Conteúdo verificado

Institutos Indianos de Tecnologia

Disciplinas relacionadas: Educação

Fundo para as escolas Wikipédia

Crianças SOS, uma instituição de caridade educação , organizou esta seleção. Clique aqui para mais informações sobre Crianças SOS.

Institutos Indianos de Tecnologia está localizado na Índia
Madras
(Chennai)
Délhi
(Nova Deli)
Guwahati
Kanpur
Kharagpur
Bombay
(Mumbai)
Roorkee
Varanasi
Bhubaneswar
Gandhinagar
Hyderabad
Indore
Jodhpur
Mandi
Patna
Ropar
(Rupnagar)
Localização dos IITs. Nome IIT (cidade / cidade, se for diferente do nome)

O Institutos Indianos de Tecnologia (IIT s) são um grupo de autônomo público engenharia institutos de Índia . Os IITs são regidos pelos Institutos de Tecnologia Act de 1961 que declarou-os como "instituições de importância nacional", e estabelece os seus poderes, deveres, quadro para a governação etc. Os Institutos de Tecnologia Act, 1961 Listas de dezesseis institutos situados em Bhubaneswar , Chennai, Delhi, Gandhinagar, Guwahati, Hyderabad, Indore, Jodhpur, Kanpur, Kharagpur, Mandi, Mumbai, Patna, Ropar, Roorkee e Varanasi. Cada IIT é uma instituição autônoma, ligada aos outros através de um Conselho IIT comum, que supervisiona sua administração. Os IITs geralmente oferecem muitos graus a partir de B.Tech a Ph.D.

Os IITs tem um processo de admissão comum de admissão de graduação. Embora Instituto Indiano de Tecnologia Vestibular Misto (IIT-JEE), que em 2011 teve uma taxa de aceitação de menos de 1 em 50 (485 mil candidatos e apenas 9.618 lugares). Estudantes de graduação acabará por receber um B. Tech. Formado em Engenharia. O programa de pós-graduação que concede M. Tech. licenciatura em engenharia é administrado pelos IITs mais velhos (de Kharagpur, Bombaim, Madras, Kanpur, Delhi, Varanasi, Guwahati, Roorkee). M.Tech. decisões de admissão são feitos com base nas Pós-Graduação em Engenharia Aptitude Test (Gate). Além B. Tech e M. Tecnologia programas IITs também atribuir outros graus de pós-graduação, como mestrado em Engenharia, Matemática, Física e Química, MBA, PhD e muito mais. A admissão a estes programas são através Admissão Common Test (CAT), Teste de Admissão conjunta para M.Sc. (JAM) e Vestibular comuns de concepção (CEED).

Alunos do IIT têm alcançado sucesso em uma variedade de profissões. IITs são os Institutos de Importância Nacional estabelecidos por meio de atos especiais do parlamento indiano.

Institutos

Os IITs estão localizados em:

IITs e locais, classificados em ordem alfabética
Nome Foto Nome Curto Estabelecido Cidade / Município Estado / UT
IIT (UBS) Varanasi Elétrico Engg Dept. IT-BHU.JPG IIT (UBS) 2012 ‡ (encontrado em 1919) Varanasi Uttar Pradesh
IIT Bhubaneswar IITBBS.jpg IITBBS 2008 Bhubaneswar Orissa
IIT de Bombaim IITB principal Building.jpg IITB 1958 Mumbai Maharashtra
IIT Delhi Prédio Building, IITD.JPG IITD 1963 ‡ (encontrado em 1961) Nova Délhi Délhi
IIT Gandhinagar IIT GN.jpg IITGN 2008 Gandhinagar Gujarat
IIT Guwahati IITG acad complex.jpg IITG 1994 Guwahati Assam
IIT Hyderabad Iith temperatura campus.jpg IITH 2008 Hyderabad Andhra Pradesh
IIT Indore PACL Campus, IIT Indore.jpg IITI 2009 Indore Madhya Pradesh
IIT Kanpur IITKLibrary.jpg IITK 1959 Kanpur Uttar Pradesh
IIT Kharagpur IIT Kharagpur principal Building.jpg IITKGP 1951 Kharagpur West Bengal
IIT Madras IITM Library.JPG IITM 1959 Chennai Tamil Nadu
IIT Mandi IIT Mandi transit campus.jpg IIT Mandi 2009 Mandi Himachal Pradesh
IIT Patna Software Technology Park da Índia, Patna..jpg IITP 2008 Patna Bihar
IIT Jodhpur Iitjhostels.JPG IITJ 2008 Jodhpur Rajasthan
IIT Roorkee Main (Administrativo) Edifício IIT-Roorkee.JPG IITR 2001 ‡ (encontrado em 1847) Roorkee Uttarakhand
IIT Ropar IIT Ropar - Edifício Principal da Transit Campus.JPG IITRPR 2008 Rupnagar Punjab

‡ - ano convertido para IIT

Institutos de Tecnologia Act, 1961

O primeiro IIT foi criada em 1951, em Kharagpur (perto de Calcutá ), no estado de Bengala Ocidental. Possui 29 departamentos acadêmicos, centros e escolas, distribuídos por um 8.5 quilômetros quadrados (2.100 acres) do campus que é um distrito autônomo de mais de 15.000 habitantes. Tem cerca de 450 professores; 2.200 funcionários; 3.000 alunos de graduação; 2.500 pós-graduados e 950 acadêmicos de pesquisa. Os estudantes vivem em 17 albergues (chamado Halls de residência). IIT Kharagpur também tem uma escola de tecnologia médica ( Faculdade de Ciências Médicas e Tecnologia), uma escola de gestão ( Vinod Gupta School of Management), uma escola de direito ( Rajiv Gandhi Faculdade de Direito da Propriedade Intelectual) e uma escola de design de infra-estrutura (Ranbir e Chitra Gupta Escola de Desenho de Infra-estrutura e Gestão) dentro de suas instalações.

O segundo IIT a ser estabelecido, IIT de Bombaim, foi fundada em 1958 em Powai, Mumbai , Maharashtra. Ele foi criado com a assistência da UNESCO e da União Soviética , que forneceu conhecimento técnico. O governo indiano subscreveu todas as outras despesas, incluindo os custos de construção. Com uma área de 2,23 quilômetros quadrados (550 acres) e um total de 24 departamentos, centros e escolas. Além disso, IIT de Bombaim tem 14 albergues estudantis com cerca de 2.200 de graduação e 3.500 estudantes de pós-graduação. IIT de Bombaim também tem escolas em gestão ( Shailesh J. Mehta School of Management) e tecnologia da informação (Kanwal Rekhi Escola Superior de Tecnologia da Informação) nas suas instalações. Apesar de uma alteração do nome da cidade, o IIT retém o nome original.

IIT Madras está localizado na cidade de Chennai , em Tamil Nadu. Foi criado em 1959 com a assistência técnica do Governo da Alemanha Ocidental e tem cerca de 450 membros do corpo docente e aproximadamente 2.500 de graduação e 2.000 estudantes de pós-graduação. O campus está espalhada por uma área de cerca de 2,5 quilômetros quadrados (620 acres), e dispõe de 16 departamentos acadêmicos, cerca de 100 laboratórios e 17 albergues. Tal como acontece com IIT Bombaim, ele mantém o seu nome original, apesar de uma alteração no seu nome de cidade.

IIT Kanpur foi criada em 1959 na cidade de Kanpur, Uttar Pradesh. Durante seus primeiros 10 anos, IIT Kanpur beneficiou da-Indo-American Programa Kanpur, onde um consórcio de universidades nove norte-americanos ajudou a criar os laboratórios de pesquisa e programas acadêmicos. Abrange uma área de 4,85 quilômetros quadrados (1.200 acres). Tem cerca de 500 membros do corpo docente, e cerca de 2.000 de graduação e igual número de estudantes de pós-graduação que vivem em 10 albergues.

Estabelecido como a Faculdade de Engenharia em 1961, IIT Delhi foi dado o nome atual e declarou uma instituição de importância nacional no âmbito do "Institutes of Technology Act (Emenda) de 1963". Ele está localizado na Hauz Khas (Nova Deli) e tem uma área de 1,3 quilômetros quadrados (320 acres). Ele tem 11 albergues e 26 departamentos, centros e escolas. Tem 426 membros do corpo docente e aproximadamente 2.200 de graduação e 1.600 estudantes de pós-graduação.

IIT de Guwahati foi estabelecido em 1994 perto da cidade de Guwahati ( Assam) na margem norte do rio Brahmaputra . As vastas 2,85 quilômetros quadrados (700 hectares) campus atrai muitos visitantes por causa de sua beleza cênica. A partir de 2012, existem cerca de 2.000 cursos de graduação e 1.900 estudantes de pós-graduação em onze departamentos e três centros acadêmicos e um total de cerca de 300 membros do corpo docente.

IIT Roorkee foi criada em 1847 como a primeira faculdade de engenharia do Império Britânico . Localizado em Uttarakhand, esta faculdade foi chamado de The Thomson Faculdade de Engenharia Civil em 1854. Tornou-se a primeira universidade técnica da Índia em 1949 e foi renomeada como "Universidade de Roorkee". A Universidade de Roorkee foi incluído no sistema IIT em 2001 como IIT Roorkee. Corre-se onze Under Graduate, cinco Licenciatura Integrada dupla, três Integrado M.Tech., Três Integrado M.Sc., 61 de Pós-Graduação e vários Programas de Doutoramento. O campus também inclui o Departamento de Estudos de Gestão (DMT), oferecendo cursos de MBA. Ele tem uma força pessoal académico de 342 de acordo com a sessão de 2007-2008. O Instituto tem dois campi. O campus principal está em Roorkee em Uttarakhand eo outro é de 50 km, em Saharanpur em Uttar Pradesh. O campus em Roorkee está espalhada por 356 acres (1,44 km 2) de vegetação exuberante paisagismo e tem doze estudantes albergues. A 10 acres (40.000 m 2) campus está sendo desenvolvido como um centro de extensão em Greater Noida.

Institutes of Technology Act (Emenda) de 2012

Criação de oito novos IITs começou com a decisão do gabinete, que foi anunciada pelo Ministro do Desenvolvimento de Recursos Humanos (MHRD), Arjun Singh, em 28 de março de 2008 que o governo pretende estabelecer mais IITs, Institutos Indianos de Administração (IIMs) e Universidades Central em todo o país. Cada instituto foi orçado Rs. 20-40000000000 (USD 625 a 1.000 milhões). Os institutos de tecnologia (Amendment) Act de 2011 acrescentou nove novos institutos para a lista. Destes, oito são novos institutos eo nono é o IT-UBS que foi um instituto sob a administração de Banaras Universidade Hindu. O projeto de lei foi aprovado pelo Conselho de Ministros Índico em 25 de Fevereiro de 2011, e aprovada pelo Lok Sabha em 24 de Março de 2011 e pela Rajya Sabha em 30 de Abril de 2012. O Bill recebeu parecer favorável do presidente em 20 de Junho de 2012 e foi publicada no Diário da Índia.

IIT Ropar, também conhecido como IIT Punjab, foi criada por MHRD em 2008. As classes de sessão lectivo de 2008-2009 foram realizadas no IIT Delhi. O Instituto começou a funcionar a partir do seu campus de trânsito em Rupnagar em agosto de 2009.

IIT Bhubaneswar foi o primeiro dos oito novos IITs para se tornar operacional. As aulas para o primeiro lote de estudantes começou a partir do campus de IIT Kharagpur em Kharagpur, o Instituto mentor de IIT Bhubaneswar. A pedra fundamental para este IIT foi colocada em 12 de Fevereiro de 2009. O campus permanente IIT está sendo criada em Argul, nos arredores de Bhubaneswar. Um total de 935 hectares (3,78 km 2) de terra foi alocada para o campus independente para 10.000 estudantes e 1.100 professores. Um parque de ciência está a ser criada como uma parte desta instituição de apoio a actividades de investigação orientadas indústria. IIT Bhubaneswar é o primeiro IIT a criação de um campus marinho separado. Este campus, que será uma parte da Escola da Terra, Oceano e Ciências do Ambiente, será criada em 2011 perto Lago Chilka.

IIT Hyderabad, foi criada em 2008 a partir de um campus temporário no Ordnance Factory Estate (ODF), Yeddumailaram, distrito Medak, Andhra Pradesh. Seu campus permanente é rápido em construção e será localizado em Kandi perto Sangareddy e fica perto da Outer Ring Road (Hyderabad). Aliança Progressiva Unida (UPA) presidente Sonia Gandhi em 27 de fevereiro de 2009 lançou a pedra fundamental para o campus permanente de IIT Hyderabad no distrito Medak de Andhra Pradesh. A admissão do primeiro lote de estudantes de IIT Hyderabad ocorreu em agosto de 2008 através de IIT-JEE e as aulas foram realizadas em seu campus temporário com a ajuda de mentores IIT Madras. Campus permanente do IIT Hyderabad ocupa uma área de 2,3 km² (580 acres), que faz parte da vila de Kandi, Distrito Medak. Atualmente, o instituto tem cerca de 95 membros do corpo docente, 580 estudantes B.tech, 219 estudantes M.Tech, 56 alunos M.Sc, 5 alunos M.Phil, 182 estudiosos de investigação / Ph.D (totalizando 1.052 estudantes no campus); e mais de 50 funcionários administrativos e de apoio. IIT Hyderabad estabeleceu-se como um premier centro nacional para o ensino, pesquisa e consultoria industrial no país. IIT Hyderabad tem 12 departamentos acadêmicos, centros de pesquisa state-of-the-art e vários laboratórios modernos e de ponta, através de diversas disciplinas de engenharia, ciências puras e artes liberais.

IIT Gandhinagar tem seu campus temporário funcionamento da Faculdade de Engenharia Governo Vishwakarma, Chandkheda. Sua instituição mentoring é IIT de Bombaim.

IIT Patna foi formalmente registrado como sociedade, em 25 de julho de 2008 e seus programas acadêmicos começou em 6 de agosto de 2008. O campus temporário da IITP está localizado na colônia Pataliputra, Kurji. Campus do IIT Patna será localizado na Bihita nos arredores de Patna em um campus de 600 acres (2,4 km2). O campus terá 45.000 pés quadrados (4.200 m2) de espaço. Espera-se que todas as operações será deslocado para o campus principal em dois a três anos.

IIT Rajasthan também foi estabelecida em 20. As aulas para a primeira sessão acadêmica realizada na IIT Kanpur, a sua IIT mentor.

IIT Mandi é o mais jovem entre os IITs. Fundação de pedra para a sua permanente campus foi colocada em Kamand, Mandi em 24 de fevereiro de 2009. A admissão do primeiro lote de estudantes de IIT Mandi teve lugar em Julho de 2009 e as aulas foram realizadas de 27 de julho de 2009, diante de sua mentora IIT, IIT Roorkee. Em 15 de janeiro de 2010 IIT Mandi tem Prof. Timothy A. Gonsalves como seu primeiro diretor. A partir do ano lectivo de 2010-2011 instituto funcionará a partir do seu campus de trânsito na VM College of Arts, Mandi, Índia. É o único IIT situado na zona climática mais inferior das sereno Himalayas em Himachal Pradesh. Campus permanente (cerca de 12 km da cidade histórica de Mandi), distribuídos por 520 acres (2,1 km 2) está em construção ao longo Rio Uhl (um tributry de River Beas) a Kamand, Mandi. Em 23 de setembro de 2012, um lote de 108 estudantes B.tech 2 anos, juntamente com alguns estudiosos de investigação deslocou-se para o campus principal. Cerca de 20 membros do corpo docente, funcionários e suas famílias, além de alguns estudiosos de investigação, os acompanharam ao Campus Kamand. O instituto admite estudantes em várias B.Tech., MS e PhD (a partir de 2012) programas.

IIT Indore foi criada em 2009. A instituição começou a funcionar a partir de um campus temporário no Instituto de Engenharia e Tecnologia da Universidade Devi Ahilyabai sob orientação de IIT de Bombaim.

IIT (UBS) Varanasi, uma das mais antigas instituto de engenharia da Índia, localizado em Varanasi , deve a sua existência à visão clarividente e os esforços incansáveis do seu fundador Mahamana Pandit Madan Mohan Malaviya. IIT (UBS) Varanasi traça as suas origens até três engenharia e instituições tecnológicas estabelecido pelo Pandit Madan Mohan Malaviya em 1919-1923, viz. Colégio Banaras Engenharia (BENCO) em 1919, o Colégio de Mineração e Metalurgia (Minmet) em 1923 e da Faculdade de Tecnologia (tecno). Os primeiros-ever cursos de graduação em engenharia mecânica, engenharia elétrica, mineração, metalurgia, cerâmica e Farmacêutica na Índia foram pioneiros neste instituto. Após a Índia se tornou independente, pós-graduação e programas de pesquisa de doutorado também foram introduzidas. Em 1971, as três instituições de engenharia premier da Universidade viz., BENCO, Minmet e techno foram fundidas para formar o Instituto de Tecnologia ( IT-UBS) e de preservar a sua excelência e admissões de caracteres nacionais para cursos de graduação e cursos de pós-graduação foram realizadas através de IIT-JEE e PORTA respectivamente. IIT (UBS) Varanasi foi identificado como BENCO, Minmet, techno e IT-UBS nos últimos anos. Com o Os Institutos de Tecnologia Lei (Emenda) de 2012 do Instituto de Tecnologia de outrora, UBS tornou-se Instituto Indiano de Tecnologia (UBS) Varanasi wef 29 de junho de 2012. O instituto tem hoje 13 departamentos e 3 escolas entre disciplinares que oferecem B Tech, M Tech, Licenciatura Integrada dupla, integrado Grau Técnico M e cursos de doutoramento.

Os IITs
Salão na Rampur IIT (UBS) Varanasi
Campus de trânsito IIT Bhubaneswar
Main Building de IIT de Bombaim
Dept Math. em IIT Delhi com Edifício Principal em fundo
Campus de trânsito Instituto Indiano de Tecnologia Gandhinagar localizado na Faculdade de Engenharia Governo, Chandkheda, Ahmedabad
Complexo Acadêmico, IIT Guwahati
Campus de trânsito IIT Hyderabad localizado na Ordnance Factory (ODF)
PACL Campus de IIT Indore
Biblioteca em IIT Kanpur
Main Building de IIT Kharagpur
Biblioteca em IIT Madras
Campus de trânsito, IIT Mandi
O Parque Tecnológico de Software da Índia, IIT Patna
Campus de IIT Rajasthan, Jodhpur
Main (Administrativo) Building, IIT Roorkee
Campus de trânsito IIT Ropar

IITs futuras

Indian School of Mines, com a aprovação de seu Comitê de Finanças, Diretoria Executiva e Conselho Geral, transmitiu a proposta para a sua conversão em um IIT em 2009, depois que um relatório detalhado projeto foi elaborado de acordo com as instruções do Ministério da Recursos Humanos União e Desenvolvimento. Em setembro de 2011, uma resolução foi aprovada pelo Governo de Jharkhand, recomendando o Governo da Índia para converter ISM para um IIT. Em junho de 2012, o Comissão de Planejamento favoreceu essa conversão durante o 12º Plano Quinquenal (2012-2017), mantendo a principal competência do ISM em mineração e geologia. A conversão de ISM para IIT se tornou parte da atual plano de 5 anos após a sua passagem pelo Primeiro-Ministro dirigiu Conselho de Desenvolvimento Nacional em dezembro de 2012. A aprovação em 'Conversão de Dhanbad ISM em um IIT' é um item da agenda para a reunião do conselho dos IITs a ser realizada em 7 de Janeiro de 2013. Pode-se notar que para esta conversão, um Bill tem de ser introduzida no Parlamento pelo ministro HRD União. Alunos ISM já obteve o apoio da maioria dos deputados sobre esta matéria.

Outra IIT planejado está em Palakkad no estado de Kerala , como foi anunciado em setembro de 2011 por PK Abdu Rabb, o Ministro da Educação da Governo de Kerala. No entanto, como o estabelecimento de um IIT é feito por um ato do parlamento, o papel do governo local é limitado e isso ainda requer várias etapas por parte do governo central. Outra IIT foi proposta em 2009 pelo Muddenahalli, Karnataka. Em Janeiro de 2011 foi feita uma proposta para estabelecer a Karnataka IIT por modernização Universidade Visvesvaraya Faculdade de Engenharia para o status de IIT.

História

O escritório do Hijli Detention Camp (fotografado setembro 1951) serviu como o primeiro edifício acadêmico de IIT Kharagpur.

A história do sistema IIT remonta a 1946, quando Sir Jogendra Singh do Conselho Executivo do vice-rei constituição de uma comissão cuja tarefa foi a de considerar a criação de instituições técnicas mais elevadas para o desenvolvimento industrial do pós-guerra na Índia. A comissão de 22 membros, liderada pelo Nalini Ranjan Sarkar, recomendou o estabelecimento dessas instituições em várias partes da Índia, com instituições secundárias afiliadas.

O primeiro Instituto Indiano de Tecnologia foi fundada em maio de 1950 no local da Hijli Detention Camp em Kharagpur. Em 15 de setembro de 1956, o Parlamento da Índia aprovou o Instituto Indiano de Tecnologia Act (Kharagpur), declarando-o como um Instituto de Importância Nacional. Jawaharlal Nehru, primeiro O primeiro-ministro da Índia, no primeiro endereço de convocação de IIT Kharagpur, em 1956, disse:

" Aqui, no lugar do que Hijli Detenção acampamento fica a multa monumento da Índia, representando os impulsos da Índia, o futuro da Índia na tomada. A imagem parece-me simbólica das mudanças que estão vindo para a Índia. "

Sobre as recomendações do Comité de Sarkar, quatro campi foram estabelecidas em Mumbai (1958), Chennai (1959), Kanpur (1959) e Deli (1961). A localização destes terrenos foi escolhido para ser espalhada por toda a Índia para evitar desequilíbrio regional. Os indianos Institutos de Tecnologia Act foi alterado para refletir a adição de novos IITs. Agitações estudantis no estado de Assam fez primeiro-ministro Rajiv Gandhi prometer a criação de um novo IIT em Assam. Isso levou a um sexto campus Guwahati sob a Assam Accord em 1994. O Universidade de Roorkee, a mais antiga faculdade de engenharia da Índia, foi conferido estatuto IIT em 2001.

IITG estd. 1994

Ao longo dos últimos anos, tem havido uma série de desenvolvimentos para o estabelecimento de novas IITs. Em 1 de Outubro de 2003, o primeiro-ministro Atal Bihari Vajpayee anunciou planos para criar mais IITs "atualizando instituições acadêmicas existentes que têm a promessa eo potencial necessário". Desenvolvimentos posteriores levaram à formação do Comitê da SK Joshi em novembro de 2003 para orientar a selecção das cinco instituições que se tornariam os cinco novos IITs. Com base nas recomendações iniciais do Comitê de Sarkar, foi decidido que novas IITs devem ser espalhados por todo o país. Quando o governo manifestou a sua disponibilidade para corrigir este desequilíbrio regional, 16 estados exigiu IITs. Desde o SK Joshi Comitê prescrito diretrizes rígidas para instituições que aspiram a ser IITs, apenas sete faculdades foram selecionados para a consideração final. Os planos também são relatados para abrir IITs fora da Índia, embora não o suficiente progresso foi feito a este respeito. Eventualmente, na 11ª Plano quinquenal, foram identificados oito estados para o estabelecimento de novas IITs, e TI-UBS foi convertido num IIT.

Estrutura organizacional

Estrutura Organizacional de IITs

O Presidente da Índia é a pessoa mais poderosa na estrutura organizacional de IITs, sendo o ex officio do visitante, e ter competência residual. Diretamente sob o Presidente é o Conselho IIT, que compreende o ministro-in-encarregado de educação técnica no governo da união, os presidentes de todos os IITs, os directores de todos os IITs, o Presidente do University Grants Comissão, o Director-Geral do CSIR, o presidente do IISc, o Diretor de IISc, três membros do Parlamento, o Secretário Comum do Conselho de Ministério de Recursos e Desenvolvimento Humano, e três nomeados cada um o Governo da União, AICTE, eo visitante.

Sob o Conselho IIT é o Conselho de Governadores de cada IIT. Sob o Conselho de Governadores é o diretor, que é o diretor acadêmico e executivo-chefe do IIT. Sob o Director, na estrutura organizacional, vem o director-adjunto. Sob o director e do director-adjunto, venha a Deans, Chefes de Departamentos, secretário, presidente do Conselho de Estudantes, e Presidente do Comitê de Gestão de Hall. O secretário é o principal funcionário administrativo da IIT e súmulas as operações do dia-a-dia. Abaixo dos chefes de departamento (HOD) são os membros do corpo docente (professores, Professores Associados e professores assistentes). Os Guardiões vêm sob o Presidente do Comitê de Gestão de Hall.

Admissão

Admissão para a graduação B. Tech e programas integrados de tecnologia são através M. IIT-JEE (o Vestibular Misto). A entrada para a maioria dos cursos de pós-graduação em IITs é concedida através de vários exames de admissão por escrito. A admissão para o programa de doutoramento é baseada principalmente em uma entrevista pessoal, embora os candidatos também podem ter que aparecer para provas escritas.

Exames de admissão

O Instituto Indiano de Tecnologia Vestibular Misto (IIT-JEE) é um vestibular anual na Índia, utilizado como único critério de admissão por os IITs para seus cursos de graduação. O exame é organizado a cada ano por um dos vários IITs, usando um padrão de rotação round robin. Ele tem uma taxa de admissão muito baixo (cerca de 1 em 50 em 2011). Uma proposta para a substituição (IIT-JEE) com um engenharia comum exame de admissão foi feita em 2010 e, mas devido a muitos IIT não está aceitando a proposta, que foi recusada. Para os programas de pós-graduação, entrada baseia-se nas pontuações na PORTA exame que é organizado pela IISC, Bangalore e IIT de, às vezes, seguido por testes escritos e entrevistas pelo respectivo IIT de. O portão é considerado um dos exames mais competitivos.

Nova Política de Admissão

Conselho de Admissão Conjunta (JAB) de Entrada IIT Exame Comum (Avançado) -2013 reuniu em 27 de agosto de 2012, IIT Delhi para discutir a próxima admissão. A admissão para os cursos de graduação em 16 IITs e ISM, Dhanbad para o ano de 2013 será baseado em um teste de dois níveis. O primeiro teste chamado JEE (Principal), será realizada durante o mês de abril de 2013 (tanto offline como online). Este teste será conduzido por CBSE. O segundo teste, chamado de JEE (Avançado), será realizada em 02 de junho de 2013 (apenas offline). Apenas 1,50,000 dos melhores rankers em JEE (Principal), que inclui estudantes de todas as categorias (GE, OBC (NCL), SC e ST) serão elegíveis para aparecer em JEE (Avançado).

O JEE (Avançado) - 2013 terá dois papéis do tipo objetivas. Cada trabalho será composto de Física, Química e Matemática. Duração de cada papel será de 3 horas. Documentos questão será em Inglês e Hindi. Admissões para IITs será baseado apenas em categoria sábio All India Rank (AIR) em JEE (Avançado) sujeita à condição de que esses candidatos estão no top 20 percentil de candidatos bem sucedidos de seus Conselhos em categorias aplicáveis |. Url = http://jee.iitd.ac.in/jee2013.php | title = IIT-JEE Avançado 2013 | publisher = Instituto Indiano de Tecnologia, Delhi | accessdate = 05 de setembro de 2012

Política de reserva

IITs tem um política de ação afirmativa em quotas reservadas baseada em castas. De acordo com o disposto no Constituição indiana, os IITs foram reservar lugares para Castas da sociedade desde 1973. Os IITs seguir uma política de reserva que é notavelmente diferente da política de cotas em outros lugares na Índia. De acordo com as normas de admissão IITs, 15% dos estudantes admitidos devem ser provenientes das castas, e 7,5% dos assentos são reservados para Tribos. O Outras classes atrasadas foram fornecidos com reserva de 27% em vigor a partir de 2008, com o consentimento do Supremo Tribunal da Índia. De acordo com as regras, todas as castas designadas (SC) e Tribo Programado (ST) os candidatos devem levar o IIT-JEE com o resto dos alunos. Com base nos resultados de IIT-JEE mas usando relaxado critérios de admissão, SC e ST candidatos são oferecidos admissão. Outro grupo de candidatos que não atenderem a estes critérios de admissão relaxado é oferecido um "Curso Preparatório" que consiste em Física, Química, Matemática e Inglês no IIT em causa. Depois de um ano de estudo, os candidatos que são capazes de garantir um grau mais elevado do que a marca de corte prescritos são oferecidos admissão aos cursos de graduação regulares. Não há relaxamento sobre os critérios para passar nos exames ou de se formar um curso. Os candidatos admitidos por meio da política de reserva também são submetidos aos mesmos critérios que os candidatos gerais para a formatura.

Em 1989, o primeiro-ministro VP Singh aceitou e implementou as propostas do Comissão Mandal que recomenda disposições de reservas para OBCs em instituições sem ajuda privadas, bem como os trabalhos do governo high-end para as comunidades minoritárias. Nenhuma mudança ocorreu nas IITs por causa da legislação, mas em 2005, com base nas recomendações de um painel político, o Governo UPA proposta para implementar o sistema de quotas reservada para o OCAs em IITs e IIMs. Ele recebeu objeções críticas por muitos estudiosos e críticos, que descreveu a proposta como "perigosa e divisionista" e com base unicamente em fins políticos (votação bancárias). Muitos argumentaram que o OBCs não somos uma comunidade para trás e desfrutar de boa situação econômica e social e, portanto, uma reserva para OCAs torna-se uma mera estratégia para ganhar votos. Porém, a questão tem surgido para baixo a partir de agora, ele ainda continua a ser um muito quente argumentou um. Quando o governo pretende implementar o sistema de quotas, protestos anti-reserva foram organizadas em toda a Índia contra a proposta. Agitações estudantis também ocorreu nos IITs e muitos estudantes que se opunham reservas baseados em castas recorreu a greves de fome. Eles marcado o sistema de cotas como uma tática do governo para ganhar votos baratos, e que o sistema levaria a um aumento castas e um compromisso grave no mérito e talento.

Os procedimentos adicionais para a admissão no IITs (o curso preparatório e os de qualificação de fim de semestre exames que se seguem) também têm sido criticados como desnecessária e contraproducente. Um dos argumentos contrários à política modificada da reserva e favorecendo a admissão direta é que um grande número de lugares permanecerão vagos no âmbito deste regime.

Educação

PK Kelkar Biblioteca, IIT Kanpur

Os IITs receber subvenções comparativamente mais elevados do que outras faculdades de engenharia na Índia. Enquanto o financiamento total do governo para a maioria das outras faculdades de engenharia é em torno de Rs. 100-200000000 (USD 2-4.000.000) por ano, a quantidade varia entre Rs. 900-1,300 milhões (USD 18-26000000) por ano para cada IIT. Outras fontes de recursos incluem taxas estudantis e financiamento da pesquisa de indústria e as contribuições dos alunos. A relação professor-aluno nas IITs está entre 1: 6 e 1: 8. A Comissão Permanente do Conselho IIT (SCIC) prescreve o limite inferior para o rácio professor-aluno como 1: 9, departamento aplicado sábio. Os IITs subsidiar as taxas de graduação de estudantes em cerca de 80% e fornecer bolsas de estudo para todos os alunos de Mestrado Tecnologia e pesquisadores acadêmicos, a fim de incentivar os alunos para estudos superiores, conforme as recomendações do Comitê Thacker (1959-1961). O custo suportado pelos alunos de graduação é em torno de Rs. 85.000 por ano.

Os vários função IITs de forma autónoma, e seu estatuto especial como os Institutos de Importância Nacional facilita o bom funcionamento do IITs, praticamente livre de tanto regional, bem como estudante política. Essa autonomia significa que IITs podem criar seu próprio currículos e se adaptar rapidamente às mudanças nas exigências educacionais, livres de obstáculos burocráticos. O governo não tem controle direto sobre as decisões políticas internas de IITs (como o recrutamento do corpo docente e os currículos), mas tem representação no Conselho IIT. O meio de instrução em todos os IITs é o Inglês. As aulas são geralmente realizadas 7h30-17:30, apesar de existirem algumas variações dentro de cada IIT. Todos os IITs tem bibliotecas públicas para o uso de seus alunos. Além de uma coleção de livros prescritos, as bibliotecas têm seções de ficção e outro gêneros literários. As bibliotecas eletrônicas permitem que os alunos tenham acesso on-line revistas e periódicos. Os IITs e IISc ter tomado uma iniciativa junto com Ministério do Desenvolvimento de Recursos Humanos para fornecer vídeos on-line gratuitos de palestras reais de diferentes disciplinas no âmbito do Programa Nacional de Aprendizagem Tecnologia Avançada. Esta iniciativa é levada a cabo para tornar a educação de qualidade acessível a todos os alunos. As palestras podem ser acessados no http://nptel.iitm.ac.in/

As políticas acadêmicas de cada IIT são decididos pelo seu Senado. Isso inclui todos os professores da IIT e representantes dos estudantes. Ao contrário de muitas universidades ocidentais que têm um senado eleito, os IITs tem um senado académico. Ele controla e aprova os currículos, cursos, exames e resultados, e nomeia comissões a olhar em assuntos acadêmicos específicos. As atividades de ensino, formação e investigação do instituto são revisados periodicamente pelo Senado para manter os padrões educacionais. O director de um IIT é o Presidente ex-officio do Senado.

Biblioteca Central, IIT Roorkee

Todos os IITs seguir o sistema de créditos de avaliação de desempenho, com ponderação proporcional de cursos com base em sua importância. As marcas totais (geralmente de 100) formam a base de graus, com um valor de grau (de 10) atribuídos a uma variedade de marcas. Às vezes, classificação relativa é feito considerando o desempenho geral de toda a classe. Para cada semestre, os alunos são classificados em uma escala de 0 a 10 com base em seu desempenho, tendo uma média ponderada dos pontos de qualidade de todos os cursos, com os respectivos pontos de crédito. Cada avaliação semestre é feito de forma independente e, em seguida, a média sobre todos os semestres é usado para calcular a cumulativa média de pontos (conhecido como CGPA ou Índice de Desempenho CPI-cumulativa).

Ensino de graduação

IIT Madras Biblioteca

O Bachelor of Technology (B.Tech) grau é o curso de graduação mais comum nas IITs ​​em termos de matrículas dos alunos, apesar de graus duplos integrando Master of Science ou também são oferecidos Master of Arts. O curso B.Tech é baseado em um programa de quatro anos com oito semestres, enquanto o Dual Degree e cursos integrados são programas de 5 anos com dez semestres. Em todos os IITs, o primeiro ano de B. Tech. e cursos de grau duplo são marcados por uma estrutura do curso comum para todos os alunos, embora em alguns IITs, um curso único introdução departamento relacionado também está incluído. Os cursos comuns incluem os conceitos básicos da maioria dos departamentos como Eletrônica, Mecânica, Química e Física. No final do primeiro ano (o final do primeiro semestre no IIT Madras), a opção de alterar os departamentos é dado aos estudantes meritórios na base do seu desempenho nos dois primeiros semestres. Poucos tais mudanças, em última instância ter lugar como os critérios para eles são geralmente rigorosa, limitada aos estudantes mais meritórios.

A partir do segundo ano, os alunos estudam disciplinas exclusivamente de seus respectivos departamentos. Além destes, os alunos têm de fazer cursos avançados obrigatória de outros departamentos, a fim de alargar a sua educação. Cursos obrigatórios separadas de ciências humanas e sociais departamento de ciências, e às vezes cursos de gestão também são aplicadas. No último ano de seus estudos, a maioria dos estudantes são colocados em indústrias e organizações através do processo de colocação do respectivo IIT, embora alguns estudantes optar por este ou quando vai para os estudos superiores ou quando eles ocupam postos de trabalho através da aplicação à empresas diretamente.

Educação de pós-graduação e doutorado

Os IITs ​​oferecem uma série de programas de pós-graduação, incluindo Mestre em Tecnologia (M.Tech.), Master of Business Administration (MBA) (apenas para engenheiros e pós-graduados em ciência), e Master of Science (M.Sc.). Alguns IITs ​​oferecer cursos de graduação especializados, como o Diploma de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação (PGDIT), Mestre em Ciências Médicas e Tecnologia ( MMST), Mestre em Planejamento Urbano (MCP), Master of Arts (MA), Pós-Graduação em Direito da Propriedade Intelectual (PGDIPL), Mestrado em Design ( M.Des.), ea Pós-Graduação em Maritime Operação e Gestão (PGDMOM). Os IITs ​​também oferecem o grau de Doutor em Filosofia (PhD) como parte de seu programa de educação de doutorado. Nele, os candidatos recebem um tópico de interesse acadêmico pelo professor ou têm que trabalhar em um projeto de consultoria dada pelas indústrias. A duração do programa é geralmente não especificado e depende da disciplina específica. Doutorandos têm de apresentar uma dissertação, bem como fornecer uma defesa oral para a sua tese. Assistentes de Ensino (TA) e assistente de pesquisa (RA) são muitas vezes fornecidos. Alguns dos IITs ​​oferecer um programa MS (pela pesquisa); o M.Tech. e MS são semelhantes aos não-tese das universidades norte-americanas (com base claro) e tese (investigação com base) programas de mestrado, respectivamente. Os IITs, juntamente com NITs e IISc, são responsáveis ​​por quase 80% de todos os doutores em engenharia.

Os IITs ​​também oferecem uma B.Tech não convencional. e M. Tech. programa educacional integrado chamado "Dual Degree". Ele integra estudos de graduação e pós-graduação em áreas selecionadas de especialização. É completado em cinco anos, contra seis anos de B.Tech convencional. (Quatro anos), seguido por uma M.Tech. (dois anos). Mestrado Integrado de programas de ciência também são oferecidos em alguns IITs ​​que integra os estudos de Graduação e Pós-Graduação em Ciência córregos em um único programa de grau contra o sistema universitário convencional. Estes programa foi iniciado para permitir IITians para completar os estudos de pós-graduação de IIT ao invés de ter que ir para outro instituto. Todos os IITs ​​antigos (exceto IIT Guwahati) têm escolas de oferta de gerenciamento graus em gestão ou administração de empresas.

Cultura e estudante de vida

Todos os IITs ​​fornecer no campus instalações residenciais para os estudantes, pesquisadores acadêmicos e professores. Os alunos vivem em albergues (por vezes referido como halls ) durante toda a sua estadia no IIT. Estudantes em todos os IITs ​​deve escolher entre National Cadet Corps (NCC), Esquema Serviço Nacional (NSS) e Organização Nacional de Esportes (NSO) em seus primeiros anos. Todos os IITs ​​tem campos desportivos para cricket , futebol (soccer) , hóquei, voleibol, tênis de gramado , badminton e atletismo; e piscinas para eventos aquáticos. Normalmente, os hostels também têm os seus próprios motivos esportivos.

Festivais técnicos e culturais

Todos os IITs ​​organizar festivais técnicos anuais, tipicamente com duração de três ou quatro dias. Os festivais são técnicos Kshitij (IIT Kharagpur), Techfest (IIT Bombaim), Conheceram (IIT Roorkee), Nvision (IIT Hyderabad), Amalthea (IIT Gandhinagar), Technex (IIT UBS), Shaastra (IIT Madras), Techkriti (IIT Kanpur ), Tryst (IIT Delhi), Techniche (IIT Guwahati), Wissenaire (IIT Bhubaneswar), Exodia (IIT Mandi), e Fluxus (IIT Indore) e Ignus (IIT Jodhpur). A maioria deles são organizados nos meses de janeiro ou março. Techfest é o festival técnica mais popular e maior da Ásia em termos de participantes e prêmio em dinheiro envolvidas, é conduzida a uma escala totalmente diferente e foi concedido o patrocínio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência ea Cultura ( UNESCO ) para fornecer uma plataforma para alunos para mostrar seu talento em ciência e tecnologia. Shaastra detém a distinção de ser o primeiro evento gerenciado pelo estudante no mundo a implementar um formal de Sistema de Gestão da Qualidade, ganhando ISO 9001: 2000. Kshitij é a maior em termos de montantes de patrocínio e também marca como um festival de gestão de techno, devido à sua ênfase em tecnologia e gestão.

Anual festivais culturais também são organizadas pelos IITs e duram de três a quatro dias. Estes incluem Primavera Fest (IIT Kharagpur, também conhecido como SF), Rendezvous (IIT Delhi), Tarang (anteriormente Rave) e Thomso (IIT Roorkee), Kashiyatra (IIT UBS, também conhecido como KY), Ignus (IIT Rajasthan), Blithchron (IIT Gandhinagar), ELAN (IIT Hyderabad), Alma Fiesta (IIT Bhubaneswar), Mood Indigo (IIT de Bombaim, também conhecido como Mood-I), Saarang (IIT Madras, anteriormente o carnaval), Antaragni (IIT Kanpur), Alcheringa (IIT Guwahati ), Zeitgeist (IIT Ropar) e Anwesha (IIT Patna). Mood Indigo é a faculdade fest cultural mais popular e também o maior na Ásia.

Festival iluminação em IIT Kharagpur. Os contornos são feitas por lâmpadas de barro.

Além desses festivais culturais, IIT Kharagpur IIT de Bombaim e celebrar festivais exclusivos. IIT Kharagpur celebra o festival de iluminação na véspera de Diwali . Estruturas de bambu grandes (chamados chatais ) tão alto quanto 6 metros (20 pés) são feitas e lâmpadas de barro ( diyas) são colocadas sobre eles para formar contornos de pessoas, monumentos, ou um evento. A competição é realizada entre albergues, ele não recebe entradas de visitantes de fora. Juntamente com o festival de iluminação é o festival Rangoli. Em Rangoli, grandes painéis que mostram um evento ou um conceito, são feitos no chão por pó fino, e às vezes até por esmagadas pulseiras ou outros materiais inovadores.

Exclusivo para IIT de Bombaim é o Festival de Artes Cênicas (popularmente conhecido como PAF ). Tecnicamente, um drama, cada PAF inclui drama, literatura, música, artes plásticas, debater e dança. Todos os PAFs são realizadas na Air Theatre Open (OAT), no campus principal de IIT de Bombaim. Normalmente, dois ou três albergues (de 14) agrupar por sorteio para cada PAF. Todos os diálogos são entregues como voice-overs e não pelos atores, principalmente devido à estrutura e ao enorme tamanho do OAT. Recentemente, IIT Guwahati também começou este Festival de Artes Cênicas (PAF).

Reconhecimento

IITs tem um status especial como os Institutos de Importância Nacional no âmbito do Instituto Indiano de Tecnologia Act , devido a que os graus fornecidos por IITs ​​não precisa ser reconhecido pelo AICTE. O IIT-JEE e PORTÃO são fator importante por trás do sucesso de IITs, uma vez que permite que os IITs ​​para aceitar apenas um seleto grupo de estudantes meritórios. Esta combinação de fatores de sucesso levou ao conceito da marca IIT . Outros fatores que contribuíram para o sucesso de IITs ​​são os procedimentos de recrutamento do corpo docente restritivas e colaboração da indústria. O procedimento para seleção de corpo docente em IITs ​​é mais rigorosa em comparação com outras faculdades que oferecem graus semelhantes. O grau de doutor é um pré-requisito para todos os compromissos professores regulares.

Ex-alunos do IIT obter um maior respeito de seus pares, meio académico ea indústria em geral. A marca IIT foi reafirmado quando a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou uma resolução que honra americanos indianos e especialmente graduados da IIT pelas suas contribuições para a sociedade americana. Da mesma forma, a China também reconheceu o valor de IITs ​​e planejado para replicar o modelo.

Rankings educacionais

A nível nacional, a maioria dos IITs ​​são classificados acima de quaisquer outras faculdades de engenharia na Índia em educação engenhariarankings. Outlook India 's Top Engenharia Faculdades de 2012 classificou sete IITs ​​em seu top 10, incluindo as cinco primeiras posições. India Today 's melhores faculdades de engenharia de 2012 também classificou sete IITs ​​em seu top 10, incluindo os quatro primeiros. Dataquest 's da Índia Top Faculdades de Engenharia 2011 (DQ-CMR Top T-Escolas Inquérito 2011) classificou IITs ​​em seis dos top 10, incluindo os quatro primeiros.

Mundialmente, a apenas três instituto na Índia classificado no top 300 do QS University Rankings Mundial de 2012 são IITs, IIT Deli em 212, IIT de Bombaim em 227 e IIT Kanpur em 278. O único instituto na Índia classificados por The Times Higher Education ranking do suplemento de 2011-2012 é um IIT, IIT de Bombaim em 301-350. No entanto, nenhum IIT foi classificado no Shanghai Jiao Tong University do Ranking Acadêmico de Universidades do Mundo de 2011, e o único instituto na Índia coletados estava Instituto Indiano de Ciência em 301-400.

Crítica

Os IITs ​​têm enfrentado críticas de dentro e fora da academia. As principais preocupações incluem alegações de que eles incentivem a fuga de cérebros e que seus exames de admissão rigorosos incentivar faculdades de coaching e distorcer o perfil sócio-econômico do corpo discente. Recentemente, alguns IITians proeminentes também questionaram a qualidade do ensino e da pesquisa em IITs.

Evasão de cérebros

Entre as críticas do sistema IIT pela mídia e da academia, uma noção comum é que ela encoraja fuga de cérebros. Esta tendência foi revertida somewhat- (apelidado de fuga de cérebros reverso) - como centenas de graduados IIT, que tenham exercido mais estudos nos EUA, estão voltando para a Índia na última década. Além disso, alunos do IIT estão dando para trás generosamente às suas instituições-mãe (exemplos são Kanwal Rekhi para IIT de Bombaim, Dr. Prabhakant Sinha para IIT Kharagpur, e muitos outros). Até liberalização iniciado em início de 1990, a Índia experimentou emigração em grande escala de IITians para os países desenvolvidos , especialmente para os Estados Unidos. Desde 1953, cerca de vinte e cinco mil IITians se instalaram nos EUA. Desde que os EUA beneficiaram de educação subsidiada em IITs ​​à custa do dinheiro dos contribuintes indianos, os críticos dizem que a subsidiar a educação em IITs ​​é inútil. Outros apoiam a emigração de licenciados, argumentando que a capital enviado para casa pelos IITians tem sido uma importante fonte de expansão de reservas cambiais para a Índia, que, até a década de 1990, teve um substancial déficit comercial.

A extensão da perda intelectual tem diminuído substancialmente nos últimos dez anos, com a porcentagem de estudantes que vão ao exterior caindo de tão alto quanto 70% para cerca de 30% hoje. Esta é em grande parte atribuída à liberalização da economia indiana ea abertura de mercados até então fechados. As iniciativas do governo estão incentivando os alunos do IIT em programas de empreendedorismo e estão aumentando o investimento estrangeiro. Emergentes indústrias científicas e de fabricação e terceirização de empregos técnicos da América do Norte e da Europa Ocidental criaram oportunidades para os aspirantes a graduados na Índia. Muitos estudantes de ir para o estrangeiro para continuar os estudos, tais como MS, MBA e PhD.

Outra crítica é sobre a linguagem do exame. IIT-JEE é realizado apenas em Inglês e Hindi, tornando mais difícil para os alunos, onde as línguas regionais, como Tamil , Telugu, Kannada, Urdu , Oriya, Bengali , Marathi, Assamese ou Gujarati, são mais proeminentes. Como exemplo, em setembro de 2011, o Supremo Tribunal Gujarat agiu em um Litígio de Interesse Público pelo Gujarati Sahitya Parishad, pela realização dos exames em Gujarati. A segunda petição foi feita em outubro de Navsari por Sayaji Vaibhav Sarvajanik Pustakalaya Trust. Outra petição foi feita na Alta Corte de Madras para a realização do exame em Tamil. Na petição, alegou-se que não a realização do exame nas línguas regionais é uma violação do artigo 14 da Constituição da Índia.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Indian_Institutes_of_Technology&oldid=549287967 "