Conteúdo verificado

Pessoas Pashtun

Assuntos Relacionados: Povos

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Esta seleção é feita para as escolas de caridade infantil leia mais . Uma boa maneira de ajudar outras crianças é por patrocinar uma criança

Pashtun
پښتانه
Paṣ̌tun
Sultan-Ibrahim Lodhi-140x190.jpg Shershah 140x190.jpg Mirwais-Hotak.jpeg
Retrato em miniatura de Ahmad Shah Durrani.jpg Dost Mohammad Khan de Afghanistan.jpg MohammadAyoubKhan 140x190.jpg
Retrato de Abdur Rahman Khan de Afghanistan.jpg Rei Amanullah Khan 140x190.jpg SorayaTarziFace.jpg
Dost Mohammad Khan, Nawab de Bhopal.jpg Khan Abdul Ghaffar Khan 140x190.jpg Rei Zahir Shah do Afeganistão em 1963.jpg
Z Khalilzad.jpg Hamid Karzai 2004-06-14 140x190.jpg Shahid Afridi 2010.jpg
1ª fila: Ibrahim Lodi · Sher Shah Suri · Mirwais Hotak
2ª fila: Ahmad Shah Durrani · Dost Mohammad Khan · Ayub Khan
3ª fila: Abdur Rahman Khan · Amanullah Khan · Soraya Tarzi
4ª fila: Dost Mohammad Khan de Bhopal · Bacha Khan · Zahir Shah
5ª linha: Zalmay Khalilzad · Hamid Karzai · Shahid Afridi
População total
Aprox. 50 milhões (2011)
Regiões com população significativa
Paquistão 29.342.892 (2012)
Afeganistão 12.776.369 (2012)
UAE 338.315 (2009)
Estados Unidos 138,554 (2010)
Irã 110.000 (1993)
Reino Unido 100.000 (2009)
Alemanha 37.800 (2012)
Canadá 26.000 (2006)
Índia 11.086 (2001)
Rússia 9800 (2002)
Austrália 8154 (2006)
Malásia 5500 (2008)
Tajiquistão 4000 (1970)
Idiomas

Pashto
Urdu , Dari e Inglês como segundas línguas

Religião

Islam ( Sunita Hanafi)
com pequena Minoria xiita

Grupos étnicos relacionados

Baloch, Hindkowans, Pashais, Nuristanis, Burushos, outros povos iranianos

Pessoas pashtun ( Pashto: پښتانه Pax̌tānə; também escrito Pushtun, Pakhtun ou Pukhtun), também conhecido como afegãos étnicos ( Persa: افغان) ou Pathans ( Urdu : پٹھان, Hindi: पठान Pathan), são uma Iranic grupo étnico pertencente ao Afeganistão e Paquistão . Eles são tipicamente caracterizados pela utilização do Médio iraniano Linguagem e prática de pashto Pashtunwali, que é um conjunto tradicional de ética orientadores individual e comunal conduta. Suas origens não são claras, mas os historiadores já se deparou com referências a vários povos antigos chamavam (Pakthas Pactyans) entre o 2 ea Primeiro milênio antes de Cristo, que habita a região entre o Hindu Kush e rio Indus , que podem ser os primeiros ancestrais do povo pashtun. Desde o século 3 dC em diante, eles têm sido referidos pela ethnonym " Afegã ".

Muitas vezes caracterizado como um guerreiro e raça marcial, sua história está espalhada entre os vários países da Sul, Central e Ásia Ocidental, centrada em torno de seu lugar tradicional de poder no Afeganistão medieval. Durante o Era sultanato de Deli, o Pashtun Dinastia Lodi substituiu o Governantes turcos no norte do Subcontinente indiano. Outros pashtuns lutou contra o Safavids e os Mongóis antes de obter um independente Estado no início do século 18-, que começou com uma revolução bem-sucedida Mir Wais Hotak seguido por conquistas de Ahmad Shah Durrani. Pashtuns desempenhou um papel vital durante a Grande Jogo do século 19 para o século 20 como eles foram capturados entre os projetos imperialistas do Britânicos e russos impérios.

Pashtuns são a maior grupo étnico no Afeganistão e reinou como o grupo etno-linguístico dominante para cerca de 300 anos, com quase todos os governantes sendo Pashtun. O mujahideen que lutavam contra o governo afegão pró-soviético na década de 1980 também foram dominados por combatentes pashtuns. Abdul Ahad Mohmand se tornou o primeiro afegão e 4 muçulmano a jornada para o espaço exterior, gastando nove dias a bordo do Mir estação espacial em 1988. Zalmay Khalizad tornou-se o primeiro muçulmano e primeira afegã a tornar-se Embaixador dos Estados Unidos. Muitos famosos As estrelas de Bollywood na Índia são de ascendência Pashtun. Alguns tornaram-se funcionários de alto escalão trabalhando para o Banco Mundial, a Organização das Nações Unidas e outras organizações internacionais.

Eles compunham a maioria da Taliban ea corrente Governo afegão. Eles também são uma importante comunidade no Paquistão, que tem a maior população pashtun e constituem a segunda maior grupo étnico, tendo atingido Presidência lá e altas classificações nos esportes. Eles são a maior do mundo (patriarcal) linhagem segmentar grupo étnico. Conforme Ethnologue, a população total do grupo é estimada em cerca de 50 milhões, mas uma contagem exata permanece indefinida devido à falta de um recenseamento oficial no Afeganistão desde 1979. As estimativas do número de Tribos pashtun e clãs variam de cerca de 350 para mais de 400.

Distribuição Geográfica

Áreas pashtuns nativas em laranja

A grande maioria dos pashtunes são encontrados no tradicional Pátria Pashtun, localizado em uma área ao sul do Rio Oxus no Afeganistão e oeste do rio Indus no Paquistão, que inclui Khyber Pakhtunkhwa-, Áreas Tribais Administradas Federalmente (FATA) e parte Balochistan. Comunidades Pashtun adicionais estão localizados no oeste do Afeganistão e do norte, a Gilgit-Baltistan e Caxemira regiões e noroeste Punjab do Paquistão, bem como na Província de Khorasan do Irã . Há também considerável Comunidades muçulmanas na Índia, que são em grande parte de ascendência Pashtun. Durante todo o subcontinente indiano, com excepção das regiões dominadas pelos pashtuns, eles são muitas vezes referidos como Pathans. Menor Comunidades Pashtun são encontrados nos países do Península Árabe, Europa e nas Américas, particularmente na América do Norte.

Importante centros metropolitanos de Cultura pashtun incluem Peshawar, Quetta, Kandahar, Jalalabad e Lashkar Gah. Há uma série de Pashtun dominado cidades menores, tais como Swat, Khost, Asadabad, Gardez, Farah, Pul-i-Alam, Mingora, Bannu, Parachinar, Swabi, Maidan Shar, Tarin Kowt e outros. As cidades de Cabul e Ghazni, no Afeganistão são o lar de cerca de 25% da população pashtun enquanto Herat e Mazar-i-Sharif cada um tem pelo menos 10%. Com tão alto quanto 7 milhões, segundo algumas estimativas, a cidade de Karachi em Sindh, no Paquistão tem a maior concentração de pashtuns urbanos do mundo. Além disso, Rawalpindi, Islamabad, e Lahore também têm populações pashtun consideráveis.

Pashtuns compreendem mais de 15% dos População do Paquistão. Em Afeganistão, eles formam um número estimado de 42% da população de acordo com o CIA World Factbook. Algumas fontes dão 50-60% porque a figura exata permanece incerta no Afeganistão, e são afetados pela 1.700.000 Refugiados afegãos que permanecem no Paquistão, a maioria dos quais são pashtuns. Outro 937.600 Afegãos vivem no Irã de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Uma avaliação da população cumulativa sugere um total de cerca de 49 milhões de indivíduos em todo o mundo.

História e origens

Tendas de afegão nômades em Província de Badghis que são conhecidos no idioma pashto como Kuchans. Eles migram de região para região, dependendo da época. Aldeias início de camponeses entrou em existência em Afeganistão cerca de 7.000 anos atrás.

A história do povo pashtun é antiga e muito do que não é totalmente pesquisado. As escavações de sítios pré-históricos sugerem que os primeiros humanos viviam no que é hoje o Afeganistão , pelo menos, 50 mil anos atrás. Uma vez que o Segundo milênio aC, as cidades da região agora habitadas por pashtuns ter visto invasões e migrações, incluindo por povos antigos iranianos , o Medos e Persas da antiguidade, Gregos, Índios, Kushans, Hephthalites, Árabes, Turcos, mongóis , e outros. Em recente idade, as pessoas do mundo ocidental têm explorado a área também.

Existem muitas teorias conflitantes sobre a origem dos pashtuns, alguns moderno e outros arcaicos, tanto entre historiadores e os pashtuns próprios. Segundo a maioria dos historiadores, a verdadeira origem dos pashtuns é o que alguns clara.

"... A origem do Afegãos é tão obscura, que ninguém, nem mesmo entre os mais antigos e mais inteligente da tribo, pode dar informações satisfatórias sobre esse ponto. "
"Olhando para a origem da pashtuns e os afegãos é algo como explorar a fonte da Amazon . Existe um início específico? E são os pashtuns originalmente idênticos com os afegãos? Embora os pashtuns constituem hoje em dia um grupo étnico claro com sua própria língua e cultura, não há evidência alguma de que todos os pashtuns modernos compartilham a mesma origem étnica. Na verdade, é altamente improvável. "

Precursores de início para alguns dos pashtuns pode ter sido velhas tribos iranianas que se espalham por todo o leste Planalto iraniano. De acordo com o estudioso russo Yu. V. Gankovsky, os pashtuns provavelmente começou como uma "união de tribos em grande parte do Leste-iraniano que se tornou o estrato étnica inicial da etnogênese Pashtun, remonta a meados do primeiro milênio dC e está conectado com a dissolução dos Epthalites (Branco hunos ) confederação. " Ele propõe Origem Kushan-o-Ephthalite para pashtuns mas outros tirar uma conclusão diferente. Conforme Abdul Hai Habibi alguns estudiosos orientais sustentam que a segunda maior tribo Pasthun, o Ghilzais, são os descendentes de uma raça mista de Hephthalite e Pakhtas que têm vivido no Afeganistão desde o período ariano védico.

Eles estão intimamente ligada à história do Afeganistão moderno, Paquistão e norte da Índia. Seguinte Conquistas muçulmanas de 7 a 11 séculos, muitos Pashtun ghazis (guerreiros) invadiram e conquistaram a maior parte do Subcontinente indiano durante o Gaznávidas, Ghurids, Dinastia Khilji, Dinastia Lodhi, Dinastia Suri e outros.

Antropologia e tradições orais

Abertura de fotografia Pashtun em que Emir Sher Ali Khan está sentando-se com o príncipe Abdullah Jan eo afegão Sardars em 1869.

Alguns antropólogos emprestar credibilidade à tradições orais das próprias tribos pashtun. Por exemplo, de acordo com o Encyclopaedia of Islam, a teoria da origem pashtun de israelitas está marcado para Maghzan-e-Afghani que compilou um histórico de Khan-e-Jehan Lodhi no reinado de Mughal Imperador Jehangir no século 17. Outro livro que corresponde com registros históricos pashtun, Taaqati-Nasiri, afirma que, no século 7 aC um povo chamado a Bani Israel instalaram na Ghor região do Afeganistão e de lá começou a migrar sudeste. Estas referências a Bani Israel concordam com a visão comumente realizada por pashtuns que quando as doze tribos de Israel foram dispersas (ver Israel e Judá), o tribo de José, entre outras tribos hebraicas, instalou-se na região do Afeganistão. Esta tradição oral é muito comum entre as tribos pashtun. Houve muitas lendas ao longo dos séculos de descida da Dez Tribos Perdidas após grupos se converteu ao cristianismo e do islamismo. Daí o nome tribal Yusufzai em pashto traduz para o "filho de José". Uma história semelhante é contada por muitos historiadores, incluindo o século 14 Ibn Battuta e do século 16 Ferishta.

Raça caucasiana inclui Pashtun ( Afegã), visto na linha inferior direita.

Uma questão conflitante na crença de que os pashtuns descer do Israelitas é que as dez tribos perdidas foram exilados pelo governante da Assíria , enquanto Maghzan-e-Afghani diz que eles foram autorizados pelo governante para ir para o leste para o Afeganistão. Essa inconsistência pode ser explicado pelo fato de que a Pérsia adquiriu as terras do antigo Império Assírio, quando conquistou o Império do Medos e caldeu Babilônia , que tinha conquistado Assíria décadas antes. Mas nenhum autor antigo menciona essa transferência de israelitas mais a leste, ou não há textos extra-bíblicos antigos referem-se às Dez Tribos Perdidas em tudo.

Outras tribos pashtun reivindicam a descida de árabes , incluindo alguns que afirmam ser descendentes da Profeta islâmico Muhammad (conhecido como Sayyids). Alguns grupos de Peshawar e Kandahar acredita ser descendente de gregos antigos que chegaram com Alexandre, o Grande . Em termos de raça , eles são classificados como Caucasianos da Variante Mediterrâneo. Língua pachto é classificada sob a Médio iraniano sub-ramo da Ramo iraniano do Indo-europeu família de línguas. Aqueles que falam um dialeto do pashto na região de Kandahar referem a si mesmos como os pashtuns, enquanto que aqueles que falam um dialeto Peshawari chamar-se Pukhtuns. Estes povos nativos compor o núcleo de pashtuns étnicos que são encontrados no sudeste do Afeganistão e do Paquistão ocidental. Os pashtuns têm contas orais e escritas de sua árvore genealógica. Os anciãos transferir o conhecimento para a geração mais jovem. Lineage é considerada muito importante e é uma consideração vital no negócio conjugal.

Era moderna

Líder do não-violenta Khudai Khidmatgar , também conhecido como "camisas vermelhas" movimento, Bacha Khan, que está com Mohandas Gandhi.

Seu passado moderno remonta à Dinastia Hotaki eo Império Durrani. Os Hotakis foram Ghilzai membros de tribos, que derrotou o Persa Safavids e assumiu o controle sobre grande parte da Pérsia a partir de 1722 a 1738. Isto foi seguido pelas conquistas de Ahmad Shah Durrani, que era um ex-comandante militar de alta patente sob Nader Shah de Khorasan. Ele criou a última Império afegão que cobria a maior parte do que é hoje o Afeganistão, o Paquistão, a Caxemira , Punjab Indiana, assim como a Kohistan e Khorasan províncias do Irã. Após o declínio da dinastia Durrani, na primeira metade do século 19 sob Shuja Shah Durrani, o Dinastia Barakzai assumiu o controle do império. Especificamente, o Mohamedzai subclã realizada monarquia do Afeganistão de cerca de 1826 até o fim de Reinado de Zahir Shah em 1973. Este legado continua em tempos modernos como o Estado é liderado pela Administração Karzai no governo do presidente Hamid Karzai, que é da Popalzai tribo de Kandahar.

O presidente do Afeganistão Hamid Karzai e Abdul Rahim Wardak, a O ministro da Defesa do Afeganistão desde 2004.
Da esquerda para a direita: Ashraf Ghani Ahmadzai, Anwar ul-Haq Ahady, e Abdullah Abdullah.
Ministro das Finanças afegão Omar Zakhilwal e Ministro da Educação Ghulam Farooq Wardak durante uma joint- Carta EUA-Afeganistão assinar em 2011.
Zalmai Rassoul, Asadullah Khalid, Daud Shah Saba e Hedayat Amin Arsala

Os pashtuns no Afeganistão resistiu britânicos projetos sobre seu território e manteve os russos na baía durante a chamada Bom Jogo. Ao jogar os dois super poderes uns contra os outros, o Afeganistão permaneceu um estado soberano independente e manteve alguma autonomia (ver o Cerco de Malakand). Mas, durante o reinado de Abdur Rahman Khan (1880-1901), Regiões pashtuns foram politicamente dividido pelo Durand Line, e que hoje é o Paquistão ocidental foi reivindicado por Britânico em 1893. No século 20, muitos líderes pashtuns politicamente ativos que vivem sob o domínio britânico da Índia não dividida apoiado a independência da Índia , incluindo Ashfaqulla Khan, Abdul Samad Khan Achakzai, Ajmal Khattak, Bacha Khan e seu filho Wali Khan (ambos membros da Khudai Khidmatgar , popularmente conhecido como o Surkh luxuosas ou "as camisas vermelhas"), e foram inspirados por Mohandas Gandhi método não-violenta de resistência. Alguns pashtuns também trabalhou no Liga Muçulmana para lutar por um Paquistão independente, incluindo Yusuf e Khattak Abdur Rab Nishtar que era um colaborador próximo de Muhammad Ali Jinnah .

Os pashtuns do Afeganistão alcançou a independência completa da British intervenção política durante o reinado do Rei Amanullah Khan, seguindo o Terceira Guerra Anglo-Afegã. Na década de 1950 uma chamada popular para Pashtunistan começou a ser ouvido no Afeganistão e no novo estado do Paquistão. Isso levou a más relações entre as duas nações. A monarquia do Afeganistão terminou quando Presidente Daoud Khan assumiu o controle do Afeganistão a partir de seu primo Zahir Shah em 1973, que abriu as portas para um guerra por procuração por vizinhos ea ascensão de Marxismo. Em abril de 1978, Daoud Khan foi assassinted juntamente com sua família e parentes. Comandantes mujahedin começaram a ser recrutados no vizinho Paquistão para uma guerra de guerrilha contra o República Democrática do Afeganistão. Após Revolução Iraniana, mortes de Zulfikar Ali Bhutto e Nur Muhammad Taraki, a União Soviética invadiu seu vizinho do sul do Afeganistão em dezembro de 1979 para ajudar o governo afegão derrotar uma insurgência em todo o país. Os mujahideen foram financiados pelos Estados Unidos, Arábia Saudita e outros, e incluiu alguns comandantes pashtun, tais como Mullah Omar, Gulbuddin Hekmatyar e Jalaluddin Haqqani, que atualmente estão travando uma insurgência contra o República Islâmica do Afeganistão e do Liderada pelos Estados Unidos As forças da OTAN. Enquanto isso, milhões de pashtuns fugiram de sua terra natal para viver entre outros Diáspora afegã em Paquistão e Irã, e de lá dezenas de milhares procedeu à América do Norte, a União Européia , Oriente Médio, Austrália e outras partes do mundo.

No final de 1990, os pashtuns se tornou conhecido por ser o grupo étnico principal que consistiu na Taliban, que foi um governo religioso baseado em islâmica sharia lei criada para acabar com a guerra civil. Por outro lado, o Taliban oposição também incluiu pashtuns. Entre eles estavam Abdul Qadir e seu irmão Abdul Haq, Abdul Rasul Sayyaf, Gul Agha Sherzai, o Karzais, Abdullah Abdullah, Asadullah Khalid e muitos outros. O Taliban foi deposto no final de 2001 durante a liderada pelos Estados Unidos Operação Enduring Freedom e substituído pelo atual Administração Karzai, que é dominada por ministros pashtun.

Algumas delas incluem: Ministro dos Negócios Estrangeiros Zalmay Rasoul, O ministro da Defesa Abdul Rahim Wardak, Ministro das finanças Omar Zakhilwal, Ministro da Educação Ghulam Farooq Wardak, O ministro do Comércio Anwar ul-Haq Ahady, O ministro da Agricultura Mohammad Rahimi e Asef Ministro Comunicação Amirzai Sangin. O lista de governadores atuais do Afeganistão, bem como a parlamentares no Casa do Povo e House of Elders, incluem grande porcentagem de pashtuns. O Chefe de gabinete do Exército Nacional Afegão, Sher Mohammad Karimi, e Comandante da Força Aérea afegã, Mohammad Dawran, bem como Chefe de Justiça do Afeganistão Abdul Salam Azimi eo procurador-geral Mohammad Ishaq Aloko também pertencem ao grupo étnico Pashtun. Várias famílias pashtun proeminentes incluem o Tarzis, Gilanis, eo Karzais.

Eles não só desempenhou um papel importante no sul da Ásia, mas também na Ásia Central e no Oriente Médio. Muitos dos grupos não-pashtuns no Afeganistão adotaram a cultura pashtun e usar pashto como uma segunda língua. Por exemplo, muitos líderes de grupos étnicos não-pashtuns no Afeganistão praticar Pashtunwali em algum grau e são fluentes em língua pachto. Isto inclui líderes não pashtuns como Ahmad Shah Massoud, Ismail Khan, Mohammed Fahim, Bismillah Khan Mohammadi, Atta Muhammad Nur, Abdul Ali Mazari, Karim Khalili, Husn Banu Ghazanfar, Muhammad Yunus Nawandish, Abdul Karim Brahui, Jamaluddin Badr, e muitos outros. O afegão família real, que foi representada pelo rei Zahir Shah, pertence à Mohammadzai pashtuns. Outros pashtuns proeminentes incluem os poetas do século 17 Khushal Khan e Khattak Rahman Baba, e na época contemporânea Afghan Astronaut Abdul Ahad Mohmand, ex- O embaixador dos EUA nas Nações Unidas Zalmay Khalilzad, Ashraf Ghani Ahmadzai, Ali Ahmad Jalali, Hedayat Amin e Arsala Mirwais Ahmadzai, entre muitos outros.

Muitos pashtuns étnicos do Paquistão adotaram culturas não-pashtun e outras línguas como o urdu . Isso inclui Ayub Khan, Yahya Khan, e Ghulam Ishaq Khan, que alcançou a Presidência. Ghulam Mohammad tornou-se o Governador-Geral do Paquistão de 1951 a 1955. Durante a administração Ayub Khan (1959-1969), a capital do Paquistão foi deslocado de Karachi em Sindh para a nova cidade de Islamabad, que é um separada unidade administrativa que se senta ao lado Pakhtunkhwa (área pashtun). Muitos altos cargos no governo mais reconhecidos, como a Chefes do Exército Gul Hassan Khan e Abdul Waheed Kakar, Presidentes dos Joint Chiefs of Staff Rahimuddin Khan e Ehsan Ul Haq, Ministros do Interior Aftab Ahmad Sherpao e Naseerullah Babar, e assim por diante. Outros tornaram-se famosos em esportes (ou seja, Shahid Afridi, Imran Khan, Jahangir Khan, e Jansher Khan) e literatura (ou seja Ghani Khan, Ameer Hamza Shinwari, Munir Niazi, e Omer Tarin). O Partido Nacional Awami (ANP) do Paquistão é representado por Asfandyar Wali Khan, neto de Bacha Khan, enquanto o presidente da Pakhtunkhwa Milli Awami Party (PMAP) é Mahmood Khan Achakzai, filho de Abdul Samad Khan Achakzai.

Um dos Índia ex-presidentes 's, Zakir Hussain, teve origem pashtun do Tribo Afridi, que veio de uma família de classe média alta Pashtun estabeleceu-se em Farroupilha. Mohammad Yunus, o ex-embaixador da Índia para a Argélia e assessor de Indira Gandhi , é uma etnia pashtun relacionados com a lendária Bacha Khan. Muitos dos Bollywood estrelas de cinema na Índia têm suas raízes ou estão ligados a este grupo étnico, incluindo Madhubala, Kader Khan, Sharukh Khan, Dilip Kumar, Feroz Khan, Salman Khan, Fardeen Khan e Sohail Khan.

Genética

O haplogrupo R1a (Y-DNA) é encontrado em uma freqüência de 51,02% entre o povo pashtun. Paragroup Q-M242 (xMEH2, xM378) (de Haplogrupo Q-M242 (Y-DNA)) foi encontrada em 16,3% em pashtuns. Haplogrupo Q-M242 também é encontrada em uma freqüência de mais de 50% nos pashtuns na capital afegã, Cabul.

De acordo com um estudo de 2012:

"MDS e Análise de barreiras identificaram uma afinidade significativa entre pashtun, Tajik, Populações indígenas do norte da Índia, e Oeste, criando uma estrutura de população afegã-indiana que exclui a Hazaras, Uzbeques, eo Sul-falantes Dravidian indianos. Além disso, o fluxo gênico para o Afeganistão a partir de Índia marcado por linhagens indianas, L-M20, M69-H, e R2a-M124, também parece envolver principalmente os pashtuns e os tadjiques. Essa afinidade genética eo fluxo gênico sugere interações que poderia ter existido pelo menos desde o estabelecimento das primeiras civilizações da região no Vale do Indo e do Bactria-Margiana Complexo Arqueológico ".

Os estados abstratos:. "Nossos resultados que todos os afegãos atuais compartilham em grande parte uma herança derivada de uma população ancestral comum que não estruturada poderia ter surgido durante a revolução neolítica e da formação das primeiras comunidades agrícolas Nossos resultados também indicam que a diferenciação inter-afegã começou durante a Idade do Bronze, provavelmente impulsionada pela formação das primeiras civilizações da região ".

Pashtuns definido

Povos indígenas da Região Pashtunistan

Entre os historiadores, antropólogos e os pashtuns próprios, há algum debate a respeito de quem se qualifica exatamente como um pashtun. Os pontos de vista mais importantes são:

  1. Pashtuns são predominantemente um povo iraniano orientais , que usam Pashto como seu primeira língua, e ao vivo no Afeganistão e no Paquistão. Esta é a visão acadêmica geralmente aceite.
  2. Eles são Sunita Muçulmanos que seguem Pashtunwali.
  3. De acordo com a lenda de Qais Abdur Rashid, a figura tradicionalmente considerado como o seu progenitor, pashtuns são aqueles cuja relacionado descendência patrilinear pode ser rastreada até os tempos lendários.

Essas três definições podem ser descrito como a definição etno-linguístico, a definição religiosa-cultural, ea definição patrilinear, respectivamente.

Definição étnica

A definição etno-linguístico é a visão mais proeminente e aceito a respeito de quem é e não é um pashtun. Geralmente, essa visão mais comum sustenta que pashtuns são definidas dentro dos parâmetros de ter origens étnicas iranianas orientais, principalmente, a partilha de uma língua comum, cultura e história, vivendo em relativa proximidade geográfica entre si, e reconhecendo o outro como parentes. Assim, tribos que falam dialetos diferentes ainda mutuamente inteligíveis de pashto reconhecem uns aos outros como os pashtuns étnicos e até mesmo inscrever-se certos dialetos como "bom", como o Pukhto faladas pelo Yousafzai em Peshawar ea pashto falado pela Durrani em Kandahar. Estes critérios tendem a ser usado pela maioria dos pashtuns no Paquistão e no Afeganistão.

Definição Cultural

A definição religiosa e cultural requer pashtuns ser muçulmano e aderir aos códigos Pashtunwali. Esta é a visão mais prevalente entre homens das tribos ortodoxos e conservadores, que se recusam a reconhecer qualquer não-muçulmano como um pashtun. Pashtun intelectuais e acadêmicos, no entanto, tendem a ser mais flexível e, por vezes, definir quem é Pashtun com base em outros critérios. Sociedade pashtun não é homogênea pela religião: a esmagadora maioria deles são Sunita, com uma pequena Comunidade xiita (o Turi e parcialmente a Tribo Bangash) no Kurram e Agências de Orakzai da FATA, Paquistão. Judeus e paquistaneses Judeus afegãs, uma vez que chegavam aos milhares, em grande parte se mudou para Israel e os Estados Unidos.

Definição Ancestral

A definição patrilinear é baseado em uma importante lei ortodoxa de Pashtunwali que exige principalmente que só aqueles que têm um pai pashtun são pashtun. Esta lei tem mantido a tradição da linhagem tribal exclusivamente patriarcal. Esta definição coloca menos ênfase no que fala um idioma, como pachto, persa, Hindko, urdu ou Inglês.

Bollywood super estrela Shahrukh Khan é um não- De língua pachto Indiano de origem pashtun através de seu avô afegão.

Existem várias comunidades que reivindicam origem pashtun, mas são largamente encontradas entre outros grupos étnicos no sul e região central asiática que geralmente não falam o idioma pashto. Estas comunidades são muitas vezes considerados grupos que se sobrepõem ou são simplesmente atribuídos ao grupo etno-linguístico que corresponde à sua localização e mãe língua geográfica. Eles incluem alguns que geralmente falam Dari (persa), urdu, Hindi e Inglês ao invés de pashto. Requerentes de herança pashtun no sul da Ásia têm misturado com populações muçulmanas locais e são referidos como Pathan, o Hindustani forma de Pashtun. Estas comunidades são geralmente Pashtun parcial, em graus variados, e muitas vezes traçar sua ascendência Pashtun através de uma linhagem paterna. Os Pathans na Índia perderam tanto a língua e, presumivelmente, muitas das formas de seus antepassados, mas traçar herança étnica de seus pais para as tribos pashtuns.

Ayub Khan, Presidente do Paquistão, 1958-1969, foi um não-pashto-falante do Tareen tribo de Abbottabad.

Pequeno número de pashtuns adoptaram Hindko, Seraiki e outras línguas locais paquistaneses. Essas línguas são freqüentemente encontrados em áreas como Abbottabad, Peshawar, Mardan, Attock, Multan e Dera Ismail Khan. Após a migração ou o estabelecimento de contactos nestas áreas, os pashtuns começou a adicionar novos idiomas ao seu pashto existente. Este grupo de pessoas são bilingues em Hindko e pashto, assim como Urdu e Inglês em muitos casos. Eles são uma grande minoria em grandes cidades como Peshawar, Kohat, Mardan e Dera Ismail Khan, incluindo nos distritos mistos de Haripur, Abbottabad e Attock.

Alguns índios reivindicam a descida de soldados afegãos étnicos que se estabeleceram na Índia casando-se com mulheres locais durante a Conquista muçulmana no subcontinente indiano. Não existem números específicos da população, como os requerentes de Afghan (pashtun) descendência étnica estão espalhados por todo o país. Notavelmente, o Rohillas, depois de sua derrota pelos britânicos, são conhecidos por ter resolvido em algumas partes da Norte da Índia e casaram-se com os grupos étnicos locais. Acredita-se ter sido bilíngüe em pashto e urdu, até meados do século 19. Alguns de língua urdu (muçulmanos Muhajir pessoas) que reivindicam descendência de pashtuns começou a se mover para o Paquistão após a independência em 1947.

Em Bangladesh (antigo Paquistão Oriental), um número desconhecido de pashtuns étnicos (em conjunto com os números fase posterior da iranianas-falantes, estes migrantes muitas vezes secundários do norte da Índia) se estabeleceram entre Bengalis do século 12 a meados do século 18. Estes afegãos étnicos assimilados pela cultura Bengali, e casaram com muçulmanos nativos Bengali para fornecer um componente do meme e biológica identidade muçulmana moderna Bengali, o mais proeminente entre as classes abastadas mais antigas de Bangladesh muçulmanos. Estruturas históricas construídas por descendentes afegãs ainda podem ser encontrados lá. Por exemplo, a mesquita de Musa Khan ainda permanece intacto em Bangladesh. Ele era um Pashtun étnico e um descendente do grande Suleiman Khan, que nasceu nas montanhas de Suleiman, mas mudou-se para Bengal.

Durante o século 19, quando os britânicos estavam aceitando camponeses da Índia britânica como servos contratados para trabalhar na Caribe, África do Sul e outros lugares distantes, alguns pashtuns das áreas que constituem o Afeganistão eo Paquistão moderno-dia foram enviados para lugares tão distantes como Trinidad , Suriname , Guiana e Fiji , para trabalhar com outros índios nos canaviais e realizar trabalho manual . Muitos desses imigrantes se hospedaram lá e formaram comunidades únicas de seus próprios. Alguns deles assimilado com as outras nacionalidades muçulmanas do sul da Ásia para formar uma comunidade muçulmana indiana comum em conjunto com a comunidade indígena maior, perdendo sua herança distintiva. Seus descendentes falam na maior parte Inglês e outras línguas locais. Alguns afegãos étnicos viajou para lugares tão distantes como a Austrália durante o mesmo, ver Afghan (Austrália).

Cultura

Governadores provinciais afegãs na Jalalabad em 2009, discutindo a segurança ea reconstrução do Afeganistão. Da esquerda para a direita: Jamaluddin Badar de Nuristan, Lutfullah Mashal de Laghman, Gul Agha Sherzai de Nangarhar, e Fazlullah Wahidi de Província de Kunar.

Cultura pashtun se baseia principalmente em Pashtunwali eo uso do idioma pashto. Tradições pré-islâmicas, que remonta a Alexander derrota do 's Império persa em 330 aC, possivelmente sobreviveu sob a forma de danças tradicionais, enquanto estilos literários e música refletem a influência do Tradição persa e regionais instrumentos musicais fundidos com variantes e interpretação localizadas. Cultura pashtun é uma mistura única de costumes nativos com algumas influências de Sul e Oeste da Ásia. À semelhança de outros Muçulmanos, pashtuns comemorar Ramadan e Eid al-Fitr. Alguns também celebrar Nouruz, que é o ano novo persa namoro de pré-islâmica período.

Pashtunwali

Pashtunwali (ou Pakhtunwali) refere-se a um sistema tribal self-governing antiga que regula quase todos os aspectos da vida Pashtun que variam de comunidade para o nível pessoal. Numerosos princípios intrincadas de Pashtunwali influenciar o comportamento social Pashtun. Um dos princípios mais conhecidos é Melmastia, hospitalidade e asilo para todos os hóspedes que procuram ajuda. Injustiça exige Badal, swift vingança. Um pashtun ditado popular, "A vingança é um prato que se serve frio", foi emprestado pelos britânicos e popularizado no Ocidente. Os machos são esperados para proteger Zan, Zar, Zameen (fêmeas, ouro e terra). Muitos aspectos promover a co-existência pacífica, como Nanawati, a admissão humilde de culpa por um erro cometido, o que deverá resultar no perdão automático da parte prejudicada. Estes e outros preceitos básicos da Pashtunwali continuar a ser seguido por muitos pashtuns, especialmente nas áreas rurais.

A instituição de destaque do povo pashtun é o intrincado sistema de tribos. Os pashtuns permanecer como um povo predominantemente tribais, mas a tendência mundial de urbanização começou a alterar a sociedade Pashtun como cidades como Kandahar, Peshawar, Quetta e Kabul têm crescido rapidamente devido ao influxo de pashtuns rurais. Apesar desta tendência de urbanização, muitas pessoas ainda se identificam com vários clãs.

O sistema tribal tem vários níveis de organização: a tribo, Tabar, é dividida em grupos de parentesco chamados khels, por sua vez divididos em grupos mais pequenos (pllarina ou plarganey), cada um consistindo de diversas famílias extensas chamados kahols. Tribos pashtun são divididos em quatro grupos tribais 'maiores': Sarbans, Batians, Ghurghusht e Karlans.

Outra instituição Pashtun proeminente é a loya jirga ou "grande conselho" de eleitos anciãos. A maioria das decisões na vida tribal são feitas por membros do jirga, que tem sido a principal instituição de autoridade que os pashtuns, em grande parte igualitárias de bom grado reconhece como um órgão de governo viável.

Literatura e poesia pashto

Mahmud Tarzi, filho de Ghulam Muhammad Tarzi, tornou-se o pioneiro da Jornalismo afegão.

A maioria dos pashtuns usar Pashto como seu língua nativa, que se acredita pertencer ao Indo-iraniano família de língua, e é falado por até 60 milhões de pessoas. Está escrito no Roteiro pashto-árabe e é dividido em dois dialetos principais, o sul "pashto" eo norte "Pukhto". A língua tem origens antigas e tem semelhanças com línguas extintas, como Avestan e Bactriano. Os seus parentes mais próximos modernos podem incluir Línguas Pamir, tais como Shughni e Wakhi, e Ossetic. Pashto pode ter antigo legado de vocabulário empréstimo de idiomas vizinhos, incluindo como Persa e Sânscrito védico. Empréstimos modernos vêm principalmente do idioma Inglês.

Fluência em pashto é muitas vezes o principal determinante da aceitação grupo a respeito de quem é considerado um pashtun. nacionalismo pashtun surgiu na sequência do aumento de Pashto poesia que ligava língua e identidade étnica. Pashto tem estatuto nacional no Afeganistão e estatuto regional no vizinho Paquistão. Além de sua língua nativa, muitos pashtuns são fluentes em Urdu , Dari (persa), e Inglês. Ao longo de sua história, poetas, profetas, reis e guerreiros estão entre os membros mais respeitados da sociedade Pashtun.Registros cedo escritos de pashto começaram a aparecer por volta do século 16.

O primeiro descreve conquista do Sheikh do Mali Swat. Pir Roshan se acredita ter escrito uma série de livros pashto, enquanto lutam com os Mongóis. Estudiosos pashtun, como Abdul Hai Habibi e outros acreditam que o mais antigo trabalho pashto remonta a Amir Kror Suri, e eles usam os escritos encontrados em Pata Khazana como prova. Amir Kror Suri, filho de Amir Polad Suri , foi um século 8 herói popular e rei da região Ghor, no Afeganistão. No entanto, este é contestado por vários especialistas europeus devido à falta de evidências fortes.

O advento da poesia ajudou a transição pashto para o período moderno. Literatura pashto ganhou destaque significativo no século 20, com a poesia por Ameer Hamza Shinwari que desenvolveu pashto Ghazals . Em 1919, durante a expansão dos meios de comunicação de massa, Mahmud Tarzi publicado Seraj-al-Akhbar, que se tornou o primeiro jornal pashto no Afeganistão. Em 1977, Roshan Khan Khan escreveu Tawarikh-e-Hafiz Rehmatkhani que contém as árvores genealógicas e nomes tribais pashtun. Alguns poetas notáveis ​​incluem Khushal Khan Khattak, Afzal Khan Khattak, Ajmal Khattak, Pareshan Khattak, Rahman Baba, Nazo Anaa, Ahmad Shah Durrani, Timur Shah Durrani, Shuja Shah Durrani, Ghulam Muhammad Tarzi, e Ghani Khan.

Recentemente, literatura pashto tem recebido maior patrocínio, mas muitos pashtuns continuar a contar com a tradição oral, devido à relativamente baixas taxas de alfabetização e educação. Machos pashtun continuar a reunir-se em Hujras, ouvir e se relacionar vários contos orais de valor e história. Apesar da dominação masculina geral do pashto via oral de contar histórias, a sociedade pashtun também é marcado por algumas tendências matriarcais. Folktales envolvendo reverência para as mães e matriarcas pashtun são comuns e são passadas de pai para filho, como é patrimônio mais Pashtun, através de uma rica tradição oral que sobreviveu à devastação do tempo.

Esportes

Imran Khan venceu aCopa do Mundo de Críquete de 1992, para o Paquistão, feito para oICC Cricket Hall of Fame em 2009 e está atualmente envolvido emPolítica do Paquistão.

O esporte mais popular entre os pashtuns é cricket , que foi introduzido para o Sul da Ásia no início do século 18, com a chegada dos britânicos. Muitos pashtuns se tornaram proeminentes internacionais críquete no Cricket Seleção Paquistão para as últimas décadas, por exemplo Imran Khan, Shahid Afridi, Majid Khan, Misbah-ul-Haq , Umar Gul, Junaid Khan e Younis Khan . Ela se espalhou a partir do Paquistão para o Afeganistão nos últimos anos, com muitos estádios sendo construídos lá. O Afeganistão equipa nacional de críquete é dominado por jogadores de Pashtun. Também os dois indianos irmãos Yusuf Pathan e Irfan Pathan tem ascendência Pashtun.

Football (soccer) é considerado o segundo esporte mais popular entre os pashtuns. O actual capitão da equipa nacional de futebol no Paquistão, Muhammad Essa, é uma etnia pashtun da província do Baluchistão, que já jogou pela Football Club afegão baseado em Chaman, Balochistan. Outro jogador de topo da mesma área foi Abdul Wahid Durrani, que marcou 15 gols em 13 jogos internacionais e se tornou o capitão do time. O Afeganistão equipa nacional de futebol inclui jogadores pashtun também.

O esporte nacional afegão Buzkashi também é popular entre os pashtuns no Afeganistão e no Baluchistão, jogado a cavalo por duas equipes que usam suas habilidades para agarrar a carcaça de uma cabra sem cabeça e depois buscá-la clara dos outros jogadores e armá-la em toda a linha do gol. Outros esportes tradicionais incluem Baazi Naiza , que envolve cavaleiros que competem em lança de arremesso. Makha é um esporte tradicional tiro com arco em Khyber Pakhtunkhwa, jogado com uma seta longa ( gheshai ) que tem uma placa metálica em forma de pires na sua extremidade distal, e um arco longo. Os arqueiros tentar acertar um pequeno alvo de madeira branca cercada por um anel circular. Outro jogo favorito dos pashtuns no Baluchistão é Yanda , principalmente e em torno de Pishin. Nas últimas décadas Hayatullah Khan Durrani, Orgulho de Desempenho espeleologia lenda de Quetta, tem vindo a promover montanhismo, escalada e espeleologia no Baluchistão.

Squash é um esporte em que os pashtuns do Paquistão tornou-se lenda no. Jahangir Khan e Jansher Khan são ex-campeões mundiais de squash, tornando-o ao Guinness World Records. Eles são considerados os maiores jogadores de squash profissionais de todos os tempos. Embora agora aposentado, eles estão empenhados em promover o esporte através da Federação Paquistão Squash . Ambos originalmente pertencem a Neway Kelay, Peshawar. Neway Kelay também produziu outros campeões mundiais de origem pashtun: Hashim Khan, Roshan Khan, Azam Khan, Mo Khan e Qamar Zaman.

Snooker e bilhar são interpretados por jovens pashtuns, principalmente nas áreas urbanas, onde os clubes de snooker são encontrados. Vários proeminentes jogadores de snooker internacionais reconhecidas são da área pashtun, incluindo Mohammed Saleh. Jogos infantis incluem uma forma de bolas de gude chamado buzul-bazi , que é jogado com as knucklebones de ovelhas. Embora tradicionalmente muito menos envolvido no esporte do que os rapazes, raparigas pashtuns muitas vezes jogar voleibol, basquetebol, futebol, críquete, especialmente em áreas urbanas. Maria Toorpakai Wazir é o primeiro jogador de squash Pashtun feminino.

Outros esportes populares entre os pashtuns podem incluir polo, hóquei em campo,vôlei,handebol,basquete, golfe, atletismo,musculação,levantamento de peso,luta livre( pehlwani),canoagem, corrida de cavalos, Artes marciais, boxe,skate,boliche exadrez.

Religião

A esmagadora maioria dos pashtuns siga Islã sunita, que pertence à escola Hanafi de pensamento. Minúsculo comunidades xiitas de pashtuns existem nas Áreas Tribais Administradas Federalmente (FATA) do Paquistão e na parte nordeste da vizinha província de Paktia do Afeganistão. Os xiitas pertencem à tribo Turi, enquanto a tribo Bangash é de aproximadamente 50% xiitas eo resto sunitas, que vivem principalmente em Kohat ea Agência de Orakzai FATA, Paquistão. Além disso, pode haver pequeno número de ahmadis no Paquistão.

A mesquita sexta-feira em Kandahar.Adjacente a ele é oSantuário da capa e do túmulo deAhmad Shah Durrani, o conquistador pashtun do século 18 que se tornou ofundador do Afeganistão.
Uma reunião depois de um religioso shura em Kandahar, Afeganistão, na qual participaram o presidente afegão Hamid Karzai para oferecer negociações de paz com o Taliban.

Estudos realizados entre os Ghilzai revelar fortes ligações entre a afiliação tribal e de filiação na maior ummah (comunidade islâmica). Historiadores afegãos acreditam que a maioria dos pashtuns são descendentes de Qais Abdur Rashid, que é suposto ter sido um dos primeiros convertidos ao Islão e, assim, legou a fé para a população pashtun cedo. A lenda diz que depois de Qais ouviu falar da nova religião do Islã, ele viajou para atender Muhammad em Medina e retornou ao Afeganistão como um muçulmano. Ele supostamente teve quatro filhos:. Sârban, Batan, Ghourghusht e Karlan Antes de islamização do seu território, os pashtuns provável seguido várias religiões. Alguns podem ter sido budistas , enquanto outros Zoroastians, adoradores do sol e de outras divindades, com alguns sendo provavelmente animistas, xamanistas, Hindus e judeus. No entanto, não há nenhuma evidência conclusiva para estes do que o fato de que estas foram as religiões praticadas pelos povos nesta região antes da chegada de teorias Islam no século 7.

Um legado de atividade Sufi pode ser encontrado em algumas regiões pashtuns, especialmente na área de Khyber Pakhtunkhwa, tão evidente em canções e danças. Muitos pashtuns são proeminentes Ulema, estudiosos islâmicos, como Muhammad Muhsin Khan, que ajudou a traduzir o Alcorão Noble, Sahih Al-Bukhari e muitos outros livros para o idioma Inglês. Jamal-al-Din al-Afghani foi um ideólogo islâmico do século 19 e um dos fundadores do modernismo islâmico. Apesar de sua etnia é contestado por alguns, ele é amplamente aceito na região do Afeganistão e Paquistão, assim como no mundo árabe, como um pashtun da Província de Kunar do Afeganistão. Como outros muçulmanos não árabes de língua, muitos pashtuns são capazes de ler o Alcorão, mas não compreender a língua árabe implícita no próprio texto sagrado. Traduções, especialmente em Inglês, são pouco longe e entre entendido ou distribuído. Este paradoxo tem contribuído para a dispersão de diferentes versões de práticas religiosas e Wahabism, bem como político islamismo (incluindo movimentos como o Taliban) ter uma presença fundamental na sociedade Pashtun. A fim de combater a radicalização eo fundamentalismo, os Estados Unidos começaram aulas de inglês no Afeganistão para que os pashtuns será capaz de ler a tradução em Inglês do Alcorão em vez de confiar em seus mulás locais. Muitos pashtuns quer recuperar a sua identidade de ser consideradas em conjunto com os talibãs e do terrorismo internacional, que não está directamente ligada com a cultura pashtun e história.

Por último, existe pouca informação disponível sobre os pashtuns não-muçulmanos como há poucos dados sobre grupos não religiosos e das minorias, especialmente porque muitos dos Hindu e pashtuns Sikh migrado de Khyber Pakhtunkhwa após a divisão da Índia e, mais tarde, após a ascensão do Taliban. Há uma comunidade sikh afirmada de pashtuns residente em Peshawar, Parachinar, e Agência de Orakzai da FATA, Paquistão. As origens dos pashtuns Sikh não são claras.

Mulheres

Na sociedade pashtun há três níveis de liderança das mulheres e autoridade legislativa: a nível nacional, a nível da aldeia, eo nível da família. A nível nacional, inclui as mulheres, como Nazo Tokhi (Nazo Anaa), Zarghona Anaa, e Malalai de Maiwand. Nazo Anaa foi um proeminente poeta pashto século 17 e uma mulher Pashtun educado que eventualmente se tornou a "Mãe do nacionalismo afegão" depois de ganhar autoridade através de sua poesia e manutenção de um código Pashtunwali. Ela usou a lei Pashtunwali para unir as tribos pashtuns contra seus inimigos persas. Sua causa foi pego no início do século 18 pelo Zarghona Anaa, a mãe de Ahmad Shah Durrani.

Rainha Soraya Tarzi

As vidas de mulheres pashtun variar de aqueles que residem em áreas rurais conservadoras, como o cinturão tribal, aos encontrados em relativamente mais livres centros urbanos. Ao nível da aldeia, o líder da aldeia fêmea é chamada "qaryadar". Seus deveres podem incluir a assistir cerimônias das mulheres, mobilizar as mulheres para a prática de festas religiosas, preparando a fêmea mortos para o enterro, e realização de serviços para as mulheres falecidas. Ela também organiza casamentos para sua própria família e arbitra os conflitos entre homens e mulheres. Embora muitas mulheres permanecem tribal pashtun e analfabetos, outros tornaram-se educados e emprego remunerado.

Zeenat Karzai, esposa de Hamid Karzai, representando as mulheres do Afeganistão em uma reunião em 2005, está sentado à direita ao lado da ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Laura Bush.
Shukria Barakzai, membro daAssembleia Nacional do Afeganistão

No Afeganistão, as décadas de guerra ea ascensão do Talibã causaram dificuldades consideráveis ​​entre as mulheres pashtun, como muitos de seus direitos foram restringidos por uma interpretação rígida e imprecisa da lei islâmica . A vida difícil das mulheres refugiadas afegãs ganhou notoriedade considerável com a imagem icónica do chamado " Afghan Girl "(Sharbat Gula) retratada na capa de junho 1985 National Geographic Magazine. O código de dominação masculina de Pashtunwali muitas vezes constrange as mulheres e os força em papéis tradicionais designados que separam os gêneros.

Reforma social moderna para as mulheres pashtun começou no início do século 20, quando a rainha Soraya Tarzi do Afeganistão fez reformas rápidas para melhorar a vida das mulheres e sua posição na família. Ela era a única mulher a aparecer na lista dos governantes no Afeganistão. Creditado por ter sido uma das primeiras e mais poderosas mulheres ativistas afegãos e muçulmanos. Sua defesa de reformas sociais para as mulheres levou a um protesto e contribuiu para o desaparecimento final do reinado do rei Amanullah. Os direitos civis permaneceu uma questão importante durante a década de 1970, como líder feminista Meena Keshwar Kamal campanha para os direitos das mulheres e fundou a Associação Revolucionária das Mulheres do Afeganistão (RAWA) em 1977.

Hoje, as mulheres pashtun variar de as donas de casa tradicionais que vivem em reclusão para os trabalhadores urbanos, alguns dos quais buscam ou que alcançaram a paridade com os homens. Mas, devido a numerosos obstáculos sociais, a taxa de alfabetização permanece consideravelmente menor para o feminino pashtun que para os homens. Abuso contra as mulheres está presente e cada vez mais sendo desafiado por organizações de direitos das mulheres que se encontram lutando com grupos religiosos conservadores, assim como funcionários do governo, tanto o Paquistão eo Afeganistão. De acordo com o livro do pesquisador Benedicte Grima Desempenho da Emoção Entre Paxtun Mulheres ", uma ética poderosa de tolerância limita severamente a capacidade das mulheres tradicionais de Pashtun para mitigar o sofrimento que se reconheçam em suas vidas."

Mulheres pashtun muitas vezes têm seus direitos legais reduzida em favor de seus maridos ou parentes homens. Por exemplo, embora as mulheres estão oficialmente autorizados a votar no Afeganistão e no Paquistão, alguns foram mantidos longe das urnas pelos machos. Tradicionalmente, as mulheres pashtun têm poucos direitos de herança e muitas vezes são acusados ​​de cuidar de grandes famílias extensas de seus cônjuges. Outra tradição que persiste é swara , a doação de uma fêmea em relação a alguém, a fim de corrigir uma disputa. Foi declarada ilegal no Paquistão em 2000, mas continua em regiões tribais.

Apesar dos obstáculos, muitas mulheres pashtun começaram um processo de mudança lenta. A rica tradição oral e ressurgimento de poesia inspirou muitas mulheres pashtun que pretendem aprender a ler e escrever. Além disso desafiar o status quo, Vida Samadzai foi selecionada como Miss Afeganistão em 2003, um feito que foi recebido com uma mistura de apoio daqueles que apoiar os direitos individuais das mulheres e aqueles que vêem tais demonstrações como anti-tradicionalista e anti-islâmica. Algumas mulheres pashtun ter atingido um alto cargo político no Paquistão. No Afeganistão, na sequência das recentes eleições, a proporção de representantes políticos do sexo feminino é uma das mais altas do mundo. Um número de mulheres pashtun são encontrados como apresentadores de TV, jornalistas, atores e cantores em diversas tomadas de TV, especialmente em AVT Khyber. Khatol Mohammadzai serve como brigadeiro geral no militar do Afeganistão, uma outra fêmea pashtun se tornou um lutador piloto na Força Aérea do Paquistão. Algumas mulheres pashtun notáveis ​​incluem Suhaila Seddiqi, Zeenat Karzai, Shukria Barakzai, Fauzia Gailani, Naghma, Najiba Faiz, Malalai Kakar, Malala Yousefzai, eo falecido Ghazala Javed.

Trabalho substancial permanece para as mulheres pashtun para ganhar direitos iguais aos dos homens, que permanecem desproporcionalmente dominante na maioria dos aspectos da sociedade Pashtun. Organizações de direitos humanos continuam a lutar pelos direitos maiores das mulheres, tais como as da rede das mulheres afegãs ea Fundação Aurat no Paquistão, que visa proteger as mulheres contra violência doméstica. Devido a reformas recentes na comissão ensino superior (HEC) do Paquistão, um número de mulheres pashtun competente estudiosos têm sido capazes de ganhar bolsas de estudo de mestrado e doutorado. A maioria deles passou a EUA, Reino Unido e outros países desenvolvidos com o apoio de suas famílias.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Pashtun_people&oldid=546127350 "