Conteúdo verificado

Calota de gelo polar

Assuntos Relacionados: Antarctica

Informações de fundo

Crianças SOS produziu este website para as escolas, bem como este site de vídeo sobre a África . Você quer saber sobre o patrocínio? Veja www.sponsorachild.org.uk

Calota polar em Marte, vista pelo telescópio Hubble

A calota de gelo polar é uma alta latitude região de um planeta ou lua que está coberto de gelo . Não há exigências com respeito ao tamanho ou composição de um corpo de gelo para ser chamado de uma calota de gelo polar, nem qualquer exigência geológica para que seja sobre a terra; apenas que ele deve ser um corpo de matéria sólida na fase região polar. Isso faz com que o termo "calota de gelo polar 'a ser um pouco de um equívoco, como o termo própria calota de gelo é aplicada com maior escrutínio como estas instituições devem ser encontrado sobre a terra, e possuem uma área de superfície de menos de 50 mil km²: corpos maiores são chamados de placas de gelo .

A composição do gelo irá variar. Por exemplo Terra 'calotas polares s são principalmente água gelada, enquanto Marte 'calotas polares s são uma mistura de fase sólida de dióxido de carbono e água gelada.

Calotas polares formam por causa de alta latitude regiões recebem menos energia em forma de radiação solar do sol do que equatoriais regiões, resultando em menores temperaturas de superfície .

As calotas polares têm mudado dramaticamente ao longo dos últimos 12 mil anos. De acordo com a teoria científica prevalente, essa mudança pode ser atribuída ao aquecimento global resultante da mudança climática causada principalmente pela queima de combustíveis fósseis . sazonais variações das calotas de gelo ocorre devido à absorção de energia solar variados como o planeta ou lua gira em torno do sol . Além disso, em escalas de tempo geológicas, pode crescer as calotas de gelo ou encolher devido ao clima variação. Veja idade do gelo , clima polar.

Terra

Polo Norte

Uma imagem composta por satélite da Antártida

Terra 's pólo norte é coberta por flutuando bloco de gelo ( gelo do mar ) sobre o Oceano Ártico , o Bloco de gelo ártico. Partes do gelo que não derretem sazonalmente pode ficar muito grossa, até 3-4 metros de espessura em grandes áreas, com sulcos de até 20 metros de espessura. Um ano de gelo é geralmente de cerca de um metro de espessura. A área coberta pelo gelo do mar varia entre 9 e 12 milhões de km². Além disso, o Gelo da Groenlândia cobre cerca de 1.710.000 km² e contém cerca de 2,6 milhões de km³ de gelo.

Enquanto o Painel Internacional sobre Mudança Climática relatório de 2001 previu que a calota de gelo polar do Norte duraria até 2100, apesar de o aquecimento global causado pela mudança climática , a redução drástica no tamanho da calota de gelo durante o verão do hemisfério norte de 2007 levou alguns cientistas a estimar que não haverá gelo no Pólo Norte em 2030 com efeitos devastadores sobre o meio ambiente.

Outros cientistas, como Wieslaw Maslowski, professor da Naval Postgraduate School, estimam que não haverá gelo no verão por assim que 2013. Ele argumenta que essa projeção já é demasiado conservador como seu conjunto de dados não incluem os mínimos de 2005 e 2007.

Pólo Sul

A massa de terra da Terra pólo sul, na Antártida , está abrangido pelo Manto de gelo da Antártida. Ele cobre uma área de quase 14 milhões de km² e contém 25-30000000 km³ de gelo. Cerca de 70% do água doce da Terra é realizada nesta folha de gelo. Além disso, o Antártida Ocidental Folha de gelo cobre 3,2 milhões de km² e do Ross Ice Shelf abrange 0,5 milhões de km². Ver Clima da Antártica.

O aquecimento global tem aumentado o volume de água de degelo de verão nas geleiras, que enfraqueceu as plataformas de gelo. Os colapsos dramáticos da Príncipe Gustav Channel, Larsen Inlet, Larsen A, Wordie, Muller, eo Jones Ice Shelf mostrar os impactos das mudanças climáticas sobre a calota de gelo da Antártida.

Marte

Mars norte 's região polar com calota de gelo, composto de Viking 1 que orbita imagens (Cortesia NASA / JPL-Caltech)

O planeta Marte também tem calotas polares, mas eles consistem de congelados dióxido de carbono , bem como água . As calotas de gelo mudam com as estações marcianas-o gelo de dióxido de carbono sublima no verão, descobrindo uma superfície de rochas em camadas e, em seguida reformas no inverno.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Polar_ice_cap&oldid=225517360 "