Conteúdo verificado

Rio Jordão

Assuntos Relacionados: Geografia do Oriente Médio

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Esta seleção Wikipedia está offline disponível a partir de Crianças SOS, para distribuição no mundo em desenvolvimento. SOS Children trabalha em 45 países africanos; você pode ajudar uma criança em África ?

Rio Jordão ( hebraico : נהר הירדן, Nehar Hayarden
Árabe : نهر الأردن, Nahr al-Urdun)
Rio
Jordan Rio Bushy.jpg
Nome de origem: Hebraico: ירדן (Yarden, descendente) <ירד (yarad, a descer)
País Israel , Jordânia
Regiões Ásia Ocidental, litoral Mediterrâneo Oriental
Distrito Galilee
Afluentes
- Esquerda Banias River, Dan River, Yarmouk River, Rio Zarqa
- Direito Rio Hisbani (Líbano), Rio Iyon
Marcos Mar da Galiléia , Mar Morto
Fonte
- Localização Anti-Líbano Cordilheira no Monte Hermon, Golan Heights
- Elevação 2.814 m (9.232 pés)
Boca Mar Morto
- Elevação -416 M (-1.365 pés)
Comprimento 251 km (156 mi)
O rio Jordão corre ao longo da fronteira entre o Reino da Jordânia e Israel e territórios ocupados da Cisjordânia.

O rio Jordão ( Inglês Americano ) ou Rio Jordão ( Inglês Britânico) ( hebraico : נהר הירדן Nehar Hayarden, árabe : نهر الأردن Nahr al-Urdun) é um 251-km (156 mi) -long rio em Ásia Ocidental que flui para o Mar Morto . Atualmente, o rio serve de fronteira oriental do Estado de Israel e do conflito israelo-ocupada Cisjordânia e da fronteira oeste do Jordão . Na tradição cristã, Jesus foi batizado no rio Jordão por João Batista. O Reino Hachemita da Jordânia tem o seu nome a partir deste rio.

Características físicas

Afluentes

  • O Hasbani (em árabe: الحاصباني Hasbani, hebraico: שניר Snir), que flui de Monte Líbano.
  • O Banias (em árabe: بانياس Banias, hebraico: חרמון Hermon), decorrente de uma mola em Banias no sopé da Mount Hermon.
  • O Dan (hebraico: דן Dan, árabe: اللدان Leddan), cuja fonte é também na base do Monte Hermon.
  • O Iyon (hebraico: עיון Iyon, árabe: دردره Dardara ou براغيث Braghith), que flui a partir do Líbano.

Curso

O rio cai rapidamente em uma corrida de 75 km para pantanoso Lago Hula, que é ligeiramente acima do nível do mar. Saindo do lago, ele cai muito mais nos 25 km até o mar da Galiléia . A última seção tem menos gradiente, eo rio meandros antes de entrar no Mar Morto , a cerca de 422 metros abaixo do nível do mar, que tem nenhuma saída. Dois grandes tributários entrar a partir do leste durante esta última seção: a Rio Yarmouk e Rio Jaboque.

Sua seção norte do Mar da Galiléia (hebraico: כינרת Kinneret, árabe: Bohayrat Tabaraya, o que significa Lago de Tiberias) está dentro dos limites de Israel , e forma o limite ocidental do Golan Heights. Sul do lago, que forma a fronteira entre o Reino da Jordânia (a leste) e Israel ea Cisjordânia (a oeste).

O impacto humano

Cartão colorido do rio Jordão, por Karimeh Abbud, cerca de 1925

Em 1964, Israel começou a operar uma barragem que desvia água do mar da Galiléia, um importante fornecedor de água do Rio Jordão, para o Sistema Nacional de Águas. Também em 1964, a Jordânia construiu uma canal que desviado a partir da água Yarmouk River, outra principal afluente do rio Jordão. A Síria também construiu reservatórios que captam as águas do Yarmouk. Ambientalistas culpam Israel , Jordânia e Síria para grandes danos no ecossistema do rio Jordão.

Nos tempos modernos, as águas são de 70% a 90% utilizado para fins humanos e o fluxo é bastante reduzido. Devido a isso e à elevada taxa de evaporação do Mar Morto, o mar está encolhendo. Todas as águas rasas da parte sul do mar foram drenados nos tempos modernos e agora são salinas.

Pequenas seções de parte superior do Jordão, perto do Mar da Galiléia , foram mantidos intocada para batismos. Mais poluída é a 60 milhas trecho de jusante - um córrego sinuoso do Mar da Galileia ao Mar Morto . Ambientalistas dizem que a prática tem quase destruiu o rio de ecossistema. Resgatando o rio poderia levar décadas, de acordo com ambientalistas. Em 2007, Amigos da Terra Oriente Médio (FoEME) nomeou o rio Jordão como um dos 100 sítios ecológicos mais ameaçados do mundo, em parte devido à falta de cooperação entre Israel e os estados árabes vizinhos. A mesma organização ambientalista disse em um relatório que o rio Jordão poderia secar até 2011, a menos que a decadência é interrompido. O caudal do rio Jordão uma vez foi de 1,3 bilhões de metros cúbicos por ano; a partir de 2010, apenas 20-30000000 metros cúbicos por ano o fluxo para o Mar Morto. Para efeito de comparação, a quantidade total de água dessalinizada produzido por Israel em 2012 será de cerca de 500 milhões de metros cúbicos por ano.

Importância

As águas do rio Jordão são um importante recurso para as terras secas na área e são uma fonte de conflito entre Líbano , Síria , Jordânia , Israel ea Os palestinos que começou com 1.951 confrontos na fronteira sírio. Mediação pelo Administração Eisenhower falhou porque os estados árabes não concordaram em desviar 33% de água para Israel, enquanto apenas 23% se originou lá. Para Israel a Jordânia, incluindo o Yarmouk, fornece 40% da sua água doce, dos quais 70% são utilizados na agricultura, enquanto 80% da água proveniente de recursos renováveis dos aquíferos de montanha na região também são usados por Israel. O Projeto Nacional Portador de água foi iniciada em 1956 e concluída em 1964; combinou todos os projetos de água anteriores e entregues água à seca Mitzpe Ramon, no sul. Logo depois, a Síria ea Jordânia decidiram explorar e desviar a água do Jordão na fonte. As obras de desvio teria reduzido a capacidade instalada da operadora de Israel por cerca de 35%, e abastecimento de água em geral de Israel em cerca de 11%. Em abril de 1967, Israel realizou ataques aéreos para a Síria para interromper esse trabalho, e dois meses depois o Guerra dos Seis Dias seguidos. A utilização de água do rio Jordão como um recurso vital regional, foi a causa da guerra confirmada por Ariel Sharon que disse:

As pessoas geralmente consideram 05 de junho de 1967, como o dia da Guerra dos Seis Dias começou. Essa é a data oficial, mas, na realidade, começou há dois anos e meio antes, no dia Israel decidiu agir contra o desvio do rio Jordão.

Transporte

Route 90, parte do qual é nomeado após Rehavam Zeevi, conecta as pontas norte e do sul de Israel e é paralelo ao rio Jordão, no lado ocidental.

Importância bíblica

"Os Filhos de Israel atravessar o Jordão" por Gustave Doré

Bíblia Hebraica

No Bíblia hebraica do Jordão é referido como a fonte de fertilidade para uma grande planície ("Kikkar ha-Yarden"), e diz-se ser como "o jardim de Deus "( Gênese 13:10). Não há nenhuma descrição regular do Jordão na Bíblia; única dispersos e referências indefinidas para ele são dadas. Jacob cruzou-lo e seu afluente, o Jaboque (o moderno Al-Zarqa), para alcançar Haran ( Gênesis 32:11, 32: 23-24). Note-se que a linha de demarcação entre as "duas tribos e meia tribo" resolvido ao leste ( Números 34:15) e os "nove tribos e à meia tribo de Manassés" que, liderada por Joshua, estabeleceu-se para o oeste ( Josué 13: 7, passim).

Oposto Jericó, ele foi chamado de "o Jordão de Jericó" ( Números 34:15; 35: 1). O Jordan tem um número de vaus, e um deles é famoso como o lugar onde muitos de Efraim foram mortos por Jefté ( Juízes 12: 5-6). Parece que estes são os mesmos vaus mencionados como sendo perto de Bete-Bara, onde Gideão estava à espera para a (Midianitas Juízes 7:24). Na planície do Jordão, entre Sucote e Zarthan, é o chão de barro, onde Solomon tinha seus latão-fundição ( 1 Reis 7:46).

Na história bíblica, a Jordânia aparece como a cena de vários milagres, o primeiro a ter lugar quando a Jordânia, perto de Jericó, foi atravessada pelos israelitas sob Josué ( Josué 3: 15-17). Mais tarde, as duas tribos e meia tribo que se estabeleceu a leste do Jordão construído um grande altar em suas margens como "uma testemunha" entre eles e as outras tribos ( Josué 22:10, 22:26, e segs.). A Jordânia foi atravessada por Elias e Eliseu em terra seca ( 2 Reis 2: 8, 2:14). Deus prosperou através de Eliseu realizando dois outros milagres no Jordão: Deus curou Naamã por tê-lo tomar banho em suas águas, e ele fez o machado de um dos "filhos dos profetas" flutuador, jogando um pedaço de madeira na água ( 2 Reis 5:14; 6: 6).

A Jordânia foi atravessada por Judas Macabeu e seu irmão Jonathan Maccabaeus durante sua guerra com os nabateus ( 1 Macabeus 5:24). Um pouco mais tarde do Jordão foi a cena da batalha entre Jonathan e Bacchides, no qual este último foi derrotado ( 1 Macabeus 9: 42-49).

Novo Testamento

Os restos escavados de Betânia, na atual Jordânia , onde João Batista é acreditado para ter conduzido seu ministério.

O Novo Testamento afirma que João Batista batizou para o arrependimento no Jordão ( Mateus 3: 5- 6; Marca 1: 5; Lucas 3: 3; Banheiro 1:28). Este é contada como tendo ocorrido em Betânia ( João 1:28).

Jesus veio para ser batizado por ele lá ( Mateus 3:13; Marcos 1: 9; Lucas 3:21, 4: 1). A Jordânia é também o lugar onde João Batista deu testemunho de Jesus como o Filho de Deus e Cordeiro de Deus ( João 1: 29-36).

O profecia de Is sobre a Messias que dá nome ao Jordão ( Isaías 9: 1-2) é contada em Mateus 04:15.

O Novo Testamento fala várias vezes sobre Jesus de atravessar a Jordânia durante seu ministério ( Mateus 19: 1; Marcos 10: 1), e de crentes que cruzam o Jordão para vir ouvi-lo pregar e ser curadas de suas doenças ( Mateus 04:25; Marcos 3: 7-8). Quando seus inimigos procuraram para capturá-lo, Jesus se refugiou na Jordânia no lugar João batizou primeiro ( João 10: 39-40).

Importância simbólica

A Jordânia é um símbolo freqüente no popular , evangelho, e música espiritual, ou no poéticos ou literários obras.

Porque a Israel fez uma viagem difícil e perigosa da escravidão no Egito para a liberdade na A Terra Prometida, a Jordânia pode se referir a liberdade. O atravessamento efectivo é o passo final da viagem, o qual é então completa.

Por causa do batismo de Jesus, a água do Jordão é utilizado para o batismo dos herdeiros e príncipes em várias casas reais cristãs, como os casos de Simeão da Bulgária ou James Ogilvy.

Na cultura popular

O rio Jordão, principalmente devido à sua rica importância espiritual, forneceu a inspiração para inúmeras canções, hinos e histórias, incluindo a música espiritual Africano-Americano / popular tradicional " Michael Row em terra o barco ". Menciona-se nas canções" Eve of Destruction "," Will You Be There ", e" O Wayfaring Stranger "e em" Ol 'Man River "do musical Show Boat.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Jordan_River&oldid=548016109 "