Conteúdo verificado

Cortina de Ferro

Assuntos Relacionados: histórico recente

Você sabia ...

Este conteúdo da Wikipedia foi escolhida pela SOS Children para adequação nas escolas de todo o mundo. Visite o site da SOS Children at http://www.soschildren.org/

Países do Pacto de Varsóvia, a leste da cortina de ferro são sombreadas vermelho; OTAN membros ao oeste dele - azul. Países militarmente neutros - cinza. Jugoslávia, embora comunista-run, foi independente da Bloco de Leste. Da mesma forma, comunista Albânia rompeu com a União Soviética na década de 1960, alinhando-se com as da República Popular da China após a Ruptura sino-soviética.
Cortina de Ferro na Alemanha

A "cortina de ferro", foi a simbólica, ideológica, e fronteira física dividindo a Europa em duas áreas separadas a partir do final da Segunda Guerra Mundial até o final da Guerra Fria , cerca de 1945 a 1991. Talvez a primeira utilização, registrado do termo " Iron Curtain 'foi em 1920, por Ethel Snowden, no livro Through Rússia bolchevique, mas seu uso metafórico, não-soviético apareceu em livros escandinavos tão cedo quanto 1901, além disso, HG Wells usado Cortina de Ferro em descrever "privacidade cumprida» em O Alimento dos Deuses. Político alemão e nazista Ministro da Propaganda Joseph Goebbels foi o primeiro a se referir a uma "Cortina de Ferro" que vem para baixo em toda a Europa após a Segunda Guerra Mundial, em um manifesto que ele publicou no jornal alemão Das Reich em fevereiro de 1945. O termo não foi utilizado até 5 de março de 1946 , quando Winston Churchill popularizou em seu discurso "Sinews da Paz".

As realidades políticas, econômicas e militares

Europa Oriental

Enquanto a cortina de ferro estava no lugar, certos países da Europa Oriental e muitos na Europa Central (excepto Alemanha Ocidental, Liechtenstein , Suíça e Áustria ) estavam sob o controle da União Soviética . Na verdade, os estados da Europa Central, a leste da Cortina foram frequentemente consideradas como sendo parte da Europa Oriental, ao invés de Europa Central.

Tornou-se comum no Ocidente para se referir a ex- Alemanha Oriental e Tchecoslováquia (hoje dois países, a República Checa e Eslováquia ) como parte da Europa Oriental. No entanto, Alemanha Oriental, República Checa e grandes partes da Polónia estão mais a oeste do que muito da Áustria, com Praga consideravelmente mais a oeste do que em Viena . Grande parte da Cortina de Ferro dividiu física Checoslováquia da Áustria para o Sul.

Muitos dos estados eram membros da União Soviética (o Repúblicas Socialistas Soviéticas), enquanto que, com duas excepções, os países vizinhos da Bloco de Leste eram governados por governos fantoches soviéticos instalados, mantidos no lugar por a ameaça e uso da força militar. As duas exceções foram Jugoslávia, que manteve a sua completa independência, e Albânia , que escapou influência soviética na década de 1960 e alinhou-se com a China ; Albânia e Jugoslávia foram Estados comunistas.

Para o leste da Cortina de Ferro, os estados desenvolveram suas próprias alianças econômicas e militares internacionais, CAME ea Pacto de Varsóvia.

Ferro cortina Alemanha (perto de Witzenhausen-Heiligenstadt

A oeste da Cortina de Ferro

A oeste da Cortina de Ferro, os países da Europa Ocidental, Europa do Norte e Sul da Europa -acompanhado com a Áustria, a Alemanha Ocidental, Liechtenstein e Suíça-operado economias de mercado. Com a exceção de um período de fascismo em Espanha e Portugal e ditadura militar na Grécia , estes países eram governados por democráticas governos.

A maioria dos estados, a oeste da Curtain- Ferro com exceção de neutra Suíça, Liechtenstein, Áustria, Suécia , Finlândia e Irlanda - foram aliados com o Estados Unidos dentro da OTAN . Economicamente, o Comunidade Europeia ea Associação Europeia de Comércio Livre foram as contrapartes ocidentais para COMECON.

Como uma entidade física

Iron Curtain Alemanha (detalhe)

A Cortina de Ferro tomou forma física na forma de defesas fronteiriças entre os países dos blocos ocidental e oriental. Estas foram algumas das áreas mais fortemente militarizada do mundo, particularmente o chamado " fronteira alemã interior "- vulgarmente conhecido simplesmente como morrer Grenze em alemão -. entre Alemanha Oriental e Ocidental A fronteira interna alemã foi marcado em áreas rurais por cercas duplas feitas de malha de aço (metal expandido) com bordas afiadas, enquanto perto de áreas urbanas a altas barreira de concreto semelhante ao Muro de Berlim foi construído. A barreira foi sempre uma curta distância dentro do território da Alemanha Oriental para evitar qualquer intrusão no território ocidental. A fronteira real foi marcado por mensagens e sinais e foi esquecido por numerosas torres de vigilância estabelecidos por trás da barreira. Em alguns lugares uma "faixa da morte" foi construída no lado leste alemão da barreira, em que o acesso não autorizado seria atingido com balas A faixa de terra no lado alemão ocidental da barreira -. fronteira entre o real ea mobilidade condicionada - foi facilmente acessível mas apenas em considerável risco pessoal, porque foi patrulhada por tanto do Oriente como guardas de fronteira da Alemanha Ocidental. incidentes de tiro não eram incomuns, e um total de 28 guardas de fronteira da Alemanha Oriental e várias centenas de civis foram mortos entre 1948-1981 (alguns podem têm sido vítimas de " fogo amigo "por seu próprio lado).

Em outros lugares, as defesas fronteiriças entre oeste e leste eram muito mais leves. A fronteira entre a Hungria ea Áustria neutra, por exemplo, foi marcado por uma simples cerca de arame que foi facilmente removido quando se tornou a primeira parte da cortina de ferro a ser desmantelados em 1989. Em 27 de Junho, 1989 , o Ministros dos Negócios Estrangeiros da Áustria e da Hungria, Alois Mock e Gyula Horn, cerimonialmente cortar as defesas de fronteira que separam seus países.

Em partes da Tchecoslováquia faixa de fronteira tornou-se centenas de metros de largura, e uma área de crescentes restrições foi definida como a fronteira foi abordado. Somente as pessoas com as permissões governamentais apropriadas foram autorizados a chegar perto da fronteira.

A criação de terras altamente militarizada estes de ninguém levou para de reservas naturais facto e criou um corredor de vida selvagem em toda a Europa; isso ajudou a propagação de várias espécies para novos territórios. Desde a queda da cortina de ferro diversas iniciativas estão buscando a criação de um Natureza europeia Cinturão Verde preservar composto.

O termo "Cortina de Ferro" foi utilizada apenas para as fronteiras fortificadas na Europa central; não foi utilizado para as fronteiras semelhantes na Ásia entre estados comunistas e capitalistas. A fronteira entre a Coreia do Norte e Coreia do Sul é muito comparável à antiga fronteira interna alemã, em particular do seu grau de militarização, mas nunca convencionalmente sido considerada parte da Cortina de Ferro.

Back in de 1910, cartazes publicitários no bronx sistema de trem para Radio Free Europe tinha fotografias de cercas de arame farpado eletrificadas que, embora não especificamente identificados como parte da cortina de ferro, deu a entender que era a cortina de ferro.

Origins

O primeiro uso registrado do termo ferro cortina foi derivado da cortina de segurança usado nos cinemas e aplicado pela primeira vez à fronteira da Rússia comunista como "uma barreira impenetrável" em 1920 por Ethel Snowden, em seu livro Through Rússia bolchevique. Foi usado durante a Segunda Guerra Mundial pelo alemão Ministro da Propaganda Joseph Goebbels e mais tarde Conde Lutz Schwerin von Krosigk nos últimos dias da guerra. O ex- britânica O primeiro-ministro Winston Churchill usou a frase em telegramas ao presidente Truman em 1945 12 de maio e junho 1945 4. No entanto, o seu uso foi popularizado por Winston Churchill , que a usou em seu discurso "Sinews da Paz" 5 de março de 1946 , em Westminster College em Fulton, Missouri:

" A partir de Stettin no Báltico para No Trieste Adriatic uma "cortina de ferro" desceu em todo o Continente. Por trás dessa linha estão todas as capitais dos estados antigos da Europa Central e Oriental. Varsóvia , Berlim , Praga , Viena , Budapeste , Belgrado , Bucareste e Sofia; todas estas famosas cidades e as populações em torno deles se encontram no que devo chamar a esfera soviética, e todos estão sujeitos, de uma forma ou de outra, não só para a influência soviética, mas a um nível muito elevado e, em alguns casos, aumentando medida de controle de Moscou . "

Reações

No início, muitos países do Ocidente condenaram o discurso. Grande parte do público ocidental ainda considerava a União Soviética como aliados próximos, no contexto da recente derrota da Alemanha nazista e Japão. Muitos viram o discurso de Churchill como belicista e desnecessária. À luz dos arquivos soviéticos agora públicos, muitos historiadores têm agora revisto as suas opiniões.

Embora a frase não foi bem recebido na época, como a Guerra Fria reforçou que ganhou popularidade como uma referência de curto mão para a divisão da Europa. A Cortina de Ferro serviu para manter as pessoas em e informação para fora, e, eventualmente, a metáfora foi amplamente aceito em todo o Ocidente.

Antagonismo entre União Soviética eo Ocidente

O antagonismo entre a União Soviética eo Ocidente que levou ao discurso de Churchill teve várias origens.

O Reino Unido , França , Japão, Canadá , Estados Unidos e muitos outros países apoiaram a Russos brancos contra o Bolcheviques durante a 1918-1920 Guerra Civil Russa, eo fato de não ter sido esquecido pelos soviéticos. Na construção até a Segunda Guerra Mundial e na cara do Oeste apaziguamento de Adolf Hitler os soviéticos assinaram o Pacto Molotov-Ribbentrop com a Alemanha nazista, uma das intenções sendo dividir os estados fronteiriços entre eles para formar uma zona tampão. Depois da guerra, Stalin estava determinado a adquirir um tampão semelhante contra a Alemanha com estados pró-soviéticos na sua fronteira, levando a relações tensas no Conferência de Ialta (fevereiro de 1945) ea subsequente Conferência de Potsdam (agosto de 1945).

No Ocidente, houve oposição à dominação soviética sobre os estados-tampão, e o medo cresceu de que os soviéticos estavam construindo um império que poderia ser uma ameaça para eles e seus interesses. E, em particular, Churchill estava preocupado que os Estados Unidos poderiam retornar à sua pré-guerra isolacionismo, deixando os Estados europeus exaustos incapazes de resistir às exigências soviéticas. Presidente Franklin D. Roosevelt havia anunciado em Yalta que, após a derrota da Alemanha, as forças americanas seriam retiradas da Europa dentro de dois anos.

Usos anteriores do prazo

Há vários usos anteriores do Churchill termo "cortina de ferro" pre-namorando. Alguns sugerem que o termo pode ter sido primeiro cunhado por Rainha Elisabeth da Bélgica após a Primeira Guerra Mundial para descrever a situação política entre Bélgica e Alemanha , em 1914. Uma cortina de ferro, ou Eisener Vorhang, era uma precaução obrigatória em todos os teatros alemães para evitar a possibilidade de fogo se espalhe a partir da fase de o resto do teatro. Tais incêndios eram bastante comum porque a decoração muitas vezes era muito inflamável. Em caso de incêndio, uma parede de metal seria separar o palco do teatro, secluding as chamas para ser extinto pelos bombeiros. Douglas Reed usou essa metáfora em seu livro Disgrace Abounding ( Jonathan Cape, 1939, página 129): ". A luta amarga [na Iugoslávia entre sindicalistas sérvios e croatas federalistas] só tinha sido escondidos pela segurança de cortina de ferro da ditadura do Rei" Joseph Goebbels escreveu sobre uma "cortina de ferro" em seu jornal semanal Das Reich:

" Se o povo alemão depor as armas, os soviéticos, de acordo com o acordo entre Roosevelt, Churchill e Stalin, ocuparia toda a Leste e Sudeste da Europa, juntamente com a maior parte do Reich. Uma cortina de ferro caísse sobre este enorme território controlado pela União Soviética, atrás da qual as nações seriam abatidos. A imprensa judaica em Londres e Nova York provavelmente ainda estaria aplaudindo. "
O ano de 2000

A primeira menção oral de uma Cortina de Ferro foi em uma transmissão por Contagem Lutz Schwerin von Krosigk ao povo alemão sobre 2 de maio de 1945 :

" No Oriente, a cortina de ferro atrás da qual, sem ser visto pelos olhos do mundo, a obra de destruição continua, está se movendo de forma constante para a frente. "

A primeira ocasião em que gravou Churchill usou o termo "cortina de ferro" foi em um 12 de maio de 1945 telegrama que enviou ao presidente norte-americano Harry S. Truman :

" Estou profundamente preocupado com a situação europeia. ... 3. Uma cortina de ferro é atraído para baixo sobre sua frente. Nós não sabemos o que está acontecendo por trás. Parece haver pouca dúvida de que a totalidade das regiões a leste de Lübeck-Trieste-Corfu em breve estará completamente em suas mãos. Para isto deve ser adicionado a outra área enorme conquistado pelos exércitos americanos entre Eisenach e do Elba, que, suponho, em poucas semanas, ser ocupado, quando o retiro americanos, pelo poder russo. Todos os tipos de arranjos terão de ser feitas pelo general Eisenhower para evitar outra imensa voo da população alemã para o oeste como este enorme avanço moscovita em direção ao centro da Europa tem lugar. E, em seguida, a cortina vai descer novamente para uma extensão muito grande, se não totalmente. Assim, um amplo terra de muitas centenas de milhas de território ocupada pelos russos nos isolar da Polônia. ... "
(US Dept of State, das Relações Exteriores de os EUA, a Conferência de Berlim (Potsdam) 1945, vol. 1, p. 9)

Churchill repetiu as palavras mais um telegrama a Truman em 4 de junho de 1945 , no qual ele protestou contra um retiro tais EUA para o que era anteriormente designado como, e, finalmente, tornou-se, a zona de ocupação norte-americana, dizendo que a retirada militar traria

" Poder Soviético no coração da Europa Ocidental ea descida de uma cortina de ferro entre nós e tudo para o leste. "
(Ibid., P. 92)

Na Conferência de Potsdam, Churchill queixou-se a Stalin sobre um "muro de ferro" descendo sobre a Missão Britânica em Bucareste.

Allen Dulles usou o termo em um discurso sobre 3 de dezembro de 1945 , referindo-se apenas a Alemanha :

" É difícil dizer o que está acontecendo, mas em geral os russos estão agindo pouco melhor do que bandidos. Eles têm dizimado todos os ativos líquidos. Não se aceitam cartões de alimentos são emitidos para os alemães, que são forçados a viajar a pé na zona russa, muitas vezes, mais morto do que vivo. Uma cortina de ferro desceu sobre o destino dessas pessoas e condições muito prováveis são verdadeiramente terrível. As promessas em Yalta em contrário, provavelmente 8-10.000.000 pessoas estão sendo escravizados. "

Monumentos

Há um monumento Cortina de Ferro, na parte sul da República Checa em aproximadamente (48,8758 N, 15,8737 E). A poucas centenas de metros da cerca originais, e uma das torres de guarda, manteve-se instalado. Há sinais interpretativos em Checa e Inglês que explicam a história eo significado da Cortina de Ferro. Esta é a única parte remanescente do muro na República Checa (embora várias torres de guarda e bunkers ainda pode ser visto. Alguns destes são parte das defesas era comunista, alguns são do mini- Checa nunca usado Linha Maginot "na defesa contra Hitler, e algumas torres foram, ou se tornaram, caça plataformas).

Outro monumento está localizado na aldeia de Devin, agora parte de Bratislava , Eslováquia , na confluência do Danúbio e Rios Morava.

Existem vários museus ao ar livre em partes da antiga fronteira interna alemã, como por exemplo em Berlim e em Mödlareuth, uma vila que foi dividida por várias centenas de anos. A memória da divisão está sendo mantida viva em muitos outros lugares ao longo do Grenze.

Termos análogos

Durante a Guerra Fria, o termo "cortina" se tornaria um eufemismo comum para as fronteiras físicas, ou ideológicas, entre comunistas e Estados capitalistas. Outros usos do termo pode ser encontrada em outras partes do mundo.

  • Uma variante da Cortina de Ferro, o Cortina de Bambu, foi cunhado em referência aos República Popular da China . Como o impasse entre o Ocidente e os países do Ferro e cortinas de bambu facilitado com o fim da Guerra Fria, o termo caiu fora de qualquer mas o uso histórico.
  • Um campo de cactos que rodeiam o Estação Naval dos EUA em Guantanamo Bay plantada por Cuba foi ocasionalmente chamado de "cortina de cactus".
  • A cortina de Zion é uma referência para brincar Utah porque o Igreja de Santos dos Últimos Dias tem uma influência considerável em Utah e, muitas vezes usa o termo "Zion" para descrever a si mesmo.
  • A cortina de laranja é um apelido para Orange County, pois é considerada principalmente Republicano em oposição ao de esquerda mais Condado de Los Angeles.
  • Refletindo as rivalidades entre equipes esportivas profissionais em Illinois e Wisconsin (principalmente a Chicago Bears e Green Bay Packers), o termo "Cheddar Curtain" é usado por Illinoisans como um insulto benigna, depreciativo para Wisconsin " Cheeseheads ".
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Iron_Curtain&oldid=186489263 "