Conteúdo verificado

Lago Chade

Assuntos Relacionados: Geografia

Informações de fundo

Crianças SOS, que corre cerca de 200 sos escolas no mundo em desenvolvimento, organizado esta selecção. Crianças SOS tem cuidado de crianças na África por 40 anos. Você pode ajudar o seu trabalho na África ?

ERROR: {{}} Expandir uma entrada de desambiguação; por favor, não transclude-lo. Em vez disso, use um modelo adequado: {{ Expandir artigo}}, {{ Incompleto}}, {{ Expanda a seção}} ou {{ Seção vazia}}.
Lago Chade
Mapa de lago e região circundante
Coordenadas 13 ° 14 ° 0'N 0'E
Tipo de Lake Endorheic
Entradas primárias Rio Chari
Saídas primárias Soro & Bödele Depressões
Países da bacia Chad, Camarões, Níger, Nigéria
Superfície 1.350 km²
Profundidade média 1,5 m
Max. profundidade 11 m
Volume de água 10,8 km³
Comprimento Shore 1 650 km
Elevação da superfície 280 m
Referências
1 comprimento Shore é não uma medida bem definida.

Lago Chade (em francês Lac Chade) é um lago historicamente grande e rasa em África , cujo tamanho tem variado muito ao longo dos séculos. É economicamente muito importante, fornecendo água para mais de 20 milhões de pessoas que vivem nos quatro países que a rodeiam - Chad , Camarões , Níger e Nigéria . Ele está localizado principalmente no extremo oeste do Chade, na fronteira com nordeste da Nigéria. O Rio Chari é a sua maior fonte de água, fornecendo mais de 90% da água do lago Chade. O lago possui muitas pequenas ilhas e bancos de lama, e suas linhas costeiras são em grande parte composta de pântanos. Porque é muito rasas - apenas 10,5 metros (34 pés) no seu mais profundo - a sua área é particularmente sensível a pequenas alterações na profundidade média, e, consequentemente, também mostra as flutuações sazonais de tamanho. Lago Chade não tem saída aparente, mas suas águas infiltrar no Soro e Depressões Bödele.

Lago Chad deu o seu nome ao país de Chad . O nome Chad é um palavra local que significa "grande extensão de água", em outras palavras, simplesmente "lago".

Lago Chade uma imagem de satélite em 2001, com o lago real em azul, e vegetação no topo do antigo lago cama no verde. Acima disso, as mudanças 1973-1997 são mostrados.

Lago Chade é acreditado para ser um remanescente de um ex- mar interior que cresceu e diminuiu com as mudanças no clima ao longo dos últimos 13 mil anos. Na sua maior, em torno de 4000 aC, este lago é estimada para ter coberto uma área de 400.000 km². Sedimentos do lago parecem indicar períodos de seca, quando o lago quase secou, em torno de 8500 aC, 5500 aC, 2000 aC e 100 aC.

Foi um dos maiores lagos do mundo quando primeiro pesquisados pelos europeus em 1823, mas diminuiu consideravelmente desde então. Um aumento da demanda sobre a água do lago da população local tem provavelmente acelerou a sua contração ao longo dos últimos 40 anos. Um estudo de 2001 publicado no Journal of Geophysical Research culpou o recuo do lago em grande parte, sobrepastoreio na área em torno do lago, causando desertificação e um declínio na vegetação. O relatório também concluiu que "o declínio do lago provavelmente não tem nada a ver com o aquecimento global "

Lago Chade em 1930. Fotografia aérea por Walter Mittelholzer.
Mapa do lago em 1973

Na década de 1960 ele tinha uma área de mais de 26.000 km², tornando-se o quarto maior lago da África. Em 2000, sua extensão havia caído para menos de 1500 km². Isto é devido à redução da precipitação combinada com muito maiores quantidades de água para irrigação a ser desenhada a partir do lago e os rios que o alimentam, sendo o maior deles o Chari / Sistema de Logone, que se origina nas montanhas da República Centro-Africano . Parece provável que o lago vai encolher mais e talvez até desaparecer por completo no decorrer do século 21.

O lago tem actualmente uma profundidade média de apenas 5 pés (1,5 metros). É quase secas em 1908 e novamente em 1984. Enquanto recua a cada verão, agricultura recessional é praticada, enquanto o Pessoas Buduma pescar a partir de canoas. Há muitos ilhas no lago flutuante. É o lar de uma grande variedade de vida selvagem, incluindo peixes , crocodilos , aves aquáticas, e costa aves , que são fontes importantes de alimentos para a população humana local.

O encolhimento do lago também tem causado vários conflitos diferentes para emergir como a que país que faz fronteira com o lago Chade tem os direitos sobre a água restante. Junto com os conflitos que envolvem os países, a violência está a aumentar entre os habitantes do lago. Agricultores e pastores querem a água para suas colheitas e gado e estão constantemente desviando a água. Os pescadores querem no entanto o restante da água no lago para ficar, para que possam continuar a pescar e não precisa se preocupar com o lago encolhendo mais e diminuindo seu suprimento já tensas de peixe.

Na década de 1960, um plano foi proposto para desviar a Rio Ubangi em Lago Chade. A quantidade abundante de água do Ubangi permitiria revitalizar o moribundo Lago Chade e fornecer meios de subsistência na pesca e agricultura reforçada para dezenas de milhões de africanos famintos centrais e Sahelians. Esquemas de transferência de água entre bacias hidrográficas foram propostas em 1980 e 1990 pelo engenheiro nigeriano J. Umolu (Esquema ZCN) e empresa italiana Bonifica (Esquema Transaqua). Em 1994, a Comissão Chad Basin Lake (LCBC) propôs um projeto similar e com um de março de 2008 Cimeira, os Chefes de Estado dos países membros LCBC comprometidos com o projeto de desvio. Em abril de 2008, o LCBC anunciado um pedido de propostas para um estudo de viabilidade financiado pelo Banco Mundial.


Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Lake_Chad&oldid=216834297 "