Conteúdo verificado

Max Planck

Assuntos Relacionados: Astrônomos e físicos

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Crianças SOS, que corre cerca de 200 sos escolas no mundo em desenvolvimento, organizado esta selecção. Patrocinar uma criança para fazer uma diferença real.

Max Planck
Max Planck 1933.jpg
Planck em 1933
Nascido (1858/04/23) 23 de abril de 1858
Kiel, Ducado do Holstein
Morreu 04 de outubro de 1947 (1947/10/04) (aos 89 anos)
Göttingen, Baixa Saxónia, Alemanha
Nacionalidade Alemão
Campos Física
Instituições Universidade de Kiel
Universidade de Berlim
Universidade de Göttingen
Kaiser-Wilhelm-Gesellschaft
Alma mater Universidade de Munique
Conselheiro doutoral Alexander von Brill
Os estudantes de doutorado Gustav Ludwig Hertz
Erich Kretschmann
Walther Meissner
Walter Schottky
Max von Laue
Max Abraham
Moritz Schlick
Walther Bothe
Julius Edgar Lilienfeld
Conhecido por Constante de Planck
Planck postulado
A lei de Planck da radiação de corpo negro
Prêmios Notáveis Prêmio Nobel de Física (1918)
Prêmio Goethe (1945)
Cônjuge Marie Merck (1887-1909)
Marga von Hösslin (1911-1947)
Assinatura
Notas
Ele é o pai de Erwin Planck que foi executado em 1945 pela Gestapo por sua parte no 20 de julho enredo.

Max Karl Ernst Ludwig Planck, ForMemRS (23 de abril de 1858 - 04 de outubro de 1947) foi um Alemão físico teórico que originou a teoria quântica , que lhe rendeu o Prêmio Nobel de Física em 1918.

Planck fez muitas contribuições para física teórica, mas sua fama repousa principalmente sobre seu papel como criador da teoria quântica. Esta teoria revolucionou a compreensão humana de processos atômicas e subatômicas, como Albert Einstein 's teoria da relatividade revolucionou a compreensão do espaço e do tempo. Juntos, eles constituem as teorias fundamentais da física do século 20. Ambos levaram a humanidade a rever algumas de suas crenças filosóficas mais queridos, e trouxeram aplicações industriais e militares que afetam muitos aspectos da vida moderna.

Início da vida e carreira

Planck veio de uma família tradicional, intelectual. Seu bisavô paterno e avô eram ambos teologia professores em Göttingen; seu pai era um direito professor Kiel e Munique.

Assinatura de Max Planck a dez anos de idade.

Planck nasceu em Kiel, Holstein, de Johann Julius Wilhelm Planck e sua segunda esposa, Emma Patzig. Ele foi batizado com o nome de Karl Marx Ernst Ludwig Planck; de seus nomes próprios, Marx (uma variante agora obsoleta de Markus ou talvez simplesmente um erro para Max, que na verdade é a abreviação de Maximilian) foi indicado como o nome principal. No entanto, com a idade de dez anos, ele assinou com o nome de Max e usou isso para o resto de sua vida.

Ele foi o sexto filho na família, embora dois de seus irmãos eram do primeiro casamento de seu pai. Entre suas primeiras lembranças era a marcha de Prussiano e Tropas austríacas em Kiel durante a Segunda Guerra Schleswig em 1864. Em 1867 a família mudou-se para Munique e Planck matriculados nas Maximilians escola ginásio, de onde ele veio sob a tutela de Hermann Müller, um matemático que tomou um interesse na juventude, e lhe ensinou astronomia e mecânica, bem como matemática. Foi a partir de Müller que Planck primeiro aprendeu o princípio de conservação da energia. Planck se formou cedo, aos 17 anos Isto é como Planck primeiro entrou em contato com o campo da física.

Planck foi oferecida quando veio a música . Ele tomou aulas de canto e tocou o piano , órgão e violoncelo , e compôs canções e óperas . No entanto, em vez de música que ele escolheu estudar física .

Planck como um homem novo, 1878

O professor de física Munique Philipp von Jolly aconselhou Planck contra indo para a física, dizendo: "neste campo, quase tudo já está descoberto, e tudo o que resta é preencher alguns buracos." Planck respondeu que não queria descobrir coisas novas, mas só para entender os fundamentos conhecidos do campo, e assim começou seus estudos em 1874 no Universidade de Munique. Sob a supervisão de Jolly, Planck realizou as únicas experiências de sua carreira científica, estudando o difusão de hidrogênio através aquecida platina , mas transferido para física teórica.

Em 1877 ele foi para a Berlim por um ano de estudo com os físicos Hermann von Helmholtz e Gustav Kirchhoff e matemático Karl Weierstrass. Ele escreveu que Helmholtz nunca foi bem preparado, falou lentamente, calculou mal sem parar, e entediado seus ouvintes, enquanto Kirchhoff falou em palestras cuidadosamente preparadas que foram seco e monótono. Ele logo se tornou amigo íntimo de Helmholtz. Lá, ele empreendeu um programa de principalmente de auto-estudo de Os escritos de Clausius, que o levaram a escolher a teoria de calor como o seu campo.

Em outubro 1878 Planck passou nos exames de qualificação e em fevereiro 1879 defendeu sua tese, Über den zweiten Hauptsatz der mechanischen Wärmetheorie (Na segunda lei da termodinâmica). Ele brevemente ensinou matemática e física em sua antiga escola em Munique.

Em junho de 1880, ele apresentou o seu tese de habilitação, Gleichgewichtszustände isotroper Körper em verschiedenen Temperaturen (Estados de equilíbrio de corpos isotrópicos em diferentes temperaturas).

Carreira acadêmica

Com a conclusão da sua tese de habilitação, Planck se tornou um professor privado não remunerado em Munique, esperando até que ele foi oferecido uma posição acadêmica. Apesar de ter sido inicialmente ignorado pela comunidade acadêmica, ele promoveu seu trabalho no campo da teoria calor e descobriu um após o outro o mesmo termodinâmica formalismo como Gibbs sem perceber. As idéias de Clausius sobre entropia ocupou um papel central em sua obra.

Em abril de 1885, o Universidade de Kiel nomeado Planck como professor associado de física teórica. Prossecução dos trabalhos sobre entropia e seu tratamento, especialmente quando aplicado em físico-química, seguido. Ele publicou seu Tratado sobre Termodinâmica em 1897. Ele propôs uma base para termodinâmico Teoria da de Svante Arrhenius eletrolítico dissociação.

Dentro de quatro anos, ele foi nomeado o sucessor para a posição de Kirchhoff na Universidade de Berlim - presumivelmente graças à intercessão de Helmholtz - e em 1892 tornou-se professor titular. Em 1907 Planck foi oferecido A posição de Boltzmann em Viena , mas recusou para ficar em Berlim. Durante 1909, como professor da Universidade de Berlim, oito de suas palestras foram utilizados pelo Fundo Adams Ernest Kempton de Pesquisas Físicas em Física Teórica Universidade de Columbia em Nova York para uma série de palestras traduzidos por professor da Universidade de Columbia AP Wills. Ele se aposentou a partir de Berlim em 10 de Janeiro de 1926, e foi sucedido por Erwin Schrödinger.

Família

Em março 1887 Planck casou-se com Marie Merck (1861-1909), irmã de um companheiro de escola, e se mudou com ela em um apartamento de sublocação em Kiel. Eles tiveram quatro filhos: Karl (1888-1916), os gêmeos Emma (1889-1919) e Grete (1889-1917), e Erwin (1893-1945).

Depois do apartamento em Berlim, a família Planck viveu em uma casa em Berlin-Grunewald, Wangenheimstrasse 21. Vários outros professores da Universidade de Berlim viveu nas proximidades, entre eles teólogo Adolf von Harnack, que se tornou um amigo próximo de Planck. Logo a casa Planck tornou-se um centro social e cultural. Numerosos cientistas bem conhecidos, tais como Albert Einstein , Otto Hahn e Lise Meitner foram os visitantes frequentes. A tradição da música que executa em conjunto já havia sido estabelecido na casa de Helmholtz.

Depois de vários anos felizes, em julho 1909 Marie Planck morreu, possivelmente de tuberculose . Em Março de 1911 Planck casou com sua segunda esposa, Marga von Hoesslin (1882-1948); em dezembro de seu terceiro filho Hermann nasceu.

Durante a Primeira Guerra Mundial, o segundo filho de Planck Erwin foi feito prisioneiro pelos franceses em 1914, enquanto seu filho mais velho Karl foi morto em ação no Verdun. Grete morreu em 1917 ao dar à luz seu primeiro filho. Sua irmã morreu da mesma maneira dois anos mais tarde, depois de ter se casado com o viúvo de Grete. Ambas as netas sobreviveram e foram nomeados após suas mães. Planck suportou estoicamente essas perdas.

Em janeiro de 1945, Erwin, a quem tinha sido particularmente estreita, foi condenado à morte pelo Nazi Volksgerichtshof por causa de sua participação no tentativa fracassada de assassinar Hitler em julho de 1944. Erwin foi executado no dia 23 de janeiro de 1945.

  • Wives: Marie Merck (m 1887.), Marga von Hoesslin (m. 1910)
  • Crianças: Karl (1888-1916), gêmeos Emma (1889-1919) e Grete (1889-1917), Erwin (1893-1945), Hermann (1911-1954)

Professor na Universidade de Berlim

Em Berlim, Planck entrou para a Sociedade Física local. Mais tarde, ele escreveu sobre esse tempo: "Naqueles dias eu era essencialmente o único físico teórico lá, onde as coisas não eram tão fáceis para mim, porque eu comecei a mencionar a entropia, mas isso não foi muito elegante, uma vez que foi considerado como um fantasma matemática ". Graças a sua iniciativa, as várias Sociedades físicas locais da Alemanha fundiram em 1898 para formar a Sociedade Alemã de Física ( Deutsche Gesellschaft Physikalische, DPG); 1905-1909 Planck era o presidente.

Placa no Universidade Humboldt de Berlim: "Max Planck, descobridor do quantum elementar de ação h, ensinado neste edifício de 1889 a 1928."

Planck começou um curso de seis semestres de palestras sobre física teórica "seco, um pouco impessoal", de acordo com Lise Meitner ", utilizando sem notas, sem cometer erros, sem recuar, o melhor professor que eu já ouvi", segundo um participante Inglês, James R. Partington, que continua: "Sempre houve muitos em pé ao redor do quarto como sala de conferência-a foi bem aquecida e bastante próximo, alguns dos ouvintes seria de tempos em queda tempo para o chão, mas isso não perturbe o. palestra ". Planck não estabelecer um real "escola"; o número de seus alunos de pós-graduação foi de apenas cerca de 20, entre eles:


1897 Max Abraham (1875-1922)
1904 Moritz Schlick (1882-1936)
1906 Walther Meissner (1882-1974)
1906 Max von Laue (1879-1960)
1907 Fritz Reiche (1883-1960)
1912 Walter Schottky (1886-1976)
1914 Walther Bothe (1891-1957)

Radiação de corpo negro

Em 1894 Planck voltou sua atenção para o problema da radiação de corpo negro. Ele tinha sido encomendado por empresas de energia elétrica para criar o máximo de luz a partir de lâmpadas com energia mínima. O problema tinha sido afirmado por Kirchhoff em 1859: "como é que a intensidade da radiação eletromagnética emitida por um corpo negro (um absorvedor perfeita, também conhecido como um radiador de cavidade) dependem da frequência da radiação (isto é, a cor da luz) e a temperatura do corpo? ". A questão tinham sido exploradas experimentalmente, mas nenhum tratamento teórico concordou com os valores experimentais. Wilhelm Wien proposta A lei de Wien, que previu corretamente o comportamento em altas freqüências, mas falhou em baixas freqüências. O Lei de Rayleigh-Jeans, uma outra abordagem para o problema, criado o que mais tarde ficou conhecido como o " catástrofe ultravioleta ", mas ao contrário de muitos livros didáticos esta não era uma motivação para Planck.

Primeira solução proposta por Planck para o problema, em 1899, seguido do que Planck chamou de "princípio de desordem elementar", o que lhe permitiu obter a lei de Wien de uma série de suposições sobre a entropia de um oscilador ideal, criando o que foi encaminhado-a como a Lei Wien-Planck. Logo descobriu-se que a evidência experimental não confirmou a nova lei em tudo, para frustração de Planck. Planck revisto a sua abordagem, derivando a primeira versão do famoso Planck de corpo negro lei de radiação, que descreveu o espectro de corpo negro observado experimentalmente bem. Foi proposto pela primeira vez em uma reunião do DPG outubro em 19, 1900 e publicado em 1901. Esta primeira derivação não incluiu quantização da energia, e não utilizar mecânica estatística , a que ele realizou uma aversão. Em novembro de 1900, Planck revisto esta primeira abordagem, contando com Interpretação estatística de Boltzmann da segunda lei da termodinâmica como uma forma de adquirir uma compreensão mais fundamental dos princípios por trás de sua lei de radiação. Como Planck era profundamente desconfiado das implicações filosóficas e físicos de tal interpretação da abordagem de Boltzmann, o recurso a elas foi, como mais tarde ele colocou, "um ato de desespero ... Eu estava pronto a sacrificar nenhuma das minhas convicções anteriores sobre física ".

A hipótese central por trás de sua nova derivação, apresentado ao DPG em 14 de Dezembro de 1900, foi a suposição, agora conhecido como o Planck postulado, que a energia electromagnética poderia ser emitido apenas em forma quantizada, em outras palavras, a energia só poderia ser um múltiplo de uma unidade elementar E = h \ nu , Onde h é Constante de Planck, também conhecido como uma acção quântico de Planck (já introduzida em 1899), e \ Nu (A letra grega nu, não a letra v Roman) é a frequência da radiação. Note-se que as unidades elementares de energia discutidos aqui são representados por h \ nu e não simplesmente por h . Os físicos agora chamamos esses fótons Quanta, e um fóton de freqüência \ Nu terá a sua própria energia específica e única. A amplitude da energia em que a frequência é uma função com o número de fótons de frequência que ser produzidos por unidade de tempo.

Planck em 1918, ano em que recebeu o Prêmio Nobel de Física por seu trabalho sobre a teoria quântica

À primeira Planck considerou que quantização foi apenas "uma suposição puramente formal ... na verdade eu não penso muito sobre isso ..."; hoje em dia esta hipótese, incompatível com a física clássica, é considerado como o nascimento da física quântica ea maior realização intelectual da carreira de Planck ( Ludwig Boltzmann estavam discutindo em um artigo teórico, em 1877, a possibilidade de que os estados de energia de um sistema físico poderia ser discreto). Além disso interpretação das implicações do trabalho de Planck foi avançada por Albert Einstein em 1905 em conexão com seu trabalho sobre a efeito fotoelétrico para esta razão, o filósofo e historiador da ciência Thomas Kuhn argumentou que Einstein deve ser dado o crédito para a teoria quântica mais do que Planck, uma vez que Planck não entendia em uma profunda sensação de que ele estava "a introdução do quantum" como um verdadeiro entidade física. Seja como for, foi em reconhecimento de realização monumental de Planck que ele foi agraciado com o Prêmio Nobel de Física em 1918.

A descoberta da constante de Planck lhe permitiu definir um novo conjunto universal de unidades físicas (tais como a E o comprimento de Planck Planck massa), todos baseados na fundamentais As constantes físicas.

Posteriormente, Planck tentou compreender o significado de quanta de energia, mas sem sucesso. "Minhas tentativas unavailing de reintegração de alguma forma o quantum de ação na teoria clássica se estendeu por vários anos e me causou muitos problemas." Até alguns anos mais tarde, outros físicos gostar Rayleigh, Jeans e Lorentz definir a constante de Planck para zero, a fim de alinhar com a física clássica, mas Planck sabia muito bem que essa constante tem um valor diferente de zero preciso. "Eu sou incapaz de entender a teimosia Jeans '- ele é um exemplo de como um teórico nunca deve ser existente, o mesmo que Hegel foi para a filosofia. Tanto pior para os fatos, se eles não se encaixam. "

Max Born escreveu sobre Planck: "Ele era pela natureza e pela tradição de sua família conservadora, avessa a novidades revolucionárias e cética em relação a especulações Mas sua crença no poder imperativo de raciocínio lógico baseado em fatos era tão forte que ele não hesitou. para expressar uma reivindicação contradizendo a todos tradição, porque ele próprio tinha convencido de que nenhum outro resort foi possível ".

Einstein ea teoria da relatividade

Em 1905, os três papéis de época do até então completamente desconhecido Albert Einstein foram publicadas na revista Annalen der Physik. Planck foi um dos poucos que imediatamente reconheceu a importância da teoria da relatividade especial . Graças à sua influência, esta teoria foi logo amplamente aceito na Alemanha. Planck também contribuiu consideravelmente para estender a teoria da relatividade especial.

A hipótese de Einstein de quanta de luz ( fótons ), com base em 1.902 descoberta do Philipp Lenard de efeito fotoelétrico, foi inicialmente rejeitado pelo Planck. Ele não estava disposto a descartar completamente Maxwell teoria da 's eletrodinâmica. "A teoria da luz não seria jogada para trás por décadas, mas por séculos, na época em que Christian Huygens ousaram lutar contra a teoria da emissão poderoso de Isaac Newton ... "

Em 1910, Einstein apontou o comportamento anômalo da calor específico em baixas temperaturas como outro exemplo de um fenómeno que desafia a explicação pela física clássica. E Planck Nernst, buscando esclarecer o crescente número de contradições, organizou a Primeira Conferência de Solvay (Bruxelas 1911). Nesta reunião Einstein foi capaz de convencer Planck.

Enquanto isso, Planck tinha sido nomeado reitor da Universidade de Berlim, em que foi possível para ele para chamar Einstein para Berlim e estabelecer um novo professor para ele (1914). Logo os dois cientistas se tornaram amigos íntimos e se reuniu com freqüência para tocar música juntos.

Primeira Guerra Mundial

No início da Primeira Guerra Mundial Planck endossou o entusiasmo geral do público, escrevendo que, "Além de muito do que é horrível, também há muito que é inesperadamente grande e bela: a solução suave dos mais difíceis problemas políticos internos pela unificação de todas as partes (e) ... a exaltação de tudo de bom e nobre. "

No entanto, se absteve de Planck os extremos do nacionalismo. Em 1915, num momento em que a Itália estava prestes a aderir à Potências Aliadas, ele votou com sucesso para um trabalho científico de Itália, que recebeu um prêmio da Academia Prussiana de Ciências, onde Planck foi um dos quatro presidentes permanentes.

Planck também assinou o infame " Manifesto dos 93 intelectuais ", um panfleto de propaganda de guerra polêmica (enquanto Einstein manteve uma atitude estritamente pacifista que quase levou à sua prisão, sendo poupado pelo seu Cidadania suíça). Mas em 1915 Planck, depois de várias reuniões com físico holandês Lorentz, revogou partes do Manifesto. Em seguida, em 1916 ele assinou uma declaração contra o alemão annexationism.

Pós-Guerra e República de Weimar

Nos anos do pós-guerra turbulentos, Planck, agora a mais alta autoridade da física alemão, emitiu o slogan "perseverar e continuar a trabalhar" para seus colegas.

Em outubro de 1920, ele e Fritz Haber estabeleceu o Notgemeinschaft der Deutschen Wissenschaft (Organização de Emergência da Ciência alemão), destinada a fornecer apoio financeiro para a pesquisa científica. Uma parte considerável das verbas da organização distribuiria foram captados no exterior.

Planck também ocupou posições de liderança na Universidade de Berlim, a Academia Prussiana de Ciências, da Sociedade Alemã de Física e do Kaiser-Wilhelm-Gesellschaft (que em 1948 se tornou o Max-Planck-Gesellschaft). Durante esse tempo, as condições econômicas na Alemanha eram de tal forma que ele não era capaz de conduzir a pesquisa.

Durante o período entre guerras, Planck se tornou um membro da Deutsche Volks-Partei ( Partido Popular Alemão), o partido do Prémio Nobel da Paz Gustav Stresemann, que aspirava a fins liberais de política interna e objectivos, em vez revisionista para a política internacional.

Planck discordou da introdução de sufrágio universal e mais tarde expressou a opinião de que a ditadura nazista resultou de "a subida da regra das multidões".

Mecânica quântica

Da esquerda para a direita: W. Nernst, A. Einstein, M. Planck, RA Millikan e von Laue em um jantar dado por von Laue em Berlim, em 11 de novembro de 1931

No final dos anos 1920 Bohr , Heisenberg e Pauli tinha trabalhado fora do Interpretação de Copenhague da mecânica quântica, mas foi rejeitada por Planck, bem como Schrödinger, Laue, e Einstein . Esperado que Planck mecânica de ondas em breve tornar-teoria quantum seu próprio filho-desnecessária. Este não foi o caso, no entanto. Mais trabalho única cimentou a teoria quântica, mesmo contra a sua e repulsas filosóficas de Einstein. Planck experimentado a verdade de sua própria observação antes de sua luta com as vistas mais velhos em seus anos de juventude: "Uma nova verdade científica não triunfa convencendo seus oponentes e fazendo-os ver a luz, mas sim porque seus oponentes eventualmente morrem, e uma nova geração cresce que está familiarizado com ele ".

Ditadura nazista e da Segunda Guerra Mundial

Quando os nazistas tomaram o poder em 1933, Planck foi 74. Ele testemunhou muitos amigos e colegas expulsos de suas posições e humilhados judeus, e centenas de cientistas emigraram da Alemanha. Novamente ele tentou a "perseverar e continuar trabalhando" slogan e pediu cientistas que estavam considerando a emigração para permanecer na Alemanha. Ele esperava que a crise iria diminuir mais rapidamente ea situação política iria melhorar. Houve também um argumento mais profundo contra a emigração. Emigrando cientistas não-judeus alemães precisa olhar para posições acadêmicas no exterior, mas essas posições melhor servido cientistas judeus, que não tinham oportunidade de continuar a trabalhar na Alemanha.

Otto Hahn pediu Planck para reunir conhecidos professores alemães, a fim de emitir uma proclamação pública contra o tratamento dos professores judeus, mas Planck respondeu: "Se você é capaz de reunir hoje 30 desses senhores, então amanhã 150 outros vão vir e falar contra isso, porque eles estão ansiosos para assumir as posições dos outros. " Sob a liderança de Planck, o Kaiser-Wilhelm-Gesellschaft (KWG) evitou o conflito aberto com o regime nazista, exceto quanto Fritz Haber. Planck tentou discutir o assunto com Adolf Hitler , mas não teve sucesso. No ano seguinte, 1934, Haber morreu no exílio.

Um ano depois, Planck, tendo sido o presidente da KWG desde 1930, organizado em um estilo um tanto provocativo uma reunião comemorativa oficial do Haber. Ele também conseguiu permitindo secretamente uma série de cientistas judeus de continuar a trabalhar em institutos da KWG por vários anos. Em 1936, seu mandato como presidente da KWG terminou, eo governo nazista o pressionaram a abster-se de procurar um outro termo.

Como o clima político na Alemanha tornou-se gradualmente mais hostil, Johannes Stark, expoente proeminente Deutsche Physik ("Física Alemã", também chamado de "ariana Física") atacaram Planck, Sommerfeld e Heisenberg para continuar a ensinar as teorias de Einstein , chamando-os de "judeus brancos." O "Hauptamt Wissenschaft" (escritório do governo nazista para a ciência) iniciou uma investigação sobre a ascendência de Planck, mas todos eles poderiam descobrir que ele era "1/16 judaica."

Em 1938 Planck comemorou seu 80º aniversário. O DPG realizada uma celebração, durante a qual a medalha Max-Planck (fundado como a mais alta medalha pelo DPG em 1928) foi concedido ao físico francês Louis de Broglie. No final de 1938, a Academia Prussiana perdeu a sua independência remanescente e foi tomado pelos nazistas ( Gleichschaltung). Planck protestou por renunciar a sua presidência. Ele continuou a viajar com freqüência, dando muitas palestras públicas, tais como a sua conversa sobre religião e ciência, e cinco anos mais tarde ele estava suficientemente apto para escalar os picos de 3.000 metros nos Alpes.

Durante a Segunda Guerra Mundial o crescente número de missões de bombardeio dos Aliados contra Berlin forçado Planck e sua esposa a deixar temporariamente a cidade e viver no campo. Em 1942, ele escreveu: "Em mim um desejo ardente tem crescido a perseverar esta crise e viver o suficiente para ser capaz de testemunhar o ponto de viragem, o início de uma nova ascensão." Em fevereiro de 1944 sua casa em Berlim foi completamente destruída por um ataque aéreo, aniquilando todos os seus registros científicos e correspondência. Seu retiro rural foi ameaçado pelo rápido avanço dos exércitos aliados de ambos os lados. Após o final da guerra, ele foi levado a um parente em Göttingen.

Planck sofreu muitas tragédias pessoais depois de cinqüenta anos de idade. Em 1909, sua primeira esposa morreu aos 22 anos de casamento, deixando-o com dois filhos e filhas gêmeas. Filho mais velho de Planck, Karl, foi morto em ação em 1916. Sua filha Margarete morreu no parto em 1917 e outra filha, Emma, casou-se com o marido de sua irmã tarde e, em seguida, também morreu no parto, em 1919. Durante a Segunda Guerra Mundial, a casa de Planck em Berlim foi completamente destruída por bombas em 1944 e seu filho mais novo, Erwin, foi executado devido à tentativa de assassinato de Hitler na 20 de julho enredo. Erwin consequentemente morreu nas mãos da Gestapo em 1945 destruindo a vontade de Planck para viver. Até o final da guerra, Planck, sua segunda esposa, e seu filho por ela mudou-se para Göttingen, onde morreu em 04 de outubro de 1947.

Visão religiosa

Planck foi muito tolerante em relação aos pontos de vista alternativos e religiões . Em uma palestra em 1937, intitulado "Religião und Naturwissenschaft" ele sugeriu a importância destes símbolos e rituais relacionados diretamente com a capacidade de um crente para adorar a Deus, mas que é preciso estar consciente de que os símbolos fornecem uma ilustração imperfeita da divindade. Ele criticou o ateísmo para ser focado no escárnio de tais símbolos, enquanto ao mesmo tempo alertou para a sobre-avaliação da importância de tais símbolos pelos crentes.

Max Planck disse: "Toda a matéria se origina e existe apenas em virtude de uma força que traz a partícula de um átomo de vibração e ocupa este sistema solar mais minuto do átomo unido. Devemos assumir esta força por trás da existência de uma mente consciente e inteligente . Essa mente é a matriz de toda a matéria "em 1944, o que indica que ele acreditava em algum tipo de Deus.

Planck considerado o cientista como um homem de imaginação e fé, "fé" interpretado como sendo semelhante a "ter uma hipótese de trabalho". Por exemplo, a o princípio da causalidade não é verdadeiro ou falso, é um ato de fé. Assim Planck pode ter indicado uma visão que aponta para Programas de investigação Imre Lakatos processar as descrições, onde a falsificação é principalmente tolerável, na fé da sua futura remoção. Ele também disse: ". Tanto Religião e ciência exigem uma crença em Deus Para os crentes, Deus está no começo, e para os físicos Ele está no final de todas as considerações ... Para o ex Ele é a fundação, a este último, a coroa do edifício de cada visão de mundo generalizada ".

Por outro lado, Planck escreveu: "... 'acreditar' significa 'para reconhecer como verdade", eo conhecimento da natureza, avançando continuamente em trilhas incontestavelmente seguro, tornou absolutamente impossível para uma pessoa que possui alguma formação em ciência natural para reconhecer como fundada na verdade os muitos relatos de extraordinário contrariando as leis da natureza, dos milagres que ainda são comumente considerados como suportes essenciais e confirmações de doutrinas religiosas, e que antigamente costumava ser aceitas como fatos puros e simples, sem dúvida ou crítica. A crença em milagres deve recuar passo a passo antes implacavelmente e progredindo de forma confiável ciência e não podemos dúvida de que, mais cedo ou mais tarde isso deve desaparecer completamente. "

Mais tarde na vida, vista de Planck sobre Deus fosse a de um deísta. Por exemplo, seis meses antes de sua morte um rumor começou que Planck havia se convertido ao Catolicismo, mas quando questionado o que o tinha levado a dar este passo, ele declarou que, embora ele sempre tinha sido profundamente religiosa, que não acredita que "em um Deus pessoal, muito menos um Deus cristão."

Honras e prêmios

O Max Planck dois Deutsche Mark moeda
  • " Pour le Mérite "para a Ciência e Artes 1915 (em 1930, ele tornou-se chanceler do presente despacho)
  • Prêmio Nobel de Física 1918 (concedido 1919)
  • Medalha Lorentz 1927
  • Medalha Franklin (1927)
  • Adlerschild des Deutschen Reiches (1928), um prêmio do Alemão Reich Presidente
  • Max Planck de medalhas (1929, bem como Einstein )
  • Medalha Copley (1929)
  • Planck recebeu doutorados honorários das universidades de Frankfurt, Munique ( TH), Rostock, Berlin (TH), Graz, Atenas, Cambridge, Londres e Glasgow.
  • O asteróide 1069 foi nomeado o "Stella Planckia" pelo União Astronômica Internacional (1938)

Publicações

  • Planck, Max. (1900). " Entropia e temperatura de calor radiante. "Annalen der Physik, vol. 1. não 4. Abril, pg. 719-37.
  • Planck, Max. (1901). " Sobre o Direito de Distribuição de Energia no normal Spectrum ". Annalen der Physik, vol. 4, p. 553 e ss.
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Max_Planck&oldid=543665228 "