Calçada dos Gigantes
Fundo para as escolas Wikipédia
Crianças SOS, uma instituição de caridade educação , organizou esta selecção. Um link rápido para o patrocínio criança é http://www.sponsor-a-child.org.uk/
Causeway e Causeway Coast do Gigante | |
---|---|
Nome como inscrito na Lista do Património Mundial | |
País | Reino Unido |
Tipo | Natural |
Critérios | VII, VIII |
Referência | 369 |
Região UNESCO | Europa |
História inscrição | |
Inscrição | 1986 (10 Sessão) |
Calçada dos Gigantes (ou Irish: Clochán na bhFómharach) é uma área de cerca de 40.000 interligadas basalto colunas, o resultado de um antigo vulcão erupção. Ele está localizado na costa nordeste da Irlanda do Norte , cerca de duas milhas (3 km) ao norte da cidade de Bushmills. Foi declarado Património Mundial pela UNESCO em 1986, e um Reserva Natural Nacional em 1987 pela Departamento do Ambiente da Irlanda do Norte. Numa 2005 poll de Leitores Radio Times, a Calçada dos Gigantes foi nomeada como a quarta maior maravilha natural no Reino Unido . Os topos das colunas de formar pedras de piso que conduzem do pé do penhasco e desaparecem sob o mar. A maioria das colunas são hexagonal , embora haja também alguns com quatro, cinco, sete e oito lados. O mais alto é de cerca de 12 metros (36 pés) de altura, ea lava solidificada nos penhascos tem 28 metros de espessura em alguns lugares.
Calçada do Gigante é de propriedade de hoje e gerido pela National Trust e é a atração turística mais popular na Irlanda do Norte.
História
Geológico
Durante o Período Paleogene, Antrim foi objecto de intensa atividade vulcânica, quando fundidos altamente fluidos basalto intrometeu através de leitos de giz para formar uma extensa lava planalto. Como a lava arrefecida rapidamente, contracção ocorreu. Enquanto contração na direcção vertical reduzida a espessura de fluxo (sem fracturar), contracção horizontal apenas pode ser acomodado por craqueamento em todo o fluxo. A extensa rede fratura produziu as colunas distintas vistas hoje. Os basaltos eram originalmente parte de um grande platô vulcânico chamado Thulean Plateau que se formou durante a Período Paleogene.
Lenda
Diz a lenda que o gigante irlandês Fionn mac Cumhaill (Finn McCool) construiu a calçada para andar a Scotland para lutar contra o seu homólogo escocês Benandonner. Uma versão da lenda conta que Fionn caiu adormecido antes que ele chegasse à Escócia. Quando ele não chegar, o Benandonner muito maior cruzou a ponte que olha para ele. Para proteger Fionn, sua esposa Oonagh colocou um cobertor sobre ele, assim ele poderia fingir que ele era realmente seu filho bebê. Em uma variação, Fionn fujiu após ter visto grande massa de Benandonner, e pediu à sua esposa para disfarçar-o como o bebê. Em ambas as versões, quando Benandonner viu o tamanho da "criança", assumiu o suposto pai, Fionn, deve ser gigantesco certamente. Portanto, Benandonner fugiu de casa no terror, rasgando o Causeway, caso ele foi seguido por Fionn.
Outra variação é que Oonagh pintou uma rocha em forma de um bife e deu a Benandonner, enquanto dando o bebê (Fionn) um bife normal. Quando Benandonner viu que o bebê foi capaz de comê-lo tão facilmente, ele fugiu, rasgando a calçada.
A legenda "calçada" corresponde com a história geológica na medida em que existem formações de basalto semelhantes (uma parte do mesmo fluxo de lava antigo) no local da Gruta de Fingal na ilha de Staffa na Escócia.
Turismo
A "descoberta" da Calçada dos Gigantes foi anunciado ao mundo em 1693 pela apresentação de um documento à Royal Society de Sir Richard Bulkeley, um companheiro de Trinity College, Dublin, embora o "descobridor" tinha, na verdade, foi o Bispo de Derry que havia visitado o local no ano anterior. O site recebeu atenção internacional quando o artista Dublin Susanna Drury fez pinturas em aquarela de que em 1739; eles ganharam o primeiro prêmio Drury apresentado pela Royal Dublin Society, em 1740, e foram gravadas em 1743.In 1765 uma entrada no Causeway apareceu no volume 12 do francês Enciclopédia, que foi informado pelas gravuras de trabalho de Drury; A gravura da "East Prospect" já apareceu num volume de placas publicados para a Enciclopédia 1768. Na legenda para as placas geólogo francês Nicolas Desmarest sugeriu, pela primeira vez, em impressão, que estas estruturas eram de origem vulcânica.
O site se tornou popular com os turistas durante o século XIX, particularmente após a abertura do Calçada do gigante Tramway, e somente após o National Trust assumiu seu cuidado na década de 1960 foram alguns dos vestígios do mercantilismo removidos. Os visitantes podem andar sobre as colunas de basalto que estão na beira do mar, uma caminhada de meia milha a partir da entrada do local. A calçada está sem um centro de visitantes permanentes »desde 2000, quando o último edifício incendiado. O dinheiro público era naquele tempo reservado para a construção de um novo centro e, na sequência de um concurso de arquitectura, a proposta foi aceita para construir um centro de visitantes em grande parte fixada no chão, protegendo assim a paisagem circundante a Causeway.
A Controvérsia 2007-2008
Em setembro de 2007, no entanto, uma proposta de financiamento privado para um novo centro recebeu aprovação preliminar pelo novo ministro do Meio Ambiente da Irlanda do Norte e Partido Democrático Unionista (DUP) membro Arlene Foster. Imediatamente depois, o dinheiro público que tinha sido atribuída para o desenvolvimento Causeway foi congelado. A proposta resultou em uma fila muito público sobre a relação entre o empreendedor privado Seymour Sweeney eo DUP; Sr. Sweeney é um membro do DUP, embora ambas as partes negam que o Sr. Sweeney já deu ao partido financeiramente.
Há também foi um bom negócio de desacordo quanto ao facto de um empreendedor privado deve sempre em princípio, ser autorizados a beneficiar de um tal site como o Causeway, dado tanto a sua importância cultural e económico e também à luz do fato de que o site e seus arredores são largamente propriedade do National Trust. A calçada está dentro Área Moyle Conselho Distrital e do Conselho sinalizou seu descontentamento com a perspectiva de um desenvolvimento privado; vizinho Conselho Distrital de Coleraine também votou contra os planos privados e em favor de um projeto de desenvolvimento público. Conselho Moyle respondeu às propostas do Sr. Sweeney em novembro de 2007, entregando a terra em que o centro de visitantes anteriores levantou-se para o National Trust, dando o controle total confiança tanto da Causeway e terreno envolvente.
Em 29 de janeiro de 2008, o ministro Foster anunciou que agora ela havia decidido contra a proposta do senhor Sweeney para um novo centro de visitantes. Embora os fundos públicos para um esquema de Causeway permanecem congeladas no momento, parece altamente provável que o plano de financiamento público para a Causeway agora vai avançar depois de tudo.
Estruturas similares
Embora as colunas basálticas da Calçada dos Gigantes são impressionantes, eles não são exclusivos. Colunas de basalto são uma característica vulcânica comum, e elas ocorrem em muitas escalas (resfriamento mais rápido produz colunas menores). Outros locais notáveis incluem Gruta de Fingal, na Escócia, Jusangjeolli em Jeju Island, Coreia do Sul, Garni desfiladeiro na Arménia , o Isles ciclópicas próximos Sicília, Devils Postpile Monumento Nacional em Califórnia , The Cove Palisades State Park, no leste de Oregon , Torre dos diabos Monumento Nacional em Wyoming, Santa Maria Regla basalto em Prismas Hidalgo, México , a formação "Organ Pipes" na Mount Cargill em Nova Zelândia , Chongsokjong na Coreia do Norte , o gigante "Rocha dos Bordões" ("Rod Rock") na formação Flores (Açores), em Ganh Dja DJIA na Província de Phu Yen do Vietnã . eo "colunar Cape" (em russo: Mis Stolbchaty) em Kunashir, a mais meridional do Ilhas Kurilas em Rússia .
As características notáveis, flora e fauna
Algumas das estruturas na área, depois de ter sido sujeito a vários milhões de anos de intemperismo, se assemelham a objetos, como o Órgão e estruturas de inicialização do gigante retratado aqui. Outras características incluem muitos avermelhada, resistido colunas baixas conhecidos como gigantes olhos, criados pelo deslocamento de pedras de basalto; Etapas do pastor; o favo de mel; Harpa do gigante; as chaminés; Portão do Gigante e Hump do camelo. A área é um paraíso para as aves marinhas, como fulmar, petrel, corvo-marinho , shag, guillemot redshank e razorbill, enquanto as formações de rocha resistidas sediar uma série de plantas raras e incomuns, incluindo mar spleenwort, foot trefoil de lebre, squill vernal, festuca mar eo sapo orquídea.
- Giants Causeway Organ.jpg
O "órgão de tubos".
Uma planície de colunas.
Bota do Gigante.
Colunas do basalto.
As chaminés
A Costa da Calçada.
Uma pequena "ilha" de colunas de basalto
Cartão velho datado de 1901
Aparições na cultura popular
- O Causeway é a inspiração para o desenho dos logotipos para os vários departamentos governamentais do Northern Ireland Executivo. A cor dos topos das colunas mais à direita varia de acordo com o qual o departamento logotipo representa.
- A Causeway aparece na capa do Led Zeppelin álbum Houses of the Holy desenhado por Hipgnosis. Suas águas que cercam formaram o pano de fundo para a cobertura de The Stone Roses (como parte de A pintura de John Squire 'Bye Bye Badman').
- Alemão grupo de dança Scooter lançou um B-Side intitulado "Calçada do Gigante" no 2003 single "Maria (I Like It Loud).
- No filme ele foi usado como pano de fundo por Marillion para o seu vídeo de "Páscoa", e por Dave Finlay em uma vinheta filmado mostrado à frente de seu WWE debut. Ele também possui no terceiro filme de Matthew Barney O Ciclo Cremaster, e foi ao ar em um nível regional BBC Two Irlanda do Norte estação de ident.
- HP Lovecraft que se refere ao Causeway em sua história de horror da Antártida, Nas Montanhas da Loucura.
- Giants Causeway era um cavalo de corrida profilically ganhar treinado por Aidan O'Brien. Vitórias incluídas as Guinés 2000, St. James Palace Stakes e Sussex Stakes.
- No jogo de computador Myst III: Exile, o mundo da Amateria tem uma forte semelhança com o Causeway, com uma série de pontes e cabanas situado no topo de uma formação geológica quase idêntico, também à beira-mar (embora no jogo um oceano rodeia completamente).