Conteúdo verificado

iPod

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Esta seleção Escolas foi originalmente escolhido pelo SOS Children para as escolas no mundo em desenvolvimento sem acesso à internet. Ele está disponível como um download intranet. Para comparar instituições de caridade de patrocínio esta é a melhor ligação de patrocínio .

iPod
320px
A linha iPod atual consiste de (da esquerda para a direita) o iPod shuffle,
iPod nano, iPod classic e iPod touch.
Fabricante Apple Inc.
Tipo Media player portátil
Disponibilidade de varejo 2001
Unidades vendidas Mais de 141 milhões de unidades em todo o mundo, a partir de janeiro 2008
Serviços on-line loja Itunes

iPod é uma marca de media players portáteis concebidos e comercializados por a Apple e lançado em 23 de outubro de 2001 . O line-up consiste atualmente de o carro-chefe duro com base em unidade iPod classic, o touchscreen high-end iPod touch, o de nível médio com capacidade de vídeo iPod nano, e o nível de entrada screenless iPod shuffle. Produtos antigos incluem o compacto iPod mini (substituído pelo iPod nano) eo high-end spin-off iPod photo (re-integrado na linha principal do iPod classic). iPod modelos clássicos loja mídia em um interno disco rígido, enquanto todos os outros modelos utilizam memória flash para permitir sua menor dimensão (as mini-descontinuadas utilizado um Miniatura Microdrive disco rígido). Tal como acontece com muitos outros leitores de música digitais, iPods, excluindo o iPod Touch, também pode servir como externo dispositivos de armazenamento de dados.

Da Apple software iTunes é usado para transferir música para os dispositivos. Como uma aplicação jukebox, iTunes armazena uma biblioteca de músicas no computador do usuário e pode jogar, queimar, e copiar músicas de um CD. Além disso, transfere fotos, vídeos, jogos e calendários a esses modelos de iPod que lhes dão suporte. A Apple centrou o seu desenvolvimento no iPod da única interface de usuário e sua facilidade de uso, em vez de capacidade técnica. Em outubro de 2007, o iPod tinha vendido mais de 119 milhões de unidades no mundo (declarado em "The Beat Goes On" conferência) tornando-se o best-seller série leitor de áudio digital na história.

História e design

iPod veio da estratégia de hub digital da Apple, quando a empresa começou a criar software para o crescente mercado de dispositivos digitais que estão sendo comprados pelos consumidores. Câmeras digitais, filmadoras e organizadores tinham bem estabelecida mercados tradicionais, mas a empresa encontrou players de música digital existente "grandes e desajeitados ou pequenas e inúteis" com interfaces de usuário que eram "incrivelmente horrível", assim que a Apple decidiu desenvolver seu próprio. Chefe de engenharia de hardware da Apple, Jon Rubinstein, ordenados por Steve Jobs , reuniu uma equipe de engenheiros para projetá-lo, incluindo engenheiros de hardware Tony Fadell e Michael Dhuey, e engenheiro de projeto Jonathan Ive. O produto foi desenvolvido em menos de um ano e revelado em 23 de outubro de 2001 . CEO Steve Jobs anunciou-o como um produto Mac-compatível com um disco rígido de 5 GB que colocar "1000 músicas em seu bolso."

Estranhamente, a Apple não desenvolver software do iPod inteiramente em casa. Maçã em vez usado Plataforma de referência da PortalPlayer que foi baseado em dois Núcleos ARM. A plataforma de software teve rudimentar execução em um sistema operacional microkernel comercial incorporado. PortalPlayer tinha sido previamente trabalhando em um leitor de MP3 IBM-branded com Bluetooth fones de ouvido. A Apple contratou outra empresa, Pixo, para ajudar a projetar e implementar a interface do usuário, sob a supervisão direta de Steve Jobs. Uma vez estabelecida, a Apple continuou a refinar o olhar do software e sentir. Começando com iPod mini, o Font Chicago foi substituído por Espy Sans. Mais tarde iPods comutado novamente para fontes Podium Sans - uma fonte semelhante a fonte corporativa da Apple Myriad. iPods com telas coloridas, em seguida, adotou algumas Mac OS X temas como do Aqua barras de progresso, e metal escovado na interface de bloqueio. Em 2007, a Apple modificou a interface do iPod novamente com a introdução da sexta geração iPod classic e de terceira geração iPod nano, alterando o tipo de letra a Helvetica, e na maioria dos casos, dividir a tela ao meio, exibindo os menus nos trabalhos artísticos esquerda e álbum, fotos, vídeos ou à direita (o que era apropriado para o item selecionado).

Marca registrada

O nome iPod foi proposto por Vinnie Chieco, um copywriter freelance, que (com os outros) foi chamado pela Apple para descobrir como introduzir o novo player ao público. Depois Chieco viu um protótipo, ele achava do filme 2001: Uma Odisséia no Espaço ea frase "Abra a porta pod bay, Hal! ", Que refere-se ao branco EVA Pods do Descoberta Uma nave espacial. A Apple pesquisou a marca e descobriu que ele já estava em uso. Joseph N. Grasso de New Jersey tinha originalmente listou uma marca "iPod" com o US Patent and Trademark Office em julho de 2000 para Quiosques de Internet. Os primeiros quiosques iPod havia sido demonstrado ao público em Nova Jersey, em março de 1998, e uso comercial começou em janeiro de 2000. A marca foi registrada pelo USPTO em novembro de 2003, e Grasso atribuído a Apple Computer, Inc. em 2005.

Software

iPod pode jogar MP3, AAC / M4A, AAC protegido, AIFF, WAV, Audível audiobook, e Apple Lossless formatos de arquivos de áudio. A foto iPod introduziu a capacidade de exibir JPEG, BMP, GIF, TIFF, e PNG ficheiro de imagem. Quinto e sexto clássicos do iPod geração, bem como a terceira geração do iPod nanos, pode adicionalmente jogar MPEG-4 ( H.264 / MPEG-4 AVC) e Tempo rápido formatos de vídeo, com restrições dimensões do vídeo, técnicas de codificação e-taxas de dados. Originalmente, o software do iPod só trabalhou com Macs; No entanto, começando com o modelo de segunda geração, o software do iPod trabalhou com Windows e Macs. Diferentemente da maioria dos outros players de mídia, a Apple não suporta Microsoft 's Formato de áudio WMA - mas um conversor para arquivos WMA sem Digital Rights Management (DRM) é fornecido com o do Windows versão do iTunes. Arquivos MIDI também não pode ser reproduzido, mas podem ser convertidos em arquivos de áudio usando o menu "Advanced" no iTunes. Formatos de áudio de código aberto alternativos, tais como Ogg Vorbis e FLAC não são suportados sem instalar firmware personalizado para o iPod.

O iPod é associado com um computador host. Cada vez que um iPod se conecta ao seu computador host, o iTunes pode sincronizar música bibliotecas inteiras ou listas de reprodução de música automaticamente ou manualmente. Classificações de música pode ser definido no iPod e sincronizada mais tarde para a biblioteca do iTunes, e vice-versa. Um usuário pode acessar, jogar e adicionar música em um segundo computador, se o iPod é definido para sincronização manual e não automática, mas nada adicionados ou editados serão revertidos ao conectar e sincronizar com o computador principal e sua biblioteca. Se um usuário deseja sincronizar automaticamente música com um outro computador, a biblioteca do iPod será totalmente apagado e substituído por biblioteca do outro computador.

Interface de usuário

A assinatura do iPod Click Wheel.

iPods com telas coloridas usar gráficos e texto anti-aliasing, com animações de correr. Clássico iPods têm cinco botões e as gerações posteriores têm os botões integrados no volante clique - uma inovação que dá uma organizada, minimalista interface. Os botões de executar funções básicas como reproduzir, próxima faixa, etc. Outras operações, como percorrer itens de menu e controle do volume são realizados usando a roda do clique de maneira rotativa. iPod shuffle não tem uma click wheel e ao invés disso tem cinco botões posicionados de forma diferente dos modelos maiores. iPod touch não usa botões para qualquer uma destas funções, em vez de confiar em um Estilo de entrada multi-toque semelhante à do iPhone.

iTunes Store

A iTunes Store é uma loja de mídia online executado pela Apple e acessada via iTunes. Foi introduzido em 29 de abril de 2003 e que vende músicas individuais, com preços típicos sendo US $ 0,99, R $ 1,69 (inc. GST), R $ 1,79 (inc. GST), 0.99 (inc. IVA), ou R $ 0,79 (inc. IVA) por música. Uma vez que nenhum outro player portátil suporta o DRM usado, apenas iPods podem reproduzir conteúdo protegido a partir da loja iTunes. A loja tornou-se líder de mercado logo após o seu lançamento e Apple anunciou a venda de vídeos através da loja on 12 de outubro de 2005 . Filmes completos tornaram-se disponíveis em 12 setembro 2006 .

Arquivos de áudio comprados utilizar o formato AAC com criptografia adicionado. A encriptação é baseado na Sistema de DRM FairPlay. Até cinco computadores autorizados e um número ilimitado de iPods podem reproduzir os arquivos. Queima os arquivos em um CD de áudio, em seguida, re-comprimir pode criar arquivos de música sem o DRM, embora isso resulta em redução da qualidade. O DRM também pode ser removido usando um software de terceiros. No entanto, em um acordo com a Apple, EMI começou a vender sem DRM, canções de maior qualidade nas lojas do iTunes, em uma categoria chamada "iTunes Plus." Enquanto canções individuais foram disponibilizados a um custo de US $ 1,29, 30 ¢ mais do que o custo de uma canção DRM regular, álbuns inteiros estavam disponíveis para o mesmo preço, US $ 9,99, como DRM álbuns codificado. Em 17 de outubro de 2007, a Apple reduziu o custo de canções individuais do iTunes Plus para US $ 0,99 por canção, o mesmo que faixas DRM codificadas.

iPods não pode reproduzir arquivos de música de concorrentes lojas de música que usam tecnologias rival DRM como Microsoft 's WMA protegidos ou RealNetworks ' Helix DRM. Lojas de exemplo incluem Napster e MSN Music. RealNetworks afirma que a Apple está criando problemas para si mesmo usando FairPlay para bloquear os usuários a usar o iTunes Store. Steve Jobs afirmou que a Apple faz pouco lucro das vendas de música, embora a Apple usa a loja para promover as vendas do iPod. No entanto, iPods também pode reproduzir ficheiros de música a partir de lojas on-line que não utilizam DRM, tais como eMusic ou Amie Street.

Em 3 de julho de 2007 , Universal Music Group decidiu não renovar seu contrato com a loja de música iTunes. Universal irá agora fornecer iTunes em uma capacidade 'à vontade'.

Em 5 de setembro de 2007 , a mídia Evento da Apple intitulado "The Beat Goes On ...", a empresa estreou o iTunes Wi-Fi Music Store, que permite aos usuários acessar o Music Store a partir de qualquer iPhone ou o iPod Touch e baixar músicas diretamente para o dispositivo, que pode ser sincronizado com o iTunes biblioteca do usuário.

Armazenamento de arquivos e transferência

Todos os iPods, exceto para o toque pode funcionar em "modo de disco", como dispositivos de armazenamento em massa para armazenar arquivos de dados. Se o iPod está formatado em um computador Mac OS X que utiliza o HFS formato de sistema de ficheiros +, o que lhe permite servir de disco de inicialização para um computador Mac. Se ele é formatado no Windows, o Formato FAT32 é usado. Com o advento do iPod compatível com o Windows, sistema de arquivos padrão do iPod mudou de HFS + para FAT32, embora possa ser reformatado para qualquer sistema de arquivos (excluindo o iPod shuffle, que é estritamente FAT32). Geralmente, se um novo iPod (exceto o iPod shuffle) é inicialmente conectado a um computador com o Windows, ele será formatado com FAT32, e se inicialmente conectado a um Mac rodando Mac OS X será formatado com HFS +.

Ao contrário de muitos outros leitores de MP3, basta copiar os arquivos de áudio ou vídeo para a unidade com uma aplicação típica de gerenciamento de arquivos não permitirá iPod para acessá-los corretamente. O usuário deve usar o software que foi projetado especificamente para transferir arquivos de mídia para iPods, de modo que os arquivos são reproduzíveis e visível. Além do iTunes, várias aplicações alternativas de terceiros estão disponíveis em um número de diferentes plataformas.

iTunes 7 e acima pode transferir compra de mídia do iTunes Store de um iPod para um computador, desde que a mídia DRM é transferido para qualquer um dos cinco computadores autorizados de autorização com a mídia de DRM.

Os arquivos de mídia são armazenados no iPod em uma pasta oculta, juntamente com um arquivo de banco de dados proprietário. O conteúdo oculto pode ser acessado no sistema operacional do host, permitindo que os arquivos ocultos para ser mostrado. O áudio pode então ser recuperado manualmente, arrastando os arquivos ou pastas para a biblioteca do iTunes ou usando software de terceiros.

Equalizador

Se o som é reforçada com o software do iPod equalizador (EQ), alguns ajustes de EQ - como R & B, Rock, Acústico, and Bass Booster - pode causar distorção de graves com muita facilidade. O equalizador amplifica o nível de áudio digital para além do limite do software, causando distorção ( grampeamento) em canções que têm um bombo ou usar um instrumento bassy, mesmo quando o nível de amplificador é baixa. Uma solução possível é reduzir o nível de volume das músicas, modificando os arquivos de áudio.

Equipamento

Chipsets e eletrônicos

Microcontrolador

  • iPod primeiro a gerações terceiros - Dois ARM 7TDMI derivado CPUs rodando a 90 MHz.
  • iPod quarta e quinta gerações, iPod mini, iPod nano de primeira geração - de velocidade variável ARM 7TDMI CPUs, rodando a um pico de 80 MHz para economizar bateria.
  • iPod nano de segunda geração - Samsung System-on-Chip, baseado em um processador ARM.
  • iPod shuffle primeira geração - Chips SigmaTel STMP3550 que manipula tanto a decodificação de música e os circuitos de áudio.

Chip de áudio

  • Todos os iPods (exceto o shuffle 6G) e usam codecs de áudio desenvolvido pela Wolfson Microelectronics.
  • IPods geração sexto usar um Cirrus Logic chip de codec de áudio.

Meio de armazenamento

  • iPod primeiro ao quinto geração - 45,7 milímetros (1,8 in) discos rígidos (ATA-6, 4200 rpm com conectores proprietários) feitas por Toshiba
  • iPod mini - 25,4 mm (1 in) Microdrives fabricado pela Hitachi e Seagate
  • iPod nano - A memória flash de Samsung, Toshiba e outros.
  • iPod shuffle - Memória flash

Baterias

  • iPod de primeira e segunda geração, nano, shuffle - Internal baterias de polímero de lítio
  • iPod terceira para a quinta geração - Internal baterias de lítio-íon

Conectividade

Dois carregadores de iPod de parede, com FireWire (esquerda) e USB (à direita) conectores, que permitem iPods para carregar sem um computador.

Originalmente, uma Conexão FireWire para o computador host foi usado para atualizar ou recarregar a músicas bateria. A bateria também pode ser carregado com um adaptador de energia que foi incluído com os primeiros quatro gerações. A terceira geração começou a incluir um Dock Connector, permitindo FireWire ou conectividade USB. Isto proporcionou uma melhor compatibilidade com PCs, como a maioria deles não tem portas FireWire no momento. O conector dock também trouxe oportunidades para troca de dados, som e potência com um iPod, que em última análise, criou um grande mercado de acessórios, fabricados por terceiros, tais como Belkin e Griffin. O iPod shuffle de segunda geração utiliza um único conector de 3,5 mm, que atua tanto como um fone de ouvido e uma porta de dados para o dock.

Eventualmente, a Apple começou a enviar iPods com cabos USB em vez de FireWire, embora este último estava disponível separadamente. A partir do iPod nano de primeira geração eo iPod classic quinta geração, a Apple descontinuado usando FireWire para transferência de dados e fez uma transição completa para USB 2.0, numa tentativa para reduzir o custo e factor de forma. Com estas alterações, FireWire só poderia ser usado para recarregar.

conector dock para iPod

Introduzido no de terceira geração iPod, conector dock de 30 pinos do iPod permite iPods para ser conectado a uma variedade de acessórios, que pode variar de televisores a sistemas de alto-falante. Alguns periféricos utilizar a sua própria interface, enquanto outros usam tela do próprio iPod para o acesso. Esses acessórios podem ser utilizados para música, vídeo e reprodução de foto. Porque o conector dock é uma interface proprietária, a implementação da interface requer o pagamento de royalties para a Apple.

Acessórios

Muitos acessórios foram feitos para o iPod. Uma grande quantidade são feitos por empresas terceirizadas, embora muitos, tais como iPod Hi-Fi, são feitos pela Apple. Este mercado é por vezes descrito como o ecossistema iPod. Alguns acessórios adicionar recursos extras que outros players de música tem, tais como gravadores de som, sintonizadores de rádio FM, controles remotos com fio, e / cabos de áudio visual para conexões de TV. Outros acessórios oferecem características únicas, como a Nike + iPod pedômetro e do iPod Camera Connector. Outros acessórios notáveis incluem alto-falantes externos, controles remotos sem fio, capas de protecção / filmes e fones de ouvido sem fio. Entre os primeiros fabricantes de acessórios foram Griffin Technology, Belkin, JBL, Bose, Monster Cable, e SendStation.

Dois projetos de fones de ouvido do iPod. A versão atual é mostrado à direita.

O branco fones de ouvido (ou "auriculares") que navio com todos os iPods tornaram-se símbolo da marca. Anúncios apresentam-los de forma proeminente, muitas vezes contrastantes os fones de ouvido brancos (e cabos), com pessoas como escuro silhuetas. Os fones de ouvido originais veio com a primeira geração do iPod. Eles foram revistos para ser menor depois que a Apple recebeu queixas dos fones sendo muito grande. Os fones de ouvido revisados foram enviados com o segundo através de primeiros iPods de quinta geração, o iPod mini, e os primeiros nanos geração. Os fones de ouvido foram revistos novamente em 2006, com um design ainda menor e mais ágil. Este terceiro tipo foi enviado com iPods quinta geração em atraso e os nanos de segunda geração. Tudo primeira geração do iPod embaralha ea segunda geração até 30 de janeiro de 2007 (quando modelos de cores foram introduzidas) teve o segundo tipo; aqueles que enviados após essa data tinha o terceiro tipo.

Em 2005, New York de Metropolitan Transportation Authority colocou anúncios nos metrôs passageiros que aviso "Fones de ouvido são uma dádiva. Proteja o seu dispositivo", depois de furtos iPod no metrô subiu de zero em 2004 para 50 em os primeiros três meses de 2005.

BMW lançou a primeira interface de automóvel iPod, permitindo que os condutores de veículos BMW mais recentes para controlar o seu iPod usando o comandos no volante built-in ou o chefe unidades botões de rádio. A Apple anunciou em 2005 que sistemas similares estaria disponível para outras marcas de veículos, incluindo Mercedes-Benz, Volvo, Nissan, Alfa Romeo, Ferrari, Acura, Audi, Honda, Renault e Volkswagen . Scion oferece conectividade padrão iPod em todos os seus carros.

Alguns fabricantes independentes, incluindo estéreo JVC, Pioneer, Kenwood, Alpine, Sony , e Harman Kardon também têm soluções de integração específicas do iPod. Métodos de ligação alternativos incluem kits de adaptadores (que usam o leitor de cassetes ou a porta CD changer), entradas de áudio e transmissores de FM, como o iTrip - embora transmissores de FM pessoais são ilegais em alguns países. Muitos fabricantes de automóveis têm acrescentado entradas de áudio padrão.

A partir de meados de 2007, quatro grandes companhias aéreas, United, Continental, Delta, e Emirados chegaram a acordos para instalar conexões de assento para iPod. O serviço gratuito permite que os passageiros para alimentar e carregar o seu iPod, e ver as suas bibliotecas de vídeo e música em individuais encosto do banco será exibido. Originalmente KLM e Air France foram relatados para ser parte do negócio com a Apple, mas liberado mais tarde declarações explicando que eles só estavam contemplando a possibilidade de incorporar tais sistemas.

Problemas de bateria

A duração da bateria anunciado na maioria dos modelos é diferente da vida realizáveis no mundo real. Por exemplo, o GB iPod quinta geração de 30 é anunciado como tendo até 14 horas de reprodução de música. Um relatório MP3.com afirmou que este foi praticamente inatingível em condições de uso da vida real, com um escritor para MP3.com recebendo, em média, menos de 8 horas a partir de seu iPod. Em 2003, ações judiciais coletivas foram feitas contra a Apple reclamando que a bateria carrega durou comprimentos mais curtos de tempo do que o indicado e que a bateria degradado ao longo do tempo. Os processos foram resolvidos por indivíduos ou oferecendo US $ 50 crédito da loja ou uma substituição da bateria livre.

baterias do iPod não são projetados para ser removido ou substituído pelo usuário, embora alguns usuários têm sido capazes de abrir a caixa-se, normalmente seguindo as instruções de fornecedores de terceiros de baterias de substituição do iPod. Para agravar o problema, a Apple inicialmente não iria substituir as baterias gastas. A política oficial foi a de que o cliente deve comprar um iPod de substituição remodelado, a um custo quase equivalente a uma nova marca. Todas as baterias de lítio-íon, eventualmente, perder a capacidade durante a sua vida (orientações estão disponíveis para prolongando a vida útil) e esta situação levou a um pequeno mercado para terceiros kits de substituição de baterias.

A Apple anunciou um programa de substituição de baterias em 14 de novembro de 2003 , uma semana antes de um golpe de alta publicidade e pelo website Neistat Irmãos. O custo inicial foi de US $ 99, e foi reduzido para US $ 59 em 2005. Uma semana depois, a Apple ofereceu uma garantia iPod prorrogado por US $ 59. Para o iPod nano, ferramentas de solda são necessários porque a bateria está soldada na placa principal. IPods de quinta geração têm sua bateria acoplada à placa traseira com adesivo.

A resposta dos graves

A terceira geração iPod teve uma resposta fraca baixo, como mostrado nos testes de áudio. A combinação de tamanho inferior a DC-bloqueamento condensadores e a baixa típico impedância da maioria dos auscultadores de consumo formar um filtro passa-alta, que atenua a saída de graves baixa frequência. Condensadores semelhantes foram utilizados nas iPods quarta geração. O problema é reduzida quando usando fones de ouvido de alta impedância e é completamente mascarado durante a condução de alta impedância (nível de linha) cargas, como uma externa amplificador de auscultadores. O iPod shuffle primeira geração utiliza um dupla-fase transistor de saída, em vez de uma única saída acoplada condensador, e não exibem resposta de graves reduzida para qualquer carga.

Modelos

O iPod foi atualizado várias vezes, e cada revisão significativa é chamado de " geração ". Apenas o mais recente (o número mais alto) geração e unidades remodelado das gerações anteriores do iPod está disponível a partir da Apple para cada modelo (classic, nano, shuffle, toque). Cada nova geração geralmente tem mais recursos e refinamentos enquanto sendo tipicamente fisicamente menor e mais leve que o seu antecessor, enquanto geralmente (mas nem sempre) mantendo etiqueta de preço do modelo mais antigo. mudanças notáveis incluem o click wheel sensível ao toque que substitui a roda de rolagem mecânica, uso de telas coloridas, e memória flash substituindo discos rígidos.

Modelo Geração Imagem Capacidade Conexão Data de lançamento original OS mínimas para sincronizar Classificado vida útil da bateria (horas)
clássico primeiro primeira geração do iPod 5, 10 GB FireWire 23 de Outubro de 2001 Mac: 9, 10.1 áudio: 10
Primeiro modelo, com roda de rolagem mecânica. 10 GB modelo lançado mais tarde.
segundo A segunda geração do iPod (2002) 10, 20 GB FireWire 17 de Julho de 2002 Mac: 10.1
Vitória: 2000
áudio: 10
Sensível ao toque roda. Porta FireWire tinha uma capa. Interruptor de bloqueio revisto. Compatibilidade do Windows através de Musicmatch.
terceiro terceira geração do iPod 10, 15, 20, 30, 40 GB FireWire ( USB para sincronização somente) 28 de Abril de 2003 Mac: 10.1
Vitória: 2000
áudio: 8
Primeiro reformulação completa com interface de all-touch, conector dock, e caso mais magro. Apoio Musicmatch caiu com lançamento posterior do iTunes 4.1 para Windows.
quarto
( foto) ( cor)
quarta geração do iPod 20, 40 GB FireWire ou USB 19 de Julho de 2004 Mac: 10.2
Vitória: 2000
áudio: 12
Adotado Click Wheel do iPod mini.
quarta geração do iPod foto:
30, 40, 60 GB
FireWire ou USB 26 de outubro de 2004 Mac: 10.2
Vitória: 2000
áudio: 15
slideshow: 5
color:
20, 60 GB
28 de junho de 2005
Prémio spin-off de 4G iPod com tela colorida e visualização de imagens. Mais tarde reintegrada linha iPod principal.
quinto quinta geração do iPod 30, 60, 80 GB USB ( FireWire para cobrar apenas) 12 de Outubro de 2005 Mac: 10.3
Vitória: 2000
30 GB
áudio: 14
vídeo: 2
(Posteriormente 3,5)
60/80 GB
áudio: 20
vídeo: 3 / 6.5
Segundo redesign completo com um caso mais fino, tela maior e com reprodução de vídeo. Oferecido em preto ou branco.
sexto sexta geração do iPod 80, 160 GB USB (FireWire para carregar apenas) 5 de Setembro de 2007 Mac: 10,4 Vitória: XP 80 GB
áudio: 30
vídeo: 5
160 GB
áudio: 40
video: 7
Introduziu o sufixo "clássico". Nova interface e anodizado placa frontal de alumínio. Prata substitui branco.
mini-
(Substituído por nano)
primeiro iPod mini primeira geração 4GB USB ou FireWire 6 de Janeiro de 2004 Mac: 10.1
Vitória: 2000
áudio: 8
Novo modelo menor, disponível em 5 cores. Introduziu o "Click Wheel".
segundo iPod mini de segunda geração 4, 6 GB USB ou FireWire 22 de Fevereiro de 2005 Mac: 10.2
Vitória: 2000
áudio: 18
Variantes de cores brilhantes com maior duração da bateria. Clique lettering Roda cor da carroçaria correspondido. Cor de ouro interrompido. Mais tarde substituído pelo iPod nano.
nano primeiro iPod nano de primeira geração 1, 2, 4 GB USB (FireWire para carregar apenas) 7 de Setembro de 2005 Mac: 10.3
Vitória: 2000
áudio: 14
slideshow: 4
Substituído mini. Disponível em memória flash preto ou branco e usados. Ecrã a cores para visualização de fotos. 1 GB versão liberada mais tarde.
segundo 4 GB azul iPod nano 2, 4, 8 GB USB (FireWire para carregar apenas) 12 de Setembro de 2006 Mac: 10.3
Vitória: 2000
áudio: 24
slideshow: 5
Invólucro de alumínio anodizado e 6 cores disponíveis.
terceiro 4 GB terceira geração do iPod nano 4, 8 GB USB (FireWire para carregar apenas) 5 de Setembro de 2007 Mac: 10.4
Vitória: XP
áudio: 24
vídeo: 5
2 " Tela QVGA, cores atualizadas com cromo volta, nova interface, capacidade de vídeo.
embaralhar primeiro primeira geração iPod shuffle 512 MB, 1 GB USB
(Não é necessário adaptador)
11 de Janeiro de 2005 Mac: 10.2
Vitória: 2000
áudio: 12
Novo modelo de nível de entrada. Usa memória flash e não tem tela.
segundo segunda geração iPod shuffle 1 GB USB 12 de Setembro de 2006 Mac: 10.3
Vitória: 2000
áudio: 12
Design do clipe menor com invólucro de alumínio anodizado. 4 opções de cores adicionados mais tarde. Cores mais tarde foram atualizados.
toque primeiro iPod touch 8, 16 GB USB (FireWire para carregar apenas) 5 de Setembro de 2007 Mac: 10.4
Vitória: XP
áudio: 22
vídeo: 5
Com Safari navegador, Multi-toque, Wi-Fi e acesso sem fio à iTunes Store e YouTube .
Fontes: banco de dados modelo da Apple Inc., Mactracker.

(PRODUCT) RED nano 2G iPod.

O software incluído com a primeira geração do iPod foi Macintosh-somente, para que os usuários de Windows tem que usar software de terceiros como o ephPod ou XPlay para gerenciar sua música. Quando a Apple apresentou a segunda geração de iPods em julho de 2002, eles venderam duas versões, uma que incluiu iTunes para usuários de Macintosh e outro que incluiu Musicmatch Jukebox para usuários de Windows. Em outubro de 2003, a Apple lançou a versão Windows do iTunes, e começou a vender iPods que incluíam ambas as versões Windows e Macintosh do iTunes para que eles pudessem ser usados com qualquer plataforma. IPods atuais não ser fornecido com o iTunes, que deve ser baixado do site da Apple.

Em dezembro de 2002, a Apple lançou seus primeiros iPods edição limitada, quer com Madonna 's, Tony Hawk, ou Assinatura de Beck ou Logotipo da banda No Doubt gravada na parte traseira para um extra de US $ 50. Em 26 de Outubro de 2004 , a Apple introduziu uma edição especial de sua quarta geração do iPod monocromático, projetado no esquema de cores do álbum How To Dismantle An Atomic Bomb pela banda de rock irlandesa U2 . Ele tinha uma caixa preta com uma roda de clique vermelho e parte de trás tinha as assinaturas esculpidas de membros da banda do U2. Este iPod foi atualizado ao lado do iPod photo e iPod de quinta geração.

Em 13 de outubro de 2006 , a Apple lançou uma edição especial 4 GB iPod nano vermelho como parte do (PRODUCT) RED campanha. Uma versão de 8 GB foi lançado três semanas depois e ambos vendidos para o mesmo preço que os modelos padrão. US $ 10 de cada venda é doada para O Fundo Global de Combate à Aids, Tuberculose e Malária. Em 5 de setembro de 2007 , a Apple também adicionou um (PRODUCT) RED iPod Shuffle modelo. Eles não divulgou quanto será doado à caridade a partir deste modelo. A Apple também lançou edição especial de Harry Potter iPods para acompanhar a foto iPod. Estes foram gravados com o Da crista de Hogwarts na parte de trás e só estavam disponíveis para os compradores do Harry Potter audiobooks. Eles foram atualizados quando a quinta geração de iPods foram lançados, mas só estavam disponíveis por um tempo limitado.

Em 2007 , um Cubismo edição especial iPod nano 2 GB de prata foi disponibilizado nas ex-repúblicas jugoslavas.

Timeline de modelos de iPod

iPad
Fontes: a Apple biblioteca comunicado de imprensa, Banco de dados modelo Mactracker Apple Inc.

Fiabilidade e durabilidade

iPods têm sido criticados por seu tempo de vida curto, discos rígidos frágeis, e obsolescência planejada. Uma pesquisa de 2005 realizada no site da MacInTouch descobriu que o iPod teve uma taxa média de insucesso de 13,7%. Concluiu-se que alguns modelos eram mais duráveis do que os outros. Em particular, as taxas de falha para iPods empregam discos rígidos era geralmente acima de 20%, enquanto aqueles com memória flash teve uma taxa de falha inferior a 10%, o que indica pouca durabilidade disco rígido. No final de 2005, muitos usuários se queixaram de que a superfície da primeira geração do iPod nano pode ficar arranhada facilmente, tornando a tela inutilizável. A ação coletiva também foi arquivada. A Apple inicialmente considerou a questão um defeito menor, mas mais tarde começou a enviar estes iPods com luvas protetoras.

As denúncias de exploração de trabalhadores

Em 11 de Junho de 2006 , o jornal britânico Mail on Sunday informou que os iPods são fabricados principalmente por trabalhadores que ganham mais do que US $ 50 por mês e trabalhar em turnos de 15 horas. A Apple investigou o caso com os auditores independentes e descobriram que, enquanto algumas das práticas de trabalho da planta encontrou Código da Apple de Conduta, outros não: Os funcionários trabalharam mais de 60 horas por semana durante 35% do tempo, e trabalhou mais de seis dias consecutivos para 25% do tempo.

Foxconn, fabricante da Apple, inicialmente negou os abusos, mas quando uma equipe de auditoria da Apple descobriu que os trabalhadores tinham vindo a trabalhar mais horas do que foram autorizados sob a lei chinesa, eles prometeram para evitar que trabalhadores que trabalham mais horas do que o Código permitido. Apple contratou uma empresa local de trabalho normas de auditoria, Verité, e juntou-se o Código de Conduta da Indústria Electrónica Grupo de Implementação para supervisionar as medidas. Em 31 de Dezembro de 2006 , os trabalhadores da Longhua, Shenzhen fábrica (de propriedade da Foxconn) formaram um sindicato. O sindicato é filiado à chinesa governo-controlado All-China Federação dos Sindicatos.

Disputas de patentes

Em 2005, a Apple enfrentou duas ações judiciais reivindicando violação de patente pelo iPod e suas tecnologias associadas: Avançado dispositivos de áudio reivindicou o iPod violado o seu patente de um "jukebox", enquanto um de Hong Kong baseados Portfólio da empresa IP chamado Pat-direito entrou com uma ação alegando que a tecnologia FairPlay da Apple violou uma patente emitida para inventor Ho Keung Tse. O último caso inclui também as lojas de música online da Sony , RealNetworks, Napster , Musicmatch e como réus.

Aplicação da Apple para o United States Patent and Trademark Office para uma patente em "entradas do usuário de rotação", como usados na interface do iPod, recebeu um terceiro "rejeição não-final" (NFR) em agosto de 2005. Também em agosto de 2005, Creative Technology, uma das principais rivais da Apple no mercado de MP3 player, anunciou que detinha a patente de parte da interface de seleção de música usado pelo iPod, que Criativa apelidado de "Zen Patent", concedida em 9 de agosto de 2005 . Em 15 de maio 2006 , a Creative entrou com outra ação contra a Apple com o Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito do Norte da Califórnia. A Creative também pediu ao Estados Unidos Comissão de Comércio Internacional para investigar se a Apple estava violando as leis de comércio dos EUA, importando iPods no Estados Unidos .

Em 24 de agosto de 2006 , a Apple ea Creative anunciou um acordo amplo para acabar com suas disputas legais. Apple vai pagar Criativa US $ 100 milhões para uma licença paga-up, para usar patente concedida da Creative em todos os produtos da Apple. Como parte do acordo, a Apple irá recuperar parte do seu pagamento, se criativa é bem sucedido em licenciar a patente. Criativa, em seguida, anunciou a sua intenção de produzir acessórios para iPod, unindo o Made for iPod programa.

De vendas

vendas trimestrais iPod. Clique para a tabela de dados e fontes.

Outubro de 2004, o iPod tem dominado as vendas leitor de música digital nos Estados Unidos, com mais de 90% do mercado de players de disco rígido com base em unidade e mais de 70% do mercado para todos os tipos de jogadores. Durante o ano, a partir de janeiro de 2004 a janeiro de 2005, a alta taxa de vendas causado a sua quota de mercado dos EUA para aumentar de 31% para 65% e em julho de 2005, esta quota de mercado foi medida em 74%. Em janeiro de 2007, a quota de mercado iPod atingiu 72,7% de acordo com a Bloomberg Online.

O lançamento do iPod mini ajudou a garantir este sucesso numa época em que competem os jogadores de música baseados em flash eram outrora dominante. Em 08 de janeiro 2004 , Hewlett-Packard (HP) anunciou que iria vender iPods da marca HP sob um acordo de licença da Apple. Vários novos canais de varejo foram usadas incluindo- Wal-Mart e estes iPods acabou por tornar-se 5% de todas as vendas do iPod. Em julho de 2005, a HP parou de vender iPods devido a termos e condições impostas pela Apple desfavoráveis.

Em janeiro de 2007, a Apple informou recorde de receita trimestral de US $ 7,1 bilhões, dos quais 48% foi feita a partir de vendas do iPod.

Em 9 de abril de 2007 , foi anunciado que a Apple tinha vendido a sua centésima milionésima iPod, tornando-se o maior player de música digital vendida de todos os tempos. Em abril de 2007, a Apple reportou uma receita segundo trimestre de US $ 5,2 bilhões, dos quais 32% foi feita a partir de vendas do iPod. Apple e vários analistas do setor sugerem que os usuários do iPod são propensos a comprar outros produtos da Apple, como os computadores Mac.

Em 5 de setembro de2007, durante o seu "The Beat Goes On" evento, a Apple anunciou que o iPod havia ultrapassado 110 milhões de unidades vendidas.

Em 22 de outubro de 2007 , a Apple reportou uma receita trimestral de US 6,22 bilhões dólares, dos quais 30,69% eram provenientes da venda de notebooks da Apple, 19,22% das vendas de desktop e 26% das vendas do iPod. Receitas 2.007 anos da Apple aumentou para US 24.010 milhões dólares, com US $ 3,5 bilhões em lucros. A Apple encerrou o ano fiscal de 2007 com US $ 15,4 bilhões em caixa e nenhuma dívida.

Impacto da indústria

iPods ganharam vários prêmios que variam de excelência em engenharia, para produtos de áudio mais inovadora, a quarta melhor produto de computador de 2006. iPods muitas vezes recebem críticas favoráveis; marcando na aparência, design limpo e facilidade de uso. PC World diz que os iPods têm "alteraram a paisagem para leitores de áudio portáteis". Várias indústrias estão modificando seus produtos para trabalhar melhor tanto com o iPod eo formato de áudio AAC. Exemplos incluem esquemas de proteção contra cópia de CD e telefones móveis, tais como telefones da Sony Ericsson e Nokia, que desempenham arquivos AAC em vez de WMA. Microsoft dispositivo Zune também suporta AAC, tendo adotado um modelo DRM fechado similar usado por iPods e iTunes Store, apesar Microsoft anteriormente comercializar os benefícios da escolha com sua iniciativa PlaysForSure. Podcasts e descarregue gráficos também tiveram adoção mainstream.

Além de sua reputação como um dispositivo de entretenimento respeitado, o iPod também se tornou aceito como um dispositivo de negócios. Departamentos governamentais, grandes instituições e organizações internacionais se voltaram para o iPod como um mecanismo de entrega para a comunicação empresarial e formação, tais como o Real e Ocidental Enfermarias em Glasgow , Escócia , onde iPods são usados ​​para treinar novos funcionários.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=IPod&oldid=186452588"