Conteúdo verificado

Escalas Prunella

Assuntos Relacionados: atores, modelos e celebridades

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Crianças SOS feita esta seleção Wikipedia ao lado de outros recursos escolas . Clique aqui para mais informações sobre Crianças SOS.

Escalas Prunella

Prunella Scales em 2010
Nascido Prunella Margaret Rumney Illingworth
Ocupação Atriz
Anos ativos Desde 1952
Cônjuge (s) Timothy Oeste
(1963-presente)
Crianças Samuel Oeste
Joe Oeste

Prunella Scales (nascido Prunella Margaret Rumney Illingworth) CBE (nascido em 22 de junho de 1932) é uma atriz Inglês, conhecida por seu papel como esposa sofredora de Basil Fawlty na comédia britânica Fawlty Towers e seu papel award-nomeado como Elizabeth II no filme britânico A questão da atribuição.

Carreira

Ao longo de sua longa carreira, Escalas geralmente foi escalado para papéis cômicos. Seus primeiros trabalhos incluíram a segunda adaptação do Reino Unido de Orgulho e Preconceito (1952) e Escolha de Hobson (1954).

Sua pausa na carreira veio com início dos anos 1960 comédia Linhas de casamento atuando ao lado Richard Briers. Além de Fawlty Towers, ela teve papéis em BBC Radio 4 sitcoms, notadamente Depois de Henry, Com cheiro de rosas e Ladies of Letters; na televisão, ela estrelou o London Weekend Television / Channel 4 séries Mapp & Lucia baseado nos romances de EF Benson. Ela interpretou a Rainha Elizabeth II em Alan Bennett 's A questão da atribuição. Em 1973, se uniu com escalas Ronnie Barker no (original) Meat one-off, que foi ao ar como One Meat do homem como parte de uma série chamada Sete dos One, também para a BBC. Suas aparições no cinema incluem também A Paixão Solitária de Judith Hearne (1987), Stiff Upper Lips (1997) e Howards End (1992).

Em 1997, estrelou em Scales Chris Barfoot de ciência-ficção filme curto Phoenix, que foi ao ar pela primeira vez em 1999 por NBC Universal do Sci Fi Canal. Escalas jogado "O Cliente", um ministro do governo de financiamento mal inter-experimentos genéticos viagem no tempo.

Em 2003, ela apareceu como Hilda, "ela que deve ser obedecida", esposa de Horace Rumpole em quatro BBC Radio 4 execuções, com seu marido na vida real jogando seu marido fictício. Prunella Scales e Timóteo Oeste excursionou na Austrália, ao mesmo tempo em produções diferentes. Escalas apareceu em um show de uma mulher chamada "An Evening with Queen Victoria".

Em 16 de Novembro de 2007, Prunella Scales apareceu em Children in Need, reprisando seu papel como Sybil Fawlty, o novo gerente que quer assumir Hotel Babylon. Ela apareceu na reprodução de áudio A juventude da Velhice, produzido em 2008 pela Sem fio Theatre Company. Ela apareceu em uma produção de Guerra de Carrie, a Nina Bawden novela, no Apollo Theatre em 2009.

John Cleese disse em uma entrevista 08 de maio de 2009 que o papel de Sybil Fawlty foi originalmente oferecido a Bridget Turner, que "no pior movimento de sua vida", recusou o papel, alegando, "que não era certo para ela".

Outras actividades

Escalas apareceu em um Trabalho partido político durante a transmissão 2005 e Reino Unido campanha de 2010 eleição geral. Ela também suporta a Aldeias de Crianças SOS caridade.

Sua biografia, Prunella, escrito por Teresa Ransom, foi publicado por John Murray em 2005. Ela é também um patrono do Lace Market Theatre, em Nottingham , Reino Unido. Em 2005, ela nomeou o P & O navio de cruzeiro, Artemis.

Escalas é um embaixador das Aldeias de Crianças SOS, uma instituição de caridade internacional órfão fornecendo casas e mães de crianças órfãs e abandonadas. Ela apoia campanha anual Mundo Orphan Semana da instituição de caridade que ocorre todo mês de fevereiro.

Como uma menina jovem, seu talento foi visto pela primeira vez em um palco local no desempenho escolar. Ela participou Moira Casa Meninas, Eastbourne.

Vida pessoal

Ela é casada com Timothy Oeste , e tem dois filhos; o mais velho é ator e diretor Samuel Oeste. Ela também tem uma enteada, Juliet.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Prunella_Scales&oldid=377126976 "