Conteúdo verificado

Continente

Assuntos Relacionados: Geografia

Informações de fundo

Arranjar uma seleção Wikipedia para as escolas no mundo em desenvolvimento sem internet foi uma iniciativa da SOS Children. Veja http://www.soschildren.org/sponsor-a-child para saber mais sobre apadrinhamento de crianças.

. Animado, mapa codificado por cores mostrando os vários continentes Dependendo da convenção e do modelo , alguns continentes pode ser consolidada ou subdividida: por exemplo, Eurasia é muitas vezes subdividida em Europa e Ásia (tons de vermelho), enquanto do Norte e América do Sul são, por vezes reconhecido como um Continente americano (tons verdes).
Dymaxion mapa Buckminster Fuller mostra massas de terra com o mínimo de distorção como quase um continente contínua

Um continente é um dos vários grandes massas de terra em terra . Eles são geralmente identificadas pelas convenção em vez de quaisquer critérios rigorosos, mas sete áreas são comumente considerado como continentes - eles são (da maior para a menor em tamanho): Ásia , África , América do Norte , América do Sul , Antártida , Europa , e Austrália.

As placas tectônicas é o geológico processo e estudo do movimento, colisão e da divisão dos continentes, anteriormente conhecido como deriva continental.

O termo "Continente" (capitalizado), usado predominantemente nas ilhas e penínsulas europeias, como as Ilhas Britânicas , Sardenha, Sicília eo Península Escandinava, meios Europa continental, embora também possa significar Ásia, quando disse no Japão .

Definições e aplicação

"Continents são entendidos como grandes contínuos, massas, discretos de terra, idealmente separados por extensões de água." No entanto, muitos dos sete continentes mais comumente reconhecidos são identificados por convenção, em vez de adesão ao critério ideal que cada ser uma massa discreta, separada por água a partir de outros. Da mesma forma, o critério de que cada ser uma massa contínua é muitas vezes ignorados pela inclusão do plataforma continental e ilhas oceânicas. Grandes massas de terra do planeta são lavados em cima por uma única e contínua Ocean World, que é dividido em um número de principais oceânicas componentes pelos continentes e vários critérios geográficos.

Extensão dos continentes

O significado mais estreita do continente é o de uma superfície contínua de terras ou continente, com o litoral e quaisquer fronteiras terrestres que formam a borda do continente. Neste sentido, o termo Europa continental é usado para se referir a Europa continental, excluindo ilhas, como Grã-Bretanha , Irlanda e Islândia , eo continente prazo da Austrália pode referir-se a continente da Austrália, excluindo Tasmania. Da mesma forma, o Estados Unidos continentais refere-se ao 48 estados contíguos dos Estados Unidos na América do Norte e Central podem incluir Alaska no noroeste do continente (ambos separados por Canadá ), excluindo Havaí no meio do Oceano Pacífico .

Do ponto de vista da geologia ou geografia física, continente pode ser prolongado para além dos confins da terra seca contínua para incluir o, submerso área adjacente rasa (o plataforma continental) e as ilhas na prateleira ( ilhas continentais), como eles são estruturalmente parte do continente. A partir desta perspectiva a borda da plataforma continental é a verdadeira borda do continente, como linhas costeiras variam com as mudanças no nível do mar. Neste sentido, as ilhas da Grã-Bretanha e Irlanda fazem parte da Europa e da Austrália ea ilha de Nova Guiné, juntos, formam um continente ( Austrália-Nova Guiné).

Como uma construção cultural, o conceito de um continente pode ir além da plataforma continental para incluir ilhas oceânicas e fragmentos continentais. Desta forma, a Islândia é considerado parte da Europa e Madagascar parte da África. Extrapolando o conceito ao extremo, alguns geógrafos tomar Austrália, Nova Zelândia e todas as ilhas de Oceania (ou às vezes Australasia) para ser equivalente a um continente, permitindo que toda a superfície terrestre da Terra para ser dividido em continentes ou quase-continentes.

A separação dos continentes

O critério ideal que cada continente será uma massa de terra discreta é comumente ignorada em favor de, convenções históricas mais arbitrárias. Dos sete continentes mais comummente reconhecidos, apenas a Antártida e Austrália são separados dos outros continentes.

Vários continentes são definidos não como absolutamente corpos distintos mas como "as massas mais ou menos discretas de terra". Ásia e África são unidos pelo América do Sul istmo de Suez e do Norte e pela Istmo do Panamá. Ambos estes istmos são muito estreito em comparação com o volume das massas de terra se juntam, e ambos são seccionado por artificiais canais (o Canal de Suez e do Canal do Panamá , respectivamente), que efetivamente separar estas massas de terra.

A divisão da massa de terra de Eurasia nos continentes da Ásia e da Europa é uma anomalia, como nenhum mar separa-los. A distinção é mantido por razões históricas e culturais. Uma visão alternativa é que Eurasia é um único continente, um dos seis continentes no total. Esta opinião é sustentada por alguns geógrafos e é preferido em Rússia (que abrange a Ásia e Europa).

América do Norte e América do Sul agora são tratados como continentes separados em grande parte Europa Ocidental, Índia , China , e mais nativos de inglês -Falando países, como Estados Unidos , Canadá , Austrália e Nova Zelândia . Além disso, o conceito de dois continentes americanos é prevalente em grande parte da Ásia. No entanto, em tempos anteriores eles eram vistos como um único continente conhecido como América ou, para evitar ambigüidade com o Estados Unidos da América , como o Américas. No entanto, a pluralidade de este último termo sugere que, mesmo nestes "tempos antigos" alguns consideraram o Novo Mundo (Américas) como dois continentes separados. Norte e América do Sul são vistos como um único continente, um dos seis no total, em algumas partes da Europa, e grande parte da América Latina .

Quando continentes são definidos como massas discretas, abrangendo toda a terra contígua de um corpo, em seguida, Ásia, Europa e África formam um único continente conhecido por vários nomes, como Eurafrásia. Isso produz um modelo de quatro continentes consistindo de Eurafrásia, nas Américas, Antártida e Austrália.

Quando os níveis do mar eram mais baixos durante a Pleistoceno idade do gelo , maiores áreas de plataforma continental foram expostos como terra seca, formando pontes de terra. Neste momento Austrália-Nova Guiné foi um único, contínuo continente. Da mesma forma América do Norte e Ásia juntaram-se a Ponte de terra de Bering. Outras ilhas, como a Grã-Bretanha se juntaram às terras firmes de seus continentes. Naquela época, havia apenas três continentes distintos: Eurafrásia-América, Antártica e Austrália-Nova Guiné.

Número de continentes

Há inúmeras maneiras de distinguir os continentes;

Modelos
Continents vide couleurs.png
Mapa codificado por cores mostrando os vários continentes. Similar áreas apresentam tons que poderão ser consolidadas ou subdivididas.
7 continentes
    América do Norte
    Ámérica do Sul
    Antártica
    África
    Europa
    Ásia
    Austrália
6 continentes
    América Do Norte
    América Do Sul
    Antártica
    África
       Eurásia
    Austrália
6 continentes
       América
    Antártica
    África
    Europa
    Ásia
    Austrália
5 continentes
       América
    África
    Europa
    Ásia
    Austrália

O modelo de sete continente é normalmente ensinado em Europa Ocidental, Norte da Europa, Europa Central , Sudeste da Europa, China ea maioria Inglês -Falando países. Os seis continente modelo combinado-Eurasia é o preferido pela comunidade geográfica, Rússia , Europa Oriental e Japão . O modelo-América combinado de seis continente é ensinado na América Latina , Irã e algumas partes da Europa, incluindo Península Ibérica e Grécia . Este modelo pode ser ensinado para incluir apenas os cinco continentes habitados (exceto a Antártica) - como descrito no logotipo olímpico.

Os nomes Oceania ou Australasia são por vezes usados em lugar da Austrália. Por exemplo, o Atlas do Canadá Oceania nomes, tal como o modelo ensinado nas América Latina e Península Ibérica.

Área e população

Comparação de população e área
Continente Área (km²) Aprox. população
2002
Percentagem de
população total
Densidade
Pessoas por
quilômetro quadrado
Ásia 43810000 3800000000 60% 86,7
África 30370000 922011000 14% 29,3
Americas 42330000 890000000 14% 20,9
América do Norte 24490000 515000000 8% 21,0
Ámérica do Sul 17840000 371000000 6% 20,8
Antártica 13720000 1000 0,00002% 0.00007
Europa 10180000 710000000 11% 69,7
Oceânia 9010000 33552994 0,6% 3.7
Austrália-Nova Guiné 8500000 30000000 0,5% 3,5
Austrália continental 7600000 21000000 0,3% 2.8

A área total da terra de todos os continentes é 148.647.000 km², ou cerca de 29,1% da superfície da Terra (510,0656 milhões km 2).

Outras divisões

Certas partes dos continentes são reconhecidos como subcontinents, particularmente aqueles em diferentes placas tectônicas para o resto do continente. Os exemplos mais notáveis são a Subcontinente indiano e da Arabian Peninsula. Groenlândia , no Placa Norte Americana, é por vezes referida como uma sub-continente. Onde América é visto como um único continente, é dividido em duas subcontinents (América do Norte e América do Sul) ou várias regiões.

Algumas áreas da crosta continental são largamente cobertas pelo mar e pode ser considerado continentes submersos. Exemplos notáveis são Zealandia, que emerge do mar, principalmente na Nova Zelândia e Nova Caledônia , ea quase completamente submerso Continente Kerguelen no sul do Oceano Índico .

Algumas ilhas encontram-se em secções de crosta continental que se passivas e se distanciaram de um principal massa de terra continental. Embora não seja considerado continentes devido ao seu tamanho relativamente pequeno, eles podem ser considerados microcontinentes. Madagáscar , o maior exemplo, é geralmente considerado parte da África, mas tem sido referido como "o oitavo continente".

História do conceito

Conceitos iniciais dos continentes do Velho Mundo

O geógrafo grego antigo Estrabão segurando um globo que mostra Europa e Ásia
Medieval T e O mapa que mostra os três continentes como domínios dos filhos de Noé - Sem ( Shem), Iafeth ( Jafé) e Cham ( Ham)

A primeira distinção entre continentes foi feita por gregos antigos marinheiros que deram os nomes Europa e Ásia para as terras em ambos os lados das vias navegáveis do Mar Egeu, o Estreito de Dardanelos, o Mar de Mármara, o Estreito de Bósforo e do Mar Negro . Os nomes foram aplicadas pela primeira vez apenas para terras perto da costa e só mais tarde estendido para incluir o sertão. Mas a divisão só foi levada até o final de vias navegáveis e "... para além desse ponto os geógrafos helênicos nunca conseguiu que coloca seu dedo sobre qualquer característica do interior na paisagem física que pudesse oferecer qualquer linha convincente para particionar um Eurasia indivisível. .. "

Pensadores gregos antigos posteriormente debatido se África (então chamado Líbia) deve ser considerada parte da Ásia ou uma terceira parte do mundo. Divisão em três partes, eventualmente, veio a predominar. Do ponto de vista grego, o Mar Egeu era o centro do mundo; Ásia ficava a leste, Europa para o oeste e para o norte e para o sul da África. As fronteiras entre os continentes não foram corrigidos. Logo no início, o limite Europa-Ásia foi tomada a correr a partir do Mar Negro ao longo da Rio Rioni (conhecido então como o Phasis) na Georgia . Mais tarde, foi visto como sendo executado desde o Mar Negro através de Estreito de Kerch, o Mar de Azov e ao longo da Don River (conhecido então como o Tanais) na Rússia . A fronteira entre a Ásia ea África foi geralmente considerado como sendo a Nile River. Heródoto , no século V aC, porém, opôs-se à unidade do Egito sendo dividido em Ásia e África ("Líbia") e tomou a fronteira para se deitar ao longo do oeste fronteira do Egito, em relação ao Egito como parte da Ásia. Ele também questionou a divisão em três do que é realmente uma única massa de terra, um debate que continua milênios quase dois anos e meio mais tarde.

Eratóstenes, no terceiro século aC, observou que alguns geógrafos dividiram os continentes por rios (o Nilo eo Don), considerando-as, assim, "ilhas". Outros dividiu os continentes por istmos, chamando as continentes "penínsulas". Estes últimos geógrafos definir a fronteira entre a Europa ea Ásia no istmo entre o Mar Negro eo Mar Cáspio , e da fronteira entre a Ásia ea África no istmo entre o Mar Vermelho ea foz do Lake Bardawil sobre o Mar Mediterrâneo .

Durante o período romano e os Idade Média , alguns escritores tomou a Istmo de Suez como o limite entre Ásia e África, mas a maioria dos escritores continuou a levá-lo para ser o Nilo ou a beira ocidental do Egito (Gibbon). Na Idade Média, o mundo foi retratado em T e S mapas, com o T representando as águas dividem as três continentes. Em meados do século XVIII, "a forma de dividir a Ásia ea África no Nilo, ou no Grande Catabathmus [a fronteira entre o Egito ea Líbia ] mais a oeste, havia até mesmo, em seguida, passou mal afastado ".

Descoberta européia das Américas

Cristóvão Colombo navegou através do oceano Atlântico ao West Indies, em 1492, o que provocou um período de exploração européia da Américas. Mas, apesar de quatro viagens para as Américas, Columbus nunca acreditou que ele tinha chegado a um novo continente - ele sempre pensou que era parte da Ásia.

Em 1501, Amerigo Vespucci e Gonçalo Coelho tentou navegar ao redor do extremo sul do continente asiático no Oceano Índico . Ao chegar à costa do Brasil , eles navegaram um longo caminho para o sul ao longo da costa da América do Sul , confirmando que esta era uma terra de proporções continentais e que se estendia muito mais ao sul do que a Ásia era conhecido. No retorno para a Europa, um relato da viagem, chamado Mundus Novus ("Novo Mundo"), foi publicado sob o nome de Vespucci, em 1502 e 1503, embora parece que ele teve acréscimos ou alterações por outro escritor. Independentemente de quem escreveu as palavras, Mundus Novus atribuído Vespucci com dizer, "eu descobri um continente nas regiões do sul que é habitado por mais numerosas pessoas e animais do que a nossa Europa, ou na Ásia ou África", a identificação explícita primeiro conhecido da parte das Américas como um continente como os outros três.

Universalis Cosmographia, mapa do mundo 1507 Waldseemüller, que foi o primeiro a mostrar as Americas separar da Ásia

Dentro de alguns anos, o nome "Novo Mundo" começou a aparecer como um nome para a América do Sul em mapas do mundo, tais como o mapa oliveriana (Pesaro) de cerca de 1504-1505. Mapas desta vez, porém ainda mostrou América do Norte conectado a Ásia e América do Sul mostrou como uma terra separada.

Em 1507 Martin Waldseemüller publicou um mapa do mundo, Universalis Cosmographia, que foi o primeiro a mostrar do Norte e América do Sul como separado da Ásia e rodeado por água. Um pequeno mapa inserir acima do mapa principal demonstrou explicitamente pela primeira vez nas Américas sendo a leste da Ásia e separado da Ásia por um oceano, ao invés de apenas colocar as Américas na extremidade esquerda do mapa e da Ásia na extremidade direita. No livro que o acompanha Cosmographiae Introductio, Waldseemüller observou que a terra é dividida em quatro partes, Europa, Ásia, África e a quarta parte que ele chamou de "América" após o primeiro nome de Amerigo Vespucci. No mapa, a palavra "América" foi colocado na parte da América do Sul.

A palavra continente

Desde os anos 1500 o Inglês continente substantivo foi derivado da terra continente termo, que significa terra contínua ou ligada e traduzido a partir das continens terra latinos. O substantivo foi usado para significar "um trato conectado ou contínua de terras" ou continente. Não foi aplicada apenas a áreas muito grandes de terra - em 1600, foram feitas referências aos continentes (ou mainlands) de Kent, Irlanda e País de Gales e em 1745 a Sumatra . A palavra continente foi usada para traduzir textos gregos e latinos sobre os três "partes" do mundo, embora nas línguas originais nenhuma palavra de exatamente o mesmo significado que foi usada continente.

Enquanto continente foi utilizado por um lado para áreas relativamente pequenas de terra contínua, nos outros geógrafos mão voltou a levantar consulta de Heródoto sobre o porquê de uma única grande massa de terra deve ser dividida em continentes separados. Em meados dos anos 1600 Peter Heylin escreveu em seu Cosmographie que "Um continente é uma grande quantidade de terra, não separados por qualquer Mar do resto do mundo, como todo o continente da Europa, Ásia, África." Em 1727 Ephraim Chambers escreveu em seu Cyclopœdia, "O mundo é normalmente dividido em dois grandes continentes: a velho eo novo ". E em seus 1.752 atlas, Emanuel Bowen definido um continente como" um grande espaço de terra seca compreender muitos países todos juntos, sem qualquer separação pela água. Assim, a Europa, Ásia e África é um grande continente, como a América é outra. "No entanto, a velha idéia da Europa, Ásia e África como" partes "do mundo, em última análise persistiu com estes sendo considerados continentes distintos.

Além de quatro continentes

A partir do final do século 18 alguns geógrafos começaram a considerar a América do Norte e América do Sul como duas partes do mundo, fazendo cinco peças no total. Globalmente, porém a divisão quádrupla prevaleceu até o século 19.

Europeus descobriram Austrália em 1606, mas por algum tempo, foi tomada como parte da Ásia. Até o final do século 18 alguns geógrafos consideravam um continente em si mesmo, tornando-se o sexto (ou quinto para aqueles que ainda estão tomando a América como um único continente). Em 1813 Samuel Butler escreveu da Austrália como " New Holland, uma imensa ilha, que alguns geógrafos dignificar com a denominação de outro continente "eo Dicionário de Inglês Oxford era tão equívoca algumas décadas mais tarde.

Antarctica foi avistada em 1820 e descrita como um continente por Charles Wilkes na Estados Unidos que exploram a expedição em 1838, o último continente a ser identificada, apesar de um grande (antípoda) landmass "Antártica" havia sido antecipado por milênios. Um atlas 1849 Antarctica rotulado como um continente, mas alguns atlas fez isso até depois da Segunda Guerra Mundial .

A partir de meados do século 19, Estados Unidos atlases mais comumente tratados do Norte e América do Sul como continentes separados, enquanto atlas publicados na Europa geralmente considerá-los um continente. No entanto, ainda não era incomum para Estados Unidos atlases tratá-los como um continente até a Segunda Guerra Mundial. O Bandeira olímpica, concebido em 1913, tem cinco anéis representando os cinco continentes habitados, participantes, com a América a ser tratado como um continente e Antarctica não incluído.

A partir dos anos 1950, a maioria dos geógrafos Estados Unidos dividido em dois América - consistente com a compreensão moderna da geologia e placas tectônicas . Com a adição da Antártida, isso fez o modelo de sete continente. No entanto, esta divisão de Estados Unidos nunca apelou para a América Latina , que se viu abrangendo uma América que era uma única massa, e não a concepção de seis continentes continua a ser, como acontece em outros países dispersos.

No entanto, nos últimos anos, tem havido um empurrão para a Europa e Ásia-tradicionalmente considerados dois continentes-de ser considerado um único continente, apelidado de " Eurasia "- coerente com a compreensão moderna da geologia e placas tectônicas . Neste modelo, o mundo está dividido em seis continentes (América do Norte se e América do Sul são consideradas continentes separados).

Geologia

Os geólogos usam o termo continente de uma forma diferente do que os geógrafos, onde um continente é definida por continental crosta : a plataforma de metamórfico e rocha ígnea , em grande parte de granítico composição. Alguns geólogos restringir o termo 'continente' para porções da crosta construído em torno estável Pré-cambriano "escudo", tipicamente 1,5-3800000000 anos, chamado de craton . O craton si é uma complexo accretionary de cintos de móveis antigos (cintos de montanha) de ciclos anteriores do subducção, colisão continental e break-up de placa tectônica atividade. Um verniz externo-espessamento da mais jovem, minimamente deformado rocha sedimentar cobre grande parte do Cráton. As margens dos continentes geológicos são caracterizados por correias móveis atualmente ativos ou relativamente pouco ativos e depressões profundas da marinha ou acumulada deltáicos sedimentos . Para além da margem, não há nem uma plataforma continental e devolução até o basáltica bacia oceânica ou a margem de um outro continente, dependendo da configuração da placa-tectônico atual do continente. Uma fronteira continental não tem de ser um corpo de água. Ao longo do tempo geológico, continentes são periodicamente submerso em grandes epicontinentais mares, e as colisões continentais resultar em um continente tornar-se ligado a um outro continente. A era geológica atual é relativamente anômala em que tanto das áreas continentais são "alto e seco" em comparação com grande parte da história geológica.

As placas tectônicas subjacentes às continentes e oceanos

Alguns argumentam que os continentes são accretionary da crosta terrestre "jangadas", que, ao contrário da crosta basáltica mais densa das bacias oceânicas, não estão sujeitos à destruição através do processo das placas tectônicas de subducção. Isso explica a grande idade das rochas que compõem as crátons continentais. Por esta definição, a Europa poderia ser considerada como uma massa continental distinta do resto da Eurásia porque tem uma área de blindagem separado antigo. Um cinto móvel mais novo (o Montes Urais) marca a fronteira entre a Europa eo bloco para o leste.

Há muitos microcontinentes que são construídos de crosta continental, mas não contêm um craton. Alguns destes são fragmentos de Gondwana ou outros continentes cratônicas antigos: Zealandia, que inclui Nova Zelândia e Nova Caledônia; Madagascar ; o norte Planalto de Mascarene, que inclui as Seychelles ; etc. Outras ilhas, como vários no Mar do Caribe , são compostas em grande parte de rocha granítica, bem como, mas todos os continentes contêm tanto crosta granítica e basáltica, e não há uma fronteira clara quanto ao que ilhas seria considerado microcontinentes sob tal definição. O Kerguelen planalto, por exemplo, é largamente vulcânica, mas está relacionado com a separação de Gondwana e é considerado um microcontinente, enquanto vulcânica Islândia e Havaí não são. As ilhas britânicas , Sri Lanka , Borneo, e Terra Nova são as margens do Continente laurásico que só são separadas por mares interiores inundando suas margens.

As placas tectônicas oferece ainda uma outra maneira de definir continentes. Hoje, a Europa e parte da Ásia compreendem o unificada Placa da Eurásia, que é de aproximadamente coincidente com o continente eurasiano geográfica excluindo a Índia, Arábia, e agora a Rússia oriental. Índia contém um escudo central, ea geologicamente recente Himalaya cinto móvel constitui a sua margem norte. América do Norte e América do Sul são continentes separados, a ligar istmo sendo em grande parte o resultado de vulcanismo de subducção tectônica relativamente recentes. Rochas continentais norte-americanos se estendem à Gronelândia (uma parte do Canadian Shield), e em termos de limites de placa, a placa norte-americana inclui a parte oriental da massa de terra asiática. Os geólogos não usar esses fatos para sugerir que a Ásia oriental é parte do continente norte-americano, apesar de o limite de placa estende lá; a palavra continente é normalmente utilizado em seu sentido geográfico e definições adicionais ("rochas continentais", "limites de placa") são utilizados como apropriado.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Continent&oldid=227368581 "