Sainsbury
Informações de fundo
Crianças SOS têm produzido uma seleção de artigos da Wikipedia para escolas desde 2005. Com SOS Children você pode escolher para patrocinar crianças em mais de cem países
Coordenadas: 51 ° 31'02 "N 0 ° 06'30" W
Tipo | Público |
---|---|
Negociados como | LSE : SBRY |
Indústria | Retailing |
Fundado | 1869 |
Sede | 33 Holborn, Londres , EC1N 2HT, Reino Unido |
Número de locais | 1012 (Em março de 2012) |
Principais pessoas | David Tyler ( Presidente) Justin Rei ( Chefe Executivo) |
Produtos | Loja de conveniência / estação de serviço, hipermercado / supercenter / superloja, supermercado |
Receita | R $ 22,294 bilhões (2012) |
O resultado operacional | £ 874.000.000 (2012) |
Resultado líquido | £ 598.000.000 (2012) |
Funcionários | 152.000 (2012) |
Subsidiárias | Sainsbury Bank Plc Sainsbury Supermercados Ltd. Sainsbury Convenience Stores Ltd. |
Site | Site Corporativo Site do Consumidor |
J Sainsbury plc é a empresa-mãe da Sainsbury Supermercados Ltd, vulgarmente conhecido como Sainsbury, a terceira maior cadeia de supermercados no Reino Unido, com uma quota de setor de supermercados do Reino Unido de 16,5%. A sede do grupo está no Centro de Apoio da loja Sainsbury em Holborn Circus, City of London . O grupo também tem interesses em propriedade e bancário.
Sainsbury foi fundada em 1869 por John James Sainsbury e sua esposa Mary Ann Sainsbury (née Staples), em Londres, Inglaterra, e cresceu rapidamente durante a era vitoriana. Ele cresceu para se tornar o maior supermercado varejista em 1922, foi pioneira varejo de auto-serviço no Reino Unido, e teve seu auge na década de 1980. Em 1995, a Tesco alcançou Sainsbury para se tornar o líder de mercado, e Asda tornou-se o segundo maior em 2003, rebaixando Sainsbury para o terceiro lugar.
A partir de maio de 2011, os maiores acionistas da família Sainsbury são Lord Sainsbury of Turville com 4,99%, com Judith Retrato agente fiduciário de vários assentamentos Sainsbury e fundos de caridade segurando 3,92%. O maior accionista global é o fundo soberano do Catar, o Qatar Investment Authority, que detêm 25,999% da empresa.
Ele está listada na Bolsa de Londres e é um componente do Índice FTSE 100.
História
A era vitoriana
Sainsbury foi estabelecida como uma parceria em 1869, quando John James Sainsbury e sua esposa Mary Ann abriu uma loja na 173 Drury Lane, em Holborn, em Londres. Ele começou como um varejista de alimentos frescos e mais tarde expandido para mantimentos embalados, como chá e açúcar. Sua filosofia de negociação, como afirmou em um sinal de fora de sua primeira loja em Islington, foi "perfeita qualidade, preços mais baixos".
Foi muito inovador na medida em que suas lojas, em vez de com cinco linhas de marca própria como arqui-rival Home and Colonial, que oferecia uma ampla variedade de linhas de marca própria em comparação. Em vez de andares serragem e balcões de madeira, Sainsbury vangloriou bancada de mármore, pisos de mosaico e paredes brancas de azulejos. A equipe ainda tinha um uniforme de aventais brancos. Lojas começaram a procurar semelhante, para que as pessoas poderiam reconhecê-los em toda Londres, uma alta de ferro fundido «J. SAINSBURY '. Sinal de destaque em cada loja, para que suas lojas pode ser visto em treinadores e omnibuses, e as entregas-the-back rodada começou a adicionar maior comodidade e rivais não chateado devido a Sainsbury popularidade.
Em 1922 J Sainsbury foi incorporada como uma empresa privada, como 'J. Sainsbury limitada ', quando se tornou o maior grupo de supermercado do Reino Unido.
A essa altura, cada loja tinha seis departamentos: leiteria, bacon e presuntos, aves e caça, carnes cozidas e de carnes frescas. Mantimentos não tinha sido introduzido até 1903, quando John James comprada filial de uma mercearia em 12 Kingsland High Street, Dalston. Entrega em domicílio destaque em cada loja como havia menos carros nesses dias. Sites foram cuidadosamente escolhidos, com uma posição central em um desfile selecionado em detrimento de uma loja de esquina. Isto permitiu uma tela maior de produtos, o que poderia ser mantido mais frio no verão, o que era importante como não havia refrigeração.
No momento em que John James Sainsbury morreram em 1928, havia 128 lojas. Suas últimas palavras foram ditas ser "Mantenha as lojas bem iluminadas '. Ele foi substituído por seu filho mais velho, John Benjamin Sainsbury, que tinha ido em parceria com seu pai em 1915.
Os anos entre guerras e da Segunda Guerra Mundial
Durante os anos 1930 e 1940, com a empresa agora administrada pelo filho mais velho de John James Sainsbury, John Benjamin Sainsbury, a empresa continuou a refinar a sua oferta de produtos e manter sua liderança em termos de design da loja, conveniência e limpeza. A empresa adquiriu a cadeia Thoroughgood baseada em Midlands em 1936.
Alan Sainsbury, o neto do fundador (mais tarde Lord Sainsbury de Drury Lane) tornou-se comum diretor da Sainsbury junto com seu irmão Sir Robert Sainsbury em 1938 depois que seu pai, John Benjamin Sainsbury, teve um pequeno ataque cardíaco.
Após a eclosão da II Guerra Mundial , muitos dos homens que trabalharam para Sainsbury foram chamados a fazer Serviço Nacional e foram substituídos por mulheres. Dada a reputação da Sainsbury para alimentos de qualidade a preços justos, a Segunda Guerra Mundial foram tempos difíceis para Sainsbury, como com a maioria de suas lojas comerciais na área de Londres, foram bombardeados ou danificado. Volume de negócios caiu para metade do nível de antes da guerra. A comida era racionada, e uma loja em particular em East Grinstead foi tão danificada na sexta-feira 09 de julho de 1943, que teve que se mudar para a Igreja local como um substituto temporário, enquanto um novo foi construído. Esta loja não foi concluída até 1951.
Supermercados de auto-atendimento pioneiras
Em 1956, Alan Sainsbury tornou-se presidente após seu pai, a morte de John Benjamin Sainsbury. Durante os anos 1950 e 1960, os supermercados de auto-serviço pioneiro de Sainsbury no Reino Unido. Em uma viagem para os Estados Unidos da América, Alan Sainsbury perceberam os benefícios de lojas de auto-serviço, e acreditava que o futuro da Sainsbury foi supermercados de 10.000 pés quadrados (930 m 2) self-service, com, eventualmente, a vantagem adicional de um carro estacionar para maior comodidade. O ramo primeiro self-service aberto em Croydon em 1950.
Sainsbury foi um pioneiro no desenvolvimento de produtos de marca própria; o objetivo era oferecer produtos que combinam com a qualidade dos produtos de marca nacional, mas a um preço mais baixo. Expandiu-se mais cautela do que Tesco, evitando aquisições, e ele nunca ofereceu figurinhas.
Apogeu da Sainsbury
Até que a empresa veio a público em 12 de julho de 1973, como J Sainsbury plc, a empresa foi integralmente detida pela família Sainsbury. Foi na época o maior já flutuação na London Stock Exchange ; a empresa recompensou os lances menores para ações, a fim de criar tantos acionistas possível. Um milhão de ações foram reservados para o pessoal, o que levou a muitos membros da equipe comprando ações que dispararam em valor. Dentro de um minuto a lista de aplicativos foi fechada: £ 495.000.000 tinha sido oferecido por £ 14.500.000 acções disponíveis. A família de Sainsbury no momento retidos 85% das ações da empresa. A imprensa febril que cercaram a flutuação bastante reforçada nova imagem dinâmica da empresa.
A empresa beneficiou, também, de uma consistência de gestão, decorrentes da propriedade familiar e controle. O fato de que ele não ir a público até 1973 não era uma desvantagem; ao contrário Tesco , Sainsbury cresceu organicamente ao invés de aquisições de empresas, e, pelo menos durante este período, não precisa usar suas ações como moeda de aquisição. Sainsbury tinha a vantagem, compartilhada, em certa medida pela Tesco, de uma posição de mercado forte em Londres e no Sudeste.
A maioria dos altos cargos eram ocupados por membros da família; John Davan Sainsbury (mais tarde Lord Sainsbury de Preston Candover), um membro da quarta geração da família fundadora, assumiu a presidência de seu tio Sir Robert Sainsbury, em 1969, que tinha sido presidente por dois anos a partir de 1967 após a aposentadoria de Alan Sainsbury.
Sainsbury começaram a substituir seus 10.000 pés quadrados (930 m 2) High Street lojas com os supermercados de auto-atendimento acima de 20.000 pés quadrados (1.900 m 2), que eram ou em locais fora da cidade ou em centros de cidade regenerados. A política da Sainsbury foi investir no uniforme, lojas bem concebido com uma forte ênfase na qualidade; seu slogan era "bons custos de alimentos menos na Sainsbury". Durante a década de 1970 o tamanho médio das lojas Sainsbury subiram de 10.000 pés quadrados (930 m2) para cerca de 18.000 pés quadrados (1.700 m2); a primeira loja de ponta-de-cidade, com 24.000 pés quadrados (2.200 m2) de área de vendas, foi inaugurado em Cambridge em 1974. O último contador ramo de serviço fechada em Peckham em 1982.
Embora essas lojas maiores continha alguns itens não alimentares, eles não tinham a intenção de corresponder ao que Asda vinha fazendo no norte; Sainsbury focado mais única e exclusivamente em alimentos.
Para participar no setor de hipermercados, Sainsbury formou uma joint venture, conhecida como SavaCentre, com British Home Stores. A primeira loja foi aberta em SavaCentre Washington, Tyne and Wear, em 1977; quase metade do espaço, no valor de cerca de 35.000 pés quadrados (3.300 m2), foi dedicada aos têxteis, artigos eléctricos e hardware. Como o formato de hipermercado tornou-se mais mainstream, com rivais como a Asda e Tesco lançando lojas cada vez maiores, foi decidido que uma marca separada não era mais necessário e as lojas foram convertidas para o formato hipermercado regular da Sainsbury, em 1999. Isto está em direto contrastam com as empresas rivais Tesco e Asda, que foram se expandindo rapidamente seus Tesco extra e Asda Wal-Mart Supercentre formatos hipermercado nos últimos anos.
Outra diversificação ocorreu em 1979, quando Sainsbury formou uma joint venture com a retalhista belga, GB-Inno-BM, a criação de uma cadeia de do-it-yourself lojas sob a Nome Homebase. O plano era para abrir uma loja de DIY com um layout de estilo supermercado. Homebase foi triplicou de tamanho em 1995 com a aquisição da rival Texas Homecare da Ladbroke Group plc. Sainsbury vendido a cadeia Homebase em dezembro de 2000 em uma dupla negócio no valor de R $ 969 milhões. As vendas da cadeia de lojas para se aventurar capitalista Schroder Ventures gerada £ 750.000.000 e venda de 28 locais de desenvolvimento, que tinham sido reservados para futuras lojas Homebase, foram vendidos por £ 219.000.000 para rivalizar da B & Q empresa-mãe, Kingfisher plc.
O crescimento da empresa ainda estava amplamente baseado em alimentos, com apenas uma modesta contribuição do negócio de SavaCentre (dos quais Sainsbury tomou controle total em 1989). Houve, no entanto, a diversificação fora do Reino Unido.
Em Novembro de 1983 Sainsbury comprado 21% de Supermercados de Shaw, o segundo maior grupo de supermercado no nordeste dos Estados Unidos (principalmente em Nova Inglaterra). Em junho de 1987, a Sainsbury adquiriu o restante da empresa, com a intenção de criar um negócio de alta qualidade varejo de alimentos regionais com base nos mesmos princípios que a operação baseada no Reino Unido.
Em 1985, o presidente informou que durante os últimos 10 anos os lucros cresceu de £ 15.000.000 para mais de £ 168.000.000, um aumento anual de 30,4% - depois de permitir que a inflação uma taxa de crescimento real anual de 17,6%.
Durante a década de 1980, a Companhia investiu em nova tecnologia: a proporção de vendas passando por caixas de digitalização EPOS subiu de 1% para 90%.
Com o advento da cidade de complexos comerciais durante os anos 1980, Sainsbury foi um dos muitos grandes nomes do varejo para abrir novas lojas em tais complexos - nomeadamente com a sua loja no Meadowhall Shopping Centre, Sheffield (originalmente como um SavaCentre) em 1990, que foi convertido em uma loja regular Sainsbury, em 2005, e foi encerrado em 2006 eo Merry Hill Shopping Centre em Brierley Hill no West Midlands (parte de uma Zona Empresarial), que abriu em Setembro de 1989 para substituir uma loja em Centro da cidade de Dudley. O sucesso da loja Merry Hill, combinado com o aparecimento de a recessão resultou em uma queda do comércio na loja nas proximidades de Halesowen, que fechou em 1992.
Sainsbury expandiu sua operação para a Escócia com uma loja em Darnley abertura em Janeiro de 1992, (o SavaCentre em Cameron Toll em Edimburgo tinha aberto em 1984). Em junho de 1995 Sainsbury anunciou sua intenção de entrar no mercado da Irlanda do Norte, até que ponto dominado por empresas locais. Entre dezembro de 1996 e dezembro de 1998, a empresa abriu sete lojas. Dois outros na Sprucefield, Lisburn e Holywood câmbio, Belfast não abriria até 2003 devido a desafios legais prolongadas. O movimento de Sainsbury na Irlanda do Norte foi realizada de uma forma muito diferente da de Tesco. Enquanto saídas de Sainsbury eram todos novos desenvolvimentos, Tesco (para além de um Tesco Metro) em vez de comprado cadeias existentes Associated British Foods (ver Tesco Irlanda).
Em 1991, o grupo ostentava um recorde de 12 anos de aumentos de dividendos de 20% ou mais e lucro por ação havia aumentado tanto para quase tão longo. Também em 1991, a empresa captou £ 489.000.000 em novo capital para financiar a expansão das grandes superfícies.
A queda de Sainsbury
Em 1992, o CEO de longa data John Davan Sainsbury aposentado e foi sucedido como presidente e executivo-chefe por seu primo, David Sainsbury (mais tarde Lord Sainsbury of Turville); isto provocou uma mudança no estilo de gestão - David foi mais consensual e menos hierárquica, mas não na estratégia ou em crenças corporativas sobre o lugar da empresa no mercado. Erros por David Sainsbury e seus sucessores, Dino Adriano e Peter Davis, incluiu a rejeição de cartões de fidelidade, a relutância em se movimentar no varejo não-alimentar, a indecisão entre se quer ir de qualidade ou de valor, "o tratamento por vezes brutal dos fornecedores" que levaram a fornecedores que favorecem a Tesco sobre Sainsbury eo mal sucedida Campanha publicitária John Cleese.
No final de 1993, anunciou cortes de preços em 300 de seus mais populares linhas de marca própria. Significativamente, este veio três meses após Tesco tinha lançado sua linha Valor Tesco. Poucos meses depois Sainsbury anunciou que as margens tinha caído, que o ritmo de construção nova superloja iria abrandar, e que iria escrever para baixo o valor de algumas de suas propriedades.
Em 1994 Sainsbury anunciou um novo formato de centro de cidade, Sainsbury Central, novamente uma resposta para Metro da Tesco, que já foi estabelecido em cinco locais. Também em 1994 perdeu a batalha de aquisição da Sainsbury para William Baixa (como Tesco, Sainsbury havia muito sub-representadas na Escócia). Também nesse ano David Sainsbury demitido iniciativa clubcard da Tesco como "uma versão eletrônica do Green Shield 'selos; a empresa foi forçada a recuar em breve, tornar o seu próprio cartão de recompensa 18 meses mais tarde.
Durante grande parte do século 20 Sainsbury tinha sido o líder de mercado no setor de supermercados do Reino Unido, mas em 1996 ele perdeu seu lugar como maior rede de supermercados do Reino Unido para Tesco.
Alguns novos empreendimentos foram bem sucedidos, nomeadamente o lançamento de um banco de varejo, Banco da Sainsbury, em parceria com Bank of Scotland.
Além de Shaw, Sainsbury comprou uma participação minoritária em outro grupo de supermercados, alimentos Giant, com sede em Washington DC, embora esta participação foi vendida posteriormente quando Ahold dos Países Baixos fez uma oferta completa para a empresa.
Sainsbury também triplicou o tamanho de sua Homebase do-it-yourself de negócios em 1996 através da fusão de seus negócios com Texas Homecare, que adquiriu a partir de Ladbroke por R $ 290 milhões.
Além da expansão de formatos maiores e serviços bancários, Sainsbury decidiu fornecer serviços de compras para pequenas cidades, o que levou à construção de lojas "País Town". Estes eram pequenos supermercados que permitiu grandes aldeias para obter as suas compras semanais sem viajar para grande fora das lojas da cidade. Estas lojas "País Town" foram abertas principalmente através do leste sul, que é historicamente mercado mais forte da Sainsbury. Locais potenciais foram identificados e, finalmente, lojas foram abertas em Attleborough e Chipping Ongar (Essex) no final de 1998. O formato de "Country Town" pode agora ser interrompido, mas as lojas que foram concluídas agora foram trazidos até o padrão com o resto do portfólio da empresa e continuar a negociar fortemente, mesmo com muitos tendo grandes lojas dentro de 10 minutos de viagem das lojas "País Cidade" ".
Em 1996, a empresa registrou sua primeira queda nos lucros para 22 anos. David Sainsbury anunciou mudanças de gestão, envolvendo a nomeação de dois executivos-chefes, um encarregado de supermercados do Reino Unido (Dino Adriano) ea outra responsável por Homebase e os EUA (David Bremner).
Finalmente, em 1998, o próprio David Sainsbury se desligou da empresa para perseguir uma carreira na política. Ele foi sucedido como presidente não-executivo por George Bull, que tinha sido presidente da Diageo, e Adriano foi promovido a CEO do Grupo.
A marca re-lançamento
Em junho de 1998 Sainsbury revelou sua nova identidade corporativa, que foi desenvolvido pela M & C Saatchi, que consistia em o logotipo da empresa atual (à direita), novas cores corporativas de "laranja vivo" e azul, Interstate como nova fonte minúscula uso geral da companhia do velho tudo fonte maiúscula, o novo slogan "Fazendo gosto vida melhor", que substituiu o antigo slogan da década de 1960 e os novos uniformes do pessoal. O slogan foi abandonada em Maio de 2005 e substituído em setembro do mesmo ano, por "Tente algo novo hoje." Esta nova declaração de marca foi criada pela Abbott Mead Vickers BBDO. Enquanto a fonte Interstate foi usado quase exclusivamente por muitos anos, a empresa introduziu outra fonte informal em 2005, que é usado em uma ampla gama de publicidade e literatura.
Em 1999 Sainsbury adquiriu uma participação de 80,1% do egípcio Grupo de Distribuição SAE, um varejista no Egito, com 100 lojas e 2.000 funcionários. No entanto pobres rentabilidade levou à venda deste share em 2001. Em 8 de Outubro de 1999, o CEO Dino Adriano perdeu o controle do core business Reino Unido supermercado, em vez assumindo a responsabilidade para o resto do grupo. David Bremner tornou-se chefe dos supermercados do Reino Unido. Este foi "ridicularizado" pela cidade e descrito como um "fudge". Em 14 de janeiro de 2000 Sainsbury reverteu essa decisão, ao anunciar a substituição de Adriano por Sir Peter Davis vigor a partir de março.
Programa de Transformação de Negócios
Entre 2000-2004, Sir Peter Davis foi executivo-chefe da Sainsbury. Nomeação de Davis foi bem recebido pelos investidores e analistas. A nomeação só foi confirmada após Sainsbury tinha certeza do apoio da família Sainsbury, que esnobou oferta de se tornar presidente-executivo no início de 1990 de Davis, na sequência do qual ele se tornou o Chefe do Executivo Prudential plc.
Em seus primeiros dois anos, ele ultrapassou as metas de lucro, apesar de, até 2004, o grupo tinha sofrido um declínio no desempenho em relação aos seus concorrentes e foi rebaixado para a terceira no mercado de supermercado do Reino Unido. Davis também supervisionou quase £ 3000000000 atualização de lojas, distribuição e equipamentos de informática, intitulado "Programa de Transformação de Negócios", mas seu sucessor viria a revelar que grande parte deste investimento foi desperdiçado e ele falhou em seu objetivo fundamental - melhorar a disponibilidade. Parte deste investimento viu a construção de quatro depósitos totalmente automatizados, que em £ 100.000.000 cada custar quatro vezes mais do que depósitos padrão.
Em 2001, a Sainsbury se mudou para sua sede atual em Holborn, Londres. Sainsbury anteriormente ocupado Stamford House e 12 outros edifícios ao redor Southwark. No entanto, o departamento de contabilidade permaneceu separado na Streatham. O edifício foi projetado pelo escritório de arquitetura Foster and Partners e tinha sido desenvolvido na ex- Local Mirror Group para Andersen Consulting (atual Accenture), no entanto Sainsbury adquiriu o arrendamento de 25 anos quando Accenture puxado para fora. Sainsbury é um membro fundador da Esquema de cartão de fidelidade Nectar, que foi lançado no final de 2002 em conjunto com Debenhams, Barclaycard e BP .Desde então ambos Debenhams e Barclaycard deixaram o esquema. O esquema Nectar substituído cartão de recompensa do Sainsbury; pontos acumulados foram transferidos de novo.
Em 2003 Supermercados Wm Morrison (negociação como Morrisons) fez uma oferta para a Grupo Safeway, levando a uma guerra de lances entre os grandes supermercados. O secretário de Comércio e Indústria, Patricia Hewitt, a que se refere as várias propostas para o Comissão da Concorrência, que apresentava as suas conclusões em 26 de Setembro. A Comissão verificou que todas as propostas, com excepção de Morrison, seria "operar contra o interesse público". Como parte da aprovação do Morrison foi de dispor de 53 lojas de do grupo combinado. Em maio de 2004 Sainsbury anunciou que iria adquirir 14 destas lojas (13 lojas Safeway e uma saída de Morrison) localizados principalmente na região de Midlands e no Norte da Inglaterra.
"Tornar Sainsbury Great Again '
No final de março 2004 Davis foi promovido a presidente e foi substituído como CEO por Justin Rei. King entrou em Sainsbury da Marks and Spencer plc , onde foi diretor responsável pela sua divisão de alimentos e Kings Super Markets, Inc. subsidiária nos Estados Unidos. Educada em Solihull e um graduado da Universidade de Bath, onde tomou um diploma de administração de empresas, o Rei também foi anteriormente diretor executivo da Asda, responsável pelos hipermercados. Em junho de 2004 Davis foi forçado a sair em face de uma revolta de acionistas iminente sobre seu salário e bônus. Os investidores se irritaram com um prêmio de bonificação de mais de £ 2.000.000, apesar de pobre desempenho da empresa. Sobre a substituição 19 de julho de 2004 Davis ', Philip Hampton, foi nomeado como presidente.
Rei ordenou uma campanha de mala direta para 1 milhão de clientes de Sainsbury como parte de sua avaliação de negócios de 6 meses, pedindo-lhes o que eles queriam da empresa e onde a empresa pode melhorar. Este reafirmou o comentário de analistas de varejo - o grupo não estava garantindo que as prateleiras estão totalmente equipadas, este devido ao fracasso dos sistemas de TI introduzidas pela Peter Davis. Em 19 de outubro de 2004 o Rei revelou os resultados da revisão do negócio e seus planos para reviver as fortunas da companhia - em um plano de recuperação de três anos intitulado "Fazendo Sainsbury Great Again '. Este foi geralmente bem recebido tanto pelo mercado de ações e da mídia. Planos imediatos incluído demitindo 750 funcionários da sede eo recrutamento de cerca de 3.000 funcionários de chão de fábrica para melhorar a qualidade do serviço e principal problema da empresa: disponibilidade de estoque. O objectivo seria aumentar a receita de vendas por £ 2500000000 por ano fiscal encerrado em março de 2008. Outro anúncio importante foi a redução para metade do dividendo para aumentar os fundos disponíveis para cortes de preço e qualidade.
Rei contratou Lawrence Christensen como diretor da cadeia de fornecimento em 2004. Anteriormente, ele era um especialista em logística em Safeway, mas à esquerda após a sua aquisição pela Morrisons. Melhorias na cadeia de fornecimento imediato incluiu a reativação de dois centros de distribuição. Em 2006 Christensen comentou sobre os quatro depósitos automatizados introduzidas pela Davis, dizendo que "nem um único dia passou sem um, se não todos eles, quebrar ... Os sistemas eram falhos. Eles têm que parar por quatro horas todos os dias para manutenção. Mas porque eles estavam constantemente quebrando você estaria jogando apanhar. Era um círculo vicioso. " Christensen disse que um erro fundamental foi a construção de quatro desses depósitos de uma só vez, ao invés de construir uma que poderia ser exaustivamente testado antes de avançar com os outros. No momento da revisão de negócios em 19 de Outubro de 2004, referindo-se aos problemas de disponibilidade, Justin King disse que "Lawrence não tinha visto nada que ele não tinha visto antes. Ele simplesmente não tinha visto tudo no mesmo lugar ao mesmo tempo ". Em 2007 Sainsbury anunciou mais um investimento de £ 12 milhões em seus depósitos para manter o ritmo com o crescimento das vendas e da remoção dos sistemas automáticos falharam a partir de seus depósitos. Além disso, ele fez um acordo com a IBM para atualizar sua Eletrônico - Point of Sale sistemas como resultado do aumento das vendas.
Sainsbury vendeu a sua filial americana, Shaw, a Albertsons em 2004. Também em 2004 Sainsbury expandiu sua participação no conveniência loja mercado por meio de aquisições. Lojas de Bell, uma cadeia de 54 lojas com base no nordeste da Inglaterra foi adquirida em fevereiro de 2004. Lojas de Jackson, uma cadeia de 114 lojas com base em Yorkshire e North Midlands, foi comprado em agosto de 2004. JB Beaumont, uma cadeia de seis lojas no East Midlands foi adquirida em novembro de 2004. SL Shaw Ltd, que possuía seis lojas foi adquirida em 28 de Abril de 2005 para £ 6.000.000.
Desde o lançamento do programa de recuperação de King, a empresa informou dezenove trimestres consecutivos de crescimento de vendas, mais recentemente, em outubro de 2009. Os primeiros aumentos de vendas foram creditados a resolução de problemas com o sistema de distribuição da empresa. Mais melhorias de vendas recentes foram colocar para baixo para cortes de preço e foco da empresa em alimentos frescos e saudáveis.
Private equity oferta pública de aquisição
Em 2 de fevereiro de 2007, depois de meses de especulação sobre uma proposta de private equity, CVC Capital Partners, Kohlberg Kravis Roberts (KKR) e Blackstone Group anunciou que estava considerando uma oferta pela Sainsbury. O consórcio cresceu para incluir Goldman Sachs e Texas Pacific Group. Em 6 de março de 2007, com uma oferta formal ainda não foi entregue, o Takeover Panel emitiu uma duração do leilão, de 13 de Abril.
Em 4 de Abril KKR saiu do consórcio para se concentrar em sua oferta para Alliance Boots. Em 5 de abril, o consórcio apresentou uma "oferta indicativa" de 562p uma parte para a diretoria da empresa. Após discussões entre Sir Philip Hampton e os dois maiores acionistas da família Sainsbury Lord Sainsbury of Turville e Lord Sainsbury de Preston Candover a oferta foi rejeitada. Em 9 de abril a oferta indicativa foi aumentada para 582p por ação, no entanto, este também foi rejeitado. Isto significou que o consórcio não poderia satisfazer as suas próprias pré-condições para uma oferta, o mais importante de 75% o apoio dos accionistas; a família Sainsbury combinado segurando na época era de 18%.
Lord Sainsbury of Turville, que então ocupava 7,75% do Sainsbury, afirmou que ele podia ver nenhuma razão para que a diretoria da Sainsbury sequer considerar a abertura de seus livros para a devida diligência para nada menos do que 600p por ação. Lord Sainsbury de Preston Candover, com pouco menos de 3%, foi mais extrema do que seu primo, e se recusou a vender a qualquer preço. Ele acreditava que qualquer oferta nessa fase de recuperação da Sainsbury era susceptível de desvalorizar o negócio, e com private equity buscando altos retornos sobre seus investimentos, não viu nenhuma razão para vender, dado que a actual gestão, liderada por Justin King, poderia entregar o lucro extra gerada em benefício dos investidores existentes. Ele afirmou que o lance 'nada ao negócio trouxe ", e que os elevados níveis de dívida enfraqueceria significativamente a empresa e sua posição competitiva no longo prazo, o que teria um efeito adverso sobre as partes interessadas de Sainsbury.
Em 11 de abril o consórcio liderado pela CVC abandonou sua oferta, afirmando que "se tornou claro o consórcio seria incapaz de fazer uma proposta que iria resultar em uma oferta bem-sucedida."
Em maio de 2007 Sainsbury identificou cinco áreas de crescimento: Crescimento de gamas não alimentares; abertura de novas lojas de conveniência e crescimento das operações de entrega em domicílio e bancários on-line; Expandir o espaço de supermercado através de novas lojas e desenvolvimento de "carteira de loja em grande parte subdesenvolvido" da empresa; e "gestão da propriedade ativa".
OPA Delta Two
Em 25 de abril de 2007 Delta Two, uma sociedade de investimento do Catar, comprou uma participação de 14% no Sainsbury causando preço de suas ações a subir 7,17%, o que foi, então, aumentou para 17,6%. Seu interesse em Sainsbury é pensado para centralizar em sua carteira de imóveis. Eles aumentaram sua participação para 25% em junho de 2007.
Em 18 de julho de 2007 BBC News informou que a Delta Two tinha apresentado uma proposta de oferta condicional.
Paul Taylor, o diretor da Delta Two, voou David e John Sainsbury para Sardenha para revelar e discutir a oferta potencial que ascenderam a 600p por ação.
A família tinha reservas sobre o preço da oferta. Em segundo lugar, eles estavam preocupados com a estrutura proposta que envolveu a divisão do negócio em uma empresa operacional e uma empresa de propriedade altamente alavancados. Em terceiro lugar, eles estavam preocupados com a adequação do financiamento, tanto para a oferta e para regime de pensões da empresa.
Em 5 de Novembro de 2007 foi anunciado Delta Two tinha abandonado sua oferta pública de aquisição devido à " deterioração dos mercados de crédito "e preocupações sobre o financiamento do regime de pensões da empresa.
Desenvolvimentos recentes
Em 04 de outubro de 2007 Sainsbury anunciou planos de se mudar o seu Centro de Apoio loja de Holborn de Kings Cross, em 2011. O novo escritório será parte de um novo complexo para permitir a ambas as economias de custos e eficiência energética. Essas economias serão feitas através da utilização de materiais de construção eficientes e design, um centro de calor e energia combinados poder e do uso de fontes de energia renováveis.
Em janeiro de 2008 Sainsbury trouxe seu número de supermercados da Irlanda do Norte a 11 com a compra de dois supermercados de Curley em Dungannon e Belfast, que inclui estações de serviço dessas lojas e licenças de folga.
Em março de 2009 Sainsbury anunciou que estava comprando 24 lojas a partir de O Co-operative, 22 dos quais foram Lojas Somerfield e os restantes 2 foram lojas de Co-op: estes são parte de sua propriedade que O Co-operative foram obrigados a vender após a conclusão do Somerfield aquisição. A mais 9 lojas foram adquiridos a partir de O Co-operative em Junho de 2009. Estes foram concentrados no País de Gales a oeste, no norte da Inglaterra e da Escócia, onde a quota de mercado da Sainsbury é baixa.
Em novembro de 2007, Sainsburys centralizada seu departamento de RH, a deslocalização para os andares 17 e 18 de Arndale Centro de Manchester para formar um Centro de Serviços Compartilhados que foi inicialmente testado para lidar com recrutamento, na Escócia, e foi mais tarde estendido a todo o país. Julho 2009 viu o Centro de Serviços Compartilhados de RH em Manchester expandir para incluir a maioria dos processos de RH em seu Colega Departamento de Administração e inquéritos de saúde ocupacional em uma unidade dedicada. Desde abril de 2012, o centro já começou a deslocalização gradual para seus novos escritórios no centro de Lincoln, juntamente com uma rebrand e relançamento parcial como Sainsburys HR Services.
Em maio de 2010 Justin Rei anunciou que Sainsbury comprometeu a envolver cada uma de suas 850 lojas na promoção dos Jogos Paraolímpicos depois que o negócio de vários milhões de libras com o LOCOG a ser o principal patrocinador dos Jogos Paraolímpicos de Londres 2012. A soma não foi divulgado. Sainsbury irá vender a mercadoria Paraolímpico e envolver-se em eventos de alto nível, como o revezamento da tocha. Vai ser um dos dois únicos patrocinadores capazes de tirar proveito da marca limitada permitidas dentro dos Jogos. Os direitos de promoção não se estendem para as Olimpíadas. Depois dos Jogos Paraolímpicos, a empresa decidiu patrocinar o Britânico Paraolímpico Associação através de Rio 2016.
Em setembro de 2011, foi anunciado que o "Tente algo novo hoje" slogan seria substituída por "Viver Bem para menos", esta decisão foi tomada após uma revisão de negócios de 18 meses. O slogan será dividido em fases, e será destaque em recibos de 16 de Setembro.
Em 30 de novembro de 2011 Sainsbury alcançou o primeiro marco em sua visão 2020, abrindo sua loja 1000 em Irvine, Escócia. Para celebrar isso, Sainsbury dobrou sua equipe de desconto para 20% para os primeiros 4 dias de dezembro.
Além disso re-organização tem visto Operações Central de Finanças passar da Sede Holborn para Manchester e Divisão de Propriedade movimento para Ansty Park, em Coventry. A maioria das operações Holborn restantes são susceptíveis de mudar-se para Coventry, em devido tempo, como olhares de Sainsbury para reduzir os custos movendo para fora do centro de Londres.
Desempenho financeiro
Entre 1990 e 2010, o volume de negócios da Sainsbury aumentou de £ 6900000000 para £ 21400000000, com uma pequena queda em 2005, um ano em que partes do negócio foram reestruturadas. Os lucros antes e depois de impostos têm sido turbulento, com a maioria dos anos, mostrando um lucro antes de impostos de R $ 500-700000000 e um lucro para o ano entre R $ 300-500000000, com 2005 e 2006 que mostra números muito reduzidos. 2005 viu os custos excepcionais de £ 100.000.000 e, em 2006 incorrido Sainsbury de £ 152.000.000 "one-off custos operacionais", incluindo £ 63 milhões para rescindir o contrato de terceirização de TI com a Accenture. O lucro por ação em outros anos do que 1994, 2005 e 2006 caiu na faixa 14p-33p. Os relatórios de notícias na quarta-feira 14 de novembro de 2012 relatou que Sainsburys tinha realizado bem financeiramente naquele ano, atingindo 6% de lucro no início do ano de 2012. Parte do sucesso se deveu ao supermercado fabricação de seus rótulos de marca própria.
Operações correntes
Sainsbury opera atualmente 1.012 hipermercados, supermercados e lojas de conveniência. Este é dividido em 572 supermercados e 440 lojas de conveniência. Ela também opera Banco da Sainsbury, que vende serviços financeiros, e é uma joint venture com o Lloyds Banking Group; Serviços de compras on-line internet Sainsbury; e tem uma carteira de imóveis no valor de £ 8600000000 (em Março de 2007). Sainsbury agora tem mais de 1.000 lojas em todo o Reino Unido. É a terceira maior rede de supermercados do Reino Unido (desde 2009), e coloca uma ênfase em uma oferta maior de supermercado qualidade em comparação com os seus outros grandes rivais.
Conforme Rankings Kantar Worldpanel publicados em Janeiro de 2008, a quota da Sainsbury foi de 16,4% em comparação com 31,5% da Tesco, Asda de 16,7% e de 11,4% Morrison.
As últimas descobertas Kantar, publicado em setembro de 2012, mostram alterações nas respectivas quotas de mercado dos supermercados, com participação de mercado da Tesco agora em 30,8%, de 17,6% Asda, de Morrison 11,5% e Sainbury de permanecendo em 16,4%.
As empresas subsidiárias da Sainsbury incluem o seguinte:
- Local cadeia de lojas de conveniência da Sainsbury por Sainsbury
- Central mini-supermercados Sainsbury por Sainsbury, devido a ser gradualmente eliminados e ser re-marca sob o formato de "Missão Main 'Sainsbury núcleo
- Serviço de compras da Sainsbury Online Online de Sainsbury
- Esquema de comprovante de Sainsbury Ativo lealdade dos miúdos por Sainsbury
- Banco de serviços financeiros da Sainsbury de Sainsbury e Lloyds Banking Group, estabelecida em fevereiro de 1997
Conforme CACI, a partir de 2006, Sainsbury tem posição dominante no mercado em oito áreas de código postal;TQ (Torquay),SN (Swindon),GU (Guildford),RH (Redhill),DA (Dartford),SE (South East London),PT (Enfield ) eWV (Wolverhampton).
É particularmente forte em Londres e no Sudeste, onde está sediada.
Sainsbury tem posições poderosas dentro de muitas cidades do Reino Unido; por exemplo, em Southampton há 5 supermercados Sainsbury e 2 lojas locais de Sainsbury, um dos supermercados em Southampton é também uma das suas principais lojas.
Formatos de loja
A cadeia de supermercados opera três principais formatos de lojas; lojas regulares de Sainsbury ('Missão principal'), (lojas de conveniência e supermercados menores em locais urbanos - 'Mission Mixed') locais e da Sainsbury Central de Sainsbury e da Sainsbury 'Main Plus' (hipermercados) lojas. Ao contrário Tesco (Tesco Extra) e Asda (Asda Wal-Mart Supercentre), Sainsbury não emprega uma marca separada para seus hipermercados, tendo eliminado a fáscia 'Savacentre' há vários anos.
No final de seu portfólio loja 2011/12 exercício da Sainsbury foi a seguinte.
Formato | Número | Espaço Total (pés quadrados) |
---|---|---|
Supermercados | 572 | 19320000 |
Lojas de conveniência | 440 | 1027000 |
Total | 1012 | 20347000 |
Tradicionalmente, a maioria das lojas Sainsbury localizavam-se nas áreas em torno de Londres e sudeste da Inglaterra. A empresa adquiriu a Thoroughgood baseada em Midlands na década de 1930. Expansão desde 1945 tem dado o alcance nacional da empresa, embora a cadeia não está representada na Escócia como outras cadeias, como Tesco e Morrisons (como Safeway dominado Escócia antes de ser tomado por essa empresa). Isto é em parte devido ao fato de que Sainsbury perdeu para Tesco na guerra de licitação para William Low na década de 1990.
Desde 1999, as lojas Sainsbury receberam um novo visual. O antigo nome 'J Sainsbury', utilizado em várias formas desde 1869, foi demolido e substituído por «Sainsbury '. A maioria das lojas foram renovados com paredes azul escuro, painéis de parede brilhantes de laranja e cinza prateleiras, bem como novas checkouts. Contadores individuais também têm diferentes painéis coloridos por trás deles. A nova loja em Greenwich, no sul de Londres, foi o primeiro a receber este novo visual, levando ao termo "Greenwich Azul", que é usado para descrever a cor da assinatura de uma loja típica. Este formato foi posteriormente implementado em toda a propriedade inteira loja.
Na sequência da introdução do "Tente algo novo hoje" slogan em 2005, as lojas foram novamente remodelado com paredes creme e azul escuro signage vermelho e escuro, juntamente com cor creme prateleiras e checkouts. Novos uniformes do pessoal de cor beringela foram introduzidas para todas as lojas.
Sinalização externa Old leva o nome 'J Sainsbury' ainda foi encontrado em uso como recentemente como o verão de 2011 em Swindon, Ashbourne em Derbyshire e Blackheath, West Midlands
Supermercados e hipermercados
As maiores lojas estão hipermercados, que entre 1977 e 2005 foram marcados como ' SavaCentre Sainsbury '. No entanto, como eles se mais integradas na cadeia principal, essas lojas foram re-branded com a marca principal da Sainsbury. Isso aconteceu tanto em termos de administração de back-office (a SavaCentre HQ Em Wokingham fechou na década de 1990) e em termos de loja de decoração, (que se tornou idêntico ao outlets "missão principal" da Sainsbury). Eles ocupam um vasto leque de mercearia e não-alimentares, como uma divisão 50:50 similar a Tesco extra, e pode, portanto, acomodar a loja semanal e muito mais. Essas grandes lojas têm mais de 45.000 pés quadrados (4.200 m 2 ) de área de vendas, e SavaCentres originais incluem Merton, London Colney e Sydenham, em Londres, e em Calcot Reading. Um grande 100.000 pés quadrados (9.300 m 2 ) store 'Main Plus' foi confirmado para Slough, no local da antiga loja de Co-op que Tesco usado enquanto ele estava construindo seus 100.000 pés quadrados (9.300 m 2 ) loja Extra, atualmente o maior no Reino Unido.
Ambos do comércio formatos acima simplesmente como Sainsbury, para que você não pode dizer qual formato você está em se você não sabe o que procurar. Os clientes vão notar uma maior gama de produtos, nomeadamente o não-alimentos em uma loja 'Main Plus'. Sainsbury agora tem muitas lojas grandes, especialmente suas principais lojas, como Southampton (Hedge End), London Colney (Hertfordshire), Greenwich (Londres) e Hayes (Middlesex).
Em 29 de setembro de 2010 Sainsbury abriu uma das suas maiores lojas do Reino Unido, uma extensão de sua loja existente em Crayford, Kent, que agora possui mais de 100.000 pés quadrados (9.300 m 2 ) de espaço de varejo e é o maior supermercado a ser construído no Reino Unido. Apenas recentemente Bybrook em Ashford Kent, que foi inaugurado em 16 de novembro de 2011 agora também possui mais de 100.000 pés quadrados (9.300 m 2 ). Na mesma semana em que também abriu a sua maior loja na Escócia em Darnley (90.000 pés quadrados (8.400 m 2 )) e seu maior no País de Gales em Newport (76.000 pés quadrados (7.100 m 2 )). O recém-remodelado loja de Lincoln, Lincolnshire inaugurado em 24 de novembro de 2010 tornando-se o segundo maior supermercado Sainsbury do Reino Unido depois de Crayford a 98.712 pés quadrados (9,170.6 m 2 ).
A loja mais setentrional da Sainsbury é um 25.000 pés quadrados (2.300 m 2 supermercado) em Nairn, que foi inaugurado em agosto de 2011. Helston, que abriu em 2010, é a loja mais a sudoeste da empresa. Outro, no Heaton Park, inaugurado em Março de 2012, marcando a saída do parque de varejo que estava sentado lá.
Lojas de conveniência
O formato 'Mission Mixed' incorpora a Central e da Sainsbury formatos locais de Sainsbury. Lojas Central de Sainsbury são entre 7.000 pés quadrados (650 m 2 ) e 20.000 pés quadrados (1.900 m 2 ), que é um mini-supermercado, e lojas locais de Sainsbury são entre 2.000 pés quadrados (190 m 2 ) e 6.000 pés quadrados (560 m 2 ) de tamanho , carregando uma loja top-up e grab-and-go oferta. As lojas locais de Sainsbury tem decoração diferente para os outros dois formatos - 'Missão Main' e 'Main Plus'.
Sainsbury Central já foi extinto, sendo substituído pelo formato 'Mission Main' da Sainsbury. O anúncio foi feito em 2004, mas as lojas centrais de vários ex-Sainsbury, incluindo Croydon, Tottenham Court Road, Birmingham Martineau lugar , Glasgow e Reading, ainda têm de ser remodelado e convertido.
Bem como as suas próprias lojas locais e centrais Sainsbury tem expandido através da aquisição de redes já existentes (Lojas de Bell,Lojas de Jackson, JB Beaumont, e SL Shaw Ltd).
Sainsbury inicialmente reteve os fortes sinos e Jacksons marcas. Por exemplo, as lojas remodelados foram chamados Sainsbury em Bells ou Sainsbury em Jacksons . Estes foram efetivamente lojas locais de Sainsbury com um fáscia revisado, mantendo algumas características da antiga cadeia local. Lojas unrefurbished manteve a marca original e logotipo, mas ainda ofereceu produtos de marca própria de Sainsbury, preços e alguns pontos de venda, sem aceitar cartões de néctar. Os antigos sites também foram retidos com a marca de alguns Sainsbury.
Este foi um formato experimental e em 4 de Maio de 2007 foi anunciado que todas as lojas seriam re com a marca local Sainsbury, com as equipes das lojas menores integrados em equipes próprias de Sainsbury gestão.
O local mais ao norte da Sainsbury é a loja Rosemount Place, emAberdeen, que abriu na sexta-feira, dezembro 17, 2010.
Marketing e branding
Desde 2000, Jamie Oliver tem sido a face pública da Sainsbury, aparecendo em anúncios de televisão e rádio e na loja de material promocional.
O acordo ganha-lhe um milhão estimado R $ 1,2 cada ano. Nos dois primeiros anos, esses anúncios são estimados para ter dado um extra de £ 1 bilhão em vendas ou 200.000.000 £ o lucro bruto da Sainsbury.
Ofertas de Jamie Oliver ainda está indo.
Sainsbury atualmente usa o "Viver Bem para menos" slogan que foi lançado em 15 de setembro de 2011. Os anúncios de televisão também são frequentemente acompanhadas por do Polyphonic Spree Light & Day. Ao longo dos anos, Sainsbury tem usado muitos slogans:
- "Qualidade perfeita, preços mais baixos"O slogan utilizado na loja-frente da loja Islington em 1882.
- "Para Qualidade da Sainsbury, Sainsbury para valor"- Usado em 1918 acima da loja Drury Lane.
- "Essenciais para os Essentials Sainsbury.."
- "Boa comida Custos menos Na Sainsbury" - usado a partir da década de 1960 até a década de 1990. Descrito pela BBC News como "provavelmente o slogan publicitário mais conhecido no varejo."
Uma grande loja de stocks tipicamente cerca de 30.000 linhas, das quais cerca de 20% são produtos "de marca própria". Estas linhas de marca própria incluem:
- O básico: um alcance economia de cerca de 700 linhas, principalmente alimentos, mas também incluindo outras áreas, como produtos de higiene pessoal e artigos de papelaria. A gama Basics utiliza um mínimo de embalagem com laranja simples e projetos brancos. As lojas locais de Sainsbury vender nenhum ou muito poucos dessas linhas. Equivalente a Tesco 's Valor Diário , da Asda inteligente de preço e Morrisons M Savers .
- por Sainsbury: Todos os produtos de marca própria alimentícios (mais de 6.500 linhas diferentes) será re-branded no âmbito deste novo "por Sainsbury" da marca, introduzido pela primeira vez em alimentos congelados no final de 2010, re-branding será concluída até janeiro de 2013.
- Provar a diferença (TTD): cerca de 1100 linhas de alimentos premium, incluindo muitos alimentos processados, como refeições prontas e linhas de padaria premium. TTD linhas são semelhantes aos da Asda extra especial , Tesco 's Finest e Morrisons The Best . A gama TTD foi relançada em setembro de 2010. Quando a série foi relançada em 2010, dispõe de 1.141 linhas, com pelo menos 75% deles sendo "novo ou melhorado".
- Diferente by Design (DBD): a menor gama de linhas de prêmio não-alimentares, incluindo flores que foram previamente marcados "Orlando Hamilton". Utiliza o mesmo logotipo e tipo de letra como provar a diferença (Diferente by Design é o equivalente de não-alimentos de sabor a diferença).
- Miúdos: essas linhas são para crianças. Em 2006, estas linhas substituiu o Blue Parrot Café intervalo.
- Seja bom para si mesmo (BGTY): produtos com calórico reduzido e / ou teor de gordura. A gama BGTY foi relançada em Janeiro de 2010.
- Freefrom: lançado em 2002, mas dada uma reforma em fevereiro de 2010, tem mais de 75 linhas de produtos. Estes produtos são todos agrupados em um corredor da loja (exceto linhas frescos e congelados). Estes produtos são adequados para pessoas alérgicas a leite, trigo e glúten (embora alguns são livres de trigo / glúten, mas que contêm produtos lácteos).
- Orgânica da Sainsbury (SO Orgânica): Cerca de 500 linhas de alimentos e bebidas que são derivados de fontes livres de fertilizantes ou pesticidas.
- Comércio Justo: Mais de 100 produtos de comércio justo. - Todas as bananas vendidas a Sainsbury estão agora comércio justo. O chá de marca própria e café está sendo convertido ao Comércio Justo ao longo dos próximos três anos.
- TU - gama própria marca de vestuário, que substituiu a faixa de Jeff Banks projetado, Jeff & Co.
- TU Home - uma gama de produtos para o lar, tais como iluminação, tapetes e produtos de cozinha. Esta gama foi agora lançado para a maioria das lojas da meia intervalos não alimentares.
Controvérsias
Recrutamento on-line
Em novembro de 2007, Sainsbury se tornou o primeiro grande empregador britânico de introduzir uma "única internet" sistema de recrutamento de pessoal. Na época, estimou-se que a medida vai salvar a empresa R $ 4 milhões por ano em custos de administração. Este movimento veio num momento em que apenas cerca de metade da população adulta britânica foi estimado para ter acesso à internet, embora até 2010, estimava-se que mais de 80% da população adulta tinha acesso à Internet. Vários nomes de varejo, incluindo grandes Marks & Spencer , adotada recrutamento on-line em torno do mesmo tempo, mas deixaram de lado um sistema de recrutamento de telefone como uma alternativa para futuros empregados que não têm acesso à internet.
O tratamento dos trabalhadores ultramarinos
Em um relatório de 2006, o anti-pobreza caridade britânicaWar on Want criticou as condições enfrentadas pelos trabalhadores quenianos que abastecem Sainsbury com flores de corte.
Processos de segurança alimentar
Supermercados Sainsbury foram processados para a venda de alimentos para além do seu uso por data em mais de uma ocasião, a prova também mostrou que alguns funcionários não têm a formação adequada para desempenhar as suas funções que envolvem a segurança alimentar. Em 2013, a campanha democrata liberal 'Não Mare Rua Supermercado' foi capaz de fazer uso do escândalo de carne de cavalo, executando uma ofensiva guerrilheira cartaz exigindo "Não há Supermercados Mare Mare Street".
Online do Sainsbury
Sainsbury opera um serviço de compras pela internet com a marca "Online Sainsbury". Para utilizar este serviço os clientes a escolher os seus itens de mercearia online. Os clientes, em seguida, recolher os itens necessários do chão de fábrica que são entregues aos clientes de uma loja de empresa seleccionada pela van. Este está disponível a cerca de 75% da população do Reino Unido. O serviço é executado a partir de tamanho médio para as lojas maiores, que possuíssem a gama completa de produtos (ou o mais próximo possível) - mais de 200 lojas em funcionamento um serviço on-line.
A seção de entretenimento é operado separadamente e linhas de entretenimento (CDs, DVDs,BDs e livros) são publicados a partir de Guernsey parceiro da Sainsbury MBL Ltd. O link para o departamento de entretenimento on-line da Sainsbury encaminha o usuário para o site de entretenimento da Sainsbury que requer uma conta separada e log in .
Ele era anteriormente chamado de 'Sainsbury to You "(e ainda é conhecido como esta in-house) e' entertain Sainsbury You ', e antes que ele foi chamado de' Orderline Sainsbury '.
Banco da Sainsbury
Em 1997, Banco da Sainsbury foi estabelecido - uma joint venture entre a J Sainsbury plc eoBank of Scotland, agora parte dos Lloyds Banking Group.serviços oferecidos incluem automóveis, vida, casa, animal de estimação e seguro de viagem, bem como cobertura de saúde, empréstimos, cartões de crédito, contas de poupança eISA.
Assim como esta, Banco da Sainsbury também oferece um serviço de Travel Money nas lojas, com 'Travel Money Sainsbury' abrindo a 100 Travel Money bureau em sua propriedade em maio de 2010 na Hempstead Vale loja de shopping center. Estas casas de câmbio são operados em associação com a Travelex e oferecer um bureau de serviço instore mudança completa.
Distribuição
Cadeia de suprimentos da Sainsbury opera a partir de 13 centros de distribuição regionais (RDCs), com dois centros de distribuição nacionais para produtos mais lentos, e duas instalações de alimentos congelados. Além disso, o depósito em Tamworth transbordo de mercadorias em geral para as RDCs. Cada depósito é dado um "Código Depot".
Centros de distribuição ligados
- Allington, Maidstone, Kent
Centros de distribuição regionais
- Basingstoke,Hampshire
- Belfast,Irlanda do Norte
- Dartford, Kent
- Emerald Park, verde de Emerson,Bristol
- Greenford, Middlesex
- Vauxhall, Nine Elms (Londres SW8)
- Hams Hall, Coleshill, West Midlands
- Haydock, St Helens, Merseyside
- Langlands Park, East Kilbride, South Lanarkshire
- Northampton, Northamptonshire
- Sherburn,North Yorkshire
- St Albans, Hertfordshire
- Waltham Point, Essex
- Exeter, Devon (Q2 Operacional 2013 - Atraso de Q4 2012)
Centros de distribuição regionais - em movimento lento
- Rye Park, Hertfordshire
- Stoke, Staffordshire
Centros de distribuição regionais - Congelados
- Elstree, Hertfordshire
- Stone, Staffordshire
Centro Nacional de Distribuição - General Merchandise
- Tamworth, Staffordshire
- Shire Park, Worcestershire
Centro Nacional de Distribuição - Roupa
- Bedford, Bedfordshire
Sainsbury também tem um depósito em Buntingford Hertfordshire. Este depósito não é geralmente em operação; no entanto Sainsbury ainda possui o site e continuar a usar o depósito nos horários de pico, especialmente no Natal. Buntingford, na estrada A10, está pronto para ser usado como um depósito de emergência para o resto do ano.
Originalmente Sainsbury correu sua própria rede de distribuição. No entanto, após uma disputa industrial com seus pilotos na década de 1970, e com a intenção de racionalização e consolidação, grande parte da distribuição é agora contratada - a especialistas de distribuição, como TDG, DHL, NFT & Wincanton.
Arquivo
Arquivo de mais de 16.000 itens relacionados com o negócio desde a sua fundação Sainsbury é agora mantido no Museu de Londres. O arquivo é particularmente rica nas áreas de embalagem do produto, publicidade e lojas de varejo.