Conteúdo verificado

Edema

Disciplinas relacionadas: Saúde e medicina

Informações de fundo

Esta seleção wikipedia foi escolhido por voluntários que ajudam Crianças SOS da Wikipedia para este Seleção Wikipedia para as escolas. patrocínio SOS Criança é legal!

Edema
CID- 10 R 60,9
CID- 9 782.3
DiseasesDB 9148
MeSH D004487

Edema ( Inglês Americano ) ou edema ( Inglês Britânico), anteriormente conhecido como hidropisia ou hidropisia, é o aumento da fluido intersticial em qualquer órgão - inchaço. Geralmente, a quantidade de fluido intersticial é determinado pelo equilíbrio de fluido homeostase, e aumento da secreção de fluido para dentro do interstício ou remoção prejudicada deste fluido podem provocar edema.

Edema tem cinco causas fisiopatológicas. Isso pode ser devido ao aumento pressão hidrostática, reduzida pressão oncótica, obstrução linfática, sódio retenção, ou inflamação.

Mecanismo

Geração de fluido intersticial é regulada pela Starling equação de tecidos fluidos que afirma que isso depende do equilíbrio de pressão osmótica e de pressão hidrostática que actuam em sentidos opostos através do semipermeável paredes capilares. Consequentemente, qualquer coisa que aumenta a pressão oncótica fora vasos sanguíneos (por exemplo inflamação), ou reduz pressão oncótica no sangue (estados de baixo plasma osmolalidade, por exemplo, cirrose) irá causar edema. Aumento pressão hidrostática no interior do vaso sanguíneo (por exemplo, em insuficiência cardíaca) terá o mesmo efeito. Se a permeabilidade das paredes capilares aumenta, mais fluido tende a escapar para fora do capilar, como pode acontecer quando há inflamação.

Remoção anormal de fluido intersticial é causada pela obstrução do sistema linfático, por exemplo, devido à pressão de um câncer ou ampliada linfonodos, destruição de vasos linfáticos por radioterapia, ou a infiltração de vasos linfáticos, tal como por infecção elefantíase.

Existem dois tipos: e exsudado transudate

Edema órgão-específica

Edema de órgãos específicos ( edema cerebral, edema pulmonar, edema macular) também pode ocorrer, cada um com diferentes causas específicas para o edema periférico, mas todos com base nos mesmos princípios. A ascite é eficaz dentro do edema cavidade peritoneal, como derrames pleurais são edema de forma eficaz no cavidade pleural. Causas do edema que são generalizadas a todo o corpo pode causar edema em vários órgãos e perifericamente. Por exemplo, insuficiência cardíaca grave pode causar edema periférico, edema pulmonar, efusões pleurais e ascite.

Comum e geralmente inofensivas aparições de edema cutâneo são observados com picadas de mosquito e contato da pele com determinadas plantas ( urticária).

Edema pode ser encontrada nos olhos após a cirurgia corretiva ou procedimentos dessa natureza.

Edema nas plantas

Edema em plantas é o inchaço prolongado em órgãos de plantas causadas principalmente por uma acumulação excessiva de água uma vez que a parede celular é composta de celulose flexível.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Edema&oldid=219701007 "