Vulcão
Informações de fundo
Crianças SOS produziu este website para as escolas, bem como este site de vídeo sobre a África . Você quer saber sobre o patrocínio? Veja www.sponsorachild.org.uk
Um vulcão é uma abertura, ou ruptura, na superfície de um planeta ou crosta , que permite quente magma , cinzas e gases vulcânicos para escapar da câmara de magma abaixo da superfície.
Vulcões são encontrados geralmente onde as placas tectônicas estão divergentes ou convergindo. A dorsal meso-oceânica, por exemplo, o Mid-Atlantic Ridge, tem exemplos de vulcões causados por placas tectônicas divergentes puxando apart; o Anel de Fogo do Pacífico tem exemplos de vulcões causados por placas tectônicas convergentes vindo junto. Em contrapartida, vulcões geralmente não são criados, onde duas placas tectônicas deslizam uns aos outros. Vulcões podem também formar onde há alongamento e afinamento da crosta terrestre no interior de placas, por exemplo, no Rift do Leste Africano, a Wells Gray-Clearwater campo vulcânico ea Rio Grande Rift na América do Norte. Este tipo de vulcanismo cai sob o guarda-chuva de vulcanismo "hipótese Plate". Volcanism longe dos limites de placa também tem sido explicada como plumas do manto. Os denominados " hotspots ", por exemplo Havaí, são postuladas a surgir a partir de ressurgência diapirs com magma a partir do fronteira manto-núcleo, 3.000 quilômetros de profundidade na Terra.
Vulcões em erupção pode representar muitos riscos, não só nas imediações da erupção. A cinza vulcânica pode ser uma ameaça para as aeronaves, em especial aqueles com motores a jato , onde partículas de cinzas pode ser derretido pela alta temperatura de operação. Grandes erupções podem afetar a temperatura como cinzas e gotículas de ácido sulfúrico obscurecem o sol e se refrescar inferior da atmosfera da Terra ou troposfera; no entanto, eles também absorvem calor irradiado a partir da Terra, aquecendo assim a estratosfera. Historicamente, os chamados invernos vulcânicos causaram catastróficos fomes .
Etimologia
A palavra vulcão é derivado a partir do nome de Vulcano, uma ilha vulcânica no Aeolian Islands da Itália cujo nome, por sua vez origina- Vulcan, o nome de um deus do fogo na mitologia romana . O estudo de vulcões é chamado vulcanologia, às vezes soletrado vulcanologia.
Placas tectônicas
Limites de placas divergentes
No cristas médio-oceânicas, dois placas tectônicas divergem uma da outra. Novo crosta oceânica está sendo formada por rocha derretida quente lentamente resfriamento e solidificação. O massa é muito fina nas cristas meso-oceânicas devido à atracção das placas tectônicas. A liberação de pressão devido ao afinamento da crosta leva a expansão adiabática, e a fusão parcial do manto provocando vulcanismo e criar nova crosta oceânica. Mais limites de placas divergentes estão no fundo dos oceanos, portanto, a atividade vulcânica é mais submarino, formando novo fundo do mar. Fumarolas negras ou respiradouros do mar profundo são um exemplo deste tipo de atividade vulcânica. Onde mid-oceânicas do cume está acima do nível do mar, ilhas vulcânicas são formados, por exemplo, a Islândia .
Limites de placas convergentes
Zonas de subducção são locais onde duas placas, geralmente uma placa oceânica e uma placa continental, colidem. Neste caso, os subducts placa oceânica, ou submerge sob a placa continental formando uma vala profunda do oceano apenas offshore. A água libertada a partir da placa subducting diminui a temperatura de fusão da cunha do manto sobrejacente, criando magma . Este magma tende a ser muito viscoso devido à sua alta sílica conteúdo, por isso muitas vezes não alcançam a superfície e esfria em profundidade. Quando ele faz chegar à superfície, um vulcão é formado. Exemplos típicos para este tipo de vulcão são Monte Etna e os vulcões no Anel de Fogo do Pacífico.
"Hotspots"
" Hotspots "é o nome dado às províncias vulcânicas postulada a ser formado por plumas do manto. Estes são postuladas para incluir colunas de material quente que se elevam a partir da fronteira manto-núcleo. Eles são sugeridos para ser quente, causando-grande volume de fusão, e para ser fixo no espaço. Porque as placas tectônicas se movem através deles, cada um vulcão dormente torna-se depois de um tempo e de um novo vulcão é então formado como os turnos de placa sobre a pluma postulada. O Ilhas havaianas foram sugeridos como tendo sido formada de tal modo, bem como a Snake River Plain, com o Yellowstone Caldera sendo a parte da placa norte-americana atualmente acima do ponto quente. Esta teoria é atualmente alvo de críticas, no entanto.
Características vulcânicas
A percepção mais comum de um vulcão é de um montanha cônica, expelindo lava e venenoso gases de um cratera na sua cimeira. Este descreve apenas um dos muitos tipos de vulcão, e as características de vulcões são muito mais complicadas. A estrutura e o comportamento de vulcões depende de um número de factores. Alguns vulcões têm picos escarpados formado por domos de lava em vez de uma cratera, enquanto outros presentes paisagem recursos como maciça planaltos. Vents que emitem material vulcânico (lava, que é o magma é chamado uma vez que tenha escapado à superfície, e cinzas) e gases (principalmente vapor e gases magmáticos ) pode ser localizado em qualquer lugar na landform. Muitas destas aberturas dar origem a menores, tais como cones Ō Pu 'u' o 'em um flanco do Havaí de Kīlauea. Outros tipos de vulcão incluem cryovolcanoes (ou vulcões de gelo), particularmente em algumas luas de Júpiter , Saturno e Netuno ; e vulcões de lama, que são formações muitas vezes não associados à atividade magmática conhecida. Vulcões de lama ativos tendem a envolver temperaturas muito mais baixas do que as dos ígneas vulcões, exceto quando um vulcão de lama é realmente um respiradouro de um vulcão ígneas.
Aberturas de fissuras
Aberturas de fissuras vulcânicas são planas rachaduras, lineares através do qual lava emerge.
Vulcões
Vulcões, assim chamado por seus perfis largos, protetor semelhante, são formados pela erupção de lava de baixa viscosidade que pode fluir uma grande distância de um respiradouro. Eles geralmente não explodem catastroficamente. Desde magma de baixa viscosidade é geralmente baixa em sílica, vulcões são mais comuns em oceânica de configurações continentais. A cadeia vulcânica havaiana é uma série de cones de escudo, e eles são comuns na Islândia , bem.
Domos de lava
Domos de lava são construídas por erupções de lavas lentas altamente viscosos. Eles são, por vezes, formada dentro da cratera de uma erupção vulcânica anterior (como no Monte Santa Helena ), mas também podem, independentemente, formar, como no caso de Lassen Peak. Como stratovolcanoes, eles podem produzir violentas, erupções explosivas, mas as suas lavas geralmente não fluem muito longe da ventilação de origem.
Cryptodomes
Cryptodomes são formadas quando a lava viscosa força seu caminho para cima e causa uma protuberância. A erupção de 1980 do Monte St. Helens foi um exemplo. Lava estava sob grande pressão e forçou uma protuberância na montanha, que era instável e deslizou para o lado norte.
Cones vulcânicos (cones de cinza)
Cones vulcânicos ou cones de cinzas de erupções resultar na maior parte de pequenos pedaços de escórias e piroclásticas (ambos se assemelham cinzas, daí o nome deste tipo vulcão) que se acumulam ao redor da abertura. Estes podem ser relativamente erupções que produzem uma colina em forma de cone talvez 30-400 metros de altura de curta duração. A maioria dos cones de cinza erupção única uma vez. Cones de cinzas podem formar como flanco aberturas em vulcões maiores, ou ocorrer por conta própria. Paricutín no México e Sunset Crater em Arizona são exemplos de cones de cinza. Em Novo México, Caja del Rio é uma campo vulcânico de mais de 60 cones de cinza.
Estratovulcões (vulcões compostos)
Estratovulcões ou vulcões compostos são montanhas cónicas de altura composto por fluxos de lava e outro material ejetado em camadas alternadas, o estratos que dão origem ao nome. Estratovulcões são também conhecidos como vulcões compostos, criados a partir de várias estruturas durante diferentes tipos de erupções. Strato / composite vulcões são feitos de cinzas, cinzas e lava. Cinzas e cinzas pilha em cima uns dos outros, lava flui no topo das cinzas, onde arrefece e endurece, e, em seguida, o processo começa novamente. Exemplos clássicos incluem Mt. Fuji no Japão, Vulcão Mayon, nas Filipinas, e Monte Vesúvio e Stromboli, na Itália.
Ao longo da história gravada, cinzas produzidas pela erupção explosiva de stratovolcanoes tem suscitado o maior perigo para as civilizações, em comparação com outros tipos de vulcões. Sem supervocano entrou em erupção na história humana. Protetor vulcões têm acúmulo de pressão menor do fluxo de lava subjacente, em comparação com stratovolcanoes. Aberturas de fissuras e campos vulcânicas monogenéticos (cones vulcânicos) têm erupções menos poderosas, como eles são muitas vezes sob extensão. Estratovulcões ter sido uma ameaça maior histórico, porque eles são mais acentuada do que os vulcões de escudo, com inclinações de 30-35 ° em comparação com inclinações de geralmente 5-10 °, e sua frouxa tephra são material para o perigoso lahars.
Supervolcanoes
Um supervolcano é um grande vulcão que tem geralmente uma grande caldeira e pode potencialmente produzir devastação em uma enorme, às vezes continental, escala. Essas erupções seria capaz de causar arrefecimento severo das temperaturas globais durante muitos anos depois por causa dos grandes volumes de enxofre e cinzas explodiram. Eles são o tipo mais perigoso de vulcão. Exemplos incluem Yellowstone Caldera no Parque Nacional de Yellowstone e Valles Caldera em Novo México (ambos oeste dos Estados Unidos), Lake Taupo, na Nova Zelândia, lago Toba em Sumatra , Indonésia e Cratera de Ngorogoro em Tanzânia, Krakatoa perto Java e Sumatra, Indonésia. Supervolcanoes são difíceis de identificar séculos mais tarde, dadas as enormes áreas que abrangem. Grandes províncias ígneas também são considerados supervolcanoes por causa da grande quantidade de basalto lava entrou em erupção, mas são não explosivo.
Vulcões submarinos
Vulcões submarinos são características comuns no fundo do oceano. Alguns são ativos e, em águas rasas, revelar a sua presença por jateamento de vapor e rochosa alta detritos acima da superfície do mar. Muitos outros se encontram em tais grandes profundidades que o enorme peso da água acima deles impede a libertação explosiva de vapor e de gases, embora possam ser detectados pela hidrofones e descoloração da água por causa da gases vulcânicos. Jangadas de pedra-pomes também podem aparecer. Mesmo as grandes erupções submarinas podem não perturbar a superfície do oceano. Devido ao efeito de arrefecimento rápido de água, em comparação com o ar, e aumento da flutuabilidade, vulcões submarinos frequentemente formar pilares em vez mais íngremes suas aberturas vulcânicas, em comparação com vulcões acima de superfície. Eles podem tornar-se tão grandes que quebrar a superfície do oceano como novas ilhas. Pillow lava é um produto eruptiva comum de vulcões submarinos. As fontes hidrotermais são comuns perto desses vulcões, e alguns ecossistemas peculiares de apoio com base em minerais dissolvidos.
Vulcões subglacial
Vulcões subglacial desenvolver por baixo calotas polares. Eles são feitos de lava plana que flui na parte superior da extensa lavas travesseiro e palagonite. Quando a calota de gelo derrete, as lavas no topo colapso, deixando uma montanha de topo achatado. Estes vulcões também são chamados montanhas de mesa, Tuyas ou (invulgarmente) mobergs. Muito bons exemplos deste tipo de vulcão pode ser visto na Islândia, no entanto, existem também em Tuyas Columbia Britânica. A origem do termo vem Tuya Butte, que é um dos vários Tuyas na área do Rio e Tuya Tuya Range, no norte de British Columbia. Tuya Butte foi o primeiro landform analisados e assim que seu nome entrou na literatura geológica para este tipo de formação vulcânica. O Tuya Montanhas Provincial Park foi recentemente criado para proteger esta paisagem incomum, que fica ao norte de Tuya Lake e no sul do Jennings rio perto da fronteira com o Yukon.
Os vulcões de lama
Vulcões lama ou cúpulas formações de lama são criados por líquidos e gases excretado-geo, embora existam vários processos que podem causar essa actividade. As maiores estruturas são 10 quilômetros de diâmetro e atingir 700 metros de altura.
Material irrompeu
Composição Lava
Outra forma de classificação vulcões é pela composição do material em erupção (lava), uma vez que isso afeta a forma do vulcão. Lava podem ser classificados em quatro diferentes composições (CAS & Wright, 1987):
- Se a erupção de magma contém uma percentagem elevada (> 63%) de sílica , lava é chamada felsic.
- Lavas félsicas ( dacites ou riólitos) tendem a ser altamente viscoso (não muito fluido) e são estourou como cúpulas ou, fluxos curtos e grossos. Lavas viscosas tendem a formar stratovolcanoes ou domos de lava. Peak Lassen, na Califórnia é um exemplo de um vulcão formado a partir de lava félsica e é realmente um grande domo de lava.
- Porque magmas siliciosos são tão viscoso, eles tendem a armadilha voláteis (gases) que estão presentes, que causam o magma em erupção catastrófica, eventualmente formando stratovolcanoes. Fluxos piroclásticos ( ignimbritos) são produtos altamente perigosas desses vulcões, uma vez que eles são compostos de cinzas vulcânicas fundido pesado demais para subir para a atmosfera, de modo que eles se abraçam encostas do vulcão e viajar para longe de suas aberturas durante grandes erupções. Temperaturas tão elevadas como 1200 ° C são conhecidos por ocorrer em fluxos piroclásticos, que vai incinerar tudo inflamável em seu caminho e espessas camadas de depósitos piroclásticos de fluxo quentes podem ser estabelecidas, muitas vezes até muitos metros de espessura. Alaska de Vale de dez mil fuma, formada pela erupção do Novarupta perto Katmai em 1912, é um exemplo de um fluxo piroclástica ou ignimbrite depósito espesso. A cinza vulcânica que é leve o suficiente para ser irrompeu alta na atmosfera da Terra pode viajar muitos quilômetros antes de cair de volta para a terra como um tuff.
- Se o magma erupção contém 52-63% de sílica, lava é de composição intermediária.
- Estes " andesítica vulcões "geralmente só ocorrem acima zonas de subducção (por exemplo, O Monte Merapi, na Indonésia).
- Lava andesitic é tipicamente formado no margens de contorno convergentes placas tectônicas, por vários processos:
- Hidratação fusão de cristalização fraccionada e peridotito
- Derretimento dos subducted laje contendo sedimentos
- Magma félsicas mistura entre magmas basálticos riolíticos e máficos em um reservatório intermediário antes da emplacement ou fluxo de lava.
- Hidratação fusão de cristalização fraccionada e peridotito
- Se o magma irrompeu contém <52% e> 45% de sílica, a lava é chamado mafic (porque contém percentagens mais elevadas de magnésio (Mg) e ferro (Fe)) ou basáltica . Estas lavas são geralmente muito menos viscosa do que as lavas riolíticos, dependendo da sua temperatura erupção; Eles também tendem a ser mais quente do que lavas felsic. Lavas máficas ocorrer em uma ampla gama de configurações:
- Em cristas médio-oceânicas, onde duas placas oceânicas estão puxando apart, entra em erupção lava basáltica como almofadas para preencher a lacuna;
- Vulcões (por exemplo, o Ilhas havaianas, incluindo Mauna Loa e Kilauea ), em ambos oceânica e crosta continental ;
- Como continental basaltos de inundação.
- Alguns irrompeu magmas contêm <= 45% de sílica e produzir lava ultramafic. Ultramáfico flui, também conhecido como komatiites, são muito raros; Com efeito, muito poucos foram eclodiram na superfície da Terra, uma vez que o Proterozóico, quando o fluxo de calor do planeta foi maior. Eles são (ou eram) as lavas mais quentes, e provavelmente mais fluido do que lavas mafic comum.
Textura Lava
Dois tipos de lava são nomeados de acordo com a textura da superfície: 'A' um (pronuncia- [ʔaʔa]) e pahoehoe ( [Paːho.eho.e]), ambos Palavras havaianas. "A" é caracterizada por uma superfície áspera, clinkery e a textura é típico dos fluxos de lava viscosos. No entanto, mesmo os fluxos de basalto ou mafic pode ser irrompeu como "a" um dos fluxos, particularmente se a taxa de erupção é alta e o declive é acentuado.
Pahoehoe é caracterizada por a sua superfície lisa e, muitas vezes enrugado ou viscosa e é geralmente formada a partir de fluxos de lava mais fluidas. Normalmente, apenas os fluxos máficos vai entrar em erupção como Pahoehoe, já que muitas vezes entrar em erupção a temperaturas mais altas ou ter a química adequada make-up para permitir que flua com maior fluidez.
A atividade vulcânica
Classificação Popular de vulcões
Uma maneira popular de classificar vulcões magmáticos é pela sua frequência de erupção, com aqueles que surgem regularmente chamada ativa, aqueles que surgiram em tempos históricos, mas agora são tranquila chamada dormente ou inativo, e aqueles que não surgiram em tempos históricos chamados extinto. No entanto, estas classificações extinto populares, em particular,-são praticamente insignificante para os cientistas. Eles usam as classificações que se referem a processos formativos e eruptivas de um determinado vulcão e formas resultantes, que foi explicado acima.
Ativo
Não há consenso entre os vulcanólogos sobre como definir um vulcão "ativo". O tempo de vida de um vulcão pode variar de meses a vários milhões de anos, tornando tal distinção por vezes sem sentido quando em comparação com os tempos de vida de seres humanos nem civilizações. Por exemplo, muitos dos vulcões da Terra surgiram dezenas de vezes nos últimos milhares de anos, mas atualmente não estão mostrando sinais de erupção. Dada a longa vida útil desses vulcões, eles são muito ativos. Por lifespans humanos, no entanto, eles não são.
Os cientistas geralmente consideram um vulcão em erupção, ou susceptível de entrar em erupção se ele estiver em erupção, ou mostrando sinais de agitação, como atividade sísmica incomum ou novas emissões significativas de gases. A maioria dos cientistas consideram um vulcão ativo se ele entrou em erupção nos últimos 10.000 anos ( Vezes Holoceno) - O Smithsonian Programa Global de Vulcanismo usa essa definição de ativo. Há cerca de 1.500 vulcões ativos do mundo - a maioria ao longo da Anel de Fogo do Pacífico - e cerca de 50 deles em erupção a cada ano. Estima-se que 500 milhões de pessoas vivem perto de vulcões ativos.
Tempos históricos (isto é, na história registrada) é outro prazo para ativo. O Catálogo dos vulcões ativos do mundo, publicado pela Associação Internacional de vulcanolog, utiliza esta definição, pelo que há mais de 500 vulcões activos. No entanto, a extensão da história registrada difere de região para região. Na China e no Mediterrâneo , que remonta cerca de 3.000 anos, mas no noroeste do Pacífico dos Estados Unidos e do Canadá, chega de volta menos de 300 anos, e no Havaí e Nova Zelândia , a cerca de 200 anos.
Extinto
Vulcões extintos são aqueles que os cientistas consideram improvável a entrar em erupção novamente, porque o vulcão já não tem um fornecimento magma. Exemplos de vulcões extintos são muitos vulcões no Havaiano - cadeia Imperador monte submarino no Oceano Pacífico, Hohentwiel, Shiprock eo Vulcão Zuidwal na Holanda . Castelo de Edimburgo, na Escócia é famosa localizado no topo de um vulcão extinto. Caso contrário, se é verdadeiramente um vulcão extinto é muitas vezes difícil de determinar. Desde "supervulcão" caldeiras têm expectativa de vida pode eruptivas às vezes medidos em milhões de anos, uma caldeira que não produziu uma erupção em dezenas de milhares de anos é susceptível de ser considerada dormente em vez de extinto. Alguns referem-se a vulcanólogos vulcões extintos como inativo, embora o termo agora é mais comumente usado para vulcões adormecidos que se pensava estar extinta.
Dormente
É difícil distinguir um vulcão extinto a partir de um dormente (inactivo) um. Vulcões são muitas vezes considerada extinta se não há registros escritos de sua atividade. No entanto, vulcões pode permanecer dormente durante um longo período de tempo. Por exemplo, Yellowstone tem um período de repouso / recarga de cerca de 700 mil anos, e Toba de cerca de 380 mil anos. Vesúvio foi descrito por escritores romanos como tendo sido coberto com jardins e vinhas antes de sua famosa erupção de 79 dC, que destruiu as cidades de Herculano e Pompéia . Antes de sua erupção catastrófica de 1991, Pinatubo foi um vulcão imperceptível, desconhecido para a maioria das pessoas nas áreas circundantes. Dois outros exemplos são a longo-dormente Soufrière Hills vulcão na ilha de Montserrat , pensado para ser extinto antes da atividade retomado em 1995 e Fourpeaked Montanha em Alaska, que, antes de sua erupção setembro de 2006, não tinha entrado em erupção desde antes de 8000 BC e há muito tempo foi pensado para ser extinto.
Classificação técnica de vulcões
Nível Volcanic-alerta
As três classificações populares comuns de vulcões pode ser subjetivo e alguns vulcões que se pensa ter sido extinto surgiram novamente. Para ajudar a evitar que as pessoas falsamente acreditando que eles não estão em risco quando se vive em ou perto de um vulcão, países adotaram novas classificações para descrever os vários níveis e estágios da atividade vulcânica. Alguns sistemas de alerta utilizar diferentes números ou cores para designar as diferentes fases. Outros sistemas usam cores e palavras. Alguns sistemas utilizam uma combinação de ambos.
Esquemas de alerta do vulcão dos Estados Unidos
O United States Geological Survey (USGS) adoptou um sistema comum de âmbito nacional para caracterizar o nível de inquietação e atividade eruptiva em vulcões. O novo sistema de vulcão em nível de alerta classifica vulcões agora como estar em um normal, consultivo, assistir ou fase de alerta. Além disso, as cores são utilizadas para denotar a quantidade de cinza produzida. Detalhes do sistema dos EUA pode ser encontrada em Esquemas de alerta do vulcão dos Estados Unidos.
Vulcões Notáveis
Os vulcões da década são 16 vulcões identificados pela Associação Internacional de Vulcanologia e Química do Interior da Terra (IAVCEI) como sendo digno de especial estudo à luz de sua história de grandes erupções, destrutivos e proximidade de áreas povoadas. Eles são nomeados Vulcões da Década porque o projeto foi iniciado como parte das patrocinada pelas Nações Unidas Década Internacional para a Redução de Desastres Naturais. Os 16 Vulcões da Década atuais são
- Avachinsky - Koryaksky , Kamchatka, Rússia
- Nevado de Colima , Jalisco e Colima, México
- Monte Etna, Sicília, Itália
- Galeras , Nariño, Colômbia
- Mauna Loa , Havaí, EUA
- O Monte Merapi, Java Central, na Indonésia
- Monte Nyiragongo , a República Democrática do Congo
- Mount Rainier , Washington, EUA
- Sakurajima , Kagoshima Prefecture, Japão
- Santa Maria / Santiaguito, Guatemala
- Santorini , Cyclades, Grécia
- Vulcão Taal, Luzon, Filipinas
- Teide, nas Ilhas Canárias, Espanha
- Ulawun, New Britain, Papua Nova Guiné
- Monte Unzen , Prefeitura de Nagasaki, Japão
- Vesúvio , Naples, Italy
Efeitos de vulcões
Há muitos diferentes tipos de erupções vulcânicas e atividade associada: erupções freáticas (erupções de vapor gerado), erupção explosiva de alta sílica lava (por exemplo, riolito), erupção efusiva de baixa sílica lava (por exemplo, basalto ), fluxos piroclásticos, lahars (fluxos de detritos) e de dióxido de carbono das emissões. Todas essas atividades podem representar um perigo para os seres humanos. Terremotos, nascentes de água quente, fumarolas, potes de barro e gêiseres muitas vezes acompanham a atividade vulcânica.
As concentrações dos diferentes gases vulcânicos pode variar consideravelmente de um vulcão para o seguinte. O vapor de água é tipicamente o mais abundante de gás vulcânica, seguido por dióxido de carbono e dióxido de enxofre. Outros principais gases vulcânicos incluem sulfeto de hidrogênio, cloreto de hidrogénio, e fluoreto de hidrogénio. Um grande número de gases vestigiais menores e são também encontrados em emissões vulcânicas, por exemplo, hidrogénio , monóxido de carbono , hidrocarbonetos halogenados, compostos orgânicos, e cloretos de metais voláteis.
Grandes, explosivos erupções injectar vapor de água (H2O), dióxido de carbono (CO 2), dióxido de enxofre (SO2), cloreto de hidrogénio (HCl), fluoreto de hidrogénio (HF) e cinzas (rocha pulverizada e pedra-pomes) no estratosfera a uma altura de 16-32 quilômetros (10-20 mi) acima da superfície da Terra. Os efeitos mais significativos de estas injecções vir a partir da conversão do dióxido de enxofre em ácido sulfúrico (H 2 SO 4), que se condensa-se rapidamente na estratosfera fina para formar sulfato aerossóis. Os aerossóis aumentar a Terra albedo -sua reflexão da radiação do Sol de volta ao espaço - e, assim, arrefecer baixa atmosfera ou troposfera da Terra; no entanto, eles também absorvem calor irradiado a partir da Terra, aquecendo assim a estratosfera. Várias erupções durante o século passado causaram um declínio na temperatura média na superfície da Terra de até meio grau (escala Fahrenheit) por períodos de um a três anos - o dióxido de enxofre da erupção de Huaynaputina provavelmente causou a Fome russa de 1601-1603.
Uma proposta inverno vulcânico aconteceu c. 70.000 anos atrás na sequência da supereruption de Lake Toba na ilha de Sumatra, na Indonésia. De acordo com Teoria da catástrofe de Toba em que alguns antropólogos e arqueólogos inscrever, teve consequências globais, matando a maioria dos humanos, então vivo e criando um gargalo populacional que afetou a herança genética de todos os seres humanos de hoje. A erupção de 1815 Monte Tambora criado anomalias climáticas globais que ficou conhecido como o " Ano sem verão "por causa do efeito sobre a América do Norte e clima europeu. Culturas agrícolas falhou e gado morreram em grande parte do Hemisfério Norte, resultando em uma das piores crises de fome do século 19. O inverno congelamento de 1740-1741, que levou a generalizada fome no norte da Europa, também pode dever as suas origens a uma erupção vulcânica.
Tem sido sugerido que a actividade vulcânica causado ou contribuído para o Fim-Ordoviciano, Permiano-Triássico, Devoniano tardio extinções em massa, e possivelmente outros. O evento eruptivo enorme que formou a Siberian Traps, um dos maiores eventos vulcânicos conhecidos dos últimos 500 milhões de anos de história geológica da Terra , continuou durante milhões de anos e é considerada a causa provável do " Grande Morrer "cerca de 250 milhões de anos atrás, que se estima ter matado 90% das espécies existentes na época.
Os aerossóis de sulfato também promover complexo reacções químicas sobre as suas superfícies que alteram de cloro e azoto espécies químicas na estratosfera. Este efeito, em conjunto com o aumento estratosférico de cloro níveis de poluição clorofluorcarbono, gera monóxido de cloro (ClO), que destrói o ozônio (O 3). Como os aerossóis crescer e coagular, estabelecem-se para baixo na alta troposfera, onde servem como núcleos de cirros e ainda modificar a da Terra balanço de radiação. A maior parte do cloreto de hidrogénio (HCl) e fluoreto de hidrogénio (HF) são dissolvidos em gotículas de água na nuvem erupção rapidamente e caem no chão como a chuva ácida . A cinza também cai rapidamente injectado a partir da estratosfera; a maior parte é removida dentro de alguns dias a algumas semanas. Finalmente, erupções vulcânicas explosivas liberar o dióxido de carbono do gás de efeito estufa e, assim, proporcionar uma profunda fonte de carbono para os ciclos biogeoquímicos.
As emissões de gases de vulcões são um contribuinte singular para a chuva ácida. Atividade lançamentos vulcânicas sobre 130-230 teragramas (145,000,000-255,000,000 toneladas curtas) de dióxido de carbono a cada ano. As erupções vulcânicas podem injectar aerossóis na atmosfera da Terra . Grandes injeções podem causar efeitos visuais, como pôr do sol excepcionalmente colorido e afetar global de clima essencialmente por refrigeração-lo. As erupções vulcânicas também fornecer o benefício da adição de nutrientes para o solo através da processo de rochas vulcânicas intemperismo. Estes solos férteis auxiliar o crescimento de plantas e culturas diferentes. As erupções vulcânicas também podem criar novas ilhas, como o magma se resfria e se solidifica ao entrar em contato com a água.
Ash jogado para o ar por erupções pode apresentar um perigo para a aeronave, especialmente aviões a jacto, onde as partículas podem ser fundidos por a temperatura de funcionamento elevada. Encontros perigosos em 1982, após a erupção do Galunggung na Indonésia, e 1989, após a erupção do Mount Redoubt no Alasca aumentou a consciência deste fenómeno. Nove Volcanic Ash Advisory Centers foram estabelecidos pela Internacional Civil Aviation Organization para monitorar nuvens de cinzas e aconselhar os pilotos em conformidade. O 2010 erupções do Eyjafjallajökull causou grandes perturbações para o transporte aéreo na Europa.
Vulcões em outros corpos planetários
O Terra da Lua não tem grandes vulcões e nenhuma atividade vulcânica atual, embora evidências recentes sugerem ainda pode possuir um núcleo parcialmente fundido. No entanto, a Lua tem muitas características vulcânicas, como maria (as manchas escuras visto na Lua), rilles e cúpulas.
O planeta Vênus tem uma superfície que é de 90% basalto , indicando que o vulcanismo desempenhou um papel importante na formação de sua superfície. O planeta pode ter tido um importante evento global resurfacing cerca de 500 milhões de anos, a partir do que os cientistas podem dizer a partir da densidade de crateras de impacto na superfície. Fluxos de lava são generalizados e formas de vulcanismo não presentes na Terra ocorrer também. Mudanças na atmosfera do planeta e observações de raios têm sido atribuídas a erupções vulcânicas em curso, embora não haja nenhuma confirmação da existência ou não de Vênus é ainda vulcanicamente ativo. Radar soando pela sonda Magellan No entanto, revelou evidência de atividade vulcânica relativamente recente no vulcão mais alto de Vênus Maat Mons, na forma de cinzas flui perto do cume e no flanco norte.
Há vários vulcões extintos em Marte , quatro dos quais são grandes vulcões muito maiores do que qualquer na Terra. Eles incluem Arsia Mons, Ascraeus Mons, Hecates Tholus, Olympus Mons, e Pavonis Mons. Estes vulcões ter sido extinta há muitos milhões de anos, mas o Europeu Espaçonave Mars Express encontrou evidências de que a atividade vulcânica pode ter ocorrido em Marte no passado recente também.
Júpiter 's lua Io é o objeto mais vulcânica ativo no sistema solar por causa da maré interação com Júpiter. Ele é coberto com vulcões que irrompem de enxofre , dióxido de enxofre e rochas de silicato, e como um resultado, Io está constantemente a ser ressurgiu. Seus lavas são as mais quentes conhecido em qualquer lugar no sistema solar, com temperaturas superiores a 1800 K (1500 ° C). Em fevereiro de 2001, as erupções vulcânicas maior gravados no sistema solar ocorreu em Io. Europa, o menor de Júpiter Luas galileanas, também parece ter um sistema vulcânico ativo, exceto que a sua actividade vulcânica é inteiramente sob a forma de água, que congela-se em gelo sobre a superfície frígida. Este processo é conhecido como criovulcanismo, e é aparentemente mais comum nas luas dos planetas exteriores do Sistema Solar .
Em 1989, a Nave espacial Voyager 2 observou cryovolcanoes (vulcões de gelo) em Triton, uma lua de Netuno , e em 2005 o Sonda Cassini-Huygens fotografado fontes das partículas congeladas em erupção de Enceladus, uma lua de Saturno . O material ejectado pode ser composta por água, azoto, poeira ou líquidos de metano compostos. Cassini-Huygens também encontrou evidências de um criovulcão-vomitando metano na Saturnian lua Titan, que se acredita ser uma fonte significativa para o metano encontrado no seu ambiente. Teoriza-se que criovulcanismo também podem estar presentes no objeto do Cinturão de Kuiper Quaoar.
Um estudo do 2010 exoplaneta COROT-7b, o qual foi detectado por trânsito em 2009, estudou que aquecimento de maré da estrela hospedeira muito perto do planeta e vizinhos planetas poderia gerar intensa atividade vulcânica semelhante a Io.
Crenças tradicionais sobre vulcões
Muitas contas antigas erupções vulcânicas atribuir a causas sobrenaturais, tais como as ações de deuses ou semideuses. Para os gregos antigos, o poder arbitrário 'vulcões só poderia ser explicada como atos dos deuses, enquanto astrônomo alemão / 16 do século 17 Johannes Kepler acreditava que eles eram dutos para lágrimas da Terra. Uma idéia contador cedo para isso foi proposta por Jesuíta Athanasius Kircher (1602-1680), que testemunhou erupções do Monte Etna e Stromboli, em seguida, visitou a cratera do Vesúvio e publicou a sua visão de uma Terra com um fogo central conectado a muitos outros causados pela queima de enxofre , betume e carvão.
Várias explicações foram propostas para o comportamento do vulcão antes da compreensão moderna da Terra estrutura manto como um material semi-sólida foi desenvolvido. Durante décadas após consciência de que compressão e radioativos materiais podem ser fontes de calor, suas contribuições foram especificamente com desconto. A ação vulcânica foi muitas vezes atribuída a reações químicas e uma fina camada de rocha derretida perto da superfície.