O curioso incidente do cão no período nocturno
Informações de fundo
Crianças SOS, que corre cerca de 200 sos escolas no mundo em desenvolvimento, organizado esta selecção. Visite o site da SOS Children at http://www.soschildren.org/
O curioso incidente do cão no tempo da noite | |
---|---|
Tampa da frente da primeira edição (Citação de Ian McEwan ) | |
Autor (s) | Mark Haddon |
País | Reino Unido |
Língua | Inglês |
Gênero (s) | Romance de mistério |
Editor | Jonathan Cape (UK) Doubleday (US) |
Data de publicação | Mai 2003 |
Tipo de mídia | Imprimir (capa dura e paperback) |
Páginas | 226 |
ISBN | 0-09-945025-9 |
Número OCLC | 59267481 |
O curioso incidente do cão no Night-Time é uma 2003 mistério romance do escritor britânico Mark Haddon. Seu título cita o detetive fictício Sherlock Holmes em 1892 história curta de Arthur Conan Doyle " Silver Blaze ". Haddon e O Curioso Incidente ganhou o Whitbread Book Awards para Melhor Novela e Livro do Ano, o Prêmio Commonwealth Writers 'de Melhor Primeiro Livro. e o Fiction Prize Guardian Crianças.
O romance é narrado no perspectiva em primeira pessoa por Christopher John Francis Boone, um menino de 15 anos de idade, que se descreve como "um matemático com algumas dificuldades comportamentais" viver em Swindon, Wiltshire. Embora a condição de Christopher não for indicado, sinopse do livro refere-se a síndrome de Asperger , autismo de alto funcionamento ou síndrome de savant. Em julho de 2009, Haddon escreveu em seu blog que "curioso incidente não é um livro sobre asperger .... se alguma coisa é um romance sobre a diferença, sobre ser uma pessoa de fora, cerca de ver o mundo de uma forma surpreendente e reveladora. O livro é não especificamente sobre qualquer doença específica ", e que ele não é um especialista em transtorno do espectro do autismo ou síndrome de Asperger.
Personagens
- Christopher John Francis Boone
- A 15-year-old protagonista do romance, que investiga o assassinato de grande poodle preto Sra Shears ".
- Ed Boone
- O pai de Christopher, um engenheiro de caldeira. Antes do começo da história, ele foi viver com Christopher como uma mãe solteira de dois anos.
- Judy Boone
- A mãe de Christopher. Logo no início do livro, Christopher escreve que ela morreu de um ataque cardíaco dois anos antes dos eventos do livro.
- Siobhan
- De Christopher para-profissional e mentor na escola. Ela ensina-lhe como a sociedade funciona e como se comportar dentro de suas diretrizes complexas.
- Sr. Roger Shears
- Um dos vizinhos que moravam perto da Boones, mas deixou sua esposa antes que a história começa.
- Sra Eileen Shears
- A esposa do Sr. Shears, que tenta consolar Ed por um tempo depois Christopher fica sabendo da morte de sua mãe.
- Sra Alexander
- Uma velha senhora, que é um dos vizinhos de Christopher, que oferece informações para ajudar a investigação de Christopher sobre seus pais e Sr. e Sra Shears.
- Wellington
- Grande poodle preto Sra Shears ", que Christopher encontra morta em seu jardim, com um garfo de jardim saindo dele.
Enredo
Christopher, um menino de quinze anos de idade, com um condição do espectro autista, vive com seu pai; ele explica que sua mãe, Judy, morreu há dois anos. Ele descobre o cadáver de Wellington, o cachorro do vizinho, lanceado por um garfo de jardim. Sra Shears, proprietário do Wellington, chama a polícia, e Christopher vem sob suspeita. Quando um policial toca nele, ele bate o policial, e é preso, em seguida, liberado com uma advertência. Ele decide investigar a morte do cão, apesar das ordens de seu pai para ficar fora do negócio de outras pessoas. No entanto, ele é severamente limitada por seus medos e dificuldades ao interpretar o mundo ao seu redor. Ao longo de suas aventuras, Christopher registra suas experiências em um livro: um "assassinato mistério romance". Durante sua investigação, Christopher encontra pessoas a quem ele nunca antes encontradas, apesar de viverem na mesma rua, incluindo os idosos deputada Alexander, que informa Christopher que sua mãe teve um caso com o senhor Shears e tinha estado com ele por um longo tempo .
Ed, seu pai, descobre o livro e confisca-o de Christopher, depois de uma breve luta entre eles. Embora a pesquisa para o livro confiscados, Christopher descobre um tesouro de cartas que sua mãe escreveu para ele, datados depois de sua suposta morte, que seu pai também tem escondido. Ele é tão chocado com seu pai deitado sobre a morte de sua mãe que ele é incapaz de se mover, se enrola na cama, vômitos e gemidos durante várias horas até que seu pai volta para casa. Ed percebe que Christopher leu as letras e limpa-lo. Em seguida, ele confessa que ele tinha realmente mentiu sobre a morte de Judy e também que foi ele quem matou Wellington, afirmando que era um erro resultante da sua raiva depois de uma acalorada discussão com a senhora deputada Shears. Christopher, tendo perdido toda a confiança em seu pai e temendo que Ed pode tentar matá-lo uma vez que ele já tinha matado o cão, foge. Guiado por endereço de sua mãe a partir das letras, ele embarca em uma viagem de aventura para Londres, onde sua mãe vive com o senhor Shears.
Depois de uma viagem longa e cheia de eventos, fugindo policiais, e sentindo-se doente do esmagadoramente grande quantidade de informações e estímulos dos trens e multidões ao seu redor, ele finalmente encontra seu caminho para sua mãe e casa Sr. Shears ", e espera fora até que eles chegam. Judy está encantado que Christopher chegou a ela; ela não pode acreditar que Ed iria dizer Christopher que ela estava morta. O Sr. Shears não quer Christopher viver com eles e nunca o fez. Além disso, muito em breve depois de chegar, Christopher quer voltar para Swindon, a fim de tomar o seu matemática A-nível. Sua mãe deixa o Sr. Shears, a sua relação de ter discriminado por causa do conflito e sua rejeição de Christopher. Judy, em seguida, move-se em um quarto alugado em Swindon, e após uma discussão com Ed, concorda em deixar que Ed se encontram Christopher por breves visitas diárias. No entanto, Christopher permanece com medo de seu pai e faz repetidas tentativas de impedi-lo de falar. Ele espera Ed será preso por matar Wellington. A história termina com Ed ficando Christopher um cão de estimação, e prometendo que ele irá reconstruir a confiança com Christopher lentamente, "não importa quanto tempo leva". Christopher afirma que ele terá mais Exames de nível A e frequentar a universidade. Ele conclui sua matemática primeiro A-nível com as melhores notas e, apesar de anteriormente querer ser um astronauta, seu objetivo final é tornar-se um cientista. O livro termina com Christopher otimista sobre seu futuro, depois de ter resolvido o mistério do cão assassinado, foi para Londres por conta própria, encontrou sua mãe, escreveu um livro sobre suas aventuras, e conseguiu um A * em seu exame de matemática de nível A. Christopher passa a viver com sua mãe, e, ocasionalmente, visita a casa de seu pai.
Dedicação
O livro é dedicado a Sos Eltis com agradecimentos a Kathryn Heyman, Clare Alexander, Kate Shaw e Dave Cohen.
Recepção
O livro foi vencedor conjunta de 2004 Prêmio Boeke, ganhou o 2003 Whitbread Livro do Ano e vendeu mais de dois milhões de cópias. Haddon afirma em seu site oficial que ele sabe "muito pouco" sobre a síndrome de Asperger e que Christopher Boone é inspirado por duas pessoas diferentes. De acordo com Haddon, nenhuma dessas pessoas podem ser rotulados como tendo uma deficiência. Haddon acrescentou que "pouco se arrepender [s]" que a síndrome de Asperger, o termo apareceu na capa de seu romance. Mais recentemente, em uma entrevista com The Independent, no entanto, ele afirmou que é "agora completamente irritada" que este termo apareceu na capa porque as pessoas imaginavam que ele era um especialista no assunto e manteve contacto e pedindo-lhe para aparecer em palestras sobre autismo.
Adaptação do estágio
A adaptação para o palco, adaptado por Simon Stephens e dirigido por Marianne Elliott, estreou no Teatro Nacional em 2 de agosto de 2012.
A produção, que vai até o final de outubro de 2012, será transmitido ao vivo para cinemas em todo o mundo na quinta-feira 06 de setembro de 2012 através da Programa Nacional do Teatro Live.
O show está transferindo para o Teatro Apollo em Shaftesbury Avenue, London, de março a maio de 2013.
Adaptação para o cinema
A adaptação para o cinema, escrito e dirigido por Steve Kloves, está sendo planejada.