Conteúdo verificado

Lagoa

Assuntos Relacionados: Recreação

Você sabia ...

SOS acredita que a educação dá uma chance melhor na vida de crianças no mundo em desenvolvimento também. Visite o site da SOS Children at http://www.soschildren.org/

Uma lagoa em Swarzynice, Polónia

A lagoa é um corpo de água parada, natural ou feita pelo homem, que é geralmente menor do que um lago. Eles podem surgir naturalmente nas planícies aluviais como parte de um sistema de rio, ou podem ser depressões pouco isolados (exemplos incluem piscinas vernal e buracos pradaria). Geralmente eles contêm água rasa com pântano e plantas e animais aquáticos. Alguns animais também fazem lagoas, incluindo ambos os jacarés e castores. O tipo de vida em uma lagoa geralmente é determinada por uma combinação de fatores, incluindo o regime do nível de água (particularmente profundidade e duração das inundações) e os níveis de nutrientes, mas outros fatores também podem ser importantes, incluindo a presença ou ausência de sombreamento por árvores, presença ou ausência de fluxos, os efeitos de animais de pasto, e salinidade.

Os seres humanos também fazem lagoas. Uma grande variedade de organismos artificiais de água são classificados como lagoas. Algumas lagoas são criados especificamente para a restauração do habitat, incluindo tratamento de água. Outros, como jardins de água, características da água e lagoas do koi são projetados para ornamentação estética como paisagem ou características arquitectónicas. Viveiros de peixes são projetados para criação de peixes comerciais, e lagoas solares projetados para armazenar energia térmica.

Corpos de água estagnada, como poças, lagoas e lagos são frequentemente classificados separadamente dos cursos de água fluindo, como um ribeiro, angra, córrego ou rio.

Definições técnicas

Uma pequena feita pelo homem jardim lagoa no Taj Lake Palace, em Udaipur, Índia

A distinção técnica entre um lago e um lago não tem sido universalmente padronizado. Limnologists e biólogos de água doce têm proposto definições formais para lagoa, em parte para incluir 'corpos de água onde a luz penetra no fundo do corpo d'água,' 'corpos de água pouco profunda o suficiente para plantas aquáticas enraizadas a crescer ao longo "e" massas de água que não têm a ação das ondas no litoral ". Cada uma dessas definições tem encontrado resistência ou desaprovação, como as características definidoras são cada difícil de medir ou verificar. Assim, algumas organizações e pesquisadores se instalaram em definições técnicas de lagoa e lago, que dependem de tamanho sozinho.

Mesmo entre as organizações e pesquisadores que distinguem lagos de lagoas por tamanho sozinho, não existe um padrão universal reconhecido para o tamanho máximo de uma lagoa. O internacional Pantanal convenção Ramsar define o limite superior para o tamanho da lagoa como 8 hectares (19,768 acres), mas os biólogos não têm universalmente adotada esta convenção. Os pesquisadores para a instituição de caridade britânica Conservation Pond ter definido uma lagoa de ser "um corpo d'água feita pelo homem ou natural, que é entre 1 m 2 e 20.000 m 2 de área (2 ha ou ~ 5 acres), que detém água por quatro meses do ano, ou mais. " Outros biólogos europeus definir o limite de tamanho superior a 5 hectares (12,355 acres).

Na prática, um corpo de água é chamado de uma lagoa ou de um lago em uma base individual, como as convenções mudar de lugar para lugar e ao longo do tempo. Na América do Norte, os corpos ainda maiores de água foram chamados lagoas; por exemplo, Walden Pond em Concord, Massachusetts mede 61 acres (~ 25 ha), nas proximidades Ponto Pond é de 340 acres (140 ha), enquanto que no meio é Crystal Lake em 33 acres (13 ha). Há inúmeros exemplos em outros estados de corpos de água a menos de 10 acres (4,0 ha), sendo chamados de lagos. Como o caso com Crystal Lake mostra, fins de marketing pode ser o fator motriz por trás de alguns nomes.

Formação

Ponds pode resultar de uma ampla gama de processos naturais. Qualquer depressão no terreno, que recolhe e retém uma quantidade suficiente de precipitação pode ser considerado um lago, e tais depressões podem ser formados por uma variedade de eventos geológicos e ecológicos. Rivers muitas vezes deixam para trás lagoas em planícies de inundação natural após primavera inundações, e estes podem ser muito importante para a criação de peixes, particularmente em grandes sistemas fluviais como a Amazon . Recuando geleiras pode deixar para trás paisagens cheias de pequenas depressões, cada um desenvolvendo sua própria lagoa; um exemplo é a Prairie Pothole Região da América do Norte. Muitas áreas de paisagem conter pequenas depressões que formam lagos temporários após degelo da primavera neve, ou durante a estação chuvosa; estes são chamados lagoas vernal, e podem ser locais importantes para a criação de animais anfíbios. Algumas lagoas são criados por animais. castor lagoas são o exemplo mais conhecido, mas jacarés também escavar lagoas também. Em paisagens com solos orgânicos, os incêndios também pode criar depressões durante períodos de seca; estes tornam-se águas abertas quando os níveis normais de água voltar.

Características

Durante os últimos trinta anos de sua vida, o foco principal de Claude Monet produção artística era um série de cerca de 250 pinturas a óleo retratando a lagoa do lírio em seu jardim

Uma das características mais importantes de lagoas é a presença de água parada, que fornece habitat para plantas e animais do pantanal. Conhecer exemplos podem incluir água-lírios, sapos, tartarugas e garças. Muitas vezes, toda a margem da lagoa é cercada por pantanal, e essas zonas húmidas apoiar a cadeia alimentar aquática, fornecer abrigo para a vida selvagem, e estabilizar a costa da lagoa. Alguns animais de pasto como gansos e muskrats consumir as plantas do pantanal diretamente como fonte de alimento. Em muitos outros casos, no entanto, as plantas da lagoa cair na água e deterioração. Um grande número de invertebrados, em seguida, se alimentam das plantas em decomposição, e esses invertebrados servem de alimento para espécies de áreas úmidas, incluindo peixes, libélulas e garças. A água aberta pode permitir que as algas de crescer, e estas algas podem suportar ainda um outro teia alimentar que inclui insetos aquáticos e peixinhos. Uma lagoa, portanto, pode ter combinações de três cadeias alimentares diferentes, um baseado em plantas maiores, uma baseada em plantas cariados, e um baseado em algas. Assim, lagoas, muitas vezes têm um grande número de diferentes espécies animais, utilizando a grande variedade de fontes de alimento. Constituem, assim, uma importante fonte de diversidade biológica em paisagens.

Vernal lagoas são lagoas que secam durante parte do ano. Naturalmente que ocorrem lagoas vernal geralmente não têm peixes. Eles são chamados lagoas vernal, porque eles são tipicamente a sua profundidade pico na mola ("vernal" significa a ver com a mola). A ausência de peixe é uma característica muito importante, uma vez que fornecem anfíbios com locais de reprodução livres de predação por peixes. Assim, a introdução de peixes de uma lagoa pode ter sérias consequências prejudiciais. Em algumas partes do mundo, como a Califórnia, as lagoas vernal tem espécies vegetais raras e ameaçadas. Na planície costeira, eles fornecem habitat para rãs ameaçadas, como o Mississippi Gopher Frog.

Conservação e gestão

Ponds, sendo pequena, são facilmente interrompido pela atividade humana. Algumas ameaças princípios a lagoas incluem o seguinte. Drenagem de tanques é um problema freqüente em áreas agrícolas, como nos buracos da pradaria da América do Norte. Apesar de as lagoas são uma fonte útil de água para o gado, o sobrepastoreio e rasa pode transformar uma lagoa em um buraco lamacento. As fontes de nutrientes, tais como pastagens, esgoto humano, e mesmo fertilizantes agrícolas pode causar um crescimento explosivo de algas, e a perda de plantas enraizadas e muitas outras espécies aquáticas. Estradas perto lagoas podem matar um grande número de anfíbios e tartarugas que podem migrar de e para a lagoa como parte de seu ciclo de reprodução anual. Muitas pessoas bem-intencionadas introduzir peixe para lagoas, desconhecer que algumas espécies de peixes comem as plantas aquáticas, levantar sedimentos e comer o jovem de anfíbios. O declive suave de terra em lagoas também fornece uma extensão de habitat para plantas de zonas húmidas e prados húmidos. A construção de muros de contenção, ou gramados, pode degradar severamente a vida em uma lagoa.

Em algumas paisagens, lagoas são artificialmente construída, talvez para fornecer oportunidades de observação da vida selvagem, ou para tratar águas residuais, ou como parte de um campo de golfe. O projeto de um lagoas determinar quão produtivo isto vai ser para a vida selvagem. Em geral, levemente inclinada linhas costeiras com grandes extensões de plantas do pantanal, não só proporcionam as melhores condições para a vida selvagem, mas eles ajudam a proteger a qualidade da água a partir de fontes nas paisagens circundantes. É também benéfico para permitir que os níveis de água a cair a cada ano nos períodos mais secos. Estradas e casas deve ser mantido o mais longe possível.

Outra forma importante acrescentar lagoas de volta para paisagens é restaurar rios para que eles possam inundar e caminhar para criar um grande número de lagoas naturais, incluindo piscinas e zonas húmidas vernal, em vales de rios.

Nomenclatura

Formal pedra de jardim lagoa com cachoeira.

Na origem, a lagoa é uma forma variante da palavra libra, ou seja, um recinto de confinamento. Como o gado desgarrados são colocados em uma libra para que a água está dentro de uma lagoa. Em épocas anteriores, lagoas foram feitas pelo homem e utilitária; como lagoas guisado, lagoas moinho e assim por diante. O significado desta característica parece, em alguns casos, ter sido perdida quando a palavra foi realizada no exterior com emigrados. Nos Estados Unidos, piscinas naturais são freqüentemente chamados de lagoas. Ponds para uma finalidade específica manter o adjetivo, como "lagoa de ações", usado para a dessedentação de animais.

Lagoa normalmente implica um bastante pequeno corpo de água, geralmente, mais pequenas do que se poderia exigir um barco para atravessar. Outra definição é que uma lagoa é um corpo de água onde até suas áreas mais profundas são atingidos pela luz solar ou onde um ser humano pode atravessar todo o corpo de água sem ser submersa. Em alguns dialetos do Inglês , lagoa normalmente refere-se a pequenos corpos criados artificialmente de água.

Algumas regiões do Estados Unidos definem uma lagoa como um corpo de água com uma superfície de menos de 10 acres (40.000 m²). Minnesota , conhecida como a "terra de 10.000 lagos" é comumente dito para distinguir lagos de lagoas, pântanos e outras características da água por esta definição, mas também diz que um lago se distingue principalmente pela ação das ondas de chegar à costa.

Pond no inverno

O termo também é utilizado para a acumulação temporária de água a partir de escoamento superficial (água ponded).

Existem vários nomes regionais para piscinas naturais. Na Escócia , um dos termos é lochan , que também podem ser aplicadas a um grande corpo de água, como um lago. Em pradarias da América do Norte, que pode ser denominado playas. Ao invés de se preocupar muito com o quão grande ele precisa ser, ou o que é chamado, o ponto parece ser que todos os lagos compartilhar um recurso água-rasa comum e plantas e animais associados.

Usos

Globalmente, o serviço mais importante fornecido por uma lagoa, em muitas escalas, é a produção de peixes e outros animais selvagens. Estas são muitas vezes também uma fonte de alimentos para os seres humanos, bem como uma importante fonte de recreação. Ao mesmo tempo, essas lagoas ajudam a manter a qualidade da água através da reciclagem de nutrientes.

No subcontinente indiano, Templos hindus têm geralmente uma lagoa próxima para que os peregrinos podem tomar banhos. Estas lagoas são considerados sagrados.

Em medievais vezes na Europa , era típico para muitos mosteiro e castelos (pequenas comunidades, em parte auto-suficientes) para ter viveiros de peixes. Estes ainda são comuns na Europa e nos Leste da Ásia (nomeadamente o Japão ), onde koi pode ser mantido.

Na agricultura, lagoas de tratamento pode reduzir nutrientes liberados a jusante da lagoa. Eles também podem fornecer irrigação reservatórios em épocas de seca.

Tobha é Punjabi nome para aldeia lagoa. Cada aldeia em Punjab (Índia) tem essencialmente uma lagoa, em que a drenagem de aldeia é forçado. Búfalos e outros animais da vila tomar banho na aldeia lagoa durante os verões. Tobha também fornecemos para recreação povos da vila, onde as crianças também aprendem a nadar e jogar.

Exemplos

Milhares de exemplos estão disponíveis em todo o mundo para ilustrar o tanque; alguns deles são:

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Pond&oldid=541749927 "