Conteúdo verificado

Sociedade

Fundo para as escolas Wikipédia

Os artigos desta seleção Escolas foram organizados por tópico currículo graças a voluntários Crianças SOS. Antes de decidir sobre o patrocínio de uma criança, por que não aprender sobre as diferentes instituições de caridade de patrocínio primeiro ?

Os jovens que interagem dentro de uma etnicamente sociedade diversificada.

A sociedade é uma agrupamento de indivíduos que se caracteriza por interesses comuns e podem ter distintivo cultura e instituições. Os membros de uma sociedade pode ser de diferentes grupos étnicos . Uma sociedade pode ser um determinado povo, tais como Saxões, um Estado-nação, como Grã-Bretanha , ou um grupo cultural mais amplo, como um A sociedade ocidental.

A palavra sociedade também pode se referir a uma organizada associação voluntária de pessoas para fins religiosos, de beneficência, culturais, científicos, políticos, patrióticos, ou outros.

Origem e uso

Uma multidão reunindo-se em Melbourne , Austrália .

O Inglês palavra "sociedade" surgiu no século 15 e é derivado da société francês. A palavra francesa, por sua vez, teve sua origem no latim societas, uma "associação amigável com os outros", a partir socius que significa "companheiro, sócio, companheiro ou parceiro de negócios." A palavra latina foi obtido a partir do locus socus grego, significando localmente social e implicou um contrato social entre os membros da comunidade. Não há análogo em russo, um retrocesso para o domínio soviético. O equivalente russo da sociedade é "общество" ou "OBSHCHESTVO", que significa "comum". Implícito no significado de sociedade é que seus membros compartilham alguma preocupação mútua ou interesse, de um objectivo comum ou características comuns

Na ciência política, o termo é frequentemente usado para significar a totalidade das relações humanas, em geral, em contraste com o Estado, ou seja, o aparelho de Estado ou de governo dentro de um território:

Eu quero dizer com isso [o Estado] que somatório de privilégios e posições dominantes que são trazidos à existência pelo poder extra-econômico ... quero dizer com Society, a totalidade dos conceitos de todas as relações puramente naturais e instituições entre o homem eo homem .. . |

No ciências sociais, como a sociologia , a sociedade tem sido usedto significa um grupo de pessoas que formam um semi-fechado sistema social, em que a maioria das interações são com outros indivíduos pertencentes ao grupo. A sociedade é, por vezes, em contraste com a cultura . Por exemplo, Clifford Geertz sugeriu que a sociedade é a disposição real de relações sociais enquanto a cultura é composta de crenças e formas simbólicas.

De acordo com o sociólogo Richard Jenkins, o termo aborda uma série de questões existenciais importantes pessoas que enfrentam:

  1. Como os seres humanos pensam e intercâmbio de informações - o mundo sensorial torna-se apenas uma fração da experiência humana. A fim de compreender o mundo, temos de conceber humano interação em abstrato (ou seja, a sociedade).
  2. Muitos fenómenos não pode ser reduzida para o comportamento individual - para explicar certas condições, uma vista de algo "maior do que a soma das suas partes" é necessária.
  3. Coletivos muitas vezes perdurar além do tempo de vida dos membros individuais.
  4. A condição humana sempre significou ir além da evidência de nossos sentidos; cada aspecto de nossas vidas está ligada ao coletivo.

Evolução das sociedades

A meia secção da versão Dinastia Song of Night Revels de Han Xizai, original por Gu Hongzhong; a pintura, que é uma obra-prima de obras de arte da época, retrata criados, músicos, monges, crianças, convidados, hospeda todos em um único ambiente societal, serve como um olhar indepth em estrutura social chinesa do século 10.
Um meio-secção da Dinastia Song versão do nocturnas Revels de Han Xizai, original por Gu Hongzhong; a pintura, que é uma obra-prima de obras de arte da época, retrata criados, músicos, monges, crianças, convidados, hospeda todos em um único ambiente societal, serve como um olhar indepth em estrutura social chinesa do século 10.

Segundo o antropólogo Maurice Godelier, uma novidade fundamental na sociedade humana, em contraste com os parentes biológicos mais próximos da humanidade ( chimpanzés e bonobos), é o papel dos pais assumida pelos homens, que estavam inconscientes de sua conexão de "pai".

Gerhard Lenski, um sociólogo , diferencia as sociedades baseadas em seu nível de tecnologia, comunicação e economia: (1) caçadores e coletores, (2) simples agrícolas, (3) avançou agrícola, (4) industrial. e agora (6) virtual. Isto é um pouco semelhante ao sistema desenvolvido anteriormente por antropólogos Morton H. Fried, um teórico conflito, e Serviço de Elman, um teórico de integração, que produziu um sistema de classificação para as sociedades em todas as culturas humanas com base na evolução da a desigualdade social eo papel do estado. Este sistema de classificação contém quatro categorias:

  • Bandas de caçadores-coletores, que são geralmente igualitária.
  • Tribais sociedades em que existem alguns casos limitados de posição social e prestígio.
  • Estruturas estratificadas lideradas por caciques.
  • Civilizações , com hierarquias sociais complexas e organizadas, governos institucionais.

Além disto, existem:

  • A humanidade , a humanidade, que sobre as quais repousam todos os elementos da sociedade, incluindo as crenças da sociedade.
  • -sociedade virtual é uma sociedade baseada na identidade on-line.

Ao longo do tempo, algumas culturas têm progredido em direção a formas mais complexas de organização e controle. Esta evolução cultural tem um profundo efeito sobre os padrões de comunidade. Tribos de caçadores-coletores se estabeleceram em torno reservas alimentares sazonais para se tornar aldeias agrárias. Villages cresceu para se tornar cidades. Cidades transformado em cidades-estados e Estados-nação.

Hoje, antropólogos e muitos cientistas sociais vigorosamente opor à noção de evolução cultural e "fases" rígidas como estes. Na verdade, a quantidade de dados antropológica sugeriu que a complexidade (civilização, o crescimento populacional e densidade, especialização, etc.) nem sempre tomam a forma de organização social hierárquica ou estratificação.

Além disso, relativismo cultural como uma abordagem generalizada / ética tem substituído noções de "primitivo", melhor / pior, ou "progresso" em relação às culturas (incluindo sua cultura material / tecnologia e organização social).

Características da sociedade

Os três componentes seguintes são comuns a todas as definições de sociedade:

  • Redes sociais
  • Critérios de adesão, e
  • Padrões característicos de organização

Cada um deles vai ser mais explorada nas seções a seguir.

Redes sociais

As redes sociais são mapas das relações entre as pessoas. Características estruturais, tais como a proximidade, freqüência de contato eo tipo de relação (por exemplo, parente, amigo, colega) definem várias redes sociais.

Organização da sociedade

As sociedades humanas muitas vezes são organizados de acordo com o seu principal meio de subsistência. Como observado na seção sobre " Evolução das sociedades ", acima, os cientistas sociais identificar sociedades de caçadores-coletores, nômades sociedades pastorais, Horticulturalist ou agrícolas simples sociedades e de agricultura intensiva, as sociedades, também chamados de civilizações . Alguns consideram industrial e sociedades pós-industriais para ser qualitativamente diferente de sociedades agrícolas tradicionais.

Um tema comum para as sociedades em geral é que eles servem para auxiliar indivíduos em um momento de crise. Tradicionalmente, quando um indivíduo requer ajuda, por exemplo, no momento do nascimento, morte, doença ou desastre, membros de que a sociedade vai se reunir outros para prestar ajuda, de alguma forma simbólica, lingüística, física, mental, emocional, financeira, médica, ou religiosa. Muitas sociedades vai distribuir generosidade, a mando de algum indivíduo ou algum grupo maior de pessoas. Este tipo de generosidade pode ser visto em todas as culturas conhecidas; normalmente, prestígio reverte para o indivíduo ou grupo generoso. Por outro lado, membros de uma sociedade também pode evitar ou bode expiatório membros da sociedade que violam a sua normas. Os mecanismos tais como a presentear e bode expiatório, o que pode ser visto em vários tipos de agrupamentos humanos, tendem a ser institucionalizado dentro de uma sociedade. A evolução social como um fenômeno carrega em si determinados elementos que poderiam ser prejudiciais para a população que serve.

Algumas sociedades irá outorgar status em um indivíduo ou grupo de pessoas, quando esse indivíduo ou grupo realiza uma ação admirada ou desejado. Este tipo de o reconhecimento é concedido pelos membros dessa sociedade sobre o indivíduo ou grupo, na forma de um nome, título, modo de vestir, ou recompensa monetária. Sexo Masculino, em muitas sociedades, são particularmente suscetíveis a esse tipo de ação e recompensa subseqüente, mesmo com o risco de suas vidas. Ação por um indivíduo ou grupo maior em nome de um ideal cultural é visto em todas as sociedades. Os fenômenos de ação comunitária, omitir, bode expiatório, generosidade e risco compartilhado e recompensa ocorrer nas sociedades de subsistência e em mais civilizações de base tecnológica.

As sociedades também podem ser organizados de acordo com sua política de estrutura. A fim de aumentar o tamanho e complexidade, existem bandas, tribos , chefias, e sociedades estatais. Estas estruturas podem ter vários graus de poder político, dependendo das culturais geográfica e históricos ambientes que essas sociedades devem enfrentar. Assim, uma sociedade mais isolado com o mesmo nível de tecnologia e cultura como outras sociedades é mais provável de sobreviver do que um em estreita proximidade com outros que podem interferir com os seus recursos (ver história para exemplos}. Uma sociedade que não é capaz de oferecer uma resposta eficaz às outras sociedades que concorre com normalmente irá ser incluído na cultura da sociedade concorrente (ver tecnologia para exemplos).

Crença compartilhada ou objectivo comum

Pessoas de várias nações unidas por comuns tradições políticas e culturais, crenças, valores ou às vezes são também disse ser uma sociedade (como o judaico-cristã, Oriental e Ocidental). Quando usado neste contexto, o termo é empregado como um meio de contraste dois ou mais "sociedades" cujos membros representam visões de mundo conflitantes alternativa e concorrentes (ver Sociedades Secretas).

Alguns acadêmico, aprendi e acadêmicos associações descrevem-se como sociedades (por exemplo, o American Mathematical Society). Mais comumente, as organizações profissionais muitas vezes se referem a si mesmos como sociedades (por exemplo, o Sociedade Americana de Engenheiros Civis, American Chemical Society). No Reino Unido e nos Estados Unidos, aprendi sociedades são normalmente sem fins lucrativos e tem de caridade status. Em ciência , eles variam em tamanho para incluir nacional sociedades científicas (ou seja, o Royal Society) para as sociedades história natural regional. Sociedades acadêmicas podem ter interesse em uma ampla gama de assuntos, incluindo a artes, humanidades e ciência .

Em alguns países (por exemplo a dos Estados Unidos e França ), o termo "sociedade" é usado em commerce para denotar uma parceria entre investidores ou o início de um negócio . No Reino Unido , as parcerias não são chamadas de sociedades, mas as cooperativas ou mutualidades são muitas vezes conhecidos como sociedades (tais como mútuas e building societies). Na América Latina , a sociedade termo pode ser usado no comércio denotando uma parceria entre investidores ou investidores anônimos; por exemplo: "Fornecedor industrial Anahuac SA", onde SA representa Anonymous Society (Sociedad Anónima); no entanto, no México , em outro tipo de parceria que iria ser declarado como SA de CV ou SA de RL, indicando o nível de comprometimento do capital e as responsabilidades de cada membro para a sua própria associação e para a sociedade em geral e supervisionada pelas autoridades civis e judiciais jurisdicionais correspondentes.

Ontologia

Como uma nota relacionada, ainda há um debate em curso nos círculos sociológicos e antropológicos para saber se existe uma entidade que poderíamos chamar de sociedade. Alguns marxistas teóricos, como Louis Althusser, Ernesto Laclau e Slavoj Zizek, têm argumentado que a sociedade nada mais é do que um efeito da decisão ideologia de um determinado sistema de classe, e não deve ser usada como uma noção sociológica. Conceito de Marx de sociedade como a soma total de as relações sociais entre os membros de uma comunidade contrasta com interpretações a partir da perspectiva de individualismo metodológico onde a sociedade é simplesmente a soma total de indivíduos em um território.

Em 1987 Margaret Thatcher disse a famosa frase "Não existe essa coisa de sociedade".

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Society&oldid=185748912 "