Conteúdo verificado

Gorila

Assuntos Relacionados: Mamíferos

Você sabia ...

Esta seleção é feita para as escolas de caridade infantil leia mais . Veja http://www.soschildren.org/sponsor-a-child para saber mais sobre apadrinhamento de crianças.

Gorila
Gorila ocidental
(Gorilla gorilla)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mamíferos
Ordem: Primatas
Família: Hominidae
Subfamília: Homininae
Tribo: Gorillini
Género: Gorila
I. Geoffroy, 1852
Espécies de tipo
Troglodytes gorila
Savage, 1847
Espécies

Gorilla gorilla
Beringei do gorila

distribuição de Gorilla

Gorila, o maior dos vivos primatas, são terra-moradia herbívoros que habitam as florestas de África . Os gorila são divididos em duas espécies e (ainda sob o debate a partir de 2008) quatro ou cinco subespécies. O ADN dos gorila é 97% -98% idêntica à de um ser humano, e que eles são próximos parentes mais próximos aos seres humanos após os dois chimpanzés espécies.

Gorilas vivem em florestas tropicais ou subtropicais. Embora sua escala cubra uma porcentagem pequena de África, os gorila cobrem uma vasta gama de elevações. O gorila de montanha habita o Albertine Rift montane florestas da nuvem do Vulcões Virunga, que variam em altitude 2225-4267 m (7300-14000 pés). Os gorila da planície vivem em florestas densas e os pântanos da planície e pântanos tão baixos quanto do nível do mar.

Etimologia

O médico e missionário americano Thomas Staughton Savage descreveu pela primeira vez a Gorila ocidental (ele a chamou Troglodytes gorilla) em 1847 a partir de amostras obtidas em Liberia . O nome foi derivado da palavra grega Gorillai (a "tribo de mulheres peludos") descrito por Hanno o Navegador, um navegador cartaginês e possível visitante (circa 480 aC) para a área que mais tarde se tornou a Serra Leoa .

Classificação

Gorila de planície ocidental

Até recentemente, não foram consideradas três espécies de gorilas: o gorila de planície ocidental, oriental e do gorila da planície do gorila de montanha. Existe agora um consenso de que há duas espécies com duas subespécies cada. Mais recentemente, tem-se afirmado que uma terceira subespécie existe em uma das espécies.

Primatologists continuar a explorar as relações entre várias populações de gorilas. As espécies e subespécies listados aqui são aqueles sobre os quais a maioria dos cientistas concordam.

  • Gênero Gorilla
    • Gorila ocidental (Gorilla gorilla)
      • Gorila de planície ocidental (Gorilla gorilla gorilla)
      • Cross River Gorila (Gorilla gorilla diehli)
    • Gorilla Oriental (beringei do gorila)
      • Gorila de montanha (Gorilla beringei beringei)
      • Médio gorila de planície (Gorilla beringei graueri)

A subespécie terceiros propostas de beringei do gorila, que ainda não tenha recebido um trinómio, é a Bwindi população do gorila de montanha, às vezes chamado de Bwindi gorila.

Características físicas

Knucklewalking gorila, Cincinnati Zoo

Gorillas se movimentar por nodopedalia. Os machos adultos variam em altura 165-175 cm (5 pés 5 pol - 5 pés 9 pol), e peso de 140-204,5 kg (310-450 libras). As fêmeas adultas são muitas vezes metade do tamanho de um prateado, com uma média de cerca de 140 cm (4 pés) de altura em 7 e 100 kg (220 lb). Ocasionalmente, um silverback de mais de 183 centímetros (6 pés) e 225 kg (£ 500) foi gravada em estado selvagem. No entanto, os gorilas em cativeiro obesos ter atingido um peso de 270 kg (600 libras). Gorila tem uma estrutura facial que é descrito como prognatismo mandibular, isto é, a sua mandíbula se projeta mais longe do que o maxila.

O gorila oriental é mais cor escura do que o gorila ocidental, com o gorila de montanha sendo o mais escuro de todos. O gorila de montanha também tem o cabelo mais grosso. O gorila de planície ocidental pode ser marrom ou cinzento com uma testa avermelhada. Além disso, os gorilas que vivem em florestas de terras baixas são mais esguio e ágil que o mais volumoso do gorila de montanha.

Quase todos os gorilas compartilham o mesmo tipo de sangue (B) e, como seres humanos, têm impressões digitais individuais.

Comportamento

Vida em Grupo

Um gorila silverback

Um silverback é um macho gorila adulto, tipicamente mais de 12 anos de idade e nomeado para o patch distintivo de cabelo de prata em suas costas. Um gorila silverback tem grandes dentes caninos que vêm com a maturidade. Costas negras são sexualmente machos maduros de até 11 anos de idade.

Silverbacks são os líderes de tropas fortes, dominantes. Cada normalmente leva uma tropa ( tamanho do grupo varia de 5 a 30) e está no centro das atenções da tropa, tomando todas as decisões, mediação de conflitos, determinando os movimentos do grupo, levando os outros para locais de alimentação e assumir a responsabilidade pela segurança e bem-estar dos a tropa. Jovens do sexo masculino chamado blackbacks pode servir como proteção de backup.

Os machos começará lentamente a deixar a sua tropa original quando eles são cerca de 11 anos, viajando sozinho ou com um grupo de outros machos para 2-5 anos antes de ser capaz de atrair as fêmeas para formar um novo grupo e comece a reprodução. Enquanto gorilas infantis ficar normalmente com sua mãe por 3-4 anos, silverbacks vai cuidar de jovens órfãos desmamados, mas nunca a ponto de levar os pequenos gorilas.

Gorila com jovens, Bronx Zoo

Se desafiado por um jovem ou até mesmo por um homem estranho, um silverback vai gritar, bater no peito, quebrar galhos, deu à luz seus dentes, em seguida, cobrar para a frente. Às vezes um homem mais jovem no grupo podem assumir a liderança de um homem velho. Se o líder é morto por doença, acidente, ou caçadores de luta, o grupo irá dividir-se, como os animais se dispersam para procurar um novo macho protetor. Muito ocasionalmente, um grupo pode ser tida em conta na sua totalidade por outro macho. Há um risco forte de que o novo macho pode matar os bebês do silverback mortos.

Comida e forrageamento

Os gorila são herbívoros , comendo frutas, folhas e brotos. Além disso eles são classificados como foliovores. Muito parecido com outros animais que se alimentam de plantas e brotos, eles às vezes ingerir pequenos insetos também. Gorilla passar a maior parte do dia comendo. Sua grande caninos longos e crista sagital permitir-lhes para esmagar as plantas duras como bambu. Gorilas se alimentam principalmente de frutas, enquanto os gorilas de montanha alimentam principalmente de ervas, caules e raízes.

Reprodução e vida útil

A gestação é 8½ meses. Há tipicamente 3 a 4 anos entre nascimentos. Infants ficar com suas mães por 3-4 anos. As fêmeas amadurecem em 10-12 anos (anteriormente em cativeiro); machos entre 11-13 anos. O tempo é entre 30-50 anos, embora tenha havido exceções. Por exemplo, a Jenny de Dallas Zoo ainda está vivo aos 55 anos recentemente, os gorilas foram observados praticar sexo face-a-face, uma característica que já foi considerado exclusivo para os seres humanos eo Bonobo .

Inteligência

Um gorila fêmea exibindo uso de ferramentas usando um tronco de árvore como apoio enquanto pesca.
Esqueleto de um gorila

Gorila estão intimamente relacionados com os seres humanos e são consideradas como altamente inteligente. Poucos indivíduos em cativeiro, tais como Koko, foram ensinados um subconjunto de linguagem gestual (veja linguagem animal para uma discussão).

Uso de ferramentas

As seguintes observações foram feitas por uma equipe liderada por Thomas Breuer da Wildlife Conservation Society em setembro de 2005. Os gorilas são agora conhecidos para usar ferramentas no selvagem. Um gorila fêmea no Parque Nacional Nouabalé-Ndoki na República do Congo foi gravado utilizando um pedaço de pau como se para avaliar a profundidade da água, enquanto cruza um pântano. A segunda mulher foi vista usando um toco de árvore como uma ponte e também como um suporte enquanto a pesca no pântano. Isto significa que toda a grandes macacos são agora conhecidos por usar ferramentas.

Em setembro de 2005, a dois anos e meio anos de idade gorila na República do Congo foi descoberto usando pedras para quebrar nozes palma aberta dentro de um santuário de jogo. Embora esta foi a primeira observação de um gorila, mais de quarenta anos antes chimpanzés tinham sido vistos usando ferramentas na natureza, famosa 'pesca' de cupins. É um conto comum entre os povos nativos que os gorilas usaram pedras e paus para impedir predadores, mesmo repreender grandes mamíferos. Grandes macacos são dotados com um aperto de semi-precisão, e, certamente, têm sido capazes de usar as duas ferramentas simples e até mesmo armas, improvisando um clube de um galho caído conveniente.

Estudos

A palavra "gorila" vem da história de Hanno o Navegador, um explorador cartaginês em uma expedição na costa Oeste Africano. Eles encontraram "um povo selvagem, a maior parte dos quais eram mulheres, cujos corpos estavam peludas, e quais nossos intérpretes chamado Gorillae". A palavra foi então usada mais tarde como o nome da espécie, embora não se sabe se o que esses antigos cartagineses encontramos foram verdadeiramente gorilas, uma outra espécie de macaco ou macacos ou humanos.

Médico e missionário americano Thomas Staughton Savage obtidos os primeiros exemplares (o crânio e outros ossos) durante seu tempo na Libéria , na África. Os primeiros escritos científicos sobre descrevendo gorilas remontam à publicação de um artigo em 1847 no Proceedings da Sociedade de História Natural de Boston, onde Troglodytes gorila é descrito, agora conhecido como o Gorila ocidental. Outras espécies de gorila são descritos no próximo par de anos.

Explorador Paul du Chaillu foi o primeiro ocidental a ver um gorila ao vivo durante a sua viagem pela África equatorial ocidental de 1856 a 1859. Ele trouxe espécimes mortos para a Inglaterra em 1861.

O primeiro estudo sistemático não foi realizado até a década de 1920, quando Carl Akeley do Museu Americano de História Natural viajou para a África para caçar um animal a ser filmado e recheado. Em sua primeira viagem, ele foi acompanhado por seus amigos Mary Bradley, um escritor famoso mistério, e seu marido. Depois de sua viagem, Mary Bradley escreveu No Gorilla Trail. Mais tarde, ela se tornou um defensor para a conservação dos gorilas e escreveu vários livros (principalmente para crianças). No final dos anos 1920 e início dos anos 1930, Robert Yerkes e sua esposa Ava ajudou a aprofundar o estudo dos gorilas quando eles mandaram Harold Bigham à África. Yerkes também escreveu um livro em 1929 sobre os grandes macacos.

Após a Segunda Guerra Mundial, George Schaller foi um dos primeiros pesquisadores a ir para o campo de estudo e primatas. Em 1959, ele realizou um estudo sistemático do gorila de montanha no estado selvagem e publicou seu trabalho. Anos mais tarde, a mando de Louis Leakey eo National Geographic, Dian Fossey realizou um estudo muito maior e mais abrangente do gorila de montanha. Não foi até ela publicou seu trabalho que muitos equívocos e mitos sobre os gorilas foram finalmente refutada, incluindo o mito de que os gorilas são violentos.

Endangerment

Ambas as espécies de gorila são em perigo, e têm sido sujeitas a um intenso caçar por um longo tempo. Ameaças à sobrevivência do gorila incluem destruição do habitat e da o comércio da carne de caça. Em 2004 uma população de várias centenas de gorilas no Parque Nacional de Odzala, República do Congo foi limpada essencialmente pelo Vírus Ebola. Um estudo de 2006 publicado na revista Science concluiu que mais de 5.000 gorilas podem ter morrido em epidemias recentes do vírus Ebola na África central. Os pesquisadores indicaram que em conjunto com a caça comercial destes macacos cria "uma receita para a rápida ecológica extinção ". Os esforços de conservação incluem o Great Ape Survival Project, uma parceria entre a Programa das Nações Unidas para o Ambiente e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência ea Cultura , e também um tratado internacional, a Acordo sobre a Conservação dos Gorilas e dos seus habitats, celebrada sob UNEP-administrado Convenção sobre Espécies Migratórias. O Acordo Gorilla é o primeiro instrumento juridicamente vinculativo visando exclusivamente conservação Gorila e entra em vigor na 01 de junho 2008 .

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Gorilla&oldid=228354130 "