Conteúdo verificado

Lago Tana

Assuntos Relacionados: Geografia Africano

Fundo para as escolas Wikipédia

Esta seleção é feita para as escolas de caridade infantil leia mais . Patrocinar uma criança para fazer uma diferença real.

Lago Tana
A partir do espaço (Abril de 1991). Norte é para a direita.
Localização Etiópia
Coordenadas 12 ° 0'N 37 ° 15'E Coordenadas: 12 ° 0'N 37 ° 15'E
Entradas primárias Lesser Abay, Rio Kilti, Magech River, Reb River, Rio Gumara
Saídas primárias Blue Nile
Países da bacia Etiópia
Max. comprimento 84 km
Max. largura 66 km
Superfície 2.156 km²
Elevação da superfície 1788 m
Ilhas o ser mais importante Tana Qirqos, Daga Island, Dek Island, e Mitraha
Settlements Bahir Dar, Gorgora

Lago Tana (também escrito T'ana, Amárico: ጣና ሐይቅ Tana hayk, "O Lago Tana," uma variante mais velho é Tsana, Ge'ez ጻና Sana; às vezes chamado de " Dembiya ", após a região ao norte do lago) é a fonte da Blue Nile e é o maior lago na Etiópia . Localizado no norte-oeste planalto etíope , de acordo com o Resumo Estatístico da Etiópia para 1967/68, o lago é de aproximadamente 84 km de comprimento e 66 km de largura, com uma profundidade máxima de 15 metros e uma altitude de 1.840 metros. Lago Tana é alimentado pela Lesser Abay, Reb e Gumara Rivers e sua área de superfície varia de 3.000 a 3.500 km², dependendo da época e precipitação. O nível do lago foi regulada desde a construção do controlo açude onde o lago descarrega no Blue Nile, que regula o fluxo para o Tis abbai cai e estação de energia hidrelétrica.

Visão global

Lago Tana visto de Satélite SPOT.

O lago tem um certo número de ilhas, cujo número pode variar, dependendo do nível do lago; ele caiu aproximadamente 6 pés nos últimos 400 anos. Conforme Manoel de Almeida (que era um Português missionária no início do século 17), havia 21 ilhas, sete a oito dos quais tinham mosteiros sobre eles "anteriormente grandes, mas agora muito diminuído." Quando James Bruce visitou a área no final do século 18, ele observou que os moradores contaram 45 ilhas habitadas, mas afirmou que ele acreditava que "o número pode ser de cerca de onze anos." Um geógrafo mais moderno chamado 37 ilhas, das quais ele acreditava que 19 têm ou tiveram mosteiros ou igrejas sobre eles.

Padre ortodoxo em um barco de papiro em seu caminho para um dos mosteiros.

Restos de antigos imperadores etíopes e tesouros do Igreja etíope são mantidos nas isolados mosteiros da ilha (incluindo Kebran Gabriel, Ura Kidane Mehret, Narga Selassie, Daga Estifanos, Medhane Alem de Rema, Kota Maryam Maryam e Mértola). Na ilha de Tana Qirqos é uma rocha mostrado para Paul B. Henze, em que ele foi solicitado o Virgem Maria tinha descansado em sua viagem de volta do Egito ; ele também foi dito que Frumentius, que introduziu o cristianismo na Etiópia, está "supostamente enterrado em Tana Cherqos." O corpo de Yekuno Amlak foi enterrado no mosteiro de St. Stephen em Daga Ilha; outros imperadores cujos túmulos estão em Daga incluem Dawit I, Zara Yaqob , Za Dengel e Fasilides. Outras ilhas importantes no Lago Tana incluem Dek, Mitraha, Gelila Zakarias, Halimun, e Briguida.

Início do Rio Nilo Azul por sua saída do Lago Tana (Amhara Region, Etiópia).

Os mosteiros são acreditados para descansar em locais religiosos anteriores e incluem o século XIV Debre Maryam, do século XVIII Narga Selassie, Tana Qirqos (dito ter alojado o Arca da Aliança antes que ele foi transferido para Axum), e Ura Kidane MECET, conhecida por sua regalia. A links de serviços de ferry Bahir Dar com Gorgora via Dek Island e várias aldeias da costa do lago.

Lago Tana, Ethiopia.jpg

Lago Tana suporta uma notável pesca indústria; de acordo com o Departamento etíope da Pesca e Aquicultura, 1454 toneladas de peixe são desembarcados cada ano, Bahir Dar, que o departamento estima é de 15% do seu valor sustentável.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Lake_Tana&oldid=363230756 "