Salvador Dalí
Informações de fundo
Crianças SOS oferecem um download completo desta seleção para as escolas para uso em escolas intranets. Patrocinar uma criança para fazer uma diferença real.
Salvador Dalí | |
---|---|
Salvador Dalí fotografados por Carl Van Vechten em 29 de novembro de 1939 | |
Nome de nascença | Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech |
Nascido | 11 de maio de 1904 Figueres, Espanha |
Morreu | 23 de janeiro de 1989 (84 anos) Figueres, Catalunha, Espanha |
Cônjuge | Gala Dalí (Elena Ivanovna Diakonova) |
Nacionalidade | Espanhol |
Campo | Pintura, Desenho, Fotografia, Escultura, Escrever, Film |
Treinamento | San Fernando Escola de Belas Artes, Madrid |
Movimento | Cubismo , dadaísmo , Surrealismo |
Trabalho | A Persistência da Memória (1931) Rosto de Mae West que pode ser utilizada como um apartamento, (1935) Construção Mole com Feijões Cozidos (Premonição da Guerra Civil) (1936) Cisnes Refletindo Elefantes (1937) Bailarina em uma cabeça de Morte (1939) Sonho Causado pelo Voo de uma Abelha ao Redor de uma Romã um Segundo Antes de Acordar (1944) A tentação de St Anthony (1946) Galatéia de Esferas (1952) Crucificação (Corpus Hypercubus) (1954) |
Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech, primeiro Marqués de Dalí de Pubol (11 de maio de 1904 - 23 de janeiro de 1989), conhecida como Salvador Dalí (Catalão Pronúncia: [Səɫβəðo ðəɫi]), foi um proeminente Espanhol pintor surrealista nascido em Figueres, no Região de Catalunha de Espanha .
Dalí era um hábil relator, o mais conhecido para as imagens impressionantes e estranhas em seu trabalho surrealista. Sua habilidades painterly são atribuídas frequentemente à influência da Renascença mestres. Sua obra mais conhecida, A Persistência da Memória, foi concluído em 1931. O caro repertório artístico de Dalí incluído cinema, escultura, ea fotografia, em colaboração com uma variedade de artistas em uma variedade de meios de comunicação.
Dalí atribuiu seu "amor de tudo que é dourado e excessivo, a minha paixão para o luxo e meu amor da roupa oriental" a uma "linhagem árabe", alegando que seus antepassados eram descendentes da Mouros.
Dalí era altamente imaginativo, e também gostava de se entregar a um comportamento incomum e desproporcionado. Suas maneira excêntrica e ações públicas deagarramento tiraram às vezes mais atenção do que sua arte, para o desespero de quem realizou a sua obra em alta estima, e à irritação de seus críticos.
Biografia
Infância
Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech, nasceu em 11 de maio de 1904, às 8:45 GMT, na cidade de Figueres, no Empordà região, perto da fronteira com a França em Catalunha, Espanha . Dalí de irmão mais velho, também chamado Salvador (nascido em 12 de outubro de 1901), tinha morrido de gastroenterite , nove meses antes, em 1º de agosto de 1903. Seu pai, Salvador Dalí i Cusí, era um advogado de classe média e notário cuja abordagem disciplinar rigoroso era temperada por sua esposa, Felipa Domenech Ferrés, que encorajou esforços artísticos de seu filho . Quando ele tinha cinco anos, Dalí foi levado para o túmulo de seu irmão e dito por seus pais que ele era a reencarnação de seu irmão, um conceito que ele passou a acreditar. De seu irmão, Dalí disse: "... [que] se assemelhava a um ao outro como duas gotas de água, mas nós tivemos diferentes reflexões." Ele "foi, provavelmente, uma primeira versão de mim mesmo, mas concebido muito no absoluto." Imagens de seu irmão morto há muito tempo iria reaparecer incorporado em suas obras posteriores, incluindo Retrato de Meu Irmão Dead (1963).
Dalí também teve uma irmã, Ana María, que era três anos mais jovem. Em 1949, ela publicou um livro sobre seu irmão, Dalí Como visto por sua irmã. Seus amigos de infância incluídos futuro Jogadores de futebol FC Barcelona Sagibarba e Josep Samitier. Durante as férias na estância catalã de Cadaqués, o trio jogou futebol juntos.
Dalí frequentou escola de desenho. Em 1916, Dalí também descobriu a pintura moderna em uma viagem de férias de verão para Cadaqués com a família de Ramon Pichot, um artista local que fazia viagens regulares para Paris. No ano seguinte, o pai de Dalí organizou uma exposição dos desenhos a carvão em sua casa de família. Ele teve sua primeira exposição pública no Teatro Municipal em Figueres em 1919.
Em fevereiro de 1921, a mãe de Dalí morreu de câncer de mama. Dalí tinha 16 anos; mais tarde, ele disse que a morte de sua mãe "foi o maior golpe que eu tinha experimentado na minha vida. Eu adorava ... Eu não podia me resignar à perda de um ser a quem eu contei para tornar invisíveis os defeitos inevitáveis de minha alma." Após sua morte, o pai de Dalí casou com a irmã sua falecida esposa. Dalí não se ressentiu desse casamento, porque ele tinha um grande amor e respeito por sua tia.
Madrid e Paris
Em 1922, Dalí se mudou para o Residencia de Estudiantes (Residência de Estudantes), em Madrid e estudou na Real Academia de Belas Artes de San Fernando. A magra 1,72 m (5 pés 7¾ pol.) De altura, Dalí já chamou a atenção como um excêntrico e dandy. Ele tinha cabelos longos e costeletas, casaco, meias, e calções até aos joelhos no estilo do Inglês estetas do final do século 19.
No Residencia, ele se tornou amigo íntimo de (entre outros) Pepín Bello, Luis Buñuel, e Federico García Lorca. A amizade com Lorca teve um forte elemento de paixão mútua, Cite de erro: Um conjunto de tags são faltando o fechamento (Veja o página de ajuda). Seu domínio de habilidades de pintura foi evidenciado por sua realista O cesto de pão, pintado em 1926. Nesse mesmo ano, ele fez sua primeira visita a Paris, onde conheceu Pablo Picasso , a quem o jovem Dalí reverenciado. Picasso já tinha ouvido relatos favoráveis sobre Dalí de Joan Miró. Como ele desenvolveu seu próprio estilo ao longo dos próximos anos, Dalí fez uma série de trabalhos fortemente influenciados por Picasso e Miró.
Algumas tendências no trabalho de Dalí que continuariam ao longo de sua vida já eram evidentes na década de 1920. Dalí devorou influências de muitos estilos de arte, que vão desde o mais clássico academicamente, para a vanguarda mais avant garde. Suas influências clássicas incluídas Raphael , Bronzino, Francisco de Zurbarán, Vermeer, e Velázquez. Ele usou ambas as técnicas clássicas e modernistas, por vezes em obras separadas, por vezes combinados. Exposições de seus trabalhos em Barcelona atraiu muita atenção, juntamente com uma mistura de elogios e perplexo debate dos críticos.
Dalí cresceu um flamboyant bigode, influenciado pelo pintor mestre espanhol do século 17 Diego Velázquez. O bigode tornou-se uma marca icônica de sua aparência para o resto de sua vida.
1929 a II Guerra Mundial
Em 1929, Dalí colaborou com o cineasta surrealista Luis Buñuel no curta-metragem Un Chien Andalou (Um Cão Andaluz). Sua principal contribuição foi para ajudar Buñuel escrever o roteiro para o filme. Dalí mais tarde afirmou também ter desempenhado um papel significativo nas filmagens do projeto, mas isso não é apoiada por relatos contemporâneos. Além disso, em Agosto de 1929, Dalí conheceu sua ao longo da vida e primário musa, inspiração e futura esposa Gala, nascida Elena Ivanovna Diakonova. Ela era uma imigrante russa 10 anos mais velho, que na época era casado com poeta surrealista Paul Éluard. No mesmo ano, Dalí teve exposições profissionais importantes e juntou-se oficialmente ao grupo surrealista no Montparnasse trimestre de Paris. Sua obra já havia sido fortemente influenciado pelo surrealismo por dois anos. Os surrealistas saudado o que chamou sua Dalí método paranóico-crítico de acessar o subconsciente para uma maior criatividade artística.
Enquanto isso, a relação de Dalí com o seu pai estava perto de se romper. Don Salvador Dalí y Cusi reprovado fortemente do romance de seu filho com Gala, e viu sua conexão com os surrealistas como uma má influência para sua moral. A gota d'água foi quando Don Salvador ler em um jornal Barcelona que seu filho havia recentemente exibido em Paris um desenho do Sagrado Coração de Jesus Cristo, com uma inscrição provocadora: "Às vezes, eu cuspo para se divertir no retrato da minha mãe".
Indignado, Don Salvador exigiu que seu filho se retratar publicamente. Dalí recusou, talvez por medo de expulsão do grupo surrealista, e foi violentamente jogado para fora de sua casa paterna em 28 de dezembro de 1929. Seu pai lhe disse que ele seria deserdados, e que ele nunca deve pôr o pé em Cadaqués novamente. No verão seguinte, Dalí e Gala alugado uma pequena cabana de pescadores em uma baía nas proximidades, em Port Lligat. Ele comprou o lugar, e ao longo dos anos ampliou-lo, construindo gradualmente o seu muito amado villa à beira-mar. O pai de Dalí acabaria por ceder e vir a aceitar o companheiro de seu filho.
Em 1931, Dalí pintou uma de suas obras mais famosas, A Persistência da Memória, que introduziu uma imagem surrealista de macia, fusão relógios de bolso. A interpretação geral do trabalho é que os relógios moles são uma rejeição do pressuposto de que o tempo é rígida ou determinista. Esta idéia é apoiada por outras imagens no trabalho, tais como a paisagem ampla expansão, e outros relógios moles mostrados sendo devorado por formigas.
Dalí e Gala, que já viviam juntos desde 1929, se casaram em 1934 em uma cerimônia civil semi-secreta. Eles mais tarde se casou em uma cerimônia católica em 1958. Além de inspirar muitas obras de arte ao longo de sua vida, Gala agiria como Dalí de gerente de negócios, apoiando o seu estilo de vida extravagante enquanto adeptly orientação clara de insolvência. Gala parecia tolerar dalliances de Dalí com musas mais jovens, segura em sua própria posição como seu relacionamento primário. Dali continuou a pintá-la como eles ambas as imagens simpático e adorando idosos, produzindo de sua musa. A "relação tensa, complexa e ambígua" que durou mais de 50 anos mais tarde se tornaria o tema de uma ópera Jo, Dalí (I, Dalí) por Compositor catalão Xavier Benguerel.
Dalí foi introduzido para a América por negociante de arte Julien Levy em 1934. A exposição em Nova Iorque de obras de Dalí, incluindo Persistência da Memória, criado uma sensação imediata. Registre-se social listees festejado ele em um "Dalí Ball" especialmente organizada. Ele apareceu vestindo uma caixa de vidro em seu peito, que continha um sutiã. Naquele ano, Dalí e Gala também participou de uma festa de máscaras, em Nova York, hospedado por eles, herdeira Caresse Crosby. Para os seus trajes, eles vestido como o Lindbergh bebê e sua sequestrador. O alvoroço resultando na imprensa foi tão grande que Dalí se desculpou. Quando ele voltou para Paris, os surrealistas confrontou sobre seu pedido de desculpas por um ato surrealista.
Enquanto a maioria dos artistas surrealistas haviam se tornado cada vez mais associada política de esquerda, Dalí mantido uma posição ambígua sobre o tema da relação adequada entre política e arte. Surrealista líder André Breton acusado Dalí de defender o "novo" e "irracional" em "o fenômeno Hitler", mas Dalí rapidamente rejeitou esta acusação, dizendo: "Eu sou Hitlerian nem de fato nem intenção". Dalí insistiu que o surrealismo poderia existir em um contexto apolítico e recusou-se a denunciar explicitamente o fascismo . Entre outros fatores, este lhe havia desembarcado em apuros com seus colegas. Mais tarde, em 1934, Dalí foi submetido a um "julgamento", no qual ele foi formalmente expulso do grupo surrealista. Para isso, Dalí respondeu, "Eu mesmo sou surrealismo".
Em 1936, Dalí participou do Londres Exposição Internacional Surrealista. Sua palestra, intitulada Fantômes paranoiaques authentiques, foi entregue ao vestir um alto-mar traje de mergulho e capacete. Ele chegou carregando uma taco de bilhar e levando um par de Wolfhounds russos, e tinha de ter o capacete desatarraxou como ele para a respiração ofegante. Ele comentou que "eu só queria mostrar que eu estava 'mergulhando profundamente' na mente humana."
Também em 1936, na seleção estréia de O filme de Joseph Cornell Rose Hobart na galeria de Julien Levy, em Nova York, Dalí se tornou famoso por outro incidente. Programa de filmes surrealistas curtas de Levy foi programada para ter lugar ao mesmo tempo que a primeira exposição do surrealismo no Museu de Arte Moderna, que caracteriza a obra de Dalí. Dalí estava na platéia na seleção, mas a meio do filme, ele derrubou o projetor em um acesso de raiva. "Minha idéia para um filme é exatamente isso, e eu estava indo para propô-la a alguém que pagaria para tê-lo feito", disse ele. "Eu nunca escrevi isso ou disse a ninguém, mas é como se ele tivesse roubado". Outras versões da acusação de Dalí tendem a mais poética: "Ele roubou de meu subconsciente!" ou mesmo "Ele roubou meus sonhos!"
Nesse período, o principal patrono de Dalí em Londres foi o muito rico Edward James. Ele tinha ajudado Dalí emergir no mundo da arte através da compra de muitas obras e por apoiá-lo financeiramente por dois anos. Também colaborou em dois dos ícones mais duradouros da Movimento surrealista: a Lobster Telephone ea Mae West Lips Sofá.
Enquanto isso, a Espanha estava passando por uma guerra civil (1936-1939), com muitos artistas tomar um lado ou ir para o exílio.
Em 1938, Dalí conheceu Sigmund Freud , graças a Stefan Zweig. Mais tarde, em setembro de 1938, Salvador Dalí foi convidado por Gabrielle Coco Chanel para a casa dela "La Pausa" em Roquebrune na Riviera Francesa. Lá ele pintou numerosas pinturas que mais tarde expostas na Galeria Julien Levy em Nova York. No final do século 20, "La Pausa" foi parcialmente replicado na Dallas Museum of Art em recebê-a coleção Reeves e parte do mobiliário original da Chanel para a casa.
Também em 1938, revelou Dali Táxi chuvoso, uma obra de arte tridimensional, composto de um automóvel real com dois ocupantes manequim. A peça foi exibida pela primeira vez no Galerie Beaux-Arts em Paris, no Exposition Internationale du Surréalisme, organizado pela André Breton e Paul Eluard. A Exposição foi projetado pelo artista Marcel Duchamp, que também serviu como anfitrião.
No A feira de 1939 New York World, Dalí estreou sua Sonho de Venus pavilhão surrealista, localizado na Área de diversão da exposição. Ele apresentava bizarras esculturas, estátuas e modelos nus vivos em "fantasias", feita de frutos do mar frescos, um evento fotografado por Horst P. Horst e George Platt Lynes. Como a maioria das atrações na área de Amusements, uma taxa de admissão foi cobrada.
Em 1939, André Breton cunhou o apelido pejorativo "Avida Dollars", uma anagrama para "Salvador Dalí", que pode ser mais ou menos traduzido como "ansioso por dólares". Essa foi uma referência irônica à crescente comercialização da obra de Dalí, ea percepção de que Dalí procurou auto-engrandecimento através de fama e fortuna. Alguns surrealistas, doravante, falou de Dalí no passado, como se ele estivesse morto. O movimento surrealista e vários membros da mesma (tais como Ted Joans) iria continuar a emitir extremamente duras polêmicas contra Dalí até o momento de sua morte, e além.
II Guerra Mundial
Em 1940, como a Segunda Guerra Mundial atravessou a Europa, Dalí e Gala retirou-se para os Estados Unidos, onde viveram durante oito anos. Eles foram capazes de escapar de vistos, porque em 20 de Junho de 1940, foram emitidos por Aristides de Sousa Mendes, Cônsul Português em Bordéus, França. Salvador Dalí e Gala cruzou para Portugal e depois navegou no Excambion de Lisboa a Nova Iorque, em Agosto de 1940. A chegada de Dali em Nova York foi um dos catalisadores no desenvolvimento daquela cidade como um centro de arte do mundo nos anos do pós-guerra. Depois de o movimento, dali devolvido para a prática de Catolicismo. "Durante este período, Dalí não parou de escrever", escreveu Robert e Nicolas Descharnes.
Em 1941, Dalí elaborou um cenário de filme para Jean Gabin chamado Moontide. Em 1942, ele publicou sua autobiografia, A Vida Secreta de Salvador Dalí. Ele escreveu catálogos para suas exposições, como a de que, na Galeria Knoedler em Nova York em 1943. Ali, ele atacou algumas técnicas surrealistas utilizados com frequência, proclamando, "O surrealismo, pelo menos, têm servido para dar prova experimental que o total de esterilidade e tentativas de automatizations ter ido longe demais e levaram a um sistema totalitário. ... preguiça de hoje eo total falta de técnica tenham atingido o seu paroxismo no significação psicológica do uso atual da faculdade "( colagem). Ele também escreveu um romance, publicado em 1944, sobre um salão de moda para automóveis. Isto resultou num desenho de Edwin Cox em O Miami Herald, que descreve Dalí vestir um automóvel em um vestido de noite.
Além disso, em O segredo da vida Dalí sugeriu que ele tinha dividido com Luis Buñuel, porque esta última era um comunista e um ateu . Buñuel foi demitido (ou pediu demissão) de sua posição no Museu de Arte Moderna (MOMA), supostamente depois Cardeal Spellman, de Nova York foi ver Iris Barry, chefe do departamento de filme no MOMA. Buñuel, em seguida, voltou para Hollywood, onde trabalhou no departamento de dublagem Warner Brothers, de 1942 a 1946. Em sua autobiografia de 1982 Mon Dernier soupir (My Last Sigh, 1983), Buñuel escreveu que, ao longo dos anos, ele havia rejeitado as tentativas de Dalí de reconciliação.
Um italiano frade, Gabriele Maria Berardi, afirmou ter realizado uma exorcismo em Dalí, enquanto ele estava na França, em 1947. Em 2005, uma escultura de Cristo na cruz foi descoberto na propriedade do frade. Ele tinha sido afirmado que Dalí deu este trabalho a seu exorcista por gratidão, e dois especialistas em arte espanholas confirmaram que havia razões suficientes para crer estilísticos da escultura foi feita por Dalí.
Anos mais tarde em Espanha
A partir de 1949, Dalí passou seus anos restantes de volta na Espanha. Sua aceitação e acolhimento de A ditadura de Franco foram fortemente desaprovado por outros artistas e intelectuais espanhóis que ficaram no exílio. Em 1959, André Breton organizou uma exposição chamada Homenagem ao Surrealismo, celebrando o quadragésimo aniversário do Surrealismo, que continha obras de Dalí, Joan Miró, Enrique Tábara, e Eugenio Granell. Breton veementemente lutou contra a inclusão de Dalí de Sistine Madonna na Exposição Internacional Surrealismo em Nova York no ano seguinte.
No final de sua carreira, Dalí não se limitou à pintura, mas experimentou com muitos meios de comunicação e processos incomuns ou romance: ele fez bulletist funciona. Muitas de suas obras incorporadas ilusões ópticas, espaço negativo, trocadilhos visuais, e trompe l'oeil efeitos visuais. Ele também experimentou com pontilhismo, ampliado grades do ponto da reticulação (que Roy Lichtenstein usaria mais tarde), e imagens estereoscópicas. Ele foi um dos primeiros artistas a empregar holografia de uma forma artística. Em seus últimos anos, jovens artistas como Andy Warhol proclamaram Dalí uma influência importante na arte pop.
Dalí também teve um grande interesse em ciências naturais e matemática. Isto se manifesta em várias de suas pinturas, nomeadamente a partir de 1950, em que ele pintou seus súditos como composta de rinoceronte formas Horn. De acordo com Dalí, o chifre de rinoceronte significa geometria divina, porque cresce em um espiral logarítmica. Ele também ligou o rinoceronte a temas de castidade e à Virgem Maria. Dalí também era fascinado por DNA ea tesseract (um cubo 4-dimensional); um desdobramento de um hipercubo é destaque na pintura Crucificação (Corpus Hypercubus).
Em algum momento, Dalí tinha uma piso de vidro instalada em uma sala perto de seu estúdio. Ele fez uso extensivo de que para estudar escorço, tanto por cima como por baixo, incorporando perspectivas dramáticas de figuras e objetos em suas pinturas. Ele também desejou a usar a sala para receber convidados e visitantes à sua casa e estúdio.
Período de Dalí II Guerra Mundial pós-trazia as marcas do virtuosismo técnico e um interesse em intensificar óptica efeitos, ciência e religião. Ele se tornou um católico devoto cada vez mais, enquanto ao mesmo tempo ele tinha sido inspirado pelo choque de Hiroshima eo alvorecer da " era atômica ". Portanto Dalí marcado este período" Nuclear Misticismo ". Em pinturas como A Madonna de Port Lligat (primeira versão) (1949) e Corpus Hypercubus (1954), Dalí procurou sintetizar Christian iconografia com imagens de desintegração materiais inspirados em física nuclear . Suas obras Misticismo Nuclear incluiu tais peças notáveis como La Gare de Perpignan (1965) e The Hallucinogenic Toreador (1968-1970). Em 1960, Dalí começou a trabalhar em seu Teatro Museo ( Teatro-Museu Dalí) em sua cidade natal, Figueres; foi o seu maior projeto único eo principal foco de sua energia através de 1974. Ele continuou a fazer acrescentos até meados dos anos 1980.
Em 1968, Dalí filmou um anúncio de televisão humorístico para Lanvin chocolates. Neste, ele proclama em francês "Je suis fou du chocolat Lanvin!" ("Eu sou louco por Lanvin chocolate") ao morder um pedaço levando-o a tornar-se crosseyed e seu bigode de girar para cima. Em 1969, ele projetou o Logotipo Chupa Chups além de facilitar a concepção da campanha publicitária para o 1969 Festival Eurovisão da Canção e criando uma grande escultura de metal no palco que estava no Teatro Real de Madrid.
Anos finais
Em 1980, a saúde de Dalí tomou um rumo catastrófico. Sua near- esposa senil, Gala Dalí, teriam sido dosagem lo com um cocktail perigoso de medicina sem regras que danificou seu sistema nervoso, causando, assim, um fim prematuro à sua capacidade artística. Em 76 anos, Dalí foi um desastre, e sua mão direita tremia terrivelmente, com Sintomas do tipo Parkinson.
Em 1982, Rei Juan Carlos agraciado com o título de Dalí Marqués de Dalí de Púbol (Marquês de Dalí de Púbol) no nobreza de Espanha, vem a público referindo-se a Púbol, o lugar onde ele morava. O título foi em primeira instância hereditária, mas a pedido de Dalí mudou para a vida apenas em 1983. Para mostrar sua gratidão por isso, Dalí mais tarde deu ao rei um desenho (Chefe da Europa, que viria a ser desenho final de Dalí) após o rei visitá-lo em seu leito de morte.
Gala morreu no dia 10 de junho de 1982, com a idade de 87. Após a morte de Gala, Dalí perdeu muito de sua vontade de viver. Ele deliberadamente desidratou-se, possivelmente como um suicídio tentativa, ou talvez em uma tentativa de colocar-se em um estado de animação suspensa quando ele tinha lido que alguns microorganismos poderia fazer. Mudou-se de Figueres para o castelo em Púbol, que ele havia comprado para Gala e foi o local de sua morte.
Em 1984, um incêndio deflagrou no seu quarto em circunstâncias pouco claras. Ele foi, possivelmente uma tentativa de suicídio de Dalí, ou negligência simples, possivelmente por sua equipe. Em qualquer caso, Dalí foi salvo e levado para Figueres, onde um grupo de seus amigos, clientes e colegas artistas viu que ele estava confortável vivendo em sua Teatro-Museu em seus anos finais.
Houve alegações de que Dalí foi forçado por seus guardiões para assinar telas em branco que mais tarde, mesmo depois de sua morte, ser usados em falsificações e vendidos como originais. Como resultado, os negociantes de arte tendem a ser cautelosos com obras tardias atribuídas a Dalí.
Em Novembro de 1988, Dalí entrou no hospital com insuficiência cardíaca; um pacemaker já tinha sido implantado anteriormente. Em 5 de dezembro de 1988, ele foi visitado pelo Rei Juan Carlos, que confessou que ele sempre tinha sido um devoto sério de Dalí.
Em 23 de janeiro, 1989, enquanto o seu disco favorito de Tristão e Isolda jogado, ele morreu de insuficiência cardíaca em Figueres com a idade de 84. Fechando o círculo, ele é enterrado no cripta do seu Teatro Museo de Figueres. A localização é em frente da igreja de Sant Pere, onde teve seu batismo, primeira comunhão, e funeral, e fica a três quadras da casa onde ele nasceu.
A Fundação Gala-Salvador Dalí serve atualmente como sua propriedade oficial. O representante de direitos autorais dos Estados Unidos para a Fundação Gala-Salvador Dalí é o Artistas Rights Society. Em 2002, a Sociedade fez a notícia quando eles perguntaram Google para remover uma versão personalizada de seu logotipo colocado para comemorar Dalí, alegando que as porções de obras específicas sob sua proteção tinha sido usada sem permissão. Google cumpriu com o pedido, mas negou que tenha havido qualquer violação de direitos autorais.
Simbolismo
Dalí empregada grande simbolismo em seu trabalho. Por exemplo, a marca "relógios de fusão", que aparecem pela primeira vez em A Persistência da Memória sugerem Einstein teoria de que o tempo é relativo e não fixo. A idéia de relógios que funcionam simbolicamente desta forma veio a Dalí quando ele estava olhando para um pedaço de corrimento Queijo Camembert em um dia quente de agosto.
O elefante é também uma imagem recorrente em obras de Dalí. Ele apareceu pela primeira vez em sua obra de 1944 Sonho Causado pelo Voo de uma Abelha ao Redor de uma Romã um Segundo Antes de Acordar. Os elefantes, inspirados por Escultura de Gian Lorenzo Bernini de base em Roma de um elefante que leva um obelisco antigo, são retratadas ", com diversas juntas, pernas quase invisíveis longos de desejo", juntamente com obeliscos em suas costas. Juntamente com a imagem de suas pernas frágeis, estes encargos, conhecido por suas conotações fálicas, criar um senso de realidade fantasma. "O elefante é uma distorção no espaço", uma análise explica, "suas pernas finas contrastar a idéia de leveza com a estrutura." "Eu sou pintar quadros que me fazem morrer de alegria, estou criando com uma naturalidade absoluta, sem a menor preocupação estética, estou fazendo coisas que me inspiram com uma profunda emoção e eu estou tentando pintá-los honestamente." -Salvador Dalí, em Dawn Ades, Dalí e surrealismo.
O ovo é outra imagem Dalíesque comum. Ele conecta o ovo para o pré-natal e intra-uterina, usando-o, assim, para simbolizar a esperança eo amor; que aparece em A Metamorfose de Narciso. A Metamorfose de Narciso também simbolizava a morte e petrificação.
Vários outros animais aparecem em todo o seu trabalho, bem como: formigas apontam para a morte, decadência e desejo sexual imensa; o caracol está ligado à cabeça humana (ele viu um caracol em uma bicicleta fora da casa de Freud quando conheceu Sigmund Freud ); e gafanhotos são um símbolo de resíduos e medo.
Ciência
Referências a Dalí no contexto da ciência são feitas em termos de sua fascinação com a mudança de paradigma que acompanhou o nascimento da mecânica quântica no século XX. Inspirado por Werner Heisenberg Princípio da Incerteza, em 1958, ele escreveu em seu "Manifesto Anti-Matter": "No período surrealista, eu queria criar a iconografia do mundo interior e do mundo do maravilhoso, do meu pai Freud . Hoje, o mundo exterior e que da física transcendeu o de psicologia. Meu pai hoje é o Dr. Heisenberg ".
A este respeito, A Desintegração da Persistência da Memória, que apareceu em 1954, em que remete para a persistência da memória, e em retratar que a pintura na fragmentação e desintegração resume reconhecimento da nova ciência de Dalí.
Legado
Salvador Dalí tem sido citado como principal inspiração de muitos artistas modernos, como Damien Hirst , Noel Fielding, Jeff Koons ea maioria dos outros surrealistas modernos. Salvador Dalí de expressão maníaco e famoso bigode fizeram dele uma espécie de ícone cultural para a bizarra e surreal. Ele foi retratado no filme por Robert Pattinson em Little Ashes, e Adrien Brody em Meia-noite em Paris. Ele também foi parodiado em uma série de esquetes pintura em Captain Kangaroo como "Salvador parva" (interpretado por Cosmo Allegretti) e em uma Sesame Street muppet esquete como "Salvador Dada" (um ouro laranja SOU realizada por Jim Henson).
Museus Dalí e exposições permanentes
- Teatro-Museu Dalí - em Figueres, Catalonia
- Salvador Dalí Casa-Museu - em Port Lligat, Catalonia
- Gala Dalí Casa-Museu - Púbol, Catalonia
- Salvador Dali Museum - em St Petersburg, Florida, EUA
- Dalí Universe - em Veneza, Itália
- Espace Dalí - em Paris , França
- Dalí, uma exposição permanente - em Berlim , Alemanha
As principais exposições temporárias
- O Dalí Renaissance: novas perspectivas sobre sua vida e arte após 1940 (2005) Philadelphia Museum of Art