Numismática
Informações de fundo
Crianças SOS produziu este website para as escolas, bem como este site de vídeo sobre a África . Visite o site da SOS Children at http://www.soschildren.org/
Numismática |
---|
Moeda |
Moedas comunitárias |
|
Moedas fictícias |
História |
Moedas antigas |
|
Bizantino |
Moedas medievais |
Moedas modernas |
|
Produção |
|
Exonumia |
|
Notaphily |
Scripophily |
|
|
Numismática ( Latin : Numisma, nomisma, "moeda", a partir do grego : nomízein νομίζειν ", para usar de acordo com a lei") é o estudo ou coleção de moeda , incluindo moedas, símbolos, papel moeda, e objetos relacionados. Enquanto numismatas são frequentemente caracterizados como estudantes ou colecionadores de moedas , a disciplina também inclui o estudo mais amplo de dinheiro e outros meios de pagamento usado para resolver dívidas ea troca de mercadorias. Na falta de um estruturado sistema monetário, as pessoas no passado vivia em um sociedade escambo e usado localmente encontrados itens de valor inerente ou implícita. Algumas pessoas hoje ainda usam troca na ausência de um sistema monetário. Dinheiro Precoce usado por pessoas é referido como "estranho e curioso", mas o uso de outros produtos, em troca de alguma coisa é excluído, mesmo quando utilizado como um circulante de moeda (por exemplo, cigarros de prisão). O Povo quirguiz usado cavalos como unidade monetária principal e deu pequena mudança na couros de cordeiro. Os couros de cordeiro pode ser apropriado para estudo de numismática, mas o cavalo não é. Muitos objetos foram utilizados durante séculos, como búzios, metais preciosos e gemas.
Hoje, a maioria das transações ocorrem por uma forma de pagamento com ou inerente, padronizados ou valor do crédito. Numismática valor pode ser usado para se referir ao valor em excesso do valor monetário conferida por lei. Isso também é conhecido como o "valor de colecionador" ou "valor intrínseco". Por exemplo, um coletor pode estar disposto a pagar muito mais do que 50 centavos de dólar por um US Meia moeda de dólar, dada a sua baixa circulação.
Econômicas e históricas estudos sobre o uso e desenvolvimento de dinheiro são parte integrante do estudo de incorporação física do dinheiro dos numismatas.
Histórico de dinheiro
Dinheiro em si deve ser um bem escasso. Muitos artigos têm sido usadas como dinheiro, desde naturalmente escassos metais preciosos e búzios através cigarros para o dinheiro inteiramente artificial, tais como notas de banco . Dinheiro moderno (e mais dinheiro antigo também) é essencialmente um símbolo - uma abstração. Papel-moeda é talvez o tipo mais comum de dinheiro físico hoje. No entanto, produtos como ouro ou prata reter muitas das propriedades essenciais do dinheiro.
História da numismática
Coleta da moeda pode ter existido nos tempos antigos. Caesar Augustus deu "moedas de todos os dispositivos, incluindo peças antigas dos reis e dinheiro estrangeiro", como Saturnalia presentes.
Petrarca, que escreveu em uma carta que ele foi muitas vezes abordado por vinediggers com moedas antigas, pedindo-lhe para comprar ou para identificar o governante, é creditado como o primeiro Renaissance colecionador. Petrarca apresentou uma coleção de moedas romanas para Imperador Carlos IV em 1355.
O primeiro livro sobre as moedas foi De Asse et Partibus (1514) por Guillaume Budé .. Durante as moedas antigas início do Renascimento foram recolhidos pela realeza e nobreza européia. Coletores de moedas eram Papa Bonifácio VIII, o imperador Maximiliano do Sacro Império Romano, Louis XIV da França, Ferdinand I, Eleitor Joachim II de Brandeburgo que iniciou o gabinete moeda Berlim e Henrique IV de França para citar alguns. Numismática é chamado de "passatempo dos reis", devido a seus fundadores mais estimados.
Sociedades profissionais organizados no século 19. O Real Numismatic Society foi fundada em 1836 e imediatamente começou a publicar a revista que se tornou o Numismática Chronicle. O American Numismatic Society foi fundada em 1858 e começou a publicar no American Journal of Numismática em 1866.
Em 1931, o British Academy lançou o Colecções de publicação Sylloge Nummorum Graecorum de Cunhagem grego antigo. O primeiro volume da Sylloge de Moedas das Ilhas Britânicas foi publicado em 1958.
No século 20, bem como as moedas foram vistos mais como objetos arqueológicos. Após a Segunda Guerra Mundial na Alemanha um projeto, Fundmünzen der Antike (Coin acha do Período Clássico) foi lançado, para registrar todas as moedas encontradas na Alemanha. Essa idéia encontrou sucessores em muitos países.
Nos Estados Unidos, a Casa da Moeda dos Estados Unidos estabeleceu uma moeda Gabinete em 1838, quando o chefe coiner Adam Eckfeldt doou sua coleção pessoal. Promessas William E. Du Bois 'da História ... (1846) descreve o gabinete.
História colonial americana C. Wyllys Betts ilustrado por medalhas contemporâneos (1894) definir as bases para o estudo de medalhas históricas americanas.
Numismática moderna
Numismática moderna é o estudo das moedas do 17º meados do século 21, o período de máquina atingiu moedas. Seu estudo serve mais a necessidade de colecionadores do que os historiadores e é mais frequentemente perseguidos com sucesso por aficionados amadores do que por estudiosos profissionais. O foco da numismática moderna encontra-se freqüentemente na pesquisa de produção e utilização de dinheiro em contextos históricos usando hortelã ou outros registros, a fim de determinar a raridade relativa das moedas que estudam. Variedades, erros feitos à hortelã, os resultados de desgaste progressivo morre, figuras de cunhagem e mesmo o contexto sócio-político de mintings moedas são também assuntos de interesse.
Subcampos
Exonumia é o estudo da moeda -like objectos, tais como moedas simbólicas e medalhas e outros itens usados no lugar de moeda legal ou para comemoração. Isso inclui moedas alongadas, envolto moedas, medalhões lembrança, etiquetas, emblemas, moedas counterstamped, níqueis de madeira, cartões de crédito e outros itens semelhantes. Ela está relacionada à numismática próprios (em causa com as moedas que tenham sido curso legal), e muitos coleccionadores são também exonumists.
Notaphily é o estudo do papel-moeda ou notas de banco. Acredita-se que as pessoas têm vindo a recolher dinheiro de papel por tanto tempo quanto ele tem sido usado. No entanto, as pessoas só começaram a recolher o dinheiro de papel sistematicamente na Alemanha na década de 1920, em particular os Serienscheine (notas Série) Notgeld. O ponto de viragem ocorreu na década de 1970, quando notaphily foi estabelecida como uma área separada por colecionadores. Ao mesmo tempo, alguns países desenvolvidos, como os EUA , Alemanha e França começou a publicar seus respectivos catálogos nacionais de papel-moeda, que representaram os principais pontos de referência da literatura.
Scripophily é o estudo e recolha de stocks e Capitalização. É uma área interessante de coletar devido tanto a beleza inerente de alguns documentos históricos, bem como o contexto histórico interessante de cada documento. Alguns certificados de ações são excelentes exemplos de gravura. Ocasionalmente, um documento de estoque antigo será encontrado que ainda tem valor como um estoque em uma empresa sucessora.
Numismatas
O termo se aplica numismata para colecionadores e negociantes de moeda, bem como estudiosos usando moedas como moedas que estudam ou fonte.
O primeiro grupo derivam principalmente prazer da simples posse de dispositivos monetários e estudar essas moedas como estudiosos amadores privadas. No campo clássica estudos coletor amadores alcançaram progressos bastante notável no campo. São exemplos Walter Breen, um exemplo bem conhecido de um numismata notar que não era um ávido colecionador, e Rei Farouk I do Egito era um ávido colecionador que tinha muito pouco interesse em numismática. Harry baixo por comparação era um coletor notável que também era um numismata.
O segundo grupo são os negociantes de moeda. Muitas vezes chamado de numismatas profissionais, eles autenticar ou moedas de grau para fins comerciais. A compra e venda de coleções de moedas por numismatas que são revendedores profissionais avança o estudo de dinheiro, e numismatists especialistas são consultados por historiadores, curadores de museus, e arqueólogos.
A terceira categoria são numismatas escolares que trabalham em coleções públicas, universidades ou estudiosos independentes que adquirem conhecimento sobre dispositivos monetários, seus sistemas, a sua economia e seu contexto histórico. As moedas são especialmente relevantes como fonte no período pré-moderno.