Córnea
Fundo para as escolas Wikipédia
Crianças SOS oferecem um download completo desta seleção para as escolas para uso em escolas intranets. Um link rápido para o patrocínio criança é http://www.sponsor-a-child.org.uk/
Córnea | |
---|---|
Diagrama esquemático do olho humano. (Córnea marcado no centro superior.) | |
Secção vertical da córnea humana a partir de perto da margem. (Waldeyer.) Ampliada. 1. Epitélio. 2. Lâmina elástica anterior. 3. substantia propria. 4. Posterior lâmina elástica. 5. Endotélio do câmara anterior. um. Fibras oblíquas na camada anterior da substantia propria. b. Lamelas as fibras de que são cortados do outro lado, a produção de uma aparência ponteada. c. córnea corpúsculos que aparecem fusiforme na seção. d. Lamelas as fibras de que são cortados longitudinalmente. e. Transição para o esclera, com bunda mais distinta atrial, e encimado por uma espessa epitélio. f. Pequenos vasos sanguíneos atravessam perto da margem da córnea. | |
Gray | assunto # 225 1006 |
A córnea é a parte frontal transparente do olho que cobre a íris, pupila , e câmara anterior. Em conjunto com a lente , a córnea refracta a luz e, como resultado ajuda o olho a foco, representando cerca de 80% do olho de potência óptica. Nos seres humanos, o poder de refracção da córnea é de aproximadamente 43 dioptrias. Enquanto a córnea mais contribui de poder de foco do olho, seu foco é fixo. O curvatura da lente, por outro lado, pode ser ajustado para "afinar" o foco, dependendo da distância do objecto. Termos médicos relacionados com a córnea muitas vezes começam com o prefixo " kerat- ".
Estrutura
A córnea possui unmyelinated terminações nervosas sensíveis ao toque, temperatura e produtos químicos; um toque da córnea provoca um involuntário reflexo para fechar a pálpebra . Porque a transparência é de importância primordial a córnea não tem vasos sanguíneos; ele recebe nutrientes através difusão a partir do fluido lacrimal pelo lado de fora e o humor aquoso para o interior e também a partir de neurotrofinas fornecidos por fibras nervosas que inervam-lo. Em seres humanos , a córnea tem um diâmetro de cerca de 11,5 mm e uma espessura de 0,5-0,6 mm no centro e 0,6-0,8 mm na periferia. Transparência, avascularity, e privilégio imunológico torna a córnea de um tecido muito especial. A córnea é a única parte de um corpo humano que não tem fornecimento de sangue; ele recebe oxigênio diretamente através do ar.
Faz fronteira com a esclera pela limbo da córnea.
Camadas
A córnea humana, como a de outros primatas, tem cinco camadas. As córneas de gatos, cães e outros carnívoros tem apenas quatro. A partir do anterior para posterior que são os seguintes:
- Do epitélio da córnea: uma fina camada de tecido epitelial multicelular (epitélio escamoso estratificado) de de crescimento rápido e facilmente regeneradas células , mantido úmido com lágrimas. Irregularidade ou edema do epitélio da córnea interrompe a suavidade da interface ar-filme lacrimal, o componente mais significativo do poder de refracção total do olho, reduzindo assim a acuidade visual.
- Camada de Bowman (erroneamente também conhecido como a membrana limitante anterior, quando na realidade não é uma membrana, mas uma camada de colagénio condensado): uma camada resistente que protege o estroma da córnea, que consiste em irregularmente dispostas fibras de colágeno. Esta camada está ausente em carnívoros.
- Estroma corneano (também substantia propria): uma camada média de espessura, transparente, composto por fibras de colágeno regularmente-dispostas juntamente com keratocytes escassamente povoadas. O estroma da córnea consiste de aproximadamente 200 camadas de tipo I fibrilas de colágeno. Existem duas teorias de como a transparência na córnea acontece:
- As modalidades de treliça das fibrilas de colágeno no estroma. A dispersão de luz por fibrilas individuais é cancelada pela interferência destrutiva da luz difusa de outros fibrilas individuais. (Maurice)
- O espaçamento entre as fibrilas de colagénio vizinhos no estroma deve ser <200 nm para que haja transparência. (Goldman e Benedek)
- Membrana de Descemet (também posterior da membrana limitante): uma camada acelular fino que serve como a membrana basal modificada do endotélio da córnea.
- Endotélio corneano: a simples escamosas ou baixa cubóide monocamada de células ricas em mitocôndrias responsáveis por regular o transporte de fluidos e solutos entre os compartimentos estromais aquosas e córnea. (O termo endotélio é um equívoco aqui. O endotélio corneano é banhada pelo humor aquoso, não por sangue ou linfa, e tem uma origem muito diferentes, função, e a aparência de endotélio vascular.)
Inervação
A córnea é um dos tecidos mais sensíveis do corpo, que está densamente inervada com fibras nervosas sensoriais, através do divisão oftálmica do nervo trigêmeo por meio de 70 - 80 nervos ciliares longas; e nervos ciliares curtas derivados da nervo oculomotor.
Os nervos entrar na córnea através de três níveis, escleral, episcleral e conjuntival. A maioria dos feixes dar origem, por subdivisão de uma rede no estroma, a partir do qual as fibras fornecer as diferentes regiões. As três redes são midstromal, subepithelial / membrana de Bowman, e epitélio. Os campos receptivos de cada terminação nervosa são muito grandes, e podem se sobrepor.
Nervos da córnea da camada subepitelial convergem e terminam perto do vértice da córnea numa padrão espiral logarítmica.
Doenças e distúrbios
Tratamento e gestão
Os procedimentos cirúrgicos
Vário técnicas de cirurgia ocular refracção alterar a forma da córnea, a fim de reduzir a necessidade de lentes de correcção ou de outro modo melhorar o estado refractivo do olho. Em muitas das técnicas utilizadas hoje, remodelação da córnea é realizada por fotoablação usando o excimer do laser .
Se o estroma corneano desenvolve opacidade visualmente significativa, irregularidade, ou edema, uma córnea de um doador falecido pode ser transplantado. Porque não existem vasos sanguíneos na córnea, há também alguns problemas com a rejeição da nova córnea.
Há também córneas artificiais (keratoprostheses) em desenvolvimento. A maioria são meramente inserções de plástico, mas também são compostos de materiais sintéticos biocompatíveis que encorajam o crescimento interno de tecido na córnea sintética, promovendo assim biointegração.
Procedimentos não cirúrgicos
Orthokeratology é um método que utiliza o disco especializado ou rígidas gás-permeáveis lentes de contacto para remodelar a córnea transientemente, a fim de melhorar o estado refractivo do olho ou reduzir a necessidade de óculos e lentes de contacto.