Conteúdo verificado

Tribrometo de fósforo

Assuntos Relacionados: Os compostos químicos

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Arranjar uma seleção Wikipedia para as escolas no mundo em desenvolvimento sem internet foi uma iniciativa da SOS Children. Patrocínio da criança ajuda as crianças uma a uma http://www.sponsor-a-child.org.uk/ .

Tribrometo de fósforo
Identificadores
Número CAS 7789-60-8 Sim Y
PubChem 24614
ChemSpider 23016 Sim Y
Número da CE 232-178-2
Número RTECS TH4460000
Imagens-jmol 3D Imagem 1
Propriedades
Fórmula molecular PBr3
Massa molar 270,69 g / mol
Aparência líquido límpido e incolor
Densidade 2,852 g / cm 3
Ponto de fusão

-41,5 ° C (231,7 K)

Ponto de ebulição

173,2 ° C (446,4 K)

Solubilidade em água rápido hidrólise
Índice de refracção (n D) 1.697
Viscosidade 0.001302 Pas
Estrutura
Forma molecular piramidal trigonal
Perigos
MSDS MSDS External
Índice da UE 015-103-00-6
Classificação da UE Corrosivo (C)
Frases R R14, R34, R37
Frases-S (S1 / 2), S26, S45
NFPA 704
NFPA 704.svg
0
3
2
W
Os compostos relacionados
Outros aniões trifluoreto de fósforo
tricloreto de fósforo
triiodeto de fósforo
Outros cátions tribrometo de azoto
tribrometo de arsénio
antimônio tribrometo
Os compostos relacionados pentabrometo de fósforo
oxibrometo de fósforo
Página Suplementar dados
Estrutura e
Propriedades
N, ε r, etc.
Termodinâmica
dados
Comportamento de fase
Sólido, líquido, gasoso
Os dados espectrais UV, IV, RMN , MS
Sim Y (Verificar) (O que é: Sim Y / N?)
Excepto quando indicado, os dados são dados para materiais no seu estado normal (a 25 ° C, 100 kPa)
Referências de Infobox

Tribrometo de fósforo é um líquido incolor com a fórmula P Br 3. Ele emanações no ar devido à hidrólise e tem um odor penetrante. É amplamente utilizado no laboratório para a conversão de álcoois de brometos de alquilo.

Preparação

PBr3 é preparado por tratamento de fósforo com bromo . Um excesso de fósforo é utilizado, a fim de evitar a formação de PBr 5:

P 4 + 6 Br2 → 4 PBr3

Reações

Tribrometo de fósforo, como PCl 3 e PF 3, tem as duas propriedades de um E uma base de Lewis Ácido de Lewis. Por exemplo, com um ácido de Lewis, tal como tribrometo de boro que constitui 1: 1 estáveis, tais como aductos Br 3 B-PBr3. Ao mesmo tempo PBr3 pode reagir como um electrófilo ou ácido de Lewis, em muitas das suas reacções, por exemplo, com aminas .

A reacção mais importante de PBr3 é com álcoois , onde um substitui OH grupo com um átomo de bromo para produzir um brometo de alquilo. Note-se que todos os três átomos de bromo pode ser transferida.

PBr3 + 3 ROH 3 → RBr + HP (O) (OH) 2

O mecanismo (mostrado por um álcool primário) envolve a activação inicial do oxigénio do álcool pelo fósforo electrofílico (para formar um bom grupo separável), seguido por uma S N 2 substituição no carbono do álcool.

PBr3 álcool rxn.jpg

Por causa do passo 2 S N substituição, a reacção geralmente funciona bem para álcoois primários e secundários , mas não para os álcoois terciários. Se o centro de carbono é a reagir quiral, a reacção ocorre geralmente com inversão de configuração no álcool alfa de carbono, como é habitual com uma reacção S N 2.

Numa reacção semelhante, PBr3 também converte ácidos carboxílicos a brometos de acilo.

PBr3 + 3 RCOOH 3 → RCOBr + HP (O) (OH) 2

PBr3 é razoavelmente forte agente redutor, ea oxidação de PBr3 com oxigênio gás é mais vigorosa do que a observada com PCI3. Ele dá uma reação explosiva que se forma P 2 O 5 e Br 2 .

Aplicações

A principal utilização de tribrometo de fósforo é utilizado para conversão de primários ou secundários álcoois de brometos de alquilo, como descrito acima. PBr3 normalmente dá rendimentos superiores aos ácido bromídrico, e que evita os problemas de carbocatião rearrangement- por exemplo, mesmo brometo de neopentilo pode ser feita a partir do álcool em 60% de rendimento.

Outra utilização para PBr3 é como um catalisador para a α-bromação de ácidos carboxílicos . Embora brometos de acilo são raramente feito em comparação com cloretos de acilo, que são usados como intermediários na Hell-Volhard-Zelinsky halogenação. Inicialmente PBr3 reage com o ácido carboxílico para formar o brometo de acilo, que é mais reactiva para a bromação. O processo global pode ser representado como

PBr3 HVZ rxn.png

Numa escala comercial, tribrometo de fósforo é utilizado no fabrico de produtos farmacêuticos, tais como alprazolam, metoexital e fenoprofen. É também um potente agente de supressão de fogo comercializado sob o nome PhostrEx.

Precauções

PBr3 evolui HBr corrosivo, é tóxico, e reage violentamente com água e álcoois.

Em reacções que produzem ácido fosforoso como um sub-produto, ao trabalhar-se por destilação estar ciente de que esta pode decompor-se acima de cerca de 160 ° C para dar fosfina, que pode provocar explosões em contacto com o ar.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Phosphorus_tribromide&oldid=406383386 "