Conteúdo verificado

Anguilla

Assuntos Relacionados: Americas ; Países

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Crianças SOS, que corre cerca de 200 sos escolas no mundo em desenvolvimento, organizado esta selecção. SOS Children trabalha em 45 países africanos; você pode ajudar uma criança em África ?

Anguilla
Bandeira Brasão
Lema: "Força e Resistência"
Anthem: God Save the Queen
Música nacional: Deus abençoe Anguilla 1
Capital The Valley
Línguas oficiais Inglês
Grupos étnicos 90,1% Oeste Africano, 4,6% Multiétnico, 3,7% Europeia, 1,5% outro
Demonym Anguillian
Governo Território britânico ultramarino
- Monarca HM rainha Elizabeth II
- Governador William Alistair Harrison
- Vice-Governador Stanley Reid
- Ministro-Chefe Hubert Hughes
Estabelecimento
- Território ultramarino do Reino Unido 1980
Área
- Total 91 km 2 ( 220)
35 sq mi
- Água (%) desprezível
População
- 2006 estimativa 13.600 ( 212th)
- Densidade 132 / km 2 ( n / D)
342 mi / sq
PIB ( PPP) 2004 estimativa
- Total $ 108.900.000
- Per capita $ 8,800
Moeda Dólar do Caribe Oriental ( XCD )
Fuso horário ( UTC-4)
Unidades no esquerda
Chamando código + 1-264
Código ISO 3166 AI
TLD Internet .ai
1. "Canção Nacional de Anguilla". Site Oficial do Governo de Anguilla. http://www.gov.ai/national_song.htm. Retirado 12 de outubro de 2005.

Anguilla (pronuncia- / Æŋɡwɪlə / Ang- Gwil -ə) é uma Território britânico ultramarino no Caribe, um dos mais setentrional do Ilhas Leeward no Pequenas Antilhas. Consiste na ilha principal de Anguilla própria, cerca de 26 km (16 milhas) de comprimento por 5 km (3,1 mi) de largura em seu ponto mais largo, em conjunto com uma série de ilhas muito menores e ilhotas sem população permanente. A capital da ilha é The Valley. A área de terra total do território é de 91 km 2 (35 sq mi), com uma população de aproximadamente 13.500 (2006 estimativa). Fica a leste de Puerto Rico eo Ilhas Virgens e diretamente ao norte de Saint Martin.

História

Anguilla foi estabelecido primeiramente por Tribos ameríndias que migraram da América do Sul . Os primeiros artefatos indígenas encontrados em Anguilla foram datado por volta de 1300 aC, e restos de assentamentos datam de 600 dC. A data da descoberta européia é incerta: algumas fontes afirmam que Colombo avistou a ilha em 1493, enquanto outros afirmam que a ilha foi descoberta pelos franceses em 1564 ou 1565. O nome Anguilla deriva da palavra para "enguia" em qualquer um dos vário Línguas românicas (espanhol moderno: Anguila; francesas: Anguille; italiano: anguilla), provavelmente escolhido por causa de forma eel-like da ilha.

Anguilla foi colonizada pela primeira vez pelo Inglês colonos de São Cristóvão, começando em 1650. O francês tomou temporariamente a ilha em 1666, mas sob a Tratado de Breda foi devolvido ao controle Inglês. Neste período colonial Anguilla, por vezes, serviu como um lugar de refúgio. A Major John Scott, que visitou em setembro de 1667 escreveu de deixar a ilha "em bom estado" e observou que, em julho 1668 "200 ou 300 pessoas fugiram para lá em tempo de guerra." Outros chegadas antecipadas incluído europeus de Antigua e Barbados . É provável que alguns desses primeiros europeus trouxeram escravos africanos com eles. Os historiadores confirmam que os escravos africanos viveram na região no início do século XVII. Por exemplo, os africanos de Senegal viveram em St. Christopher (hoje St. Kitts) em 1626. Por 1672 um entreposto de escravos existia na ilha de Nevis, servindo a Ilhas Leeward. Enquanto o tempo de chegada Africano em Anguilla é difícil de localizar precisamente, evidência de arquivo indica uma presença substancial Africano (pelo menos 100), na ilha de 1683.

Enquanto histórias tradicionais da região assumem que "o Inglês" foram os primeiros colonos de Anguilla sob domínio britânico, estudos recentes focada em Anguilla oferece uma visão mais nuançada. Ela enfatiza a importância da diversidade sociocultural cedo. Esta pesquisa sugere que St. Christopher, Barbados, Nevis e Antigua são todos os pontos significativos de origem. Em relação origens africanas, África Ocidental, bem como a África Central são ambos posta como as terras ancestrais de alguns da população Africano início de Anguilla.

Durante o período colonial, Anguilla foi administrado pelos britânicos através Antigua, mas em 1824 ele foi colocado sob o controle administrativo de perto São Cristóvão. Em 1967, a Grã-Bretanha concedeu São Cristóvão e Nevis autonomia interna cheia, e Anguilla também foi incorporada à nova dependência unificado, chamado São Cristóvão-Nevis-Anguilla, contra os desejos de muitos Anguillians. Isto levou a duas rebeliões em 1967 e 1969 ( Anguillian Revolução), liderado por Ronald Webster, e um breve período como uma república independente auto-proclamado. Autoridade britânica foi totalmente restaurado em julho de 1971. Em 1980 Anguilla foi finalmente autorizado a se separar de Saint Kitts e Nevis e tornar-se uma colônia britânica separado (agora chamado de Território ultramarino britânico).

Política

Anguilla é um auto-governo internamente território ultramarino do Reino Unido . Sua política ter lugar num quadro de um parlamentar representativo democrático dependência, pelo que o Ministro-chefe é o chefe de governo, e de um pluriforme sistema multi-partidário.

O Comissão das Nações Unidas sobre Descolonização inclui Anguilla no Lista das Nações Unidas de-deGoverno Territórios. A constituição do território é Anguilla ordem constitucional 01 de abril de 1982 (revista em 1990). O poder executivo é exercido pelo governo. O poder legislativo é investido no governo e no House of Assembly. O Judiciário é independente do executivo e do legislativo.

Militar

Como uma dependência do Reino Unido, o Reino Unido é responsável por sua defesa militar, embora haja nenhum ativo guarnição ou forças armadas presentes.

Geografia

Uma vista aérea da parte ocidental da ilha de Anguilla. O terminal de ferry Ponto de sopro é visível no canto inferior direito, como são (direita para a esquerda) Shaddick Point, Rendezvous Bay, Cove Bay, e Maundays Bay.

Anguilla é uma ilha baixa altitude fixa de coral e calcário no Mar do Caribe , a leste de Puerto Rico eo Ilhas Virgens. É diretamente norte de Saint Martin, separada da ilha pela Anguilla Channel. O solo é geralmente fina e pobres, com suporte para somente vegetação arbustiva.

Anguilla é conhecido pela sua espectacular e ecologicamente importante recifes de coral e praias. Para além da ilha principal de Anguilla própria, o território inclui uma série de outras ilhas menores e ilhotas, na sua maioria pequenas e desabitadas. Algumas delas são:

  • Anguillita
  • Dog Island
  • Prickly Pear Cays
  • Sandy Island
  • Scrub Island
  • Scilly Cay
  • Seal Island
  • Sombrero, também conhecida como Chapéu Ilha
Mapa de localização mostra de Anguilla em relação ao Sint Maarten / Saint Martin e outras ilhas a sul
Mapa de Anguilla

Clima

Temperatura

Ventos alísios do Nordeste manter esta ilha tropical relativamente frio e seco. A temperatura média anual é de 27 ° C (80,6 ° F). Julho-outubro é o período mais quente, dezembro-fevereiro, seu mais fresco.

Chuva

Precipitação média 900 milímetros (35,4 in) por ano, embora os números variam de época para época e de ano para ano. A ilha está sujeita a ambas as tempestades tropicais e furacões súbitas, que ocorrem no período de julho a outubro. A ilha sofreu danos em 1995 a partir de Furacão Luis.

Economia

Com vista Sandy Ground, Anguilla.

Solo árido fino de Anguilla é em grande parte inadequados para a agricultura, ea ilha tem alguns terra à base de recursos naturais. Suas principais indústrias são o turismo, incorporação e gestão no mar, offshore banking, e pesca. Muitos seguros e negócios financeiros estão sediadas em Anguilla.

A economia de Anguilla está se expandindo rapidamente, especialmente o sector do turismo, que está dirigindo novos desenvolvimentos importantes em parcerias com empresas multi-nacionais. Este boom, começando suavemente durante 2005-2006, está acelerando a 2007 e é esperado que continue por muitos anos.

Moeda de Anguilla é o Dólar do Caribe Oriental, embora o dólar norte-americano também é amplamente aceito. A taxa de câmbio é fixada ao dólar norte-americano em US $ 1 = EC $ 2.68.

A economia e, especialmente, o sector do turismo, sofreu um revés no final de 1995 devido aos efeitos da Furacão Luis em setembro, mas se recuperou em 1996. Hotéis foram particularmente atingidos durante este tempo. Outro revés econômico ocorrido durante o rescaldo do furacão Lenny em 2000.

Transporte

Anguilla é servido por Clayton J. Lloyd International Airport (antes de 04 de julho de 2010 conhecido como Aeroporto Wallblake). A pista principal no aeroporto é 5.462 pés (1.665 m) de comprimento e pode acomodar aeronaves de tamanho moderado. Serviços de conectar-se a várias outras ilhas do Caribe, mas o aeroporto pode receber jatos grandes, tais como Boeing 757 e não há voos directos de ou para a América ou na Europa continental. Ferries regulares vincular Anguilla e da ilha vizinha de Saint Martin, com um tempo de viagem de cerca de vinte minutos.

Além de táxis, não há transportes públicos na ilha. Os carros são dirigidos no lado esquerdo.

Demografia

A maioria dos residentes (90,08%) são negros, descendentes de escravos transportados da África. Minorias crescimento incluem brancos em 3,74% e pessoas de raça mista em 4,65% (dados do censo de 2001).

72% da população é Anguillian enquanto 28% não é Anguillian (censo de 2001). Da população não-Anguillian, muitos são cidadãos do Estados Unidos , Reino Unido , São Cristóvão e Nevis , a República Dominicana , Jamaica e Nigéria .

2006 e 2007 viu um afluxo de um grande número de Chinês, indiano , e Trabalhadores mexicanos, trazidos como mão de obra para grandes empreendimentos turísticos devido à população local não ser grande o suficiente para suportar os requisitos trabalhistas.

Cultura

A praia do resort Cap Juluca em Maundays Bay.
Island Harbour

O Anguilla National Trust (ANT) foi criada em 1988 e abriu seus escritórios em 1993 com a responsabilidade de preservar o património da ilha, incluindo o seu património cultural. A confiança tem programas de incentivo escritores de Anguillian ea preservação da história da ilha.

História cultural da ilha começa com a Índios Taino. Artefatos foram encontrados ao redor da ilha, dizendo da vida antes de os colonizadores europeus chegaram.

Como todo o Caribe, as férias são um elemento cultural. Mais importantes feriados de Anguilla são de histórico tanto quanto importância cultural - em particular o aniversário da emancipação (previamente agosto segunda-feira no Parque), celebrado como o Festival de Verão. britânicos festividades, como o Aniversário da rainha, também são comemorados.

Religião

De acordo com o censo de 2001 o cristianismo é a religião predominante do Anguilla, com 29 por cento da população praticando anglicanismo . Outra 23,9 por cento são Metodista . Outras igrejas na ilha incluem Adventista do Sétimo Dia, Batista , Católica Romana , e Testemunhas de Jeová (0,7%). Entre 1992 e 2001 o número de seguidores do Igreja de Deus e Igrejas Pentecostais aumentaram consideravelmente. Há pelo menos quinze igrejas na ilha, vários de interesse arquitectónico. Embora uma minoria na ilha, é um local importante para os seguidores de Religião rastafári - Anguilla é o berço de Robert Athlyi Rogers, autor de O Santo Piby que teve uma forte influência sobre as crenças Rastafari. Várias outras religiões são praticadas também.

Religiões em Anguilla
em percentagem
Religião 1992 2001
Anglicano 40,4 29,0
Metodista 33.2 23,9
Adventista do Sétimo Dia 7 7.6
Batista 4.7 7.3
Católico 3.2 5,7
Episcopal - 7.6
Pentecostal - 7.7
Testemunhas de Jeová - 0,7
Rastafari - 0,7
Evangélico - 0,5
Irmãos de Plymouth - 0,3
Muçulmano - 0,3
Presbiteriano - 0,2
Hindu - 0,4
Judaico - 0,1
Nenhum - 4
Outro 10,7 3,5
Não declarado 0,7 0,3

Língua

Hoje a maioria das pessoas em Anguilla falam uma variedade britânica de influência de "Standard" Inglês. Outros idiomas também são falados na ilha, incluindo variedades de espanhol, chinês e as línguas de outros imigrantes. No entanto, a língua mais comum, à excepção Padrão Inglês é próprio idioma crioulo Inglês-lexifier da ilha (para não ser confundido com o francês crioulo falado em ilhas, como Haiti, Martinica, Guadalupe e). É referido localmente por termos como "dialeto" (pronuncia-se "dialek"), ou "Anguillian". Ele tem suas raízes principais em variedades precoces de idiomas Inglês e do Oeste Africano, e é semelhante aos dialectos falados em ilhas de língua Inglês em todo o Caribe Oriental.

Lingüistas que estão interessados nas origens do Anguillian e outros crioulos caribenhos salientar que algumas das suas características gramaticais podem ser rastreados para línguas africanas, enquanto outros podem ser rastreados para as línguas europeias. Para entender como isso funciona, é útil lembrar que "recursos" gramaticais consiste em muito mais do que palavras (ou seja, itens lexicais). É possível que diferentes aspectos desta língua têm diferentes origens e influências. Os aspectos que devem ser considerados para a compreensão da história da gramática desta língua são pelo menos 5: semântica (significado); fonologia (sistema de consoantes e vogais característica de um determinado idioma), a sintaxe (ordem das palavras) e morfologia (regras para formar palavras).

Que língua são esses primeiros africanos provável que falei? Três áreas foram identificados como significativos para a identificação das origens linguísticas desses migrantes forçados, que chegaram antes de 1710: Gold Coast, Costa dos Escravos, ea Costa do Barlavento.

Informações sócio-histórica a partir de arquivos de Anguilla sugerem que os africanos e os europeus formaram duas comunidades de fala distintos, mas talvez sobrepostas nas fases iniciais da colonização da ilha. "Anguillian" Acredita-se que surgiu como a linguagem das massas como o tempo passou, a escravidão foi abolida, e os moradores começaram a se ver como "pertencente" à sociedade Anguillian.

Música

Esporte

Um moderno rigger quadrado visto de Long Bay

Competência de barco tem raízes profundas na cultura Anguillian, e é o esporte nacional. Há vela regulares regatas em feriados nacionais, como o Carnaval, que são disputadas por barcos localmente construídas e concebidas. Estes barcos têm nomes e têm patrocinadores que imprimir seu logotipo em suas velas.

Como em muitos outros ex- Colônias britânicas, cricket também é um esporte popular. Anguilla é a casa do Omari Banks, que jogou para o críquete das Índias Ocidentais , enquanto Cardigan Connor jogou críquete de primeira classe para o lado Inglês concelho Hampshire e era "chefe de missão" (gerente de equipe) para Anguilla de Jogos da Commonwealth equipe em 2002.

A união do Rugby é representado em Anguilla pela RFC Anguilla Eels, que foram formadas em abril de 2006. Os Eels foram finalistas do torneio de St. Martin, em Novembro de 2006 e semifinalistas em 2007, 2008 e 2009. Os Eels foram formados em 2006 pelo clube escocês segunda linha nacional Martin Galês, Club patrocinador eo presidente madame do AERFC Ms Jacquie Ruan, e destaque canadense Scrumhalf Mark Harris (Toronto Scottish RFC). O clube teve a sorte de acolher o HMS Iron Duke em Setembro de 2008, que viu um jogo muito espirituoso indo para os visitantes 18-13. Os St. Barts Barracudas também foram para Anguilla para jogar o Eels também prevalecente 11 tenta 6.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Anguilla&oldid=405516583 "