Impermeável
Informações de fundo
Crianças SOS, uma instituição de caridade educação , organizou esta selecção. Antes de decidir sobre o patrocínio de uma criança, por que não aprender sobre as diferentes instituições de caridade de patrocínio primeiro ?
O Macintosh ( / m æ k ɨ n t ɒ ʃ / MAK -em-Tosh), comercializado como Mac, é uma linha de computadores pessoais (PCs) projetados, desenvolvidos e comercializados pela Apple Inc. Ele é direcionado principalmente na casa, educação e mercados profissionais criativos, e inclui os descendentes de o original iMac, o nível de entrada Mac mini modelo de desktop, o Mac Pro torre gráficos estação de trabalho, e o MacBook Air e Laptops MacBook Pro. Sua Xserve servidor foi interrompido em 31 de Janeiro de 2011.
Então presidente da Apple Inc. , Steve Jobs apresentou o primeiro Macintosh em 24 de janeiro de 1984. Ele se tornou o primeiro computador pessoal bem sucedido comercialmente a contar com um mouse e um interface gráfica do utilizador, em vez de um interface de linha de comando. A linha de produtos Macintosh viu o sucesso até o final da década, embora popularidade caiu na década de 1990 como o mercado de computador pessoal deslocado em direção ao " Plataforma Wintel ": Máquinas compatíveis com o IBM PC rodando MS-DOS e Microsoft Windows com um processador Intel. Em 1998, a Apple consolidou seus múltiplos modelos desktop de nível de consumidor para o all-in-one iMac, que provou ser um sucesso de vendas e viu a marca revitalizada.
Produção do Mac baseia-se numa modelo de integração vertical. A Apple facilita todos os aspectos de seu hardware e cria a sua própria sistema operacional que vem pré-instalado em todos os computadores Mac, ao contrário da maioria PC compatíveis IBM, onde vários vendedores criar e integrar hardware destina-se a executar o software operacional de outra empresa. Maçã produz exclusivamente hardware Mac, escolhendo sistemas internos, modelos e preços. Apple usa componentes de terceiros, no entanto, como subsistemas gráficos de Nvidia, Intel , e AMD. Mac atuais CPUs usar Intel 's Arquitetura x86-64. Os primeiros modelos (1984-1994) utilizados Motorola 68k, e modelos a partir de 1994 até 2006 usou o AIM aliança de PowerPC. A Apple também desenvolve o sistema operacional para o Mac, OS X, atualmente na versão 10.8 "Mountain Lion". O Mac moderno, como outros computadores pessoais, é capaz de rodar sistemas operacionais alternativos, como o Linux , FreeBSD, e, no caso da Intel Macs, Microsoft Windows . No entanto, a Apple não faz licença OS X para uso em computadores não-Apple.
História
Desenvolvimento e introdução
O projeto Macintosh começou no final de 1970 com Jef Raskin, um funcionário da Apple que idealizou, um computador fácil de usar de baixo custo para o consumidor médio. Ele queria nomear o computador após o seu tipo favorito de maçã, o McIntosh, mas o nome teve de ser alterado por razões legais como ela era muito próximo, foneticamente, à do McIntosh fabricante de equipamentos de áudio. Steve Jobs pediu uma liberação do nome para que a Apple poderia usá-lo, mas foi negado, forçando a Apple para eventualmente comprar os direitos para usar o nome. Raskin foi autorizada a começar a contratar para o projeto em setembro de 1979, e ele começou a procurar um engenheiro que poderia montar um protótipo. Bill Atkinson, um membro da Apple Equipe Lisa (que estava desenvolvendo um computador high-end semelhante,) apresentou-o a Burrell Smith, engenheiro autodidata que trabalhou como um técnico de serviço e tinha sido contratado no início daquele ano. Ao longo dos anos, Raskin montou uma grande equipe de desenvolvimento que projetou e construiu o hardware Macintosh original ea versão original do sistema operacional Mac OS que o computador correu. Além Raskin, Atkinson e Smith, a equipe incluiu George Crow, Chris Espinosa, Joanna Hoffman, Bruce Horn, Susan Kare, Andy Hertzfeld, Guy Kawasaki, Daniel Kottke, e Jerry Manock.
Primeira placa de Macintosh de Smith foi construída para especificações do projeto de Raskin: tinha 64 kilobytes (KB) de RAM, utilizado o Motorola 6809E microprocessador, e foi capaz de suportar uma 256 × 256 pixels Preto e branco exibição de bitmap. Bud Tribble, um membro da equipe de Mac, estava interessado em rodar programas gráficos a de Lisa no Macintosh, e pediu Smith se ele poderia incorporar o de Lisa Motorola 68000 microprocessador para o Mac, ainda mantendo o custo de produção baixo. Até dezembro de 1980, a Smith tinha sucedido na criação de um conselho que não só usou o 68000, mas aumentou sua velocidade de 5 MHz a 8 MHz; Esta placa também tinha a capacidade de suportar um monitor de 256 × 384 pixels. Projeto usado chips de memória RAM menos de Smith do que a Lisa, o que fez a produção do conselho significativamente mais custo-eficiente. O desenho final Mac era auto-suficiente e teve o completo QuickDraw linguagem pictórica e intérprete em 64 kB de ROM - muito mais do que a maioria dos outros computadores; ele tinha 128 kB de memória RAM, na forma de dezasseis 64 kilobit (kb) chips de memória RAM soldada à logicboard. Embora não havia slots de memória, o seu RAM era expansível para 512 kB por meio de solda dezesseis IC soquetes para aceitar chips de RAM de 256 kb no lugar dos chips instalados de fábrica. A tela do produto final era uma de 9 polegadas, 512x342 pixels monitor monocromático, ultrapassar o tamanho do ecrã de planeamento.
O projeto inovador da Burrel, que combinou o baixo custo de produção de um Apple II com o poder de computação de CPU de Lisa, a Motorola 68K, desencadeou ondas de choque dentro da Apple, capturando a atenção de Steve Jobs , co-fundador da Apple. Percebendo que o Macintosh era mais comercial do que a Lisa, ele começou a concentrar sua atenção no projeto. Raskin deixou a equipe em 1981 durante um conflito de personalidade com Jobs. Andy Hertzfeld membro da equipe disse que o projeto final Macintosh está mais perto de ideias dos empregos do que Raskin de. Depois de ouvir da tecnologia GUI pioneiro que está sendo desenvolvido na Xerox PARC, Jobs tinha negociado uma visita para ver o Xerox Alto computador e seu Ferramentas de desenvolvimento Smalltalk em troca de opções de ações da Apple. As interfaces de usuário Lisa e Macintosh foram influenciados pela tecnologia visto na Xerox PARC e foram combinadas com idéias próprias do grupo Macintosh. Jobs também encomendou ao designer industrial Hartmut Esslinger para trabalhar na linha Macintosh, resultando na "Branca de Neve" linguagem de design; embora ele veio tarde demais para os primeiros Macs, foi implementado na maioria dos outros metade da década de 1980 os computadores da Apple. No entanto, a liderança de Jobs no projeto Macintosh não durou; depois de uma luta interna pelo poder com o novo CEO John Sculley, Jobs pediu demissão da Apple em 1985. Ele passou a encontrar NeXT, outra empresa de informática visando o mercado de educação, e não retornou até 1997, quando a Apple adquiriu a NeXT. O Macintosh 128K foi fabricado em uma fábrica da Apple em Fremont, Califórnia.
O Macintosh 128K foi anunciada à imprensa em Outubro de 1983, seguido de uma brochura de 18 páginas incluído com várias revistas em dezembro. O Macintosh foi introduzido pelo agora famoso US $ 1,5 milhão Ridley Scott comercial de televisão, " 1984 ". É mais notavelmente foi ao ar durante o terceiro trimestre de Super Bowl XVIII em 22 de Janeiro de 1984 e é agora considerado como um "divisor de águas" e uma "obra-prima". "1984" usado uma heroína sem nome para representar a vinda do Macintosh (indicado por um Picasso imagem de estilo do computador em sua branco parte superior do tanque) como um meio de salvar a humanidade da "conformidade" das tentativas da IBM para dominar a indústria de computadores. O anúncio alude O romance de George Orwell, Nineteen Eighty-Four , que descreveu um futuro distópico governado por um televisionado " Big Brother ".
Dois dias depois de "1984" foi ao ar, o Macintosh foi colocado à venda, e veio junto com dois aplicativos projetados para mostrar sua interface: MacWrite e MacPaint. Ele foi demonstrada pela primeira vez por Steve Jobs no primeiro de seus famosos discursos de Mac e, embora o Mac recebeu um entusiasmado seguinte imediato, alguns rotularam uma mera "brinquedo". Como o sistema operacional foi projetado em grande parte ao redor do GUI, em modo de texto existente e aplicativos controlados por comando teve de ser redesenhado e reescrito o código de programação. Esta foi uma tarefa que consome tempo que muitos desenvolvedores de software escolheu não assume, e poderia ser considerada como uma razão para uma falta inicial de software para o novo sistema. Em abril de 1984, Microsoft 's MultiPlan migrado de MS-DOS, com Microsoft Word seguinte em janeiro de 1985. Em 1985, Lotus Software introduziu Lotus Jazz para a plataforma Macintosh após o sucesso de Lotus 1-2-3 para o IBM PC, embora tenha sido em grande parte um fracasso. Apple introduziu o Macintosh Office Suite no mesmo ano com o Anúncio "Lemmings". Infamous por insultar seus próprios clientes potenciais, o anúncio não foi bem sucedida.
Apple gastou mais de 2,5 milhão dólares comprando todos os 39 páginas de publicidade em uma edição especial, pós-eleição de Newsweek Apple também realizou uma promoção "Test Drive um Macintosh", em que os potenciais compradores com um cartão de crédito pode levar para casa um Macintosh durante 24 horas e devolvê-lo a um negociante depois. Enquanto 200 mil pessoas participaram, os concessionários não gostava da promoção, o fornecimento de computadores foi insuficiente para a demanda, e muitos foram devolvidos em uma condição tão ruim que já não podiam ser vendidos. Esta campanha de marketing causou CEO John Sculley para elevar o preço de US 1,995 $ US $ 2495 (cerca de 5.200 dólares quando ajustado para a inflação em 2010).
Editoração eletrônica
Em 1985, a combinação do Mac, da Apple LaserWriter e software específicos do Mac como Boston Software de MacPublisher e Aldus PageMaker usuários habilitados para projetar, visualizar e layouts de páginas de impressão completos com texto e gráficos de uma atividade a ser conhecido como editoração eletrônica. Inicialmente, editoração eletrônica foi exclusivo para o Macintosh, mas, eventualmente, tornou-se disponível para outras plataformas. Mais tarde, aplicativos como o Macromedia FreeHand, QuarkXPress, e Adobe de Photoshop e Illustrator reforçou a posição do Mac como um computador gráficos e ajudou a expandir o mercado de editoração eletrônica emergente.
Memória mínima do Macintosh se tornou evidente, mesmo em comparação com outros computadores pessoais em 1984, e não poderia ser expandido facilmente. Ele também não tinha uma unidade de disco rígido ou a meios para anexar facilmente um. Muitas pequenas empresas surgiram para resolver o problema de memória. Sugestões girava em torno ou atualizar a memória de 512 KB ou remoção de 16 chips de memória do computador e substituí-los com chips de maior capacidade, uma operação tediosa que nem sempre foi bem sucedida. Em outubro de 1985, a Apple lançou o Macintosh 512K, com quadruplicar a memória do original, a um preço de US 3,195 dólares. Ele também oferecido um upgrade para 128k Macs que envolveram a substituição do logicboard. Na tentativa de melhorar a conectividade, a Apple lançou o Macintosh Plus, em 10 de Janeiro de 1986, por um preço de US $ 2.600. É oferecido um megabytes de RAM, facilmente expansível até quatro megabytes pelo uso de placas de memória RAM socketed. Ele também incluiu um SCSI interface paralela, permitindo que até sete periféricos, como discos rígidos e scanners para ser ligado à máquina. Sua unidade de disquete foi aumentada para um 800 capacidade kB. O Mac Além disso, foi um sucesso imediato e permaneceu em produção, sem alterações, até 15 de Outubro de 1990; à venda por pouco mais de quatro anos e dez meses, foi o Macintosh mais longa duração na história da Apple. Em Setembro de 1986, a Apple introduziu Oficina do programador Macintosh, ou MPW, um aplicativo que permitia que os desenvolvedores de software para criar software para Macintosh na Macintosh, em vez de atravessar a compilação a um Lisa. Em agosto de 1987, a Apple revelou HyperCard e MultiFinder, que acrescentou multitarefa cooperativa para o Macintosh. A Apple começou a empacotar tanto com cada Macintosh.
Atualizado Motorola CPUs fez uma máquina mais rápida possível, e, em 1987, a Apple aproveitou a nova tecnologia Motorola e introduziu o Macintosh II, alimentado por um 16 MHz Motorola processador 68020. A melhoria principal no Macintosh II foi Cor Quickdraw na ROM, uma versão da cor da língua gráficos que era o coração da máquina. Entre as muitas inovações em cores QuickDraw foram a capacidade de lidar com qualquer tamanho de exibição, qualquer profundidade de cor, e vários monitores. O Macintosh II marcou o início de uma nova direção para o Macintosh, como agora, pela primeira vez ele teve um arquitetura aberta com vários Ranhuras de expansão, NuBus suporte para gráficos a cores e monitores externos, e um design modular semelhante à da IBM PC. Tinha um disco rígido interno e uma fonte de alimentação com um ventilador, que foi inicialmente bastante alto. Um desenvolvedor de terceiros vendido um dispositivo para regular a velocidade do ventilador com base em um sensor de calor, mas anulada a garantia. Mais tarde, os computadores Macintosh teve mais silenciosos fontes de alimentação e discos rígidos. O Macintosh SE foi libertado ao mesmo tempo como o Macintosh II, tal como o primeiro Mac compacto, com um 20 MB de disco rígido interna e um slot de expansão. Slot de expansão da SE foi localizado no interior do caso, juntamente com a CRT, potencialmente expondo um atualizador de alta tensão. Por esta razão, a Apple recomenda aos usuários trazem seus SE a um revendedor autorizado Apple para ter atualizações realizadas. O SE também atualizou Jerry Manock e design original de Terry Oyama e compartilhou o Macintosh II do Branca de Neve linguagem de design, bem como o novo Apple Desktop Bus (ADB) mouse e teclado que tinha apareceu pela primeira vez na Apple II GS alguns meses antes.
Em 1987, a Apple desmembrada seu negócio de software como Claris. Ele foi dado o código e os direitos a várias aplicações que tinham sido escritos dentro da Apple, mais notavelmente MacWrite, MacPaint, e MacProject. No final de 1980, Claris lançou uma série de títulos de software renovada; o resultado foi a série "Pro", incluindo MacDraw Pro, MacWrite Pro e FileMaker Pro. Para fornecer uma suíte de escritório completa, Claris comprou os direitos para o Informix Wingz programa de planilha eletrônica no Mac, renomeando- Claris Resolve, e acrescentou o novo software de apresentação Impacto Claris. No início da década de 1990, as aplicações foram Claris transporte com a maioria dos consumidores de nível Macintoshes e foram extremamente popular. Em 1991, lançou Claris ClarisWorks, que logo se tornou sua segunda aplicação mais vendido. Quando Claris foi reincorporado de volta para a Apple em 1998, foi rebatizado ClarisWorks AppleWorks começando com a versão 5.0.
Em 1988, a Apple processou a Microsoft e Hewlett-Packard, alegando que eles infringiram GUI protegido por direitos autorais da Apple, citando (entre outras coisas) o uso de janelas retangulares, sobrepostas, e redimensionáveis. Depois de quatro anos, o caso foi decidido contra a Apple, como foram mais tarde apelações. Ações da Apple foram criticados por alguns na comunidade de software, incluindo a Da Free Software Foundation (FSF), que sentiu a Apple estava tentando monopolizar em GUIs em geral, e boicotaram software GNU para a plataforma Macintosh por sete anos.
Com o novo Motorola 68030 processador veio o Macintosh IIx em 1988, que tinha beneficiado de melhorias internas, incluindo uma pensão em MMU. Ele foi seguido em 1989 pelo Macintosh IIcx, uma versão mais compacta e com menor número de ranhuras de uma versão do Mac SE equipado com o 16 MHz 68030, o Macintosh SE / 30. Mais tarde nesse ano, a Macintosh liei, rodando a 25 MHz, foi o primeiro a ser Mac " 32-bit limpo. "Isto permitiu-lhe suportar nativamente mais de 8 MB de memória RAM, ao contrário de seus antecessores, que tiveram" ROMs 32-bit sujo "(8 dos 32 bits disponíveis para a abordagem foram utilizados para OS-nível bandeiras). System 7 foi o primeiro sistema operacional Macintosh para suportar endereçamento de 32 bits. No ano seguinte, o Macintosh IIfx, a partir de US 9.900 dólares, foi revelado. Para além da sua rápida 40 MHz 68030 processador, teve melhorias arquitetônicas internas significativas, incluindo a memória mais rápido e duas CPUs de Apple II dedicado à Processamento I / O.
Declínio
Microsoft Windows 3.0 foi lançado em maio de 1990 como uma alternativa menos dispendiosa para a plataforma Macintosh, que começou a se aproximar do sistema operacional Macintosh em termos de desempenho e conjunto de recursos. Em resposta, a Apple introduziu uma gama de Macs relativamente baratos em Outubro de 1990. O Macintosh Classic, essencialmente, uma versão menos cara do Macintosh SE, foi o menos caro Mac oferecido até o início de 2001. A 68020-powered Macintosh LC, em seu distintivo " caixa de pizza "caso, oferecidos gráficos coloridos e foi acompanhada por uma nova, de baixo custo de 512 × 384 pixels do monitor. O Macintosh IIsi era essencialmente uma MHz IIci 20 com apenas um slot de expansão. Todas as três máquinas vendidas bem, embora a margem de lucro da Apple sobre eles era consideravelmente menor do que em modelos anteriores.
A Apple melhorou computadores Macintosh através da introdução de modelos equipados com processadores recentemente disponíveis a partir da linha de 68k. O Macintosh Classic II e Macintosh LC II, que utilizou uma CPU de 16 MHz 68030, juntaram-se em 1991 pelo Macintosh Quadra 700 e 900, os primeiros Macs para empregar o mais rápido Motorola processador 68040. Em 1994, a Apple abandonou Motorola CPUs para o Arquitectura RISC PowerPC desenvolvido pela AIM aliança da Apple Computer, IBM e Motorola. O Linha Power Macintosh, o primeiro a usar os novos chips, provou ser altamente bem sucedido, com mais de um milhão de unidades vendidas PowerPC em nove meses.
Não demorou muito tempo até que a Apple lançou seus primeiros computadores portáteis, começando com o Macintosh Portable lançado em 1990. Embora devido a questões de design consideráveis, que logo foi substituído em 1991 com o primeiro dos Linha PowerBook: a PowerBook 100, um portátil miniaturizado; 68030 o 16 MHz PowerBook 140; e o 68030 25 MHz PowerBook 170. Eles foram os primeiros computadores portáteis com o teclado atrás de um apoio para as mãos e um built-in dispositivo apontador (a trackball) em frente do teclado. A 1993 PowerBook 165c foi o primeiro computador portátil da Apple a contar com um ecrã a cores, exibindo 256 cores com resolução de 640 x 400 -pixel. A segunda geração de PowerBooks, o 68040-equipada Série 500, introduzido trackpads, alto-falantes estéreo integrados, e built-in Ethernet para o fator de forma portátil em 1994.
Quanto a Mac OS, 7 era um Sistema 32-bit de reescrita Pascal para C ++ que introduziu memória virtual e melhorou a manipulação de gráficos coloridos, bem como endereçamento de memória, rede e cooperativo multitarefa. Também durante este tempo, o Macintosh começou a verter a linguagem de design "Branca de Neve", juntamente com os honorários de consultoria caros eles estavam pagando para Frogdesign. Maçã em vez trouxe o trabalho de design in-house, estabelecendo o A Apple Design Industrial Group, tornando-se responsável pela elaboração de um novo olhar para todos os produtos Apple.
Apesar desses sucessos técnicos e comerciais, Microsoft e Intel começou a baixar rapidamente da Apple quota de mercado com a introdução do Sistema operacional Windows 95 e Processadores Pentium. Estes aumentou significativamente a capacidade de desempenho e multimédia Computadores compatíveis com o IBM PC, e trouxe o Windows mais perto do Mac GUI. Além disso, a Apple tinha criado muitos modelos similares que confundiam os potenciais compradores. Em um ponto, sua linha de produtos foi subdividido em clássico, LC, II, Quadra, Performa, e Modelos Centris, com essencialmente o mesmo computador sendo vendido sob um número de diferentes nomes. Estes modelos competiu contra Clones do Macintosh, hardware fabricado por terceiros que corriam Sistema da Apple 7. Este conseguiu aumentar a quota de mercado do Macintosh um pouco, e desde que o hardware mais barato para os consumidores, mas machucar a Apple financeiramente como clientes da Apple existentes começaram a comprar clones mais baratos enquanto a Apple ombros o fardo de desenvolvimento da plataforma.
Quando Steve Jobs retornou à Apple em 1997, após a compra de NeXT da empresa, ele ordenou que o sistema operacional que haviam sido pré-visualizada como versão 7.7 ser marcado Mac OS 8 (no lugar do never-to-aparecem Copland OS). Desde que a Apple tinha licenciado apenas System 7 a terceiros, este movimento terminou eficazmente a linha de clone. A decisão causou perdas financeiras significativas para empresas como Motorola, que produziu o StarMax; Umax, que produziu o SuperMac; e Power Computing, que ofereceu várias linhas de clones de Mac, incluindo o PowerWave, PowerTower, e PowerTower Pro. Essas empresas tinham investido recursos substanciais na criação de seu próprio hardware Mac-compatível. A Apple comprou a licença do Power Computing, mas permitiu Umax para continuar a vender clones Mac até que sua licença expirou, como eles tinham uma presença significativa no segmento low-end que a Apple não fez.
Renascimento
Em 1998, a Apple introduziu o seu novo iMac, que, como o original 128K Mac, era um computador tudo-em-um. A sua caixa de plástico translúcido, originalmente Bondi azuis e posteriores várias cores adicionais, é considerado um marco design industrial da década de 1990. O iMac acabou com a maioria do padrão da Apple (e geralmente proprietárias) conexões, tais como SCSI e ADB, em favor de dois Portas USB. Ele substituiu um disquete com uma unidade Unidade de CD-ROM para instalar o software, mas foi incapaz de escrever em CDs ou outros meios de comunicação, sem hardware externo de terceiros. O iMac provou ser um sucesso fenomenal, com 800.000 unidades vendidas em 139 dias. Ele fez a empresa um lucro anual de US $ 309 milhões, primeiro ano lucrativo da Apple desde Michael Spindler assumiu como CEO em 1995. Esta estética foi aplicada ao Power Macintosh e mais tarde o iBook, o primeiro computador portátil de nível de consumo da Apple, preenchendo o quadrante falta de "matriz de produto de quatro quadrados" da Apple (produtos de mesa e portáteis para os consumidores e profissionais). Mais de 140 mil pré-encomendas foram colocados antes de ter começado o transporte em setembro, e em outubro provou ser um grande sucesso.
No início de 2001, a Apple começou a enviar computadores com Unidades de CD-RW e enfatizou a capacidade do Mac para jogar DVDs, incluindo DVD-ROM e DVD-RAM como padrão. Steve Jobs admitiu que a Apple tinha sido "atrasado para a festa" na tecnologia de CD gravável, mas senti que Macs poderia se tornar um "hub digital" que ligava e possibilitou um "estilo de vida digital emergente". Apple iria mais tarde introduzir uma atualização para seu iTunes software leitor de música que lhe permitiu gravar CDs, juntamente com uma controversa "Rip, Mix, Burn" campanha publicitária que alguns sentiram encorajados pirataria de mídia. Esta acompanhou o lançamento do iPod, primeiro sucesso da Apple dispositivo portátil. Maçã continuou a lançar produtos, tais como o mal sucedida Power Mac G4 Cube, a educação orientada- eMac, e o titânio (e mais tarde o alumínio) PowerBook G4 laptop para profissionais.
O iMac original usado um Processador PowerPC G3, mas E G4 Chips de G5 foram adicionados em breve, ambos acompanhados de reformulações completas de casos que abandonaram a variedade de cores em favor de plástico branco. A partir de 2007, todos os casos de uso iMacs de alumínio. Em 11 de janeiro de 2005, a Apple anunciou o Mac Mini, ao preço de US $ 499, tornando-o mais barato Mac.
Mac OS continuaram a evoluir até à versão 9.2.2, incluindo retrofits, tais como a adição de um nanokernel e suporte para Multiprocessamento Services 2.0 em Mac OS 8.6, embora a sua arquitectura datada feita substituição necessário. Inicialmente desenvolvido no Linguagem de programação Pascal, foi substancialmente reescrito em C ++ para o System 7. Desde o seu início em uma máquina de 8 MHz, com 128 KB de memória RAM, que tinha crescido para suportar os mais recentes 1 GHz equipada G4 Macs da Apple. Desde a sua arquitetura foi previsto, recursos que já eram comuns em matéria de concorrência da Apple, como multitarefa preemptiva e memória protegida, se tinha tornado viável sobre o tipo de hardware Apple fabricado. Como tal, a Apple introduziu Mac OS X, uma totalmente reformulado Unix baseado sucessor para Mac OS 9. OS X usos Darwin, XNU, e Mach como fundações, e baseia-se Próximo passo. Foi lançado ao público em setembro de 2000, como o Mac OS X Public Beta, com uma renovada interface de usuário chamado " Do Aqua ". A US $ 29,99, que permitiu que os usuários de Mac aventureiros para provar novo sistema operacional da Apple e fornecer feedback para o lançamento real. A versão inicial do Mac OS X, 10.0 "Cheetah", foi lançado em 24 de março de 2001. As aplicações mais antigas do Mac OS ainda pode ser executado em versões anteriores do Mac OS X, utilizando um ambiente denominado " Clássico ". As liberações subseqüentes de Mac OS X incluídas 10.1 "Puma" (25 de Setembro, 2001), 10.2 "Jaguar" (24 de agosto, 2002), 10.3 "Panther" (24 de outubro, 2003) e 10.4 "Tiger" (29 de Abril, 2005).
Transição para Intel
Maçã interromperam o uso de Microprocessadores PowerPC em 2006. Em WWDC 2005, Steve Jobs revelou esta transição, também observando que Mac OS X sempre foi desenvolvido para rodar em ambas as arquiteturas Intel e PowerPC. Todos os novos Macs agora usar processadores x86 feitos por Intel , e alguns foram renomeados como resultado. Macs baseados em Intel rodando Mac OS X 10.6 e abaixo (suporte foi descontinuado desde 10.7) pode executar pré-existente software desenvolvido para PowerPC usando um emulador chamado Rosetta, embora em velocidades visivelmente mais lento do que os programas nativos. O Ambiente Classic está disponível na arquitetura Intel, no entanto. Chips Intel introduziu o potencial para executar o Microsoft Windows sistema operacional nativamente no hardware Apple, sem software de emulação como o PC Virtual. Em março de 2006, um grupo de hackers anunciou que eles foram capazes de executar o Windows XP em um Mac baseado em Intel. O grupo lançou seu software de fonte aberta e publicou-o para download em seu site. Em 5 de abril de 2006, a Apple anunciou a disponibilidade da versão beta pública do Boot Camp, software que permite aos proprietários de Macs baseados em Intel para instalar o Windows XP em suas máquinas; versões posteriores adicionou suporte para Windows Vista e Windows 7 . Classic foi descontinuado em Mac OS X 10.5, e Boot Camp tornou-se um recurso padrão em Macs baseados em Intel.
A partir de 2006, da Apple desenho industrial deslocado a favor de alumínio, o qual foi utilizado na construção do primeiro MacBook Pro. Vidro foi adicionado em 2008 com a introdução do MacBook Pro unibody. Estes materiais são cobradas como ambientalmente amigável. O iMac, MacBook Pro, MacBook Air e Mac Mini linhas atualmente usam caixas de alumínio, e agora são feitas de um único unibody. Designer-chefe Jonathan Ive continua a guiar produtos para um toque minimalista e simples, incluindo a eliminação de baterias substituíveis em notebooks. Multi-touch gestos do iPhone de interface de ter sido aplicado à linha Mac sob a forma de almofadas de toque em computadores portáteis e o Magic Mouse e Magic Trackpad para desktops.
Nos últimos anos, a Apple tem visto um aumento significativo nas vendas de Macs. Isto tem sido atribuído, em parte, para o sucesso do iPod eo iPhone, um efeito halo em que satisfeito iPod ou iPhone proprietários comprar mais equipamentos da Apple, bem como o uso de microprocessadores Intel. De 2001 a 2008, as vendas de Macs aumentaram continuamente em uma base anual. A Apple divulgou vendas mundiais de 3,36 milhões de Macs durante a temporada de 2009 férias. Em meados de 2011, o Macintosh continua a desfrutar de aumento da quota de mercado de rápido em os EUA, com crescimento de 7,3% de todas as vendas de computadores em 2010 para 9,3% em 2011. Em 24 de fevereiro de 2011, a Apple tornou-se a primeira empresa a trazer ao mercado um computador que utilizou novo Thunderbolt (codinome Light Peak) Interface da Intel I / O. Usando a mesma interface física como um Mini DisplayPort, e também compatível com esse padrão, Thunderbolt possui velocidades de transferência bidirecional de 10 Gbit / s.
Timeline de modelos de Macintosh
Linha de produtos
Compacto | Consumidor | Profissional | |
---|---|---|---|
Área de Trabalho | Mac Mini Área de trabalho de nível de entrada que vem sem teclado, mouse ou monitor de; usos Intel Core i5 ou Processadores Intel Core i7 | iMac All-in-one disponível em 21,5 "e 27" modelos; usos Intel Core i5 ou Processadores Intel Core i7 | Mac Pro Área de trabalho estação de trabalho altamente personalizável; usos Processadores Intel Xeon |
Portátil ( MacBook) | MacBook Air 11,6 "e 13,3" modelos; usos Intel Core i5 ou Processadores Intel Core i7 | MacBook Pro 13,3 "e 15,4" modelos; usos Intel Core i5 ou Processadores Intel Core i7 | |
Servidor | Mac Mini Servidor Uma configuração Mac Mini adicional que acompanha o Mac OS X Server instalado. | Mac Pro Server Uma configuração do servidor Pro adicional que vem com o Mac Mac OS X Server instalado. |
Hardware e software
Equipamento
Diretamente da Apple sub-contratos de produção de hardware para Asian fabricantes de equipamentos originais, tais como Asus, a manutenção de um elevado grau de controlo sobre o produto final. Em contrapartida, a maioria das outras empresas (incluindo a Microsoft ) criar um software que pode ser executado em hardware produzido por uma variedade de de terceiros, tais como Dell, HP / Compaq, e Lenovo. Consequentemente, o comprador Macintosh tem comparativamente menos opções.
A atual família de produtos Mac usa Intel x86-64 processadores . Apple introduziu um emulador durante a transição de Fritas PowerPC (chamados Rosetta), assim como fez durante a transição de Motorola 68000 arquitetura uma década antes. O Macintosh é a única plataforma de computador mainstream fizeram a transição com êxito para uma nova arquitetura de CPU, e tem feito isso duas vezes. Todos os actuais modelos de navio Mac com pelo menos 2 GB de RAM como padrão. Atual computadores Mac uso ATI Radeon ou nVidia GeForce placas gráficas, bem como gráficos Intel processador integrado à CPU principal. Todos os Macs atuais (exceto para o MacBook Air, Mac Mini e MacBook Pro com Retina Display) navio com uma unidade de mídia óptica que inclui um gravador de dupla função DVD / CD. A Apple refere-se a este como um SuperDrive. Macs atuais incluem duas portas de transferência de dados padrão: USB e FireWire (excepto para o MacBook Air, que não inclui FireWire). Computadores MacBook Pro, iMac, MacBook Air e Mac Mini agora também apresentam a porta "Thunderbolt", que a Apple diz que pode transferir dados a velocidades de até 10 gigabits por segundo. USB foi introduzido em 1998 iMac G3 e é onipresente hoje, enquanto FireWire é reservado principalmente para dispositivos de alto desempenho, como discos rígidos ou câmeras de vídeo. Começando com o então novo iMac G5, lançado em outubro de 2005, a Apple passou a incluir built-in câmeras iSight sobre modelos apropriados, e uma interface de media center chamado Front Row que pode ser operado por um Apple Remote ou o teclado para acessar mídias armazenadas no computador. Front Row foi descontinuado a partir de 2011, no entanto, o Apple Remote não é empacotado com novos Macs.
A Apple foi inicialmente relutante em abraçar camundongos com vários botões e rodas de rolagem. Macs não suporta nativamente dispositivos apontadores que contou com vários botões, mesmo que de terceiros, até que o Mac OS X chegou em 2001. A Apple continuou a oferecer apenas ratos único botão, tanto com fio e Bluetooth versões sem fio, até agosto de 2005, quando introduziu o Mighty Mouse. Enquanto parecia um tradicional mouse de um botão, ele realmente tinha quatro botões e um botão de rolagem, capazes de x independentes - e y - eixo movimento. Uma versão Bluetooth seguido em julho de 2006. Em outubro de 2009, a Apple lançou o Magic Mouse, que usa multi-touch reconhecimento de gestos (semelhante ao da iPhone) em vez de uma roda de rolagem física ou bola. Ele está disponível apenas em uma configuração sem fio, mas o Mighty Mouse com fio (re-marcado como "Apple Mouse") ainda está disponível como uma alternativa. Desde 2010, a Apple também ofereceu o Magic Trackpad como um meio para controlar computadores Macintosh de uma maneira semelhante a laptops.
Software
O Macintosh original é o primeiro computador pessoal bem sucedida para usar um interface gráfica desprovida de uma linha de comando. Ele usou uma metáfora do desktop, que descreve objetos do mundo real, como documentos e uma lata de lixo como ícones na tela. O Sistema de software foi introduzido em 1984 com o primeiro Macintosh e renomeados Mac OS em 1997. Ele continuou a evoluir até a versão 9.2.2. Em 2001, a Apple lançou o Mac OS X, baseado em Darwin e NEXTSTEP; seus novos recursos incluídos no Dock e da interface de usuário Aqua. Durante a transição, a Apple incluiu um emulador conhecido como Classic, permitindo aos usuários executar aplicações Mac OS 9 no Mac OS X 10.4 e versões anteriores em máquinas PowerPC. A versão mais recente é o Mac OS X versão 10.7 "Lion". Além de Leão, todos os novos Macs são empacotados com aplicativos da Apple produzidos variados, incluindo o iLife, o Safari navegador eo iTunes media player. Apple introduziu Mac OS X 10.7 em 2010, e foi disponibilizado no verão de 2011. Lion inclui muitas características novas, tais como o controle da missão, o Mac App Store (disponível para Mac OS X v10.6.6 "Snow Leopard". usuários pela atualização de software), Launchpad, um visualizador de aplicação e lançador semelhante ao iOS Tela Início, e Currículo, um recurso semelhante para a função de hibernação encontrados no Microsoft Windows.
Historicamente, o Mac OS X desfrutado de uma quase ausência dos tipos de malware e spyware que afetam Microsoft Windows usuários. Mac OS X tem uma menor quota de utilização em comparação com o Microsoft Windows (cerca de 5% e 92%, respectivamente), mas tem também garantir UNIX raízes. Worms, bem como potenciais vulnerabilidades foram observados em fevereiro de 2006, o que levou alguns analistas da indústria e empresas de anti-vírus para emitir alertas de que o Mac OS X da Apple não é imune a malware. Aumentar a quota de mercado coincidiu com relatórios adicionais de uma variedade de ataques. Apple lança atualizações de segurança para o seu software. No início de 2011, Mac OS X experimentou um grande aumento nos ataques de malware, e malware como Mac Defender, MacProtector, e MacGuard eram vistos como um problema crescente para usuários de Mac. Na primeira, o instalador de malware necessário que o usuário digite a senha administrativa, mas versões posteriores foram capazes de instalar sem intervenção do utilizador Inicialmente, a equipe de suporte da Apple foram instruídos a não ajudar na remoção do malware ou admitir a existência do problema malware, mas como a propagação de malware, um documento de apoio foi emitido. A Apple anunciou uma atualização OS X para corrigir o problema. Estima-se que 100 mil usuários foram afetados.
Originalmente, a arquitetura de hardware foi tão intimamente ligada ao sistema operacional Mac OS que era impossível para inicializar um sistema operacional alternativo. A solução mais comum, usado até mesmo pela Apple para A / UX, foi para inicializar no Mac OS e, em seguida, para entregar o controle para um programa que tomou conta do sistema e atuou como um gerenciador de inicialização. Esta técnica não era mais necessário com a introdução do PCI Macs baseados em Open Firmware, embora tenha sido usado anteriormente para a conveniência em muitos sistemas ROM do Velho Mundo devido a erros na implementação do firmware. Agora, botas de hardware Mac diretamente do Open Firmware (a maioria dos Macs baseados em PowerPC) ou EFI (Macs todos baseados em Intel), e Macs não estão limitados a apenas executando Mac OS X.
Após o lançamento de Macs baseados em Intel, de terceiros software de virtualização de plataforma, como o Parallels Desktop, VMware Fusion e VirtualBox começaram a surgir. Estes programas permitem que os usuários executem o Microsoft Windows software ou anteriormente somente para Windows em Macs em velocidade quase nativa. A Apple também lançou o Boot Camp e Mac específicas do Windows motoristas que ajudam os usuários a instalar o Windows XP ou Vista e nativamente dual boot entre Mac OS X e Windows. Apesar de não ser tolerada pela Apple, é possível executar o Linux sistema operacional usando o Boot Camp ou virtualização outras soluções alternativas.
Porque o Mac OS X é um UNIX sistema operacional -como, emprestando pesadamente do FreeBSD, muitos aplicativos escritos para Linux ou BSD execução no Mac OS X, muitas vezes usando X11 . Da Apple quota de mercado menor do que a Microsoft do que significa uma menor gama de shareware está disponível, mas muitos populares aplicações de software comercial de grandes desenvolvedores, como o Office, da Microsoft e da Adobe Photoshop são portados para o Mac OS e Windows. Uma grande quantidade de aplicações de software de código aberto, como o Firefox navegador eo OpenOffice.org suite de escritório, são multi-plataforma, e, assim, também rodar nativamente no Mac.
Publicidade
A Apple sensacionalistas a introdução do Mac original com seu " 1984 ", que foi ao ar durante o comercial daquele ano Super Bowl. Ele foi complementada por uma série de panfletos impressos e outros anúncios de TV, demonstrando a nova interface e enfatizando o mouse. Muitos mais brochuras para novos modelos como o Macintosh Plus eo Performa seguido. Na década de 1990, a Apple começou a "O que está em seu PowerBook?" campanha, com anúncios impressos e comerciais de televisão com as celebridades que descrevem como o PowerBook ajuda-los em seus negócios e vidas cotidianas. Em 1995, a Apple respondeu à introdução do Windows 95 com vários anúncios impressos e um comercial de televisão demonstrando suas desvantagens e falta de inovação. Em 1997, o Pense Diferente campanha introduziu novo slogan da Apple, e em 2002, a campanha Mudar seguido. A estratégia de publicidade mais recente da Apple é o Obter uma campanha de Mac, com América do Norte, Reino Unido, e variantes japoneses.
Apple apresenta novos produtos na "eventos especiais" hospedados no auditório da Apple Town Hall, e em palestras na Apple Worldwide Developers Conference. Anteriormente, ele também anunciou novos produtos em feiras como a Expo Apple e da Macworld Expo. Os eventos normalmente desenhar um grande encontro de representantes e espectadores de mídia, e são precedidos por especulações sobre possíveis novos produtos. No passado, eventos especiais têm sido utilizados para desvendar computadores desktop e notebook da Apple, como o iMac e MacBook, e outros dispositivos eletrônicos de consumo, como o iPod, Apple TV, e iPhone. As palestras, bem como fornecer atualizações sobre as vendas e estatísticas de participação de mercado. Apple começou a centrar a sua publicidade em suas lojas de varejo em vez de essas feiras; última keynote Macworld da empresa foi em 2009.
Desde a introdução do Macintosh, a Apple tem lutado para ganhar uma significativa parcela do mercado de computadores pessoais. Na primeira, o Macintosh 128K sofria de uma escassez de software disponíveis em comparação ao PC da IBM, resultando em vendas decepcionantes em 1984 e 1985. Ele levou 74 dias para 50.000 unidades para vender. A quota de mercado é medido por acessos navegador, vendas e base instalada. Se estiver usando a métrica navegador, a quota de mercado do Mac aumentou substancialmente em 2007. Se medir a quota de mercado por base instalada, havia mais de 20 milhões de usuários de Mac em 1997, em comparação com uma base instalada de cerca de 340 milhões de Windows PCs. As estatísticas do final de 2003 indicam que a Apple tinha 2,06 por cento da quota de mesa nos Estados Unidos que tinha aumentado para 2,88 por cento em Q4 2004. A partir de outubro de 2006, as empresas de pesquisa IDC e Gartner informou que a quota de mercado da Apple em os EUA tinha aumentado para cerca de 6 por cento. Figuras de dezembro de 2006, apresentando uma quota de mercado de cerca de 6 por cento (IDC) e 6,1 por cento (Gartner) baseiam-se em um aumento de mais de 30 por cento na venda da unidade, de 2005 a 2006. A base instalada de computadores Mac é difícil de determinar, com números que variam de 5% (estimado em 2009) a 16% (estimado em 2005). Partes do Mac OS X do mercado de sistemas operacionais aumentou de 7,31% em dezembro de 2007 para 9,63% em dezembro de 2008, o que representa um aumento de 32% da quota de mercado ao longo de 2008, em comparação com um aumento de 22% em 2007.
Em março de 2011, OS X quota de mercado na América do Norte aumentou para pouco mais de 14%. Se o tamanho da quota de mercado do Mac e base instalada é relevante, ea quem, é uma questão muito debatida. Especialistas da indústria, muitas vezes chamou a atenção para a parte de mercado relativamente pequena do Mac para prever desgraça iminente da Apple, especialmente nos primeiros e meados de 1990, quando o futuro da empresa pareciam sombrias. Outros argumentam que a quota de mercado é o caminho errado para julgar o sucesso do Mac. Apple tem posicionado o Mac como um computador pessoal high-end, e por isso pode ser enganoso para compará-lo a um PC orçamento. Porque o mercado global de computadores pessoais cresceu rapidamente, aumentando os números de vendas do Mac são efetivamente inundado pela expansão do volume de vendas da indústria como um todo. Quota de mercado pequeno da Apple, em seguida, dá a impressão de que menos pessoas estão usando Macs do que fez há dez anos, quando exatamente o oposto é verdadeiro. Crescentes vendas do iPhone e do iPad significa que a parcela dos lucros da Apple representados pela Macintosh diminuiu em 2010, caindo para 24% de 46% dois anos antes. Outros tentam retirar a ênfase quota de mercado, citando que raramente é trazido em outras indústrias. Independentemente da quota de mercado do Mac, a Apple manteve-se rentável desde o retorno de Steve Jobs e subsequente reorganização da empresa. Notavelmente, um relatório publicado no primeiro trimestre de 2008, descobriu que a Apple tinha uma quota de mercado de 14% no mercado de computadores pessoais em os EUA, incluindo 66% de todos os computadores mais de US $ 1.000. Pesquisas de mercado indicam que a Apple chama a sua base de clientes a partir de uma maior -income demográfica do que o mercado mainstream computador pessoal.