indicar um apelo político mais amplo. Um exemplo típico deste último foi as renomeações de vários da Europa de Leste partidos comunistas após a Segunda Guerra Mundial, como encenado 'fusões' dos partidos social-democratas locais ocorreu. Novos nomes na era pós-guerra incluiu ' Partido Socialista "," Partido Socialista Unificado ',' Partido Popular ',' Partido dos Trabalhadores "e" Partido do Trabalho ".
As convenções de nomenclatura dos partidos comunistas tornaram-se mais diversificada como o movimento comunista internacional foi mais fragmentado devido à Ruptura sino-soviética na década de 1960. Aqueles que ficou do lado de China e / ou a Albânia nas suas críticas da liderança soviética, muitas vezes adicionados palavras como "revolucionário" ou "marxista-leninista" para distinguir-se dos partidos pró-soviéticos.