Conteúdo verificado

Nitrato de potássio

Assuntos Relacionados: Os compostos químicos

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Crianças SOS, uma instituição de caridade educação , organizou esta selecção. Com SOS Children você pode escolher para patrocinar crianças em mais de cem países

Nitrato de potássio
Identificadores
Número CAS 7757-79-1
Propriedades
Fórmula molecular KNO 3
Massa molar 101.1032
Aparência sólido branco
Densidade 2,109 g · cm -3 (16 ° C) (sólido
Ponto de fusão

334 ° C

Ponto de ebulição

400 ° C decomp.

Perigos
MSDS MSDS External
Classificação da UE O
Frases R 8
Frases-S 17, 24/25
NFPA 704
NFPA 704.svg
0
1
3
OX
Os compostos relacionados
Outros aniões Nitrito de potássio
Outros cátions Nitrato de lítio
Nitrato de sódio
Nitrato de rubídio
Nitrato de césio
Página Suplementar dados
Estrutura e
Propriedades
N, ε r, etc.
Termodinâmica
dados
Comportamento de fase
Sólido, líquido, gasoso
Os dados espectrais UV, IV, RMN , MS
Excepto quando indicado, os dados são dados para materiais no seu estado normal (a 25 ° C, 100 kPa)
Referências de Infobox
A estrutura cristalina de KNO 3

Nitrato de potássio é um composto químico com a fórmula química K N O 3. Uma fonte mineral natural de nitrogênio , KNO 3 constitui uma crítica componente oxidante do pó preto pólvora . No passado, também foi utilizado para vários tipos de fusíveis de queima, incluindo partidas lentas. Uma vez que o nitrato de potássio prontamente precipita, urina era uma fonte significativa, através de vários meios de mau odor, a partir da Baixa Idade Média e Início da era moderna por meio do século 19.

Seus nomes comuns incluem salitre, de Medieval Petrae sal Latina: "sal de pedra" ou possivelmente "Sal da Petra "(salitre em Inglês dos EUA), de nitrato de potássio, e salitre. O nome Chile salitre é aplicada a nitrato de sódio, um composto de azoto diferente, que também é usada em explosivos e fertilizantes.

Descrição

Nitrato de potássio é o componente oxidante de pó preto . Antes da grande escala industrial fixação de nitrogênio por meio do Processo Haber, principais fontes de nitrato de potássio foram os depósitos de cristalização a partir de paredes de cavernas e o escoamento da decomposição material orgânico. Dung-montes eram uma fonte particularmente comum: amônia a partir da decomposição da ureia e outros materiais nitrogenados iria sofrer oxidação bacteriana para produzir nitrato. Era e também é usado como um componente em alguns fertilizantes . Quando utilizada por si só como um fertilizante, que tem uma NPK 13-0-38 de (indicando 13,9%, 0%, e 38,7% de azoto, fósforo e potássio, em massa, respectivamente). O nitrato de potássio já foi pensado para induzir impotência, e ainda é rumores de ser em alimentos institucional (como a tarifa militar) como um anaphrodisiac; estas utilizações seria ineficaz, uma vez que o nitrato de potássio não tem essas propriedades. No entanto, o nitrato de potássio e outros nitratos que combater com sucesso a pressão arterial elevada e são utilizados clinicamente para aliviar angina.

Fabricação

Historicamente, nitre-camas foram preparadas misturando estrume com as cinzas ou argamassa ou madeira, terra comum e materiais orgânicos como palha para dar porosidade para uma pilha de compostagem tipicamente 1,5 metros de altura por 2 metros de largura por 5 metros de comprimento. A pilha foi geralmente sob uma tampa da chuva, mantida úmida com urina, virou-se muitas vezes para acelerar a decomposição e lixiviado com água depois de aproximadamente um ano. O líquido contendo vários nitratos foi, então, convertido com cinzas de madeira para nitratos de potássio, cristalizado e refinado para uso em pólvora .

Em tempos mais rurais, a urina foi recolhida e usada na fabricação de pólvora. Urina velha foi filtrada através de um tambor cheio de palha e deixou-se continuar a ácida por um ano ou mais. Após este período de tempo, a água foi utilizada para lavar os sais químicas resultantes da palha. Esta suspensão foi filtrada através de cinzas de madeira e deixou-se secar ao sol. Cristais de salitre foram então recolhidos e adicionados a brimstone e carvão vegetal para criar pó preto .

O nitrato de potássio pode também ser colhidas a partir de acumulações guano de morcego em cavernas. Este foi o método tradicional utilizado no Laos para o fabrico de pólvora para Golpe Fai foguetes.

Durante o século 19 e até por volta da Primeira Guerra Mundial , nitrato de potássio foi produzido em escala industrial, em primeiro lugar pelo Processo Birkeland-Eyde em 1905, e, posteriormente, a partir de amónio produzido pela muito mais eficiente Processo Haber. O último processo veio on-line durante a Primeira Guerra Mundial, e fornecido Alemanha com nitratos críticos para a guerra que de outra forma não tinha acesso porque os depósitos de nitrato natural no Chile estavam em mãos britânicas. Supõe-se que esta prolongada Primeira Guerra Mundial Hoje praticamente todos os nitratos são produzidos por amoníaco a partir do processo de Haber.

Aplicações

Salitre foi utilizado como um anaphrodisiac ao longo da história.

Nitrato de potássio é também utilizada como um fertilizante , em propulsor do foguete amador, e em muitos fogos de artifício, como fumo bombas, em que uma mistura com açúcar produz uma nuvem de fumaça de 600 vezes o seu próprio volume. A razão para bombas de fumaça usando sacarose (açúcar em pó) e nitrato de potássio é de 40 (C 12 H 22 O 11): 60 (KNO 3). Ele pode ser utilizado tal e qual, ou consolidados em um nódulo através da mistura com água para fazer uma pasta e de permitir que secasse durante a noite.

No processo de conservação de alimentos, nitrato de potássio tem sido um ingrediente comum de carne salgada, mas seu uso foi preterido. Na União Europeia, é referido como E252.

É comumente utilizada em cigarros pré-enrolados para manter um até mesmo queimar do tabaco

Nitrato de potássio é também o componente principal (em geral cerca de 98%) do removedor de tronco de árvore; que acelera a decomposição natural do coto.

Também tem sido utilizado no fabrico de sorvete e pode ser encontrado em alguns dentífricos para sensíveis dentes. Recentemente, o uso de nitrato de potássio em pastas de dentes para o tratamento de dentes sensíveis aumentou drasticamente, apesar do facto de que não foi conclusivamente mostrado para ajudar a hipersensibilidade dentária.

Nitrato de potássio é também uma das três partes de pó preto , juntamente com pó de carvão (substancialmente de carbono) e enxofre, onde actua como um oxidante.

Literatura

  • Alan Williams: A produção de salitre na Idade Média, Ambix, 22 (1975), p. 125-33. Maney Publishing, ISSN 0002-6980.
Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Potassium_nitrate&oldid=193279070 "