Conteúdo verificado

Plains a zebra

Assuntos Relacionados: Mamíferos

Informações de fundo

Crianças SOS, uma instituição de caridade educação , organizou esta selecção. Veja http://www.soschildren.org/sponsor-a-child para saber mais sobre apadrinhamento de crianças.

Plains Zebra
A zebra de Grant (E. quagga boehmi)
Estado de conservação
Preocupação menor
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mamíferos
Ordem: Perissodactyla
Família: Equídeos
Género: Equus
Subgênero: Hippotigris
Espécie: E. quagga
Nome binomial
Equus quagga
Boddaert, 1785
subespécies

E. q. quagga
E. q. burchellii
E. q. boehmi
E. q. borensis
E. q. chapmani
E. q. crawshayi

Mapa Faixa de A zebra Plains

A zebra das planícies (quagga do Equus, anteriormente burchelli do Equus), igualmente conhecida como a zebra comum ou a zebra de Burchell, é a forma mais comum e geograficamente difundida de zebra , uma vez que está sendo encontrada desde o sul da Etiópia para a direita através leste da África até o sul de Angola e Oriental África do Sul . A zebra das planícies é muito menos numerosos do que era antes, por causa de actividades humanas, como a caça-lo por sua carne e pele, bem como a invasão de muito de seu antigo habitat, mas permanece comum em reservas do jogo.

Descrição física

Sideview Zebra

A zebra das planícies é de médio porte e grosso corpo com as pernas relativamente curtas. Os adultos de ambos os sexos ficar cerca de 1,4 metros (4,6 pés) de altura no ombro, são aproximadamente 2,3 metros (8 pés) de comprimento e pesar cerca de 294 kg (646 libras) no entanto os machos podem pesar 10% mais do que as fêmeas. Como todas as zebras, está corajosamente listrado em preto e branco e dois indivíduos não parecem exatamente iguais. Todos têm listras verticais na dianteira do corpo, que tendem para o horizontal nos quartos traseiros. As populações do norte têm striping mais estreito e mais definida; populações do sul têm quantidades variadas mas menores de striping nos underparts, as pernas e os quartos traseiros. Populações do sul também têm listras marrons "sombra" entre a coloração preto e branco. Os primeiros subespécies de ser descrito, o Quagga do que é agora extinto, tinha quartos traseiros planície marrom. (Tecnicamente, porque o Quagga foi descrito pela primeira vez como E. quagga, o nome zoológico adequado para a forma mais comum de Plains Zebra é E. quagga burchelli).

Ecologia

Três zebras que bebem

Plains zebras vivem no leste e sudeste da África, onde há apenas duas estações; úmido e seco. Zebras dependem de chuvas para comida e água e, portanto, tem que ir em grandes migrações para acompanhar as chuvas. As zebras migram até 700 milhas para alimentos. Outros herbívoros também deve fazer a mesma coisa. Plains zebras não pode sobreviver por muito tempo sem água e deve ser pelo menos 25-30 quilómetros de uma fonte de água.

Ao contrário de muitos dos grandes ungulados de África, a zebra das planícies não exige (mas ainda prefere) short grama para pastar. Ele come uma ampla gama de diferentes gramíneas, preferindo o crescimento novo, fresco, quando disponíveis, e também navega nas folhas e brotos de vez em quando. Em conseqüência, ele varia de forma mais ampla do que muitas outras espécies, mesmo em floresta, e muitas vezes é a primeira espécie de pastagem para aparecer em uma área bem vegetação. Sistema digestivo de uma zebra funciona de forma rápida e pode extrair mais proteína a partir das partes de plantas fibrosas e mais pobres. Assim zebra são menos exigente em forrageamento, mas eles passam muito tempo comendo. Só depois de animais como zebras surgiram e pisoteado o capim alto, que são baixos em proteína, fazer os outros herbívoros, como gnus azuis e Gazelas de Thompson mover-se para comer as ervas curtas recém-expostas e mais nutritivos.

Principais predadores da zebra Plains são leões e hienas malhadas. Crocodilos do Nilo também são grandes ameaças durante travessias de rios. cães selvagens , guepardos e leopardos também presa em zebras, embora as ameaças que representam são geralmente menor. Para proteção contra predadores terrestres zebra das planícies retiros em áreas abertas com boa visibilidade durante a noite.

Estilo de vida

O Plains zebra é altamente social e forma geralmente pequenos grupos familiares constituídos por um único garanhão, um, dois, ou vários éguas, e sua descendência recente. Bachelor machos quer viver sozinho ou com outros grupos de solteiros até que tenham idade suficiente para desafiar um garanhão de reprodução.

Grupo de Plains zebras

Um garanhão forma um harém, seqüestrando éguas jovens de suas famílias. Quando uma égua atinge a maturidade sexual, ela vai expor o postura estral que convida os machos. No entanto, ela geralmente não está pronto para o acasalamento neste momento e vai se esconder em seu grupo familiar. Seu pai tem para afugentar garanhões tentando raptá-la. Eventualmente um garanhão será capaz de derrotar o pai e incluem a égua para seu harém.

Zebras cortejar

Um garanhão irá defender seu grupo de machos solteiros (bem como predadores), a menos que o homem cresceu com o garanhão. Nesse ponto, o garanhão vai permitir uma égua por seu "amigo". Quando desafiado, o garanhão iria emitir uma advertência ao invasor, esfregando nariz ou ombro com ele. Se o aviso não for atendido, uma briga irrompe. Zebra lutas muitas vezes se tornam muito violenta, com os animais mordendo um do outro pescoço, cabeça ou pernas, wreastling para o chão, e chutando ocasional. Às vezes, um garanhão irá lançar ainda no chão como se ele se rendeu, mas uma vez que o outro homem deixa-se o garanhão vai atacar e continuar a luta.

Mares existem em uma hierarquia com a fêmea alfa sendo o primeiro a cruzar com o garanhão e ser o único a liderar o grupo. Quando novas éguas são adicionados ao grupo, eles são recebidos com hostilidade pelas outras éguas. Assim, o garanhão deve proteger as novas éguas até a agressão subjuga.

Zebras reforçar os seus laços sociais com a preparação. Os membros de um harém e nip raspar ao longo do pescoço, ombros e costas com seus dentes e lábios. As mães e potros noivo o mais frequentemente seguido por irmãos. Grooming mostra status social e facilita um comportamento agressivo.

Grupos zebra das planícies muitas vezes se reúnem em grandes rebanhos e migrar juntos juntamente com outras espécies, como gnus. Gnus e zebras geralmente convivem pacificamente e irá alertar uns aos outros para predadores. No entanto, em um caso, uma gangue de jovens garanhões da zebra isolado e assediado um bezerro de gnus, mantendo a mãe na baía. As zebras perseguido e mordeu o bezerro repetidamente. Uma zebra ainda pisada sobre ele. O grupo finalmente perdeu seu interesse eo bezerro sobreviveu. Um incidente semelhante aconteceu quando um bezerro wildebeest solitário apareceu muito perto de uma gangue de garanhões e foi chutado até a morte.

Jovem Plains a zebra, Parque Nacional de Etosha, Namíbia
Zebra da mãe e potro

Reprodução

Mares podem dar à luz a um potro cada doze meses. Ela enfermeiros do potro por até um ano. Como cavalos, zebras são capazes de pé, andar e mamar logo depois que eles nascem. Planícies zebra potros são protegidos por sua mãe, bem como o garanhão cabeça e as outras éguas em seu grupo. Mesmo com protecção parental até 50% dos potros da zebra são tomadas por predação, doenças e fome a cada ano. É possível que a prática zebras infanticídio e feticídio, embora tais incidências foram apenas observadas em indivíduos em cativeiro.

Zebras jovens do sexo masculino, eventualmente, deixar seus grupos familiares. Isso não é por causa da maturidade sexual ou ser expulso por seus pais, mas porque a sua relação com as mães tenham se apagado após o nascimento de um irmão. O jovem garanhão busca, em seguida, fora outros garanhões jovens para a empresa. As fêmeas jovens podem permanecer no rebanho até que eles são sequestrados por um outro garanhão.

Subespécies

Quagga

Em 2004, CP Groves e CH de Bell fez investigações sobre a taxonomia de género da zebra Equus, subgênero Hippotigris. Eles publicaram sua pesquisa na Mammalian Biology. Eles revisaram as subespécies do quagga Planícies zebra Equus. Seis subespécies são reconhecíveis. A população somali completamente maneless pode representar uma sétima subespécie: Equus quagga isabella (Ziccardi, 1958). Esta subespécie pode ser válido, mas no momento não há nenhuma evidência de que ele é.

  • Quagga, Equus quagga quagga Boddaert, 1785
  • Zebra de Burchell, burchellii Equus quagga Gray, 1824
  • De Grant Zebra, Equus quagga boehmi Matschie de 1892
  • Selous zebra ', Equus quagga borensis Lönnberg de 1921
  • Chapman Zebra, Equus quagga chapmani Layard, 1865
  • Zebra, Equus quagga crawshayi Crawshay De Winton de 1896.

Conservação

O alcance da zebra Plains tem diminuído nos tempos modernos. Enquanto a população se mantém estável, zebras são ameaçados pela caça, para seu esconderijo e carne, e mudança de habitat da agricultura. Eles competem com o gado para o alimento. Uma subespécie, o quagga, é agora extinto. No entanto, as zebras das planícies são protegidos na maioria da sua gama. Eles são uma importante fonte econômica no turismo.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Plains_zebra&oldid=213550620 "