América do Norte
Fundo para as escolas Wikipédia
Crianças SOS têm produzido uma seleção de artigos da Wikipedia para escolas desde 2005. SOS Children trabalha em 45 países africanos; você pode ajudar uma criança em África ?
Área | 24.709 mil km 2 (9.540.000 sq mi) |
---|---|
População | 528.720.588 (2008, 4) |
Pop. densidade | 22,9 / km 2 (59,3 / sq mi) |
Demonym | Norte-americana, Americana |
Países | 23 ( lista de países ) |
Dependências | ver Lista de países da América do Norte |
Idiomas | Inglês , Espanhol , Francês e muitos outros |
Time Zones | UTC-10 a UTC |
Cidades mais populosas | Lista das cidades norte-americanas por população |
América do Norte é um continente completamente dentro do Hemisfério Norte e quase completamente dentro do Hemisfério Ocidental. Também é considerado um norte subcontinente do Américas. É limitado a norte pelo Oceano Ártico , a leste pelo Oceano Atlântico , a oeste e ao sul pelo Oceano Pacífico , e para o sudeste pela América do Sul eo Mar do Caribe .
América do Norte cobre uma área de cerca de 24.709.000 quilômetros quadrados (9.540.000 milhas quadradas), cerca de 4,8% da superfície do planeta ou aproximadamente 16,5% de sua área de terra. Em julho de 2008, sua população foi estimada em cerca de 529 milhões de pessoas em todo 23 estados independentes , que representam cerca de 7,5% da população humana. América do Norte é o terceiro continente o maior na área, depois de Ásia e África , ea em quarto na população após Ásia, África e Europa .
As primeiras pessoas a viver na América do Norte foram Paleoíndios que começaram a chegar durante o último período glacial, atravessando o Ponte de terra de Bering. Eles diferenciado em um número de diversas culturas e comunidades em todo o continente. Os maiores e mais avançadas civilizações pré-colombianas da América do Norte foram os astecas no que é hoje o México e os maias na América Central. Colonos europeus começaram a chegar a partir dos séculos 16 e 17, acabando com um grande número de populações nativas e começando uma era de dominação européia.
Etimologia
As Américas são geralmente aceitos como tendo sido nomeado após o explorador italiano Amerigo Vespucci pelos cartógrafos alemães Martin Waldseemüller e Matthias Ringmann. Vespucci, que explorou América do Sul entre 1497 e 1502, foi o primeiro europeu a sugerir que as Américas não o foram Índias Orientais, mas uma massa de terra diferente até então desconhecida pelos europeus. Em 1507, Waldseemüller produziu um mapa do mundo, em que ele colocou a palavra "América" do continente da América do Sul, no meio do que hoje é o Brasil. Ele explicou a razão para o nome no livro que o acompanha Cosmographiae Introductio,
- ab Americo inventore ... quasi terram Americi sive Americam (a partir de Americus o descobridor ... como se fosse a terra de Americus, assim America).
Para Waldseemüller, ninguém deve opor-se à nomeação da terra após seu descobridor. Ele usou a versão latinizada do nome de Vespucci (Americus Vespúcio), mas em sua forma feminina "América", seguindo os exemplos de "Europa" e "Ásia".
Mais tarde, quando outros cartógrafos adicionado América do Norte, eles estenderam o nome original para ele também: em 1538, Gerard Mercator usado o nome de América para todo o hemisfério ocidental em seu mapa do mundo.
Alguns argumentam que a convenção é usar o sobrenome para nomear descobertas, exceto no caso de direitos autorais e por isso uma derivação de "Amerigo Vespucci" poderia ser problemático. Ricardo Palma (1949) propôs uma derivação das montanhas "Amerrique" da América Central-Vespucci foi o primeiro a descobrir a América do Sul e as montanhas Amerrique da América Central, que ligavam suas descobertas àqueles de Christopher Columbus .
Alfred E. Hudd propôs uma teoria em 1908 que os continentes têm o nome de um comerciante chamado Welsh Richard Amerike de Bristol, que acredita-se ter financiado John Cabot voyage 's de descoberta da Inglaterra para a Terra Nova em 1497. A crença minuciosamente explorado que tem sido avançado é que a América foi nomeado para um marinheiro espanhol que ostenta a antiga Visigótica nome de 'Amairick'. Outra é que o nome está enraizada em uma Língua do nativo americano.
História
História geológica
Laurentia é uma antiga craton que forma o núcleo geológico da América do Norte; se formou entre 1,5-1,0 bilhões de anos atrás, durante a Eon Proterozóico. O Canadian Shield é a maior exposição deste craton. A partir da tarde Paleozóico a precoce Eras mesozóica, América do Norte se juntou com os outros continentes modernos como parte do supercontinente Pangaea, com Eurasia a leste. Um dos resultados da formação de Pangea foi o Montanhas Apalaches, que formou cerca de 480 milhões de anos atrás, tornando-se entre as mais antigas cadeias de montanhas do mundo. Quando Pangaea começou a rift cerca de 200 milhões de anos atrás, América do Norte tornou-se parte Laurásia, antes de se separou da Eurásia como seu próprio continente durante a meados do Cretáceo período. As Montanhas Rochosas e outras cadeias de montanhas ocidentais começaram a se formar em torno desta vez de um período de construção da montanha chamada Laramide orogeny, entre 80 e 55 milhões de anos atrás. A formação do Istmo do Panamá conectado o continente da América do Sul cerca de três milhões de anos atrás, e os Grandes Lagos (assim como muitos outros lagos de água doce do norte e rios) foram esculpidos por geleiras recuando cerca de 10.000 anos atrás.
América do Norte é a fonte de muito do que a humanidade sabe sobre o tempo geológico períodos. A área geográfica que mais tarde se tornaria os Estados Unidos tem sido a fonte de mais variedades de dinossauros do que qualquer outro país moderno. De acordo com o paleontólogo Peter Dodson, este é principalmente devido à estratigrafia, clima e geografia, recursos humanos, e história. Grande parte da Era Mesozóica é representada por afloramentos expostos nas várias regiões áridas do continente. O mais significativo Tarde Jurassic dinossauro-bearing depósito de fósseis na América do Norte é a Formação Morrison do oeste dos Estados Unidos.
Pre-Columbian
Os antropólogos têm um número de modelos explicando a origem da população humana precoce da América do Norte. O povos indígenas da América do Norte têm muitos mitos da criação, através da qual eles afirmam que eles têm estado presentes na terra desde a sua criação. O consenso é que indígenas norte-americanos chegaram pela primeira vez a partir da Ásia durante a última Idade do Gelo, muito provavelmente através da Bering Land Bridge e possivelmente por barcos primitivos também.
Antes do contato com os europeus, os nativos da América do Norte foram divididos em muitos sistemas políticos diferentes, do pequeno bandas de algumas famílias a grandes impérios. Eles viviam em vários " áreas de cultura ", que correspondem aproximadamente a geográfica e zonas biológicas e dar uma boa indicação do principal LifeWay ou ocupação das pessoas que viveram lá (por exemplo, o bisão caçadores do Grandes Planícies, ou os agricultores de Mesoamérica). Grupos nativos também podem ser classificados pela sua família de língua (por exemplo, Athapascan ou Uto-asteca). Povos com línguas semelhantes nem sempre compartilham a mesma cultura material, nem eles estavam sempre aliados. Os antropólogos pensam que o Povo Inuit do alto Ártico veio para a América do Norte muito mais tarde do que outros grupos nativos, como evidenciado pelo desaparecimento de Dorset artefatos de cultura do registro arqueológico, e sua substituição pelo Pessoas de Thule. É possível que a América do Norte tinha vários povos entre seus primeiros colonos. A evidência mais conhecido que suporte esta teoria é Kennewick Man.
Durante os milhares de anos de habitação nativa no continente, culturas mudou e mudou. Uma das culturas mais antigas já encontradas é a Cultura Clovis de moderno Novo México. Culturas posteriores incluem o Cultura Mississippian e afins Culturas construção de seus ninhos encontrados no rio Mississippi vale e do Cultura Pueblo do que é hoje o Four Corners. Os grupos culturais mais meridionais da América do Norte foram responsáveis pela domesticação de muitos comum culturas agora utilizadas em todo o mundo, como o tomate e squash. Talvez o mais importante é que eles Caseiro um dos principais grampos do mundo, milho (milho).
Como resultado do desenvolvimento da agricultura no sul, muitos avanços culturais importantes foram feitas lá. Por exemplo, a civilização Maya desenvolveu um sistema de escrita, construído enormes pirâmides e templos, teve um calendário complexo, e desenvolveu o conceito de zero, por volta de 400 dC, a poucas centenas de anos após a Mesopotâmios. A cultura maia ainda estava presente no sul do México e Guatemala quando o Exploradores espanhóis chegaram, mas o domínio político na área tinha deslocado para a Império asteca cuja capital Tenochtitlan foi localizado mais ao norte no Vale do México. Os astecas foram conquistados em 1521 por Hernán Cortés.
Post-Columbian
Durante a Era dos Descobrimentos , os europeus começaram a explorar e ter fincado em várias partes da América do Norte. Após a sua chegada no " Novo Mundo ", a população nativa americana declinou substancialmente , principalmente devido à introdução de doenças europeias para que os nativos americanos não tinham imunidade, bem como os conflitos violentos. Os povos nativos encontraram sua cultura mudou drasticamente. Como tal, a sua afiliação com a política e cultural grupos mudou também, vários grupos linguísticos foi extintos, e outros mudaram muito rapidamente. Os nomes e as culturas que os europeus registrados para os nativos não eram necessariamente as mesmas que as que eles tinham usado algumas gerações antes, ou aqueles em uso hoje.
Grã-Bretanha , Espanha e França disputada e estabeleceu extensos territórios na América do Norte. No final do século 18 e início do 19, vários movimentos de independência começou em todo o continente, o que criaria seus países modernos. As 13 colônias britânicas na costa do Atlântico Norte declarou a independência em 1776, tornando-se a Estados Unidos da América . Canadá foi formada a partir da unificação dos territórios do norte controladas pela Grã-Bretanha e França. Nova Espanha, um território que se estendia do moderno-dia do sul dos Estados Unidos para a América Central, declarou a independência em 1810, tornando-se o Primeiro Império Mexicano. Em 1823, o ex- Capitania Geral da Guatemala, então parte do Império Mexicano, tornou-se o primeiro Estado independente na América Central, oficialmente mudando seu nome para o Províncias Unidas da América Central.
Geografia e extensão
América do Norte ocupa a porção norte do landmass geralmente referidos como o Novo Mundo, a Hemisfério Ocidental, das Américas, ou simplesmente América (que, menos comumente, é considerado por alguns como um único continente com a América do Norte um subcontinente). Única ligação terrestre da América do Norte para a América do Sul está no Istmo do Panamá. O continente é delimitada no sudeste pela maioria dos geógrafos no Divisor de águas Darién ao longo da Colômbia - Panamá fronteira, colocando todos do Panamá na América do Norte. Alternativamente, vistas menos comuns acabaria América do Norte no man-made do Canal do Panamá , e alguns geólogos localizar fisiograficamente seu limite sul no Istmo de Tehuantepec, México , com a América Central se estende sudeste da América do Sul a partir deste ponto. O Ilhas das Caraíbas, ou Índias Ocidentais, são considerados parte da América do Norte.
Antes do istmo centro-americano foi levantada, a região tinha sido subaquática. As ilhas do West Indies delinear um submerso ex- ponte de terra que tinha ligado América do Norte e América do Sul via o que são agora Florida e Venezuela . O litoral continental é longo e irregular. O Golfo do México é o maior corpo de água recuo do continente, seguido de Hudson Bay . Outros incluem o Golfo de Saint Lawrence e o Golfo da Califórnia.
Existem numerosas ilhas ao largo das costas do continente, principalmente, a Arctic Arquipélago, as Bahamas , Turks & Caicos , a Maior e Pequenas Antilhas, o Ilhas Aleutas (alguns dos quais estão na Hemisfério oriental adequada), o Arquipélago de Alexander, os muitos milhares de ilhas do British Columbia Coast, e Terra Nova. Groenlândia , um self-governing dinamarquês ilha, ea maior do mundo, está na mesma placa tectônica (a Placa da América do Norte) e faz parte da América do Norte geograficamente. Em um sentido geológico, Bermuda não é parte das Américas, mas uma ilha oceânica que foi formado na fissura da Dorsal Meso-Atlântica mais de 100 milhões de anos atrás. A massa de terra mais próximo a ele é Cape Hatteras, North Carolina. No entanto, Bermuda é frequentemente considerada como parte da América do Norte, especialmente tendo em conta os seus laços históricos, políticos e culturais para Virginia e outras partes do continente.
A grande maioria da América do Norte está na placa norte-americana. Partes do oeste do México , incluindo Baja Califórnia, e de Califórnia , incluindo as cidades de San Diego, Los Angeles e parte de San Francisco , encontram-se no extremo leste da Placa do Pacífico, com a reunião de duas placas ao longo da Falha de San Andreas. A porção sul do continente e grande parte do West Indies deitar no Placa do Caribe, enquanto que o Juan de Fuca e Placas Cocos limitam a placa norte-americana em sua fronteira ocidental.
O continente pode ser dividido em quatro grandes regiões (cada um dos quais contém muitos sub-regiões): o Grandes Planícies que se estende desde o Golfo do México para o Ártico canadense; o, oeste montanhosa geologicamente jovens, incluindo as Montanhas Rochosas , o Great Basin, Califórnia e Alaska; o planalto levantadas, mas relativamente plana do Protetor canadense, no nordeste; e a região Leste variada, que inclui o Montanhas Apalaches, a planície costeira ao longo da costa atlântica, e da península da Flórida. México, com sua longa planaltos e cordilheiras, recai em grande parte na região oeste, embora a planície costeira oriental se estende ao sul ao longo do Golfo.
As montanhas ocidentais estão divididos no meio para a faixa principal das Montanhas Rochosas e do escalas de costa da Califórnia, Oregon , Washington, e British Columbia, com-a Bacia área da Grande inferior contendo intervalos menores e de baixa altitude desertos-in entre as. O pico mais alto é Denali, no Alasca.
O Pesquisa geográfica Estados Unidos refere que o centro geográfico da América do Norte é "seis milhas a oeste de Balta, Pierce County, North Dakota "em aproximadamente 48 ° 10'N 100 ° 10'W, cerca de 15 milhas (24 quilômetros) de Rugby, North Dakota. O USGS afirma ainda que "nenhum ponto marcado ou monumentadas foi estabelecida por qualquer órgão do governo como o centro geográfico ou a 50 Estados, o conterminous Estados Unidos, ou o continente norte-americano." No entanto, há uma de 15 pés (4,5 m) de pedra campo obelisco em Rugby reivindicando para marcar o centro. O norte-americano pólo continental de inacessibilidade está localizado 1.650 quilômetros (1.030 milhas) da costa mais próxima, entre Allen e Kyle, Dakota do Sul, pelo 43.36 ° N 101,97 ° W
Demografia
O prevalente línguas na América do Norte são Inglês, Espanhol e Francês. O termo Anglo-America é usado para se referir aos anglófonos países das Américas: a saber, Canadá (onde o Inglês e francês são co-oficial) e do Estados Unidos , mas também, por vezes, Belize e partes do trópicos, especialmente o Comunidade do Caribe. América Latina se refere às outras áreas das Américas (geralmente sul dos Estados Unidos), onde o Línguas românicas, derivadas do latim , de espanhóis e portugueses (países de língua francesa, mas normalmente não são incluídas) predominam: as outras repúblicas da América Central (mas nem sempre Belize ), parte da Caribe (não as Holandês, Inglês ou áreas de língua francesa), do México , e maior parte da América do Sul (exceto Guiana , Suriname, Guiana Francesa ( FR ), e as Ilhas Falkland (UK)).
A língua francesa tem desempenhado historicamente um papel significativo na América do Norte e agora mantém uma presença distinta em algumas regiões. O Canadá é oficialmente bilíngue. O francês é a língua oficial da província de Quebec, onde 95% das pessoas falam-na como sua primeira ou segunda língua, e é co-oficial com o Inglês na província de New Brunswick. Outros locais de língua francesa incluem a província de Ontario (a língua oficial é o Inglês, mas há uma estimativa de 600.000 franco-Ontarians), da Província de Manitoba (co-oficial como de jure com o Inglês), o Antilhas Francesas e Saint-Pierre et Miquelon, bem como o estado dos EUA de Louisiana, onde o francês é também uma língua oficial. Haiti está incluído neste grupo baseado na associação histórica, mas os haitianos falam Crioulo e francês. Da mesma forma, francês e francês Antilhas Creole é falado em Santa Lúcia e Dominica ao lado Inglês.
Economicamente, o Canadá e os Estados Unidos são a mais rica e mais nações desenvolvidas no continente, seguido pelo México, um recentemente industrializados país. Os países da América Central e do Caribe estão em vários níveis de desenvolvimento económico e humano. Por exemplo, pequenas Caribe ilhas-nações como Barbados , Trinidad e Tobago e Antígua e Barbuda têm uma maior PIB (PPP) per capita do que o México, devido às suas populações menores. Panamá e Costa Rica têm um significativamente maior Índice de Desenvolvimento Humano e do PIB do que o resto dos países da América Central.
Demograficamente, América do Norte é um continente racialmente e etnicamente diversa. Seus três principais grupos raciais são Caucasianos, mestiços e Blacks. Há uma minoria significativa de Os indígenas americanos e Os asiáticos, entre outros menos numerosos grupos.
Social e culturalmente, América do Norte apresenta uma entidade bem definida. Canadá e os Estados Unidos têm uma cultura semelhante e tradições semelhantes, como resultado de ambos os países sendo ex-colônias britânicas. Um mercado cultural e económico comum desenvolveu entre as duas nações por causa dos fortes laços econômicos e históricos. De língua espanhola da América do Norte compartilha um passado comum como ex- colônias espanholas . No México e os países da América Central, onde civilizações como a Maya desenvolvidos, povos indígenas preservam tradições através das fronteiras modernas. De língua espanhola e americana nações centro-caribenhos, historicamente, tiveram mais em comum devido à proximidade geográfica e ao fato de que eles ganharam a independência da Espanha.
Norte do México, particularmente nas cidades de Monterrey, Tijuana, Ciudad Juárez, e Mexicali, é fortemente influenciada pela cultura e modo de vida dos Estados Unidos. Dos acima mencionados cidades, Monterrey tem sido considerado como o mais Americanizada cidade na América do Norte. Imigração nos Estados Unidos e Canadá continua a ser um atributo importante de muitas nações perto da fronteira sul de os EUA A Estados anglófonos do Caribe testemunharam o declínio do Império Britânico e sua influência sobre a região, e sua substituição pela influência econômica da América do Norte. No Caribe anglófono essa influência é, em parte devido às populações relativamente pequenas (menos de 200 mil) da maioria dos que falam Inglês países do Caribe, eo fato de que muitos desses países têm agora diásporas expatriados que vivem no exterior que são maiores do que aqueles que permanecem em casa.
População
Cidades norte-americanas
O país mais populoso da América do Norte, mais de dobrar o segundo maior país em população, são os Estados Unidos, com 311,6 milhões de pessoas. O segundo maior país, e único outro país para manter uma população acima de 100 milhões de pessoas é o México, com uma população de 112.322.757. O Canadá é o terceiro maior país com uma população de 32.623.490. A maioria dos insulares do Caribe-nações têm populações nacionais no âmbito de um milhão, embora Cuba , República Dominicana, Haiti , Porto Rico - um território dos Estados Unidos, Jamaica , e Trinidad e Tobago têm populações superiores a um milhão.
Enquanto os Estados Unidos, Canadá, México e manter as maiores populações, grandes populações da cidade não se restringem a estas nações. Há também grandes cidades do Caribe. As maiores cidades da América do Norte, de longe, são a Cidade do México e Nova York. Essas cidades são as únicas cidades do continente para exceder oito milhões, e dois dos três nas Américas. Próximo de tamanho são Los Angeles, Chicago, Toronto , Havana, Santo Domingo, e Montreal . Cidades do sunbelt regiões dos Estados Unidos, tais como aqueles em Sul da Califórnia e Houston , Phoenix, Miami, Atlanta , e Las Vegas , estão experimentando um rápido crescimento. Essas causas incluído temperaturas quentes, a aposentadoria de Baby Boomers, grande indústria, eo afluxo de imigrantes. Cidades próximas a fronteira dos Estados Unidos, particularmente no México, também está enfrentando grandes quantidades de crescimento. O mais notável é Tijuana, uma cidade fronteira com San Diego que recebe imigrantes de toda a América Latina e partes da Europa e Ásia. No entanto, como as cidades crescem nessas regiões mais quentes da América do Norte, eles estão cada vez mais forçados a lidar com a questão essencial da a escassez de água.
Oito dos dez melhores áreas metropolitanas estão localizados nos Estados Unidos. Essas áreas metropolitanas têm uma população superior a 5,5 milhões e incluem o Nova York área metropolitana, Los Angeles área metropolitana, Chicago área metropolitana, eo Dallas-Fort Worth metroplex. Enquanto a maioria das maiores áreas metropolitanas estão dentro dos Estados Unidos, o México é o anfitrião do maior área metropolitana pela população da América do Norte: Região Metropolitana da Cidade do México. O Canadá também invade as dez maiores áreas metropolitanas com o Toronto área metropolitana tendo cinco milhões e meio de cidadãos. A proximidade das cidades para o outro sobre o Canadá - Estados Unidos fronteira e México - Estados Unidos fronteira levou ao aumento das áreas metropolitanas internacionais. Estes aglomerações urbanas sejam observados a sua maior e mais produtivo em Detroit-Windsor e San Diego-Tijuana e experiência grande atividade comercial, econômico e cultural. As áreas metropolitanas são responsáveis por milhões de dólares de comércio dependem de transporte internacional de mercadorias. Em Detroit-Windsor estudo Border Parceria Transportes em 2004 concluiu USD 13.000 milhões dólares foi dependente da passagem de fronteira internacional Detroit-Windsor, enquanto em San Diego-Tijuana frete no Otay Mesa porta de entrada estava avaliada em USD $ 20 bilhões.
O continente da América do Norte também foi testemunha do crescimento de áreas megapolitan. Nos Estados Unidos existe onze megaregions que transcendem as fronteiras internacionais e compreendem regiões metropolitanas canadenses e mexicanos. Estes são o Arizona Corredor Sun, Cascadia, Florida, Front Range, Great Lakes Megaregion, Gulf Coast Megaregion, Nordeste, Norte da Califórnia, Piedmont Atlântico, Sul da Califórnia, eo Triângulo Texas. Canadá e México também são o lar de megaregions. Estes incluem o Quebec City - Windsor Corredor, Golden Horseshoe - ambos os quais são considerados parte dos Grandes Lagos Megaregion - e megalópole de Central do México . Tradicionalmente, a maior megaregion tem sido considerado o Boston-Washington, DC Corredor, ou o Nordeste, como a região é uma enorme área contígua. Ainda critério megaregion permitiram os Grandes Lagos Megalopolis para manter o status como a região mais populosa, sendo o lar de 53.768.125 pessoas em 2000.
O top dez maiores da América do Norte áreas metropolitanas por população a partir de 2010, com base em números nacionais do censo dos Estados Unidos da América, e as estimativas do censo do Canadá e do México.
Metro Area | População | Área | País |
Cidade Do México | 21.163.226 1 | 7.346 quilômetros quadrados (2.836 MI quadrado) | México |
Nova Iorque | 18897109 | 17.405 quilômetros quadrados (6.720 MI quadrado) | EU |
Los Angeles | 12828837 | 12.562 quilômetros quadrados (4.850 MI quadrado) | EU |
Chicago | 9461105 | 24.814 quilômetros quadrados (9,581 sq mi) | EU |
Toronto | 8.759.312 1 | 26.261 quilômetros quadrados (10.139 sq mi) | Canadá |
Dallas-Fort Worth | 6371773 | 24.059 quilômetros quadrados (9,289 sq mi) | EU |
Vale de Delaware | 5965343 | 13.256 quilômetros quadrados (5,118 sq mi) | EU |
Houston | 5946800 | 26.061 quilômetros quadrados (10.062 sq mi) | EU |
Washington, DC | 5582170 | 14.412 quilômetros quadrados (5,565 sq mi) | EU |
Miami | 5564635 | 15.896 quilômetros quadrados (6,137 sq mi) | EU |
1. Os números são os números do recenseamento 2011.
Geologia
Geologia canadense
Geologicamente, o Canadá é uma das regiões mais antigas do mundo, com mais de metade da região que consiste em precambrian rochas que foram acima do nível do mar desde o início do Era Paleozóica. Recursos minerais do Canadá são diversos e abrangentes. Do outro lado da Canadian Shield e no norte há grande ferro, níquel, zinco , cobre, ouro, chumbo, molibdênio e urânio reservas. Grandes concentrações de diamante têm sido desenvolvidas recentemente no Ártico, tornando o Canadá um dos maiores produtores do mundo. Ao longo do protetor há muitas cidades mineiras extração destes minerais. O maior e mais conhecido, é Sudbury, Ontario. Sudbury é uma excepção ao processo normal de formação de minerais no Escudo uma vez que existe evidência significativa de que o Bacia Sudbury é uma antiga meteorito cratera de impacto. A vizinha, mas menos conhecido Anomalia Magnética Temagami tem semelhanças notáveis com a Bacia de Sudbury. Seus anomalias magnéticas são muito semelhantes à Bacia de Sudbury, e assim que poderia ser uma segunda cratera de impacto rica em metal. O protetor também é coberto por vastas florestas boreais que sustentam uma indústria madeireira importante.
US províncias geológicas
O 48 estados norte-americanos podem ser divididos em aproximadamente cinco províncias fisiográficas:
- O Cordilheira norte-americana.
- O Protetor canadense.
- A plataforma estável.
- A planície costeira.
- O Appalachian cinturão orogênico.
A geologia de Alaska é típico do que da cordilheira, enquanto os principais ilhas do Havaí consistem Neogene vulcânicas entrou em erupção ao longo de um Hot Spot.
Geologia da América Central
A América Central é geologicamente ativo com erupções vulcânicas e terremotos que ocorrem de tempos em tempos. Em 1976, a Guatemala foi atingido por um grande terremoto, matando 23.000 pessoas; Manágua, capital da Nicarágua , foi devastada por terremotos em 1931 e 1972, o último matou cerca de 5.000 pessoas; três terremotos devastaram El Salvador , um em 1986 e dois em 2001; um terremoto devastou o norte e centro de Costa Rica, em 2009, matando pelo menos 34 pessoas; em Honduras um poderoso terremoto matou sete pessoas em 2009.
Vulcânicos erupções são comuns na região. Em 1968, o Vulcão Arenal, na Costa Rica, entrou em erupção e matou 87 pessoas. Solos férteis de lavas vulcânicas resistidas tornaram possível para sustentar densas populações nas áreas montanhosas agricolamente produtivos.
A América Central tem muitos cordilheiras; a mais longa são o Sierra Madre de Chiapas, o Cordillera Isabelia eo Cordillera de Talamanca. Entre as cadeias de montanhas mentir vales férteis que são adequados para as pessoas; na verdade a maioria da população de Honduras , Costa Rica e Guatemala vive em vales. Vales são também adequados para a produção de café, feijão e outras culturas.
Economia
Categoria | País | PIB (PPP, 2010) milhões de USD |
---|---|---|
1 | Estados Unidos | 14657800 |
2 | México | 1629917 |
3 | Canadá | 1330272 |
4 | Cuba | 125500 |
5 | República Dominicana | 85.391 |
6 | Guatemala | 69.958 |
7 | Costa Rica | 51.130 |
8 | Panamá | 43.725 |
9 | El Salvador | 43.640 |
10 | Honduras | 33.537 |
Canadá, México e Estados Unidos têm sistemas económicos significativos e multifacetadas. Os Estados Unidos têm a maior economia da América do Norte e no mundo. Em 2011, os EUA têm um valor estimado capita do produto interno bruto (PPP) de $ 47.200 por, e é a economia tecnologicamente mais desenvolvido na América do Norte. Setor de serviços dos Estados Unidos compreende 76,7% do PIB do país (estimada em 2010), a indústria compreende 22,2% ea agricultura compreende 1,2%. Tendências econômicas do Canadá são semelhantes ao dos Estados Unidos, com um crescimento significativo nos setores de serviços, mineração e manufatura. PIB do Canadá (PPP) foi estimada em $ 39.400 em 2010. setor de serviços do Canadá compreende 78% do PIB do país (estimada em 2010), a indústria compreende 20% ea agricultura compreende 2%. O México tem um PIB (PPP) de $ 15.113 per capita a partir de 2010 e é a maior economia 11ª do mundo. Começar um país recentemente industrializado, o México mantém ambas as instalações e operações industriais e agrícolas modernas e antiquadas. As suas principais fontes de renda são o óleo, as exportações industriais, bens manufaturados, eletrônica, indústria pesada, automóveis, construção, alimentos, serviços bancários e financeiros.
A economia norte-americana está bem definido e estruturado em três principais áreas económicas. Estas áreas são o Acordo Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA), Comunidade do Caribe e Mercado Comum (Caricom), eo Mercado Comum Centro-Americano (MCCA). Destes blocos comerciais, os Estados Unidos participa em dois. Além dos blocos comerciais maiores, existe o Acordo Canadá-Costa Rica Comércio Livre entre inúmeras outras relações de livre comércio; muitas vezes entre os países maiores e mais desenvolvidos, e da América Central e os países do Caribe.
O Acordo de Livre Comércio da América do Norte constitui um dos quatro maiores blocos comerciais do mundo. A sua implementação em 1994 permitiu uma forte cooperação económica com a esperança de eliminar as barreiras de comércio e investimentos estrangeiros entre as três nações do norte. Enquanto o Canadá e os Estados Unidos já realizou a maior relação comercial bilateral - e até hoje ainda fazem - no mundo e Canadá - relações comerciais dos Estados Unidos já permitiu o comércio sem taxas e impostos nacionais, NAFTA permitiu ao México uma experiência semelhante dever de livre comércio. O acordo de livre comércio permitiu a eliminação de tarifas que tinha sido anteriormente no lugar em Estados Unidos-México comércio. O volume de comércio tem vindo a aumentar anualmente e em 2010, o comércio de superfície entre as três nações NAFTA alcançado um aumento histórico de todos os tempos de 24,3% ou US $ 791.000.000 mil dólares. O NAFTA PIB bloco comercial (PPP) é a maior do mundo com $ 17,617 biliões de USD. Esta é, em parte, atribuído ao facto de que a economia dos Estados Unidos é a maior economia nacional do mundo; o país tinha um PIB nominal de cerca de 14,7 trillion dólares em 2010. Os países do NAFTA são também alguns dos maiores parceiros comerciais um do outro. Os Estados Unidos são o maior parceiro comercial do Canadá e do México; enquanto o Canadá eo México são as terceiras maiores parceiros comerciais um do outro.
O bloco comercial do Caribe - CARICOM - entraram em acordo em 1973, quando foi assinado por 15 nações do Caribe. A partir de 2000, o volume de comércio CARICOM foi de USD 96.000 milhões dólares. CARICOM também permitiu a criação de um passaporte comum para as nações associadas. Na última década, o bloco comercial focada em grande parte, Acordos de livre comércio e no âmbito do Gabinete CARICOM de Negociações Comerciais (OTN) acordos de livre comércio foram assinados em vigor.
Integração das economias centro-americanas ocorreu sob a assinatura do acordo de Mercado Comum Centro-Americano em 1961; esta foi a primeira tentativa de envolver as nações desta área em forte cooperação financeira. Implementação recente do Acordo Centro-Americano de Livre Comércio (CAFTA) deixou o futuro do CACM claro. O Acordo de Livre Comércio da América Central foi assinada por cinco países da América Central, República Dominicana e Estados Unidos. O ponto focal do CAFTA é criar uma zona de comércio livre semelhante ao do NAFTA. Além dos Estados Unidos, o Canadá também tem relações em blocos comerciais da América Central. Atualmente sob a proposta, a Canadá - Acordo de Livre Comércio da América Central (CA4) iria funcionar da mesma forma como CAFTA com os Estados Unidos faz.
Nações da América do Norte também participam de blocos comerciais inter-continentais. México toma parte na Acordo de Comércio Livre G3 com a Colômbia e Venezuela e tem um acordo comercial com a UE. Os Estados Unidos têm proposto e mantido acordos comerciais no âmbito do Transatlântico Área de Livre Comércio entre si ea União Europeia ; o Leste Zona de Comércio EUA-Oriente gratuito entre inúmeras nações do Oriente Médio e da própria; e o Parceria Trans-Pacífico Econômico Estratégico entre nações do Sudeste Asiático, Austrália e Nova Zelândia.
Infra-estrutura
O Rota Rodovia Pan-americana na América do Norte é a porção de uma rede de estradas de quase 48 mil quilômetros de comprimento, que viaja através das nações do continente das Américas. Não existe um comprimento definitivo da Rodovia Pan-Americana porque os EUA e os governos canadenses nunca oficialmente definido quaisquer rotas específicas como sendo parte da Rodovia Pan-Americana, e do México tem oficialmente muitos ramos de ligação à fronteira com os EUA. No entanto, o comprimento total da parte norte-americana da rodovia é de aproximadamente 16.000 milhas (26.000 km).
A Primeira Ferrovia Transcontinental nos Estados Unidos foi construído na América do Norte na década de 1860, ligando a rede ferroviária de os EUA oriental com a Califórnia no Pacífico costa. Acabou em 10 de maio de 1869 no famoso evento pico de Ouro em Promontory Summit, Utah, criou-se uma rede de transporte mecanizado de âmbito nacional que revolucionou a população ea economia do Oeste americano, catalisando a transição das carroças das décadas anteriores a um sistema de transporte moderno . Apesar de uma realização, ele alcançou o status de primeira ferrovia transcontinental ligando ferrovias leste dos EUA inumeráveis para o Pacífico e não foi o maior sistema ferroviário único no mundo. O canadense Grand Trunk Railway (GTR) tinha, por 1867, já acumulou mais de 2.055 km (1277 mi) de pista ligando Portland, Maine, e os três norte da Nova Inglaterra estados com as províncias canadenses do Atlântico a oeste, tanto quanto Port Huron, Michigan, através de Sarnia, Ontario.
Muitas das nações da América do Norte cooperar em um sistema de telefone compartilhado conhecido como oPlano de Numeração Norte-Americano (NANP), que é um sistema integradoplano de numeração telefónica de 24 países e territórios: os Estados Unidos e seusterritórios, Canadá,Bermuda, e 17 Nações do Caribe.
Regiões
Geograficamente, o continente norte-americano é composto de muitas regiões e sub-regiões. Estas regiões incluídas formado por padrões culturais, econômicos e geográficos. Regiões económicas incluídas as formadas por blocos comerciais; entre inclusões notáveis, o Acordo de Comércio Acordo bloco e Central de Comércio Americana da América do Norte. Lingüística e culturalmente, o continente poderia ser dividido em Anglo-América e da América Latina. Anglo-America inclui a maior parte do norte da América, Belize , e ilhas do Caribe com populações de língua inglesa - embora as entidades sub-nacionais, como Louisiana e Quebec são francófona na composição.
O continente norte-americana do sul é muitas vezes reconhecidos como sendo composto por duas regiões. Estas regiões são reconhecidas América Central e Caribe. do norte do continente mantém regiões reconhecidas também. Em contraste com a definição comum da América do Norte , que abrange todo o continente, o termo América do Norte também é usado para se referir ao Canadá, México, Estados Unidos, e da Groenlândia.
O termo América do Norte, originários de referência para a maioria dos norte-países e territórios da América do Norte, é usado em referência para o Canadá, os Estados Unidos, Gronelândia, Bermudas, e St. Pierre e Miquelon. Embora raramente utilizado, o termo América Central - para não ser confundido com o Meio-Oeste dos Estados Unidos - agrupa as regiões da América Central, no Caribe e no México.
Os maiores países do continente, o Canadá e os Estados Unidos, também mantêm regiões bem definidas e reconhecidas. No caso do Canadá, estes são a Columbia Coast britânica, canadense pradarias, centro do Canadá, costa atlântica do Canadá, e do Norte do Canadá. Estas regiões também manter numerosas sub-regiões. No caso dos Estados Unidos - e de acordo com as definições do US Census Bureau - estas regiões são: Nova Inglaterra, Mid-Atlantic, Leste Norte Unidos Central, Oeste Norte Unidos Central, South Atlantic Unidos, Sudeste Unidos Central, Sudoeste Unidos Central, Montanha Unidos e do Pacífico. Regiões compartilhados entre os dois países incluiu a região dos Grandes Lagos. Megalopolis "têm também formou entre os dois países, no caso do Noroeste do Pacífico e da Great Lakes Megaregion.
Países, territórios e dependências
Abaixo está uma tabela de países e territórios norte-americanos dividido em três regiões básicas.
País ou território | Área (Km²) | População (2008 est.) | Densidade populacional (Por km²) | Capital |
---|---|---|---|---|
América do Norte | ||||
Bermuda(UK) | 54 | 65.000 | 1.203,7 | Hamilton |
Canadá | 9.984.670 | 33573000 | 3.4 | Otawa |
Greenland(Den). | 2.166.086 | 57.000 | 0,026 | Nuuk (Godthåb) |
México | 1.964.375 | 112.322.757 | 57,1 | Cidade do México |
Saint Pierre e Miquelon (Fr.) | 242 | 6000 | 24,8 | Saint-Pierre |
Estados Unidos | 9.629.091 | 311.630.000 | 32,7 | Washington, DC |
Caribe | ||||
Anguilla(UK) | 91 | 15.000 | 164,8 | The Valley |
Antigua e Barbuda | 442 | 88.000 | 199.1 | São João |
Aruba(Neth.) | 180 | 107.000 | 594,4 | Oranjestad |
Bahamas, The | 13.943 | 342.000 | 24,5 | Nassau |
Barbados | 430 | 256.000 | 595,3 | Bridgetown |
Bonaire (Neth.) | 294 | 12.093 | 41.1 | Kralendijk |
Ilhas Virgens Britânicas(UK) | 151 | 23.000 | 152,3 | Road Town |
Ilhas Cayman(UK) | 264 | 56.000 | 212.1 | George Town |
Cuba | 109.886 | 11204000 | 102.0 | Havana |
Curaçao (Neth.) | 444 | 140.794 | 317.1 | Willemstad |
Dominica | 751 | 67.000 | 89,2 | Roseau |
República Dominicana | 48.671 | 10090000 | 207.3 | Santo Domingo |
Grenada | 344 | 104.000 | 302.3 | St. George de |
Guadalupe(Fr.) | 1628 | 401.784 | 246.7 | Basse-Terre |
Haiti | 27.750 | 10033000 | 361,5 | Port-au-Prince |
Jamaica | 10.991 | 2.719.000 | 247,4 | Kingston |
Martinica(Fr.) | 1128 | 397.693 | 352.6 | Fort-de-France |
Montserrat(UK) | 102 | 6000 | 58,8 | Plymouth;Brades |
Navassa Island (EUA) | 5 | 0 | 0.0 | - |
Puerto Rico(US) | 8870 | 3.982.000 | 448,9 | San Juan |
Saba (Neth.) | 13 | 1537 | 118,2 | O Fundo |
São Bartolomeu (Fr.) | 21 | 7448 | 354,7 | Gustavia |
São Cristóvão e Nevis | 261 | 52.000 | 199.2 | Basseterre |
Santa Lúcia | 539 | 172.000 | 319.1 | Castries |
Saint Martin (Fr.) | 54 | 29.820 | 552,2 | Marigot |
São Vicente e Granadinas | 389 | 109.000 | 280.2 | Kingstown |
Sint Eustatius (Neth.) | 21 | 2739 | 130,4 | Oranjestad |
Sint Maarten (Neth.) | 34 | 40.009 | 1.176,7 | Philipsburg |
Trinidad e Tobago | 5130 | 1.339.000 | 261,0 | Port of Spain |
Ilhas Turks e Caicos(UK) | 948 | 33.000 | 34,8 | Cockburn Town |
Estados Unidos Ilhas Virgens(US) | 347 | 110.000 | 317,0 | Charlotte Amalie |
América Central | ||||
Belize | 22.966 | 307.000 | 13,4 | Belmopan |
Costa Rica | 51.100 | 4.579.000 | 89,6 | São José |
El Salvador | 21.041 | 6.163.000 | 293,0 | San Salvador |
Guatemala | 108.889 | 14027000 | 128,8 | Cidade da Guatemala |
Honduras | 112.492 | 7.466.000 | 66,4 | Tegucigalpa |
Nicarágua | 130.373 | 5.743.000 | 44,1 | Managua |
Panamá | 75.417 | 3.454.000 | 45,8 | Panama City |
Total | 24500995 | 541.720.440 | 22,9 |
Uso do termoAmérica do Norte
O termo América do Norte mantém várias definições de acordo com localização e contexto. Em Inglês, América do Norte pode ser usado para se referir aos Estados Unidos e Canadá em conjunto. Alternativamente, o uso inclui, por vezes, Groenlândia e do México (como no Acordo de Livre Comércio Norte-Americano), bem como ilhas.
Em Ibero-América e outras partes da Europa,América do Nortegeralmente designa um subcontinente das Américas contendo Canadá, Estados Unidos e México, e muitas vezes Gronelândia, São Pedro e Miquelon, e Bermuda.
América do Norte tem sido historicamente referida por outros nomes. Espanhol América do Norte ( Nova Espanha) foi muitas vezes referida como a América do Norte , e este foi o primeiro nome oficial dado ao México.
Fora da América do Norte, indo até o século XX, todo o continente americano (América do Sul do Norte, Central e, assim como o Caribe) foi designado simplesmente como "América" ou "As Américas", um dos "Cinco Continentes" (o outro ser quatro, África, Europa, Ásia e Oceania).