Conteúdo verificado

Eid al-Adha

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Crianças SOS voluntários ajudaram a escolher artigos e fez outro material currículo Um link rápido para o patrocínio criança é http://www.sponsor-a-child.org.uk/

عيد الأضحى
Eid al-Adha ('Īd al-'Aḍḥá)
Festa do Sacrifício
Nome oficial Árabe : عيد الأضحى
'Īd Al-'Aḍḥá
Também chamado O Festival Major, o Greater Eid
Observado por Muçulmanos ao redor do mundo
Tipo Islâmico
Significado Comemoração do profeta A disposição de Ibrahim de sacrificar seu filho primogênito jovem e apenas em obediência a um comando a partir de Deus
Marca o final do anual Hajj para Meca
Começa 10 Dhu al-Hijjah
Termina 13 Dhu al-Hijjah
2012 data 26 de outubro (± um dia, dependendo do país ou região)
2013 Dia 15 de outubro (± 1 dia)
Celebrações Familiares e amigos encontros, refeições (especialmente almoços e pequenos-almoços tardios), vestindo roupas novas, dando presentes
Observâncias Orações do Eid, sacrificar uma ovelha , vaca , cabra , búfalo ou camelo em nome de Deus, dando um terço da carne de amigos e vizinhos e doar um terço ou mais da carne para os pobres e necessitados
Relacionado a Hajj , Umrah, Eid al-Fitr

Eid al-Adha ( árabe : عيد الأضحى'Īd al-'Aḍḥá, IPA: [ʕiːd ai ʔadˁħaː], " festival de sacrifício "), também chamada Festa do Sacrifício, o Festival Major, o Greater Eid, Kurban Bayram, Eid al-Bakr e Bakrid, é um importante feriado religioso comemorado por Os muçulmanos em todo o mundo para honrar a vontade do profeta 'Ibrāhīm (Abraão) a sacrificar seu jovem filho primogênito Ismā'īl (Ismael) a como um ato de submissão a O mandamento de Deus e aceitação de seu filho para ser sacrificado, diante de Deus interveio para fornecer Abraão com um cordeiro para sacrificar vez. No lunar do calendário islâmico , o Eid al-Adha cai no dia 10 de Dhu al-Hijjah e tem a duração de quatro dias. No internacional Calendário gregoriano, as datas variam de ano para ano, à deriva a cerca de 11 dias mais cedo a cada ano.

Eid al-Adha é o último dos dois Eid feriados, o ex-estar Eid al-Fitr. A base para o Eid al-Adha vem do versículo 196 do Segunda sura do Alcorão . A palavra "Eid" aparece uma vez na 5 sura do Alcorão, com o significado de "festival solene".

Como Eid al-Fitr, Eid al-Adha começa com uma Sunnah oração de dois rakats seguido por um sermão ( khutbah). Celebrações Eid al-Adha iniciar após a descida do Hajj de Monte Arafat, uma colina a leste de Meca . Observância ritual do feriado dura até o entardecer do 12º dia de Dhu al-Hijjah. Eid sacrifício pode ter lugar até o por do sol no dia 13 de Dhu al-Hijjah. Os dias de Eid têm sido apontados na Hadith como "dias de recordação". Os dias de Tashriq são da Fajr oração do dia 9 de Dhul Hijjah até o ASR oração do dia 13 de Dhul Hijjah (5 dias e 4 noites). Isso equivale a 23 orações: 5 no dia 9 a 12, que equivale a 20, e 3 no dia 13.

Outros nomes

O termo árabe "Festa do Sacrifício", "id-ul-'Aḍḥā é emprestado em Línguas indo-ariano, como Hindi, Urdu , Bengali , e Gujarati, e Línguas austronésias, tais como Malaio e indonésio (a última muitas vezes soletrando-lo como Idul Adha ou Iduladha).

Celebrações Eid al-Adha começam na mesma época do anual Hajj em Meca .

Outra palavra árabe para "sacrifício" é Qurban ( árabe : قربان), que é emprestado em Dari Persa e Persa padrão como عید قربان (EYD-e Ghorban), Tajik persa como Иди Қурбон (Idi Qurbon), Cazaque como Құрбан айт (Qurban ayt), Uyghur como Qurban Heyit, e também em várias línguas Indo-arianos, como bengali como কোরবানির ঈদ (Korbanir Id). Outros idiomas combinado a palavra Qurban árabe com termos locais para "festival", como em Curdo (Cejna Qurbanê), Pashto (د قربانۍ اختر da Qurbānəi Axtar), Turco (Kurban Bayramı), Turkmen (Gurban Baýramy), Azeri (Qurban Bayramı), Tatar (Qorban Bäyräme), Albanês (Kurban Bajrami), Bosnian- Croatian- Sérvio (Bajram Kurban, Курбан бајрам), russo (Курбан-байрам), Búlgaro e Macedônio (Курбан Байрам), Chinês (古尔邦节Gúěrbāng Jie), e Malásia e Indonésia (Hari Raya Korban, Qurbani).

Eid al-Kabir, um termo árabe que significa "da Grande Eid" (o "Eid Lesser" ser Eid al-Fitr), é usado em Iêmen , Síria e norte da África ( Marrocos , Argélia , Tunísia , Líbia e Egito ). O termo foi emprestado diretamente para o francês como auxílio el-Kebir. Traduções de "Big Eid" ou "Maior Eid" são usados em pashto (لوی اختر Loy Axtar), Kashmiri (baed Eid), Hindustani (Bari ID), Tamil (Peru Nal, "Grande Dia") e Malayalam (Bali Perunnal, "Grande Dia do Sacrifício"). Albanês, por outro lado, usa Bajram (i) i Vogel ou "o Eid Lesser" (em oposição a Bajram i Madh, o "Grande Eid", para Eid al-Fitr) como uma referência alternativa para o Eid al-Adha.

Alguns nomes se referem ao fato de que o feriado ocorre após o ponto culminante do Hajj anual. Esses nomes são usados na Malásia e Indonésia (Hari Raya Haji "Hajj celebração do dia", Lebaran Haji, Lebaran Kaji), e Tamil (Hajji Peru NAL).

Em Urdu- e áreas de língua Hindi, o festival também é chamado Bakr ID, decorrente do Bakri palavra Hindustani, "cabra", por causa da tradição de sacrificar uma cabra no Sul da Ásia. Esse termo também é emprestado para outras línguas, como Tamil Bakr ID Peru Nal.

Outros nomes locais incluem Chinês宰牲节Zǎishēng Jie ("Slaughter-pecuária Festival"), bem como Tfaska Tamoqqart no Língua berbere de Djerba, Tabaski ou em Tobaski Wolof, Babbar Sallah em Línguas nigerianas, Pagdiriwang ng Sakripisyo em Gawraca filipino e em ciida Somali.

Eid al-Adha teve outros nomes fora do mundo muçulmano. O nome é frequentemente simplesmente traduzida para a língua local, como o Inglês Festa do Sacrifício, alemão Opferfest, holandês Offerfeest, Romeno Sărbătoarea Sacrificiului, e Ünnep Áldozati húngaro. Em espanhol é conhecido como Fiesta del Cordero ("festival do cordeiro").

Origem

Conforme A tradição islâmica, cerca de quatro mil anos atrás, no vale de Meca (no que é hoje a Arábia Saudita ) era um lugar seco, rochosa e desabitada. Abraham (' Ibraheem, em árabe) foi instruído a levar sua esposa egípcia Hajar (Hāǧar) e Ismā'īl ( Ismael), seu único filho, na época, a Saudita da terra de Canaã por ordem de Deus.

Como Abraão estava se preparando para sua viagem de volta para Canaã, Hajar lhe perguntou: "Será que Deus pedir-lhe para nos deixar aqui? Ou você está nos deixando aqui para morrer. "Abraão virou-se para enfrentar sua esposa. Ele estava tão triste que ele não podia dizer nada. Ele apontou para o céu mostrando que Deus lhe ordenou a fazê-lo. Hajar disse:" Então Deus não vai perder-nos; você pode ir ". Embora Abraão tinha deixado uma grande quantidade de comida e água com Hajar e Ismael, os suprimentos correu rapidamente para fora, e dentro de alguns dias os dois começaram a sentir as dores da fome e desidratação.

Hajar correu para cima e para baixo entre duas colinas chamado Al-Safa e Al-Marwah sete vezes, em sua busca desesperada por água. Exausta, ela finalmente entrou em colapso ao lado de seu bebê Ismael e orou a Deus pelo livramento. Milagrosamente, uma fonte de água jorrou da terra aos pés de bebê Ismael. Outras contas têm o anjo Gabriel (Jibrail) que golpeia a terra e fazendo com que a mola a fluir em abundância. Com este abastecimento de água seguro, conhecido como o Zamzam Bem, eles não só foram capazes de sustentar as suas próprias necessidades, mas também foram capazes de negociar com água passando nômades para alimentos e suprimentos.

Anos mais tarde, Abraão foi instruído por Deus para retornar de Canaã para construir um lugar de culto adjacente ao poço de Hagar (do Bem Zamzam). Abraão e Ismael construíram uma estrutura de pedra e argamassa -conhecido como o Kaaba- que era para ser o local de encontro para todos os que desejavam fortalecer a sua fé em Deus. Conforme os anos passaram, Ismael foi abençoado com Profecia ( Nubuwwah) e deu os nômades do deserto a sua mensagem de submissão a Deus. Depois de muitos séculos, Mecca se tornou uma cidade próspera deserto e um importante centro de comércio, graças à sua fonte confiável de água, o poço de Zamzam.

Uma das principais provas da vida de Abraão foi para enfrentar o mandamento de Deus para dedicar sua posse mais querida, seu único filho. Ao ouvir este comando, ele se preparava para apresentar ao A vontade de Deus. Durante esta preparação, Satan ( Shaitan) tentado Abraão e sua família, tentando dissuadi-los de realizar o mandamento de Deus, e Ibrahim levou Satanás afastado por atirar pedras contra ele. Em comemoração de sua rejeição de Satanás, pedras são jogados em pilares simbólicos significantes Satanás durante os ritos do Haj.

Quando Ismā'īl foi de cerca de 13 (Abraham sendo 99), Deus decidiu testar sua fé em público. Abraão tinha um sonho recorrente, em que Deus estava ordenando-lhe para oferecer seu filho como um sacrifício - um ato inimaginável - sacrificar seu filho, que Deus lhe havia concedido depois de muitos anos de oração profunda. Abraão sabia que os sonhos dos profetas foram inspirados divinamente, e uma das maneiras em que Deus se comunicava com seus profetas. Quando a intenção dos sonhos tornou-se claro para ele, Abraão decidiu cumprir o mandamento de Deus e oferecer Ismael para o sacrifício.

Embora Abraão estava disposto a sacrificar sua querida pelo amor de Deus, ele não podia simplesmente ir e arrastar o filho para o lugar de sacrifício, sem o seu consentimento. Ismael tinha de ser consultado sobre se ele estava disposto a dar sua vida como cumprimento ao mandamento de Deus. Essa consulta seria um grande teste de maturidade de Ishmael na fé, amor e compromisso para com Deus, vontade de obedecer seu pai e sacrificar a própria vida por amor de Deus.

Abraham apresentou a questão ao seu filho e pediu sua opinião sobre os sonhos de abate-lo. Ismael não mostrou qualquer hesitação ou reserva, mesmo por um momento. Ele disse: "Pai, faça o que você tem sido ordenado. Você vai me encontrar, Insha'Allah (se Deus quiser), para ser muito paciente. "Sua resposta madura, seu profundo conhecimento sobre a natureza dos sonhos de seu pai, o seu compromisso para com Deus, e, finalmente, sua disposição de sacrificar a própria vida por amor de Deus foram todos sem precedentes.

Quando Abraão tentou cortar a garganta de Ismael, ele ficou surpreso ao ver que Ismael estava ileso e em vez disso, ele encontrou um morto ram que foi abatido. Abraão tinha passado no teste por sua vontade de realizar o mandamento de Deus.

Isto é indicado no Alcorão como se segue:

"Ó meu Senhor! Dá-me um justo (filho)!" E lhe a boa notícia de um menino, possuindo tolerância. E quando (seu filho) tinha idade suficiente para andar e trabalhar com ele (Abraão) disse: Ó meu querido filho, eu vejo na visão que eu lhe oferecer em sacrifício: agora ver o que é a sua opinião "(O filho) disse : "Ó meu pai! Faça o que é ordenado; se Deus quiser, você vai encontrar-me um praticando paciência e firmeza "Então, quando ambos aceitaram e ele atirou no chão na sua testa, Nós o chamou dizendo: Ó Ibraheem Você de fato cumpriu a visão; certamente assim fazer Nós! recompensar aqueles que fazem o bem. A maioria certamente este foi um ensaio manifesto. E o resgatamos com um sacrifício importante. E Nós perpetuado (louvor) para ele entre as gerações posteriores. "paz esteja com Abraão!" Na verdade, assim recompensamos os benfeitores. Certamente ele era um dos Nossos servos fiéis.

Como recompensa por esse sacrifício, Deus, então, concedeu Abraão a boa notícia do nascimento de seu segundo filho, é-haaq (Isaac):

E Nós demos-lhe a boa notícia de Is-haaq, um profeta dentre os justos.

Abraão tinha mostrado que seu amor por Deus substituiu todos os outros: que ele daria sua própria vida ou a vida das pessoas mais querido para ele em submissão à ordem de Deus. Muçulmanos comemorar este último ato de sacrifício a cada ano durante o Eid al-Adha.

Orações do Eid

Os muçulmanos vão para o Masjid para rezar a oração do Eid.

Quem deve participar

De acordo com alguns fiqh (lei islâmica tradicional) (embora haja alguma discordância)

  1. Homens e mulheres devem ir à mesquita-mais precisamente Eidgah (um campo onde a oração de Eid realizada) -para executar oração eid; é sunnat e muakkadah (a sunnat confirmado). Mulheres menstruadas tem que ficar longe da oração, mas deve testemunhar a bondade ea recolha dos muçulmanos.
  2. Moradores, o que exclui os viajantes.
  3. Aqueles com boa saúde.

Quando é realizada

A oração de Eid al-Adha é realizada a qualquer momento depois que o sol se levanta completamente até pouco antes da entrada do tempo Zuhr, no dia 10 de Dhul Hijjah. No caso de um Força maior (por exemplo, desastres naturais), a oração pode ser adiada para o dia 11 de Dhul Hijjah e depois para o dia 12 de Dhul Hijjah.

A Sunnah de preparação

De acordo com a tradição do Profeta Muhammad , os muçulmanos são encorajados a preparar-se para a ocasião de Eid. Abaixo está uma lista de coisas que os muçulmanos são recomendados a fazer em preparação para o festival Eid al-Adha:

  1. Faça wudu (ablução) e oferecer Salat al-Fajr (oração pré-nascer do sol).
  2. Prepare-se para higiene pessoal - cuidar de detalhes das roupas, etc.
  3. Vestir-se, colocando disponíveis novos ou melhores roupas.

Rituais das orações do Eid

Muçulmanos do Império Otomano reunir depois das orações do Eid para cumprimentar o Imam.

Os estudiosos diferem relativa à decisão sobre as orações do Eid. Há três pontos de vista acadêmico:

1 - Que Eid oração é Sunnah mu'akkadah (recomendado). Esta é a visão do Imam Malik e Imam al-Shaafa'i.

2 - Que é um Kifaya Fard (obrigação comunal). Esta é a visão do Imam Ahmad.

3 - Que é Wajib em todos os homens muçulmanos (um dever de cada muçulmano e é obrigatório para os homens); aqueles que não fazê-lo com nenhuma desculpa está pecando assim. Esta é a visão do Imam Abu Hanifa, e também foi narrado a partir de Imam Ahmad.

Orações do Eid deve ser oferecido em congregação. É constituída por dois rakats (unidades) com sete Takbirs no primeiro Raka'ah e cinco no segundo Takbirs Raka'ah. Para os muçulmanos sunitas, Salat al-Eid difere das cinco orações diárias canônicas em que nenhum adhan (Convite à oração) ou iqama (call) é pronunciado para as duas orações do Eid. حجم الحروف O Salat (oração) é seguida pelo Khutbah, ou sermão, pelo Imam.

Na conclusão das orações e sermão, os muçulmanos abraçar e trocar cumprimentos com um outro ( Eid Mubarak), dar presentes (Eiði) para as crianças, e visitar um ao outro. Muitos muçulmanos também aproveitar esta oportunidade para convidar os seus não-muçulmanos amigos, vizinhos, colegas de trabalho e colegas para suas festividades de Eid para melhor familiarizá-los sobre o Islã e da cultura muçulmana.

O Allahu Akbar e outros rituais

Um cartão com os versículos do Alcorão chamando o Profeta e seus seguidores para oferecer sacrifício - muitas vezes sinónimo de Eid al-Adha. A tradução está disponível em Inglês, Francês e Urdu.
Orações em Comilla, Bangladesh pode ser visto freqüentando Khutbah como parte das orações de Eid al-Adha em 7 de novembro de 2011.

O Allahu Akbar é recitado desde o alvorecer do dia nove de Dhu al-Hijjah para o décimo terceiro, e consiste em:

Allahu akbar, Allahu akbar, Allahu akbar الله أكبر الله أكبر الله أكبر
lā ilāha illa Allah لا إله إلا الله
Allahu akbar, Allahu akbar الله أكبر الله أكبر
wa li-illāhil-hamd ولله الحمد
Alá é o Maior, Alá é o Maior, Alá é o Maior,
Não há outra divindade além de Alá
Alá é o Maior, Alá é o Maior
e Allah vai todo louvor

Variação

Allahu akbar, Allahu akbar الله أكبر الله أكبر
lā ilāha illa Allah لا إله إلا الله
wa Allahu akbar, Allahu akbar والله أكبر الله أكبر
wa li-illāhil-HAMD ولله الحمد
Alhamdulillah `Alá mā hadānā, wa Lahul-shukru` ala mā awlānā الحمد لله على ما هدانا و له الشكر على ما اولانا
Alá é o Maior, Alá é o Maior,
Não há outra divindade além de Alá
e Alá é o Maior, Alá é o Maior
e Allah vai todo louvor, (nós) cantar os louvores de Deus, porque Ele nos mostrou o caminho certo. (Nós), agradecido agradecer a Ele porque Ele cuida de nós e cuida de nossos interesses.

Variação:

Allahu akbar, Allahu akbar, Allahu akbar الله أكبر الله أكبر الله أكبر
lā ilāha illa Allah لا إله إلا الله
Allahu akbar, Allahu akbar الله أكبر الله أكبر
wa li-illāhil-HAMD ولله الحمد
Allahu akbar Kabira, wal hamdu lillahi kathīra, wa wa Subhana Allahi bukratan Asila الله أكبر كبيرا والحمد لله كثيرا وسبحان الله بكرة وأصيلا
lā ilāha illa Allah Wahdah (i) لا اله إلا الله وحده
Sadaqa wa`dah صدق وعده
wa Nasara `abdah ونصر عبده
wa 'a`azza jundahu wa al-Hazama aḥzaba Wahdah وأعز جنده وهزم الأحزاب وحده
Lā ilāha illa Allah لا إله إلا الله
Wala na`budu illā Iyyah ولا نعبد إلا إياه
Mukhliṣīn lei wa lahu ud-Din al kariha Kafirun مخلصين له الدين ولو كره الكافرون
Allahumma Salli `Alá Sayyidina Muḥammad اللهم صل على سيدنا محمد
wa `Ala Ala Sayyidina Muḥammad وعلى آل سيدنا محمد
wa `Alá ashabi Sayyidina Muḥammad وعلى أصحاب سيدنا محمد
wa `Alá Muhammad Ansari Sayyidina وعلى أنصار سيدنا محمد
wa `Alá azwāji Sayyidina Muḥammad وعلى أزواج سيدنا محمد
wa `Alá ḏurriyyati Sayyidina Muḥammadin wa sallim taslīman kathīra وعلى ذرية سيدنا محمد وسلم تسليما كثيرا
Alá é o Maior, Alá é o Maior, Alá é o Maior,
Não há outra divindade além de Alá
Alá é o Maior, Alá é o Maior
e Allah vai todo louvor
Alá é o Maior, todo o louvor é devido a ele, e Glória a Alá, anoitecer e na parte da manhã
Não há nenhum deus, mas Deus, o Único
Ele cumpriu sua promessa,
e fez Victorious Sua adorador
e só fez Poderoso Seus soldados e derrotou os confederados
Não há outra divindade além de Alá
Ele só nós adoramos
Com devoção sincera e exclusivo, mesmo que os infiéis odiá-lo
Ó Deus, tem misericórdia de nosso Profeta Muhammad
e na família do nosso Profeta Muhammad
e na Companheiros do nosso Profeta Muhammad
e na Ajudantes de nosso Profeta Muhammad
e na esposas de nosso Profeta Muhammad
e sobre a descendência de nosso Profeta Muhammad, e concedei-lhes muita paz.

A oração de Eid é Wajib, não um kafaya fard.

Tradições e práticas

Um panorama em 12 dobras mostrando muçulmanos que retornam de suas mesquitas após as orações do Eid do Império Mughal .

Homens, mulheres e crianças são esperados para vestir com suas melhores roupas para executar Eid oração (ṣalātu l-`Īdi) em uma grande congregação é uma aberto campo waqf chamado Eidgah ou mesquita. Muçulmanos ricos que podem pagar, ou seja, Malik-e-Nisaab; sacrificar os seus melhores animais domésticos halal (normalmente uma vaca, mas também pode ser um camelo, cabra, ovelha ou carneiro, dependendo da região) como um símbolo da disposição de Abraão de sacrificar seu único filho. Os animais sacrificados, chamados Uḍhiyyah ( árabe : أضحية, também conhecido pelo seu termo persa ", disse al-Qurbani"), tem que atender a certos padrões etários e de qualidade, ou então o animal é considerado um sacrifício inaceitável. Esta tradição é responsável por mais de 100 milhões de abate de animais em apenas 2 dias de Eid. Só no Paquistão quase 10 milhões de animais são abatidos em dias de Eid custando mais de US $ 3 bilhões.

A carne do animal sacrificado é dividida em três partes. A família mantém um terço da quota; outro terço é dada aos parentes, amigos e vizinhos; e outro terço é dada aos pobres e necessitados. As práticas de caridade regulares da comunidade muçulmana estão demonstrados durante o Eid al-Adha por esforços concertados para ver que nenhuma pessoa pobre é deixado sem uma oportunidade de participar da refeição sacrificial durante estes dias.

Durante Eid al-Adha, distribuindo a carne entre as pessoas, cantando o Allahu Akbar em voz alta antes das orações do Eid no primeiro dia e depois das orações ao longo dos quatro dias de Eid, são considerados partes essenciais desse festival islâmico importante. Em alguns países, as famílias que não possuem gado pode fazer uma contribuição para uma instituição de caridade que irá fornecer carne para aqueles que estão em necessidade.

Eid al-Adha no calendário gregoriano

Enquanto Eid al-Adha é sempre no mesmo dia do calendário islâmico, a data do Calendário gregoriano varia de ano para ano desde que o calendário islâmico é um calendário lunar e do calendário gregoriano é um calendário solar. O calendário lunar é de aproximadamente 11 dias mais curto que o calendário solar. A cada ano, Eid al-Adha (como outros feriados islâmicos) cai em uma das duas datas gregorianas diferentes em diferentes partes do mundo, por causa do limite de visibilidade crescente é diferente do Linha Internacional de Data.

A lista a seguir mostra as datas oficiais de Eid al-Adha para a Arábia Saudita como anunciadas pelo Conselho Superior da Magistratura. Datas futuras são estimados de acordo com o calendário Umm al-Qura da Arábia Saudita. No entanto, deve notar-se que a Hum al-Quraa é apenas para efeitos de planeamento guia e não a determinante absoluto ou fixador de datas. As confirmações de datas reais por avistamento da lua são aplicados para anunciar as datas específicas para ambos os rituais do Hajj ea subsequente festival Eid. Os três dias após a data listada também fazem parte do festival. O tempo antes da data relacionada aos peregrinos visitar o Monte Arafat e descer a partir dele depois do nascer do dia cotada. Datas futuras de Eid al-Adha pode enfrentar correcção 10 dias antes da festa, em caso de avistamento lunar desviante na Arábia Saudita para o início do mês Dhul Hijja.

  • 1418 (calendário islâmico): 07 de abril de 1998
  • 1419 (calendário islâmico): 27 de março de 1999
  • 1420 (calendário islâmico): 16 de março de 2000
  • 1421 (calendário islâmico): 05 de março de 2001
  • 1422 (calendário islâmico): 23 de fevereiro de 2002
  • 1423 (calendário islâmico): 12 de fevereiro de 2003
  • 1424 (calendário islâmico): 01 de fevereiro de 2004
  • 1425 (calendário islâmico): 21 de janeiro de 2005
  • 1426 (calendário islâmico): 10 de janeiro de 2006
  • 1427 (calendário islâmico): 31 de dezembro de 2006
  • 1428 (calendário islâmico): 20 de dezembro de 2007
  • 1429 (calendário islâmico): 08 de dezembro de 2008
  • 1430 (calendário islâmico): 27 de novembro de 2009
  • 1431 (calendário islâmico): 16 de novembro de 2010
  • 1432 (calendário islâmico): 06 de novembro de 2011
  • 1433 (calendário islâmico): 26 de outubro de 2012
  • 1434 (calendário islâmico): 15 de outubro de 2013 (calculado)
  • 1435 (calendário islâmico): 04 de outubro de 2014 (calculado)
  • 1436 (calendário islâmico): 23 de setembro de 2015 (calculado)
  • 1437 (calendário islâmico): 11 de setembro de 2016 (calculado)
  • 1438 (calendário islâmico): 01 de setembro de 2017 (calculado)
  • 1439 (calendário islâmico): 21 de agosto de 2018 (calculado)
  • 1440 (calendário islâmico): 11 de agosto de 2019 (calculado)
  • 1441 (calendário islâmico): 31 de julho de 2020 (calculado)
  • 1442 (calendário islâmico): 20 de julho de 2021 (calculado)
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Eid_al-Adha&oldid=544441560 "