Conteúdo verificado

Montanhas do Atlas

Assuntos Relacionados: Geografia Africano

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Esta seleção é feita para as escolas de caridade infantil leia mais . Visite o site da SOS Children at http://www.soschildren.org/

Montanhas do Atlas
Alcance
Jbel Toubkal em Parque Nacional Toubkal no Alto Atlas
Países Marrocos , Argélia , Tunísia
Ponto mais alto Jbel Toubkal
- Elevação 4.167 m (13.671 pés)
- coordenadas 31 ° 03'43 "N 07 ° 54'58" W
Período Pré-Cambriano
Localização das Montanhas Atlas (cor vermelha) através do norte da África

O Atlas Mountains ( Berber : idurar n Watlas, árabe : جبال الأطلس) são um cordilheira através de um trecho norte da África que se estende cerca de 2.500 km (1.500 milhas) através de Marrocos , Argélia e Tunísia . O pico mais alto é o Toubkal montanha, com uma altitude de 4.167 metros (13.671 pés) no sudoeste do Marrocos. As gamas Atlas separar os mediterrânicos e do Atlântico costas do Sahara Desert. A população das montanhas do Atlas são principalmente berberes . Os termos para "montanha" em algumas línguas berberes são adrar e Adras, acredita-se ser aparentado com o topónimo.


As montanhas estão ou estavam em casa a um número de espécies de plantas e animais únicos em África (muitas vezes mais como os da Europa) muitos deles são ameaçadas e algumas já foram extintas. Exemplos incluem o Atlas Cedar, o Urso Atlas (apenas espécie de urso da África, que está agora extinto), o Barbary Leopard, o Barbary Macaque , o Atlas montanha víbora, o Veado Barbary, Carneiros de Barbary, o Barbary Lion (extinta na natureza), o Atlas Badger montanha, a North Elefante Africano (extinta), o Aurochs Africano (extinta), o Northern Bald Ibis, o Pine preto europeu, o Dippers, o Argelino Oak, e Gazelle de Cuvier.

Geologia

Mapa mostrando a localização das montanhas do Atlas em todo o Norte de África

O cave rocha da maior parte da África foi formada no pré-cambriano (aproximadamente 4,5 bilhões de anos atrás) e é muito mais antiga do que as montanhas do Atlas encontram-se na África. O Atlas formado durante três fases subsequentes da história da Terra.

A primeira fase de deformação tectônica envolve apenas a Anti-Atlas, que foi formado no Era Paleozóica (~ 300 milhões de anos) como o resultado de continental colisões. América do Norte , Europa e África estavam ligadas há milhões de anos.

O limite do tectônica.

As montanhas do Anti-Atlas são acreditados para ter sido originalmente formado como parte do Orogeny Alleghenian. Estas montanhas foram formadas quando a África ea América colidiram, e era uma vez uma cadeia rivalizando de hoje Himalaia . Hoje em dia, os restos de esta cadeia pode ser visto na Linha no leste da queda Estados Unidos . Alguns restos também podem ser encontrados na mais tarde formada Apalaches na América do Norte.

A segunda fase ocorreu durante a Era Mesozóica (antes de ~ 65 Ma) e consistiu de uma extensão generalizada da Terra crosta que passivas e separou os continentes acima mencionados. Esta extensão foi responsável pela formação de muitos intracontinental grosso bacias sedimentares, incluindo a presente Atlas. A maioria das pedras que formam a superfície da presente Alto Atlas foram depositados sob a mar nessa altura.

Finalmente, no Era Terciária (~ 65 milhões de ~ 1,8 milhões anos atrás), as cadeias de montanhas que hoje compõem o Atlas foram elevados como as massas de terra da Europa e da África colidiu no extremo sul do Península Ibérica. Tais limites tectônicas convergentes ocorrem quando duas placas deslizam em direção ao outro formando uma zona de subducção (se alguém se move placa debaixo da outra) e / ou uma colisão continental (quando as duas placas contêm crosta continental ). No caso da colisão África-Europa, é evidente que a convergência tectônica é parcialmente responsável pela formação de a Atlas elevado, assim como para o fechamento da Estreito de Gibraltar e da formação do Alpes eo Pirinéus. No entanto, há uma falta de provas para a natureza do subducción na região de Atlas, ou para o espessamento da crosta terrestre geralmente associada com colisões continentais. Na verdade, uma das características mais marcantes do Atlas para geólogos é a pequena quantidade relativa de espessamento crustal e encurtamento tectônica apesar da altitude importante da cordilheira. Estudos recentes sugerem que os processos profundamente enraizada no manto da Terra pode ter contribuído para a elevação do Alto e do Médio Atlas.

Subranges das Montanhas do Atlas

Alto Atlas.

O intervalo pode ser dividido em três regiões gerais de oeste para leste:

  • Médio Atlas, Alto Atlas e Anti-Atlas (Marrocos).
  • Atlas saariana (Argélia).
  • Diga Atlas (Argélia, Tunísia).
  • Aurès (Argélia, Tunísia).

Gama Médio Atlas

O Médio Atlas é uma parte da cordilheira do Atlas encontra-se completamente em Marrocos. O Médio Atlas é o mais ocidental de três cadeias Atlas Mountains que definem uma grande bacia, que se estende para o leste estabilizou em Argélia . Sul do Médio Atlas e separadas pelo Moulouya e Rios Oum Er-Rbia, o Alto Atlas estende por 700 km (430 mi), com uma sucessão de picos entre os quais dez atingem superior a 4.000 metros (13.000 pés). Norte do Médio Atlas e separadas pelo Rio Sebou, o Montanhas de Rif são uma extensão do Baetic Cordillera (montanhas Baetic, que incluem o Sierra Nevada), no sul da Espanha.

Alto Atlas

O Alto Atlas, no centro de Marrocos nasce no oeste na costa atlântica e se estende em uma direção leste até a fronteira marroquino-argelino. No Atlântico e para o sudoeste do intervalo cai abruptamente e faz uma transição impressionante da costa e do intervalo Anti-Atlas. Para o norte, na direção de Marrakech, a gama desce menos abruptamente.

Nas alturas de Ouarzazate o maciço é cortar pela Draa vale que se abre para o sul. Neste caos de rochas os contrastes são surpreendentes: a água corre em alguns lugares, formando bacias claras. É habitada principalmente pelo povo berbere, que vivem em pequenas aldeias e cultivar as altas planícies de Ourika Valley.

Imagem panorâmica do lago artificial de Lalla Takerkoust perto Barrage Cavagnac, com o hidroeléctrica da barragem (extrema direita)

Perto barragem Cavagnac, existe uma hidroeléctrica da barragem que criou o lago artificial Lalla Takerkoust. O lago serve também como uma fonte de peixes para os pescadores locais.

Os maiores vilas e cidades da região são Tahanaoute, Amizmiz, Asni, Tin Mal, Ijoukak, e Oukaimden.

Gamas Anti-Atlas

O Anti-Atlas estende desde o Oceano Atlântico , no sudoeste de Marrocos para o nordeste para as alturas de Ouarzazate e mais a leste da cidade de Tafilalt (total de uma distância de aproximadamente 500 km / 310 milhas). No sul faz fronteira com o Saara . O ponto mais oriental do anti-Atlas é as montanhas Djebel Sarhro e sua fronteira oriental é definido por setores da Gama alta Atlas.

Gama Atlas saariana

O Atlas saariana da Argélia é a porção oriental da cordilheira do Atlas. Não é tão alto quanto o Grande Atlas eles são muito mais imponente do que a faixa Atlas Diga isso corre para o norte deles e mais perto da costa. O pico mais alto da gama é a 2.236 m (7.336 pés) de altura Djebel Aissa. Elas marcam o extremo norte do deserto do Saara . As montanhas ver algumas chuvas e são mais adequadas à agricultura do que o região do planalto ao norte. Hoje a maior parte da população de uma região são berberes .

Diga gama Atlas

Vista panorâmica da aldeia típica berbere ( Marrocos - Alto Atlas).

The Tell Atlas é uma cadeia de montanhas mais de 1.500 quilômetros (930 mi) de comprimento, pertencentes às cadeias de montanhas do Atlas e que se estende de Marrocos, através de Argélia a Tunísia. Ele é paralelo ao Mediterrâneo costa. Juntamente com o Atlas saariana para o sul ele forma o mais setentrional dos dois intervalos mais ou menos paralelas que gradualmente se aproximam um do outro em direção ao leste, fundindo-se no leste da Argélia. Nas extremidades ocidentais no Gama Médio Atlas, em Marrocos. A área imediatamente ao sul deste intervalo é planalto, com lagos na estação e sal apartamentos molhado no seco.

Aurès cordilheira

Aurès
Aures localização

Os Aurès de Argélia e Tunísia são a parte mais oriental da cordilheira do Atlas.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Atlas_Mountains&oldid=364646933 "