Marco Polo
Fundo para as escolas Wikipédia
Esta seleção Escolas foi originalmente escolhido pelo SOS Children para as escolas no mundo em desenvolvimento sem acesso à internet. Ele está disponível como um download intranet. patrocínio SOS Criança é legal!
Semi-protecção
Este artigo foi semi-protegida. Semi-proteção evita edições de usuários não registrados (endereços IP), bem como as edições a partir de qualquer conta que não é autoconfirmed (é pelo menos quatro dias de idade e tem pelo menos dez edições de Wikipedia) ou confirmado. Tais usuários podem solicitar edições para este artigo, propondo-los nesta página de discussão, usando o {{ Edit semi-protected}}
{{ Edit semi-protected}}
modelo, se necessário, para ganhar atenção. Novos usuários também podem solicitar o usuário confirmou direita visitando Os pedidos de permissões.
Marco Polo | |
---|---|
Gravura baseado na pintura do século 16 de Marco Polo | |
Nascido | 15 de setembro de 1254 disputado Veneza, Itália , normalmente aceito |
Morreu | em ou depois 09 de janeiro 1324 Veneza |
Marco Polo ( 15 de setembro 1254 - 09 de janeiro 1324, mais cedo, mas o mais tardar até junho 1325) foi um Comerciante veneziano e explorador que ganhou fama por suas viagens em todo o mundo, registrado no livro Il Milione ("The Million" ou As Viagens de Marco Polo) também conhecida como Oriente Poliano (o Oriente da Polos) ea Descrição do mundo.
Polo, juntamente com seu pai Niccolò e seu tio Maffeo, foi um dos primeiros ocidentais a percorrer a Rota da Seda a China (que ele chamou de Cathay, após a Khitan) e visitar o Grande Khan do Império Mongol , Kublai Khan (neto de Genghis Khan ).
Viagem de Niccolò e Maffeo Polo
O nome Polo originalmente não pertencia a uma família de exploradores, mas a uma família de comerciantes. O pai de Marco Polo, Niccolò (Nicolò também em Venetian) e seu tio, Maffeo (Maffio também), eram prósperos comerciantes que negociavam com o Oriente. Eles eram sócios de um terceiro irmão, chamado Marco Il Vecchio (o Velho). Os três irmãos foram todos Mercadores venezianos que estabeleceram entrepostos comerciais em Constantinopla , No sudak Crimeia, e em uma parte ocidental do Império Mongol .
Em 1252, Niccolò e Maffeo deixou Veneza para Constantinopla , onde residiu por vários anos. Os dois irmãos moravam no trimestre Venetian de Constantinopla, onde desfrutaram chances políticos e benefícios fiscais por causa do papel de seu país no estabelecimento do Império Latino na Quarta Cruzada de 1204. No entanto, a família julgado a situação política da cidade precária, então eles decidiram transferir seus negócios para nordeste Soldaia, uma cidade no Crimea, e deixou Constantinopla, em 1259. Sua decisão provou sábio. Constantinopla foi recapturado em 1261 por Michael Paleólogo, o governante do Império de Nicéia, que prontamente queimado no trimestre Venetian. Cidadãos venezianos capturados eram cegos, enquanto muitos daqueles que conseguiram escapar pereceu a bordo de navios de refugiados que fogem sobrecarregados com outras colônias Venetian no Mar Egeu.
Como seu novo lar na borda norte do Mar Negro , Soldaia tinha sido freqüentado por comerciantes venezianos desde o século 12. O Exército mongol demitiu-lo em 1223, mas a cidade nunca tinha sido definitivamente conquistado até 1239, quando se tornou uma parte do estado Mongol recém-formado conhecida como a Horda Dourada . Busca de melhores lucros, os Polo continuou sua jornada para Sarai , onde o tribunal de Berke Khan, o regente da Horda de Ouro, foi localizado. Naquela época, a cidade de Sarai - já visitado por William de Rubruck alguns anos antes - não era mais que um enorme acampamento, e os Polo se hospedado por cerca de um ano. Finalmente, eles decidiram evitar Crimeia, por causa de uma guerra civil entre Berke e seu primo Hulagu ou talvez por causa da má relação entre Berke Khan eo Império Bizantino . Em vez disso, eles se mudaram mais para o leste para Bukhara, no dia moderno Uzbequistão , onde a família viveu e trocado por três anos.
Em 1264, Nicolò e Maffio juntou-se com uma embaixada enviada pelo Ilkhan Hulagu a seu irmão, o Grão-Khan Kublai. Em 1266, chegaram à sede do Grande Khan na capital mongol Khanbaliq, presente dia Beijing , China .
Em seu livro, Il Milione, Marco explica como Kublai Khan recebeu oficialmente os Polos e os enviou de volta com um Koeketei Mongol nomeado como um embaixador ao Papa . Trouxeram com eles uma carta do Khan solicitando 100 pessoas educadas para vir e ensinar o cristianismo e os costumes ocidentais para o seu povo e óleo da lâmpada do Santo Sepulcro. A carta também continha o Paiza, um comprimido de ouro um pé de comprimento e três de largura, que autoriza o titular a exigir e obter hospedagem, cavalos e comida durante todo o domínio do Grande Khan. Koeketei à esquerda no meio da viagem, deixando os Polos de viajar sozinho para No ayas Reino Arménio da Cilícia. A partir desse porto da cidade, eles navegaram para Saint Jean d'Acre, capital do Reino de Jerusalém.
O longo sede vacante - entre a morte de Papa Clemente IV, em 1268, ea eleição de Papa Gregório X, em 1271 - impediu a Polos de cumprir o pedido de Kublai. Como sugerido por Theobald Visconti, legado pontifício para o reino do Egito, no Acre para o Nona Cruzada, os dois irmãos retornou a Veneza em 1269 ou 1270, à espera da nomeação do novo Papa.
Viagens de Marco Polo
Journey to Cathay e serviço ao Khan
Assim que ele foi eleito, em 1271, o Papa Gregório X recebeu a carta de Kublai Khan, remetidos por Niccolo e Maffeo. Kublai Khan estava pedindo o envio de uma centena de missionários, e um pouco de óleo da lâmpada de Jerusalum. Os dois Polos (desta vez acompanhado pelo jovem de 17 anos Marco Polo) retornou à Mongólia, acompanhado por dois monges dominicanos, Niccolo de Vicenzo e Guillaume de Tripoli. Os dois frades não terminou a viagem devido ao medo, mas o Polos alcançou Kanbaliq e remeteu os presentes do Papa a Kublai em 1274.
O monge tibetano e confidente de Kublai Khan , Drogön Chögyal Phagpa (1235-1280) menciona em seus diários para 1271 um amigo estrangeiro de Kublai Khan, que foi muito possivelmente um dos Polos mais velhos ou mesmo Marco Polo, embora, infelizmente, nenhum nome é dado.
O Polos passou os próximos 17 anos na China. Kublai Khan teve um gosto para Marco, que era um contador de histórias envolvente. Ele foi enviado em muitas missões diplomáticas em todo o seu império. Marco realizadas missões diplomáticas, mas também entreter o khan com histórias interessantes e observações sobre as terras que ele viajou.
Marco informou que além de confiar-lhe missões diplomáticas, Kublai Khan também fez governador por três anos da grande cidade comercial de Yangzhou. Uma comunidade italiana que realmente residem em Yangzhou em todo o século 14, como documentado pelas conclusões da lápide de 1342 Katarina Vilioni.
Voltar para a Europa
Segundo o relato de viagens de Marco, o Polos pediu várias vezes permissão para voltar para a Europa, mas a Khan apreciado os visitantes tanto que ele não concordaria com sua partida.
Só em 1291 Kublai confiada Marco com seu último dever, para escoltar a princesa mongol Koekecin (Cocacin em Il Milione) para seu noivo, o Ilkhan Arghun. O partido viajou por mar, a partir da cidade portuária do sul de Quanzhou e vela, para Sumatra , e, em seguida, para a Pérsia , via Sri Lanka e Índia (onde suas visitas incluído Mylapore, Madurai e Alleppey, que ele apelidado de Veneza do Oriente). Costuma-se dizer que Marco Polo usado o Northern Silk Road embora a possibilidade de uma rota do sul tem sido avançado.
Em 1293 ou 1294 o Polos alcançou o Ilkhanate, governado por Gaykhatu após a morte de Arghun, e deixou Koekecin com o novo Ilkhan. Em seguida, eles se mudaram para Trebizonda e daquela cidade navegaram para Veneza. Koekecin se tornaria a principal esposa do governante mongol Il-Khan Ghazan.
Em termos de legado de viagens de Marco Polo à China, foi notável como um dos primeiros visitantes europeus viajar para o Oriente; exposição considerável da cultura da China para o continente europeu resultou. A viagem também mostrou europeus o valor da Rota da Seda em negociar esta viagem; No entanto, embora esta trackway foi utilizado desde o primeiro milênio aC , o uso da Rota da Seda , na verdade, diminuiu acentuadamente dentro de cerca de 150 anos após a expedição de Marco Polo, devido à abertura de rotas marítimas.
Il Milione
Em seu retorno da China em 1295, a família se estabeleceu em Veneza, onde eles se tornaram uma sensação e atraiu multidões de ouvintes que tinham dificuldades acreditando seus relatórios de distante China. De acordo com uma tradição de atraso, uma vez que eles não acreditaram nele, Marco Polo convidou a todos para jantar uma noite durante o qual os Polos vestido com as roupas simples de um camponês na China. Pouco antes das multidões comeu, o Polos abriu seus bolsos para revelar centenas de rubis e outras jóias que haviam recebido na Ásia. Embora eles foram muito impressionado, o povo de Veneza ainda duvidava os Polos.
Marco Polo foi capturado mais tarde em um confronto menor da guerra entre Veneza e Gênova , ou no batalha naval de Curzola, de acordo com uma tradição duvidosa. Ele passou os meses de sua prisão, em 1298, ditando a um companheiro de prisão, Rustichello da Pisa, um relato detalhado de suas viagens nas partes então desconhecidos da China.
Seu livro, Il Milione (o título vem de um ou outro "The Million", então considerado um número extremamente grande, ou do apelido de família de Polo Emilione), foi escrito em Old francês, uma língua Polo não falou, e intitulado Le divisament dou monde ("A descrição do mundo"). O livro foi logo traduzido em muitas línguas européias e é conhecido em Inglês como As Viagens de Marco Polo. O original está perdido e agora existem várias versões, muitas vezes conflitantes das traduções. O livro se tornou um sucesso instantâneo - um grande feito num momento em que a invenção da imprensa foi 200 anos de distância na Europa.
Vida posterior
Marco Polo foi finalmente libertado do cativeiro no verão de 1299, e ele voltou para casa para Veneza, onde seu pai e tios tinha comprado uma casa grande no bairro central chamado contrada San Giovanni Crisostomo com os lucros da empresa.
A empresa continuou as suas actividades, e Marco era agora um rico comerciante. Enquanto ele pessoalmente financiado outras expedições, ele nunca deixaria Veneza novamente. Em 1300, ele se casou com Donata Badoer, uma mulher de um velho, família patrícia respeitados. Marco teria três filhos com ela: Fantina, Bellela e Moreta. Todos eles mais tarde se casou em famílias nobres.
Entre 1310 e 1320, ele escreveu uma nova versão de seu livro, Il Milione, em italiano . O texto foi perdido, mas não antes de um Frade franciscano, chamado Francesco Pipino, traduziu para o latim . Esta versão latina foi então traduzido de volta para o italiano, criando conflitos entre diferentes edições do livro.
Marco Polo morreu em sua casa em janeiro 1324, em quase 70 anos de idade. Ele foi sepultado na Igreja de San Lorenzo.
Impacto histórico e cultural
Embora os Polos eram de nenhuma maneira os primeiros europeus a chegar à China por terra (ver, por exemplo, Giovanni da Pian del Carpine), graças ao livro de Polo sua viagem foi o primeiro a ser amplamente conhecido, e a viagem mais bem documentado lá do seu tempo. A descrição de Marco Polo do Extremo Oriente e suas riquezas inspirado Christopher Columbus decisão para tentar chegar a essas terras por uma rota ocidental. Uma cópia pesadamente anotada do livro de Polo estava entre os pertences de Columbus.
O nome de Marco Polo também foi dado a um jogo infantil ( Marco Polo), uma história no ciência série de ficção Doctor Who ( Marco Polo) e um de três mastros veleiro construído em Saint John, New Brunswick, em 1851. O navio o mais rápido de seu dia, Marco Polo foi o primeiro navio a navegar ao redor do mundo em menos de seis meses. Vários navios da marinha italiana foram nomeados Marco Polo. O aeroporto em Veneza é nomeado Aeroporto Internacional Marco Polo. Veja também a Marcopolo satélites.
As viagens de Marco Polo é dado um prolongado tratamento fantasia no Irish escritor Messer Marco Polo Brian Oswald de Donn-Byrne, e em Gary Jennings 1984 novela O Journeyer. Ele também aparece como o personagem central na O romance de Italo Calvino Cidades Invisíveis.
Marco Polo também inspirou a criação de Marco Volo, um personagem do role-playing game Forgotten Realms.
Em 1982, Giuliano Montaldo dirigiu um ambicioso minissérie de televisão, intitulado simplesmente "Marco Polo". O projeto italiano financiado estrelou Ken Marshall como Marco Polo e co-estrelou um punhado de prêmios da Academia ganhar atores, como Denholm Elliott, F. Murray Abraham, Anne Bancroft, John Gielgud, John Houseman, Burt Lancaster e também Tony Lo Bianco e Leonard Nimoy. A música foi marcado pelo famoso compositor de música italiana Ennio Morricone. A minissérie ganhou 2 Emmy Awards e foi nomeado para mais seis.
Marco Polo ovelhas é nomeado para o explorador, que descreveu a espécie durante a sua travessia de Pamir (antigo Mount Imeon) em 1271 ..
Cartografia
As viagens de Marco Polo pode ter tido algum impacto sobre o desenvolvimento da cartografia europeia, levando às viagens européias de exploração de um século mais tarde. A 1453 Mapa Fra Mauro é dito por Ramusio ter sido uma cópia melhorada do trazida de um Cathay por Marco Polo:
- "Esse mapa multa iluminado em pergaminho, que ainda pode ser visto em um grande armário ao lado do coro de seu mosteiro (O mosteiro Calmoldese de Santo Michele em Murano) foi por um dos irmãos do mosteiro, que tomaram grande prazer no estudo da cosmografia, diligentemente desenhado e copiados de um dos mais belos e muito antiga mapa náutico e um mapa do mundo que tinha sido trazido de Cathay pela mais honrosa Messer Marco Polo e seu pai. "Ramusio v.3.
Controvérsias
Croácia pretende hospedar o real local de nascimento de Marco Polo, na ilha de Korčula (o Venetian "Curzola"), no Mar Adriático. A alegação é controversa, já que a maioria da literatura geralmente ligado a ele para Veneza no passado. No entanto, uma vez que nenhum documento original é conhecido por gravar sua cidade natal, Veneza como seu local de nascimento é um tanto controverso também.
Alguns historiadores modernos questionar a veracidade do relato de Marco Polo, e me pergunto se ele realmente visitou o império mongol, ou se Marco Polo estava simplesmente repetindo histórias que ouvira de outros comerciantes. Dr. John Critchley assinalou que as histórias de Marco Polo tendem a dar mais informações sobre as mentes dos europeus ocidentais do que os da Ásia. Dr. Frances Madeira questionou se ou não Marco Polo foi ainda na China, e apontou várias coisas que um viajante europeu provavelmente teria mencionados, mas que Polo não o fez, e que não há nenhuma menção de Marco Polo em contas chinesas de o período. Dr. Peter Jackson argumenta que existem várias versões diferentes do livro de Polo, e questiona se ele ainda representa o relato de Polo em tudo, mas em vez disso foi simplesmente escrito por um escritor de romances do tempo. Perguntas também foram levantadas quanto a se Marco Polo, se ele fez visitar a China, foi realmente um embaixador, ou se ele era simplesmente um dos muitos viajantes no tempo que afirmava ser um embaixador.