Conteúdo verificado

Geografia

Assuntos Relacionados: Geografia

Você sabia ...

Crianças SOS voluntários ajudaram a escolher artigos e fez outro material currículo Antes de decidir sobre o patrocínio de uma criança, por que não aprender sobre as diferentes instituições de caridade de patrocínio primeiro ?

Mapa da Terra

Geografia (do grego γεωγραφία - geografia) é o estudo da terra e de seus recursos, habitantes, e fenômenos. Uma tradução literal seria "para descrever ou escrever sobre a Terra". A primeira pessoa a usar a palavra "geografia" foi Eratóstenes (276-194 aC). Quatro tradições históricas na pesquisa geográfica são a análise espacial dos fenômenos naturais e humanas (geografia como um estudo de distribuição), estudos de área (locais e regiões), o estudo da relação homem-terra, e pesquisa em ciências da terra. No entanto, geografia moderna é uma disciplina abrangente que visa acima de tudo para compreender o mundo e toda a sua complexities-- humano e natural não apenas onde os objetos são, mas como eles mudaram e vir a ser. Como "a ponte entre as ciências humanas e físicas," geografia é dividido em dois ramos principais - geografia humana e geografia física.

Introdução

Tradicionalmente, geógrafos foram exibidos da mesma forma que cartógrafos e as pessoas que estudam nomes de lugares e números. Embora muitos geógrafos são treinados em toponímia e cartology, esta não é a sua principal preocupação. Geógrafos estudar a espacial e distribuição temporal de fenómenos, processos e característica, bem como a interacção de seres humanos e os seus ambiente. Como o espaço e lugar afetam uma variedade de temas como economia, saúde, clima, plantas e animais, a geografia é altamente interdisciplinar.

" meros nomes de lugares ... não são geografia ... sabe de cor a gazetteer inteiro cheio deles não seria, por si só, constitui qualquer um geógrafo. Geografia tem objetivos mais elevados do que isso: ela procura classificar fenômenos (tanto do natural e do mundo político, na medida em que se trata do segundo), para comparar, generalizar, para ascender dos efeitos às causas, e, em fazê-lo, para traçar as grandes leis da natureza e para marcar as suas influências sobre o homem. Este é 'uma descrição do mundo', isto é geografia. Em uma palavra a geografia é uma ciência-a coisa não de meros nomes, mas de argumentação e razão, de causa e efeito. "
- William Hughes, 1863

Geografia como uma disciplina pode ser dividido genericamente em dois sub campos principais: geografia humana e geografia física. O ex-incide essencialmente sobre o ambiente construído e como o espaço é criado, exibidas e gerenciadas por seres humanos, bem como os seres humanos têm influência sobre o espaço que ocupam. Este último examina o ambiente natural e como o clima , vegetação e vida, do solo , da água , e acidentes geográficos são produzidos e interagir. Como resultado dos dois subcampos utilizando diferentes abordagens um terceiro campo emergiu, que é geografia ambiental. Geografia ambiental combina geografia física e humana e analisa as interações entre o ambiente e os seres humanos.

Ramos de geografia

Geografia física

Geografia física (ou physiogeography) concentra-se em geografia como um Ciências da Terra. Ele tem como objetivo compreender a física litosfera, hidrosfera, atmosfera , pedosfera, e global flora e padrões fauna ( biosfera ). Geografia física podem ser divididos nas seguintes grandes categorias:

Línea de Wallace.jpg Ciclone Catarina a partir da ISS em 26 de março 2004.JPG 90 milhas beach.jpg Gavin Plant.JPG Convergência meridiana e excess.png spehrical Delicate Arch LaSalle.jpg Com entradas geleira-en.svg
Biogeografia Climatologia & paleoclimatology Geografia costeira Geografia Ambiental & gestão Geodésia Geomorfologia Glaciologia
Meander.svg Khajuraho-landscape.jpg World11.jpg Profile.jpg solo Pangea animação 03.gif As variações de Milankovitch sv.png
Hidrologia & Hidrografia Ecologia da Paisagem Oceanografia Pedologia Palaeogeography Ciência Quaternário

Geografia humana

Geografia humana é um ramo da geografia que se concentra no estudo de padrões e processos que moldam a interação humana com vários ambientes. Ela engloba humano , político , cultural , sociais e econômicos aspectos. Embora o foco principal da geografia humana não é a paisagem física da Terra (ver geografia física), dificilmente é possível discutir a geografia humana sem se referir à paisagem física em que as atividades humanas estão sendo jogados fora, e geografia ambiental está a emergir como uma ligação entre os dois. Geografia humana pode ser dividido em muitas categorias gerais (para uma lista completa, ver geografia humano), tais como:

Qichwa Conchucos 01.jpg Pepsi em India.jpg Christaller modelo 1.jpg Estrela de life.svg Império Britânico 1897.jpg Assembly.jpg Geral das Nações Unidas Pyramide Comores.PNG
Geografia cultural Geografia Desenvolvimento Geografia econômica Geografia Saúde Historical & Tempo geografia Geografia política & Geopolítica Geografia população ou Demografia
ReligionSymbol.png US-hoosier-family.jpg RERParisVision2025.png Turistas-2-x.jpg Nova Iorque-Jan2005.jpg
Geografia Religião Geografia social Geografia Transporte Geografia Turismo Geografia urbana

Várias abordagens ao estudo da geografia humana também surgiram através do tempo e incluem:

  • Geografia Comportamental
  • Geosofia
  • Geografia feminista
  • A teoria cultural

Geografia Ambiental

Geografia ambiental é o ramo da geografia que descreve os aspectos espaciais de interações entre os seres humanos eo mundo natural. Ela exige uma compreensão dos aspectos tradicionais da geografia física e humana, assim como as maneiras pelas quais as sociedades humanas conceituam o meio ambiente.

Geografia ambiental surgiu como uma ponte entre o ser humano ea geografia física, como resultado da crescente especialização dos dois sub-campos. Além disso, como relacionamento humano com o ambiente mudou, como resultado da globalização e mudança tecnológica foi necessária uma nova abordagem para entender a mudança e relação dinâmica. Exemplos de áreas de pesquisa em geografia ambiental incluem gestão de desastres, gestão ambiental, sustentabilidade, e ecologia política.

Geomatics

Modelo Digital de Elevação (DEM)

Geomática é um ramo da geografia que surgiu desde a revolução na geografia quantitativa em meados de 1950. Geomatics envolve o uso de técnicas espaciais tradicionais utilizados na cartografia e topografia e sua aplicação para os computadores. Geomatics tornou-se um campo generalizado com muitas outras disciplinas utilizando técnicas tais como GIS e teledetecção. Geomatics também levou a uma revitalização de alguns departamentos de geografia especialmente na América do Norte, onde o sujeito tinha um status em declínio durante a década de 1950.

Geomatics abrange uma grande área de campos envolvidos com análise espacial, como Cartografia, Sistemas de informação geográfica (GIS), Sensoriamento remoto e Sistemas de posicionamento global (GPS).

Geografia regional

Geografia regional é um ramo da geografia que estuda as regiões de todos os tamanhos em todo o Terra . Ele tem um caráter predominantemente descritivo. O objetivo principal é entender ou definir a singularidade ou o caráter de uma determinada região que consiste em natural, bem como elementos humanos. Presta-se atenção também para regionalização, que abrange as técnicas adequadas de delimitação do espaço em regiões.

Geografia regional também é considerado como uma determinada abordagem para o estudo das ciências geográficas (semelhante ao ou quantitativa geografias críticas, para mais informações ver História da geografia).

Campos relacionados

  • Planejamento urbano, ordenamento do território e o ordenamento do território: usar a ciência da geografia para ajudar a determinar como desenvolver (ou não desenvolver) a terra para atender a critérios específicos, como a segurança, beleza, oportunidades económicas, a preservação do património construído ou natural, e assim por diante. O planejamento de cidades, cidades e áreas rurais pode ser visto como geografia aplicada.
  • Ciência Regional: Na década de 1950 o movimento da ciência regional liderado por Walter Isard surgiram, para fornecer uma base mais quantitativo e analítico às questões geográficas, em contraste com as tendências descritivos de programas de geografia tradicionais. Ciência Regional compreende o corpo de conhecimento em que a dimensão espacial tem um papel fundamental, como economia regional, gestão de recursos, teoria localização, urbana e ordenamento do território, transportes e comunicação , geografia humana, a distribuição da população, ecologia da paisagem e qualidade ambiental.
  • Ciências interplanetárias: Enquanto a disciplina de geografia é normalmente preocupados com a Terra , o termo também pode ser usado informalmente para descrever o estudo de outros mundos, como os planetas do sistema solar , e mesmo além. O estudo de sistemas maiores do que a própria terra geralmente faz parte da astronomia ou cosmologia . O estudo de outros planetas é geralmente chamado planetology. Termos alternativos tais como areology (o estudo de Marte) têm sido propostas, mas não são amplamente utilizados.

Técnicas geográficas

Como inter-relações espaciais são a chave para este ciência sinótica, mapas são uma ferramenta-chave. Clássico cartografia foi acompanhado por uma abordagem mais moderna para análise geográfica, com base computer- sistemas de informação geográfica (SIG).

Em seu estudo, os geógrafos usar quatro abordagens inter-relacionados:

  • Sistemáticas - Grupos conhecimento geográfico em categorias que podem ser exploradas globalmente.
  • Regional - examina relações sistemáticas entre as categorias para uma região ou local específico no planeta.
  • Descritivo - Simplesmente especifica os locais de recursos e populações.
  • Analítica - Solicita por isso que encontramos características e populações em uma área geográfica específica.

Cartografia

Cartografia estuda a representação da superfície da Terra com símbolos abstratos (mapa) para preparar. Embora outras subdisciplinas da geografia dependem de mapas para apresentar suas análises, a realização efectiva dos mapas é abstrato o suficiente para ser considerada separadamente. Cartografia tem crescido a partir de um conjunto de técnicas de desenho em uma ciência real.

Cartógrafos devem aprender psicologia cognitiva e ergonomia para compreender quais os símbolos transmitir informações sobre a Terra de forma mais eficaz, e psicologia comportamental para induzir os leitores de seus mapas para agir sobre a informação. Eles devem aprender geodésia e bastante avançadas matemática para entender como a forma da Terra afeta a distorção dos símbolos mapa projetadas em uma superfície plana para visualização. Pode-se dizer, sem muita controvérsia, que cartografia é a semente da qual o maior campo da geografia cresceu. A maioria dos geógrafos vai citar um fascínio de infância com mapas como um sinal precoce que iria acabar no campo.

Sistemas de informação geográfica

Sistemas de informação geográfica (GIS) lidar com o armazenamento de informações sobre a Terra para recuperação automática de um computador, de forma precisa adequadas para o propósito da informação. Além de todas as outras especialidades de geografia, especialistas em GIS deve entender a ciência da computação e sistemas de banco de dados. GIS revolucionou o campo da cartografia; quase todos mapmaking agora é feito com a ajuda de alguma forma de software GIS. GIS também se refere à ciência de usar técnicas de software GIS e GIS para representar, analisar e prever as relações espaciais. Neste contexto, o GIS representa Ciências de Informação Geográfica.

Sensoriamento remoto

O sensoriamento remoto pode ser definida como a arte ea ciência da obtenção de informações sobre os recursos da Terra a partir de medições feitas à distância. Dados de sensoriamento remoto vem em muitas formas, tais como imagens de satélite, fotografia aérea e os dados obtidos a partir de sensores portáteis. Geógrafos utilizam cada vez mais dados de sensoriamento remoto para obter informações sobre a terra superfície, oceano e da atmosfera da Terra, porque: a) fornece informações objetivas em uma variedade de escalas espaciais (local ao global), b) fornece uma visão sinóptica da área de interesse, c) permite o acesso a distante e / ou locais de difícil acesso, d) fornece informação espectral fora da parte visível do espectro eletromagnético, e e) facilita os estudos de como os recursos / áreas de mudar ao longo do tempo. Dados de sensoriamento remoto podem ser analisados de forma independente, ou em conjunto com outras, camadas de dados digitais (por exemplo, em um Sistema de Informação Geográfica).

Métodos quantitativos geográficos

Geoestatística lidar com análise quantitativa dos dados, especificamente a aplicação de metodologia estatística para a exploração de fenômenos geográficos. Geoestatística é amplamente utilizado em uma variedade de campos, incluindo: hidrologia , geologia , petróleo exploração, análise meteorológica, planejamento urbano, logística , e epidemiologia. A base matemática para geoestatística deriva análise de cluster, análise discriminante, e testes estatísticos não-paramétricos, e uma variedade de outros assuntos. Aplicações da geoestatística dependem fortemente de Sistemas de Informação Geográfica, particularmente para a interpolação (estimativa) de pontos não medidos. Os geógrafos estão fazendo contribuições notáveis para o método de técnicas quantitativas.

Métodos qualitativos Geográfica

Métodos qualitativos geográficas, ou etnográficas; técnicas de pesquisa, são utilizados pelos geógrafos humanos. Em geografia cultural, existe uma tradição de empregar técnicas de pesquisa qualitativa também usada em antropologia e sociologia . Observação participante e entrevistas em profundidade fornecer geógrafos humanos com dados qualitativos.

História da geografia

Geografia
História da geografia
  • Greco-romano
  • Chinês
  • Islâmico
  • Age of Discovery
  • História da cartografia
  • Determinismo ambiental
  • Geografia regional
  • Revolução quantitativa
  • Geografia crítica
OrteliusWorldMap.jpeg

As idéias de Anaximandro de Mileto (c. 610 aC-c. 545 aC), considerado por escritores gregos posteriores ser o verdadeiro fundador da geografia, vêm até nós através de fragmentos citados por seus sucessores. Anaximandro é creditado com a invenção do gnomon, o instrumento grego simples mas eficaz que permitiu a medição inicial de latitude. Thales, Anaximandro também é creditado com a previsão de eclipses. As bases da geografia podem ser rastreados para as culturas antigas, como os antigos, medievais, e os primeiros modernos chinês . Os gregos , que foram os primeiros a explorar a geografia tanto como arte e ciência , conseguido isso através de Cartografia, Filosofia, e Literatura, ou através de Matemática . Há algum debate sobre quem foi a primeira pessoa a afirmar que a Terra é esférica, com o crédito vai quer para Parmênides ou Pitágoras . Anaxágoras foi capaz de demonstrar que o perfil da Terra era circular por explicar eclipses. No entanto, ele ainda acreditava que a Terra era um disco plano, assim como muitos de seus contemporâneos. Uma das primeiras estimativas do raio da Terra foi feita por Eratóstenes.

O primeiro sistema rigoroso de linhas de latitude e longitude é creditada a Hiparco. Ele empregou um sistema sexagesimal que foi derivado a partir de Matemática babilônica. Os paralelos e meridianos foram sub-divididos em 360 °, com cada grau subdivididas 60 '( minutos). Para medir a longitude no local diferente na Terra, ele sugeriu o uso de eclipses para determinar a diferença relativa de tempo. O mapeamento extensivo pelos romanos como eles exploraram novas terras, mais tarde, proporcionar um elevado nível de informação por Ptolomeu para construir detalhada atlas. Ele estendeu o trabalho de Hiparco, usando um sistema de grade em seu mapas e adotando um comprimento de 56,5 milhas para um grau.

A partir do terceiro século em diante, chineses métodos de estudo geográfico e escrita de literatura geográfica tornou-se muito mais complexo do que o que foi encontrado na Europa na época (até o século 13 ). Geógrafos chineses, tais como Liu An, Pei Xiu, Jia Dan, Shen Kuo, Fan Chengda, Zhou Daguan, e Xu Xiake escreveu tratados importantes, ainda pelo século 17, as idéias e os métodos de estilo ocidental de geografia avançados foram adotados na China.

Durante as idades médias , o queda do império romano levou a uma mudança na evolução da geografia da Europa para a Mundo islâmico. Geógrafos muçulmanos como Al-Idrisi produziu mapas detalhados mundo (tais como Tabula Rogeriana), enquanto que outros, tais como geographers Yaqut al-Hamawi, Al-Biruni, Ibn Batutta e Ibn Khaldun fornecida relatos detalhados de suas viagens ea geogarphy das regiões visitadas. Geigrapher turco, Mahmud al-Kashgari desenhou um mapa do mundo em uma base linguística, e mais tarde o mesmo que fizeram Piri Reis ( Piri Reis mapa). Além disso, estudiosos islâmicos e traduzido interpretaram as obras anteriores dos romanos e gregos e estabeleceu o Casa da Sabedoria, em Bagdá para esta finalidade. Abū Zayd al-Balkhi, originalmente de Balkh, fundou a "escola Balkhi" de mapeamento terrestre em Bagdá . Suhrāb, um décimo geógrafo muçulmano final do século, acompanhado de um livro de coordenadas geográficas com instruções para fazer um mapa retangular, com projeção equirectangular ou projeção equidistante cilíndrica cilíndrica. No início do século 11, Avicena hipótese sobre as geológicos causas de montanhas em The Book of Healing (1027).

Abū rayhan Al-Biruni (976-1048) descreveu pela primeira vez um equi- polar azimutal projecção equidistante do esfera celeste. Ele foi considerado como o mais hábil quando se tratava de mapeamento de cidades e medir as distâncias entre eles, o que fez para muitas cidades no Médio Oriente e Subcontinente indiano. Ele muitas vezes combinados leituras astronômicas e equações matemáticas, a fim de desenvolver métodos de locais apontando pinos gravando graus de latitude e longitude. Ele também desenvolveu técnicas similares quando se tratava de medição da altura dos montes , profundezas do vales e extensão do horizonte. Ele também discutiu geografia humana ea habitabilidade planetária da Terra . Ele hipótese de que cerca de um quarto da superfície da Terra é habitável pelos seres humanos . Ele também calculou a latitude de Kath, Khwarazm, usando a altitude máxima do Sol, e resolveu um complexo equação geodésica, a fim de calcular com precisão a Terra 's circunferência, que estavam próximos aos valores modernos de circunferência da Terra. Sua estimativa de 6,339.9 km para o Raio da Terra era de apenas 16,8 km menos do que o valor moderno de 6,356.7 km. Ao contrário de seus antecessores, que mediram a circunferência da Terra por avistar o Sol simultaneamente em dois locais diferentes, al-Biruni desenvolveu um novo método de usar trigonométricas cálculos com base no ângulo entre um planície e montanha topo que rendeu medições mais precisas da circunferência da Terra e tornou possível para que possa ser medido por uma única pessoa a partir de um único local. Ele também publicou um estudo de projeções de mapa , Cartografia, que inclui um método para projectar um hemisfério num plano .

Retrato do auto de Alexander von Humboldt, um dos pioneiros da geografia

O Europeu Age of Discovery durante os 16 e 17 séculos , onde muitas novas terras foram descobertas e relatos de exploradores europeus, como Cristóvão Colombo , Marco Polo e James Cook , reviveu o desejo de ambos detalhe geográfico preciso, e fundamentos teóricos mais sólidos na Europa .

As 18 e 19 séculos foram os momentos em que a geografia se tornou reconhecida como uma disciplina acadêmica discreto e tornou-se parte de uma típica universidade currículo na Europa (especialmente Paris e Berlim ). O desenvolvimento de muitas sociedades geográficas também ocorreu durante o século 19 com os fundamentos da Société de Geografia em 1821, a Sociedade Geográfica Real em 1830, Sociedade Geográfica Russa em 1845, Sociedade Geográfica Americana, em 1851, ea National Geographic Society em 1888. A influência de Immanuel Kant , Alexander von Humbolt, Carl Ritter e Paul Vidal de la Blache pode ser visto como um importante ponto de viragem na geografia de uma filosofia de um tema acadêmico.

Nos últimos dois séculos, os avanços na tecnologia, como computadores, levaram ao desenvolvimento de geomática e novas práticas, como a observação participante e geoestatística serem incorporadas a geografia portfólio de ferramentas. No Ocidente durante o século 20, a disciplina de geografia passou por quatro fases principais: determinismo ambiental, geografia regional, o revolução quantitativa, e geografia crítica. As fortes ligações interdisciplinares entre geografia e as ciências da geologia e botânica , assim como economia , sociologia e demografia também têm crescido muito, especialmente como resultado de Ciência do Sistema Terrestre que procura entender o mundo em uma visão holística.

Alguns geógrafos influentes

O geógrafo por Johannes Vermeer
  • Eratóstenes (276BC - 194BC) - calculado o tamanho da Terra.
  • Ptolomeu (c.90-c.168) - compilou o conhecimento grego e romano para o livro Geographia.
  • Gerardus Mercator (1512-1594) - inovador cartógrafo produziu a projeção Mercator
  • Alexander Von Humboldt (1769-1859) - Considerado pai da geografia moderna, publicou o Kosmos e fundador da biogeografia sub-campo.
  • Carl Ritter (1779-1859) - Considerado pai da geografia moderna. Ocupou a primeira cadeira de geografia na Universidade de Berlim.
  • Arnold Henry Guyot (1807-1884) - observou a estrutura das geleiras e conhecimento avançado em movimento geleira, especialmente no fluxo de gelo rápido.
  • William Morris Davis (1850-1934) - pai da geografia e desenvolvedor do ciclo de erosão americano.
  • Paul Vidal de la Blache (1845-1918) - fundador da escola francesa de geopolítica e escreveu os princípios da geografia humana.
  • Senhor Halford Mackinder John (1861-1947) - Co-fundador da LSE, Associação Geográfica
  • Walter Christaller (1893-1969) - geógrafo humano e inventor da Teoria Lugar Central.
  • Yi-Fu Tuan (1930) - estudioso chinês-americano creditado com partida Geografia Humanística como uma disciplina.
  • David Harvey (1935-) - geógrafo marxista e autor de teorias sobre geografia territorial e urbano.
  • Michael Frank Goodchild (1944) - proeminente estudioso GIS e vencedor de medalha do fundador RGS em 2003.
  • Nigel Thrift (1949-) - criador da teoria não-representacional.
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Geography&oldid=225825212 "