Conteúdo verificado

Sumatra

Assuntos Relacionados: Geografia da Ásia

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Esta seleção é feita para as escolas de caridade infantil leia mais . Uma boa maneira de ajudar outras crianças é por patrocinar uma criança

Sumatra

Topografia de Sumatra
Geografia
Localização Sudeste Asiático
Coordenadas 0 ° 00 'N 102 ° 00'
Arquipélago Maiores Ilhas de Sonda
Área 470.000 km²
Maior elevação 3805 m
Ponto mais alto Kerinci
País
Indonésia
Províncias Aceh, Bengkulu, Jambi, Lampung, Riau, Sumatra ocidental, South Sumatra, North Sumatra
A maior cidade Medan (pop 2.392.922. (A partir de 2003))
Demografia
População 45 milhões (a partir de 2005)
Densidade 96
Grupos étnicos Aceh, Batak, Minangkabau, Malaio

Sumatra (também escrito Sumatra) é o sexta maior ilha do mundo (cerca de 470 mil km²) e é a maior ilha inteiramente na Indonésia (duas ilhas maiores, Bornéu e Nova Guiné, são parcialmente na Indonésia).

Etimologia

Sumatra era conhecido nos tempos antigos pelos sânscrito nomes de Swarnadwīpa ("Ilha do Ouro") e Swarnabhūmi ("Terra de Ouro"), devido provavelmente às ouro depósitos de terras altas da ilha. Geógrafos árabes se referiu à ilha como Lamri (Lamuri, Lambri ou Ramni) nos séculos 10-13th, em referência a um reino perto do dia moderno Banda Aceh, que foi o primeiro desembarque para os comerciantes. No final do século 14 o nome Sumatra tornou-se popular, em referência ao reino de Samudra que era uma potência em ascensão. Escritores europeus no século 19 descobriu que os habitantes indígenas não têm um nome para a ilha.

História

As pessoas que falaram Línguas austronésias chegou pela primeira vez em Sumatra por volta de 500 aC, como parte do Austronesian expansão de Taiwan para o Sudeste Asiático. Com a sua localização na Índia - China mar rota de comércio, várias cidades comerciais floresceu, especialmente na costa leste, e foram influenciados pelas religiões indianas. Um dos primeiros foi reinos conhecidos Kantoli, que floresceu no século 5 dC, no sul da Sumatra. Kantoli foi substituído pelo império de Srivijaya e, posteriormente, pelo Reino de Samudra. Srivijaya era uma monarquia budista centrado no que é hoje Palembang. Dominando a região através do comércio e conquista todo o 7o-9a séculos, o Império ajudaram a espalhar o Cultura malaia em toda Sumatra, Península Malaia, e Bornéu ocidental. O império era uma thalassocracy, ou potência marítima que estendeu sua influência de ilha para ilha. Palembang foi um centro de aprendizagem escolar, e foi lá o peregrino budista chinês I Ching estudou sânscrito em 671 dC, antes de partir para a Índia. Em sua viagem à China, ele passou quatro anos em Palembang traduzindo textos budistas e escrevendo dois manuscritos.

Srivijayan influência diminuiu no século 11 depois de ter sido derrotado pelo Chola Império do sul da Índia. Sumatra foi então sujeito a conquistas de Reinos javaneses, primeiramente Singhasari e subsequentemente Majapahit. Ao mesmo tempo Islam fez o seu caminho para Sumatra, espalhando através de contactos com os árabes e os comerciantes indianos.

Até o final do século 13, o monarca do Samudra reino havia se convertido ao Islã. Marco Polo visitou a ilha em 1292 e Ibn Battuta visitou duas vezes durante 1345-1346. Samudra foi sucedido pelo poderoso Sultanato de Aceh, que sobreviveu ao século 20. Com a chegada dos holandeses , muitos estados principescos de Sumatra gradualmente caiu sob seu controle. Aceh, no norte do país, foi o principal obstáculo, como os holandeses estavam envolvidos na longa e custosa Aceh Guerra (1870-1905).

Em 26 de dezembro de 2004 , a costa ocidental e ilhas de Sumatra, particularmente Província de Aceh, foram devastadas por uma cerca de 15 metros de altura tsunami após o 9.2- magnitude terremoto do Oceano Índico . O número de mortos ultrapassou 170 mil na Indonésia sozinho, principalmente em Aceh.

Em 2005 houve um tremor de 8,7 de magnitude do terremoto anterior, em dezembro de 2004. Veja 2005 de Sumatra terremoto . Além do subducção megathrust terremoto na costa oeste, Sunda arco, a Grande Falha de Sumatra, uma transformar falha, se estende a todo o comprimento da ilha. A pressão sobre esta falha aumentou drasticamente após o terremoto de dezembro de 2004, e os sismólogos estão com medo de um terremoto vai ocorrer em breve. A falha termina logo abaixo da cidade devastada de Banda Aceh.

Administração

O regiões administrativas de Sumatra (ou as ilhas menores próximo) são:

  • Aceh - Capital: Banda Aceh
  • Bangka-Belitung - Capital: Pangkalpinang
  • Bengkulu - Capital: Bengkulu
  • Jambi - Capital: Jambi
  • Lampung - Capital: Bandar Lampung
  • Riau - Capital: Pekanbaru
  • Ilhas Riau - de capital: Tanjung Pinang
  • West Sumatra (Sumatera Barat) - Capital: Padang
  • South Sumatra (Sumatera Selatan) - Capital: Palembang
  • North Sumatra (Sumatra Utara) - Capital: Medan

Geografia

Mapa de formação geológica da ilha de Sumatra.

O eixo mais longo da ilha corre cerca de 1,790 km (1.100 milhas) a noroeste - sudeste, atravessando o equador perto do centro. No seu ponto mais largo da ilha se estende por 435 km (270 milhas). O interior da ilha é dominado por duas regiões geográficas: a Barisan montanhas no oeste e planícies pantanosas no leste.

Para o sudeste é Java, separados pela Sunda Strait. Para o norte é a Malay Peninsula, separados pelos Estreito de Malaca . Para o leste é Borneo, em todo o Karimata Strait. Oeste da ilha é o Oceano Índico .

A espinha dorsal da ilha é a cadeia de montanhas Barisan, com o vulcão ativo De Kerintji 3.805 m (12.467 pés), o ponto mais alto, localizado a cerca do ponto médio da faixa. A atividade vulcânica desta região dotou a região de terras férteis e belas paisagens, por exemplo ao redor do lago Toba . Ele também contém depósitos de carvão e ouro.

Para o leste, grandes rios carregam sedimentos da montanha, formando a grande planície intercaladas por pântanos. Mesmo que a maioria impróprias para a agricultura, a área é actualmente de grande importância econômica para a Indonésia. Produz óleo de ambos acima e abaixo do solo- óleo de palma e petróleo .

A maioria de Sumatra costumava ser coberta por floresta tropical , mas o desenvolvimento económico juntamente com a corrupção ea exploração madeireira ilegal tem ameaçado seriamente a sua existência. Áreas de conservação não foram poupadas da destruição, também.

A ilha é o mundo Quinta maior ilha, embora apenas o terceiro mais alto do arquipélago indonésio.

Flora e fauna

Rafflesia arnoldii

Sumatra suporta uma ampla gama de tipos de vegetação que são o lar de uma rica variedade de espécies, incluindo 17 gêneros endêmicos das plantas. Espécies únicas incluem: Sumatra Pine, Arnoldii Rafflesia (maior do mundo), flores indivíduo Titan arum (mundo de mais alto e maior flor inflorescência).

A ilha é o lar de 201 espécies de mamíferos e 580 espécies de aves. Há 9 espécies de mamíferos endêmicos em Sumatra continente e 14 mais endêmica para a vizinha Ilhas Mentawai. As espécies presentes incluem: Sumatran Tiger, Orangotango de Sumatran, Sumatra Rinoceronte, Sumatra Elefante, Sumatra listrado Coelho, Dhole, Dayak Fruit Bat, Tapir Malayan, Malayan Urso e Sun o Leopardo nublado Bornean.

As principais ameaças à floresta de Sumatra são os indústria de celulose e papel e de expansão de óleo de palma plantações.

A ilha inclui mais de 10 parques nacionais, incluindo três que estão listados como o Património das florestas tropicais de Sumatra Património Mundial - Gunung Leuser National Park, Kerinci Seblat National Park e Barisan Selatan Parque Nacional Bukit.

Demografia

Mulheres Minangkabau tabuleiros carregados de comida para uma cerimônia

Sumatra não é muito densamente povoado, cerca de 96 pessoas por km², mais do que 45 milhões de pessoas no total. No entanto, é o quarto ilha mais populosa do mundo. As regiões mais populosas incluem mais de Sumatra do Norte e no planalto central em West Sumatra, enquanto os grandes centros urbanos são Medan e Palembang.

As pessoas composta por muitos grupos étnicos diferentes, falando 52 línguas diferentes. A maioria desses grupos, no entanto, compartilham muitas tradições semelhantes e as diferentes línguas estão intimamente relacionados. Pessoas que falam malaio dominar a costa oriental, enquanto as pessoas no interior sul e central falam línguas relacionadas com Malay, como o Lampung e Minangkabau. O altiplano do norte de Sumatra é habitada pelo Bataks, enquanto a costa a norte é dominado por Acehs. Étnico Minorias chinesas também estão presentes nos centros urbanos.

A maioria das pessoas em Sumatra são Os muçulmanos (87%), enquanto 10% são Cristãos, 2% são budistas e 1% Hindu. A maioria das centrais são Bataks Protestantes cristãos -a religião introduzida por Ludwig Ingwer Nommensen, um Alemão.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Sumatra&oldid=217395369 "