Allotropy
Sobre este escolas selecção Wikipedia
SOS acredita que a educação dá uma chance melhor na vida de crianças no mundo em desenvolvimento também. Você quer saber sobre o patrocínio? Veja www.sponsorachild.org.uk
Allotropy é a propriedade de alguns elementos químicos a ser capaz de tomar duas ou mais formas diferentes, em que os átomos estão arranjados de forma diferente por ligações químicas . As formas são conhecidas como allotropes daquele elemento. O fenômeno da allotropy é por vezes também chamado allotropism. Por exemplo, de carbono tem duas formas alotrópicas comuns: diamante , em que os átomos de carbono estão ligados em conjunto em um tetraédrico arranjo da estrutura, e grafite, em que os átomos de carbono estão ligados em conjunto em folhas de uma rede hexagonal.
A palavra allotropy vem dos gregos allos, que significa "outros", e tropos, "de maneira".
Allotropy se refere apenas a formas diferentes de um elemento no interior da mesma fase ou estado da matéria (isto é, diferentes sólidos , líquidos ou gases formas). Mudanças de estado (entre sólido, líquido e gás) não são considerados allotropy. Alguns elementos têm allotropes que persistem em fases diferentes - por exemplo, os dois alótropos do oxigênio ( dioxigénio, O 2, e ozono , O 3), podem existir tanto em fase sólida, líquida e estados gasosos. Outros elementos manter allotropes distintos apenas em algumas fases - por exemplo, o fósforo tem muitas formas alotrópicas sólidos, que revertem para todos a mesma forma P 4 quando derretido para o estado líquido.
História
O conceito de allotropy foi originalmente proposto em 1841 pelo cientista sueco Baron Jons Jakob Berzelius (1779-1848), que ofereceu nenhuma explicação. Após a aceitação de A hipótese de Avogadro em 1860 foi entendido que elementos poderiam existir como moléculas poliatómicos, e os dois alótropos do oxigênio foram reconhecidos como O 2 e O 3. No início do século 20, foi reconhecido que outros casos como o carbono foram devido a diferenças na estrutura cristalina.
Em 1912, Ostwald observou que o allotropy de elementos é apenas um caso especial do fenômeno de polimorfismo conhecido por compostos, e propôs que os termos allotrope e allotropy ser abandonado e substituído por polimorfo e polimorfismo. Embora muitos outros químicos têm repetido este conselho, IUPAC ea maioria dos livros de química ainda favorecem o uso de allotrope e allotropy apenas para elementos.
As diferenças nas propriedades das formas alotrópicas de um elemento
Allotropes são diferentes formas estruturais do mesmo elemento e podem exibir propriedades físicas muito diferentes e comportamentos químicos. A mudança entre as formas alotrópicas é desencadeada pelas mesmas forças que afectam outras estruturas, isto é, pressão, luz, e temperatura . Portanto, a estabilidade das formas alotrópicas particulares depende das condições particulares. Por exemplo, ferro a partir de uma muda estrutura cúbica de corpo centrado (Ferrite) para uma estrutura cúbica de face centrada ( austenita) acima 906 ° C, e estanho sofre uma transformação conhecido como estanho de pragas a partir de um metal de fase para um semicondutor de fase abaixo de 13,2 ° C.
Lista de allotropes
Normalmente, elementos capazes de variável número de coordenação e / ou estados de oxidação tendem a apresentar maior número de formas alotrópicas. Outro fator que contribui é a capacidade de um elemento para concatenar. Alótropos são geralmente mais perceptível no Não metais e metalóides. No entanto, os metais tendem a ter muitos allotropes.
Exemplos de formas alotrópicas incluem:
Não metais
Carbono:
- diamante -, um cristal transparente extremamente duro, com os átomos de carbono dispostos em uma estrutura tetraédrica. Um condutor elétrico pobres. Um condutor térmico excelente.
- grafite - um pano macio, preto, sólido esquisito, um condutor elétrico moderado. Os átomos de carbono estão ligados em redes planas hexagonais, os quais são então dispostos em camadas em folhas.
- carbono amorfo
- fulerenos, incluindo " fulerenos ", tais como 60 C, e nanotubos de carbono
Fósforo:
- O fósforo branco - cristalino P Solid 4
- O fósforo vermelho - sólido polimérico
- Fósforo Escarlate
- Fósforo violeta
- Preto fósforo - semicondutor, análogo à grafite
- Difosforoso
Oxigênio:
- dioxygen, O 2 - incolor
- ozono , O 3 - azul
- tetraoxygen, O 4 - metastable
- octaoxygen, O 8 - vermelho
- dinitrogen
- tetranitrogen
- trinitrogen
- duas formas sólidas: um hexagonal close-embalados e outro alfa cúbico
Enxofre:
- Plástico (amorfo) de enxofre - sólido polimérico
- Enxofre Rhombic - grandes cristais compostos por moléculas S 8
- Enxofre Monoclinic - cristais em forma de agulha fina
- Outras moléculas de anel, tais como S e S 7 12
Selênio :
- "Selénio vermelho", ciclo-SE 8
- Selênio Gray, polimérico Sé
- Preto selênio
Metalóides
- boro amorfo - pó marrom
- boro cristalino - preto, duro (9,3 na escala de Mohs), e um condutor fraco à temperatura ambiente.
- silício amorfo - pó marrom
- nanocristalino silício - semelhante ao silício amorfo
- silício cristalino - tem um brilho metálico e uma cor acinzentada. Os cristais individuais de silício cristalino podem ser cultivadas com um processo conhecido como o processo Czochralski
Arsénio :
- Arsênico amarelo - molecular não-metálicos Como 4
- Arsênico Gray, polimérica por (metalóide)
- Arsênico Black (metalóide) e vários outros similares.
- antimônio azul-branco - a forma estável (metalóide)
- antimónio amarelo (não-metálico)
- antimónio negro (não metálicos)
- (Um quarto também)
O polônio tem dois alótropos metálicos.
Metais
- estanho cinza (alfa-estanho)
- estanho branco (estanho beta)
- estanho rhombic (gama)
Ferro
- ferrite (ferro alfa) - formulários abaixo de 770 ° C (o ponto de Curie, Tc); o ferro torna-se magnético na sua forma alfa; BCC
- beta - formulários abaixo de 912 ° C (BCC)
- gamma - formulários abaixo 1.401 ° C; cara centrado cúbico (FCC) estrutura de cristal
- delta - formas de arrefecimento ferro fundido abaixo 1.535 ° C; tem um cúbico (BCC) estrutura de corpo centrado cristal
Titanium tem dois alótropos
O estrôncio tem três allotropes
Lantanides e actinides
- Plutónio tem seis allotropes sólidas distintas sob pressões "normais". As suas densidades variar dentro de uma relação de cerca de 4: 3, o que complica bastante todos os tipos de trabalho com o metal (particularmente fundição, usinagem, e armazenamento). Um sétimo allotrope plutônio existe a pressões muito altas, o que acrescenta mais dificuldades em aplicações exóticas.
- Itérbio tem três allotropes
- Térbio tem duas formas alotrópicas cristalinas
- Promethium tem duas formas alotrópicas
- Cúrio tem 3 allotropes (também amerício , berquélio , califórnio fazer)