Conteúdo verificado

Lake Edward

Assuntos Relacionados: Geografia Africano

Você sabia ...

Este conteúdo da Wikipedia foi escolhida pela SOS Children para adequação nas escolas de todo o mundo. Veja http://www.soschildren.org/sponsor-a-child para saber mais sobre apadrinhamento de crianças.

Lake Edward
Foto NASA Landsat de Lake Edward e Lake George mostrando o Canal Kazinga entre eles
Coordenadas 0 ° 20'S 29 ° 36'E Coordenadas: 0 ° 20'S 29 ° 36'E
Entradas primárias Nyamugasani
Ishasha
Rutshuru
Rwindi
Ntungwe
Lubilia
Saídas primárias Rio Semliki
Área de captação 12.096 km²
Países da bacia República Democrática do Congo
Uganda
Max. comprimento 77 km
Max. largura 40 km
Superfície 2,325 km 2 (898 sq mi)
Profundidade média 17m
Max. profundidade 112m
Volume de água 39.5km³
Elevação da superfície 912 m

Lake Edward, Rutanzige ou Edward Nyanza é o menor dos Grandes Lagos africanos . Ele está localizado na Albertine Rift, o ramo ocidental do Rift Leste Africano, na fronteira entre a República Democrática do Congo e Uganda , com a sua costa norte a poucos quilômetros ao sul do equador . O lago foi nomeado pelo explorador Henry Morton Stanley em honra do príncipe Albert Edward, o príncipe de Gales , mais tarde se tornou rei Edward VII .

História

Lake Edward de Mweya em Queen Elizabeth National Park

Stanley viu pela primeira vez o lago em 1875, e pensando que era parte do Lago Albert, nomeou-o Beatrice Golfo. Em sua segunda visita em 1888 através de 1889, ele percebeu que havia dois lagos independentes, e lhe deu o nome atual. Em 1973, Uganda e Zaire (República Democrática do Congo) rebatizou-Lake Idi Amin ou Lake Idi Amin Dada após ditador de Uganda Idi Amin . Depois de sua derrota em 1979, o nome foi mudado de volta para Lake Edward.

Geografia

Topografia e drenagem

Lake Edward encontra-se a uma altitude de 920 metros, é de 77 km de comprimento por 40 km de largura em seus pontos máximos, e abrange uma área total de 2,325 km 2 (898 sq mi), tornando-se o 15º maior do continente. O lago é alimentado pelo rio Nyamugasani, o rio de Ishasha, o Rutshuru River, o rio Ntungwe e do Rio Rwindi. Ele esvazia para o norte através do Rio Semliki em Lake Albert . Lake George para o nordeste deságua no lago Edward através do Kazinga Channel.

O western escarpa das torres Grande Vale do Rift até 2000 m acima da margem ocidental do lago. As costas sul e leste são planas lava planícies. As montanhas Ruwenzori encontram-se 20 km ao norte do lago.

Vulcanismo

A região mostra muita evidência de atividade vulcânica nos últimos 5.000 anos. O Katwe-Kikorongo e Bunyaruguru Volcanic Fields, com cones extensos e crateras, mentir ambos os lados do Canal Kazinga na costa norte-oeste do lago. Pensa-se que Lakes George e Edward foram unidos como um maior lago no passado, mas lava a partir desses campos fluiu dentro e dividiu-a, deixando apenas o Canal Kazinga como o resto da União passado. Para o sul, a Maio-ya-Moto vulcão termicamente ativa fica a 30 km de distância, e o Nyamuragira vulcão no oeste Montanhas Virunga encontra-se 80 km a sul, mas os seus fluxos de lava atingiram o lago no passado.

O campo Katwe-Kikorongo apresenta dezenas de grandes crateras e cones cobrindo uma área de 30 km por 15 km entre lagos e Edward George, e inclui sete lagos da cratera. A maior delas, a 2,5 km de comprimento Lake Katwe, ocupa uma cratera 4 km de diâmetro e é separado do lago Edward por apenas 300 m de terra. A cratera tem cerca de 100 m de profundidade, ea superfície do lago Katwe é de cerca de 40 m mais baixo do que o Lago de Edward. É notável que a origem vulcânica da área Sudeste da Ruwenzoris não era conhecido até relatado por GF Scott Elliot em 1894. Stanley visitou Lake Katwe em 1889 e observou a profunda depressão, a salinidade do lago, e uma mola de água sulfurosa nas proximidades, mas não conseguiu se conectar a esse vulcanismo.

O campo Bunyaruguru de tamanho similar no outro lado do canal de Kazinga contém cerca de 30 lagoas, algumas maiores do que Katwe.

Settlements

Lake Edward encontra-se completamente dentro do Parque Nacional de Virunga (Congo) e da Rainha Elizabeth National Park (Uganda) e não tem extensa habitação humana em suas margens, exceto no Ishango (RDC), no norte, que abriga um centro de treinamento guarda do parque. Cerca de dois terços das suas águas estão na República Democrática do Congo e um terço em Uganda. Além de Ishango, o principal assentamento congolesa no sul é Vitshumbi, enquanto os assentamentos ugandenses são Mweya e Katwe no nordeste, perto do lago da cratera do mesmo nome, que é o principal produtor de sal para Uganda. O Mweya Safari Lodge é a principal unidade turística, servindo tanto Lake Edward e Lake Katwe. As cidades mais próximas são Kasese em Uganda para o norte-leste e Butembo na RD Congo, a norte-oeste, que são, respectivamente, cerca de 50 km e 150 km distantes por estrada.

Ecologia

Rios e lagos do Uganda.
Clique na imagem para ampliar.

Lake Edward é o lar de muitas espécies de peixes, incluindo populações de Bagrus docmac, Sarotherodon niloticus, Sarotherodon leucostictus, e mais de 50 espécies de Haplochromis e outros haplochromine espécies, das quais apenas oito são formalmente descritas. A pesca é uma atividade importante entre os moradores locais. Fauna vivem nas margens do lago - incluindo chimpanzés, elefantes, crocodilos e leões - são protegidos por parques nacionais. A área é também o lar de muitas espécies de aves migratórias e perenes.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Lake_Edward&oldid=546477205 "