Conteúdo verificado

Rinoceronte preto

Assuntos Relacionados: Mamíferos

Fundo para as escolas Wikipédia

Crianças SOS tentou tornar o conteúdo mais acessível Wikipedia por esta selecção escolas. Patrocínio da criança ajuda as crianças uma a uma http://www.sponsor-a-child.org.uk/ .

Rinoceronte negro
Estado de conservação

Criticamente em Perigo ( IUCN 2.3)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mamíferos
Ordem: Perissodactyla
Família: Rhinocerotidae
Género: Diceros
Espécie: D. bicornis
Nome binomial
Diceros bicornis
Linnaeus , 1758
Subespécies

Diceros bicornis michaeli
Diceros bicornis longipes
Diceros bicornis minor
Diceros bicornis do Diceros

Gama Black Rhinoceros

O rinoceronte preto (Diceros bicornis), também coloquialmente Black Rhino, é um mamífero da ordem Perissodactyla, nativo às áreas orientais e centrais de África, incluindo o Quénia , Tanzânia , Camarões , África do Sul , Namíbia e Zimbabwe . Embora o Rhino é referido como o preto, é realmente mais de uma cor cinzenta / marrom / branco na aparência.

O nome da espécie foi escolhido para distingui-lo do rinoceronte branco (Ceratotherium simum). Isto é enganador, como aquelas duas espécies não são realmente distinguíveis pela cor. A palavra branco no nome "White Rhinoceros" deriva do Afrikaans palavra para "ampla" do que a cor branca.

A União Mundial de Conservação (IUCN) anunciou em 07 de julho 2006 que um dos quatro subespécies, o Oeste Africano rinoceronte preto (Diceros bicornis longipes), foi provisoriamente declarados como extintos.

Sobre 3600 Rinoceronte negro existem no mundo.

Taxonomia e nomenclatura

Há quatro subespécies de rinocerontes negros:

  • Sul-central (Diceros bicornis minor), que são os mais numerosos, e uma vez que variou de Tanzânia central sul através da Zâmbia, Zimbabwe e Moçambique a norte e leste da África do Sul.
  • Sul-ocidental (Diceros bicornis do Diceros) que estão melhor adaptadas às savanas áridas e semi-áridas da Namíbia, sul da Angola , ocidental Botswana e África do Sul ocidental.
  • Leste Africano (Diceros bicornis michaeli) que teve uma distribuição histórica do sul do Sudão , Etiópia , Somália através Quênia em centro-norte da Tanzânia. Hoje, seu alcance é limitado principalmente para a Tanzânia.
  • Oeste Africano (Diceros bicornis longipes) é uma subespécie extinta. Historicamente, uma vez que ocorreu na maior parte da savana Africano oeste. Até recentemente, apenas alguns indivíduos sobreviveram no norte de Camarões , mas em 08 julho 2006 a União Mundial de Conservação declarou a subespécie a ser provisoriamente extinta.

Descrição

Um adulto Rinoceronte negro está 140-170 cm (57,9-63 polegadas) de altura no ombro e é 3,3-3,6 m (10,8-11,8 pés) de comprimento. Um adulto pesa 800-1364 KG (1.760 a 3.000 lb), mas às vezes cresce até 1.818 kg (4.000 lb), As fêmeas são menores do que os machos. Dois chifres no crânio são feitos de queratina com o maior chifre frontal geralmente 50 cm de comprimento, excepcionalmente até 140 cm.

Preto pastejo rinoceronte.

O chifre mais longa conhecida medido quase cinco pés de comprimento. Por vezes, um terceiro chifre menor pode desenvolver. Estes chifres são usados para a defesa, a intimidação, e desenterrar raízes e quebrando galhos durante a alimentação. A cor da pele depende mais de condições locais do solo e os rinocerontes 'chafurdando comportamento do que qualquer outra coisa, tantas rinocerontes negros não são tipicamente verdadeiramente na cor preta. The Black Rhino é muito menor do que o rinoceronte branco , e tem uma, apontou, e lábio superior preênsil longa, que ele usa para agarrar folhas e galhos ao alimentar. Rinoceronte branco ter lábios quadrados utilizados para comer grama. O Rinoceronte negro também pode ser reconhecido a partir do Rinoceronte branco por seu crânio e as orelhas menores. Rinoceronte negro também não têm uma corcova ombro distintiva como o rinoceronte branco.

Sua pele em camadas de espessura protege o rinoceronte de espinhos e afiada gramíneas. Sua pele abriga muitos externo parasitas, tais como caranguejos, que são comidos por oxpeckers e garças que vivem com o rinoceronte. Eles têm terrível visão, confiando mais na audição e olfato. Eles têm grandes orelhas que giram muito parecido com antenas parabólicas para detectar qualquer som e um nariz grande que tem um excelente sentido do olfato para detectar predadores.

Distribuição

Preto pastejo rinoceronte.

Para a maior parte do século 20, o rinoceronte negro continental foi a mais numerosa de todas as espécies de rinocerontes. Por volta de 1900 havia provavelmente várias centenas de milhares que vivem em África. Durante a segunda metade do século 20 seu número severamente reduzida a partir de uma estimativa de 70.000 no final de 1960 apenas 10.000 a 15.000 em 1981. No início de 1990 o número caiu abaixo de 2500, e em 2004, foi relatado que somente 2.410 rinocerontes negros permaneceram . De acordo com Fundação Internacional Rhino, a população total Africano, desde então, recuperou ligeiramente para 3.610 até 2003. De acordo com um relatório de julho de 2006 pela União de Conservação Mundial, uma pesquisa recente do rinoceronte preto do Oeste Africano, que já variou entre os savanas da África ocidental, mas caiu para apenas 10, concluiu a subespécie para ser extinto. O branco do norte é cedo para se juntar ao rinoceronte negro ocidental na lista de extinção como seus últimos números observados foram tão poucos como 4. A única rinoceronte que se recuperou um pouco da beira da extinção é o sul branco cujos números agora são estimados em cerca de 14.500, a partir de menos de 50 na primeira década do século 20. O Rinoceronte negro foi empurrado para a beira da extinção pela caça ilegal para o seu chifre e por perda de habitat. A buzina é usado em medicina tradicional chinesa, e é dito por herbalists para ser capaz de reanimar pacientes comatosos e curar febres. A suposta eficácia da utilização de chifre de rinoceronte no tratamento de qualquer doença ainda não foi confirmada pela ciência médica. Em junho de 2007, o primeiro de sempre caso documentado da venda medicinal de chifre de rinoceronte negro nos Estados Unidos (confirmado por teste genético do chifre confiscados) ocorreu em um Loja tradicional medicina chinesa em oferta Portland, Oregon de Chinatown. Ele é usado no Oriente Médio para fazer alças esculpidas ornately para punhais cerimoniais chamados jambiyas. A demanda por estes explodiu na década de 1970 fazendo com que a população Rinoceronte negro a diminuir 96% entre 1970 e 1992.

Comportamento e ecologia

O Rinoceronte negro é um herbívoro navegador que come plantas de folhas, ramos, brotos, arbustos espinhosos madeira e frutas. A sua dieta ajuda a reduzir a quantidade de plantas lenhosas que resulta em gramas que crescem mais para o benefício de outros animais. Sua sido conhecida a comer até 220 espécies diferentes de plantas. Pode viver até 5 dias sem água durante a seca. Rhinos pretos vivem em pastagens principalmente, savanas e habitats bushland tropicais.

Eles procurar comida de manhã e à noite. Na parte mais quente do dia, eles são mais inativos passou descansando, dormindo e chafurdar na lama. Wallowing é uma parte essencial de todas as vidas espécies de rinocerontes. Isso ajuda a arrefecer a temperatura do corpo durante o dia e protege contra parasitas. Se a lama não está disponível eles vão recorrer a chafurdar na poeira. A água potável é mais comumente feito em direção às afterhours.

Animais solitários, com excepção dos que se juntam para acasalar, mães e terneiros, por vezes, se reúnem em pequenos grupos por curtos períodos de tempo. Os machos não são tão sociável como fêmeas, embora, por vezes, vai permitir que a presença de outros rinoceronte. Eles não são muito territoriais e muitas vezes se cruzam outros territórios rinoceronte. Escalas home variam dependendo da época e da disponibilidade de alimentos e água. Geralmente eles têm escalas home menores e maior densidade em habitats que têm abundância de comida e água disponíveis, e vice-versa se os recursos não estão prontamente disponíveis. Nas escalas home Serengeti são em torno de 43-133 km², enquanto no Ngorongoro é entre 2,6-44 km². Preto Rhinos também foram observados para ter uma determinada área, eles tendem a visitar e descansar freqüentemente chamados "casas" que são geralmente em um nível do solo elevada.

The Black Rhino tem uma reputação de ser extremamente agressivo. Eles atacam por medo, confusão e pânico. Devido à sua própria visão fraca eles vão cobrar se eles sentem uma ameaça. Eles têm mesmo sido observado para carregar troncos de árvores e cupinzeiros. Rinoceronte negro não são muito agressivos para com os outros de sua espécie, normalmente, apenas blefando agressão. Os machos vão lutar por vezes, empurrando cabeça a cabeça ou o chifre de torneio medieval. Eles costumam evitar outros machos quando possível. As fêmeas não são agressivos uns com os outros. Apesar de sua agressão, adulto Rhinos pretos não têm predadores naturais, fora de um incidente não foi verificado de uma enorme Crocodilo do Nilo derrubar um.

Rinoceronte negro seguem as mesmas trilhas como os elefantes usam para ir de forrageamento áreas de furos de água. Eles também usam trilhas menores quando eles estão navegando. Eles são muito rápidos e pode chegar até a velocidade de 35 milhas por hora (56kph) em execução em seus dedos.

Comunicação

Muitas formas de comunicação são exibidos por estes animais. Devido à sua visão ruim e natureza solitária, marcando cheiro é muitas vezes utilizado para identificar outro Rhinos pretos. Urina pulverização ocorre em árvores e arbustos, em torno de furos de água e áreas de alimentação. Urina fêmeas pulverizar mais frequentemente quando receptivo para a reprodução. Defecação ocorre no mesmo local usado por muitos rinocerontes diferentes encontrados em torno de estações de alimentação, faixas de rega, e outras áreas. Estes são muito importantes para a identificação de cada outro. Vindo sobre estes pontos, rinocerontes vai cheirar para ver quem está na área e adicionar sua própria marcação. Menos comumente eles vão esfregar a cabeça ou chifre contra troncos de árvores para marca de perfume.

Foram também observadas diferentes tipos de vocalizações complexas. Rosna e trombetas podem ser utilizadas durante uma luta. Uma longa bufo indica raiva, enquanto as chamadas espirro-like são usados como um alarme para o perigo. Bufa curtas com orelhas em pé e narinas enrugados são uma reação de surpresa para um recém-chegado. Um sabichão agudo tem sido descrito para quando eles estão com medo. Pior ainda é um grito agudo observado em tempos de terror. "Mmwonk", um som profundo, ressonante é um sinal de contentamento. Squeak, feito com diferentes tons e entonações pode significar "Estou perdida", "Onde você está?", "Eu estou aqui", e outras emoções que ainda não são compreendidos. Velocidades de respiração pode ser usado para se comunicar cumprimentos, ansiedade e confiança. Um bufo sopro é uma saudação comum quando machos e fêmeas encontrar um outro.

A linguagem corporal é o menos importante das comunicações rinoceronte preto. Um touro às vezes exibir um ritual agressivo para um rival potencial. Eles vão sentir o cheiro, spray repetidamente, raspar, atropelar e festança com a cabeça em arbustos. Eles também podem cheirar em uma postura de ataque. Quando sua cauda é para cima, isso pode indicar uma das várias coisas: curiosidade, alarme ou receptividade sexual. Orelhas eretas também indicam curiosidade, embora orelhas lisas raiva expressa.

Reprodução

Black Rhino em Zurique jardim zoológico.

Os adultos são solitários na natureza, juntando-se apenas para o acasalamento. Acasalamento não tem um padrão sazonal, mas nascimentos tendem a ser para o fim da estação das chuvas em ambientes mais secos.

Quando na época as fêmeas vai raspar suas vaginas mais vigorosamente com pilhas de esterco. Os machos seguintes fêmeas que estão na época irá segui-la; quando ela defeca ele vai raspar e espalhar o estrume, tornando mais difícil para quaisquer outros machos adultos para pegar a trilha de cheiro.

Comportamento da corte antes do acasalamento incluem bufando e sparring com os chifres entre os homens. Outro comportamento de corte é chamado blefe e arrogância, onde o rinoceronte vai cheirar e balançar a cabeça de um lado para o outro de forma agressiva antes de fugir repetidamente. Casais ficam juntos por 2-3 dias e às vezes até semanas. Acoplam-se várias vezes ao dia ao longo deste tempo e a cópula dura para uma meia hora.

O período de gestação é de 15 a 16 meses. O único filhote pesa cerca de 35-50 kg no nascimento, e pode seguir sua mãe em torno depois de apenas três dias. O desmame ocorre em cerca de 2 anos de idade para a prole. A mãe eo bezerro ficar juntos por 2-3 anos até a próxima bezerro nasce; bezerras podem ficar mais tempo, formando pequenos grupos. Os jovens são por vezes tomadas por hienas e leões . A maturidade sexual é atingida 5-7 anos de idade para o sexo feminino, e 7-8 anos para os homens. A expectativa de vida em condições naturais (sem pressão caça furtiva) é 35-50 anos.


Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Black_rhinoceros&oldid=228160637 "