Conteúdo verificado

Patna

Assuntos Relacionados: Geografia da Ásia

Fundo para as escolas Wikipédia

Crianças SOS, uma instituição de caridade educação , organizou esta selecção. Visite o site da SOS Children at http://www.soschildren.org/

Patna
Patliputra
No sentido horário da parte superior: Budhha Memorial Park, Takht Sri Patna Sahib, Skyline perto Biscomaun Tower, Museu Patna, Mártir Memorial Patna
Coordenadas: 25,611 ° N ° 85,144 E / 25,611; 85,144 Coordenadas: 25,611 ° N ° 85,144 E / 25,611; 85,144
País Índia
Estado Bihar
Região Magadha
Divisão Patna
Distrito Patna
Enfermaria 72 divisões
Pataliputra
Governo
• Corpo Patna Corporação Municipal
• Prefeito Afzal Imam ( JDU)
Elevação 53 m (174 pés)
População (2011)
• cidade Metropolitan 1683200
• Densidade 1.803 / km 2 (4.670 / sq mi)
Metro 2046652
Idiomas
• Oficial Hindi, Magahi, Maithali, Bhojpuri, Inglês
Fuso horário IST ( UTC + 5: 30)
PIN 80 XXXX
Código telefônico + 91-612
Código ISO 3166 IN-BR-PA
Registro de veículo BR 01
Proporção sexual 1.13 ♂ /
Alfabetização 84,71%
Lok Sabha círculo eleitoral Patna parlamentar do círculo eleitoral, Pataliputra parlamentar do círculo eleitoral, Patna Sahib parlamentar do círculo eleitoral
Vidhan Sabha círculo eleitoral Bakhtiyarpur (180), Digha (181), Bankipur (182), Kumhrar (183), Patna Sahib (184), Fatuha (185), Danapur (186), Maner (187), Phulwari-SC (188)
Agência de planejamento Patna Regional Development Authority
Agência Civic Patna Corporação Municipal
Distância de Delhi 1.015 km (631 mi) (NE terra)
Clima Cwa ( Köppen)
Precipitação 1100 milímetros (43 polegadas)
Méd. temperatura anual 26 ° C (79 ° F)
Méd. temperatura do verão 30 ° C (86 ° F)
Méd. temperatura no inverno 17 ° C (63 ° F)
Site www.patna.nic.in

Patna / p ʌ t n ə / (Pronúncia Hindi) é o capital do estado indiano de Bihar, e sua cidade mais populosa. Patna é um dos mais antiga continuamente lugares do mundo habitado. Patna antigo, conhecido como Pataliputra, foi a capital do Magadha Império sob a Haryanka, Nanda, Maurya, Sunga, Gupta, Pala e durante o período islâmico a sede do poder para o Dinastia Suri.

Pataliputra foi também um lugar de aprendizagem e artes plásticas. Sua população durante o Período Maurya (cerca de 300 aC) foi de cerca de 400.000.

A moderna cidade de Patna está situado na margem sul do Ganges . A cidade também atravessa os rios Sone, Gandak e Punpun. A cidade é de aproximadamente 35 km de comprimento e 16 km a 18 km de largura.

Em junho de 2009, o Banco Mundial classificou a Patna em segundo lugar na Índia, depois de Delhi , em termos da facilidade de começar um negócio. Em 2004-2005, Patna teve o maior produto interno bruto per capita no distrito de Bihar, no Rs31,441. Com base, pressupõe um crescimento médio anual, Patna foi classificado como 21 mais rápido crescimento da cidade no mundo e quinto mais rápido crescimento da cidade na Índia por Cidade Prefeitos Foundation. Patna registrado crescimento médio anual de 3,72%, para o período de 2006-2010.

O budista , Hindu, e Centros de peregrinação Jain de Vaishali, Rajgir, Nalanda, Gaya, Bodhgaya, e Pawapuri estão nas proximidades e Patna é também uma cidade sagrada para Sikhs como o último Sikh Guru, Guru Gobind Singh, nasceu aqui.

História

Origem do nome

O nome da cidade mudou com o tempo. Existem várias teorias sobre a origem do nome moderno Patna ( Devanagari: पटना):

  • É etimologicamente derivada de Patan (Devanagari: प I तन), o nome do Deusa Hindu, Patan Devi.
  • Os gregos chamavam- Palibothra. Megasthenes (350-290 aC), o historiador grego, refere a ele em grego como Palibothra ou Palimbotra.
  • O lugar aparece nos registros do viajante chinês, Fa Hien, como Pa-lin-fou.
  • A cidade é conhecida por vários nomes durante os seus mais de 2.000 anos de existência - Patligram, Patliputra, Kusumpur, Pushpapura, Azimabad, eo atual Patna.

Legend atribui a origem de Patna a um mitológico Rei Putraka que criou Patna por magia para sua rainha Patali, literalmente "flor de trombeta", que lhe dá o nome antigo Pataligrama. Diz-se que em honra da rainha primogênito, a cidade foi nomeada Pataliputra. Gram é sânscrito para a aldeia e Putra significa filho. A lenda também diz que o Buda de Esmeralda foi criado em Patna (então Pataliputra) por Nagasena em 43 aC.

Era medieval

Patna tornou-se significativa em torno da AEC ano 490, quando Ajatashatru, o rei de Magadha, queria mudar sua capital do montanhoso Rajagrha para um lugar mais estrategicamente localizado para combater a Licchavis de Vaishali. Ele escolheu o local na margem do Ganges e fortificaram a área. Gautama Buddha passou por este lugar no último ano de sua vida. Ele profetizou um grande futuro para este lugar, mas, ao mesmo tempo, ele previu sua ruína de inundação, incêndio, e rivalidade.

Império Maurya

Megasthenes, o historiador grego e embaixador para a corte de Chandragupta Maurya, dá o primeiro relato escrito da cidade. Ele escreveu que a cidade estava situada na confluência dos rios Ganges e Arennovoas (Sonabhadra - Hiranyawah) e foi de 9 milhas (14 km) de comprimento e 1,75 milhas (2,82 km) de largura. Megasthenes, o embaixador grego para a Índia, descreveu a cidade como a maior cidade do mundo durante o seu apogeu. O Sungas, em última instância manteve o controle de Pataliputra e governou por quase 100 anos. Os Sungas foram seguidos pela Kanvas e, eventualmente, o Guptas. Houve uma controvérsia acadêmica a respeito de se ou não o Indo-gregos ocuparam a área em torno de 185 aC.

Um número de viajantes chineses vieram para a Índia em busca do conhecimento e gravou suas observações sobre Pataliputra em suas travelogues, incluindo aqueles de um budista chinês Fa Hien, que visitou a Índia entre 399 e 414 dC, e ficamos aqui por muitos meses traduzindo textos budistas.

Gupta e Mughal impérios

Nos anos que se seguiram, muitas dinastias governou o subcontinente indiano da cidade, incluindo as do Império Gupta eo Reis de Pala. Com a desintegração do império de Gupta, Patna passou por tempos incertos. Bakhtiar Khilji capturado Bihar, no século 12 e destruiu muitos assentos antigos da aprendizagem, e Patna perdeu seu prestígio como o centro político e cultural da Índia.

Guru Gobind Singh (22 de Dezembro 1666-7 October 1708), o décimo Guru dos Sikhs, nasceu como Gobind Rai em Patna para Teg Bahadur, o nono Guru dos Sikhs, e sua esposa Gujri. Seu local de nascimento, Patna Sahib, é uma das peregrinações mais sagrado para Sikhs.

O Mughal período foi um período de administração provincial normal de Deli. O período mais notável durante estes tempos estava sob o Pashtun imperador Sher Shah Suri, que reviveu Patna em meados do século 16. Ele construiu um forte e fundou uma cidade às margens do Ganges. O forte de Sher Shah em Patna não sobreviver, embora a mesquita Sher Shah Suri Masjid, construída em estilo arquitetônico afegão, faz. Imperador mogol Akbar veio a Patna em 1574 para esmagar a Afgha Chefe Daud Khan. Akbar Navratna e historiador oficial do estado e autor do livro " Ain-i-Akbari " Abul Fazl refere-se a Patna como um centro florescente para indústrias de papel, pedra e vidro. Ele também se refere à alta qualidade de numerosas linhagens de arroz cultivadas em Patna, famoso como Patna arroz na Europa.

Cidade de Patna, no rio Ganges, pintura do século 19.
View recente de Ghai Ghat, Patna

Por 1620, a cidade de Patna foi o grande entreposto do norte da Índia, "a maior cidade em Bengala eo mais famoso para o comércio". Isso foi antes da fundação da cidade de Calcutá. Imperador Mughal Aurangzeb acedeu ao pedido de seu neto favorito, o príncipe Muhammad Azim, para renomear como Patna Azimabad, em 1704, enquanto Azim foi em Patna como o subedar. No entanto, muito pouco mudou durante este período que não seja o nome. Com o declínio do império Mughal, Patna mudou-se para as mãos do Nawabs de Bengala, que arrecadou um imposto pesado sobre a população, mas permitiu a florescer como um centro comercial. As mansões do Marajá de Tekari Raj dominado rio frente a Patna em 1811-1812.


Império Britânico

Durante o século 17, Patna se tornou um centro de comércio internacional. Em 1620, o Inglês Companhia das Índias Orientais estabeleceu um fábrica em Patna para negociação chita e seda. Logo isso se tornou um centro de comércio para salitre. François Bernier, em As Viagens no Império Mogul (1656-1668), diz que "... uma prodigiosa quantidade de salitre foi importado de Patna. Ele foi levado para o Ganges com grande facilidade, e os holandeses e Inglês enviar grandes cargas para muitos partes das Índias, e para a Europa ". Este comércio incentivou outros europeus, principalmente franceses, dinamarqueses, holandeses e Português, para competir no negócio lucrativo. Peter Mundy, escrita em 1632, descreveu Patna como "o maior mart da região oriental". Após o determinante Batalha de Buxar de 1764, Patna caiu nas mãos da Companhia das Índias Orientais , que instalou um governo. Foi governado durante os anos de Índia britânica por uma série de governadores, incluindo Rahul Gunderjaharagand.

Em 1912, quando o Presidência Bengal foi dividido, Patna tornou-se a capital da província britânica de Orissa e Bihar, embora em 1935 Orissa se tornou uma entidade separada com seu próprio capital. Patna logo surgiu como um centro importante e estratégica.

Alguns edifícios construídos durante o período de controle britânico permanecem, muitos projetados por IF Munnings. A maioria destes edifícios refletir tanto Influências Indo-Sarraceno - por exemplo, o Museu de Patna e da Assembléia Estado - ou ostensivas Renascença influências, como visto com o Raj Bhawan ea High Court. Alguns edifícios, como o General Post Office e do Secretariado do Old ter influência pseudo-renascentista. Alguns dizem que a experiência adquirida na construção da nova área de Patna de capital revelou muito útil na construção da capital imperial, Nova Deli.

Movimento de independência indiana

Pessoas de Patna estavam envolvidos no movimento de independência indiana . Mais notáveis foram o Champaran contra o movimento Indigo plantação e 1942 Saia do Movimento Índia. Os líderes nacionais que vieram da cidade incluem Swami Saraswati Sahajanand, o primeiro Presidente da Assembleia Constituinte da Índia; Dr. Sachidanand Sinha; Dr. Rajendra Prasad; Bihar Vibhuti ( Anugrah Narayan Sinha); Basawon Singh (Sinha); Loknayak ( Jayaprakash Narayan); Sri Krishna Sinha; Sheel Bhadra Yajee e Sarangdhar Sinha (Singh)

Patna continuou a ser a capital do estado de Bihar após a independência em 1947, embora em si Bihar foi dividido novamente em 2000, quando Jharkhand tornou-se um estado separado da união indiana.

Geografia

Topografia

Patna está localizado na margem sul do rio Ganges . Uma característica da geografia de Patna é a sua confluência dos rios. O rio Ganges é o maior. Ele é acompanhado por outros quatro rios: Ghaghara, Gandak, Punpun e Sone. Patna é o único a ter quatro grandes rios em suas proximidades. É a maior cidade ribeirinha no mundo. A ponte sobre o rio Ganges nomeados Mahatma Gandhi Setu é 5575m de comprimento e é a mais longa ponte do rio na Índia.

Clima

Patna tem um clima subtropical úmido, com verões quentes no final de março e início de junho, o estação da monção do final de junho até o final de setembro e um inverno ameno de novembro a fevereiro. A mais alta temperatura já registrada é de 46,6 ° C (em 1966), a mais baixa já é de 1,1 ° C (Em 9 de Janeiro de 2013) e maior precipitação foi 204,5 milímetros (In, 1997). A tabela abaixo detalha médias mensais históricos para variáveis climáticas.

Os dados climáticos para Patna
Mês Jan Fevereiro Estragar Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Ano
Média alta ° C (° F) 23,3
(73,9)
26.5
(79,7)
32,6
(90,7)
37,7
(99,9)
38,9
(102)
36,7
(98,1)
33,0
(91,4)
32,4
(90,3)
32,3
(90,1)
31.5
(88,7)
28,8
(83,8)
24,7
(76,5)
31,53
(88,75)
Média baixa ° C (° F) 9.2
(48.6)
11,6
(52,9)
16,4
(61,5)
22,3
(72,1)
25,2
(77,4)
26,7
(80.1)
26,2
(79,2)
26,1
(79)
25,7
(78,3)
21,8
(71.2)
14,7
(58,5)
9.9
(49.8)
19.65
(67,37)
Precipitações mm (polegadas) 19
(0,75)
11
(0,43)
11
(0,43)
8
(0,31)
33
(1,3)
134
(5,28)
306
(12,05)
274
(10,79)
227
(8,94)
94
(3.7)
9
(0,35)
4
(0,16)
1130
(44,49)
Fonte: worldweather.org

Economia

Patna tem sido um importante centro agrícola do comércio, as suas exportações mais ativos sendo grãos , cana de açúcar , gergelim , e média de grão Arroz Patna. Existem várias usinas de açúcar ainda em existência dentro e ao redor de Patna. É um importante negócio e marca de luxo centro do leste da Índia.

A partir de 2011, a economia de Patna tem visto um crescimento económico sustentado. Em particular, a economia tem sido estimulado pelo crescimento da Bens de consumo rápido da indústria, o setor de serviços, juntamente com Empresas revolução verde. Em 2009, o Banco Mundial afirmou Patna como a segunda melhor cidade da Índia para iniciar um negócio. A partir de 2010, a renda per capita de Patna foi 37.737 ₨.

A partir de 2001, a população favelada de Patna foi de 63,5%. Patna é a 21ª cidade que mais cresce no mundo, eo quinto mais rápido crescimento da cidade na Índia, e deverá crescer a uma taxa média anual de 3,72%.

Demografia

A população histórico de Patna é mostrado abaixo:

Ano 430 aC 200 aC 100 dC 361 AD 800 dC 2001 AD
População 100.000 Green Arrow Up.svg 350.000 Red Arrow Down.svg 69.000 Green Arrow Up.svg 150.000 Red Arrow Down.svg 74.000 Green Arrow Up.svg 1697976

A população do município de Patna é 1683000 a partir do censo de 2011 da Índia. A razão de sexo (fêmeas por 1.000 do sexo masculino) é 882. O total taxa de alfabetização é 84,71%, com a taxa de alfabetização masculina sendo 87,71% ea taxa de alfabetização feminina sendo 81,33%.

Hindi é a língua oficial do estado de Bihar, mas muitas outras línguas são faladas. O nativo dialeto é Magadhi ou Magahi, em homenagem a Magadha, o antigo nome de Bihar. Inglês é amplamente falado pelo Patnaites, e outros dialetos e línguas faladas incluem Angika, Bhojpuri e Maithili.

Transportes e conectividade

Chiriyatand Flyover em Patna, um dos muitos novos que surgiram na cidade recentemente.

Patna foi um dos primeiros lugares na Índia para usar bondes puxados por cavalos para o público transporte. O transporte público hoje está prevista no ônibus, riquixás e trens locais . Auto riquexós são disse a ser a tábua de salvação da cidade. BSRTC começou Cidade serviço de autocarros em todas as principais rotas de Patna. Recentemente, instalação de cabine de rádio também foi iniciado.

Rádio Táxis

Trilho

A estação ferroviária de Patna junção está conectado a maioria das principais cidades da Índia pela rede ferroviária. Patna encontra-se entre Nova Deli e Calcutá , que é um dos mais movimentados da rota ferroviária Índia cidade .A é um importante pólo ferroviário e tem cinco grandes estações: Patna Junction, Rajendranagar Terminal, Estação Gulzarbagh, Estação Danapur e Estação Sahib Patna. Patna é bem relacionado com Gaya, biharsharif Jehanabad, Rajgir, islampur através passageiros diariamente e serviços de trem expresso. Atualmente, as ferrovias indianas propostas flutuou para a construção de cinco novos banheiros "Deluxe" em cada uma estação ferroviária de Patna. O plano também inclui a modernização de Patna Junction. Em 2009, a construção da maior ponte rodo-cum-rail da Índia estava em andamento nas margens no Ganges nas proximidades e vai ligar para Patna Pahleja Ghat. A ponte está prevista para ser concluída em 2012. Fontes dizem que, quando concluído, será 4,55 quilômetros (2,83 milhas) de comprimento e, portanto, a mais longa ponte ferroviária cum estrada na Índia e um dos longet no mundo.

A Comissão de Planejamento da Índia deu aval para Patna Metro recentemente, que será executado em dois Routes bunglow Dak Square para Saguna Morh e Danapur para Patna City. O metrô será implementado em uma parceria público-privada. Além disso, RITOS começou levantamento terrestre e análise de solo para o Patna Monorail para realizar estudos de viabilidade técnico-econômica.

Ar

Há um aeroporto, Lok Nayak Jayaprakash Airport, que é classificado como um aeroporto internacional restrito. A chegada de várias companhias de baixo custo e uma série de novos destinos têm causado um aumento do tráfego aéreo nos últimos anos, como tem uma melhoria da situação no que diz respeito à lei e à ordem. Para o período de Abril a Dezembro de 2009 o aeroporto ficou em primeiro lugar em uma pesquisa de 46 aeroportos do país em termos de crescimento percentual de passageiros domésticos, bem como movimento de aeronaves nacionais. Novo aeroporto está prevista para ser construída no Bihta. Voos são incapazes de aterrar no aeroporto de Patna durante um tempo nevoento.

Estrada

Mahatma Gandhi Setu conectar Patna com o Norte de Bihar.

A cidade é servida por várias estradas principais estradas e rodovias estaduais, incluindo Rodovias Nacionais 19, 30, 31, e 83. É 1,015 km (631 milhas) de Delhi , 1.802 km (1.120 mi) de Mumbai e 556 quilômetros (345 milhas) de Kolkata . Serviço de ônibus de luxo entre Patna e várias cidades vizinhas é fornecido pelo Bihar Estado Turismo Development Corporation eo Estado Bihar Transportes Rodoviários Corporation.

Água

Patna tem um terminal fixo em Nacional Waterway No. 1 que foi criada em Outubro de 1986. Este 1620 km (1010 mi) de percurso, a água corre navegáveis de Haldia na Baía de Bengala , do outro lado da extremidade de Província de Jharkhand, através do centro de Bihar e depois para Allahabad em Uttar Pradesh.

Turismo

Gandhi Maidan (mostrado acima) está situado no coração de Patna e é o local para a maioria das funções políticas e sociais na cidade.
Um shopping center na cidade

Patna é o lar de muitos atracções turísticas e viu cerca de 2,4 milhões de turistas (incluindo visitantes de dia) em 2005. Os turistas que visitam a cidade foi responsável por 41% do total para a província de Bihar, embora Bodhgaya foi o destino mais popular para os visitantes estrangeiros.

A herança cultural de Bihar se reflete em seus muitos monumentos antigos. Kumhrar e Agam Kuan são os sites das ruínas do Ashokan Pataliputra. Didarganj Yakshi permanece como um exemplo da arte Mauryan.

Takht Sri Patna Sahib é Uma das cinco Takhts de Sikhismo e consagra o local de nascimento do décimo Guru dos Sikhs, Gobind Singh. Existem cinco outros Gurdwaras em Patna que estão relacionados com diferentes Gurus Sikh; estes são Gurdwara Pahila Bara, Gurdwara Gobind Ghat, Gurdwara Guru ka Bagh, Gurdwara Bal Leela e Gurdwara Sahib Handi.

Padri Ki Haveli, High Court, Golghar e Edifício da Secretaria são exemplos de Arquitetura britânica.

Recentemente, o Bihar governo anunciou planos para construir um estado do museu de arte marco em Patna, a um custo de, aproximadamente, 350 ₨ crores em um site de 13,9 hectares. 5 empresas foram pré-seleccionados para o projeto arquitetônico.

Educação

Instituto Nacional de Tecnologia da Moda, Patna

Universidade de Patna foi criada em 1917 e é a sétima mais antiga universidade moderna no sul da Ásia Sub-continente. Patna também tem uma variedade de outras universidades, bem como muitos cidade schools.The primário e secundário é ter uma IIT e NIT também.

Um recenseamento 2012 encontrou 1.574 escolas: destes, 78% eram escolas privadas sem ajuda (a maioria deles a um custo acessível), 21% escolas públicas e 1% privado ajudado.

Esportes

Moin-Ul-Haque Stadium

Existem vários campos de críquete localizados em toda a cidade, incluindo o Moin-ul-Haq Stadium. O estádio dispõe de uma piscina e uma academia de críquete. Este estádio tem servido como local de encontro para dois um dia jogos de críquete internacionais e vários eventos nacionais do esporte.

Patna Golf Club tem um 165 acres (67 ha) é claro. Patna Indoor Stadium, também conhecido como arco-íris Campo, situado na kankarbagh colônia é um complexo esportivo interior e exterior conhecido como SPORTS Patliputra complexo e foi rebatizado ABHIVNAV Bindra estádio depois Abhinav Bindra, o Olympic medalhista de ouro. Neste momento, o estádio está a ter um campo ao ar livre e uma parte interior.

Próximos 26 de fevereiro de 2012, Patna vai sediar uma 42,195 km (26,219 mi) Maratona de Patna. O evento está sendo organizado pela Rede Empreendedor Bihar em associação com a Sociedade Bihar, Karma Society, e outras ONGs. Um total de 10 milhões Rs serão distribuídos como prêmio em dinheiro para os vencedores. Patna hospedado Kabaddi copa do mundo da primeira mulher de sempre.

Principais comodidades

Mahavir Mandir em Central Patna.

Grandes espaços públicos abertos

  • Patna Zoo
  • Gandhi Maidan
  • Planetário
  • Srikrishna Centro de Ciências
  • Museu
  • Golghar

Monumentos religiosos

  • Agamkuan
  • Mahavir Mandir
  • Masjid
  • Patan Devi Temple
  • Maner Sharif
  • Padri Ki Haveli
  • Patna Sahib
  • Takht Sri Patna Sahib

Pessoas notáveis

  • Shatrughan Sinha, ator de cinema indiano e político
  • Sonakshi Sinha, atriz indiana Bollywood e modelo.
  • Nitish Kumar, ministro-chefe de Bihar
  • Lalu Prasad Yadav, Ex-Ministro-Chefe de Bihar, Ex-Ministro Rail Govt. da Índia
  • Saba Karim, ex-jogador de cricket indiano
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Patna&oldid=545925784 "