Gergelim
Informações de fundo
Esta seleção é feita para as escolas de caridade infantil leia mais . Patrocinar uma criança para fazer uma diferença real.
Gergelim | |
---|---|
Plantas de gergelim | |
Classificação científica | |
Reino: | Plantae |
Divisão: | Magnoliophyta |
Classe: | Magnoliopsida |
Ordem: | Lamiales |
Família: | Pedaliaceae |
Género: | Sesamum |
Espécie: | S. indicum |
Nome binomial | |
Sesamum indicum L. |
Sesame (Sesamum indicum) é uma planta de florescência no género Sesamum. A origem natural precisa das espécies é desconhecida, embora numerosos parentes silvestres ocorrem em África e um número menor na Índia . É amplamente naturalizada em regiões tropicais de todo o mundo e é cultivada por suas sementes comestíveis.
É um planta anual crescente de 50 a 100 cm (2-3 pés) de altura, com frente folhas de 4 a 14 cm (5,5 polegadas) de comprimento com uma margem inteira; eles são largos lanceoladas, a 5 cm (2 pol) de largura, na base da planta, estreitando para apenas 1 cm (meia polegada) de largura na haste de floração. As flores são brancas ao roxo, tubular, de 3 a 5 cm (1 a 2) em comprimento, com uma boca de quatro lóbulos.
Origins
Apesar do fato de que a maioria das espécies silvestres do gênero Sesamum são nativas da África sub-sahariana, Zohary e Hopf argumentam que gergelim foi domesticado pela primeira vez na Índia. Eles citam afinidades morfológicas e citogenéticas entre gergelim domesticada eo indígena sul S. mulayanum Nair., Bem como evidências arqueológicas que foi cultivada em Harappa no Vale do Indus entre 2250 e 1750 aC, e um achado mais recente do carbonizados sementes de gergelim em Miri e Qalat Shahi no Tump Região Makran do Paquistão . Eles consideram a identificação de sementes de gergelim nos achados do túmulo de Tutancâmon do antigo Egito "pode ser verdade, mas está na necessidade de uma verificação posterior."
Etimologia
A palavra de gergelim é de sesamum Latina, emprestado do grego sēsámon "semente ou fruto da planta de gergelim", emprestado de semita (cf. aramaico shūmshĕmā, simsim árabe), a partir do final da Babilônia * shawash-shammu,-se da Assíria shamash-shammū, de Shammi shaman "óleo vegetal".
Na Índia, onde gergelim foi cultivada desde o Período Harappan, existem dois nomes independentes para ele: sânscrito tila [तिल] (Hindi / Urdu til [तिल, تل]) é a fonte de todos os nomes no norte da Índia - ex. Gujrati e Bengali é til ( তিল). Em contraste, a maioria das línguas de Dravidian no sul da Índia apresentam um nome independente para gergelim exemplificado por Tamil , Malayalam e Kannada ellu [எள்ளு, എള്ള്, ಎಳ್ಳು] e Telugu "Nuvvulu" (నువ్వులు).
A partir de todas as três raízes acima, palavras com o significado generalizada "óleo; gordura líquida "são derivados, por exemplo, sânscrito taila [तैल]. Similar mudanças semânticas do nome de uma cultura de óleo para uma palavra geral "de gordura, óleo" também são conhecidos por outras línguas, por exemplo, "azeitona" deu origem a Inglês "óleo".
Em algumas línguas do Oriente Médio, gergelim é nomeado de forma diferente e evoluiu de kunjid persa Médio. Este foi importado para algumas línguas ocidentais - ex. Kunzhut russo [кунжут], kunžuut estónio e Yiddish kunzhut [קונזשוט].
Português (somente Brasil) gergelim e ajonjolí Espanhol (sementes de gergelim) e Hindi gingli [गिंगली] derivam de um substantivo árabe jaljala [جلجلة] "som, eco", referindo-se ao som de chocalho de sementes maduras dentro da cápsula.
No sul dos Estados Unidos e do Caribe, onde a semente de gergelim foi introduzida por escravos importados da África, ele também é conhecido por um nome Africano, benne.
Fundo mitológico
Segundo a lenda Assíria, quando os deuses se reuniram para criar o mundo, bebiam vinho feito de sementes de gergelim. Em lendas hindus adiantados, contos são contadas em que as sementes de gergelim representam um símbolo da imortalidade. " Abre-te Sésamo ", a famosa frase do Arabian Nights, reflete a característica distintiva do vagem da semente de gergelim, que explode quando atinge a maturidade ..
Ele também é usado na literatura Urdu como provérbio "Til dharnay ki jagah na Hona"; significando, um lugar tão cheia que não há espaço para uma única semente de gergelim e "em tilon mein teil nahee" (ان تلوں میں تیل نہیں); encaminhados para uma pessoa que é muito significativo, ou seja, por não existe óleo deixado neste sésamo.
Nos últimos tempos, as sementes se tornaram um ingrediente em práticas wiccan. Enciclopédia de Wicca na Cozinha de Cunningham sugere seu uso para ajudar a concepção, para tirar dinheiro, ou para proteção.
Usa em alimentos e cozinhas
Sesame é cultivada principalmente por suas ricas em petróleo sementes , que vêm em uma variedade de cores, do branco ao creme-carvão-negro. Em geral, as variedades mais pálidas de gergelim parecem ser mais valorizada no Ocidente e no Oriente Médio, enquanto as variedades pretas são valorizados no Extremo Oriente. A pequena semente de gergelim é usado na culinária inteiro pela sua rica sabor de noz (embora tais danos aquecimento suas gorduras poli-insaturadas saudáveis), e também os rendimentos óleo de sésamo.
Sementes de gergelim são por vezes adicionadas para pães, incluindo bagels e os topos de pães de hambúrguer. Sementes de gergelim pode ser cozido em biscoitos, muitas vezes sob a forma de varas. Sementes de gergelim também são polvilhadas sobre alguns estilo alimentos sushi. Sementes inteiras são encontradas em muitas saladas e snacks cozidos, bem como no Japão . Tan e variedades de sementes de gergelim preto são torrados e usadas para fazer o aromatizante Gomásio. Na Grécia, as sementes são usadas em bolos, enquanto no Togo , as sementes são um ingrediente principal de sopa. As sementes também são comidos no pão na Sicília e na França (chamado de "Sesame ficelle", linha de gergelim). Cerca de um terço da safra de gergelim importado pelos Estados Unidos do México é comprada por McDonald para seus bolos de semente de gergelim (The Nut Fábrica, 1999). Em Província de Punjab do Paquistão e Estado de Tamil Nadu Índia , uma bola doce chamado "Pinni" (پنی) em Urdu e 'Ell urundai' em Tamil , é feito de suas sementes misturadas com açúcar. Também em Tamil Nadu, 'Milakai Podi', um pó chão feito de gergelim e pimenta seca é usado para realçar o sabor e consumido junto com outros alimentos tradicionais, como idli. Sésamo (benne) biscoitos de sementes e bolachas, doces e salgados, ainda são consumidos hoje em lugares como Charleston, Carolina do Sul - e as sementes são acreditados para ter sido trazido para a América colonial do século 17 por escravos do Oeste Africano.
Chão e processadas, as sementes também podem ser usadas em confecções doces. Sementes de gergelim pode ser feita em uma pasta chamada tahina (utilizado de várias maneiras, incluindo em hummus) e um Oriente Médio confecção chamada halvah. Na Índia , as seções do Médio Oriente , e Leste da Ásia, trata populares são feitos de gergelim misturado com mel ou xarope e torrado (chamado pasteli na Grécia ). Em Culinária japonesa goma-dofu (胡麻豆腐) é feita a partir de pasta de gergelim e amido.
Cozinha do leste asiático, como Culinária chinesa uso sementes de gergelim e óleo em alguns pratos, como dim sum, bolas de sementes de gergelim ( Chinês: 麻 糰; pinyin : mátuǎn ou煎堆; Cantonês: jin deui), ea Vietnamita rán bánh. Sabor de gergelim (por meio de óleo e torrado ou sementes cruas) também é muito popular na Culinária coreana, usado para marinar carne e legumes. Chefs em restaurantes tempurá sésamo e misturar óleo de semente de algodão para fritar. O óleo de gergelim foi o óleo de cozinha preferida na Índia até o advento da amendoim (amendoim) de óleo.
Embora as folhas de gergelim são comestíveis como um potherb , Receitas de Culinária coreana pedindo "gergelim deixa" são muitas vezes um erro de tradução, e realmente significa perilla .
A simit é um pequeno pão turco circular com sementes de sésamo
- Sesame.jpg
Tailandeses trabalhadores colhem gergelim
Secas sementes de gergelim
Bolas de sementes de gergelim são deleites muito populares na Ásia Oriental
Tratamentos nutricionais e de saúde
As sementes são ricas em manganês , cobre , e de cálcio (90 mg por colher de sopa de sementes unhulled, 10 mg para o casco), e contêm vitamina B1 (tiamina) e vitamina E (tocoferol). Eles contêm lignanas, incluindo conteúdo exclusivo de sesamina, que são fitoestrógenos com antioxidantes e anti- câncer propriedades. Entre óleos comestíveis a partir de seis plantas, óleo de gergelim teve o maior teor de antioxidantes. Sementes de gergelim também contêm fitoesteróis associadas com níveis reduzidos de sangue colesterol, mas não contêm cafeína . Os nutrientes de sementes de gergelim são melhor absorvidos se eles são triturada ou pulverizada antes do consumo.
Mulheres da antiga Babilônia comeria halva, uma mistura de mel e gergelim para prolongar a juventude e beleza, enquanto soldados romanos comiam a mistura de força e energia.
Embora as sementes de sésamo são geralmente considerados nutritivos, que produzem um dos incomum alergias alimentares, 5-13 por 100.000.
Houve alegações errôneas que sementes de gergelim também contêm THC, que pode ser detectável em O rastreio aleatório. Este erro resulta de um mal-entendido da droga comercial Dronabinol, uma forma sintética do THC. O mecanismo de entrega normal para Dronabinol sintético é através de infusão em óleo de sésamo e encapsulação em cápsulas de gelatina mole. Como resultado algumas pessoas estão sob a suposição equivocada de que o óleo de gergelim naturalmente contém THC. Na verdade, o THC, CBD, CBN e os outros cannibinoids são exclusivos para o Gênero Cannabis.
O óleo de gergelim é usado para massagens e tratamentos de saúde do corpo no indiana antiga sistema ayurvédico com os tipos de massagem chamados Abhyanga e Shirodhara. Ayurveda vê óleo de gergelim como o mais viscoso dos óleos vegetais e acredita que pode pacificar os problemas de saúde associados com Vata agravamento.
Cultivo
Sesame é cultivado em muitas partes do mundo em mais de 5 milhões de acres (20.000 km²). O maior produtor da cultura em 2007 foi a Índia, seguida pela China , Mianmar , Sudão , Etiópia , Uganda e Nigéria . Setenta por cento da colheita de gergelim do mundo é cultivado na Ásia, com a África do crescimento de 26%.
Começando na década de 1950, a produção americana da cultura tem sido largamente centrada no Texas, com acerage oscilando entre 10.000 a 20.000 acres (40 a 80 km²) nos últimos anos. Colheita do país não compõem uma fonte mundial significativa; na verdade, as importações já ultrapassou a produção doméstica.
Pragas
Sésamo é usado como uma fábrica de alimentos pela larvas de alguns Espécies Lepidoptera, incluindo a Traça do nabo.