Conteúdo verificado

ROT13

Assuntos Relacionados: Criptografia

Sobre este escolas selecção Wikipedia

Crianças SOS tentou tornar o conteúdo mais acessível Wikipedia por esta selecção escolas. SOS Children trabalha em 45 países africanos; você pode ajudar uma criança em África ?

ROT13 substitui cada letra pelo seu sócio 13 caracteres mais ao longo do alfabeto. Por exemplo, torna-se OLÁ URYYB (ou, descriptografar, URYYB se torna OLÁ novamente).

ROT13 ("rodar por 13 lugares", às vezes com hífen ROT-13) é uma simples cifra de substituição utilizados em fóruns on-line como um meio de se esconder spoilers, punchlines, as soluções de quebra-cabeça, e materiais ofensivos do olhar casual. ROT13 tem sido descrita como o " Usenet equivalente a uma revista de imprimir a resposta a um questionário de cabeça para baixo ". ROT13 é uma variação da cifra de César , desenvolvido na Roma antiga.

ROT13 é sua própria inversa ; isto é, para desfazer ROT13, o mesmo algoritmo é aplicado, de modo que a mesma acção pode ser utilizado para a codificação e descodificação. O algoritmo fornece não real de criptografia de segurança e nunca deve ser usado para tal. Ele é frequentemente citado como um exemplo canônico de criptografia fraca. ROT13 tem inspirado uma série de letras e palavras jogos on-line, e é frequentemente mencionada em conversas de newsgroups.

Descrição

Aplicando ROT13 a um pedaço de texto requer apenas examinando seus caracteres alfabéticos e substituindo cada um pela letra 13 lugares mais adiante no alfabeto , envolvendo de volta ao início, se necessário. A torna-se N, B torna-O, e assim por diante até M , que se torna Z, então inverte a sequência: N se torna A, S torna-se B, e assim por diante a Z, que se torna H. Somente aquelas letras que ocorrem no Inglês alfabeto são afetados; números, símbolos, espaços em branco, e todos os outros personagens são deixadas inalteradas. Porque existem 26 letras no alfabeto Inglês e 26 = 2 × 13, a função ROT13 é sua própria inversa :

\ Mbox {} _ {PODRIDÃO 13} (\ mbox {} _ {PODRIDÃO 13} (x)) = \ mbox {} PODRIDÃO _ {26} (x) = x para todo o texto x.

Em outras palavras, duas aplicações sucessivas de ROT13 restaurar o texto original (em matemática , isto é às vezes chamado de involução; em criptografia, uma cifra recíproca).

A transformação pode ser realizada utilizando um tabela de pesquisa, tal como a seguinte:

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyz
NOPQRSTUVWXYZABCDEFGHIJKLMnopqrstuvwxyzabcdefghijklm

Por exemplo, na seguinte piada, o punchline tem sido obscurecida por ROT13:

 Como você pode dizer uma pessoa extrovertida de um
 introvertido em   NSA?  Va ryringbef gur,
 gur rkgebireg ybbxf ng gur BGURE thl'f fubrf. 

Transformar todo o texto através do formulário ROT13, a resposta para a piada é revelado:

 UBJ pna lbh gryy na rkgebireg Sebz na
 vagebireg ng AFN?  Nos elevadores,
 o extrovertido olha para sapatos do outro cara.

A segunda aplicação de ROT13 iria restaurar o original.

Uso

ROT13 estava em uso nas net.jokes newsgroup no início da década de 1980. Ele é usado para esconder piadas potencialmente ofensivos ou para obscurecer uma resposta para um enigma ou outro saqueador. Uma mudança de treze foi escolhido em relação a outros valores, tais como três, como na cifra de César original, porque treze é o valor que providencia que a codificação e descodificação são equivalentes, permitindo, assim, a conveniência de um único comando para ambos. ROT13 é normalmente suportado como um recurso built-in para o software newsreading. Os endereços de email também, por vezes, codificados com ROT13 para escondê-los de menos sofisticado bots de spam.

ROT13 é equivalente a uma algoritmo de criptografia conhecido como uma cifra de César, atribuída a Júlio César , no século 1 aC. ROT13 não se destina a ser usado onde sigilo é de qualquer preocupação-o uso de um deslocamento constante significa que a criptografia tem efectivamente nenhuma chave, e descriptografia não requer mais conhecimento do que o fato de que ROT13 está em uso. Mesmo sem este conhecimento, o algoritmo é facilmente quebrado através análise de frequência. Por causa de sua inadequação absoluta para um segredo real, ROT13 se tornou um slogan para se referir a qualquer visivelmente fraco esquema de criptografia; um crítico pode alegar que "56-bit DES é um pouco melhor do que ROT13 nos dias de hoje. " Além disso, em um jogo em termos reais, como "double DES", os termos "duplo ROT13", "ROT26" ou "2ROT13" surgem com a intenção Bem humorado, incluindo um trabalho acadêmico paródia "no algoritmo de criptografia 2ROT13". Como aplicar ROT13 a um texto já ROT13-criptografada restaura o original texto simples, ROT26 é equivalente a nenhuma criptografia em tudo. Por extensão, triple-ROT13 (usado em analogia brincando com 3DES) é equivalente a ROT13 regular.

Em Dezembro de 1999, verificou-se que Netscape Communicator usado ROT-13 como parte de um esquema inseguro para armazenar senhas de e-mail. Em 2001, o programador russo Dimitry Sklyarov demonstrou que um fornecedor de eBook, New Paradigm Research Group (NPRG), usado para criptografar ROT13 seus documentos; tem-se especulado que NPRG pode ter confundido o brinquedo ROT13 exemplo fornecido com o Adobe eBook kit de desenvolvimento de software-para um esquema de criptografia sério. Windows XP usa ROT13 em algumas das suas chaves de registo.

Jogos de carta e cultura líquida

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz
NOPQRSTUVWXYZABCDEFGHIJKLM
ahafreira antnag
balkônix um bar
barfqueridos ser ou
binóvulos refluxostelhado
invejoferroviário erre
errarecife abasync
peleela geltentar
mosquitotang irkvex
caixeiropirex puramentecheryl
PNGgato Divertimento SHA
furbysheol terra verde
o queJung URLhey
púrpurachecheno brilhadoFUBAR

ROT13 oferece uma oportunidade para jogos de carta. Algumas palavras vão, quando transformada com ROT13, produzir outra palavra. O exemplo mais longo no idioma Inglês é o par de 7 de palavrões abjurer e em nenhum lugar; há também a par checheno e púrpura 7 letras. Outros exemplos de palavras como estes são mostrados na tabela.

A 1989 Ofuscado C Concurso Código Internacional (IOCCC) incluiu uma entrada por Brian Westley. Westley de programa de computador pode ser ROT13'd ou revertido e ainda compila corretamente. Sua operação, quando executado, ou é para executar ROT13 codificação em, ou a inverter a sua entrada.

O alt.folklore.urban newsgroup cunhou um furrfu palavra- -que era a codificação ROT13 do enunciado frequentemente codificado "sheesh". "Furrfu" evoluiu em meados de 1992 como uma resposta aos lançamentos de repetição mitos urbanos sobre alt.folklore.urban, depois de alguns cartazes reclamou que "Sheesh!" como resposta a recém-chegados estava sendo usado em demasia.

Variantes

ROT47 é um derivado de ROT13 que, para além de cifragem as letras básicas, também trata os números e símbolos comuns. Em vez de usar a seqüência de A-Z como o alfabeto, ROT47 usa um conjunto maior de caracteres a partir do comum codificação de caracteres conhecido como ASCII . Especificamente, todos os caracteres imprimíveis 7-bit, exceto o espaço, a partir decimal 33 '!' a 126 '~' são rodados por 47 posições, sem preservar especial do caso. O uso de um alfabeto maior destina-se a produzir uma ofuscação mais completa do que a de ROT13, ROT47 mas porque introduz números e símbolos na mistura, sem discriminação, é muito mais óbvio que o texto tenha sido cifrado.

Exemplo:
O Fox rápido de Brown salta sobre o cão preguiçoso.
... Encripta a ...
96% "F: 4 <? QC @ H @ u I YF> AD ~ G6C% 96 {2KJ s @ 8]

O Biblioteca GNU C, um conjunto de rotinas padrão disponíveis para uso em programação de computadores , contém um memfrob funciona- () -que tem um efeito semelhante ao ROT13, embora se destine a ser utilizado com dados binários arbitrários. A função opera através da combinação de cada byte com o binário padrão 00101010 ( 42) utilizando o ou (XOR) operação exclusiva. Isto efetua uma simples cifra XOR. Como ROT13, memfrob () é auto-recíproca, e fornece um nível semelhante de segurança.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=ROT13&oldid=218729139 "