Conteúdo verificado

Inverno

Assuntos Relacionados: Clima eo Tempo ; Cotidiano

Informações de fundo

Arranjar uma seleção Wikipedia para as escolas no mundo em desenvolvimento sem internet foi uma iniciativa da SOS Children. Você quer saber sobre o patrocínio? Veja www.sponsorachild.org.uk

A neve -covered estacionar em Pittsburgh durante o inverno

Inverno ( / w ɪ n t ər / WIN -tər) é a estação mais fria do ano em climas temperados, entre o outono ea primavera. No solstício de inverno, os dias são mais curtos e as noites são mais longas, com os dias que alongam porque a estação progride após o solstício.

Causa

A inclinação do eixo em relação ao seu plano orbital da Terra desempenha um grande papel no clima. A Terra é inclinada em um ângulo de 23,44 ° em relação ao plano de sua órbita, e isso faz com que diferentes latitudes na Terra para enfrentar diretamente o Sol como a Terra se move através de sua órbita. É esta variação que traz principalmente sobre as estações do ano. Quando é inverno no Hemisfério Norte, o hemisfério sul enfrenta o Sun mais diretamente e, portanto, experimenta as temperaturas mais quentes do que no Hemisfério Norte. Por outro lado, o inverno no hemisfério sul ocorre quando o hemisfério norte está inclinado mais para a Sun. Do ponto de vista de um observador na Terra, o inverno Sun tem uma altitude máxima mais baixa no céu do que o verão Sun.

Durante o Inverno, em qualquer hemisfério, a altitude mais baixa do Sol no inverno faz com que a luz do sol para atingir esse hemisfério em um ângulo oblíquo. Em regiões com inverno, a mesma quantidade de radiação solar está espalhada por uma área maior. Este efeito é agravado pela distância maior do que a luz tem de viajar através da atmosfera, permitindo que o ambiente para dissipar mais calor. Comparado com estes efeitos, as alterações na distância da terra do sol são desprezíveis.

Cômputo Meteorológica

Animação da cobertura de neve a mudar com as estações do ano
A Cidade Velha de Tallinn, Estónia , cheia de neve em 01 de janeiro de 2010

Inverno meteorológico é o método de medição da temporada de inverno utilizado por meteorologistas baseadas em padrões climáticos "sensíveis" para fins de manutenção de registro, de modo que o início do inverno meteorológico pode mudar dependendo de quão longe ao norte uma vida. Inverno é muitas vezes definida pelos meteorologistas a ser os três meses de calendário com as menores temperaturas médias. Isto corresponde aos meses de dezembro, janeiro e fevereiro no Hemisfério Norte, e em junho, julho e agosto no Hemisfério Sul. As temperaturas médias mais frias da estação são tipicamente experimentado em janeiro no hemisfério Norte e em junho ou julho no hemisfério sul. Nighttime predomina a temporada de inverno, e em algumas regiões tem a maior taxa de precipitação, assim como a umidade por causa da cobertura de neve permanente ou altas taxas de precipitação, juntamente com baixas temperaturas, o que impede a evaporação prolongada. Nevascas freqüentemente desenvolvem e causam muitos atrasos de transporte. Um fenômeno meteorológico raro encontrado durante o inverno é nevoeiro gelado, que compreende cristais de gelo em suspensão no ar; que ocorre apenas a temperaturas muito baixas, abaixo dos -30 ° C (-22 ° F).

Acumulações de neve e gelo são comumente associados com o inverno no Hemisfério Norte, devido às grandes massas de terra lá. No hemisfério sul, o clima mais marítima ea relativa falta de terra ao sul de 40 ° S faz com que os invernos mais suaves; assim, a neve eo gelo são menos comuns em regiões habitadas do Hemisfério Sul. Nesta região, neve ocorre todos os anos em regiões elevadas tais como a Cordilheira dos Andes, a Cordilheira na Austrália, e as montanhas da Nova Zelândia, e também ocorre no sul Patagônia da América do Sul. Neve ocorre durante todo o ano na Antártica .

Astronomical e outro acerto de contas com base no calendário

Queda de neve do inverno raro em Jerusalém , 31 de janeiro de 2008
Winter in La Carlota, Córdoba, Argentina 09 de julho de 2007
Winter in Carraroe, Galway, Irlanda, em 25 de dezembro de 2010
No latitudes médias e ártico , o inverno está associada com neve e gelo
Queda de neve nas terras altas do sul do Brasil, em São Joaquim cidade
O Porto de Hamburgo, Alemanha, em 06 de janeiro de 2010
Queda de neve pesada durante a noite em Pant Glas, Gwynedd, em 20 de fevereiro de 2010
A manhã após uma noite fria em os EUA

Algumas autoridades definem um inverno astronômico que é baseado unicamente na posição da Terra em sua órbita ao redor do Sol, independentemente das condições meteorológicas. No Hemisfério norte, inverno astronômico começa no solstício de inverno e termina no equinócio vernal. Estas datas são um pouco mais tarde do que os utilizados para definir o início eo fim do inverno meteorológico - geralmente considerado para abranger a totalidade de dezembro, janeiro e fevereiro no hemisfério Norte e junho, julho e agosto no sul.

Astronomicamente, o solstício de inverno, sendo o dia do ano que tem menor número de horas de luz do dia, deveria ser o meio da temporada, mas lag sazonal significa que o período mais frio normalmente segue o solstício por algumas semanas. Nos EUA e no Canadá (e, por vezes, na Grã-Bretanha) a estação é considerada como início no solstício e terminando no seguinte equinócio - no Hemisfério Norte, dependendo do ano, o que corresponde ao período entre 21 ou 22 de Dezembro e 20 ou 21 de março. No Reino Unido, os meteorologistas consideram inverno a ser os três meses mais frios de dezembro, janeiro e fevereiro. Na Escandinávia, o inverno começa tradicionalmente em 14 de outubro e termina no último dia do mês de Fevereiro. Em muitos países da Hemisfério Sul, incluindo a Austrália, Nova Zelândia e África do Sul, o inverno começa em 1 de Junho e termina a 31 de Agosto. Em Nações celtas como a Irlanda (usando o Irish calendário) e na Escandinávia, o solstício de inverno é tradicionalmente considerado como pleno inverno, com a temporada de inverno a partir de 1º de novembro, de Todos os Santos , ou Samhain. Inverno termina e começa na primavera Imbolc, ou Candelária, que é 1 ou 2 fevereiro. Este sistema de temporadas baseia-se na duração dos dias exclusivamente. (O período dos dias mais curtos e mais fraca radiação solar de três meses ocorre em novembro, dezembro e janeiro no Hemisfério Norte e de maio a julho, na Hemisfério Sul.)

Além disso, muitos países europeus do continente tendem a reconhecer Martinmas ou Dia de São Martinho (11 de Novembro), como o primeiro dia do calendário do inverno. O dia cai no ponto médio entre o velho Julian equinócio e datas do solstício. Além disso, Dia dos Namorados (14 de Fevereiro) é reconhecida por alguns países como anunciando os primeiros ritos de primavera, tais como flores desabrochando.

Em Astronomia chinesa e outro do leste asiático calendários, inverno é levado para início em ou em torno de 07 de novembro, com o Jiéqì (conhecido como立冬lì dōng literalmente, "estabelecimento de inverno").

O período de três meses associados com as mais frias temperaturas médias normalmente começa em algum lugar no final de novembro ou início de dezembro no hemisfério norte e dura até o final de fevereiro ou início de março. Este "inverno thermological" é mais cedo do que a definição solstício delimitado, mas mais tarde do que a definição luz do dia (Celtic). Dependendo lag sazonal, esse período varia entre as regiões climáticas.

Influências culturais, tais como Fluência de Natal pode ter levado a temporada de inverno a ser percebida como início mais cedo nos últimos anos, embora os países de alta latitude, como o Canadá são geralmente bem em seus invernos reais antes do solstício de dezembro.

Ajuste de contas e atividade ecológica

O snowshoe lebre é um animal que muda de cor no inverno

Cômputo Ecológica do inverno difere de métodos baseados no calendário, evitando o uso de datas fixas. É uma das seis temporadas reconhecidos pela maioria dos ecologistas que habitualmente usam o termo hibernal para este período do ano (as outras estações ecológicas sendo prevernal, vernal, estival, serotinal, e outonal). A estação hibernal coincide com o principal período de dormência biolological cada ano cujas datas variam de acordo com climas locais e regionais em zonas temperadas da Terra. O aparecimento de plantas com flores, como o açafrão pode marcar o fim do inverno ecológica a partir do final de janeiro, em climas temperados leves.

Para sobreviver a dureza do inverno, muitos animais desenvolveram diferentes adaptações comportamentais e morfológicas para hibernação:

  • Migração é um efeito comum de inverno em cima dos animais, nomeadamente aves. No entanto, a maioria das aves não migram a- cardeal e European Robin, por exemplo. Alguns borboletas também migram sazonalmente.
  • A hibernação é um estado de reduzida atividade metabólica durante o inverno. Alguns animais "sono" durante o inverno e só sair quando o clima quente retornos; por exemplo, Gopher, sapos, cobras e morcegos.
  • Alguns animais armazenar alimentos para o inverno e viver nele em vez de hibernação completamente. Este é o caso de esquilos, castores , gambás, texugos, e guaxinins.
  • Resistência é observado quando um animal sofre inverno, mas mudanças nas formas como cor e musculatura. A cor da pele ou plumagem alterações em branco (a fim de se confundir com a neve) e, assim, retém a sua críptica coloração durante todo o ano. Exemplos são o Rocha Ptarmigan, ártico raposa, doninhas , jackrabbit de cauda branca, e lebre montanha.
  • Alguns mamíferos revestida de peles crescer um casaco mais pesado durante o inverno; isso melhora as qualidades de retenção de calor da pele. O revestimento é então derramado após a temporada de inverno para permitir uma melhor refrigeração. O revestimento mais pesado no inverno fez uma temporada favorito para caçadores, que procuraram peles mais rentáveis.
  • Snow também afeta as formas animais se comportam; muitos aproveitar as propriedades de isolamento de neve cavando nele. Ratos e ratazanas vivem tipicamente sob a camada de neve.

Alguns plantas anuais não sobreviver ao inverno. Outras plantas anuais exigem frio do inverno para completar seu ciclo de vida, isto é conhecido como vernalização. Quanto a perenes, muitos pequenos lucrar com os efeitos de isolamento de neve por ser enterrado nela. Plantas maiores, particularmente árvores de folha caduca, geralmente deixe sua parte superior vão dormentes, mas as suas raízes ainda estão protegidos pela camada de neve. Poucas plantas florescem no inverno, uma exceção sendo o floração ameixa, que floresce no tempo para Ano Novo Chinês. O processo pelo qual as plantas se adapte às condições de tempo frio é chamada endurecimento.

Invernos excepcionalmente frios

Rio Tamisa geada justo, 1683
  • 1683-1684, "O Grande Gelo", quando o Tâmisa , hospedando um dos muitos Feiras geada Rio Tamisa, foi congelado por todo o caminho até a Ponte de Londres e permaneceu congelado por cerca de dois meses. Ice foi cerca de 27 cm (11 pol) de espessura em Londres e cerca de 120 cm (47 pol) de espessura em Somerset. O mar congelou até 2 milhas (3,2 km) ao redor da costa do Mar do Norte do sul, causando graves problemas para a navegação e prevenção do uso de muitos portos.
  • 1739-1740, um dos invernos mais severos no Reino Unido no registro. A Thames permaneceram congelados-over para cerca de 8 semanas. O Fome irlandesa de 1740-1741 custou a vida de pelo menos 300 mil pessoas.
  • 1816 foi o Ano sem verão no Hemisfério Norte. A frieza incomum do inverno de 1815-1816 e do verão seguinte foi principalmente devido à erupção de Monte Tambora, na Indonésia, em abril de 1815. Houve efeitos secundários de uma erupção desconhecida ou erupções em torno de 1810, e várias erupções menores em todo o mundo entre 1812 e 1814. Os efeitos cumulativos foram em todo o mundo, mas foram especialmente fortes nos EUA Oriental, Atlântico Canadá e Europa do Norte. Geada formada em maio em Nova Inglaterra, matando muitas culturas recém-plantadas, eo verão nunca se recuperou. A neve caiu em Nova York e Maine, em junho, e gelo formado em lagos e rios em julho e agosto. No Reino Unido, montes de neve permaneceu em colinas até o final de julho, eo Tâmisa congelou em setembro. Culturas agrícolas e gado morreram falhou em grande parte do Hemisfério Norte, resultando em escassez de alimentos eo pior fome do século 19.
  • 1887-1888, houve temperaturas recordes frias no Upper Midwest, fortes quedas de neve em todo o mundo, e tempestades incríveis, incluindo o Schoolhouse Blizzard of 1888 (no Centro-Oeste em janeiro), ea Grande Blizzard of 1888 (em os EUA Oriental e no Canadá em março).
  • Na Europa, os invernos de início de 1947, fevereiro de 1956, 1962-1963, 1981-1982 e 2009-2010 eram anormalmente frio. O inverno de 1946-1947 Reino Unido começou relativamente normal, mas se tornou um dos snowiest invernos Reino Unido até à data, com queda de neve quase contínua do final de janeiro até março.

Outros invernos historicamente significativos

Um lago congelado no inverno de 2010
Inverno em Rego Park, Queens, New York
  • 1310-1330, muitos invernos rigorosos e frios, verões úmidos na Europa - a primeira manifestação clara do clima imprevisível da Pequena Idade do Gelo , que durou vários séculos (de cerca de 1300-1900). O clima persistentemente frio, molhado causou grandes dificuldades, foi a principal responsável pela Grande Fome de 1315-1317, e contribuiu fortemente para a imunidade enfraquecida e desnutrição que antecederam a Peste Negra (1348-1350).
  • 1600-1602, invernos extremamente frios na Suíça e na região do Báltico após erupção de Huaynaputina no Peru em 1600.
  • 1607-1608, na América do Norte, gelo persistiu no Lago Superior até junho. Londrinos realizou sua primeira feira de geada no frozen-sobre o rio Tamisa.
  • 1622, na Turquia, a Golden Horn e trecho sul do Bósforo congelou.
  • 1690s, extremamente frio, nevado, invernos rigorosos. Ice cercado Islândia por milhas em todas as direções.
  • 1779-1780, inverno mais frio da Escócia no registro, e rodeado de gelo da Islândia em todas as direções (como na década de 1690). Nos EUA, um recorde de cinco semanas onda de frio ao fundo do poço a -20 ° F (-29 ° C) em Hartford, Connecticut, e -16 ° F (-27 ° C), em Nova York. Rio Hudson e do porto de Nova York congelou.
  • 1783-1786, o Tâmisa congelou parcialmente, ea neve permanecia no chão durante meses. Em fevereiro de 1784, a Carolina do Norte foi congelado em Chesapeake Bay.
  • 1794-1795, inverno rigoroso, com o mais frio janeiro no Reino Unido e temperatura mais baixa já registrada em Londres: -21 ° C (-6 ° F) em 25 de janeiro. O frio começou na véspera de Natal e durou até o final de março, com algumas temporárias warm-ups. O Severn e Tâmisa congelou, e feiras de geada começou a subir novamente. O exército francês tentaram invadir os Países Baixos sobre os seus rios congelados, enquanto a frota holandesa foi preso em seu porto. O inverno tinha de leste (da Sibéria) como sua característica dominante.
  • 1813-1814, frio intenso, última freeze-over de Tamisa, e última feira geada. (Remoção de ponte velha de Londres e as alterações aos bancos do rio fez congelar-overs menos provável.)
  • 1883-1888, temperaturas mais frias em todo o mundo, incluindo uma cadeia ininterrupta de invernos anormalmente frios e brutais no Upper Midwest, relacionado com a explosão do Krakatoa , em agosto de 1883. Havia neve registrado no Reino Unido já em outubro e tão tarde quanto julho, durante este período de tempo.
  • 1976-1977, um dos invernos mais frios em os EUA em décadas.
  • 1985, o surto Ártico em US resultante da mudança no vórtice polar, com muitos registros de temperatura fria quebrados.
  • 2002-2003 foi um inverno excepcionalmente frio no Norte e Leste dos EUA.
  • 2010-2011, o forte frio persistente em toda a metade oriental dos EUA a partir de dezembro em diante, com poucas ou nenhumas mid-inverno quente-ups, e com condições de frio continuar até à Primavera. La Niña e negativa Oscilação ártica foram fatores fortes. Precipitação intensa e persistente contribuiu para a cobertura de neve quase constante no Nordeste dos EUA, que finalmente recuou no início de maio.
  • 2011-2012, um dos invernos mais quentes. Dia de Natal de 2011 foi a mais quente de Natal na Irlanda, como observado pelo Observatório Armagh.

Os seres humanos e de inverno

Os humanos evoluíram em climas tropicais, e se encontrou com o tempo frio como eles migraram para Eurasia, Hemisfério sul embora as populações anteriores certamente encontrou invernos em África Austral. Micro-evolução em caucasianos, asiáticos e pessoas do inuit mostrar alguma adaptação ao clima.

Inverno e na saúde humana

Os seres humanos são sensíveis ao frio, ver hipotermia. Snowblindness, norovirus, depressão sazonal, escorregando no gelo preto e caindo pingentes são outros problemas de saúde associados com o tempo frio e com neve. No hemisfério norte, vários moradores de rua morrem de hipotermia a cada inverno.

Festivais

  • Ano Novo Chinês - A data inicial habitual é a segunda lua nova após o solstício de inverno, ou seja, entre meados de janeiro e meados de fevereiro no calendário gregoriano.
  • Natal
  • Véspera de Ano Novo
  • Poush Mela

Mitologia

Em várias culturas

Alegoria do inverno por Jerzy Siemiginowski-Eleuter com Aeolus "Reino dos Ventos, 1683, Wilanów Palace

Em Cultura persa o solstício de inverno é chamado Yalda (significado: o nascimento) e tem sido comemorada por milhares de anos. É referida como a véspera do nascimento de Mitra, que simbolizava a luz, a bondade ea força na terra.

Na mitologia grega , Hades sequestrou Persephone para ser sua esposa. Zeus ordenou Hades devolvê-la a Deméter, a deusa da Terra e sua mãe. No entanto, Hades enganado Persephone em comer a comida dos mortos, por isso Zeus decretou que Perséfone iria passar seis meses com Deméter e seis meses com Hades. Durante o tempo em sua filha está com Hades, Deméter ficou deprimido e causou inverno.

Em Mitologia galesa, Gwyn ap Nudd sequestrado uma donzela chamada Creiddylad. No dia de maio, seu amante, Gwythr ap Greidawl, lutou Gwyn para reconquistá-la. A batalha entre eles representavam a disputa entre o verão eo inverno.

Personificações

  • Inverno Velho, também conhecido como Pai Inverno
  • Jack Frost
  • Ded Moroz
  • Snegurochka
  • Vetr
  • Sinterklaas etc.

Em Bangla o advento do inverno é muitas vezes expressa pela frase "Sheeter buri ashchhe dheye", que significa "a mulher de inverno de idade está chegando rápido". Isto é especialmente usado quando é dito para uma criança.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Winter&oldid=542171162 "