Conteúdo verificado

Tim Berners-Lee

Assuntos Relacionados: Pessoas Informática

Você sabia ...

Crianças SOS, uma instituição de caridade educação , organizou esta selecção. Patrocinar crianças ajuda crianças no mundo em desenvolvimento para aprender também.

Sir Tim Berners-Lee
Tim Berners-Lee-Knight-crop.jpg
Berners-Lee em 2008
Nascido Timothy John Berners-Lee
(1955/06/08) 08 de junho de 1955
Londres, Inglaterra
Reino Unido
Residência Estados Unidos e Reino Unido
Nacionalidade Britânico
Alma mater Queens College, Oxford
Ocupação Cientista da computação
Empregador
  • World Wide Web Consortium
  • Universidade de Southampton
  • Instituto de Tecnologia de Massachusetts
Conhecido por
  • Inventar a World Wide Web
  • Titular da Cátedra 3Com Founders em Ciência da Computação do MIT e Laboratório de Inteligência Artificial
Título Professor
Religião Universalismo unitário
Pais Conway Berners-Lee
Mary Lee madeiras
Site
www.w3.org/People/Berners-Lee/

Sir Timothy John "Tim" Berners-Lee, OM, KBE, FRS, FREng, FRSA (nascido em 08 de junho de 1955), também conhecido como "TimBL," é um britânico cientista da computação , mais conhecido como o inventor da World Wide Web . Ele fez uma proposta para um sistema de gestão da informação no março de 1989, e ele implementou a primeira comunicação bem-sucedida entre um Hypertext Transfer Protocol (HTTP) cliente e servidor através da Internet por volta de meados de Novembro.

Berners-Lee é o diretor do World Wide Web Consortium (W3C), que supervisiona o desenvolvimento continuado da Web. Ele também é o fundador da Fundação World Wide Web, e é pesquisador sênior e titular da Fundadores cadeira na MIT Ciência da Computação e Laboratório de Inteligência Artificial (CSAIL). Ele é um diretor do Web Science Research Initiative (WSRI), e membro do conselho consultivo da Centro de Inteligência Coletiva do MIT.

Em 2004, Berners-Lee foi cavaleiro pela rainha Elizabeth II por seu trabalho pioneiro. Em abril de 2009, ele foi eleito associado estrangeiro da United States National Academy of Sciences. Ele foi homenageado como o "Inventor da World Wide Web" durante o 2012 Jogos Olímpicos de Verão cerimônia de abertura, em que ele apareceu em pessoa, que trabalha em um Computador NeXT no Estádio olímpico de Londres. Ele twittou "Isto é para todos", que foi escrito imediatamente para fora em Luzes de LCD ligado aos presidentes das 80 mil pessoas na platéia.

Infância

Berners-Lee nasceu no sudoeste de Londres, Inglaterra, em 8 de junho de 1955, um dos quatro filhos de Conway Berners-Lee e Mary Lee Woods. Seus pais trabalhavam no primeiro computador comercialmente-construído, o Ferranti Mark 1. Ele participou Sheen Mount Escola Primária, e, em seguida, passou a freqüentar sudoeste de Londres de independente Emanuel Escola de 1969 a 1973. A afiado trainspotter como uma criança, ele aprendeu sobre eletrônica de mexer com um modelo ferroviário. Ele estudou na Colégio Rainha, Oxford , 1973-1976, onde recebeu uma grau de primeira classe em física.

Carreira

Berners-Lee, 2005

Após a formatura, ele trabalhou como engenheiro na empresa de telecomunicações Plessey em Poole. Em 1978, ele se juntou a DG Nash em Dorset , onde ele ajudou a criar software de definição de tipo para impressoras.

Berners-Lee trabalhou como um contratante independente no CERN de junho a dezembro de 1980. Enquanto estava lá, ele propôs um projeto com base no conceito de hipertexto, para facilitar a partilha e actualização da informação entre os pesquisadores. Para demonstrar, ele construiu um protótipo de sistema nomeado ENQUIRE.

Depois de deixar o CERN no final de 1980, ele foi trabalhar na casa de John Poole Imagem Computer Systems, Ltd, em Bournemouth, Inglaterra. Ele correu lado técnico da empresa por três anos. O projeto que ele trabalhou foi um tempo real chamada de procedimento remoto que lhe deu experiência em redes de computadores. Em 1984, ele retornou ao CERN como um companheiro.

Em 1989, o CERN foi o maior nó da Internet na Europa, e Berners-Lee viu uma oportunidade de juntar-se hipertexto com a Internet: "Eu apenas tive que tomar a idéia de hipertexto e conectá-lo ao Transmission Control Protocol e ideias do sistema de nomes de domínio e-ta-da! -o World Wide Web ... Criando o web foi realmente um ato de desespero, porque a situação sem que era muito difícil quando eu estava trabalhando no CERN mais tarde. A maior parte da tecnologia envolvida na web, como o hipertexto, como a Internet, objetos de texto multifonte, tinham sido já projetado. Eu apenas tive que colocá-los juntos. Foi um passo de generalização, indo para um nível maior de abstração, pensando em todos os sistemas de documentação lá fora como sendo, possivelmente, parte de um sistema de documentação imaginário maior ".

Berners-Lee escreveu sua proposta inicial em março de 1989, e em 1990, com a ajuda de Robert Cailliau (com quem compartilhou a 1995 ACM Software Award System), produziu uma revisão que foi aceite pelo seu empresário, Mike Sendall. Ele usou ideias semelhantes aos subjacentes ao sistema ENQUIRE para criar a World Wide Web, para o qual ele projetou e construiu o primeiro navegador da Web. Isto também funcionou como um editor ( WorldWideWeb, em execução no NeXTSTEP sistema operacional), e o primeiro servidor Web, CERN HTTPd (abreviação de Hypertext Transfer Protocol daemon).

"Mike Sendall compra um cubo NeXT para avaliação, e dá para Tim [Berners-Lee]. Implementação do protótipo da Tim no NeXTStep é feita no espaço de poucos meses, graças às qualidades do sistema de desenvolvimento de software NeXTStep. Este protótipo ofertas Navegação WYSIWYG / autoria! Navegadores atuais da Web usados em "navegar na Internet" são meras janelas passivas, privando o usuário sobre a possibilidade de contribuir. Durante algumas sessões no refeitório CERN, Tim e eu tento encontrar um nome de captura para o sistema. Eu estava determinado que o nome não deve mais uma vez ser tomado da mitologia grega. Tim propõe "World Wide Web". Eu gosto deste muito, exceto que é difícil de pronunciar em francês ... ", de Robert Cailliau, 02 de novembro de 1995.

O primeiro site construído foi no CERN dentro da fronteira da França, e foi primeiro colocado on-line em 06 de agosto de 1991:

Info.cern.ch era o endereço do servidor que o primeiro do mundo de sempre web site e web, rodando em um computador NeXT do CERN. O primeiro endereço da página web foi http://info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject.html, que centrada em informações sobre o projeto WWW. Os visitantes podem aprender mais sobre hipertexto, detalhes técnicos para criar a sua própria página web, e até mesmo uma explicação sobre como pesquisar na Web para obter informações. Não há screenshots desta página original e, em qualquer caso, as mudanças foram feitas diariamente com a informação disponível na página como o projeto WWW desenvolvido. Você pode achar uma cópia mais tarde (1992) no site do Consórcio World Wide Web.

É fornecida uma explicação do que a World Wide Web foi, e como pode-se usar um navegador e configurar um servidor web.

Em 1994, Berners-Lee fundou a W3C no MIT. É composta por várias empresas que estavam dispostos a criar normas e recomendações para melhorar a qualidade da Web. Berners-Lee fez sua idéia disponível livremente, sem patente e sem royalties devidos. A World Wide Web Consortium decidiu que os seus padrões devem ser baseados na tecnologia livre de royalties, para que pudessem ser facilmente adotado por ninguém.

Em 2001, Berners-Lee tornou-se um patrono do East Dorset Heritage Trust, já tendo vivido em Colehill em Wimborne, East Dorset, Inglaterra.

Em dezembro de 2004, ele aceitou uma cadeira em Ciência da Computação na Escola de Eletrônica e Ciência da Computação, Universidade de Southampton, Inglaterra, para trabalhar no Web Semântica.

Em um Artigo do Times em outubro de 2009, Berners-Lee admitiu que o par inicial de barras ("//") em um endereço da Web eram, na verdade, "desnecessário". Ele disse ao jornal que ele poderia facilmente ter URLs projetados para não ter as barras. "Lá vai você, ele parecia uma boa idéia no momento", disse ele em seu pedido de desculpas alegre.

O trabalho atual

Tim Berners-Lee no Home Office, em Londres, em 11 de março de 2010

Em junho de 2009, em seguida, primeiro-ministro britânico Gordon Brown anunciou Berners-Lee iria trabalhar com o Governo do Reino Unido para ajudar a tornar os dados mais abertos e acessíveis na Web, com base no trabalho do Poder da Força-Tarefa de Informação. Berners-Lee e Professor Nigel Shadbolt são as duas figuras-chave por trás data.gov.uk, uma Projeto do Governo do Reino Unido para abrir quase todos os dados adquiridos para fins oficiais para re-uso livre. Comentando sobre a abertura dos Os dados da pesquisa Ordnance em abril de 2010 Berners-Lee disse que: "As mudanças sinalizar uma mudança cultural mais amplo no Governo com base no pressuposto de que as informações devem ser do domínio público a menos que haja uma boa razão para não para não o contrário." Ele passou a dizer que "uma maior abertura, responsabilidade e transparência no Governo vai dar às pessoas uma maior escolha e torná-lo mais fácil para os indivíduos a obter mais directamente envolvidos em questões que são importantes para eles."

Em novembro de 2009, Berners-Lee lançou a Fundação World Wide Web, a fim de "Avance a Web para capacitar a humanidade lançando programas transformadoras que fortaleçam a capacidade local para alavancar a Web como um meio para a mudança positiva."

Berners-Lee é uma das vozes pioneiras em favor de Net Neutrality, e manifestou a opinião de que ISPs devem fornecer "conectividade sem amarras", e deve controlar nem monitorar as atividades de navegação dos clientes sem o seu consentimento expresso. Ele defende a idéia de que a neutralidade da rede é uma espécie de direito rede humana: "Ameaças à Internet, tais como empresas ou governos que interferem com ou snoop no tráfego de Internet, comprometer os direitos humanos básicos de rede."

Berners-Lee é presidente do Instituto Open Data.

Reconhecimento

Este Computador NeXT foi usado por Berners-Lee no CERN e tornou-se servidor o primeiro do mundo web
  • Em 1994 ele se tornou um dos seis membros da Salão Mundial Wide Web of Fame.
  • Em 1995, ele ganhou da Fundação Kilby "Jovem Inovador do Ano" Prêmio.
  • Em 1995, ele também recebeu o Software Award sistema a partir do Association for Computing Machinery (ACM).
  • No 1997 Birthday Honours rainha, foi nomeado um Oficial da Ordem do Império Britânico (OBE) "por serviços prestados à rede mundial de computadores".
  • Em 1998 ele foi premiado com um doutorado honorário da Universidade de Essex.
  • Em 1999, Time Magazine nomeou Berners-Lee um dos 100 pessoas mais importantes do século 20.
  • Em março de 2000 ele foi premiado com um diploma honorário da Universidade Aberta como Doutor da Universidade.
  • Em 2001, ele foi eleito membro da Academia Americana de Artes e Ciências.
  • Em 2002, ele foi nomeado na BBC lista do 's 100 britânicos grande sequência de um voto em todo o Reino Unido.
  • Em 2003 ele foi premiado com O Medalha de Progresso e Honorary Fellowship (HonFRPS), em reconhecimento de qualquer invenção, pesquisa, publicação ou outra contribuição que resultou em um avanço importante no desenvolvimento científico ou tecnológico de fotografia ou a imagem latente no sentido mais amplo Royal Photographic Society.
  • Em 2003, ele recebeu o Prémio Fellow do Computer History Museum, por suas contribuições seminais para o desenvolvimento da World Wide Web.
  • Em 15 de abril de 2004, ele foi nomeado como o primeiro beneficiário da Finlândia de Millennium Technology Prize, para inventar a World Wide Web. O prêmio em dinheiro, no valor de 1.000.000 € (cerca de £ 892.000, ou US $ 1,3 milhões, a partir de setembro 2011), foi concedido em 15 de Junho, em Helsínquia , na Finlândia, pelo Presidente da República da Finlândia, Tarja Halonen.
  • Ele recebeu um título de cavaleiro em 2004, quando ele foi promovido a Cavaleiro Comandante da Ordem do Império Britânico (KBE) no Ano Novo Honras "por serviços prestados ao desenvolvimento global da Internet", e foi formalmente investido em 16 de Julho de 2004.
  • Em 21 de julho de 2004, ele foi presenteado com um honorário Grau de Doutor em Ciências pela Universidade de Lancaster.
  • Em 27 de janeiro de 2005, ele foi nomeado o grande britânico de 2004, tanto por suas conquistas e para exibir as características britânicas chave de "desconfiança, determinação, um agudo senso de humor e capacidade de adaptação", como colocar por David Hempleman-Adams, um membro do painel.
  • Em 2007, Berners-Lee recebeu o Academia de Ouro Award Placa de Achievement.
  • Em 2007, ele foi classificado em primeiro lugar comum, a par Albert Hofmann, em A lista 's Telegraph de 100 maiores gênios vivos.
  • Em 13 de junho de 2007, ele recebeu o Ordem do Mérito, tornando-se um dos apenas 24 membros vivos com direito a manter a honra, e para usar os pós-nominais 'OM' após seu nome. (A Ordem do Mérito está dentro da doação pessoal da rainha, e não necessita de recomendação por ministros ou o primeiro-ministro)
  • Ele foi premiado com o 2008 IEEE / RSE Wolfson James Clerk Maxwell Award, para "conceber e desenvolver ainda mais o World Wide Web".
  • Em 2 de dezembro de 2008, Berners-Lee recebeu um doutorado honorário da Universidade de Manchester. Seus pais trabalharam no Manchester Mark 1 na década de 1940 e 50s.
O tweet de Berners-Lee, "Isto é para todos", no 2012 Jogos Olímpicos de Verão em Londres
  • Em 21 de abril de 2009, ele foi premiado com um doutoramento honoris causa pela Universidad Politécnica de Madrid.
  • Em 28 de abril de 2009, ele foi eleito associado estrangeiro da United States National Academy of Sciences.
  • Em 8 de junho de 2009, ele recebeu o Webby Award para Lifetime Achievement, na cerimônia de premiação realizada em Nova York.
  • Em outubro de 2009, ele foi premiado com um doutoramento honoris causa pela Vrije Universiteit Amsterdam
  • Em 30 de março de 2011, ele foi um dos três primeiros destinatários do Mikhail Gorbachev prêmio para "O homem que mudou o mundo".
  • Em 26 de Maio de 2011, Berners-Lee foi premiado com um honorário Grau de Doutor em Ciências pela Universidade de Harvard.
  • Em 2011, ele foi introduzido no Salão do AI 'IEEE Intelligent Systems of Fame para as "contribuições significativas para o campo da AI e sistemas inteligentes".
  • Em 2012, Berners-Lee foi introduzido no Internet Hall of Fame pelo Internet Society.
  • Em 27 de Julho de 2012, Berners-Lee foi reconhecida pela invenção da World Wide Web no 2012 Jogos Olímpicos de Verão cerimônia de abertura.
  • Em 3 de dezembro de 2012, o sultão de Omã conferido o Sultan Qaboos Ordem de Cultura, Ciência e Artes (Primeira Classe) em Sir Tim Berners-Lee.
  • Em 2013, Berners-Lee foi um dos cinco Internet e Web pioneiros premiado com o inaugural Rainha Elizabeth Prêmio de Engenharia.

Publicações

  • Berners-Lee, Tim; Mark Fischetti (1999). Tecendo a Web: The Original Design e Ultimate Destiny of the World Wide Web pelo seu inventor. Grã-Bretanha: Orion Negócios. ISBN 0-7528-2090-7.
  • Berners-Lee, T. (2010). "Long Live the Web" Scientific American 303 (6):. 80-85. doi: 10.1038 / scientificamerican1210-80. PMID 21.141.362.
  • Shadbolt, N .; Berners-Lee, T. (2008). "A ciência Web emerge" Scientific American 299 (4):. 76-81. doi: 10.1038 / scientificamerican1008-76. PMID 18.847.088.
  • Berners-Lee, T.; Hall, W .; Hendler, J .; Shadbolt, N .; Weitzner, D. (2006). "Ciência da Computação: Avançado: Criação de uma Ciência da Web". Ciência 313 (5788): 769-771. doi: 10.1126 / science.1126902. PMID 16.902.115.
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Tim_Berners-Lee&oldid=545216408 "