Rinoceronte branco
Você sabia ...
Crianças SOS feita esta seleção Wikipedia ao lado de outras escolas recursos . Um link rápido para o patrocínio criança é http://www.sponsor-a-child.org.uk/
Rinoceronte branco | |
---|---|
Rinoceronte branco, à espreita | |
Estado de conservação | |
Quase Ameaçado | |
Classificação científica | |
Reino: | Animalia |
Filo: | Chordata |
Classe: | Mamíferos |
Ordem: | Perissodactyla |
Família: | Rhinocerotidae |
Género: | Ceratotherium |
Espécie: | C. simum |
Nome binomial | |
Ceratotherium simum Burchell, 1817 | |
Subespécies | |
Ceratotherium simum simum | |
O rinoceronte branco intervalo original (laranja: Norte (C. s cottoni), verde:.. Austral (C. s simum)). |
O Rinoceronte branco ou rinoceronte Quadrado-labiado (Ceratotherium simum) é uma das cinco espécies de rinoceronte que ainda existem e é um dos poucos espécies de megafauna esquerda. Atrás do elefante , é provavelmente o mais maciço animal de terra restante do mundo, junto com o Rinoceronte indiano e do Hippopotamus , que são de tamanho comparável. Ele é bem conhecido por sua boca larga usado para pastar e por ser o mais social de todas as espécies de rinocerontes. O rinoceronte branco é o mais comum de todos os rinocerontes e consiste de dois subespécies, com a subespécie do norte que é mais raro do que o sul. A subespécie do norte podem ter sómente 50 restantes no mundo inteiro.
Taxonomia e nomenclatura
Uma teoria popular das origens do nome do rinoceronte branco é um erro de tradução de Holandês em Afrikaans e Inglês . A palavra africâner "wit", que significa "branco" em Inglês é dito ter sido obtido por má tradução da palavra holandesa "wijd", que significa "grande" em Inglês e está escrito "wyd" em africâner. A palavra "ampla" refere-se à largura da boca de rinoceronte. Colonizadores europeus tão cedo na África do Sul interpretou mal a "JMJ" para "branco" eo rinoceronte com a boca larga acabou sendo chamado Rhino branco eo outro, com a boca apontou estreita, foi chamado o rinoceronte preto . Uma revisão da literatura holandesa e Afrikaans sobre o rinoceronte também não conseguiu produzir qualquer prova de que a palavra JMJ já foi usado para descrever o rinoceronte. Outras teorias sugerem populares o nome vem de sua aparência de largura em toda a África, sua cor devido a chafurdar na calcerous solo ou excrementos de pássaros ou por causa da cor mais clara de seu chifre. Um nome comum alternativo para o rinoceronte branco, mais preciso, mas raramente usado, é o rinoceronte quadrado-labiado. O nome genérico Rinoceronte branco ', Ceratotherium, dada pelo zoólogo John Edward Gray em 1868, é derivado do grego termos Keras "chifre" e therion "besta". simum, é derivado da simus termo grego, significando "flat nariz".
Rinoceronte branco do sul
Há dois subespécies de rinocerontes brancos; a partir de 2005, a África do Sul tem a maior parte dos primeiros subespécie, o rinoceronte branco do sul (Ceratotherium simum simum). Sua população é de cerca de 11.600, tornando-as mais abundantes subespécies de rinocerontes no mundo. Brancos do sul selvagens capturados prontamente reproduzir em cativeiro dadas quantidades adequadas de espaço e alimentos, bem como a presença de outros rinocerontes fêmeas em idade de reprodução. Por exemplo, 91 bezerros ter nascido no San Diego Wild Animal Park desde 1972. No entanto, por razões que não são compreendidas atualmente, a taxa de reprodução é extremamente baixa entre as mulheres brancas do sul cativo-nascido.
Havia também dois Rhinos brancos em Livingstone, Zâmbia (no Mosi-o-Tunia parque zoológico). Ambos foram mexido durante a noite de 6 de junho de 2007 . Um foi morto a tiros e dehorned não muito longe do portão e outros graves ferimentos a bala recebidos.
Rinoceronte branco do norte
O Northern rinoceronte branco (Ceratotherium simum cottoni), anteriormente encontrados em vários países do Leste e Central África a sul do Sahara , é considerado Criticamente em Perigo. Sua população selvagem foi reduzido de cerca de 500 em 1970 para apenas cerca de 5-10 hoje.
De acordo com a BBC, há apenas treze rinocerontes brancos do norte esquerda no mundo a partir de 2007.
Descrição
O rinoceronte branco tem um corpo maciço e grande cabeça, pescoço curto e peito largo. Este rinoceronte pode exceder £ 6.670 (3.000 kg), tem um comprimento de cabeça e corpo de 3,35-4,2 m (11-13,9 pés) e uma altura do ombro de 150-185 cm (60-73 polegadas). O registro de porte Rinoceronte branco foi cerca de 3600 kg. Em seu focinho tem dois chifres feitos de queratina, em vez de osso como em chifres de veado. O chifre frontal é maior que o outro chifre e médias 89,9 centímetros (23,6 polegadas) de comprimento e pode chegar a 150 cm (59 polegadas). O rinoceronte branco também tem uma corcova perceptível na parte de trás do seu pescoço, que apoia a sua cabeça grande. Cada um dos quatro pés stumpy do rinoceronte tem três dedos. A cor deste animal varia de marrom amarelado ao cinza ardósia. O único cabelo sobre eles é na periferia da orelha e da cauda cerdas. Rhinos brancos têm a boca amplo plano distinto que é usada para pastagem.
Suas orelhas podem se mover de forma independente para pegar mais sons, mas isso depende acima de tudo do olfato. As passagens olfactivos que são responsáveis pelo odor são maiores do que todo o seu cérebro.
Comportamento e ecologia
Rinoceronte branco são encontrados em pastagens e savanas habitat. Herbívoros herbívoros que come a grama, preferindo os grãos mais curtos. A White Rhino é um dos maiores herbívoros puros. Regularmente ele bebe duas vezes por dia, se a água estiver disponível, mas se as condições obter secá-lo pode viver quatro ou cinco dias sem água. Ele gasta cerca de metade do dia comendo, um terço de descanso, e no resto do dia fazendo várias outras coisas. Rhinos brancos, como todas as espécies de rinoceronte, amor chafurdar na mudholes para esfriar.
Branco rinocerontes pode produzir sons que incluem um contato ofegante de chamadas, grunhidos e bufos durante o namoro, gritos de angústia e fole profundas ou rosna quando ameaçado. Ameaça exibe (em homens principalmente) incluem enxugando seu chifre no chão e uma postura de cabeça baixa, com orelhas para trás, combinado com ameaças rosnar e gritar se for atacado. A White Rhino é rápido e ágil e pode executar 30 mph (50 km / h).
Rhinos brancos podem viver em um acidente ou rebanho de até 14 animais (geralmente em sua maioria do sexo feminino). Machos sub-adultos reunirá, muitas vezes em associação com uma fêmea adulta. A maior parte dos machos adultos são solitária. Touros dominantes marcam seu território com excremento e urina. O esterco é colocada em pilhas bem definidas. Ele pode ter 20-30 dessas pilhas para alertar passando rinocerontes que é o seu território. Outra maneira de marcar seu território é enxugando os chifres em arbustos ou no chão e arranhões com seus pés antes de pulverização de urina. Eles fazem isso em torno de 10 vezes uma hora, enquanto patrulhando território. O mesmo ritual como urina marcação exceto sem pulverização também é comumente usado. O macho territorial vai raspar-marcará a cada 30 jardas ou mais em todo seu território de fronteira. Machos subordinados não marcar território. Os mais graves brigas fora sobre direitos de acasalamento mais de uma fêmea. Feminino território é sobreposto extensivamente e eles não defendê-la.
Reprodução
As fêmeas atingem a maturidade sexual 6-7 anos, enquanto os machos atingem a maturidade sexual em uma data posterior, que é de 10-12 anos de idade. O namoro é muitas vezes um assunto difícil. O macho fica para além do ponto onde a fêmea age de forma agressiva e vai dar uma chamada quando se aproximar dela. As perseguições e ou blocos do sexo masculino para o caminho do sexo feminino, enquanto gritando ou alto-lamentando se a fêmea tenta deixar o seu território. Quando pronta para acasalar a fêmea enrola sua cauda e fica em uma posição rígida durante a meia hora a cópula. Casais ficar juntos entre 5-20 dias antes que parte caminhos separados. Gestação ocorre em torno de 16-18 meses. Uma única vitela é nascida e pesa entre 40 e 65 quilogramas (90 e 140 libras) e são instáveis para os seus primeiros 2 a 3 dias de vida. Quando ameaçado o bebê será executado na frente da mãe. A mãe é muito protetor de sua panturrilha e vai lutar por seu bebê vigorosamente. O desmame começa aos 2 meses e pode continuar mamando há mais de 12 meses. O intervalo de nascimento para a White Rhino é entre 2 e 3 anos. Antes de dar à luz a mãe vai afugentar seu bezerro atual. Rhinos brancos podem viver até 40-50 anos de idade.
Distribuição
A subespécie do norte agora só é encontrado na República do Congo, enquanto a subespécie do sul ou maioria de rinoceronte branco vive na África do Sul. 98,5% do rinoceronte branco ocorrer em apenas cinco países (SA, Namíbia, Zimbabwe, Quénia e Uganda). Quase à beira de extinção no início do século 20, eles fizeram um tremendo retorno. Em 2001, estimava-se que havia 11.670 rinocerontes brancos na natureza com mais 777 detidos em todo o mundo, tornando-o o Rhino mais comum no mundo.
Tal como o rinoceronte preto, o branco do rinoceronte está sob ameaça de perda de habitat e caça furtiva, mais recentemente, pelo Janjaweed. O chifre é usado principalmente para a medicina tradicional, embora não haja benefícios para a saúde do chifre; o chifre também é usado para colares tradicionais. Um recente contagem de população na República do Congo transformou-se apenas a 10 rinocerontes deixadas no selvagem, o que levou os conservacionistas em 15 de janeiro de 2005 a propor o transporte aéreo de Rhinos brancos de Garamba no Quênia. Embora a aprovação oficial foi obtido inicialmente, o ressentimento de interferência estrangeira dentro do Congo tem impedido o transporte aéreo de acontecer a partir do início de 2006. Em 12 de junho de 2007 caçadores furtivos disparou nos últimos dois rinocerontes na Zâmbia, ferindo e matando um outro. Eles removeram o chifre fora do rinoceronte morto.
Distribuição de Northern White Rhino
O Northern White Rhino (Ceratotherium simum cottoni), anteriormente variou sobre partes do noroeste do Uganda, sul do Chade, ao sul-oeste do Sudão, na parte oriental da República Africano Central, e no nordeste da República Democrática do Congo (RDC). A população só confirmou hoje ocorre no nordeste da RDC.
Os caçadores furtivos reduziram sua população 500-15 na década de 1970 e 1980. Até o início dos anos 1990 até meados de 2003, a população se recuperou para mais de 32 animais. Inquéritos realizados em 2000 indicou que a população começou a se recuperar com 30 animais confirmados em 2000, com até, possivelmente, seis outros. Desde meados de 2003, a caça furtiva tem se intensificado e reduziu a população selvagem de apenas 5 a 10 animais.
Parque Nacional de Garamba
A última população sobrevivente de rinocerontes brancos do norte selvagens estão todos localizados no Parque Nacional de Garamba, na República Democrática do Congo (RDC). Guerras civis recentes e as perturbações têm sido motivo de muita preocupação sobre o estado desta última população sobrevivente.
Em janeiro de 2005, o Governo da República Democrática do Congo (RDC) aprovou um plano de duas partes para a translocação de cinco rinoceronte branco do norte do parque nacional de Garamba para um santuário de vida selvagem no Quênia. A segunda parte compromete o Governo e os seus parceiros internacionais para aumentar os esforços de conservação em Garamba, de modo que os rinocerontes brancos do norte pode ser devolvido quando é seguro novamente. A translocação ainda não ocorreu.
Em agosto de 2005, solo e levantamentos aéreos realizados sob a direção de Fundação Parques Africano e da Rhino Especialista Grupo Africano (ARSG) só encontraram quatro animais. Um macho adulto solitário e um grupo de um macho adulto e duas fêmeas adultas. Os esforços para localizar outros animais continuam.
Rinocerontes brancos em jardins zoológicos
A maioria dos rinocerontes brancos em zoológicos são rinocerontes brancos do sul. O San Diego Wild Animal Park em San Diego, Califórnia , EUA tinha três Northern Rhinos brancos, todos os quais foram capturados em estado selvagem. Apenas uma fêmea chamada Nola, e um homem nomeados Angalifu permanecer após a segunda fêmea, Nadi, morreu no final de Maio de 2007 do que se acreditava ser a velhice. Nola não é fértil, e Nadi não era comportamentalmente receptiva, assim que esta população cativa não está criando.
Há também alguns rinocerontes brancos do sul na Animal Kingdom da Disney em Orlando, Florida.