Conteúdo verificado

Ciclone Sidr

Assuntos Relacionados: Desastres Naturais

Informações de fundo

SOS acredita que a educação dá uma chance melhor na vida de crianças no mundo em desenvolvimento também. Você quer saber sobre o patrocínio? Veja www.sponsorachild.org.uk

Tempestade ciclônica muito intensa Sidr
Tempestade ciclônica muito grave ( IMD)
Categoria 4 ciclone ( SSHS)
Sidr na Baía de Bengala
Formado 11 de novembro de 2007
Dissipado 16 de novembro de 2007
Máximas ventos 3 minutos sustentada:
215 kmh (130 mph)
1 minuto sustentado:
250 kmh (155 mph)
Menor pressão 944 mbar ( hPa); 27.88 inHg
Fatalities ≥3,447
Dano $ 450.000.000 (2007 USD )
Áreas afetadas: Bangladesh e West Bengal, India
Parte de 2007 temporada de ciclones do Norte Oceano Índico

Ciclone Sidr ( Designação do JTWC: 06B, também conhecido como tempestade ciclônica muito intensa Sidr) é a quarta tempestade nomeada da 2007 temporada de ciclones do Norte Oceano Índico. A tempestade formada no centro de Baía de Bengala , e rapidamente reforçada para atingir o pico ventos sustentados de 215 km / h (135 mp / h), o que tornaria um ciclone tropical equivalente Categoria-4 no Escala de Saffir-Simpson. A tempestade finalmente atingiu a costa perto de Bangladesh em 15 de novembro A tempestade causou evacuações em grande escala em Bangladesh . Até agora, 3.447 mortes foram atribuídos a tempestade, com esse número deverá aumentar.

Save the Children estimou o número de mortes para estar entre 5.000 e 10.000, enquanto a Sociedade do Crescente Vermelho informou sobre 18 de novembro que o número de mortes poderia ser de até 10.000. Em 19 de novembro de grupos internacionais prometeram US $ 25 milhões para reparar o dano.

História meteorológica

Em 09 de novembro, uma área de distúrbios meteorológicos desenvolvido sudeste da Ilhas Andaman, com uma fraca circulação de baixo nível próximo do Nicobar. De nível superior inicialmente moderada cisalhamento do vento inibida organização, ao mesmo tempo forte diffluence aloft auxiliado no desenvolvimento de convecção. Cisalhamento Vertical diminuiu consideravelmente como a circulação se tornou mais bem definido, e um Alerta de formação de ciclone tropical foi emitido em 11 de novembro, enquanto localizado a uma curta distância ao sul das Ilhas Andaman. Na mesma época, o Departamento Meteorológico da Índia (IMD) designou o sistema como depressão BOB 09. O Joint Typhoon Warning Center (JTWC) atualizado para ciclone tropical 06B depois Dvorak estima ventos indicados de 65 km / h (40 mph). Mais tarde naquele dia, ele intensificou em uma depressão profunda enquanto se movia lentamente para o norte-oeste.

O IMD atualizado o sistema para tempestade ciclônica Sidr cedo Novembro 12. O sistema, então, começou a se intensificar rapidamente como ele se moveu lentamente em direção ao noroeste, eo IMD atualizado para uma tempestade ciclônica severa mais tarde naquele dia e uma tempestade ciclônica muito grave cedo no dia seguinte. Na manhã do dia 15 de Novembro de ciclone intensificou para alcançar ventos de pico de 215 km / h (135 mph) de acordo com o DMI, e um pico de 250 km / h (155 mph) de acordo com o JTWC. Sidr oficialmente desembarcou por volta de 1700 UTC mais tarde naquele dia, com ventos sustentados de 215 km / h (135 mph). Ele enfraqueceu rapidamente após a terra firme e os avisos finais foram emitidas no início 16 de novembro O nome Sidr foi contribuído por Oman; é um árabe nome de uma árvore pertencente ao género Ziziphus, especificamente a spina-christi Ziziphus. Há um outro dizendo que ele é derivado da língua cingalesa onde "Sidr" significa "buraco" ou "olho.

Preparativos

Como se intensificou para um ciclone de categoria 4-equivalente em 15 de novembro de milhares de funcionários de emergência foram colocados de prontidão em leste da Índia e Bangladesh antes da chegada da tempestade. Evacuações maciças de áreas costeiras de baixa altitude também teve lugar. Um total de 2 milhões de pessoas em Bangladesh evacuadas para abrigos de emergência. O metrológica Departamento indiano (IMD) também emitiu um alerta de ciclone para Orissa e West Bengal em 14 de novembro Em Bangladesh, uma reunião de emergência do gabinete decidiu retirar a licença semanal para os funcionários do governo a participar do processo de evacuação. Mais de 40.000 voluntários da Cruz Vermelha foram mobilizados para encomendar os residentes nas 15 províncias afectadas em ciclones e inundações abrigos especiais. Os principais portos foram fechados.

Impacto

Os restos do ciclone Sidr.

Distritos costeiros de Bangladesh enfrentou chuvas fortes como um impacto antecipado do ciclone. Daca e outras partes de Bangladesh garoa experiente e rajadas de vento. Os danos totais chegaram perto de US $ 450 milhões.

Maremotos chegando a uma altura de 3 metros (9,8 pés) foram relatados nas áreas costeiras do norte Chennai em estado sulista de Tamil Nadu, na Índia, provocando pânico entre a comunidade pesqueira.

O dano em Bangladesh era extensa, incluindo barracos de lata achatados, casas e escolas desintegradas e enormes danos árvore. Algumas autoridades locais descreveram o dano como sendo ainda pior do que a partir do 1991 ciclone. As cidades inteiras de Patuakhali, Barguna e Jhalokati District foram duramente atingidos pela maré de tempestade de mais de 5 metros (16 ft). Cerca de um quarto de património do mundo Sunderbans foram danificados. Os pesquisadores disseram que a floresta dos manguezais Sunderban vai demorar pelo menos 40 anos para recuperar-se desta catástrofe. Grande parte da cidade capital de Dhaka também foi gravemente afectado, como a eletricidade e serviço de água foram cortadas e dano significativo foi relatado lá devido aos ventos e inundações. O local, agrícola indústria também foi devastada, como muitos de arroz culturas - que têm um Dezembro colheita - foram perdidos.

Pelo menos 3.447 mortes foram relatadas. A área mais atingida foi Barguna, onde 423 pessoas foram relatadas para ter sido mortos de acordo com autoridades locais. Patuakhali também foi duramente atingida, com 385 mortes relatadas. A maioria das mortes confirmadas até agora eram devido aos ventos, embora 13 deles têm sido como resultado de barcos virados na Faridpur distrito de Bangladesh. O chefe do Crescente Vermelho em Bangladesh espera que o número de mortos para chegar tão alto quanto 10.000. Mais de 3.000 outros pescadores foram dados como desaparecidos em mais de 500 barcos de pesca.

Resposta a desastres

Mapa mostrando Sidr distritos afectados e resposta a desastres.

Ciclone Sidr bateu o baixo altamente vulneráveis áreas costeiras densamente povoadas de Bangladesh com chuva forte, ventos de até 120 milhas / h, e uma maré de tempestade. Sidr pode ser o ciclone mais forte a atingir o país desde um ciclone matou mais de 143 mil bengaleses em 1991. Embora, a morte do número Sidr na casa das centenas, mas danos a casas, colheitas e os meios de subsistência poderia ser extensa. Ao abrigo de um Programa de Preparação ciclone, voluntários evacuados, pelo menos, 600 mil bengaleses no caminho da tempestade. Muitos estão alojados em abrigos 1.800 desastres multiuso construídas ao longo da costa. Organizações de ajuda estão distribuindo sete dias do desastre de emergência kits de alimentos, cobertores e roupas para as famílias evacuadas.

Desde 1991, a comunidade de doadores, incluindo os EUA ea CE, tem apoiado de preparação para catástrofes para mitigar o impacto de tempestades tropicais e melhorar o alívio pós-desastre e reconstrução. Paredes do ciclone plantadas com árvores estão no local para proteger áreas vulneráveis contra tempestades. Abrigos de desastre sobre palafitas refugiados habitação mais sistemas de alerta precoce e evacuações oportunas parecem ter bastante reduzido as mortes por Sidr.

Resultado

Casas danificadas pelo ciclone.

Depois da tempestade, cinco Bangladesh navios da Marinha foram enviados imediatamente com alimentos, remédios e suprimentos para as áreas mais atingidas. A Arábia Saudita também doou US $ 100 milhões para o esforço de relevo como a maior soma alívio do país nunca. O Comissão Europeia divulgou também 1,5 milhões (US $ 2,4 milhões) em ajuda de emergência para Bangladesh. Os Estados Unidos, por meio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, prometeu mais de US $ 14,4 milhões em ajuda de emergência, incluindo mais de US $ 10 milhões em assistência alimentar a partir da US Food programa para a Paz. O Marinha dos Estados Unidos também lançou mais de 3.500 Fuzileiros navais a bordo USS Kearsarge e USS Wasp (localizado na Golfo de Omã) e USS Tarawa (localizado na Hawaii) para ajudar nos esforços de recuperação.

Outras agências seguido rapidamente na prestação de ajuda. Visão Mundial lançou voluntários para ajudar a casa de mais de 20.000 pessoas desabrigadas. A Cruz Vermelha também trouxe uma presença significativa, enquanto as avaliações dos danos estavam em andamento. Bangladesh Sociedade do Crescente Vermelho initally pediu 400 milhões Taka para a comunidade internacional. Como parte do Turnê do time de críquete do Bangladesh na Nova Zelândia, uma instituição de caridade Jogo Twenty20 foi realizada com todos os fundos angariados vão às vítimas. Além disso, o Conselho Internacional de Críquete doou US $ 250.000 para os fundos no início do jogo.

Povos da área do ciclone afetou está tendo graves problemas de saúde como doenças como a diarréia propagação devido à escassez de beber water.The landfall de Sidr tinha seguido a devastação causada pelas inundações consecutivas no início de 2007.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Cyclone_Sidr&oldid=188113708 "