Conteúdo verificado

James Cameron

Informações de fundo

Crianças SOS, uma instituição de caridade educação , organizou esta selecção. Com SOS Children você pode escolher para patrocinar crianças em mais de cem países

James Cameron

Cameron em dezembro de 2009
Nascido James Francis Cameron
Ocupação O diretor de cinema, produtor, editor, guionista, inventor
Anos ativos 1978-presente
Patrimônio líquido Diminuir US $ 37 bilhão
Cônjuge (s) Sharon Williams (1978-1984)
Gale Anne Hurd (1985-1989)
Kathryn Bigelow (1989-1991)
Linda Hamilton (1997-1999)
Suzy Amis (2000-presente)
NASA administrador Charles Bolden atende Cameron.

James Francis Cameron (nascido em 16 de agosto de 1954) é um canadense diretor de cinema, produtor, guionista, editor, e inventor. Sua escrever e dirigir o trabalho inclui O Exterminador do Futuro (1984), Aliens (1986), The Abyss (1989), Terminator 2: Judgment Day (1991), True Lies (1994), Titânico (1997), e Avatar (2009). No tempo entre fazer Titanic e seu retorno à filmes de longa metragem com Avatar, Cameron passou alguns anos a criação de documentários e também co-desenvolvimento digital 3-D Sistema de Câmera de fusão. Descrito por um biógrafo como parcial cientista e parcial artista , Cameron também tem contribuído para filmagem subaquática e remoto de veículos tecnologias .

No total, os esforços de direção de Cameron já arrecadaram cerca de US $ 1,75 bilhão em América do Norte e US 4910 milhões dólares em todo o mundo, tornando-o um dos diretores de maior bilheteria de todos os tempos. Avatar e Titanic de Cameron são os dois filmes de maior bilheteria de todos os tempos.

Fundo

Cameron, em setembro de 1986

Cameron nasceu em Kapuskasing, Ontario, Canadá , filho de Shirley, uma artista e enfermeira, e Phillip Cameron, um engenheiro elétrico . Ele cresceu em Chippawa, Ontario e participou em Stamford Collegiate Niagara Falls, e sua família se mudou para Brea, Califórnia, em 1971. Enquanto estudava física e Inglês na Fullerton College e California State University, Fullerton (ver secção 'Prêmios' abaixo para doutorado honorário), Cameron usou todas as oportunidades para visitar o arquivo de filme do University of Southern California. Para a surpresa de muitas pessoas, embora Cameron tinha uma grande experiência educacional nas ciências naturais, ele escolheu uma grande filosofia de Fullerton College em 1973. Cameron diz de seu tempo lá que ele era,

"Completamente autodidata em efeitos especiais. Eu iria até a biblioteca USC e puxe qualquer tese de que estudantes de graduação tinha escrito sobre a impressão óptica ou tela de projeção frontal, ou tingir transferências, qualquer coisa que relacionados com a tecnologia de filme ... se tivessem deixe-me fotocópia-lo, eu iria. Se não, eu ia fazer anotações. "

Depois de abandonar, ele trabalhou em vários empregos, como condução do caminhão e escreveu quando tinha tempo. Depois de ver o original Filme Star Wars em 1977, Cameron deixou seu emprego como motorista de caminhão para entrar na indústria cinematográfica. Quando Cameron ler Roteiro livro de Syd Field, ocorreu-lhe que a integração da ciência e da arte fosse possível e ele escreveu um roteiro de ficção científica 10 minutos com dois amigos, intitulado Xenogenesis. Eles levantaram o dinheiro e alugou uma câmera, lentes, os estoques de cinema, estúdio e filmamos em 35 milímetros. Para entender como operar a câmera, que desmantelou-lo e passou a primeira metade do dia da filmagem tentando descobrir como fazê-lo funcionar.

Início de carreira

Como Cameron continuou educar-se em técnicas, ele começou como um fabricante de modelo em miniatura em Roger Corman Studios. Fazendo rápidos, produções de baixo orçamento ensinadas Cameron para trabalhar de forma eficiente e eficaz. Ele logo foi um diretor de arte no filme sci-fi Batalha Além das Estrelas (1980). Ele tinha efeitos especiais projeto de trabalho e orientação sobre John Carpenter de Escape from New York (1981), atuou como designer de produção em Galaxy of Terror (1981), e consultado sobre o projeto de Android (1982).

Cameron foi contratado como diretor de efeitos especiais para a sequência da Piranha, com o título Piranha II: A Desova em 1981. No entanto, o diretor deixou o projeto e Cameron foi contratado pelo produtor italiano Assonitis para assumir, dando-lhe o seu primeiro trabalho como diretor. Ele trabalhou com o produtor Roger Corman. As cenas interiores foram filmadas em Roma , Itália , enquanto as sequências de Mergulho Submarino, foram gravadas em Grand Cayman Island.

O filme era para ser produzido na Jamaica , mas quando Cameron chegou ao estúdio, ele descobriu sua tripulação composta principalmente de italianos que não falava Inglês eo projeto foi financiado sob. Sob pressão, Cameron diz que teve um pesadelo sobre um assassino robô invencível enviado do futuro para matá-lo, dando-lhe a idéia de O Exterminador do Futuro, que viria a catapultar sua carreira filmagens.

Grandes filmes

O Exterminador do Futuro (1984)

Depois de completar um roteiro para O Exterminador do Futuro, Cameron decidiu vendê-lo para que ele pudesse dirigir o filme. No entanto, as empresas de produção entrou em contato com, ao expressar interesse no projeto, não estavam dispostos a deixar que um diretor estreante fazer o filme. Finalmente, Cameron encontrou uma empresa chamada Fotos Hemdale, que estava disposto a deixá-lo dirigir. Gale Anne Hurd, que tinha começado sua própria empresa de produção, Pacific Productions ocidentais, já havia trabalhado com Cameron na companhia de Roger Corman e concordou em comprar o roteiro de Cameron por um dólar, com a condição de que Cameron dirigir o filme. Hurd foi contratado como produtor, e Cameron finalmente teve sua primeira chance como diretor. Orion Pictures distribuiu o filme.

Inicialmente, para o papel do Exterminador, Cameron queria alguém que não era excepcionalmente muscular, e quem poderia "misturar-se" uma multidão normal. Lance Henriksen, que estrelou em Piranha II: A Desova, foi considerado para o papel titular, mas quando Arnold Schwarzenegger e Cameron encontraram pela primeira vez durante o almoço para discutir Schwarzenegger desempenhando o papel de Kyle Reese, ambos chegaram à conclusão de que o vilão cyborg seria o papel mais atraente para o fisiculturista austríaco; Henriksen conseguiu o papel de menor LAPD detetive Hal Vukovich eo papel da Kyle Reese foi para Michael Biehn. Além disso, Linda Hamilton apareceu pela primeira vez neste filme em seu papel icónico de Sarah Connor, e Cameron mais tarde se casou.

O Exterminador do Futuro foi um sucesso de bilheteria, quebrando as expectativas por Orion Pictures executivos que o filme seria considerado como não mais do que um filme de sci-fi, e só duram uma semana nos cinemas. Foi um filme de baixo orçamento que custou 6,5 milhões dólares para fazer, cortando despesas em tais formas como a gravação da faixa de áudio em mono. No entanto, O Exterminador do Futuro, eventualmente, ganhou mais de 78.000 mil dólares em todo o mundo.

Rambo: First Blood Part II (1985)

Durante o início de 1980, Cameron escreveu três roteiros simultaneamente: O Exterminador do Futuro, Aliens, eo primeiro projecto de Rambo: First Blood Part II. Enquanto Cameron continuou com O Exterminador do Futuro e Aliens, Sylvester Stallone, eventualmente, assumiu o roteiro de Rambo: First Blood Part II, criando uma versão final que difere radicalmente da versão inicial de Cameron. Cameron foi creditado por seu roteiro de créditos finais do filme.

Aliens (1986)

A equipe de produção por trás Aliens, James Cameron e Gale Ann Hurd

Cameron começou próximo a sequela Estrangeiro, o filme de 1979 por Ridley Scott. Cameron chamado a sequela Aliens, e novamente elenco Sigourney Weaver no papel ícone de Ellen Ripley. De acordo com Cameron, a tripulação sobre os estrangeiros era hostil a ele, considerá-lo como um pobre substituto para Ridley Scott. Cameron procurou mostrar-lhes O Exterminador do Futuro, mas a maior parte da tripulação se recusou e manteve-se cético em relação a sua direção ao longo da produção. Apesar de este e outros problemas fora da tela (como em conflito com um homem da câmera não cooperativos e ter que substituir um dos atores principais - Michael Biehn de Terminator levou O lugar de James Remar como Corporal Hicks), Aliens tornou-se um sucesso de bilheteria e recebeu Academy Award nomeações para Melhor Atriz em Papel Principal por Weaver, Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor som, e ganhou prêmios para Melhor Edição de Som e Efeitos Melhores Efeitos Visuais. Além disso, o filme e a sua atriz principal feita a tampa de A revista TIME como resultado de sua descoberta temas feministas sobre mulheres em combate. Após o sucesso fenomenal do filme, Cameron já tinha mais liberdade para fazer o que quer que projetos ele queria.

The Abyss (1989)

O próximo projeto de Cameron resultou de uma ideia que tinha chegado durante uma aula de biologia do ensino médio. A história dos trabalhadores oil-rig que descobrem criaturas subaquáticas do outro mundo se tornou a base do roteiro de Cameron para The Abyss, que lançou Ed Harris, Mary Elizabeth Mastrantonio e Michael Biehn. Inicialmente orçado em 41 milhões dólares americanos dos EUA (embora a produção correu consideravelmente overbudget), foi considerado um dos filmes mais caros de seu tempo, e exigiu tecnologia de efeitos de ponta. Como grande parte do filme se passa debaixo de água e a tecnologia não foi avançado o suficiente para criar digitalmente um ambiente subaquático, Cameron escolheu filmar a maior parte do filme "reel-para-real", em profundidades de até 40 pés (12 m) . Para a criação dos conjuntos, o prédio de contenção de uma usina de energia nuclear inacabado foi convertido, e foram utilizados dois tanques enormes. O tanque principal foi preenchido com 7,5 milhões de galões (28 milhões L) de água, e o segundo com 2,5 milhões de galões (9,5 milhão L). O elenco ea equipe residido durante grande parte da filmagem.

Terminator 2: Judgment Day (1991)

Depois do sucesso de O Exterminador do Futuro, sempre houve conversas sobre uma sequela para continuar a história de Sarah Connor e sua luta contra as máquinas do futuro. Embora Cameron tinha vindo acima com uma idéia central para a sequela, e Schwarzenegger expressou interesse em continuar a história, ainda havia problemas com relação ao que tinham os direitos da história, bem como a logística dos efeitos especiais necessários para fazer a sequela. Finalmente, no final da década de 1980, Mario Kassar de Carolco Pictures garantiu os direitos para a sequela, permitindo Cameron para greenlight produção do filme, agora chamado Terminator 2: Judgment Day.

Para o filme, Linda Hamilton reprisou seu papel icónico de Sarah Connor. Além disso, Arnold Schwarzenegger também retornou em seu papel como O Exterminador do Futuro, mas desta vez como um protetor. Ao contrário do T-800, que é feito de um endosqueleto de metal, o novo vilão da sequência, o chamado T-1000, foi um Terminator mais avançado feito de metal líquido, e com capacidades polimórficas. O T-1000 também seria muito menos volumoso do que o T-800. Para o papel, Cameron elenco Robert Patrick, um nítido contraste com Schwarzenegger. Cameron explicou: "Eu queria alguém que foi extremamente rápido e ágil. Se a T-800 é um ser humano Tanque Panzer, em seguida, o T-1000 é um Porsche. "

Cameron tinha originalmente queria incorporar este avançado modelo de Terminator para o primeiro filme, mas os efeitos especiais da época não eram avançados o suficiente. Os efeitos inovadores usados em The Abyss para representar digitalmente o tentáculo água convenceu Cameron que seu vilão metal líquido agora era possível.

TriStar Pictures concordou em distribuir o filme, mas sob uma data de lançamento bloqueado só cerca de um ano após o início do tiroteio. O filme, co-escrito por Cameron e seu amigo de longa data, William Wisher Jr., teve que ir de roteiro para filme terminado em apenas essa quantidade de tempo. Como o filme anterior de Cameron, foi um dos filmes mais caros de sua época, com um orçamento de cerca de US $ 100 milhões. O maior desafio do filme era os efeitos especiais usados na criação do T-1000. No entanto, o filme foi terminado a tempo, e lançado nos cinemas em 03 de julho de 1991.

Terminator 2 ou T2, como foi abreviado, quebrou recordes de bilheteria (incluindo o recorde de fim de semana de abertura para um filme R-rated), ganhando mais de $ 200 milhões nos Estados Unidos e Canadá, e mais de US $ 300 milhões em outros territórios, e se tornou o filme de maior bilheteria daquele ano. Ele ganhou quatro Oscars : Melhor Maquiagem, Melhor Som, Melhor Efeitos Sonoros Edição, e Melhores Efeitos Visuais. Ele também foi nomeado para Melhor Fotografia e Melhor Montagem, mas perdeu as duas concessões de JFK.

James Cameron anunciou um terceiro filme Terminator muitas vezes durante a década de 1990, mas sem sair com quaisquer scripts acabados. Kassar e Vajna comprou os direitos para a franquia Terminator de uma venda de falência dos ativos da Carolco. Terminator 3: Rise of the Machines acabou por ser feita e lançada em julho de 2003, sem o envolvimento de Cameron. Jonathan Mostow dirigiu o filme e Schwarzenegger retornou como o Terminator.

Cameron se reuniu com o elenco principal do filme Terminator 2 a T2 3-D: Battle Across Time, uma atração no Universal Studios Florida, Universal Studios Hollywood e Universal Studios Japan. Foi lançado em 1996 e foi um mini-sequela de Terminator 2: Judgment Day. O show é dividido em duas partes: um segmento prequel em que um porta-voz fala sobre Cyberdyne, e um recurso principal, em que os artistas interagem com um filme 3-D.

True Lies (1994)

Antes do lançamento do T2, Schwarzenegger veio a Cameron com a idéia de fazer um remake da comédia francesa La totale! Intitulado True Lies, com filmagens início após a liberação T2 's, a história gira em torno de um espião segredo agente que leva uma vida dupla como um homem casado, cuja esposa acredita que ele é um vendedor de computadores. Schwarzenegger foi escalado como o espião secreto, chamado Harry Tasker, cuja missão no filme é investigar e parar um plano por um terrorista de usar armas nucleares contra os Estados Unidos. Jamie Lee Curtis desempenhou esposa na tela de Schwarzenegger, com Tom Arnold escalado como companheiro do agente secreto.

Cameron Lightstorm Entertainment assinou com a Twentieth Century Fox para a produção de True Lies. Feito com um orçamento de US $ 115 milhões e lançado em 1994, o filme arrecadou $ 146.000.000 na América do Norte, e 232.000 mil dólares no exterior. O filme recebeu uma indicação ao Oscar de Melhores Efeitos Visuais.

Titanic (1997)

Cameron expressou interesse no famoso naufrágio do navio RMS Titanic. Ele decidiu roteiro e filmar seu próximo projeto com base neste evento. A imagem girava em torno de uma história de romance fictício entre dois jovens amantes de diferentes classes sociais que se encontram a bordo do navio de solteira, e final, viagem. Antes do início da produção, ele tomou mergulhos ao fundo do Atlântico e disparou uma filmagem real do underwater do navio, que ele inserido no filme final.

Para a película Titanic, Cameron elenco Leonardo DiCaprio , Kate Winslet, e Billy Zane. Orçamento de Cameron para o filme atingiu cerca de US $ 200 milhões, tornando-se o filme mais caro já feito na época. Antes de seu lançamento, o filme foi amplamente ridicularizado por sua conta e cronograma de produção prolongada.

Lançado nos cinemas em 19 de dezembro de 1997, Titanic abriu com 28 milhões dólares em seu primeiro fim de semana. Grosses do filme escalado nas próximas semanas. A imagem arrecadou menos em seu primeiro fim de semana, ganhando 28,6 milhões dólar, do que o seu segundo, ajuntando em 35.400 mil dólares, um aumento de 23,8%. Isso é inédito para um filme amplamente liberada, o que é um testamento ao apelo do filme. Isto foi especialmente notável, considerando que o tempo correndo do filme de mais de três horas limitou o número de exibições cada teatro puderam ser agendadas. Ele ocupou o lugar No. 1 nas paradas de bilheteria durante meses, eventualmente arrecadou um total de US $ 600 milhões nos Estados Unidos e Canadá e mais de US $ 1,8 bilhões no mundo todo. Titanic se tornou o filme de maior bilheteria de todos os tempos, (Excluindo a inflação, o filme trouxe na sexta-maior dos Estados Unidos bruto de todos os tempos), até 2009 o filme de Cameron Avatar. O visual CG cercam o naufrágio e destruição do navio foram considerados espetacular. Apesar das críticas durante a produção do filme, que recebeu um 14 indicações ao Oscar amarrando-registro (amarrado com All About Eve) no 1998 Academy Awards. Ele ganhou 11 Oscars (também registrar-empatando com Ben-Hur e depois O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei), incluindo Melhor Filme, Edição, Som, Efeitos Especiais, Música e Score, eo prêmio de Melhor Diretor para Cameron. Ao receber o prêmio, Cameron exclamou: "Eu sou o rei do mundo!", Em referência a uma das linhas dos personagens principais do filme. James Cameron revelou que Titanic será relançado em 2010 em "espetacular" 3-D.

Homem-Aranha e Dark Angel (2000-2002)

Cameron teve inicialmente próximo planejado para fazer um filme do personagem de quadrinhos Homem-Aranha , um projecto desenvolvido por Menahem Golan de Canhão Films. Columbia contratou David Koepp para adaptar o tratamento de Cameron em um roteiro, e primeiro esboço do Koepp é levado muitas vezes, palavra por palavra da história de Cameron, embora rascunhos posteriores foram fortemente reescrito por ele mesmo Koepp, Scott Rosenberg, Alvin Sargent, e (supostamente) Ivan Raimi, irmão do diretor Sam Raimi. Columbia preferiu creditar David Koepp exclusivamente, e nenhum dos scripts antes ou depois de sua já foram examinados pelo Writers Guild of America, East para determinar a atribuição de crédito adequada. Cameron e outros escritores se opuseram, mas Columbia eo WGA prevaleceu. Em seu lançamento em 2002, Spider-Man teve seu roteiro creditado unicamente para Koepp.

Não é possível fazer o Homem-Aranha, Cameron se mudou para a televisão e criou Dark Angel, um série centrada-super-heroína influenciado por cyberpunk, biopunk, franquias de super-heróis contemporâneos, e feminismo da terceira onda. A co-produzido com Charles H. Eglee, Dark Angel estrelou Jessica Alba como Max Guevara, um geneticamente melhorado transgênico super-soldado criado por uma organização secreta. O trabalho de Cameron foi dito para "trazer capacitados guerreiras de volta às telas da televisão [...] através da mistura do feminismo sóbrio de seu O Exterminador do Futuro e Caracteres estrangeiros com o sexuado-up Girl Power de um Show de Britney Spears ". Enquanto um sucesso em sua primeira temporada, baixa audiência na segunda levou ao seu cancelamento. Próprio Cameron dirigiu o final da série, um episódio de envolvimento de duas horas até muitos dos pontas soltas da série.

Documentários (2002-2009)

Cameron em Setembro de 2007

Projetos recentes de Cameron ter incluído documentários submarinos no Bismarck ( Expedition: Bismarck, 2002) ea Titanic ( Ghosts of the Abyss (2003, em IMAX 3D) e Titanic aventura de Tony Robinson (2005). Ele era um produtor no filme de 2002 Solaris, e narrou A Decoded Êxodo.

Cameron é um advogado principal para estereoscópico digital Filmes 3-D. Em uma entrevista em 2003 sobre seu documentário IMAX 3D Fantasmas do Abismo, ele mencionou que "vai fazer tudo em 3D agora". Ele fez declarações semelhantes em outras entrevistas. Fantasmas do Abismo e Aliens of the Deep (também um documentário IMAX) foram ambos tiro em 3-D e lançado pela Walt Disney Pictures e Walden Media, e Cameron fez o mesmo para o seu novo projeto, Avatar para a 20th Century Fox. Ele pretende usar a mesma tecnologia para o mergulho, Sanctum e uma adaptação do série de mangá Battle Angel Alita.

Cameron foi co-fundador e ex-CEO da Digital Domain, uma produção e tecnologia de efeitos visuais empresa.

Além disso, ele planeja criar um projeto 3-D sobre a primeira viagem a Marte . ("Eu estive muito interessado nos seres humanos para o movimento de Marte Marte Underground'-e eu fiz uma quantidade enorme de pesquisa pessoal para uma novela, uma minissérie e um filme 3-D"). Ele é na equipe de ciência para o 2011 Mars Science Laboratory.

Cameron anunciou em 26 de fevereiro de 2007, que ele, juntamente com seu diretor, Simcha Jacobovici, têm documentado a exumação do Talpiot Tomb, que é acusado de ser o túmulo de Jesus . Descoberto em 1980 por trabalhadores da construção civil israelense, os nomes no túmulo são reivindicados, por Cameron, para correlacionar com os nomes de Jesus e vários indivíduos estreitamente associados com ele. Cameron alega ainda ter testes de DNA, evidências arqueológicas e estudos bíblicos para fazer backup de sua reivindicação. O documentário, chamado The Lost Tomb of Jesus, foi ao ar na Discovery Channel em 04 de março de 2007.

Avatar (2009)

James Cameron Avatar promover durante o 2009 San Diego Comic-Con

Em junho de 2005, o diretor Cameron foi anunciado para estar trabalhando em um projeto intitulado provisoriamente "Projeto 880" (agora conhecido por ser Avatar), em paralelo com outro projeto, Anjo da batalha. Ambos os filmes deviam ser filmado em 3D. Até dezembro, Cameron afirmou que ele queria filmar Battle Angel primeiro, seguido por Avatar. No entanto, em fevereiro de 2006, ele trocou de metas para os dois projetos de filmes e decidiu filmar Avatar primeiro. Ele mencionou que, se ambos os filmes são bem sucedidos, ele estaria interessado em ver uma trilogia que está sendo feito para ambos.

Avatar teve um orçamento estimado de mais de US $ 300 milhões e foi lançado em 18 de dezembro de 2009. Isto marcou seu primeiro filme desde de 1997 Titanic. Ela é composta quase inteiramente de animação gerada por computador, utilizando uma versão mais avançada do " captura "técnica utilizada pelo diretor desempenho Robert Zemeckis em O Expresso Polar. James Cameron escreveu uma página 80 scriptment para Avatar, em 1995, e anunciou em 1996 que iria fazer o filme depois de completar Titanic. Em dezembro de 2006, Cameron explicou que o atraso na produção do filme desde a década de 1990 tinha sido de esperar até que a tecnologia necessária para criar seu projeto foi avançado o suficiente. O filme foi originalmente programado para ser lançado em maio de 2009, mas foi adiado para Dezembro de 2009 para permitir mais tempo para pós-produção no complexo CGI e para dar mais tempo para teatros em todo o mundo para instalar projetores 3D. Cameron Avatar originalmente destinado a ser 3D-only. O filme passou a quebrar o recorde de maior bilheteria de filme de sempre, batendo o filme anterior de Cameron Titanic. Avatar também se tornou o primeiro filme a ganhar cada vez mais de US $ 2 bilhões no mundo inteiro.

Sanctum (2010)

Ele é o produtor executivo de um drama de ação em 3D caverna-dive direito Sanctum (anteriormente Sanctum de James Cameron) ser baleado na Austrália e dirigido por Alister Grierson ( Kokoda). O roteiro, por Andrew Wight e John Garvin, é inspirado por uma experiência de quase-morte de Wight quando uma caverna desabou enquanto ele estava liderando uma expedição de mergulho, prendendo 15 mergulhadores. Sanctum está usando a tecnologia Fusion Camera System, mas tem um orçamento relativamente modesto. Data de lançamento é projetado para ser o final de 2010.

Projetos futuros

Avatar Sequels
Cameron confirmou que pelo menos uma sequela Avatar está sendo planejado, incluindo mais linhas de história com Jake e Neytiri, e na exploração de outra lua orbitando Polyphemus. As seqüelas são rumores de estar próximos dois projetos de Cameron.
Battle Angel
Cameron também estará escrevendo, produzindo e dirigindo Battle Angel, uma adaptação dos três primeiros volumes de live-action a série de mangá. Alita será um personagem CG realizada por uma atriz. Como Avatar, o filme será uma mistura de CG e live action. As filmagens serão feitas com o novo sistema digital 3D Cameron desenvolveu para Avatar. Em janeiro de 2005, Cameron mencionou que o atraso na tomada desta película inicialmente tinha sido de esperar até que um número suficiente de teatros tinha instalado projetores 3D. Pré-produção do filme vem ocorrendo desde pelo menos 2004-05, com três artistas conceituais de ter trabalhado durante mais de um ano em projetos. Tal como acontece com Avatar, o filme será comercializado e distribuído pela 20th Century Fox em todo o mundo. Cameron está apontando para uma classificação PG-13. Laeta Kalogridis escreveu o roteiro original, mas Cameron é re-escrever o roteiro de Battle Angel.
Fantastic Voyage
Cameron anunciou que vai produzir o próximo " Fantastic Voyage "refazer.
Metal Pesado
Kevin Eastman disse que o próximo Filme Heavy Metal terá Cameron como produtor, roteirista e diretor para um segmento.
The Dive
Laeta Kalogridis também foi creditado para escrever o roteiro de The Dive, a verdadeira história de Audrey Mestre, um mergulhador livre falecido durante uma tentativa de recorde. Seu marido Pipin Ferreras vai jogar a sua parte no filme.
O Último Comboio de Hiroshima
James Cameron e Charles Pellegrino conheceu o falecido Tsutomu Yamaguchi em 22 de dezembro de 2009, que sobreviveu a ambos os bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki. Pellegrino tem escrito um livro sobre os bombardeios atômicos e como isso afetou civis japoneses. Cameron, Pellegrino e Yamaguchi discutidos fazer um filme sobre armas nucleares. Yamaguchi disse Cameron em Inglês "Eu acho que é o destino de Pellegrino de Cameron e de fazer um filme sobre armas nucleares."
Untitled Projeto James Cameron
20th Century Fox disse que o próximo filme de ação sci-fi, Shane Salerno foi creditado escrita, e Cameron como produtor, mas o diretor e história é desconhecida.

Prêmios

Cameron receber uma estrela na Hollywood Walk of Fame em dezembro de 2009

Cameron recebeu o Bradbury Prêmio do Ficção Científica e Fantasia Writers of America em 1991, mas, sendo pensado principalmente de como cineasta gênero, ele não recebeu importantes prêmios de cinema dominante antes da Titanic. Com Titanic, Cameron recebeu prêmios da Academia para Melhor Montagem (compartilhados com Conrad Buff e Richard A. Harris), Melhor Filme (compartilhado com Jon Landau), e Melhor Diretor. Ele também ganhou um Globo de Ouro de melhor diretor para o filme.

Em reconhecimento de "uma distinta carreira como cineasta canadense", Carleton University, Ottawa , premiado com Cameron o grau honorário de Doutor em Artes Plásticas, em 13 de junho de 1998. Cameron aceitou o grau em pessoa e deu a Convocação de endereços.

Ele também recebeu um doutorado honorário em outubro de 1998 pela Universidade de Brock, em St. Catharines, Ontário, por suas realizações na indústria cinematográfica internacional.

Em 1998, Cameron participou convocação para receber um grau honorário de Doutor em Direito pela Universidade de Ryerson, em Toronto. Os prêmios universitários sua maior honra para aqueles que fizeram contribuições extraordinárias no Canadá, ou internacionalmente.

Em 1999, Cameron recebeu o grau honorário de Doutor em Artes Plásticas pela California State University, Fullerton, onde ele tinha sido um estudante na década de 1970. Ele recebeu o grau em Início anual da universidade exerce naquele ano, onde ele deu o discurso de abertura.

Em reconhecimento a suas contribuições para a filmagem subaquática e tecnologia de veículo remoto, o Universidade de Southampton concedido a Cameron grau honorário de Doutor da Universidade. Cameron recebeu seu diploma pessoalmente no cerimônia de formatura em julho de 2004.

Em 3 de junho de 2008, foi anunciado que ele seria introduzido Do Canadá Walk of Fame. Em 18 de dezembro de 2009, Cameron recebeu a estrela 2396 no Hollywood Walk of Fame.

Com Avatar, Cameron foi nomeada para três prémios da Academia para Melhor Filme (compartilhado com Jon Landau), Melhor Diretor e Melhor Montagem (compartilhados com John e Refoua Stephen E. Rivkin) e recebeu o Globo de Ouro de Melhor Diretor.

Moldagem

Cameron frequentemente lança certos atores mais de uma vez em seus filmes. Cameron tem constantemente trabalhado com Bill Paxton (que também narrou Fantasmas do Abismo), Michael Biehn, Lance Henriksen (que também narrou Expedition: Bismarck), Jenette Goldstein e Arnold Schwarzenegger .

Ator Xenogenesis (1978) Piranha II: A Desova (1981) O Exterminador do Futuro (1984) Aliens (1986) The Abyss (1989) Terminator 2: Judgment Day (1991) True Lies (1994) Titanic (1997) Avatar (2009)
Bill Paxton Não N Não N Não N Não N
Michael Biehn Não N Não N Não N Não N *
Linda Hamilton Não N Não N
Lance Henriksen Não N Não N Não N
William Wisher Jr. Não N Não N Não N Não N
Jenette Goldstein Não N Não N Não N
Arnold Schwarzenegger Não N Não N Não N
Sigourney Weaver Não N Não N
Earl Boen Não N Não N

* Seu papel reprisou de Reese foi cortado da versão teatral, mas restaurado no DVD Special Edition Version.

Temas Recorrentes

Ao longo da carreira de Cameron, vários de seus filmes tiveram temas recorrentes e subtextos. Estes incluem: as perspectivas de holocausto nuclear (o cenário de aquisição Skynet de ambos os filmes O Exterminador do Futuro), as tentativas de reconciliar a humanidade com a tecnologia (como visto em Aliens e Terminator 2: Judgment Day), a humanidade repetir os mesmos erros, os perigos da ganância corporativa, personagens femininas fortes (Sarah Connor e Ellen Ripley sendo o mais famoso), uma forte subplot romance, e uma corrente do feminismo. Esta foi também presente com o personagem de Jamie Lee Curtis em True Lies e papel de Kate Winslet em Titanic, em que ela atuou como o principal protagonista e narrador.

Enquanto The Abyss tratada com a exploração do mar profundo (filmado em um set de filmagem), o próprio Cameron se tornou um especialista no domínio da exploração do mar profundo destroços explorar os destroços do Titanic e Bismarck. Cameron vai voltar a este tema com The Dive (ver Projetos), disparando a partir de um minissubmarino.

Tão importante é a tecnologia em filmes de Cameron que ele esperou anos para as ferramentas técnicas do ofício para fazer avançar o suficiente para realizar sua visão para Avatar, para o qual ele tinha câmeras especiais 3-D desenvolvidos.

Filmografia

Filmes

Ano Filme Creditado como Referência
Diretor Escritor Produtor Outro
1978 Xenogenesis Sim Sim Sim
1979 Rock 'n' Roll High School de Sim
1980 Batalha Além das Estrelas Sim [I]
1981 Escape from New York Sim [VII]
Galaxy of Terror Sim [II]
Piranha II: A Desova Sim Sim
1982 Andróide Sim [VIII]
1984 O Exterminador do Futuro Sim Sim
1985 Rambo: First Blood Part II Sim
1986 Aliens Sim Sim
1989 O Abismo Sim Sim
1991 Break Point Sim
Terminator 2: Judgment Day Sim Sim Sim
1993 Last Action Hero Sim [III]
1994 True Lies Sim Sim Sim
1995 Strange Days Sim Sim
1997 Titânico Sim Sim Sim Sim [VI]
1999 O Muse Sim [III]
2002 Solaris Sim
2003 Fantasmas do Abismo Sim Sim Sim [V]
Vulcões do mar profundo Sim
Terminator 3: Rise of the Machines Sim [IX]
2004 A Cutting Edge: A Magia da Edição de filme Sim [V]
2005 Aliens of the Deep Sim Sim Sim [V]
2006 Exploradores: Do Titanic para a Lua Sim [V]
2009 Terminator Salvation Sim [IX]
Avatar Sim Sim Sim Sim [VI]

Televisão

Ano Título Crédito
1998 Mad About You " O Finale " Ator
2000 Dark Angel Produtor executivo
2001 A Saga estrangeiro Entrevistado
2002 Expedition: Bismarck Diretor, produtor
2005 Entourage: "O Sundance miúdos" Ator
Entourage: "tarun" Ator
Entourage: "O Segredo do Abismo" Ator
Tony Robinson Titanic Aventura Participante
2006 The Exodus Decoded Produtor executivo
Entourage: "Aquamom" Ator
2007 The Lost Tomb of Jesus Produtor executivo

Vida pessoal

Cameron foi casado cinco vezes: Sharon Williams (1978-1984), Gale Anne Hurd (1985-1989), Kathryn Bigelow (1989-1991), Linda Hamilton (1997-1999, uma filha), Suzy Amis (2000 casado, um filho, duas filhas). Atual esposa de Cameron fez o papel da neta de Rose Dawson Calvert no filme Titanic. Quarta esposa de Cameron, Linda Hamilton, desempenhou o papel de Sarah Connor em ambos O Exterminador do Futuro e Terminator 2: Judgement Day.

Ambos Cameron ( Avatar) e sua ex-esposa Kathryn Bigelow ( The Hurt Locker) foram nomeados para Melhor Diretor por filmes lançados em 2009.

Cameron está muito distante relacionado com a atriz Joanna Cameron, que estrelou o papel-título na série de televisão dos anos 1970 Os segredos de Isis.

Ele foi marcado por um colaborador, autor Orson Scott Card, como egoísta e cruel. Quando perguntado sobre como trabalhar com Cameron na novelização de The Abyss, Cartão disse que a experiência foi:

"... O inferno sobre rodas. Ele era muito bom para mim, porque eu poderia dar ao luxo de ir embora. Mas ele fez com que todos à sua volta miserável, e sua crueldade não fez nada para melhorar o filme de qualquer maneira. Também não motivar as pessoas a trabalhar mais rápido ou melhor. E a menos que ele muda a sua maneira de trabalhar com pessoas, eu espero que ele nunca dirige nada meu. "

Depois de trabalhar com Cameron no set de Titanic, Kate Winslet decidiu que não iria trabalhar com Cameron novamente, a menos que ela ganhou "um monte de dinheiro." Ela admitiu Cameron era um homem bom, mas tinha muito de um temperamento.

Em um editorial, o jornal britânico The Independent disse:

"[James Cameron] é um pesadelo para trabalhar. Studios passaram a temer seu hábito de se afastar maneira sobre cronograma e sobre o orçamento. Ele é notório em conjunto para a sua forma intransigente e ditatorial, bem como o seu temperamento em chamas."

Outros atores como Bill Paxton e Sigourney Weaver têm elogiado a sua ética de trabalho perfeccionista. Weaver disse de Cameron:

"Ele realmente nos quer arriscar nossas vidas e membros para o tiro, mas ele não se importa arriscando sua própria."

Sam Worthington, o ator mais recente chumbo para trabalhar com Cameron, afirmou na Jay Leno Show que Cameron tinha muito elevadas expectativas de todos, e que muitas vezes usar uma pistola de pregos para pregar telefones celulares da equipe de filmagem para uma parede acima de uma porta de saída, em retaliação ao toque indesejado durante a produção. Durante a promoção de Avatar, Cameron afirmou em Jimmy Kimmel Live! Que, embora ele duvida que alguém iria descrevê-lo como uma pessoa madura, ele é, pelo menos, mais maduro do que era antes.

Cameron é um membro do Conselho Consultivo da NASA e está trabalhando no projeto para colocar câmeras em um próximo, tripulada Mars missão.

Aparições

  • Entourage - Cameron apareceu como a si mesmo. No enredo da série, ele é o diretor de um filme baseado no super-herói Aquaman. O envolvimento de Cameron no projeto atraiu protagonista Vincent Chase o papel-título.
  • O Muse
  • Saturday Night Live - No episódio onde Sigourney Weaver hospedado, Cameron aparece como ele mesmo em umDigital Curto SNL em que apresentaLorne Michaels com uma idéia para um novo filme que, para desgosto de Michael, é apenas uma outra versão deGatos do laser, mas com referências aTerminator,Aliens,TitaniceAvatar.
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=James_Cameron&oldid=342324262 "