Charity (prática)
Informações de fundo
Arranjar uma seleção Wikipedia para as escolas no mundo em desenvolvimento sem internet foi uma iniciativa da SOS Children. Com SOS Children você pode escolher para patrocinar crianças em mais de cem países
A prática da caridade significa a doação voluntária de ajuda aos necessitados que não estão relacionados com o doador.
Etimologia
A palavra "caridade" entrou no idioma Inglês através da antiga palavra francesa "charité" que foi derivado do latim "caritas".
Originalmente a palavra em latim caritas significava preciosidade, dearness, preço elevado. A partir daí, na teologia cristã, caritas tornou-se o padrão de tradução latina para a palavra grega Αγάπε, o que significa uma bondade amorosa ilimitado a todos os outros. Este conceito muito mais amplo é o significado da palavra caridade no tripleto cristã "fé, esperança e caridade", como usado pelo Douay-Rheims e do King James Version da Bíblia em sua tradução da Carta de São Paulo aos Coríntios. No entanto, a palavra Inglês mais geralmente utilizados para este conceito, ambos antes e depois (e por o "rei James" Bíblia em outras passagens), é o mais directo Ame. (Veja o artigo Charity (virtude))
Agape de São Paulo não foi primariamente sobre boas obras e dar aos pobres (E embora eu alimentar os pobres com todos os meus bens, e ainda que entregasse o meu corpo, que eu ser queimado, se não tiver amor [Ágape], nada disso me aproveitaria - 1 Coríntios 13: 3, Tradução de Genebra, 1560), embora em Inglês a palavra "caridade" tem vindo a adquirir este como seu significado primário, em que ele foi usado pela primeira vez em francês antigo, pelo menos, desde o ano 1200 dC.
Existem três tipos diferentes de caridade: puro, públicas e estrangeiras. Caridade pura é inteiramente gratuita. Caridade pública é a caridade que beneficia o conjunto, e não o indivíduo. Caridade estrangeira é quando o beneficiário vive em um país diferente de onde os fundos ou serviços estão sendo enviadas a partir.
Prática
Doações de caridade é o ato de dar dinheiro, bens ou tempo para o infeliz, seja diretamente ou por meio de um fundo de caridade ou outra causa digna. Doações de caridade como um ato religioso ou dever é referido como esmola ou esmolas. O nome deriva da expressão mais óbvia da virtude da caridade; dando aos beneficiários de que os meios de que necessitam para sobreviver. O empobrecido, particularmente aqueles viuvez e orfandade, eo doente ou ferido, são geralmente considerados como os destinatários adequados de caridade. Essas pessoas que não podem se sustentar e carecem de meios externos de apoio, por vezes, tornam-se " , solicitando ajuda diretamente mendigos 'de estranhos encontrados em público.
Alguns grupos consideram a caridade como sendo corretamente direcionada para outros membros de seu grupo em particular. Embora dando aos quase ligado a si mesmo às vezes é chamado de caridade - como no ditado "A caridade começa em casa" - normalmente caridade indica dando para aqueles não relacionados, com piedade filial e termos como para apoiar a família e os amigos. Com efeito, tratando aqueles relacionados ao doador como se fossem estranhos que precisam de caridade levou à figura de linguagem "tão frio quanto a caridade" - que prevê um de parentes, como se fossem estranhos, sem afeto.
A maioria das formas de caridade estão preocupados com o fornecimento de necessidades básicas como comida, água, roupas, cuidados médicos e abrigo, mas outras ações pode ser realizada como caridade: visitar, até mesmo os movimentos sociais presas ou a sair de casa, resgatando cativos, educar órfãos. As doações para causas que beneficiam a infeliz indiretamente, tais como doações para financiar a investigação do cancro, são também a caridade.
Com relação aos aspectos religiosos, o destinatário da caridade pode oferecer para orar pelo benfeitor. Na Europa medieval, era costume para a festa dos pobres no funeral, em troca de suas orações para o defunto. As instituições podem comemorar benfeitores, exibindo seus nomes, até nomeação de edifícios ou até mesmo da própria instituição após os benfeitores. Se o destinatário faz retorno de material de mais de um valor simbólico, a transação não é normalmente chamado de caridade.
No século passado, muitas organizações de caridade criaram um «modelo social» em que doadores dar aos conglomerados dar aos destinatários. Exemplos disso incluem o Make a Wish Foundation e do World Wildlife Fund . Hoje algumas instituições de caridade têm modernizado, e permitir que as pessoas a doar on-line, através de sites como Xperedon ou Apenas dando. Originalmente caridade implicou o benfeitor dando directamente as mercadorias para o receptor. Esta prática foi continuada por alguns indivíduos, por exemplo, ' CNN Hero ' Sal Dimiceli, e de serviços organizações, tais como o Jaycees. Com a ascensão de mais processos sociais peer-to-peer, muitas instituições de caridade estão se afastando do modelo de caridade e começar a adotar essa doador mais direta a abordagem destinatário. Exemplos disso incluem PureCharity e Kiva.
Instituições evoluíram para realizar o trabalho de assistência aos pobres, e essas instituições, chamadas de instituições de caridade , proporcionam o maior volume de doações de caridade hoje, em termos de valor monetário. Estes incluem orfanatos, bancos de alimentos, Institutos religiosos dedicados a cuidar dos pobres, hospitais, organizações que visitam a sair de casa e presos, e muitos outros. Essas instituições permitem que aqueles cujo tempo ou inclinação não se prestam para cuidar diretamente para os pobres para permitir que outros o façam, fornecendo dinheiro para o trabalho e apoiá-los enquanto eles fazem o trabalho. Instituições também podem tentar classificar de forma mais eficaz a realmente necessitados de quem fraudulentamente afirmam caridade. Os primeiros cristãos particularmente recomendado o cuidado do infeliz para o cargo de bispo local.
Houve exames de quem dá mais para a caridade. Um estudo realizado nos Estados Unidos descobriu que como um percentual do lucro, doações de caridade aumentou à medida que a renda diminuiu. A quinta parte mais pobre dos norte-americanos, por exemplo, deu 4,3% de sua renda, enquanto o quinto mais rico doou 2,1%. Em termos absolutos, este foi uma média de 453 dólares em uma renda média de $ 10.531, em comparação com $ 3326 com uma renda de $ 158.388.
Exemplos
- A caridade é o primeiro e mais importante princípio da Cavaleiros de Colombo, o Filhas Católicas das Américas, bem como a Freemasons.
- Caridade é também utilizado como um nome próprio, destina-se a evocar a ideia de que um assim chamado é uma pessoa que dá.
Pintura por Raja Ravi Caridade Varma
Missionárias da Caridade, um católico romano instituto religioso dedicado a cuidar dos pobres
Um homem em Mumbai dar dinheiro a uma mulher sem dedos
Tzedakah no judaísmo
No judaísmo , tzedakah - um hebraico termo que significa literalmente justiça, mas comumente usado para significar caridade - refere-se à obrigação religiosa para fazer o que é certo e justo.
Zakat no Islã
Em Islam isso é chamado Zakat , e é um dos cinco pilares sobre o qual a religião muçulmana se baseia.