Conteúdo verificado

Islândia hotspot

Assuntos Relacionados: Geologia e Geofísica

Fundo para as escolas Wikipédia

Esta seleção é feita para as escolas de caridade infantil leia mais . Uma boa maneira de ajudar outras crianças é por patrocinar uma criança

Erupção no Krafla, 1984

A Islândia é um hotspot hotspot que é parcialmente responsável pela alta atividade vulcânica que formou a ilha de Islândia .

Descrição

A Islândia é um dos mais ativos vulcões regiões do mundo, com erupções que ocorrem, em média, aproximadamente a cada cinco anos. Cerca de um terço dos basálticas lavas irrompeu na história foram produzidas por erupções islandesa. Erupções notáveis incluíram o de Eldgjá em 984 (maior erupção basáltica do mundo já testemunhou), Laki em 1783 (segundo maior do mundo), e várias erupções abaixo calotas de gelo, que têm gerado devastador rajadas glaciais, mais recentemente, em 1996 .

Localização montado da Islândia Mid-Atlantic Ridge, onde o Eurasian e As placas norte-americanas estão se movendo para além, é parcialmente responsável por esta intensa atividade vulcânica, mas uma causa adicional é necessária para explicar por que a Islândia é uma ilha substancial, enquanto o resto do cume maioria é constituída por montes submarinos, com picos abaixo do nível do mar.

Para além de ser uma região de temperatura mais elevada do que a envolvente manto, também se acredita que ele tem uma maior concentração de água . A presença de água em magma reduz a temperatura de fusão, e isto também pode desempenhar um papel no reforço da Islândia vulcânica.

Teorias de causalidade

Há uma discussão em curso se o hotspot é causada por uma profunda pluma do manto ou se origina em uma profundidade muito rasa.

Alguns geólogos têm questionado se o hotspot Islândia tem a mesma origem que outros hotspots, como a Hawaii hotspot. Enquanto que a cadeia ea ilha havaiana Imperador Seamounts mostrar uma faixa vulcânica tempo progressiva claro causada pelo movimento do Placa do Pacífico sobre o hotspot havaiano, nenhuma pista pode ser visto na Islândia.

Teoria pluma do manto

Acredita-se que um pluma do manto subjacente a Islândia, dos quais o hotspot é pensado para ser a expressão de superfície. Isto aumenta o vulcanismo já causada pela separação placa, tanto no centro da ilha e no Reykjanes cume ao sudoeste de principal zona vulcânica da Islândia. A pluma se acredita ser bastante estreita, talvez 100 km de diâmetro, e estende-se para baixo para, pelo menos, 400-650 km abaixo da superfície da Terra, e possivelmente até ao limite de núcleo-manto.

Estudos sugerem que o ponto de acesso é de apenas 50-100 K mais quente do que seu entorno, que não pode haver uma grande diferença suficiente para conduzir um pluma flutuante.

Sugere-se que a falta de uma faixa de tempo é progressivo porque a pluma se situarem debaixo da Gronelândia espessura craton por um tempo significativo.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Iceland_hotspot&oldid=214251453 "