Conteúdo verificado

Kaffir cal

Assuntos relacionados: Alimentos ; Plantas

Informações de fundo

Crianças SOS têm produzido uma seleção de artigos da Wikipedia para escolas desde 2005. SOS mães cada um cuidar de uma família de crianças apadrinhadas .

Citrus x hystrix
Citrus hystrix à venda
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Subclasse: Rosidae
Ordem: Sapindales
Família: Rutaceae
Género: Cítrico
Espécie: C. x
Nome binomial
Citrus x hystrix
L.

O limão kaffir (Citrus hystrix DC., Rutaceae), também conhecido como cal e Kieffer Limau purut é um tipo de cal nativa da Indonésia e Malásia , comumente usado em Cozinha do Sudeste Asiático, e amplamente cultivada em todo o mundo como um arbusto quintal.

O limão kaffir é uma fruta verde áspera, esburacada que cresce em muito espinhoso arbusto com folhas aromáticas. É bem adequado para recipiente de crescimento. A cal fruta verde é distinguido pelo seu exterior irregular e seu pequeno tamanho (aprox. 4 centímetros de largura).

Nomeando

Outros nomes para Citrus x hystrix:

  • Birmânia:-shauk nu, shauk-waing
  • Camboja: Krauch soeuch
  • China: fatt-fung-kam (Cantonês), thai-ko-kam (Hokkien / Minnan)
  • Malásia: Limau purut
  • Indonésia: purut jeruk, jeruk limusine, jeruk sambal
  • Filipinas: swangi
  • Sri Lanka: kahpiri dehi, odu dehi, kudala-dehi
  • Tailândia: makrud, makrud som
  • Laos: makgeehoot

O companheiro de Oxford ao alimento ( ISBN 0-19-211579-0) recomenda que o limão kaffir nome deve ser evitado em favor de cal porque makrud kaffir é um termo ofensivo em algumas culturas, e também não tem nenhuma razão clara para ser anexado a esta planta. (Por esta razão, alguns sul-africanos referem-se ao fruto como K-cal.) No entanto, kaffir cal parece ser muito mais comum.

Usos

Citrinos hystrix (à esquerda), usado no Sudeste asiático cozinhar, com galangal raiz.
Folhas de limão kaffir também são um ingrediente popular na culinária do sudeste asiático, como Indonésia e da Tailândia.

Suas folhas em forma de ampulheta (que compreendem a lâmina de folha, mais uma achatada, folha-como folha-caule ou pecíolo) são amplamente utilizados em Cozinha tailandesa (para pratos como tom yum), Cozinha Lao, e Culinária do Camboja, para a pasta base conhecido como " Krueng ". As folhas também são populares em Cozinha indonésia (especialmente balinês e javanês), por alimentos como sayur asam - literalmente vegetais verdes, e também são usados juntamente com Indonésia folha de louro para frango e peixe . Eles também são encontrados em Malay e Cozinhas birmanês.

As folhas podem ser utilizadas frescas ou secas, e pode ser armazenado congelado.

O suco e cascas de limão kaffir o são utilizadas na medicina tradicional da Indonésia; por esta razão a fruta é muitas vezes referida na Indonésia como jeruk obat - literalmente "medicina citrus". O óleo da casca também tem fortes propriedades inseticidas.

O raspas da fruta é amplamente utilizado na cozinha crioula e conferem aroma aos "arranjados" runs na Ilha Reunião e Madagascar .

Na cultura popular

  • Na foto 2.007 movimento No Reservations, personagem Catherine Zeta-Jones '(Kate, um chef) usa kaffir cal folhas como o ingrediente secreto em seu açafrão receita do molho.
  • Smirnoff faz um pronto-a-beber mojito aromatizado com limão kaffir.
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Kaffir_lime&oldid=220191939 "